Вы находитесь на странице: 1из 4

Bem encerrando a serie sobre tipos de boot, apresento o boot via rede, quando tudo mais falha, usb,cd

e magia apelamos para o boot via rede ou pxe como tambm conhecido. Mas afinal o que um boot via rede? O boot via rede um tipo de boot onde o seu computador procura os arquivos para inicializao em um servidor remoto, a grande maioria dos pcs,notes e afins tem a opo na bios de se dar boot pela placa de rede, ao selecionar esta opo seu pc procura um servidor dhcp durante a inicializao que possa lhe fornecer os arquivos necessarios para carregar um sistema basico ou ate mesmo um full desktop no caso de Thin Clients. Aqui utilizaremos um TFTP Server para fornecer arquivos de inicializao para um segundo pc e assim instalar nosso sistema operacional. >>>>>>>>Faa download do TFTP aqui <<<<<<<<<< 1. Abra o TFTPBoot.exe e extraia o conteudo para o drive C:\ , a sua estrutura de pastas devera estar parecida com a de baixo.

2. 3. Abra a pasta do programa e clique no arquivo tftpd32.exe. 4. Quando o programa abrir clique em Settings, mude as configuraes para que fiquem iguais as da figura abaixo:

5. Pressione ok para volta a janela principal e agora clique na aba "DHCP SERVER" . 6. Novamento ajuste suas configuraes de acordo com a figura abaixo, depois clique em "Save"

7. Feche o Tftpd32. 8. Desabilite qualquer Firewall, incluindo o do Windows, coloque sua placa de rede para utilizar um Ip Fixo como 192.168.1.5. 9. Conecte um cabo direto entre o seu computador e a maquina que voc esta tentando inicializar. 10. Inicie o Tftpd32.exe novamente. 11. Ligue o outro computador e selecione na Bios (fique apertando F2 ou Del ) e selecione a opo de boot pela Rede, chamda de PXE. Salve a configurao e reinicie o computador que sera inicializado. 12. Uma verso Basica do Windows PE (Pre Install Enviroment ou ambiente de prinstalao), ira ser carregada, pode demorar um pouco, ao final sera apresentado um prompt de comando. Agora que voc esta no Windows Pe, voce pode fazer tudo que precisa, incluindo formatar os hds da maquina, para instalar um sistema siga os passos abaixo. 1. Coloque o cd de instalaao na maquina onde esta o TFTPD e compartilhe o drive de CD, de o nome de compartilhamento de "CD" Volte ao computador do WinPE e digite no prompt net use y: \\192.168.1.5\cd 2. Sera solicitado um nome de usurio e senha, digite, \192.168.1.5\User Name troque User Name com o nome da conta de usurio do computador onde esta o cd 3. Ser pedida a senha do usurio do pc com o cd em seguida..

4. Voc deve ver a mensagem the command completed successfully. Digite y: e pressione enter. Digite setup e enter novamente. O programa de instalao do cd ou dvd deve inicializar agora. E esta a forma de fazer um boot via rede. Duvidas s postar abaixo.

Вам также может понравиться