Вы находитесь на странице: 1из 1

Disciplina: Dorm. Morf.

Climticos Curso Geografia Professor: Agizano Unidade I FORMULRIO PARA ATIVIDADES

Nome: Hudson Giovanni N. S. Data 13 de junho de 2012

O Domnio das Caatingas um dos trs espaos semi-ridos da Amrica do Sul, sendo uma rea seca, mais homognea do ponto de vista fisiogrfico, ecolgico e social.
O domnio das caatingas brasileiras um dos trs espaos semi-ridos da Amrica do Sul. Fato que o caracteriza como um dos domnios de natureza excepcionalmente marcante no contexto climtico e hidrolgico de um continente dotado de grandes e contnuas extenses de terras midas. Vale lembrar que o bloco meridional do Novo Mundo foi chamado, por muito tempo, por cientistas e naturalistas europeus, Amrica Tropical. Na verdade, a maior parte do continente sul-americano amplamente dominada por climas quentes, subquente e temperados, bastante chuvosos e ricos em recursos hdricos. (ABSBER, 2007)

um pouco complexo compreender a existncia de um grande espao semi-rido, insulado em um quadrante de um continente predominantemente mido. Os rios do Nordeste so exorreicos (chegam ao mar), so intermitentes, peridicos, com solos salinizados, isto , esturios assoreados para a produo de sal (no Rio Grande do Norte, por exemplo), e dependem das condies climticas. Poucos rios so perenes (com grande extenso) como o So Francisco e o Paraba. A populao se concentra nas reas de maior umidade, entre o serto, uma rea de criao extensiva de gado, e o agreste onde se cria predominantemente caprinos para a produo de leite, e sequeiros (plantas forrageiras, como o milho, feijo e mandioca) Essa regio teve fortes fluxos de migrao entre 1950 e 1970. Tem um comrcio intenso no interior representado por grandes feiras REFERNCIA: ABSBER, Aziz. Os domnios dos sertes secos. (in) O Domnio de Natureza no Brasil Potencialidades Paisagsticas. Ateli Editorial, 4Ed. pg. 83 100. Rio de Janeiro/RJ. 2007.

Вам также может понравиться