Вы находитесь на странице: 1из 42

Fundao de Ensino e Pesquisa de Itajub Engenharia Mecnica

Centro Universitrio de Itajub

Desenho Tcnico I Aula 1

Introduo ao Desenho Tcnico


Eraldo Cruz dos Santos
eraldocs69@oi.com.br

TPICOS DA APRESENTAO INTRODUO;


Objetivo Ementa; Carga Horria; Formas de Avaliao; Referncias.

APRESENTAO DO CURSO

DESENHO TCNICO REVISO.

Definies; Classificao; Tipos; Grau de Elaborao; Materiais e Instrumentos de Desenho;

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

INTRODUO
Quando algum quer transmitir um recado, pode utilizar a fala ou passar seus pensamentos para o papel na forma de palavras escritas.

Quem l a mensagem fica pensamentos de quem a escreveu.

conhecendo

os

Quando algum desenha, acontece o mesmo: passa seus pensamentos para o papel na forma de desenho. A escrita, a fala e o desenho representam idias e pensamentos. Tanto a representao como a interpretao do desenho sero os focos de interesse neste curso.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 3

INTRODUO
Tipos de Desenho
Exemplo de Desenhos como Formas de Comunicao Universal

Homem e Mulher

Material Reciclvel

Ligar e Desligar

Portador de Necessidades especiais


Eraldo Cruz dos Santos

Bluetooth

Facebook
05/08/2012 4

INTRODUO
Tipos de Desenho Projees Ortogonais Desenho Artstico Desenho Tcnico

Um Cubo
Eraldo Cruz dos Santos

Paloma, Pablo Picasso

Pea mecnica
05/08/2012 5

INTRODUO
A noo de espao, pensamento visual de extrema importncia para o desenvolvimento psquico de um profissional, uma vez que permite a integrao de inmeras funes mentais. Esta integrao ocorre atravs do desenho que representa graficamente o mundo que nos cerca concretizando at os pensamentos abstratos, contribuindo para a sade mental.
Hoje, mais do que nunca, as competncias habilidades requeridas pela organizao da produo so: e

Criatividade;
Autonomia e Capacidade de solucionar problemas, pois a era industrial j se foi.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 6

INTRODUO
Tipos de Desenho
Exemplo artstico. de desenhos

Neles os artistas transmitem suas idias e seus sentimentos de maneira pessoal. Um artista no tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artstico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou.

Paloma, Pablo Picasso


Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 7

INTRODUO
Tipos de Desenho
O desenho tcnico, ao contrrio do artstico, deve transmitir com exatido todas as caractersticas do objeto que ele representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas tcnicas. Assim, todos os elementos do desenho tcnico obedecem a normas tcnicas, ou seja, so normalizados. Cada rea ocupacional tem seu prprio desenho tcnico, de acordo com normas especficas. Pea mecnica
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 8

INTRODUO
A leitura e a interpretao da linguagem grfica so desenvolvidas com a prtica do desenho de uma forma parecida com a alfabetizao, passando a ser uma habilidade

fundamental para o estudante de curso tcnico, pois


possibilita o uso desta ferramenta base para desenvolver vrias competncias. Na prtica pode-se dizer que, para interpretar um

desenho tcnico, necessrio enxergar o que no visvel e


a capacidade de entender uma forma espacial a partir de uma figura plana chamada viso espacial.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 9

OBJETIVO

O objetivo do curso formar profissionais altamente qualificados para atuar em toda a cadeia produtiva, provendo solues tecnolgicas para as atividades do setor bem como gerenciar os processos produtivos e os recursos neles disponveis, com tica, responsabilidade social e ambiental. Durante a formao do aluno sero apresentados os principais conceitos, definies e caractersticas do desenho tcnico, levando o aluno a desenvolver uma viso espacial, propiciando a construo de desenhos tcnicos normalizados, bem como o desenvolvimento da leitura e da interpretao dos mesmos.

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

10

OBJETIVO
Visa tambm formar profissionais para atuarem em indstrias de base, tais como: Mecnica, metalrgica, siderrgica, minerao, petrleo, plsticos; Em indstrias de produo de bens como indstrias de alimentos, eletrodomsticos, brinquedos; Nas indstrias: automobilsticas, de equipamentos, de aeronutica; No setor de instalaes tais como: gerao de energia, refrigerao e climatizao; Em indstrias que produzem mquinas e equipamentos e em empresas prestadoras de servios; Em institutos e centros de pesquisa, rgos governamentais, escritrios de consultoria.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 11

EMENTA DO CURSO
Introduo ao Desenho Tcnico; Desenho de componentes de mquinas (tcnicas de perspectivas). Desenho de conjunto e de detalhes. Escalas. Cotao. Projees ortogonais. Perspectivas. Cortes: tipos de cortes aplicados ao Desenho Mecnico. Interseces: peas cilndricas, cnicas, esfricas e suas mtuas interseces. Tolerncias: geral e de forma e posio. Sinais de acabamento.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 12

CARGA HORRIA

Aulas com durao de 50 minutos cada; Quatro aulas semanais;

33 aulas tericas;
34 aulas prticas; Totalizando 67 aulas no semestre.

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

13

FORMAS DE AVALIAO
Sero realizadas, por semestre, duas avaliaes. Cada avaliao ser dividida em atividades prticas e tericas, com a seguinte distribuio: Prova terica: 50 %;

Prova Prtica: 50 %. As regras de pontuao seguem as que esto contidas no projeto pedaggico do curso, ou seja, a avaliao segue o regimento da FEPI, prevendo-se a atribuio de duas notas bimestrais e havendo, ao fim do semestre, a aplicao dos exames finais. A frequncia tambm apurada conforme regimento. A avaliao feita por meio de provas escritas, trabalhos individuais ou em grupo; atividades prticas, entre outras situaes avaliativas, sempre adequadas metodologia empregada pelo professor.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 14

FORMAS DE AVALIAO
2 provas (1 por bimestre), ou Trabalhos (Cada prova ser dividida em questes tericas e prticas) Frequncia Mnima: 75%

N1 2 N 2 3 MS
5

(onde N1 e N2 so as mdias bimestrais e MS a mdia semestral)

MS >= 70 e frequncia > 75% - Aprovado 35 > MS >70 Exame Final MS < 35 Reprovado Frequncia < 75% - Reprovado

MS 3 EF 2 MF
5
Eraldo Cruz dos Santos

MF = Mdia Final MS = Mdia do semestre EF = Nota do Exame Final MF > 50 - Aprovado


05/08/2012 15

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Bibliografia Bsica: 1. FRENCH, THOMAS. E. & VIERCK, C., Desenho Tcnico e tecnologia grfica, 5 ed., Rio de Janeiro, Editora Globo, 1995. 2. BARETA, DEIVES ROBERTO e WEBER, JAINE, Fundamentos De Desenho Tcnico Mecnico, Editora EDUCS, 2010. 3. MANFE, POZZA, SCARATO. Desenho Tcnico Mecnico, V.1, Editora: HEMUS.

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

16

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Bibliografia Complementar
1. STAMATO, JOS; et. al., Desenho 3: introduo ao desenho tcnico, Rio de Janeiro: FENAME, 1972. 2. TELECURSO 2000. Leitura e Interpretao de Desenho Tcnico Mecnico. v. 1. So Paulo: Globo, 2000. 3. MANFE, POZZA, SCARATO. Desenho Tcnico Mecnico, V.2, Editora: HEMUS; 4. PRNCIPE JR., ALFREDO DOS REIS. Noes de geometria descritiva. 25 ed. So Paulo: Nobel, 1977. 5. NORMAS TCNICAS - NBR 10067 - Princpios gerais de representao em desenho tcnico; NBR 8196 - Desenho Tcnico - Emprego de escalas; NBR - 8403 - Aplicaes de linhas em desenhos - Tipos de linhas - Larguras das linhas; NBR - 10582 - Apresentao da folha para desenho tcnico; NBR - 10068 - Folha de desenho - Leiaute e dimenses; NBR - 8402 - Execuo de carter para escrita em desenho tcnico. 05/08/2012 17 Eraldo Cruz dos Santos

DEFINIES
Desenho
Um desenho uma forma importante de comunicao, porque por meio de desenhos pode-se conhecer as tcnicas, os hbitos e as idias de quem os projetou.

O desenho a cincia e a arte de representar, graficamente objetos e idias atravs de linhas, de cores e de formas, mo livre ou com a utilizao de instrumentos e de materiais adequados. uma descrio grfica que nos fornece, mediante linhas a imagem de um objeto que dificilmente poderia ser explicado com palavras.

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

18

DEFINIES DE DESENHO TCNICO

Desenho Tcnico
O desenho tcnico uma forma de expresso grfica que tem por finalidade a representao de forma, da dimenso e da posio de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e tambm da arquitetura.

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

19

DEFINIO DE DESENHO TCNICO


O desenho tcnico utiliza de um conjunto constitudo por linhas, nmeros, smbolos e indicaes escritas

normalizadas internacionalmente, o desenho tcnico definido como linguagem grfica universal da engenharia e
da arquitetura. Assim como a linguagem verbal escrita exige alfabetizao, a execuo e a interpretao da linguagem

grfica do desenho tcnico exige treinamento especfico,


porque so utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 20

CLASSIFICAO DE DESENHO TCNICO


1. Desenho Tcnico Possui como caracterstica principal a preciso absoluta e tcnicas de elaborao normalizada. Pode ser sub classificado em:

Desenho Mecnico: Representa projetos de mquinas;


Desenho Arquitetnico: Representa projetos para construo civil;

Desenho Topogrfico: topogrficos;

Representa

levantamentos

Desenho Cartogrfico: Representa cartas e mapas...

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

21

CLASSIFICAO DE DESENHO TCNICO


2. Desenho Artstico a representao grfica da livre expresso da criatividade, podendo ser classificado em: Natural, abstrato, ornamental e publicitrio.

3. Desenho Projetivo
a representao de figuras slidas, ou seja, de trs dimenses, em um plano. 4. Desenho Geomtrico a representao grfica com preciso absoluta, de figuras planas, ou seja de at duas dimenses. Baseia-se portanto na geometria plana.

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

22

TIPOS DE DESENHO TCNICO


O desenho tcnico dividido em dois grandes grupos: Desenho projetivo: so os desenhos resultantes de projees do objeto em um ou mais planos de projeo e correspondem s vistas ortogrficas e s perspectivas:

Vistas ortogrficas: figuras resultantes de projees ortogonais, sobre planos convenientemente escolhidos, de modo a representar, com exatido, a forma do mesmo com seus detalhes.
Perspectivas: figuras resultantes de projeo isomtrica ou cnica, sobre um nico plano, com a finalidade de permitir uma percepo mais fcil da forma do objeto.

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

23

Exemplos de Aplicao do Desenho Projetivo


Projeto e fabricao de mquinas, equipamentos e de estruturas nas indstrias de processo e de manufatura (indstrias mecnicas, aeroespaciais, qumicas, farmacuticas, petroqumicas, alimentcias etc.). Projeto e construo de edificaes com todos os seus detalhamentos eltricos, hidrulicos, elevadores etc.
Projeto e construo de rodovias e ferrovias mostrando detalhes de corte, aterro, drenagem, pontes, viadutos etc.

Projeto e montagem de unidades de processos, tubulaes industriais, sistemas de tratamento e distribuio de gua, sistema de coleta e tratamento de resduos.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 24

Exemplos de Aplicao do Desenho Projetivo


Representao nuticas. de relevos topogrficos e cartas

Desenvolvimento de produtos industriais.

Projeto e construo de mveis e utilitrios domsticos.


Promoo de vendas com apresentao de ilustraes sobre o produto.

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

25

Exemplos de Aplicao do Desenho Projetivo


Pelos exemplos apresentados pode-se concluir que o desenho projetivo utilizado em todas as modalidades da engenharia e pela arquitetura. Como resultado das especificidades das diferentes modalidades de engenharia, o desenho projetivo aparece com vrios nomes que correspondem a alguma utilizao especfica: Desenho Desenho Desenho Desenho Desenho Desenho Desenho Mecnico; de Mquinas; de Estruturas; Arquitetnico; Eltrico/Eletrnico; de Tubulaes; hidrulico.
05/08/2012 26

Eraldo Cruz dos Santos

TIPOS DE DESENHO TCNICO


Desenho no-projetivo: na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos clculos algbricos e compreendem os desenhos de grficos, diagramas, bacos, etc... Diagramas: desenhos nos quais valores funcionais so representados em um sistema de coordenadas. Esquema: figura que representa no a forma dos objetos, mas as suas relaes e funes.

Fluxogramas: representao grfica de uma sequncia de operaes. Organograma: quadro geomtrico que representa os nveis hierrquicos de uma organizao, ou de um servio, e que indica os arranjos e as inter-relaes de suas unidades constitutivas.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 27

GRAU DE ELABORAO Quanto a Fase do Projeto


Esboo: um desenho tcnico, habitualmente usado nas fases iniciais do projeto, em geral mo livre; uma representao rpida de uma idia, no responde a uma norma, no tem uma escala definida, porm deve respeitar as propores.

Croqui: desenho no obrigatoriamente em escala, confeccionado normalmente mo livre e contendo todas as informaes necessrias sua finalidade. Desenho Preliminar (anteprojeto): corresponde a uma etapa intermediria do processo de elaborao do projeto, que ainda pode sofrer alteraes.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 28

GRAU DE ELABORAO Quanto a Fase do Projeto


Desenho Definitivo (Desenho para execuo): Depois de aprovado, corresponde a soluo final do projeto, ou seja, ele contm todos os elementos necessrios para a sua compreenso.
Detalhe (desenho de produo): desenho de componente isolado ou de uma parte de um todo, geralmente utilizado para a sua fabricao. Desenho de conjunto (montagem): desenho mostrando vrios componentes que se associa para formar um todo, geralmente utilizado para a montagem e manuteno.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 29

GRAU DE ELABORAO Quanto a Pormenorizao

Desenho de componente: desenho de um ou vrios componentes representados separadamente.

Desenho de conjunto: desenho mostrando reunidos componentes, que se associam para formar um todo. Detalhe: vista geralmente ampliada do componente ou parte de todo um complexo.

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

30

GRAU DE ELABORAO

Quanto ao Material Empregado

Desenho executado a lpis, giz, carvo ou outro material adequado. Quanto ao Modo de obteno Desenho matriz que serve para reproduo. Original: desenho matriz que serve para reproduo. Reproduo: desenho obtido a partir do original mediante cpia (reproduo na mesma escala do original), ampliao (reproduo).
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 31

MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE DESENHO


Lapiseiras
Existem lapiseiras para vrios dimetros de minas (laminas) de grafite: 0,3 mm; 0,5 mm, 0,7 mm, 0,9 mm, 1,6 mm e 2,0 mm.

Grafite
Dentro desta escala, o intervalo usado para o desenho tcnico vai de 2B a 2H, sendo mais comum o uso de grafite B, H e F.

Borracha para Desenho


A borracha deve ser do tipo macia, com capa protetora. Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 32

MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE DESENHO


Escala ou Escalmetro
Tem um formato triangular, o que permite a graduao de seis escalas diferentes. muito til para a leitura de medidas em desenhos impressos em escalas: 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100 e 1:125. O par de esquadros utilizado para traar linhas verticais e obliquas. O modelo mais indicado o de acrlico transparente sem graduao nem rebaixo, tendo como comprimento 32 cm. Um esquadro sempre usado juntamente com uma rgua e/ou outro elemento de apoio. So duas peas de formato triangular um com ngulos de 45 e outro 30/60. O terceiro ngulo dos dois 90, o que d o nome as peas de esquadros. Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 33

Esquadros

MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE DESENHO


Compasso
Instrumento usado para o traado de circunferncias ou arcos, assim como o transporte de medidas. Este instrumento ser utilizado em construes geomtricas. um instrumento vazado com diversas curvas, de raio varivel, que servem, para concordar pontos, que formam curvas. muito usado no desenho de planificaes. Uma rgua flexvel (outro instrumento) pode substituir uma curva francesa. Instrumento usado para medir, aferir ou marcar ngulos. Eles podem ser de 360 (volta completa) e dimetro de 15 a 25 cm ou 182 (meia volta. Os bons transferidores so feitos em acrlico transparente e possuem graduao em traos finos e legveis. Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 34

Curva Francesa

Transferidor

MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE DESENHO


So chapas em plstico ou acrlico, com elementos diversos vazados, que possibilitam a reproduo destes nos desenhos.

Gabaritos

Fita Adesiva ou Durex


Usada para fixar o papel de desenho na prancheta. Tipos indicados: Durex Scoth 3 m largura, 12 e 19 mm, ou Fita Crepe Scotch 3 m largura 12 e 19 mm.

Rgua Paralela e Rgua T


Como o nome sugere, serve para traar segmentos paralelos. muito usada juntamente com o par de esquadros. A rgua paralela substitui a trgua T, que um instrumento para traados paralelos e serve de apoio para os esquadros. Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 35

MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE DESENHO


O mais importante que possibilite uma correta postura ergonmica para o desenhista, assim como a iluminao adequada em intensidade e direo. A prancheta de desenho composta de duas partes fundamentais: a base e o tampo. O tampo, geralmente composto por um placa retangular de compensado, madeira ou aglomerado, forrada com um plstico espesso, fosco de cor branca, azul claro ou verde clara, serve de apoio para folha de desenho. A base da prancheta composta de metal ou madeira, possui partes moveis que permitem regular a altura e inclinao do tampo, de acordo com a comodidade do desenhista. Tamanhos de 100 x 80 cm, 120 x 90 cm e outros. Dois elementos so componentes importantes da prancheta: a luminria e a banqueta.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 36

Prancheta

MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE DESENHO


Papeis para Desenho
Papel Manteiga Tipo mais barato de papel para desenho tcnico, aceita bem grafite, nanquim e hidrogrfica.
Papel Vegetal Tipo mais adequado ao desenho a nanquim, aceita muito bem o grafite. Produz excelente cpias devido sua homogeneidade e transparncia. Polister Na verdade um filme e no um papel, bastante liso, fino, estvel em suas dimenses, adequado ao nanquim. Liso, Milimetrado ou Quadriculado Poder em papel canson ou sulfite, em bloco ou avulso, com ou sem margens, utilizado desenhos, layout ou croquis. Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 37

MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE DESENHO


Lmina retrtil, tipo faca olfa, encontrada em dois modelos: lmina estreita ou larga. Usada para cortar papeis. Caneta Nanquim Caneta usada para desenhos a nanquim possui compartimento recarregvel para tinta, produz trao limpo e preciso.

Estilete

Tinta Nanquim A tinta nanquim encontrada mais comumente nas cores preto (mais usada), branca, azul, amarela e vermelha. O nanquim colorido possui substncias corrosivas, e por isto, aps sua utilizao os instrumentos devem ser bem lavados.. Tubo para Originais Tubo plstico cilndrico utilizado para armazenar e transportar as pranchas de desenho (originais).
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 38

MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE DESENHO


Existem dois tipos no mercado: uma de cor cinza escura (tambm conhecida como borracha de areia) dura e no muito eficiente, mas, eficaz em conjunto com a lamina gilete para raspagem de tinta nanquim. Benzina Vendida em pequenos frascos em farmcias ou lojas especializadas (papelarias), utilizada para remover gordura da superfcie do papel vegetal antes do uso do nanquim. O mesmo efeito se obtm utilizando Bombril levemente e ou borracha de areia. Aranha Instrumento utilizado em conjunto com a caneta nanquim e a rgua normgrafo para a produo de letras regulares. Normgrafo Rgua com letras gravadas que so reproduzidas no papel atravs do uso de aranha.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 39

Borracha para Nanquim

MATERIAIS E INSTRUMENTOS DE DESENHO


Lista de Materiais a ser utilizado nas aulas de Desenho
Lapiseira com grafite HB 0,5 milmetro; Borracha para desenho; Compasso para grafite;

Escalmetro;
Rgua graduada de trinta centmetros, em acrlico ou plstico transparente;

Par de esquadros, tamanho mdio, em acrlico ou plstico transparente; Papel milimetrado A4;
Papel A4 para desenho; Transferidor;

Fita durex.
Eraldo Cruz dos Santos
05/08/2012 40

REVISO
Assuntos da Aula

Caractersticas do Curso;
Definies de desenho Classificao do Desenho;

Tipos de Desenho Tcnico;


Exemplos de Aplicao de Desenho Tcnico; Grau de Elaborao do Desenho;

Materiais e Instrumentos de Desenho.

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

41

AGRADECIMENTO

MUITO OBRIGADO!

Eraldo Cruz dos Santos

05/08/2012

42

Вам также может понравиться