Вы находитесь на странице: 1из 13

O DISCURSO DA DEMOCRATIZAO NA SOCIEDADE DO ESPETCULO

Deusiney Robson de Arajo Farias1

RESUMO

Este um trabalho terico que visa discutir a importncia do discurso de democratizao para a sociedade atual. A partir de uma viso de Guy Debord (2003) de sociedade, discutiremos, por um vis crtico, o discurso da democratizao. Porque a democratizao, ou o discurso sobre ela, se tornou to importante na sociedade atual? Tendo como base uma perspectiva histrica da sociedade brasileira, pesquisaremos os porqus e como esse discurso se tornou importante para esta sociedade. Nosso principal objetivo a anlise deste discurso.

INTRODUO

As palavras afinal, tm algum sentido. E palavras de grande nobreza poltica como democracia e revoluo s tm sentido na histria. Quem sabe o lado embaraoso de uma conversa sobre democracia e revoluo no venha de um equvoco sobre o sentido das palavras? H pases que, em algum momento de sua histria, fizeram uma revoluo e, depois, construram uma democracia. Servem de exemplos a Inglaterra e a Frana. Outros, como a Unio Sovitica, fizeram uma revoluo e no conseguiram ainda chegar a uma democracia. Outros, como a Itlia, construram uma democracia sem passar por uma revoluo, mas depois da derrocada do facismo pela luta da resistncia e pela guerra mundial. O Brasil constitui, pelo menos at aqui, o caso infeliz de um pas que no fez, nunca, nem uma revoluo verdadeira nem uma democracia verdadeira. Se assim, no poderamos entender como normais as dificuldades que enfrentamos ao discutir sobre temas como democracia e revoluo? (WEFFORT, 1984: p. 23)2.

Com esse texto, que inicia a primeira parte do trabalho de Francisco Weffort, iniciamos, tambm, este nosso trabalho. Houve um tempo em que se pensou que o Brasil passava por um processo de mudana poltica, ao qual denominou-se perodo de democratizao. E Weffort escreveu seu trabalho em um dos momentos nos quais mais se discutiu sobre o tema, o ano de 1984. Nos anos posteriores alcanou-se um consenso da classe poltica3 a favor de
1

Mestrando em Comunicao pela Universidade Paulista UNIP, graduado em Comunicao Social pelo Centro de Ensino Superior do Piau CEUT. Bolsista da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior CAPES. E-mail: deusineyrobson@hotmail.com 2 Quando Weffort escreveu sua obra a Unio Sovitica ainda existia e o Brasil ainda no era uma democracia, assim como ainda parece no ser, pelo menos no no sentido entendido por Plato ou Rosseau. Vivemos em uma democracia formal. 3 Mosca sustenta que em todos os casos, no importa sob que regime, no importa em que pas, necessrio uma mquina governamental, uma organizao composta naturalmente por uma minoria numrica, atravs da qual se manifeste qualquer ao governamental. [...] Em todas as funes

uma poltica democrtica. Em seu trabalho o que podemos encontrar uma srie de questionamentos em relao ao sentido da democracia, da prpria poltica e do momento em que se vivia. inegvel, que questionamentos levantados por ele sejam pertinentes at os nossos dias, visto que a nica coisa que mudou tenha sido o sistema poltico para o qual se caminhava naquele momento. Entretanto, a prpria elte poltica4, na sua maioria, continua a mesma. Talvez s se discuta o porqu da democracia no Brasil em relao ditadura. A democracia uma mercadoria fcil de ser vendida. As formas de governo implantadas, desde o princpio, no nosso pas, foram: a monarquia e a repblica. Sendo que esta segunda viveu seu momento de ditadura e, atualmente, se declara democrtica. Relendo o passado e percebendo que a monarquia foi uma forma de governo mal-sucedida e que a repblica como ditadura no conservou muitos adeptos, nos restaria o interesse pela repblica democrtica.
Portanto, no perguntar porque alguns querem dominar, o que procuram e qual a estratgia global, mas como funcionam as coisas ao nvel do processo de sujeio ou dos processos contnuos e ininterruptos que sujeitam os corpos, dirigem gestos, regem os comportamentos, etc. Em outras palavras, ao invs de perguntar como o soberano aparece no topo, tentar saber como foram constitudos, pouco a pouco, progressivamente, realmente e materialmente os sditos, a partir da mutiplicidade dos corpos, das foras, das energias, das matrias, dos desejos, dos pensamentos, etc (FOUCALT, 2011: p. 182-183).

Partindo dessa precauo, citada acima, analisaremos a partir dos estudos de Carvalho (2002), Coutinho (1979) e Weffort (1984) a sociedade brasileira no seu interesse ou no pela democracia e quais os momentos de mudana que foram propcios para o inserimento de um discurso que chamamos, neste artigo, de democratizao na sociedade do espetculo, visto que, segundo Debord (2003), no temos como enxergar esta sociedade a no ser inserida no espetculo que ela mesmo produz. No cabe a este trabalho fazer grandes anlises histricas ou polticas da situao brasileira, mas de analisar um discurso de mudana a partir de eventos sociais e fatos histricos. A intencionalidade, que no pode ser comprovada, porm discutida, ser investigada com mais profundidade, na inteno de trazer luz respostas questionamentos que possam ser feitos h muito tempo sobre o discurso da democratizao. No buscar respostas esses questionamentos seria continuar acreditando na representao de algo que no se conhece de verdade, que pode ser apenas o espetculo que ns mesmos produzimos.

pblicas percebida uma classe especial e especfica de pessoas que Mosca denomina: a classe poltica (ALBERTONI, 1990: p. 72). 4 Para saber mais sobre as eltes polticas consultar ALBERTONI, 1990: p. 147-157.

DESENVOLVIMENTO

H uma proliferao muito grande do discurso de democratizao na atual sociedade ocidental, principalmente na brasileira. Talvez nunca tenha-se falado tanto em democratizar como fala-se nos nossos dias. Democratizao do voto, da educao, da moradia, da segurana, do trabalho, da informtica, da famlia, dos gneros e de tantas outras coisas. E muitos nem sequer sabem o real significado do termo democratizar. Talvez por que o significado do verbo tenha se perdido com o significado do substantivo democracia. H alguns anos iniciou-se a falar em democratizar tudo, at o Petrleo. Hoje com o Petrleo estatizado e restrito a poucos estados, ou melhor, poucas cidades, no se fala em democratizao dele, pelo contrrio, se vai s ruas brigar pelo direito de no dividir, mesmo que este esteja em terra de ningum ou melhor em mar de ningum5. Mas esta discusso fica para um prximo trabalho. Queremos entender que discurso de democratizao esse, que importncia ele tomou nas ltimas dcadas e os motivos pelos quais importante, para os setores hegemnicos da sociedade, que este discurso se perpetue.

Que democratizao essa?

O regime democrtico em cada pas provocado por algo interno e particular de cada um e o nvel mais simples de democratizao, implica: o fim de um regime autoritrio, o estabelecimento de um regime democrtico e sua consolidao, atravs de Leis e da comunicao. Em cada pas uma combinao de causas diferentes que levam a uma democratizao, e em muitos destes as causas so completamente diferentes das outras6. Mas o discurso de legitimao desta democratizao, no costuma ser diferente. Na grande parte dos pases so: a busca pelo desenvolvimento econmico ou a descentralizao de um poder autoritrio. Depois de algumas leituras sobre o tema poderamos iniciar nossa reposta com: democratizar bom, traz a ordem e o progresso, no pode haver outra opo. E se h, ela no boa. Provavelmente, esta seria a resposta de algum que acredita que as coisas esto

5 6

Aqui nos referimos a atual briga dos estados brasileiros pelos Royalties do Petrleo e do Pr-sal. A Primavera rabe que est acontecendo nos nossos dias, como uma revolta da populao de alguns pases rabes contra o absolutismo e o totalitarismo poltico tem seus motivos e tiveram seu estopim. Talvez esta seja uma revoluo que tenha comeado de baixo para cima ou talvez os motivos sejam os mesmos da democratizao Europeia ou da brasileira, um interesse pela hegemonia do poder por certas eltes. Este trabalho no contempla o estudo deste evento, mas trar alguns estudos a respeito da democratizao brasileira e do carter burgus da democratizao Europeia, que veio a influenciar a anterior.

boas como so, e que se tentarmos mudar algo, s tornaramos as coisas piores. Algum que tenha vivenciado momentos difceis nos tempos de ditadura militar no Brasil talvez tambm pudesse concordar com esta frase, mas para quem no vivenciou momentos to difceis, ser que esta resposta convence? E por que aqueles momentos difceis do passado, sem a tal democratizao, eram mais difceis que hoje? De certo, que h uma continuidade na histria do pas, mas as mudanas, sejam sociais, polticas ou naturais, provocam outras mudanas que fazem com que as dificuldades s mudem de sujeito. Para tentarmos dar uma resposta real, precisamos fazer um resgate histrico destes momentos de mudana no pas e, talvez, do surgimento deste discurso. Certamente, os elementos levantados neste artigo no daro conta dos primeiros discursos sobre democratizao. Porm, apontaro os momentos de identificao maior da sociedade com o tema. Para isto, trouxemos alguns autores que escreveram seus trabalhos vivenciando o regime anterior, a ditadura militar, Carlos Coutinho (1979) e Francisco Weffort (1984)7. E para elucidar o nosso artigo com uma contribuio sobre a histria do pas desde o Imprio, Jos Murillo de Carvalho (2003)8. Para entendermos o discurso da democratizao precisamos entender qual o verdadeiro significado da democracia em que vivemos, at para sabermos de onde nasceu essa positivao do termo. Podemos iniciar a discutir sobre a democracia com uma frase citada no trabalho de Weffort:
A democracia no Brasil foi sempre um lamentvel mal-entendido. Uma aristocracia rural e semifeudal importou-a e tratou de acomod-la, onde fosse possvel, aos seus direitos e privilgios, os mesmos privilgios que tinham sido, no Velho Mundo, o alvo da luta da burguesia contra os aristocratas (HOLLANDA apud WEFFORT, 1984: p. 21).

A primeira tentativa de democracia, segundo Carvalho (2003), nos remete a 1946, quando foi implantada no Brasil uma democracia formal e onde havia um envolvimento da sociedade com o tema. Porm, em 1894 o presidente Prudente de Morais fora eleito diretamente pelo voto popular, e a Repblica at 1930 tinha seus representantes eleitos pelo povo. Mas isso caracterizava uma democracia? Hollanda no se referia apenas ao momento, e sim concepo, que acreditamos vir de muito antes, ainda no golpe contra a Monarquia. E talvez este no seja o momento que nos interessa pelo baixo envolvimento popular, visto que o movimento pr-repblica, segundo Carvalho (2002), foi um movimento que s existiu em um pequena classe, a qual alguns autores chamaram, burguesia agrria. A sociedade no se envolveu com a Repblica.

7 8

Respectivamente A democracia como valor universal e Por que Democracia? A Cidadania no Brasil: O longo caminho

A surpresa da proclamao entrou para a histria na frase famosa de Aristides Lobo, segundo a qual o povo do Rio de Janeiro assistira bestializado, isto , bestificado, atnito, aos acontecimentos, sem entender o que se passava, julgando tratar-se de parada militar. A participao popular foi menor do que na proclamao da independncia. No houve grande movimentao popular nem a favor da Repblica, nem em defesa na Monarquia. Era como se o povo visse os acontecimentos como algo alheio a seus interesses (CARVALHO, 2002: p. 81).

Ele chega at a comentar em sua obra que h relatos de movimentos pr-monarquia9 e que de certa forma a Repblica no foi do interesse da sociedade e sim de uma pequena classe dominante, que tinha interesses econmicos no domnio da hegemonia poltica no pas. Portanto, tal perodo no pode ser entendido como democrtico, nem mesmo para o que nos interessa que a anlise deste discurso. A ideia de democratizao, parte de uma ideia de aproximao da sociedade da poltica. A criao de sindicatos, partidos polticos, associaes de classes e at os clubes10, fazem parte desta politizao da sociedade e da facilitao para o processo de democratizao. Nos estudos de Carvalho (2002) podemos analisar com riqueza de detalhes o caminho que foi percorrido para chegarmos sociedade brasileira dos nossos dias. E para saber a partir de quando tivemos a primeira tentativa de democracia no Pas, parto de uma das concluses do autor.
Pode-se concluir, ento, que at 1930 no havia povo organizado polticamente nem sentimento nacional consolidado. A participao na poltica nacional, inclusive nos grandes acontecimentos, era limitada a pequenos grupos. A grande maioria do povo tinha com o governo uma relao de distncia, de suspeita, quando no de aberto antagonismo. Quando o povo agia polticamente, em geral o fazia como reao ao que considerava arbtrio das autoridades. Era uma cidadania em negativo, se se pode dizer assim. O povo no tinha lugar no sistema poltico, seja no Imprio, seja na Repblica. O Brasil era ainda para ele uma realidade abstrata. Aos grandes acontecimentos polticos nacionais, ele assistia, no como bestializado, mas como curioso, desconfiado, temeroso, talvez um tanto divertido (CARVALHO, 2002: p. 83).

O nacionalismo, incentivado pelos discursos polticos de 1930, talvez, tenha sido um dos instrumentos de promoo de uma solidariedade nacional, acima das lealdades estaduais e talvez o prncipio do discurso da democratizao no pas. No que algum dos representantes defendesse a ideia da implantao da democracia, mas pela primeira vez a ampla participao dava uma ideia de que algo estava mudando no contexto poltico. At ento o pas no tinha uma identidade consolidada como repblica unificada. Haviam interesses por parte dos estados que eram maiores que o prprio interesse em ser uma nao.

Carvalho cita a revolta de Canudos e o movimento do Contestado, como movimentos pr-monarquia. Entretanto, uma das histrias mais interessantes que ele cita a de que um cronista da cidade [do Rio de Janeiro] atesta que em torno de 1904, aps 15 anos da proclamao da Repblica, ao visitar a Casa de Deteno, verificou que todos os presos eram radicalmente monarquistas. A revolta contra a vacinao obrigatria pode ter sido em parte encorajada pela antipatia popular pelo novo regime (CARVALHO, 2002: p. 82). 10 Aqui nos refirimos aos clubes que surgiram na dcada de 1930 como esferas pblicas de discusso poltica como a Legio Revolucionria e o Clube 3 de Outubro.

Entre 1930 e 1937, o Brasil viveu uma fase de grande agitao poltica. Anteriormente, s a Regencia, um sculo antes, e os anos iniciais da Repblica tinham vivido situao parecida. Mas o perodo de 30 superou os anteriores pela amplitude e pelo grau de organizao dos movimentos polticos. Quanto a amplitude, a mobilizao atingiu varios estados da federao, alm da capital da Repblica; envolveu vrios grupos sociais: operrios, classe mdia, militares, oligarquias, indstriais. Quanto a organizao, multiplicaram-se os sindicatos e outras associaes de classe; surgiram vrios partidos polticos; e pela primeira vez foram criados movimentos polticos de massa de mbito nacional (CARVALHO, 2002: p. 97-98).

Este perodo foi marcado pela discusso poltica, e como citado por Carvalho, pela agitao da sociedade. Estes movimentos, que tinham uma inteno de se mostrarem democrticos, por trazerem a sociedade para a discusso poltica, foram dissolvidos pelo Estado Novo alguns anos depois e declarados uma ameaa unidade nacional. Unir a nao em torno de um ideal, a ordem e o progresso, princpio do repblicanismo cvico, era mais importante para o Estado do que o inserimento da sociedade na discusso poltica. O Estado Novo e o regime militar implantaram no pas ideias de modernizao e industrializao sem consentimento dos governados11, e uma ligao com os grandes monoplios internacionais, que posteriormente assumiriam um papel fundamental produo e reproduo da democratizao da sociedade. Em 1945, quando o Brasil, a partir de presses internacionais, legaliza os partidos polticos e convoca eleies gerais, discutida a democratizao do pas, e pela primeira vez, uma Constituinte adere a um regime democrtico, mesmo que esta tenha sido apenas uma democracia formal, visto que o Presidente General Dutra no assume uma postura democrtica. Mas para o que nos interessa, a primeira vez que a sociedade tem um contato real com uma verdadeira democracia, ou mesmo, que inserida na sociedade uma ideia de democracia. Neste trabalho, atribuo campanha que antecedeu as eleies de 1950, como a campanha onde o discurso de democratizao, levantado pela asceno do povo ao poder, principalmente por Getlio Vargas, ex-ditador e representante da elte poltica gacha, inicia um processo de identificao com a sociedade. Dal em diante, o progresso vivido durante o governo e a busca pelo envolvimento da sociedade em torno de assuntos polticos, como a criao da Petrobrs, com o slogan O petrleo nosso! trouxeram a sociedade para o debate poltico. A Getlio foi atribudo uma nova maneira de fazer poltica, o populismo. na

11

Leia-se CHOMSKY, Noam. Consentimento sem consentimento: a teoria e a prtica da democracia. Estudos Avanados, So Paulo, vol. 11, no. 29, p. 259-276, Jan./Abr. 1997.

Houve progresso na formao de uma identidade nacional, na medida em que surgiram momentos de real participao popular. Foi o caso do prprio movimento de 1930 e das campanhas nacionalistas da dcada de 50, sobretudo a da defesa do monoplio estatal do petrleo. O nacionalismo, incentivado pelo Estado Novo, foi o principal instrumento de promoo de uma solidariedade nacional, acima das lealdades estaduais. A esquerda salientou-se na defesa das teses nacionalistas. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), criado no Rio de Janeiro na dcada de 50, foi o principal formulador e propagandista do credo nacionalista (CARVALHO, 2002: p. 88).

A retomada do poder pelas foras armadas, a morte de Getlio Vargas e a represso exercida pela nova ditadura militar, talvez tenham sido os motivos principais para um aumento da discusso sobre a democracia, mesmo que a discusso sobre o tema, at determinado perodo no fosse permitida. Aqui levantamos uma hiptese, baseados no trabalho de Benedict Anderson 12, de que os meios de comunicao de massa estenderam um sentimento de unidade entre todas as sociedades dos estados da repblica brasileira, que desde a guerra do Paraguai, evento que segundo Carvalho (2002) trouxe um sentimento de identidade nacional nunca antes visto (CARVALHO, 2002: p. 37-38) , no havia ainda, na sua formao identitria, se consolidado como nao. Somente a partir, dos jornais de grande circulao, folhetins, revistas, rdios e a partir da dcada de 1950 da televiso, veio a se consolidar este sentimento de identidade nacional. E somente com base em um sentimento nacionalista que um desejo pela democracia poderia se consolidar, ou pelo menos, a simulao deste desejo.

A retomada do debate sobre a democracia

Nos anos que se seguiram, um debate sobre a democratizao foi inserido na sociedade pela resistncia ditadura militar. A democracia passou a ser um discurso de salvao. Para Toledo (1992; 1994), houve uma retomada da esquerda sobre o debate da democracia a partir de 1975. Isto pde ser verificado nas revistas e artigos publicados naquele perodo, onde foi levantada uma bandeira em prol da democratizao do Brasil, por parte dos partidos polticos. Havia uma esperana, inclusive no trabalho de Coutinho (1979) de uma transformao da sociedade atravs da democracia, que pela primeira vez se colocava como alternativa contra o domnio de uma elite.
Para o conjunto das foras populares, coloca-se assim uma tarefa de amplo alcance: a luta para inverter essa tendncia elitista ou prussiana da poltica brasileira e para
12

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexes sobre a origem e a difuso do nacionalismo. So Paulo: Companhia das Letras, 2008.

eliminar suas consequncias nas vrias esferas do ser social brasileiro. [...] A luta pela eliminao dessa tendncia confunde-se com uma profunda renovao democrtica do conjunto da vida brasileira (COUTINHO, 1979: p. 42)

O interesse pela democracia passou a no ser somente da oposio ao regime. Mas o prprio regime comeou a apoderar-se do discurso da democratizao. O presidente Geisel comeou um processo de abertura poltica, com muitas restries, que foram acabar por uma abertura total aps o governo Figueiredo. H quem diga que o regime militar no tenha tido interesse na democratizao. Podemos duvidar?

A espetacularizao da sociedade brasileira Segundo Debord (2003) o espetculo o movimento autnomo do no-vivo. Ele o foco do olhar iludido e da falsa conscincia, uma relao social entre pessoas, mediatizada por imagens e aqui podemos incluir, tambm, os discursos. Ele a afirmao onipresente da escolha j feita na produo, e no seu corolrio o consumo (DEBORD, 2003: p. 7). Por mais que a sociedade desconhecesse o real significado de democracia, para aquela sociedade uma coisa era certa, a democracia era boa. Visto que era a nica alternativa possvel contra a ditadura.
Hoje, dizem, caminhamos para a democracia at porque no temos, nas circunstncias, nenhum outro lugar para ir. Como quem diz, a nica sada. [...] Minha nica dvida a de saber se um pensamento que s sabe conceber democracia como uma imposio das circunstncias pode ser dito um pensamento democrtico (WEFFORT, 1984: p. 24).

Weffort no previu em seu trabalho que meses depois da sua publicao o discurso da democracia venceria, que a sociedade daquele ano entraria para a histria com as grandes passeatas e comcios das Diretas J e que o discurso produzido pelas eltes, ou seja, pelos grupos dominantes, tomaria conta de todo o discurso poltico. No havia mais espao para a discusso poltica, a democracia era a soluo de todos os problemas daquela sociedade. E aqui quero levantar uma outra hiptese. Sem a espetacularizao da prpria democracia, no poderia ter sido possvel a conscincia de democratizao. O significante, que no mais j havia perdido seu significado real, j no era mais somente a soluo para um pas, mas era a salvao de todos os problemas, visto que era apenas espetculo. Para Debord o espetculo a principal produo da sociedade atual (2003: p. 16). Este espetculo alienou a sociedade dos verdadeiros significados das coisas. E partindo do pressuposto de que alguns significantes j no representam seus objetos, que no existem mais, so apenas representaes de si mesmos, podemos dizer que ainda possvel o discurso da democratizao como espetculo. Em toda a parte onde h representao independente, o espetculo reconstitui-se (DEBORD, 2003: p. 19).

Ao nos aprofundarmos na teoria de Debord, comeamos a desconfiar que todo o discurso da democracia, no s tinha um fim, como um proprietrio. A grande massa, ou pelo menos os estudiosos, estudantes, socilogos, filsofos, sindicalistas, operrios e muitos outros consideravam que a democracia seria de todos, mas como Weffort (1984) j previra quatro anos antes da aprovao da nova constituio, havia uma elte poltica que j tinha se apoderado do discurso da democratizao. E, talvez, a verdadeira democracia, ou pelo menos a inteno dela, j no existisse. Provavelmente s existia um regime formal que substituiria o regime militar, mas que deixaria o poder nas mos da mesma elite poltica, que por meio das vias prussianas13 conseguiria novamente justificar sua hegemonia.
Limitando-se a uma disputa entre os grupos dominantes e as elites que os representam, no h nenhum pacto social embutido nesse processo sucessrio. Na melhor das hipteses, haver, talvez, um pacto poltico visando a reorganizao institucional do pas. A crise econmica continua, e j se pode prever que seus custos maiores continuaro sobre os ombros dos trabalhadores. Seria esta a democracia pela qual lutamos durante os ltimos dez anos? Seria esta luz que todos espervamos no fim do tnel? (WEFFORT, 1984: p. 18).

Weffort (1984), no s defendia a discusso de uma outra possibilidade, como propunha a revoluo, realizada de baixo para cima, assim como falava cinco anos antes Coutinho (1979), que chegou a escrever em seu artigo que a sociedade alcanaria a democracia desta forma e at conseguiria implatar ideias do socialismo na nova forma de governo. O autor se mostrava um defensor de uma democracia socialista, e acreditava que esta seria possvel, mesmo que por algum tempo os monoplios nacionais e internacionais continuassem na hegemonia do poder14. Ao invs disso, o modelo que predominou foi a democracia liberal em um modelo de sociedade capitalista. Aquela seria apenas uma representao de uma democracia? Poderamos dizer que na representao existam apenas traos do real, nesse caso tudo parece ser novo. A nica coisa que parece realmente existir e ser real a prpria espetacularizao do desejo de democracia. Mas a prpria democracia, parece, no existir nem ali, nem nas discusses. A dcada de 1970, talvez, tenha sido o perodo em que mais se discutiu a democracia, mas poucos discutiram a democracia pura dos atenienses, ou mesmo, o ideal democrtico dos Iluministas. No que aqueles ideais tenham vindo de baixo, pelo contrrio, conhecido como ideal de democracia

13

Coutinho (1979), baseado em outros autores, usa este termo para dizer que as tranformaes polticas e a modernizao econmico-social no Brasil foram sempre efetuadas no quadro de uma viaprussiana, ou seja, atravs da conciliao entre fraes das classes dominantes, de medidas aplicadas de cima para baixo[...] (COUTINHO, 1979: p. 71) 14 Coutinho deixa isso claro quando diz: Em termos de contedo, isso significa que as foras hegemnicas do novo regime liberal continuaro a ser, durante um certo tempo, os monoplios nacionais e internacionais, ainda que essa hegemonia seja exercida de modo menos absoluto e deptico que sob o atual regime (COUTINHO, 1974: p. 42). Podemos observar que o autor fala que somente por um certo tempo essa hegemonia seria exercida e aquilo que podemos constatar em nossos dias que essa hegemonia tem se tornado to maior, ao ponto de alguns estudiosos falarem em um modelo de EstadoMercado substituindo o Estado-Nao (Entrevista com Philip Bobbitt, POCA, 10 out 2011: p. 84-86).

burguesa15. Mas a discusso brasileira se dava em um novo modelo de sociedade, que parecia no poder mais retroceder, ou mesmo revolucionar o seu modo de vida. No mais, podemos pensar que a sociedade j estava alienada, e mais preocupada em discutir aquilo que era reproduzido pelos meios de comunicao de massa. Ou ser que o debate sobre a democratizao no foi espetacularizado?
O espetculo o discurso ininterrupto que a ordem presente faz sobre si prpria, o seu monlogo elogioso. o auto-retrato do poder no momento da sua gesto totalitria das condies de existncia. [...] A sociedade do espetculo , pelo contrrio, uma formulao que escolhe o seu prprio contedo tcnico (DEBORD, 2003: p. 25).

As discusses que surgiram sobre democracia, salvo algumas excesses16, fabricaram alienaes em torno da prpria discusso poltica. Dizemos alienao, por que no se discutia outra forma poltica que no a democracia. A democracia liberal, democracia ou liberalismo? A democracia socialista, democracia ou socialismo? A revoluo, pode vir a ser verdadeira democracia? Nos casos anteriores podemos duvidar de que existisse democracia ali, seria apenas um significante vazio, que enriquecia um discurso hegemnico de poder, seja ele liberal, socialista, ou qualquer outro poder que quisesse agregar a fora das massas ao seu discurso. Muitos autores que defenderam esses modelos de democracia podem dizer que estamos errados em nossos argumentos, por no considerarmos que a democracia sempre uma abertura para a ampla participao popular na vida poltica do Estado e de direito de votar ou representar o povo. Mas concretamente, se considerarmos todos os nossos problemas sociais, ns temos essa abertura? Temos pelo menos igualdade? A igualdade possvel? Onde h poder, h desigualdade. Quem faz a lei tambm obedece a lei, mas decide sobre o que legislar, isto j o coloca em uma posio de poder, consequentemente de desigualdade. Uma verdadeira democracia, como forma poltica de organizao da sociedade, talvez no tenha sido possvel em nenhum momento das sociedades antigas ou modernas, visto que um modelo de poder. Um poder que total ou que esta igualmente repartido entre todos os membros da comunidade no de nenhum modo poder (LACLAU, 2011: p. 79). Esta democracia que a est posta na sociedade brasileira dos nossos dias, s possvel como um simulacro da prpria democracia de Plato, de Rousseau, etc. E podemos dizer isto, porque sabemos que no a mesma. Provavelmente, seja apenas uma nova forma de organizao de Estado (ROSENFIELD, 2003: 14-17) onde a democracia apenas um adjetivo e

15

Vrios autores falam sobre o ideal da democracia burguesa, podemos citar os prprios Coutinho (1979), Weffort (1984) e Rosenfield (1994), dentre outros. 16 Uma das excesses Weffort (1984) que no prope nenhuma linha discutida anteriormente, mas sim a revoluo.

no mais o substantivo. Essa reorganizao do Estado, baseada no liberalismo, todavia discursivamente democrtica, a base da sociedade do espetculo.

A democratizao como significante vazio

O verdadeiro sempre uma parte do falso, visto que o falso no existe sem que exista o verdadeiro. A democratizao, como adjetivo, s existe por que existe o substantivo democracia. Mas significa que a primeira s exista na presena da segunda? A primeira foi discutida por mais de duas dcadas em pleno regime militar e na sua ausncia. A democratizao como significante existiu, porm sem a presena daquilo que lhe dava algum significado. A democratizao existiu sem a democracia, mas a democracia pode existir sem democratizao? Ao final deste tpico faremos mais um questionamento que talvez seja a resposta para grande parte da problematizao deste artigo.

Mais precisamente, observa-se frequentemente que a democracia tornou-se adjetivao do Estado, em expresses como Estado democrtico. como se a democracia tivesse perdido a sua significao prtica de ser o lugar pblico do processo de identificao da sociedade consigo em proveito de uma nova forma de organizao poltica (ROSENFIELD, 2003: p. 13).

Muitos podem dizer que somos uma democracia porque o povo tem o poder de voto. Mas na Repblica Velha, mesmo com suas regras que restringia o voto entre poucos, o voto era direto, e com um detalhe, no era obrigatrio. Mas esse perodo foi ou considerado um perodo democrtico? Algum autor fala que naquele perodo viviamos uma democracia? No entanto, o direito ao voto direto existia. O que existe um esvaziamento do verdadeiro significado de democratizao. H uma espetacularizao do termo, que acaba por criar um entusiasmo, que serviu para a legitimao do poder de uma classe poltica dominante e que existe ainda hoje no preenchimento do discurso poltico. A democratizao se tornou slogan de qualquer campanha ou programa governamental que queira transparecer bondade para a sociedade. Hoje, a educao, a alimentao, a informtica, e muitas outras coisas so democratizveis, no chegam para todos, nem mesmo nas ordens necessrias para um bom absorvimento, mas o discurso existe. No conseguir enxergar as mudanas que a prpria democracia sofreu com o passar do tempo, no sentido de permitir a entrada dos grupos dominados da sociedade, no debate poltico um erro no qual no pretendemos cair. Porm, segundo Bourdieu (2011), h uma minoria que participa do campo [poltico] e uma massa de profanos que no encontra

legitimidade social para a ao poltica e tende a interiorizar e naturalizar sua prpria impotncia (2011: p. 216). E isso nos faz levantar questionamentos j feitos em relao esta democratizao: O que pode ser a democracia dos nossos dias, seno a democracia dos grupos hegemnicos da sociedade?
Havia ingenuidade no entusiasmo. Havia a crena de que a democratizao das instituies traria rapidamente a felicidade nacional. Pensava-se que o fato de termos reconquistado o direito de eleger nossos prefeitos, governadores e presidente da Repblica seria garantia de liberdade, de participao, de segurana, de desenvolvimento, de emprego, de justia social. De liberdade, ele foi. A manifestao do pensamento livre, a ao poltica e sindical livre. De participao tambm. O direito do voto nunca foi to difundido. Mas as coisas no caminharam to bem em outras reas. Pelo contrrio. j 15 anos passados desde o fim da ditadura, problemas centrais de nossa sociedade, como a violncia urbana, o desemprego, o analfabetismo, a m qualidade da educao, a oferta inadequada dos servios de sade e saneamento, e as grandes desigualdades sociais e econmicas ou continuam sem soluo, ou se agravam, ou, quando melhoram, em ritmo muito lento. Em conseqncia, os prprios mecanismos e agentes do sistema democrtico, como as eleies, os partidos, o Congresso, os polticos, se desgastam e perdem a confiana dos cidados (CARVALHO, 2002: p. 7-8).

E apesar de toda essa [falsa] liberdade, a qual o autor se refere, no podemos afirmar que exista uma democracia verdadeira na sociedade brasileira, baseada nos ideais democrticos de liberdade, igualdade e fraternidade. Pois, talvez, como Heller e Fehr (1998) afirmam a ideia de impor a liberdade s pessoas invariavalmente serve como artifcio ideolgico para um novo tipo de dominao (HELLER; FEHR, 1998: p. 61).

CONCLUSO

O discurso da democratizao, sem querer usar qualquer tipo de extrapolao, mas usando uma metfora, podemos comparar ao discurso da evangelizao dos padres jesutas na colonizao do Brasil. Levar a salvao para um povo condenado. E se podemos dizer que existe democratizao sem democracia, visto que at Figueiredo, chefe da nao em perodo de ditadura, queria democratizar o pas, no podemos dizer que exista democracia sem democratizao, visto que a democracia, como forma de organizao da sociedade, em qualquer de suas formas de pensamento, pressupe uma igualdade e uma liberdade, que s pode existir a partir de uma democratizao completa. Fora disso o que existe um discurso sobre algo carente de significado, um significante vazio. Neste trabalho apenas quisemos questionar nossa vontade de verdade, restituir ao discurso seu carter de acontecimento e suspender a soberania do significante [democracia] (FOUCAULT, 1996: p. 51, grifo nosso).

REFERNCIAS

ALBERTONI, Ettore A. Doutrina da Classe Poltica e Teoria das Elites. Traduo Maria de Loudes Menezes. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990. ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexes sobre a origem e a difuso do nacionalismo. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulao. Traduo Maria da Costa Pereira. Lisboa: Relgio dgua, 1991. BOURDIEU, Pierre. O campo poltico. Revista Brasileira de Cincia Poltica, n. 5. Braslia, p. 193-216, jan-jul. 2011. CARVALHO, Jos Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. CHOMSKY, Noam. Consentimento sem consentimento: a teoria e a prtica da democracia. Estudos Avanados, So Paulo, vol. 11, no. 29, p. 259-276, Jan./Abr. 1997. COUTINHO, Carlos Nelson. A Democracia como valor universal. In: SILVEIRA, nio [et. al.]. Encontros com a Civilizao Brasileira. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1979. DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetculo. [S.I.]: eBooksBrasil.com, 2003. Disponvel em <http://www.ebooksbrasil.com/eLibris/socespetaculo.html>. Acesso em 22/04/2011. BOBBITT, Philip. Entrevista Philip Bobbitt. POCA, So Paulo, p. 84-86, 10 out 2011. FOUCAULT, Michel. A ordem do Discurso. Traduo Laura Fraga de Almeida Sampaio. 20 ed. So Paulo: Edies Loyola, 2010. ___________. Microfsica do Poder. Traduo Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edies Graal, 2011. HELLER, Agnes; FEHR, Ferenc. A condio poltica ps-moderna. Traduo Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. LACLAU, Ernesto. Emancipao e Diferena. Traduo (Coord.) Alice Casimiro Lopes; Elizabeth Macedo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. ROSENFIELD, Denis L. O que democracia. 5 ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. TOLEDO, Caio Navarro de. A modernidade democrtica da esquerda: adeus revoluo? Revista Crtica Marxista, So Paulo, 1994, p. 27-37. VARGAS, Getlio. A Campanha Presidencial. Rio de Janeiro: Editora Jos Olympio, 1951. WEFFORT, Francisco C. Porque Democracia?. So Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

Вам также может понравиться