Вы находитесь на странице: 1из 17

Limites

Uma teoria abordando os principais tpicos sobre a teoria dos limites


Este trabalho tem como foco, uma abordagem sobre a teoria dos limites. Cujo objetivo o mtodo para avaliao da disciplina GEX110- Laboratrio de Matemtica ministrada pela Professora Ivana de Vasconcellos Latosinski, do departamento de Cincias exatas da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Jos Natanael Reis

Pgina |2

Contedo
1. 2. Introduo ............................................................................................................................. 3 Limites laterais ...................................................................................................................... 5 2.1 Relaes entre limites laterais e bilaterais ........................................................................... 6 3. 4. 5. Limites infinitos .................................................................................................................... 7 Calculando limites ................................................................................................................. 9 Limites de polinmios e funes racionais quando xa .................................................... 11 5.1 5.2 5.3 6. Forma indeterminada do tipo 0/0 ................................................................................ 14 Limites envolvendo radicais........................................................................................ 14 Limites de funes definidas por partes ...................................................................... 15

Limites no infinito ............................................................................................................... 16 6.1 Limites infinitos no infinito......................................................................................... 17

Limites

REIS, J. N.

Pgina |3

1. Introduo
Em matemtica, o conceito de limite usado para descrever o comportamento de uma funo medida que o seu argumento se aproxima de um determinado valor. Os limites so usados no clculo diferencial e em outros ramos da anlise matemtica para definir derivadas e a continuidade de funes. Para ilustrar o conceito e interpretao do limite de f(x), imaginamos a funo : f(x)=x-x+1 Observemos o grfico a seguir da funo f(x):

Figura1 Vejamos agora a notao: ( )

Estudando o comportamento da funo f(x) podemos observar que: X 1,0 1,5 ... 1,99 2 2,001 ... f(x) 1,0 1,75 ... 2,997 3 3,003 ...

3,0 7,0

... ...

Se considerarmos um a=2, temos que o Lim f(x) descreve o comportamento de f perto de x tendendo a, mas no em a. Portanto podemos observar que a medida que escolhemos valores de x mais prximo de 2,por qualquer um dos lados, esquerdo ou direito, o valor da funo fica cada vez mais prximo de 3.
Definio 1: Se os valores de f(x) puderem ser to prximos quanto desejamos de um valor L, ento escrevemos:

( )

Limites

REIS, J. N.

Pgina |4 Exemplo 1: Use a evidncia numrica para conjectura1 o valor de:

Soluo: Com a ajuda de uma calculadora ajustada para o modo radianos, obtemos a tabela 1. Os lados da tabela sugerem que

O resultado consistente com o grfico de f(x)=(sem x)/x, mostrado na figura 2.

Quando x tende a 0 pela esquerda ou direita, f(x) tende a 1.

Tabela 1: X (RADIANOS)
1,0 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0,01
1

Y=
0,84147 0,87036 0,89670 0,92031 0,94107 0,95885 0,97355 0,98507 0,99335 0,99833 0,99998

Conjectura: Ideia, frmula ou frase, a qual no foi provada ser verdadeira, baseada em suposies ou ideias com fundamento no verificado. s conjecturas utilizadas como prova de resultados matemticos do-se o nome de hipteses.

Limites

REIS, J. N.

Pgina |5 Proposio 1.1: Unicidade do Limite. ( ) ( ) Se e

; (L1,L2 ) ento: L1=L2 Em outras palavras se o limite existe ( um nmero real), ele nico. Corolrio 1.1: Se as funes f(x) e g(x) so tais que f(x) = g(x) exceto em um ponto a, ento: ( ) ( ) = , desde que exista um dos limites. Esta propriedade nos permite simplificar os clculos antes de efetuar o clculo do limite.

2. Limites laterais
( ) Pode se dizer que o limite bilateral, pois requer valores de f(x) fiquem cada vez mais prximos de L quando x tende a a por qualquer um dos lados. Vejamos o seguinte exemplo: Exemplo 1: Seja f(x)= 1 se x > 0; -1 se x < 0.

Graficamente podemos deduzir que

=1e

= -1.

Nesta notao os ndices superiores + e - indicam se a aproximao para a direita(+) ou esquerda(-).

Limites

REIS, J. N.

Pgina |6
Definio 2: Se os valores de f(x) puderem ser tomados to prximos de a, o quanto queiramos, desde que estes valores sejam maiores do que a, a notao a seguinte:

( ) Portanto, o f(x) tende a L quando x tende a pela direita.


Se os valores de f(x) puderem ser tomados to prximos de a, o quanto queiramos, desde que estes valores sejam menores do que a, a notao a seguinte:

( ) Portanto, o f(x) tende a L quando x tende a pela esquerda.

2.1 Relaes entre limites laterais e bilaterais


No a garantia de que uma funo tenha um limite bilateral em um ponto dado, ou seja, os valores de f(x) podem no se aproximar tanto de um nico nmero real L quando xa. Neste caso o limite no existe. O limite bilateral de uma funo f(x) s existe em um ponto a se e somente se existirem os limites laterais no ponto a , e tiverem o mesmo valor, ou seja; ( ) ( ) ( ). , se e somente se = Exemplo 2: Calcule o ( ), se: f(x)= x se x < 1; 3x se x 1.

Pela definio 2, calculamos os limites correspondentes. Portanto: ( ) ( ) e Demonstrando o clculo dos limites: Pelo mtodo da substituio temos que: , pois 1=1, onde o x foi substitudo por 1. , pois 3*1=3, onde x foi substitudo por 1.

OBS.: Limite de constante a prpria constante. ( ) no existe. Logo, o

Limites

REIS, J. N.

Pgina |7

3. Limites infinitos
Quando os limites laterais ou bilaterais de uma funo no existem, dizemos que os valores desta funo crescem ou decrescem sem uma cota, ou seja, no possui um ponto que delimite o seu grfico. Vejamos alguns exemplos:

Limites

REIS, J. N.

Pgina |8

Definio 3: Limites infinitos(Ponto de vista informal):

( ) e ( ) , podemos concluir que f(x) cresce sem cota quando x tende a a pela esquerda ou pela direita, respectivamente. Portanto podemos dizer de um modo geral que:
Pelas expresses

Os mesmo vale quando o limite de f(x) quando x tende a zero pela esquerda ou direita, infinito para o lado negativo. Logo: ( )

Limites

REIS, J. N.

Pgina |9

Exemplo . Pelo grfico da figura , descreva o limite em x=a na notao de limite apropriado.

Soluo: Pelo grfico, a funo decresce sem cota quando x tende a a pela direita, e cresce sem cota quando x tende a a pela esquerda. Portanto; e

4. Calculando limites
Vejamos alguns limites bsicos: Sejam a e k dois nmeros reais.
(a) (b) (c) (d)

Limites

REIS, J. N.

P g i n a | 10
Teorema 1: a) O limite da soma igual soma dos limites; [ ( ) ( )] ( ) b) O limite da diferena igual diferena dos limites; [ ( ) ( )] ( ) ( ) ( )

c) O limite do produto o produto dos limites; [ ( ) ( )] ( ) ( )

d) O limite do quociente o quociente dos limites, desde que o limite do denominador ao seja igual a zero; [ ( ) ( )] ( ) ( )

e) O limite da raiz ensima a raiz ensima do limite; ( )= ( )=

f) Um fator constante pode ser removido para fora de um smbolo de limite; ( ( )) ( ) ( )

Todas estas afirmaes valem para os limites laterais quando xa- ou xa+.

Embora os teoremas sejam enunciados apenas com duas funes, os mesmos podem ser aplicados para um nmero finitos de funes. Alm do mais, estes teoremas podem ser aplicados combinados uns aos outros para reformular expresses matemticas que envolvem limites. Vejamos um exemplo para demonstrar o teorema 1; Exemplo. Desenvolva o seguinte limite: Soluo: Fazendo o desenvolvimento por partes temos: Pelo teorema 1(a e b): ( ( ) ( )) ( ) ( ( )) ( ( ) ( ) ( ) ( ))

Limites

REIS, J. N.

P g i n a | 11 Pelo teorema 1(c): Pelo teorema 1(f): Pelo teorema 1(e): Portanto: ( ( ) ( ) ( ) ( )) = ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ( )) ( ( )) ( )

5. Limites de polinmios e funes racionais quando xa


O limite de um polinmio p(x) quando xa igual ao valor do polinmio em a.

Exemplo 1. Encontre o Soluo: A funo considerada um polinmio,de modo que o limite pode ser obtido calculando o valor do polinmio em x=1. Portanto; ( ) =0 ( ) .

Lembre que uma funo racional um quociente de dois polinmios.


Teorema 2: Para qualquer polinmio p(x)= e qualquer nmero real a; ( ) =p(a)

Demonstrao do teorema: ( ) = = =
Limites

( )
REIS, J. N.

P g i n a | 12

Este teorema no aplicvel em funes racionais em que o denominador nulo, pois o teorema 1(d) no aplicvel. Neste caso h duas situaes em que devemos considerar: 1) Quando o limite do denominador zero e o do numerador no zero; Neste caso podemos provar que o limite da funo racional no existe e que: O limite tende para -; O limite tende para +; O limite pode tender para - de um lado e para + do outro lado. Veja o grfico de algumas funes racionais: ( ) ;

( )

;
( )

Limites

REIS, J. N.

P g i n a | 13

( )

;
( )

Exemplo 2. Encontre o Soluo: Observamos que substituindo o 2 zeramos o denominador e o numerador. Para obter o limite da funo devemos prosegui da seguinte maneira: Primeiro desenvolvemos o produto notvel: .

Limites

REIS, J. N.

P g i n a | 14 ( )( )

Agora podemos simplificar a equao onde temos (x 2);


( )( )

5.1 Forma indeterminada do tipo 0/0


Um grande problema com limites em o quociente de f(x)/g(x) em que ambos os limites de f e g so zero quando xa, dizer por inspeo se o limite existe ou no, e qual seria seu valor se o limite existisse. Vejamos o teorema;
Teorema 3: Sejam ( ) ( ) ( )

uma funo racional e a um nmero real qualquer. ( ) ( ) a) Se q(a)0, ento b) Se q(a)=0 mas p(a)0, ento ( ) no existe.

Portanto, se queremos resolver este problema para este tipo de limite, devemos utilizar a simplificao algbrica, como fizemos no exemplo7.

5.2 Limites envolvendo radicais


Quando no calculo de limites aparece uma raiz n-sima qualquer em uma funo, podemos chegar em uma indeterminao do tipo 0/0, logo para acharmos este limite necessria algumas manipulaes algbrica n funo. Um dos mtodos mais fcil tentar achar um produto notvel que multiplicado pela equao em que se encontra a raiz, faa com que simplifique a raiz da equao. Este mtodo consiste na racionalizao da equao para simplificar o calculo do limite. Vejamos uma explemlo; Exemplo 3. Encontre o Soluo:
Limites REIS, J. N.

P g i n a | 15 Este limite uma forma de indeterminao do tipo 0/0, portanto precisamos de uma estratgia algbrica para torn-lo mais evidente, ou seja, deix-lo mais simples, caso exista. Para isto iremos racionalizar o denominador. Portanto;
( ( )( )( ) ) ( ( )( ) )

(x1)

Logo;

5.3 Limites de funes definidas por partes


Para funes que so definidas por partes a melhor forma de se obter seu limite calculando seu limite bilateral em um ponto no qual a frmula muda encontrando primeiro os limites laterais no ponto. Exemplo 4. Dado: 1/(x + 2), f(x)= x - 5, Encontre o Soluo: Determinamos o limite bilateral solicitado considerando primeiro os limites laterais correspondentes. Para cada limite lateral, devemos usar a parte da frmula que aplicvel no intervalo sobre o qual x varia. Logo: ( ) ( ) ( ( ) ) ( ) , ( ) x< -2; -2 < x 3; x > 3.

Como os dois limites laterais so iguais, temos que: ( )

Limites

REIS, J. N.

P g i n a | 16

6. Limites no infinito
Quando os valores de uma varivel x crescem sem parar, dizemos que x tende ao infinito positivo (x +), quando ocorre o contrrio, ou seja, x decresce sem parar, dizemos que x tende ao infinito negativo (x -). Assim: e

Limites

REIS, J. N.

P g i n a | 17

Exemplo 1. De acordo com o grfico de f(x)=(1 + 1/x), o que ele sugere?

Soluo: Este grfico diz que; ( ) e ( )

de modo que a reta y=e uma assntotai horizontal para f tanto no sentido positivo quanto no sentido negativo.

6.1 Limites infinitos no infinito


Da mesma maneira que limites em um nmero real a, os limites podem deixar de existir por vrios motivos. Uma possibilidade que os valores de f(x) cresam ou decresam sem cota quando x+ ou x-. Podemos utilizar a seguinte anotao para descrever essa situao.

Assntota: Quando f se aproxima tanto quanto queiramos de uma reta y=L quando x cresce sem parar, e, no segundo caso, f se aproxima tanto quanto queiramos de uma reta y=L quando x decresce sem parar.

Limites

REIS, J. N.

Вам также может понравиться