Вы находитесь на странице: 1из 14

Universidade Catlica de Moambique

Faculdade de Direito

Cadeira: Mundividncia Crist

Tema: O aborto 1 Ano Turma C Curso Diurno

Discente: Nelton Mecuve Manuel Muando

Docente: Ir. Margareth Khaula

Nampula, Agosto de 2010

ndice
INTRODUO......................................................................................................................................................................3 O ABORTO.............................................................................................................................................................................4 CONCEITOS......................................................................................................................................................................4 Vida..........................................................................................................................................................................4 Aborto......................................................................................................................................................................4 O SER HUMANO NO VENTRE DA ME...................................................................................................................................4 ESPCIES DE ABORTO.........................................................................................................................................................4 Aborto espontaneo...................................................................................................................................................5 Aborto provocado....................................................................................................................................................5 CAUSAS DO ABORDO..........................................................................................................................................................5 CONSEQUNCIAS DO ABORTO...............................................................................................................................................6 O ABORTO E A RELIGIO....................................................................................................................................................6 O ABORTO E A SOCIEDADE..................................................................................................................................................8 O ABORTO E O DIREITO...................................................................................................................................................10 O LUGAR DO ABORTO AO ABRIGO DA LEGISLAO EM VIGOR..................................................................................................11 CONCLUSO.......................................................................................................................................................................13 BIBLIOGRAFIA..................................................................................................................................................................14

Introduo
O presente trabalho intitula-se "O aborto", este tema que fruto de grande controvrsia entre os diversos grupos etncos que compem a sociedade (a religio, mdico, mes, etc.). O contedo do trabalho no apenas revela os aspectos scio-jurdicos do aborto,assim como os religiosos, polticos, econmicos e culturais. A ideia do aborto tem sido alvo de profundos debates entre religiosos, acadmicos e grupos da sociedade civil, sendo que o contedo por mim abordado tenta reflectir no aquilo que a unanimidade, mas as minhas reflexes sobre os prs e contras do aborto, quer queiramos ou no estas duas vertentes encontram-se bem patentes, da a sua aceitao total ou pacial em alguns paises liberais e em outros mais conservadores condenvel. O desafio foi abordar temas diversos, estruturando-se primordialmente numa breve viso dos conceitos ligados ao abordo, o ser humano no ventre da me, as espcies, causas e consequncias do aborto, a posio da igreja (que tida como umas das formas de educao com grande influncia no mundo) perante esse dilema, a sociedade (onde v-se a posio da familia que a primeira instituio social do homem), a probemtica da sua legalizao e as consequncias legais ao abrigo da legislao em vigor. A importncia do tema revela-se pertinente de modo a tentar desencorajar a ptica desse acto o ento ao menos controlar, isto porque o aborto responsvel por grande nmero de mortes maternas e de complicaces de sade.

O aborto
Conceitos
Vida
Para melhor nos debruarmos sobre o aborto importa termos uma definio da palavra vida, sendo esse um termo de relevncia quando se fala do aborto e cuja a sua razo de ser fica um tanto quanto comprometida quando nos referimos ao aborto. Alguns autores ainda v dificuldades em defini-lo devido a ambiguidade do prprio termo (vida), mas por uma viso das grandes autores poderemos definir a vida como sendo o espao de tempo decorrido entre a formao (no ventre da me) at a morte, sendo ela manifestada em funes orgnicas tais como o metabolismo, o crescimento, a reaco a estmulos, a adaptao ao meio, a reproduo , e outras.

Aborto
O termo aborto etimologicamente provem do latim (ab-ortus), que refere-se a privao do nascimento de um ser voluntria ou involuntariamente, ou seja, morte do produto da concepo no perodo anterior ao parto.

O Ser Humano no ventre da me


O ser humano em formao dentro do ventre da me desenvolve-se at se tornar um beb e em condies para se se auto-alimentar, normalmente aps os nove meses de gravidez. Ele primeiro torna-se um embrio, que o organismo que reside no corpo da futura me ou gestante at as 12 semanas. Depois passa a feto, que o organismo que reside no corpo da Me das 12 semanas a 40 semana. E por fim torna-se um beb aps 40 semanas de gestao. A grande questo que se coloca de saber se este Ser humano pessoa ou no. Em termos jurdicos, embora considera-se uma pessoa aps o nascimento completo e com vida (art. 66 do Cdigo Civil), ele antes do nascimento no considera-se uma pessoa. Grande partem da doutrina tende a apoiar a posio do nosso cdigo, mas referindo que no uma pessoa aos olhos de um Ser humano racional mas portanto, uma primeira etapa do seu surgimento, isto porque ela j no corpo da me tem a sua imagem irrepetvel e uma autonomia intrnseca no seu desenvolvimento e da nota-se que ele no uma parte do corpo da Me, mas sim um corpo a desenvolver-se no seu interior.

Espcies de aborto
O aborto pode ser classificado em:

Aborto espontaneo
Ocorre sem provocao externa e involuntariamente, por causas alheias a vontade humana. O feto ou embrio pode j ser invivel ou morrer depois do aborto. Geralmente, embries ou fetos com m-formaces deixam de ter funes vitais antes do fim da gravidez e resultam num abortamento.

Aborto provocado
Ocorre pela ingesto de medicamentos ou por mtodos mecnicos. A tica deste tipo de abortamento fortemente contestada em muitos pases do mundo. Os dois polos desta discusso passam por definir quando o feto ou embrio se torna humano ou vivo (se na concepo, no nascimento ou em um ponto intermedirio). Ele inclui as seguintes hipoteses: Aborto sentimental ou honoris causa: quando a gravidez conseqente de estupro; Aborto eugnico, eugensico ou profilctico: motivado por anomalias ou deficincias fsicas do nascituro; Aborto por motivos econmicos: quando os progenitores no tm condies econmicas para manter a criana; Aborto teraputico: quando no houver outro meio de salvar a vida da gestante, ou seja, quando trouxer grande risco vida da gestante, bem este primacial no comparado com o do feto; Aborto indireto: quando o aborto o resultado indireto e secundrio, ainda que previsvel, mas no desejado, de um procedimento que, em si mesmo, no abortivo; Aborto retido: quando h inviabilidade do concepto, mas no a sua expulso dentro de quatro semanas. Aborto subclnico: o abortamento que acontece antes de quatro semanas de gestao; Aborto precoce: entre quatro e doze semanas; Aborto tardio: aps doze semanas.

E ainda de acordo com o tempo da gestacao pode ser:

Causas do abordo
Gravidez precoce: sendo que ela uma jovem imatura e no se imagina cumprindo com as responsabildades como me; ser difcil para ela mater a sua educao; M formao uterina: verifica-se uma complicao na saude da me e o simples facto de conceber apresenta-se como um grande risco para a sade;

Instabilidade famiiar: quando a gestante encontra-se perante o dilema de ter um filho e sendo ela solteira ou dentro da sua famlia no ve-se com bom olhos um recm-nascido; Problemas financeiros: a gestante apresenta deficincias econmicas e com um fho poder complicar a sua situao; Questes ticas: um tantoquanto dificil uma me conceber um beb que fruto de estupro ou de incesto, isto poder de certa formar influeciar psicologicamente para a escolha do aboro.

Consequncias do aborto
Dentre as vrias consequncias do aborto, podemos destacar: Cncer da mama no incio da gravidez, o nvel de estrognio aumenta, levando ao crescimento das clulas mamrias necessrio futura fase de lactao. A hiptese de relao positiva entre cncer de mama e aborto sustenta que se a gravidez interrompida antes da completa diferenciao celular, ento existiro relativamente mais clulas indiferenciadas vulnerveis contraco da doena; Dor do feto estudos sugerem que a dor fetal pode estar presente a partir da dcima semana de vida do feto. O que justificaria, segundo os proponentes do aborto, o uso de anestsicos para diminuir o provvel sofrimento do feto; Sndrome ps-abortivo so uma srie de reaces psicolgicas apresentadas ao longo da vida por mulheres aps terem cometido um aborto; Desvalorizao generalizada da vida com o desrespeito pela vida que o aborto por si provoca.

O aborto e a religio
Desde os seus incios, o cristianismo afirmou a ilicitude moral de todo aborto provocado. A Didach, texto do sculo I, atribudo aos Apstolos, considerado o primeiro catecismo da religio crist, ensinava: No matars o fruto do ventre por aborto, e no fars perecer a criana j nascida (Didach 2,2). Barnab, o companheiro de Paulo Apstolo, na Epstola que lhe atribuda (no includa nos livros cannicos da Bblia), tambm afirma a absoluta ilicitude moral do aborto, o que consta tambm da conhecida Epstola a Diogneto, um documento cristo do sculo II. Neste mesmo sculo, o apologista cristo Atengoras frisava que os cristos tm na conta de homicidas as mulheres que utilizam medicamentos para abortar, e condenava os assassinos de crianas, incluindo igualmente no nmero destas as que vivem ainda no seio materno, onde elas j so objeto da solicitude da Providncia divina. Essa condenao moral do aborto ganhou forma jurdica quando os conclios do sculo III decretaram que a mulher que praticasse o aborto ficaria excomungada at o fim da vida. Depois disso, todos os conclios da Igreja catlica mantiveram a pena de excomunho.

O I Conclio de Mogncia, em 847, confirmava as penas estabelecidas por conclios precedentes contra o aborto; e determinava que fosse imposta a penitncia mais rigorosa s mulheres que matarem as suas crianas ou que provocarem a eliminao do fruto concebido no prprio ventre. O Decreto de Graciano refere estas palavras do Papa Estvo V: homicida aquele que fizer perecer, mediante o aborto, o que tinha sido concebido. Nos tempos da Renascena, o Papa Sisto V condenou o aborto com a maior severidade. Um sculo mais tarde, Inocncio XI condenou as proposies de alguns canonistas laxistas que pretendiam desculpar o aborto provocado antes do momento em que certos autores fixavam dar-se a animao espiritual do novo ser. Atualmente, segundo o cnon 1398 do Cdigo de Direito Cannico, quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunho latae sententiae. Segundo o canonista Pe. Jesus Hortal, a excomunho atinge por igual a todos os que, a cincia e conscincia, intervm no processo abortivo, quer com a cooperao material (mdico, enfermeiras, parteiras etc.), quer com a cooperao moral verdadeiramente eficaz (como o marido, o amante ou o pai que ameaam a mulher, obrigando-a a submeter-se ao procedimento abortivo. A mulher, no raramente, no incorrer na excomunho por encontrar-se dentro das circunstncias atenuantes do cn. 1324 1, 3 e 5. Tais circunstncias podem ser: a posse apenas parcial do uso da razo, o forte mpeto da paixo ou a coao por medo grave. Outras religies So diversas as posies das diversas religies em relao Interrupo Voluntria da Gravidez. O Judasmo considera que o feto ou embrio no tem o estatuto de pessoa antes do nascimento. Este estatuto secundrio consequncia da Tor onde indicado que deve ser paga uma compensao monetria por quem provocar um aborto, uma situao no equiparvel retirada de uma vida humana. Diversas correntes actuais do Juasmo aceitam apenas o aborto no caso de perigo de vida da mulher enquanto outras permitem-no em situaces mais abrangentes por deciso da mulher com apoio de terceiros nesta escolha. O Islo aceita a interrupo voluntria da gravidez nos casos em que est em causa a vida da mulher. Dependendendo da correntes pode ser ou no aceitvel a sua utilizao noutras situaces. No entanto como at aos 120 dias de gestao o feto ou embrio tem um estatuto de vida similar a animais ou plantas esse momento considerado o limite para a prtica do mesmo. O Budismo fica dividido em relao a esta questo: uns vm-no como um acto de tirar a vida a um ser vivo e, como tal, inadmissvel aos olhos desta religio, outros aceitam-no desde que no seja o produto da inveja, gula ou desiluso, especialmente nas situaces em que o feto tenha problemas de desenvolvimento ou a gravidez possa ser problemtica para os pais. Embora a religio Hindu seja clara a classificar o aborto como um acto abominvel, na prtica a ndia permite o aborto desde 1971 sem que este facto tenha levantado celeuma entre as autoridades religiosas, no entanto a utilizao do aborto como forma de seleco do sexo da criana levou o governo a tomar medidas em 1994 contra esta

prtica em particular. Muitas das culturas nativas norte-americanas tm uma viso extremamente centrada na mulher nas questes reprodutivas sendo o aborto uma opo vlida para garantir uma maternidade responsvel. No caso do Taosmo e Confucionismo, sexo e prazer sexual devem ser celebrados mas com ateno moderao. Esta moderao tambm se aplica reproduo e o aborto visto como uma soluo de recurso aceitvel. O governo da Repblica Popular da China aps aplicao da regra um casal, um filho viu-se forado tambm em 2003 a impor medidas contra a utilizao do aborto para seleco do sexo da criana.

O aborto e a sociedade
O dilema do aborto tem sido levantado com alguma frequncia por grupos a sociedade civil, sendo que as posies divergem. Dentro deste grupo de opinies destacam-se os movimentos pr-vida e o pr-escolha co os de maior destaque e aderncia. Pr-escolha So denominados pr-escolha os movimentos que se declaram em defesa da dignidade da maternidade da mulher quer em termos polticos quer ticos. O movimento defende os direitos reprodutivos, incluindo o acesso educao sexual; acesso interrupo voluntria da gravidez, (tambm denominado de aborto induzido), de forma segura e legal, contracepo, e tratamentos de fertilidade; assim com proteco legal contra o aborto forado. A defesa do acesso interrupo voluntria da gravidez vista de formas variadas dentro do movimento, desde os que consideram ser essencial a mulher ter controlo total sobre o seu corpo (podendo praticar o aborto em qualquer momento da gravidez) at aqueles que defendem a legalizao da interrupo voluntria da gravidez apenas em situaces de recurso como violao ou quando a mulher no tem condies para criar uma nova criana. Diversos grupos e indivduos atuam em campanhas pr-escolha, desde religiosos a laicos, incluindo mdicos, cientistas, advogados e pessoas de diversas ocupaces e ideologias. O movimento conhecido internacionalmente como pro-choice, termo utilizado em pases de lngua inglesa para defender o "direito escolha" (de ter ou no filhos, e de abortar). A viso deste movimento que a mulher ter uma vida melhor quando no forada a prosseguir uma maternidade no desejada e que a vida tanto dos filhos como dos pais em geral mais positiva quando a interrupo voluntria da gravidez no criminalizada. Adicionalmente, a ilegalidade do aborto leva procura por abortos ilegais, usualmente em condies inseguras. Aproximadamente 13% da mortalidade materna resultado de abortos realizados em condies precrias. Os movimentos pr-escolha consideram que os movimentos pr-vida, por se oporem

prtica legal do aborto induzido, limita o acesso das mulheres educao sexual e planeamento familiar e, na prtica, aumenta o nmero de interrupes voluntrias da gravidez efectivamente realizadas quer no prprio pas quer em pases terceiros com legislao mais liberal, como foi o caso de Portugal em relao a Espanha durante vrios anos. Os movimentos que defendem a legalizao do aborto (ou a "despenalizao da prtica da interrupo voluntria da gravidez", como preferem chamar) se designam como prescolha, e s vezes costumam usar expresses como pr-priso e antiescolha para se referir pejorativamente aos movimentos pr-vida. Uma das linhas de argumentao deste movimento que o direito de escolha da mulher superior ao direito vida do feto. Pr-vida So denominados pr-vida movimentos que se declaram em defesa da dignidade da vida humana, conhecidos principalmente por sua oposio prtica do aborto induzido (consideram que o termo "interrupo voluntria da gravidez" trata-se de eufemismo por no remeter morte fetal). Diversos grupos e indivduos atuam em campanhas pr-vida, de religiosos a laicos, incluindo mdicos, cientistas, advogados, e pessoas das mais diversas ocupaces e ideologias. O movimento conhecido internacionalmente como pro-life, termo utilizado em pases de lngua inglesa para defender o direito fundamental vida, incluindo a vida intrauterina, como valor universal. Sua principal argumentao contra o aborto baseia-se nas descobertas cientficas, sobretudo da Embriologia e da Gentica, de que a vida humana comea na fecundao, e na filosofia do "respeito vida inocente". Originalmente referia-se principalmente a campanhas de antiaborto, mas agora cobre outros aspectos bioticos tais como eutansia, clonagem humana, pesquisas de clulastronco, e pena de morte. A grande maioria das aces de movimentos pr-vida pacfica, realizando manifestaces, campanhas de orao, esclarecimento e todo tipo de auxlio a mes que pensam em abortar. Em casos extremos, no entanto, alguns indivduos de movimentos autodesignados "pr-vida" levam a cabo ataques a clnicas onde se pratica aborto, e a profissionais que nelas trabalham. Esses ataques algumas vezes incluram, por parte de radicais, o uso de bombas e armas mortferas (como j aconteceu nos EUA, Frana e Canad). Alguns dos maiores ativistas pr-vida so, na verdade, ex-militantes pr-escolha que, ao se depararem em algum momento com fortes questes relacionadas ao aborto ou outras situaces, mudaram radicalmente sua opinio. Como principais exemplos, tem-se: Bernard Nathanson - foi um dos trs fundadores da NARAL, organizao que teve grande importncia no movimento de legalizao do aborto nos Estados Unidos, no comeo da dcada de 1970. Segundo seus relatos, no final da dcada de 1970 passou por um profundo momento de crise profissional/existencial ao comear a estudar embriologia, e ter acesso ento nova tecnologia da ultra-

sonografia, que dava acesso visualizao da vida do feto no tero materno. Ele declarava-se um "pr-vida sem religio" at meados dos anos 90, quando converteu-se ao catolicismo. Norma Maccorvey - foi uma personagem central na famosa deciso judicial, que legalizou o aborto nos Estados Unidos, em 1973. Na poca com 21 anos, Norma, sob o pseudnimo de Roe, recorreu Suprema Corte americana para exigir o direito de abortar uma filha, alegando ter sido vtima de estupro (anos mais tarde, ela admitiria que no havia sido estuprada, mas foi induzida pelos advogados a "inventar" uma histria de estupro para causar mais comoo pela causa).Aps alguns anos de desiluso com os rumos que a permisso ao aborto havia tomado, com o abortamento em massa de milhes de fetos no pas, resolver rever suas idias. Aps alguns perodos de crise, converteu-se ao cristianismo em 1995, passando a lutar veementemente contra o aborto. Sandra Cano - foi a protagonista de um caso semelhante e contemporneo ao de Norma Maccorvey, porm com menor repercusso. Tambm foi levado Suprema Corte dos EUA, colaborando para a legalizao do aborto em 1973. activista pr-vida e apresentou uma moo Suprema Corte em 2003, tentando reverter o caso de 1973, no qual ela alega ter sido usada inapropriadamente.

O aborto e o Direito
A legislao sobre o aborto, dependendo do ordenamento jurdico vigente, considera o aborto uma conduta penalizada ou despenalizada, atendendo a circunstncias especficas. As situaces possveis vo desde o aborto considerado como um crime contra a vida humana, despenalizao no caso de que a grvida o pea. Nalguns povos antigos como nos da ndia, Assria, China ou Prsia o aborto no era considerado como delito. No Egipto permitia-se o aborto, mas castigava-se severamente o infanticdio. Conheciam mtodos contraceptivos ou abortivos, descritos simplesmente como abandono do estado de gravidez descritos nos papiros de Kahun, Ebers, Berlim, Carlsberg e Ramesseum. Consistiam em lavagens de vrios tipos, como a realizada com azeite muito quente. No cdigo Hammurabi, que data do sculo XVIII a.C., destacava aspectos da reparao devida a mulheres livres em casos de abortos provocados mediante violncia por golpes, exigindo o pagamento de 10 siclos pelo feto perdido. Os hebreus penalizavam somente os abortos causados violentamente. Os antigos hebreus acreditavam que o feto no tinha existncia humana antes do seu nascimento, e que o aborto em qualquer poca da gravidez era completamente permissvel, se se fazia em favor da vida e da sade da grvida. Parece que o delito no existia no tempo de Moiss, quer seja entre os judeus ou entre os povos circundantes; por exemplo no se mencionam na extensa enumerao de pecados imputados aos cananeus. Durante o sculo XVIII muitos pases do mundo criaram leis que convertiam o aborto em ilegal.

10

O Cdigo Penal francs de 1791, em plena Revoluo Francesa, determinava que todos os cmplices de aborto fossem flagelados e condenados a 20 anos de priso. O Cdigo Penal francs de 1810, promulgado por Napoleo Bonaparte, previa a pena de morte para o aborto e o infanticdio. Depois, a pena de morte foi substituda pela priso perptua. Alm disso, os mdicos, farmacuticos e cirurgies eram condenados a trabalhos forados. O primeiro pas do mundo a legalizar o aborto foi a Unio Sovitica, em 8 de novembro de 1920. Pela lei sovitica, os abortos seriam gratuitos e sem restries para qualquer mulher que estivesse em seu primeiro trimestre de gravidez. Os hospitais soviticos instalaram unidades especiais denominadas abortrios, concebidas para realizar as operaces em ritmo de produo de massa. Mdicos estrangeiros que visitaram a Unio Sovitica neste perodo para estudar a implantao do aborto referem que em 1930 um abortrio com quatro mdicos realizava 57 abortos em duas horas e meia. Alis, desde 1913, Lenin j vinha defendendo a legalizao do aborto. A poltica de despenalizao foi interrompida em 1936 por Josef Stalin, para ser retomada anos depois da sua morte. A segunda nao moderna a legalizar o aborto foi a Alemanha Nazista, em junho de 1935, mediante uma reforma da Lei para a Preveno das Doenas Hereditrias para a Posteridade, que permitiu a interrupo da gravidez de mulheres consideradas de m hereditariedade (no-arianas ou portadoras de deficincia fsica ou mental). A deciso de se praticar o aborto tinha de ser apreciada previamente por uma junta mdica de consultoria. O programa foi posteriormente desenvolvido pelos mdicos nazistas de modo a alcanar tambm crianas j nascidas, at se transformar em um programa de eutansia de crianas em larga escala. Milhares de crianas alems, mesmo consideradas racialmente arianas, foram enquadradas dentro do programa de eutansia, muitas por razes sociais em vez de defeitos fsicos. As mortes eram provocadas sob a superviso e com a colaborao de mdicos psiquiatras e pediatras. A morte das crianas era realizada principalmente pela fome ou por uma alta dose de drogas. Nos primeiros anos de vigncia do programa somente crianas portadoras de srios defeitos congnitos foram mortas, mas medida em que o tempo foi passando a idade das crianas submetidas eutansia foi aumentando e as indicaces para as quais esta era recomendada foram se ampliando. Em seguida, o aborto foi legalizado na Islndia (1935), na Dinamarca (1937) e na Sucia em (1938). Segundo alguns autores que tratam deste assunto, o pano de fundo comum na legalizao do aborto nesses pases escandinavos foi um passado de tradio protestante luterana, que criou um ambiente favorvel para que esses pases fossem mais receptivos a uma reforma sexual. Quando esses pases legislaram sobre o aborto, estariam na realidade legislando uma forma de tica situacionista influenciada pela tradio teolgica luterana. No Brasil o aborto tipificado como crime contra a vida pelo Cdigo Penal brasileiro, exceptuando-se nas hipoteses em que no haja outro meio para salvar a vida da me, ou quando a gravidez tenha sido fruto de estupro.

O lugar do aborto ao abrigo da legislao em vigor

11

Ao abrigo da legislao moambicana o aborto classificado como crime (art. 358 do Cdigo Penal), sendo punivel tanto a me (se ela tiver consentido o aborto), assim como o mdico ou outro tnico de sade que tiver contribudo para a consumao do delito com penas que variam dos 2 aos 8 anos de priso.

12

Concluso
Posto isto tudo por mim abordado pode concluir-se que a questo do aborto relativamente complexa e se fosse para abordar todos os aspectos acredito que no caberiam palavras, o tema to complexo que at a sua simples definio no apresenta unanimidade. Enquanto o nosso Deus criador fez-nos a sua imagem e responsablizou-nos de reproduzirmos de uma forma ordeira e de acordo com a sua vontade, ele concedeu-nos o livre arbitrio para que possamos saber escolher entre o bem e o mal, esse livre arbitrio no tem sido usado racionalmente. Com prticas anti-sociais como estas estamos a colocar em risco a nossa sobrevivcia na Terra, permitindo que voltemos ao "estado da natureza" em que sacrifica-se a vida de um ser humano em formao por motivos fuis (pobreza, incapacidade de educar, falta de planeamento, etc.). Os que apoiam hoje esta prtica o que lhes impedir amanh de fazerem o mesmo com os seus fihos mais velhos se eles no os desejarem mais? Ser que esta vida que se forma no interior da me menos importante do que a dos que j esto separados da me? No existe algo que distinga essas duas vidas, todos tm o direito a vida e esse direito reconheido em quase todos sistemas jurdicos modernos. O que devemos consciencializar-mo-nos que o ser humano no ventre da me no uma parte do corpo dela, mas sim um corpo vivo (observe-se bem, vivo) que se desenvolve no seu interior e que j possui condis de por si s desenvolver-se. Se por um lado o aborto visto com bons olhos, por outro lado encontramos dificuldades em aceit-lo visto que estaramos a desrespeitar o valor ou o sentido da vida que o maior bem para ns concedido. Alguns paises liberais optaram por legalizar o aborto como forma de controlar as taxas de mortalidads provocadas pelo aborto secreto, mas esta atitude apenas vem valorizar um prtica incorrecto que vem sido constante na sociedade, assim sendo, corremos o risco de por exemplo vermos a ser legalizado o consume de estupfacientes (como a cannabys ou outros) apenas porque a sociedade assim o faz, o que tem que se fazer desencorajar essa prtica. O aborto um homicidio (embora no sendo um ser humano no veradeiro sentido da palavra), e aceitando essa posio estariamos a contrararir um dos mandamentos divinos que "no matars" e a contrariar a prpria lei que inclusive pune o homicidio com penas que variam dos 16 aos 24 anos de priso. Findo o presente trabalho e ciente que ele possa trazer uma mais valia para uma abordagem do problema aborto, agradeo na esperana que possa ter mais momento como estes e que o contedo do trabalho no apenas sirva para o desempenho acadmico, assim como para a consciencializao da sociedade.

13

Bibliografia
Fonte: NHAMISSITANE, Emlio Ricardo & GOUVEIA, Jorge Bacelar, "Cdigo Penal e Legislao Complementar", Maputo, 1995. www.aborto.com.br/artigos/abortoedireito.htm; www.direitonet.com.br/artigos/exibir/3484/consideracoes-gerais-acerca-do-aborto pt.wikipedia.org/wiki/religiao_e_aborto pt.wikipedia.org/wiki/aborto www.amicitia.hpg.ig.com.br/aborto/voto.htm

Literatura:

14

Вам также может понравиться