Вы находитесь на странице: 1из 29

RESUMO

A.M., MOURA, Aurlio D., SALLES, Murilo J.F.M., SILVA, Pedro H.S., NAKAGUMA, Rafael O. Determinao do coeficiente de atrito em dutos circulares. Maring: Faculdade de Engenharia Mecnica, Universidade Estadual de Maring, 2012. 29p Neste experimento procurou-se realizar experimentalmente balanos parciais e globais de massa e energia, em trocadores e em associaes de trocadores de calor multitubulares, para posterior determinao dos coeficientes globais de troca trmica. Fazendo medidas da temperatura e da vazo foi possvel concluir que no caso em srie, o coeficiente global de troca trmica no varia linearmente, j que mesmo com grandes variaes de temperatura, em altas temperaturas no h grande variao no coeficiente. J no caso paralelo percebida uma maior variao, e provavelmente a utilizao da temperatura mdia neste caso deve gerar menos erro.

Palavras-chave: Trocador, calor, vapor

SUMRIO
1. Introduo 2. Reviso Bibliogrfica 3. Objetivo 4. Resultados e Anlises 5. Concluso 6 7 20 21 29

LISTA DE ILUSTRAES
Figura 2.1. Trocador de calor multitubular Figura 2.2. Principais componentes de um trocador multitubular Figura 2.3: parede divisria entre fluido quente e frio Figura 2.4. Circuito trmico Equivalente Figura 2.5: Tubo de um trocador de calor multitubular 8 9 15 15 16

LISTA DE TABELAS
Tabela 4.1 Um trocador Tabela 4.2 Dados coletados para um trocador Tabela 4.3 Dois trocadores em paralelo Tabela 4.4 Dados para dois trocadores em paralelo Tabela 4.5 Dois trocadores em srie Tabela 4.6 Dados para dois trocadores em srie Grfico 4.1 - Comparativo entre os coeficientes globais de troca trmica Grfico 4.1 - Verificao da linearidade do coeficinete global de troca trmica 21 22 23 24 25 26 27 28

NOMENCLATURA
Letras Latinas

A cp h Q T P U w
Letras Gregas Subscrito

rea calr especfico a presso constante entalpia Fluxo de calor temperatura presso energia interna vazo volumtrica

densidade

i e 1 2

interno externo entrada sada

1. INTRODUO
Trocador de calor o dispositivo usado para realizar o processo da troca trmica entre dois fluidosem diferentes temperaturas. Este processo comum em muitas aplicaes da Engenharia.Podemos utiliz-los no aquecimento e resfriamento de ambientes, no condicionamento de ar, naproduo de energia, na recuperao de calor e no processo qumico. Em virtude das muitasaplicaes importantes, a pesquisa e o desenvolvimento dos trocadores de calor tm uma longahistria, mas ainda hoje se busca aperfeioar o projeto e o desempenho de trocadores, baseada nacrescente preocupao pela conservao de energia.

2. FUNDAMENTAO TERICA

Trocador de calor um equipamento onde ocorre uma troca trmica entre dois fluidos que esto com diferentes temperaturas, normalmente separados por uma parede. Esse processo utilizado na recuperao de calor e em processos qumicos, no aquecimento e resfriamento de ambientes, no condicionamento de ar, na produo de energia e em varias reas da engenharia. Como muito utilizado em aplicaes importantes, a pesquisa e o desenvolvimento dos trocadores de calor tm uma longa histria, mas ainda hoje se busca aperfeioar o projeto e o desempenho de trocadores, baseada na crescente preocupao pela conservao de energia. Existem vrios diversos tipos construtivos, dentre os quais, um dos mais usados industrialmente o de feixe tubular, mais conhecido como multitubular, constitudo por um conjunto de tubos envolto por um casco. Seu funcionamento consiste em um dos fluidos circula no interior dos tubos e o outro fluido escoa no lado externo, este tipo de trocador que analisaremos.

2.1 TROCADORES DE CALOR MULTITUBULAR


Com diversos modelos, os trocadores de calor multitubulares so amplamente usados e fabricados em muitos tamanhos, com muitos arranjos de escoamento .Podem operar em extremo domnio de temperaturas e de presses. A facilidade de operao e o custo relativamente baixo constituem a principal razo para seu emprego disseminado nas aplicaes de engenharia. Eles consistem em tubos cilndrico montados em um casco cilndrico, com os eixos paralelos ao eixo do casco. A Figura 2.1 ilustra este tipo de trocador.

Figura 2.1. Trocador de calor multitubular.

Podem ser chamados de trocador de calor casco e tubo, so constitudos de um feixe de tubos de pequeno dimetro ( em geral de a 1 ) por dentro do qual escoa um dos fluidos. O feixe envolvido por uma carcaa de forma usualmente cilndrica, escoando o outro fluido externamente ao feixe atravs do espao determinado pela carcaa. Na Figura 2.2 so mostradas as principais partes componentes de um trocador de calor multitubular.

Figura 2.2. Principais componentes de um trocador multitubular.

So os principais componentes de um trocador multitubular: o feixe de tubos, o casco, os cabeotes e as chicanas que sustentam os tubos, dirigem a corrente do fluido na direo normal aos tubos e aumentam a turbulncia do fluido no casco.

Os fluidos podem ser encontrados no estado lquido para lquido, lquido para gs, ou gs para gs. encontrado com maior frequencia os trocadores tipo lquido para lquido. Ambos os fluidos so bombeados atravs do trocador; a transferncia de calor no lado dos tubos, e no lado do casco, ocorre por conveco forada. Uma vez que o coeficiente de transferncia de calor alto com o fluxo do lquido, no havendo o uso de aletas, geralmente. Na disposio lquido para gs tambm comumente empregada; nestes casos, usamse em geral aletas no lado do tubo em que flui o gs, onde o coeficiente de transferncia de calor baixo. No h necessidade de se aprofundar no trocador do tipo gs para gs, pois o de importncia ao experimento o de lquido para gs.

2.2 BALANO DE ENERGIA

Desprezando perdas trmicas do trocador para a vizinhana, as variaes de Ec. e Ep. ( energias cintica e potencial, respectivamente) e considerando que o calor cedido por uma corrente fluida igual ao calor recebido pela outra corrente fluida, e que apenas calor sensvel ser trocado no sistema, o balano de energia para cada corrente de fluido segue a Equao 2.1 que se resume na seguinte forma:

Q = w.c (t 2 - t1 ) = W.C (T1 - T2 )

(EQ. 2.1)

10

Onde :

- Q o fluxo de calor; - t1 a temperatura da gua na entrada do trocador; - t2 a temperatura da gua na sada do trocador; - w a vazo mdia de gua; - T1 a temperatura do vapor na entrada do trocador; - T2 a temperatura do vapor na sada do trocador; - W a vazo de vapor; - c o calor especfico da gua.

2.3 MDIA LOGARTMICA DAS DIFERENAS DE TEMPERATURA (MDLT)

A mdia Logartmica das Diferenas de Temperatura (MLDT) utilizada para calcular a variao de temperatura no linear ao longo do trocador. No caso de escoamento em correntes paralelas (fluidos escoam no mesmo sentido), a expresso para projeto de um trocador de calor obtida atravs da Equao 2.2:

11

q U . A.T

(EQ. 2.2)

Onde: T (MDLT) obtido atravs da Equao 2.3,

t MDLT

t 2 t1 ln t 2 / t1

(EQ. 2.3)

Para o trocador em contracorrente: t1 = diferena de temperatura no terminal frio t2 = diferena de temperatura no terminal quente Para o trocador em paralelo: t2 = diferena de temperatura no terminal frio t1 = diferena de temperatura no terminal quente

E a rea Total de Troca Trmica ( A ) obtida atravs da Equao 2.4,

A Aef Ab

(EQ. 2.4)

12

Tambm:
2 Aef 2 .n.m R12 R0

Ab 2 .Lb.R0 .m

- Lb L E -E

e.n

Onde: - Aef a rea efetiva das aletas; - Ab rea dos espaos sem aletas nos tubos; - L o comprimento do tubo; - n o numero de aletas de um tubo; - e a espessura das aletas; - m o numero de tubos em um trocador; - Lb o comprimento do tubo sem aleta; - E a espessura das aletas; - R1 o raio da s aletas; - Ro o raio externo dos tubos.

13

Para realizao dos clculos, devem-se considerar as seguintes hipteses: regime permanente, calores especficos que no so em funo da temperatura (caso varie muito, deve-se usar um valor mdio) e o escoamento totalmente desenvolvido (U = constante).

2.4 COEFICIENTES GLOBAL DE TROCA TRMICA

Para a transferncia de calor o conceito de Coeficiente Global de Troca de Calor, U, apresentado como uma maneira de sistematizar as diferentes resistncias trmicas equivalentes existentes num processo de troca de calor entre duas correntes de fluido, por exemplo, a Equao 2.5 mostra a lei do resfriamento de Newton:

q h. As .(Ts T )

(EQ. 2.5)

Envolve a temperatura da superfcie exposta a uma das correntes de fluido, estendemos o raciocnio para envolver outras partes do sistema. Ao longo do curso de transferncia de calor, estudamos a troca de calor entre fluidos e superfcies divisoras do escoamento. Com as hipteses de regime permanente, ausncia de fontes, etc; utilizamos o conceito das resistncias trmicas equivalentes e eventualmente apresentamos o Coeficiente Global de Troca de Calor, U. Vejamos dois exemplos:

14

Parede plana

Figura 2.3: parede divisria entre fluido quente e frio.

Que origina o circuito trmico equivalente:

Figura 2.4. Circuito trmico Equivalente

Nestas condies, o calor trocado foi escrito na Equao 2.6 como:

q U . As .(Tb1 Tb 2 )

(EQ. 2.6)

15

onde Tb indica a temperatura mdia de mistura de cada um dos fluidos.

Parede cilndrica:

Considerando um trocador multitubular, a transferncia de calor entre os fluidos do casco e dos tubos nos feixes de tubos, como mostra a Figura 2.4. O calor trocado entre os fluidos atravs das superfcies dos tubos pode ser obtido considerando as resistncias trmicas:

Figura 2.5: Tubo de um trocador de calor multitubular.

T total
Rt

T total 1 1 Rcond hi . Ai he . Ae
16

(EQ 2.7)

Onde:

(T)total = diferena de temperatura entre os fluidos; Hi, he = coeficientes de pelcula dos fluidos interno e externo; Ai,Ae = reas superficiais interna e externa dos tubos; Rcond = resistncia trmica a conduo nos tubos.

Considerando a resistncia trmica de conveco em um tubo com parede grossa temos a seguinte expresso:

D D D D 1 1 1 1 2,3 0 0 2,3 0 log 0 U hi ( Ai / A) Di h0 hi ( Di / D0 ) Di Di h0

(EQ 2.8)

Tendo em vista que:

17

(EQ. 2.9)

D int = dimetro interno D ext = dimetro externo

Para ho, pela literatura o coeficiente de pelcula para o vapor igual 7,320 kcal/h.m2.C, indicado no manual adaptado para laboratrio de sistemas fluidotrmicos.

Modificando a equao geral de Fourier, integrada para um escoamento permanente escrita atravs da Equao 2.2, onde t a diferena de temperatura entre duas correntes para a toda superfcie A. Como a resistncia da parede de um tubo metlico fino pode ser desprezada, a Equao 2.7 fica ento:

1 1 1 U hi ( Ai / A) h0
2.10)

(EQ.

Logo, as grandezas que devem ser determinadas para a anlise de trocadores de calor so os coeficientes individuais de transferncia de calor (hi e h0), a condutividade trmica do material do tubo (quando sua resistncia for significante) e os fatores de incrustao dos fluidos.
18

O mecanismo de incrustao muito complicado, podendo ser por sedimentao, precipitao, reao qumica, corroso, solidificao e at biolgica. A velocidade e temperatura das correntes parecem estar entre os fatores que mais afetam a taxa de incrustao sobre uma dada superfcie. A dificuldade de prever esta resistncia de forma confivel torna o fator de incrustao mais como um fator de segurana no projeto de trocadores de calor. As propriedades fsicas do fluido devem ser obtidas na temperatura mdia global do fluido. A forma mais simples da temperatura mdia global a mdia aritmtica entre as temperaturas de entrada e sada do fluido.

19

3. OBJETIVO
Este experimejto tem por objetivo realizar experimentalmente balanos parciais e globais de massa e energia, em trocadores e em associaes de trocadores de calor multitubulares, para posterior determinao dos coeficientes globais de troca trmica. Apresentar de forma prtica, em laboratrio, o princpio de funcionamento de alguns tipos de trocadores de calor multitubulares, com vistas ao seu dimensionamento.

20

4.RESULTADOS E ANLISES
Dados do tubos: Dimetro externo 0,016m Dimetro interno 0,014m Comprimento dos tubos 0,39m Nmero de tubos 16 Dimetros das aletas 0,01745m Espessura de aletas de um tubo 0,0003m Nmero de aletas 124 Nmero de passagens nos tubos 8 Os clculos foram efetuados para trs situaes: trocadores de calor montados em srie e em paralelo. Os equipamentos eram os mesmos, alterando apenas a posio das vlvulas. A vazo foi medida experimentalmente em triplicata para cada tomada de dados.

4.1 SISTEMA NICO


Aps o equilbrio, foram colhidos os dados:
Tabela 4.1 Um trocador vazo: trocador: t1 t2 T1 T2 P Kgf/cm2 21 6 a 21,5 100 113 110 1,6 8 a 23 88 110 106 1,4 10 a 23 71 109,5 105 1,5

gua (C) vapor (C)

Ento se buscou em tabelas termodinmicas os valores para o calor especfico cp e a massa especfica conforme exposto na tabela abaixo: Em seguida calculou-se o valor do fluxo de calor Q, o valor de t e A, ento se encontrou o valor do coeficiente global de temperatura.
Tabela 4.2 Dados coletados para um trocador Vazo Trocador 6 a 8 a 10 a 4,1794 989,82 0,003707 0,000185 0,037181 0,00101 36,80212 82 38,5 57,53504 0,194911 53,43485

cp 4,18655 4,18382 982,34 985,196 3 Vm 0,002160691 0,003111 3 w m /s 0,000108035 0,000156 Q Wm3/kg 0,035504928 0,042304 3 v m /kg 0,001017977 0,001015 QW 34,87791081 41,67789 t1 88,5 83 t2 13 22 t 39,36282905 45,94072 2 Am 3,28174 2 U W/m .K 0,269997652 0,276442 U W/m2.C 74,01985643 75,78653 2 h0 kcal/h.m .C 7,32 hi 6,405 2 Ai m 0,01715259 1/U 30,00799498 avaliao: U mdia 67,74707753

22

4.2 SISTEMA EM PARALELO:


O mesmo foi calculado para o sistema em paralelo:
Tabela 4.3 Dois trocadores em paralelo 6 gua (C) vapor (C) a 23 90 102 101 1,1 b 23 97,3 103,6 101,6 8 a 22,5 87 103 102 0,9 b 22 96,3 103 100 10 a 22,5 76 100 98 0,7 b 22 86 101 97

Agora os dados foram coletados de dois trocadores de calor e novamente foram consultados em tabelas termodinmicas os valores para o calor especfico cp e a massa especfica conforme exposto na tabela abaixo: Em seguida calculou-se o valor do fluxo de calor Q, o valor de t e A, ento se encontrou o valor do coeficiente global de temperatura.

23

Tabela 4.4 Dados para dois trocadores em paralelo vazo: trocador: peso(g): T md [K] cp V m3 w m3/s Q Wm3/kg v m3/kg QW t1 t2 t A m2 U W/m2.K U W/m2.C h0 kcal/h.m2.C hi Ai m2 1/U avaliao: U mdia 6 a 2160,767 329,5 4,18434 988,2198 0,002187 0,000109 0,03065 0,001012 30,28863 11 79 34,49058 b 357,3 333,15 4,186238 982,6664 0,000363603 1,81801E-05 0,005654701 0,001017639 5,556684641 4,3 80,6 26,03310459 a 8 b a 2574,367 322,25 4,18167 988,134 0,002605 0,00013 0,029143 0,001012 28,79678 22 77,5 44,07436 10 b 2066,1 327 4,18304 986,012 0,002095 0,000105 0,028049 0,001014 27,65625 11 79 34,49058

2328,5 846,5667 327,75 332,15 4,18343 4,185718 985,604 983,2104 0,002363 0,000861 0,000118 4,31E-05 0,031874 0,013389 0,001015 0,001017 31,4151 13,16406 15 3,7 80,5 81 38,98329 25,04766 3,28174 0,267593 0,065040761 0,245559 0,160147 73,36065 17,83092472 67,31999 43,90428 7,32 6,405 0,01715259 30,00799498 a B 65,08723 42,90669796

0,199092 0,244337 54,58106 66,98489

mdia entre os trocadores a e b: 53,99697

24

4.3 SISTEMA EM SRIE:


Finalmente foi calculado para o sistema em srie:
Tabela 4.5 Dois trocadores em srie vazo: trocador: t1 t2 T1 T2 P Kgf/cm2 6 a 23 83 103 102 0,9 b 81 101 103 102,5 a 23 75 102 102 1 8 b 75 99 104 102 a 23 73 102 101 0,9 10 b 73 97 103 101

Novamente os dados foram coletados de dois trocadores de calor, consultados em tabelas termodinmicas os valores para o calor especfico cp e a massa especfica conforme exposto na tabela abaixo, lembrando que em todas as pesquisas de dados foram precisos interpolar valores.

25

Tabela 4.6 Dados para dois trocadores em srie vazo: trocador: peso(g): T md [K] cp V m3 w m3/s Q Wm3/kg v m3/kg QW t1 t2 t A m2 U W/m2.K U W/m2.C h0 kcal/h.m2.C hi Ai m2 1/U 6 a b a 2264,7 326 364 4,18252 4,209 986,556 964,148 0,002296 0,002348913 0,000115 0,000117446 0,028804 0,009886576 0,001014 0,001037185 28,41646 9,5321223 79 21,5 20 2 42,94921 8,210852141 8 b a 10 b 2933 321 358 4,18152 4,203 988,604 968,156 0,002967 0,003029 0,000148 0,000151 0,031014 0,015279 0,001012 0,001033 30,661 14,79288 78 28 29 6 49,52431 14,28159 0,188653 0,315625 51,71921 86,52873

2976,9 322 360 4,18164 4,205 988,228 966,82 0,003012 0,003079063 0,000151 0,000153953 0,032751 0,015536954 0,001012 0,001034319 32,36564 15,0214374 79 27 27 5 48,43468 13,04554889 3,28174 0,201609 0,353750615 0,203622 0,350868972 55,27119 96,98073114 55,82284 96,19072878 7,32 6,405 0,01715259 30,00799498

Calculou-se o valor do fluxo de calor Q, o valor de t e A, ento se encontrou o valor do coeficiente global de temperatura.
avaliao: U mdia mdia entre os trocadores a e b: a b 54,27108 93,2333951 73,75224

A fim de obter uma interpretao visual da eficincia global plotou-se um grfico que deixa evidente que o trocador em srie se mostra mais eficiente.

26

Grfico 4.1 - Comparativo entre os coeficientes globais de troca trmica


90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 paralelo srie nico

U mdio W/m2.C

a: primeiro trocador b: segundo trocador

27

Buscando saber se h uma linearidade de U, plotou-se um grfico de do coeficiente global de troca trmica x vazo de referncia.

Grfico 4.1 - Verificao da linearidade do coeficinete global de troca


trmica
95 85 75 U W/m2.C 65 55 45 35 25 15 6 8 vazo de referncia 10 unico paralelo a paralelo b srie a srie b

28

5. CONCLUSO
Verificou-se que o trocador em srie apresenta um melhor coeficiente global de troca trmica. O caso que tem menor variao do coeficiente em relao a vazo o sistema em srie mesmo com grandes variaes de vazo, no h grande variao no coeficiente. Assim podemos utilizar um
mesmo coeficiente para diversas vazes. No caso paralelo o coeficiente sofre uma maior variao, logo deve existir um coeficiente para cada vazo, o que exige novos clculos a cada variao da vazo.

29

Вам также может понравиться