Вы находитесь на странице: 1из 4

ORAIS DE PROCESSO PENAL- 4 ANO (18.06.2012) 1.

Poder haver abertura de Inqurito na seguinte situao: Uma pessoa diz que a sua honra foi ofendida por determinado senhor e que tem testemunhas do facto. O OPC recebe a denncia do crime e comunica- o ao MP. 2.Imagine agora que o OPC assiste ao crime descrito acima. O que dever fazer? 3.Poder aplicar alguma providncia cautelar tendo em conta que se trata de um crime de injria? 4. Tendo em conta que estamos perante um crime particular o MP decide no fim do Inqurito arquivar o processo dado que considera que no h indcios suficientes da prtica de um crime. Pode faz-lo? 5. Imagine o seguinte: Tendo havido acusao particular pelo crime de injria, aberta a fase de Instruo e o Juiz de instruo criminal profere despacho de pronncia nos exactos termos da acusao do assistente. O arguido pode interpor recurso desta pronncia? Qual a regra geral? 6. Qual a diferena entre as nulidades do art.126n2 e do n3 CPP? 7. Porque que as primeiras so absolutamente proibidas e as do n3 so relativamente proibidas? Qual o regime da nulidade? 8. Imagine que se tratava de uma escuta telefnica decretada pelo MP e que o arguido tinha sido condenado pela prtica do crime com base nesta prova. 9. Estando perante um crime de natureza particular e havendo flagrante delito o MP podia promover o julgamento em processo sumrio? 10. Pode haver suspenso do processo no caso de um Homicdio negligente? 11. Durante o julgamento pela prctica do crime de homicdio negligente o juiz quer aplicar a medida de coaco de priso preventiva por haver perigo de fuga do arguido. Pode? 12. No caso de um crime de difamao presenciada pelo OPC h lugar abertura de inqurito? O que deve o OPC fazer?

13. Pode o juiz aplicar a medida de coaco de priso preventiva no caso de um homicdio negligente? 14. Qual a diferena entre o art.227 e o art.197 CPP? O que tm em comum? Quais as suas funes? 15.Em que momento normalmente efectuado o termo de identificao e residncia? (TIR) 16. A acusao do MP delimita o objecto do processo ao crime de homicdio negligente mas o juiz entende que o que est em causa antes um homicdio doloso. O que deve o juiz fazer? 17. Se o juiz de instruo pronunciar o arguido pelo crime de homicdio doloso. vlida esta pronncia? 18. Admitia recurso? 19. Havendo concurso de 2 crimes de homicdio negligente. Qual o tribunal competente? 20. Imagine que depois do trnsito em julgado ainda se verificam nulidades no sanadas. 21. O MP faz acusao pela prtica do crime de furto. O ofendido pretende introduzir um novo facto que agravante da situao do arguido, alegando que este faz do furto modo de vida. Qual o momento indicado para faz-lo? 22. O juiz de instruo, tendo em conta este facto pronncia o arguido pela prtica de furto qualificado. Esta pronncia vlida? 23. No julgamento o arguido confessa integralmente e sem reservas. Qual o efeito prtico? 24. Pode haver pr-inqurito pelos OPC? 25. Pode haver providncias cautelares antes do inqurito? 26. Imagine que o OPC presencia em flagrante delito um crime de dano. O que deve fazer? 27. Pode o ofendido desistir da queixa? E o MP pode continuar o inqurito e deduzir acusao? 28. De que depende a desistncia de queixa? 29.O MP deduz acusao por crime de dano simples mas o ofendido pretende que o arguido seja julgado antes por crime de dano qualificado. O que deveria o ofendido fazer?

30.Na hiptese anterior o MP deduz acusao nos seguintes termos: A partiu o vidro do carro de B. O vidro tem o valor de 50. Qualificao jurdica art.212 CP. No requerimento de abertura de instruo o assistente alega: o valor do vidro de 10.000 e considera que se trata do crime previsto no art.213 CP. A pronncia do Juiz de instruo vlida se considerar os novos factos alegados e pronunciar o arguido pela prtica do crime de dano qualificado? 31. Admite recurso? 32. A denunciou B pela prctica do crime de roubo. B por sua vez quer fazer queixa de A por crime de injria. 33. As aces de responsabilidade civil e as de responsabilidade penal so autnomas? 34. Quem se pode constituir como assistente? Qual o conceito de ofendido relevante? 35. Aplicao da lei no tempo: H uma alterao da natureza do crime pelo qual o arguido est a ser julgado. O crime era pblico e passa para Semi-pblico. Quid iuris? 35. A procedibilidade do processo penal passa a depender de queixa por parte do ofendido quando o processo j est a decorrer. O ofendido dever apresentar queixa? Se sim em que prazo? E se j tiver decorrido o prazo? 36. Pode haver uma diversa qualificao jurdica na pronncia do juiz de instruo? 37. O que deve fazer o juiz no caso anterior? Se no seguir as formalidades legais o que acontece? Qual a invalidade? 38.O Assistente adere acusao do MP quanto aos factos mas diverge de opinio quanto qualificao jurdica requerendo a abertura da instruo alegando que o arguido deve ser antes condenado pela prtica de um homicdio qualificado e no um homicdio simples. Pode faz-lo? 39. O MP requer a aplicao da medida de coaco de priso preventiva na fase de inqurito. O juiz concorda. Passado uma semana o MP requer a revogao da medida e a sua substituio pela obrigao de permanncia na habitao. Pode o juiz indeferir este pedido e manter a priso preventiva? 40. O arguido pode ainda pedir recurso de reviso extraordinrio, quando j tiver sido condenado (trnsito em julgado) e j estiver a cumprir a pena? 41. Em que situaes que h a aplicao do in dubio pro reo? 3

42.Quem pode constituir-se como assistente num processo crime de calnia? 43. Qual o efeito prtico da constituio como assistente no processo? 44. Existe alterao substancial aquando da alterao da qualificao jurdica? 45. Se o ofendido apresentar, aps a apresentao de queixa, a deduo de um pedido de responsabilidade civil , tal conduta implica uma renncia ou desistncia da queixa? 46. E se for ao contrrio e o pedido for indeferido na aco civil? 47. Quais os meios de identificao possveis? 48. Quem poderia constituir-se como assistente num processo crime de burla contra uma pessoa colectiva? 49. Perante um crime particular o que necessrio para a abertura de inqurito?

Вам также может понравиться