Вы находитесь на странице: 1из 6

www.professormazzei.com Assunto: Petrleo Folha 13.1 Prof.

: Joo Roberto Mazzei


01. (MACKENZIE 2009) O "cracking" ou craqueamento do petrleo consiste na quebra de molculas de cadeia longa, obtendo-se molculas menores, que so utilizadas como matria-prima para a produo de substncias indispensveis no nosso dia-a-dia. As equaes a seguir representam reaes de "cracking".

O produto comum nas trs equaes, que matria-prima na obteno de polietileno usado na manufatura de sacos plsticos o: a) metano. b) octano. c) etano. d) propeno. e) eteno. 02. (FGV 2009)

Considerando que 20 % do volume do petrleo pode ser completamente convertido em gasolina (C8H18 massa molar 114 g/mol), ento a quantidade mxima de gs carbnico (CO 2 massa molar 44 g/mol) emitido na queima da gasolina (densidade 0,72 kg/L), produzida a partir de toda a reserva mnima estimada de petrleo da camada de pr-sal de Tupi , aproximadamente, a) 3,52 10 toneladas. b) 3,52 10 c) 1,14 10
10 8

toneladas. toneladas. toneladas. toneladas.

11

d) 4,40 10 e) 4,40 10

12

13

03. (FATEC 2008) O gs liquefeito de petrleo, GLP, uma mistura de propano, C 3H8 e butano, C4H10. Logo, esse gs uma mistura de hidrocarbonetos da classe dos a) alcanos. b) alcenos. c) alcinos. d) cicloalcanos. e) cicloalcenos. 04. (FGV 2008) Muitas pessoas confundem a benzina com o benzeno, que so dois solventes orgnicos diferentes com nomes parecidos. A benzina, tambm chamada de ter de petrleo, um lquido obtido na destilao fracionada do petrleo, de baixa massa molar, constitudo por hidrocarbonetos, geralmente alifticos, como pentano e heptano. O benzeno um hidrocarboneto aromtico, constitudo por um anel benznico. Sobre esses solventes, so feitas as seguintes afirmaes: I. a molcula do benzeno apresenta trs ligaes duplas entre tomos de carbono; II. a energia de ligao entre os tomos de carbono no benzeno maior que a da benzina; III. os tomos de carbono na benzina apresentam geometria tetradrica; IV. os ngulos de ligao entre os tomos de carbono no benzeno so de 60. As afirmativas corretas so aquelas contidas em a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) II e III, apenas. e) III e IV, apenas.

05. (UEG 2007) Considere o esquema a seguir que mostra uma cadeia de produo de derivados do petrleo e seus processos de separao, representados em I, II e III, e responda ao que se pede.

a) Qual o mtodo adequado para a separao dos componentes da mistura obtida aps o processo de separao III? Admitindo no existir grandes diferenas entre as temperaturas de ebulio dos componentes individuais da mistura, explique sua resposta. b) Qual mtodo de separao seria adequado etapa I? Justifique sua resposta. 06. (UFPR 2007) Recentemente, anunciou-se que o Brasil atingiu a auto-suficincia na produo do petrleo, uma importantssima matria-prima que a base da moderna sociedade tecnolgica. O petrleo uma complexa mistura de compostos orgnicos, principalmente hidrocarbonetos. Para a sua utilizao prtica, essa mistura deve passar por um processo de separao denominado destilao fracionada, em que se discriminam fraes com diferentes temperaturas de ebulio. O grfico a seguir contm os dados dos pontos de ebulio de alcanos no ramificados, desde o metano at o decano.

Com base no grfico anterior, considere as seguintes afirmativas: 1. CH4; C2H6, C3H8 e C4H10 so gasosos temperatura ambiente (cerca de 25 C). 2. O aumento da temperatura de ebulio com o tamanho da molcula o reflexo do aumento do momento dipolar da molcula. 3. Quando se efetua a separao dos referidos alcanos por destilao fracionada, destilam-se inicialmente os que tm molculas maiores. 4. Com o aumento do tamanho da molcula, a magnitude das interaes de Van der Waals aumenta, com o conseqente aumento da temperatura de ebulio.

a) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

07. (CPS 2006) Santos Dumont recebeu o prmio Deutsch ao realizar o vo, em 19/10/1901. Henri Deutsch de La Meurthe era um magnata do petrleo, um produto cuja descoberta impulsionou a indstria automobilstica no incio do sculo XX. O petrleo, de grande importncia mundial nos dias de hoje, um material oleoso, inflamvel, menos denso que a gua, com cheiro caracterstico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro.

Leia as seguintes afirmaes sobre o petrleo.

I. uma mistura de diversas substncias qumicas, que podem ser isoladas por processos fsicos de separao. II. considerado uma fonte de energia limpa de origem fssil. III. um lquido escuro muitas vezes encontrado no fundo do mar, embora seja mais leve que a gua.

Assinale a alternativa que contm todas as afirmaes vlidas. a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e III e) I, II e III

08. (UFSCAR 2005) Veculos com motores flexveis so aqueles que funcionam com lcool, gasolina ou a mistura de ambos. Esse novo tipo de motor proporciona ao condutor do veculo a escolha do combustvel ou da proporo de ambos, quando misturados, a utilizar em seu veculo. Essa opo tambm contribui para economizar dinheiro na hora de abastecer o carro, dependendo da relao dos preos do lcool e da gasolina. No Brasil, o etanol produzido a partir da fermentao da cana-de-acar, ao passo que a gasolina obtida do petrleo. a) Escreva as equaes, devidamente balanceadas, da reao de combusto completa do etanol, C2H6O, e da reao de obteno do etanol a partir da fermentao da glicose. b) Qual o nome dado ao processo de separao dos diversos produtos do petrleo? Escreva a frmula estrutural do 2,2,4 trimetil-pentano, um constituinte da gasolina que aumenta o desempenho do motor de um automvel.

09. (ENEM 2004) As previses de que, em poucas dcadas, a produo mundial de petrleo possa vir a cair tm gerado preocupao, dado seu carter estratgico. Por essa razo, em especial no setor de transportes, intensificou-se a busca por alternativas para a substituio do petrleo por combustveis renovveis. Nesse sentido, alm da utilizao de lcool, vem se propondo, no Brasil, ainda que de forma experimental, a) a mistura de percentuais de gasolina cada vez maiores no lcool. b) a extrao de leos de madeira para sua converso em gs natural. c) o desenvolvimento de tecnologias para a produo de biodiesel. d) a utilizao de veculos com motores movidos a gs do carvo mineral. e) a substituio da gasolina e do diesel pelo gs natural.

10. (ENEM 2004) H estudos que apontam razes econmicas e ambientais para que o gs natural possa vir a tornar-se, ao longo deste sculo, a principal fonte de energia em lugar do petrleo. Justifica-se essa previso, entre outros motivos, porque o gs natural a) alm de muito abundante na natureza um combustvel renovvel. b) tem novas jazidas sendo exploradas e menos poluente que o petrleo. c) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvo mineral. d) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior do petrleo. e) no produz CO2 em sua queima, impedindo o efeito estufa.

GABARITO: 01. [E] 02. [A] 03. [A] 04. [B] 05. PADRO DE RESPOSTA: a) Destilao fracionada. Porque nesse caso, quando existe uma mistura de componentes com pontos de ebulio prximos, fazer a destilao simples (nica etapa) no adequado. A destilao fracionada baseia-se num processo onde a mistura vaporizada e condensada vrias vezes (ocorrem vrias microdestilaes). Dessa forma, os vapores condensados na ltima etapa esto enriquecidos com o componente mais voltil, tornando o processo mais eficiente em relao destilao simples. b) Como a gua uma substncia polar e o petrleo uma mistura de hidrocarbonetos (apolares), forma-se um sistema bifsico. Nesse caso, adequado utilizar-se a decantao, uma operao na qual lquidos imiscveis, de diferentes densidades, podem ser separados. 06. [C] 07. [A] 08. PADRO DE RESPOSTA: a) C2H6O(l) + 3 O2(g) 2 CO2(g) + 3 H2O(g)

enzima C6H12O6(aq) 2 C2H6O(aq) + 2 CO2(g) b) Destilao fracionada. A frmula estrutural do 2,2,4-trimetilpentano :

09. [C] 10. [B]

Вам также может понравиться