Вы находитесь на странице: 1из 5

Vinde a mim os pequeninos

Vinde a mim os pequeninos e no os impeais porque deles o Reino dos cus. Mc. 10: 14 Histrias: O CORAO SEM JESUS (Pendure o corao em seu pescoo, ou de algum voluntrio com o lado triste aparecendo). PROFESSOR(A): Observem esse corao, como ele est? Isso mesmo, ele est triste, machucado, sujo, e chorando. Sabe por que este corao est assim? Porque ele no tem Jesus, e sem a presena de Deus impossvel ser feliz. Ele est sujo por causa do pecado, est machucado por que algum o feriu e ele no consegue perdoar. Assim o corao das pessoas que desprezam a Deus, mesmo que por fora elas estejam sorrindo, por dentro elas esto infelizes, mesmo que elas estejam rodeadas de pessoas, elas se sentem sozinhas no mundo. Que tristeza... Dentro deste corao h muitas coisas ruins, vocs gostariam de saber o que h dentro dele? (Tire as palavrinhas de dentro da boca enquanto explica uma a uma.) Desobedincia: Acho que o dono deste corao no gosta de respeitar o papai e a mame, a Bblia diz que devemos honrar nossos pais para que sejamos abenoados, (xodo: 20.12) no s os pais, mas os professores, os mais velhos, o pastor etc. Devemos obedecer principalmente a Palavra de Deus que nos mostra a vontade do Senhor. Ira: Se o corao no tem amor nada mais adianta (1Corintios:13.3). Quando o corao no perdoa as feridas nunca saram, e ele ir sofrer muito por causa disto, o dio que ele mesmo tem s vai machuc-lo mais ainda. Fofoca: Hum... Tem gente que adora falar dos outro e apontar seus erros. Enquanto ele fala de algum ele no percebe que sua vida est muito pior (Mateus 7:3). Deus despreza esse tipo de coisa. Infelizmente h muitos coraes que dizem ter Jesus, mas fazem essas coisas, como Deus pode morar em um corao assim? Se quiser ser feliz de verdade ter que abandonar esse tipo de atitude. Tristeza: a consequncia de todo o resto. As pessoas que no tem Cristo tentam encontrar a alegria com outras coisas como o dinheiro, festas, amigos, viagens, bebidas etc. Mas nada disso traz alegria duradoura. Somente quando esse corao reconhecer que precisa de Jesus e aceit-lo como Salvador de sua alma, que ele encontrar o que tanto procura. E quando ele aceita... Jesus entra e transforma sua vida. (vire o corao e mostre o lado feliz).

Agora ele um novo corao, Deus perdoou todos os seus pecados e tudo diferente (2 Corntios: 5.17). O que havia dentro dele o Senhor Jesus jogou fora e colocou novas coisas. Vamos ver o que ele tem agora? (tire as palavrinhas de dentro da boca) Amor: O prprio Deus que mora nele amor, e ele vai mostrar isso atravs das suas atitudes ajudando os outros, no falando mal de ningum, perdoando etc. Perdo: Agora que ele j aprendeu a perdoar as suas feridas esto saradas, e mesmo quando algum o prejudicar o amor de Deus que est nele vai ajud-lo a perdoar. Paz: Ele est tranqilo, pois sabe que seus pecados esto perdoados e o dia que partir o cu o espera. Mesmo quando ele passar alguma dificuldade no ter medo, pois tem a certeza de que Jesus est com ele. Alegria: Finalmente ele a encontrou, Jesus preencheu todo o vazio que sentia e agora est realmente feliz. Pode faltar tudo, mas se Jesus morar em seu corao tudo fica bem. Ser que aqui tem algum que quer trocar seu coraozinho triste por um novo corao? (Faa o apelo e ore pelas crianas que desejarem receber a Jesus, mesmo as que j so crentes. Professor deixe o Esprito Santo gui-lo, ele ir te usar para levar a salvao a muitas vidas).

Dinmicas 1- Emprestando o lpis Objetivo: Mostrar a importncia da partilha e a unio entre as crianas. Participantes: Todos os presentes no encontro Material: Lpis de cor e desenho impresso. - Pedir para que as crianas tragam para o prximo encontro um lpis de cor. Importante: Cada criana deve trazer apenas UM lpis. Se a professora ver que a criana trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criana escolha a cor que mais gosta. - A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianas colorirem. O ideal uma folha para cada criana. Na folha dever ter o mesmo desenho duas vezes. Descrio: Distribui-se uma folha para cada criana, pedindo que elas pintem apenas um desenho e com o lpis que trouxe. O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas. Quando as crianas terminarem o primeiro desenho pede-se que inicie o segundo, mas agora elas no iro pintar somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lpis do outro amigo para colorir o desenho, assim cada criana ir emprestar o lpis de um amigo para colorir e no final todos tero um trabalho colorido.

Concluso: O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lpis do amiguinho, o desenho ficou mais bonito, colorido. Com isso deve-se mostrar a criana que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que quantas outras crianas pobres que no tem o que eles tm, por exemplo, brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.

2- Procurando um corao... Material Necessrio: Coraes de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada corao s poder encaixar em uma nica metade. Distribuir os coraes j divididos de forma aleatria. Informar que ao ouvirem uma msica caminharo pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador ir parar a msica e orientar para que os participantes conversem. 3- Minha metade est em voc Objetivo: Promover a aproximao das pessoas do grupo e incentivar o dilogo e novas amizades. Preparao: a) Recortar cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10x5 cm, em nmero suficiente, de modo a no faltar para ningum. b) Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser parte de uma msica, um ttulo de histria infantil, etc.). c) Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida. Como Fazer: 1. A dinmica inicia-se com a distribuio das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam. 2. Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades. 3. proporo que cada dupla se encontrar, procurar um lugar para conversar: o ponto de partida a frase escrita na cartela. 4. Aps dez minutos, mais ou menos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experincia (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).

4- Dinmica do abrao Participantes: Indeterminado (todos os que estiverem participando)

Frase: "Quanta coisa cabe em um abrao." Objetivos: criar uma certa intimidade e aproximao com os colegas; avaliar o sentimento de excluso de quem est com o balo; sentir que precisa da colaborao do outro para no ser "atingido" pelo balo. Observao: ABRAO (do dicionrio): demonstrao de carinho, de amizade, acolhimento, ligao, fuso, unio. ABRAAR: apertar com os braos, entrelaar-se, ligar-se, unindo-se. (Deixar claro a importncia de um abrao a quem precisa e entre o prprio grupo =UNIO). OBS: levar bexigas e CD. Descrio: Abraar o colega encostando o peito e contando at trs para trocar de "par".Um participante fica de fora com um balo que dever encostar no peito de algum"disponvel" que assumir o seu lugar ficando com o balo.Para que no seja encostado o balo, o abrao dever ser forte e bem prximo e a troca de pares dever ser rpida. Brincadeiras 1) Varal de Bales Faz-se dois varais com bales cheios, escolhe 2 participantes, sendo 1 de cada equipe, posiciona-se os participantes com seus olhos vendados, com um material em sua me para estourar o balo, quem estourar mais bales, ou estourar todos em menor tempos, ser o vencedor. 2) Corrida da colher com (laranja ou batata) Pega-se uma certa quantidade de participantes (a critrio do Prof), de cada equipe para realizao da prova. Com a colher na boca e com a laranja em cima, mos pra trs, inicia-se a corrida. Ganha o grupo que realizar a prova sem derrubar a laranja. 3) Sentando no balo Mesmo procedimento, certa quantidade de participantes de cada equipe. Cada um tem seu balo cheio nas mos, corre at a cadeira e senta em cima do balo at que estoure, ganha a equipe que sentar e estourar todos os bales. 4) Corrida do Saco Essa muito conhecida. So necessrios sacos grandes de algodo ou lona, vazio. Escolhe-se a quantidade de participantes das equipes, cada um entra no saco e realiza-se a corrida.

5) Dana da cadeira Colocam-se algumas cadeiras em forma de circulo de costa umas para as outras, e se pega alguns integrantes de cada equipe, inicia-se com uma msica e devero andar em voltas dessas com as mos pra trs, quando acabar a musica devem-se sentar, mas sempre um ficar sem, ento vence a equipe em qual o integrante faz parte. 9) Garrafas que somem Divertida, porm, devem-se escolher os integrantes que nunca tenha visto essa brincadeira. So necessrias 5 a 6 garrafas pets vazias, colocadas uma atrs da outra deixando mais ou menos um espao de 90 cm cada uma da outra, e pega-se os integrantes, leva para um lugar onde no ver a realizao da prova, chama-se um de cada vez, com os olhos abertos, faz com que o participante ande, dando passos largos para pular a garrafa uma a uma, depois venda-se os olhos, tira as garrafas discretamente para que ele no perceba e faz ele andar pensando ter as garrafas, ser muito engraado v-lo pulando sem ter qualquer obstculo, mas o objetivo descontrair o pblico. Ambas as equipes vencem. 10) Varal de versculos Dois varais de fio de barbante escolhe um participante de cada equipe, l o versculo (no muito grande para no confundi-los), e numa caixa estar palavra por palavra do versculo escrito numa folha de sulfite em forma de roupa, e outras palavras para complicar, d-se o aviso de incio e ganha aquele que montar o versculo completo no varal, sem derrubar as peas.

Вам также может понравиться