Вы находитесь на странице: 1из 16

A IMPORTNCIA DA PRIMEIRA CONSULTA AO ODONTOPEDIATRA

Eduardo Engel

RESUMO Este artigo tem por finalidade principal oferecer ao Odontopediatra uma contribuio para desmistificar o primeiro dia de atendimento na Clnica Odontopeditrica, sugerindo, sob o ponto de vista do autor, algumas prticas para facilitar a compreenso das necessidades da Criana e de seu responsvel, e conseqentemente, seu atendimento.

Unitermos: Odontopediatria, Primeira Consulta ao Dentista, Promoo de Sade

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 1

ABSTRACT The aim of this article is to colaborate with the pediatric dentistry to demystify the first dental visit in the Pediatric Clinic suggesting, based on the authors point of view, some practices to orientate the conduct that should be adopted to understand and to treat child needs.

Uniterms: Pediatric Dentistry, First Dental Visit, Health Promotion

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 2

INTRODUO

A primeira visita da Criana ao Odontopediatra de extrema importncia, pois permite ao profissional abordar temas fundamentais para prevenir diversas doenas antes de seu estabelecimento, ou ainda em sua fase inicial, onde certamente o processo de interveno ser mais simples, menos invasivo e mais barato. Bebs podem ter cries, gengivite, e problemas de mordida! Tudo isto pode ser prevenido e evitado. Mas como? A educao a base de tudo. Educar os responsveis, que, com o conhecimento e se possuidores da conscincia de sua responsabilidade, e agindo como tal, certamente evitaro diversos problemas futuros para suas crianas, evitando ou diminuindo a incidncia de doenas como a crie, por exemplo, e prevenindo problemas dentrios. Segundo Guimares (2003), A maior parte dos responsveis desconhece as causas que levam ao comprometimento dos elementos dentrios de seus filhos na primeira infncia, hbitos de higiene que devem ser introduzidos desde cedo, importncia de o beb receber assistncia odontolgica antes do primeiro ano de vida, e que o fator dieta, nesta idade, est intimamente relacionado com a crie. Figueiredo et al. (1997) entendem que a prevalncia de crie est intimamente relacionada com a desinformao dos pais em relao a sade bucal. O resultado do levantamento epidemiolgico realizado a nvel nacional sobre as condies da sade bucal da populao brasileira demonstrou que aproximadamente 27 % das crianas de 18 a 36 meses apresentam, ao menos, um dente decduo com crie dentria, chegando a aproximadamente 60% em crianas na idade de 5 anos (MINISTRIO DA SADE, 2004). Walter, Issao (1994) relacionaram a idade do beb com a probabilidade de preveno de crie e observaram que, quando a interveno preventiva era feita de 0 a 12 meses, a probabilidade da preveno era de 96,2%; dos 24 a 36 meses, 51%, caindo para 25% quando iniciado a partir dos 48 meses. Barroso (2001), complementa que a maioria das mes (82%) demonstrou estarem orientadas, desde o pr-natal, com relao a sade geral de seus filhos. O mesmo no aconteceu com relao a sade bucal, onde somente 14% delas receberam alguma orientao durante o pr-natal para consultar o dentista.

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 3

A partir da compreenso das causas que provocam o encaminhamento da criana ao Odontopediatra - que originalmente deveria ser a de promoo de sade - mas que a realidade nos mostra um cenrio completamente oposto, e das razes pelas quais muitas destas crianas j chegam a esta visita com um sentimento de temor, foi desenvolvido este trabalho. Este estudo procura, de uma forma simples, auxiliar o Odontopediatra a desmistificar as dificuldades e traumas decorrentes da primeira consulta ao dentista, ressaltando a importncia de aproveitar esta primeira visita para orientar o responsvel e a criana a respeito das necessidades de promoo da sade, utilizando as tcnicas disponveis e sua capacidade de interao e entendimento do universo infantil.

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 4

REVISO DA LITERATURA

A falta de orientaes a respeito do momento ideal para a realizao da primeira consulta odontolgica, o desconhecimento das causas e cuidados relacionados a doenas bucais e prevenes a serem tomadas na gravidez e na primeira infncia, a existncia de mitos associados a este momento, so fatores que podem comprometer um bom atendimento odontopeditrico. Existem duvidas a respeito do momento ideal para a realizao deste primeiro atendimento odontopeditrico. Com a preocupao de se estabelecer padres de qualidade duradouros, o atendimento deve ser preventivo e na poca adequada, na tentativa de se obter sucesso na manuteno de uma dentio saudvel para a criana por toda sua vida. E este atendimento deve se realizar quando? Segundo Massao et al. (1996), o perodo de gestao o momento em que a futura me se mostra mais receptiva a adquirir novos conhecimentos e mudanas comportamentais, sendo o mais adequado para introduzir os conhecimentos a respeito das atitudes a serem tomadas para a preservao da sade bucal, sua, e de seu futuro beb. Este ponto de vista tambm defendido por outros profissionais da sade como Medeiros (1993), Barroso et al. (1998) e Furze, Basso (2003). No que refere ao atendimento ao beb, segundo a American Academy of Pediatric Dentistry (1996) e American Dental Association (2000) a primeira visita ao cirurgiodentista deve ocorrer no perodo compreendido entre a erupo do primeiro dente decduo e o primeiro ano de vida da criana. Segundo Walter, Corra, (1993); Widmer, (2003), Rayner, (2003) e Poulsen, (2003), Este comparecimento a Clnica possibilitar o trabalho conjunto dos responsveis e do Odontopediatra na promoo de sade e preveno de futuros problemas dentrios, alm do pronto atendimento quando detectada alguma alterao.

E as doenas bucais e seus cuidados a serem tomados, relacionados a idade?

Alguns dos principais problemas que assolam os pacientes infantis esto correlacionados diretamente com a falta de conhecimento da etiopatogenia das doenas bucais, especialmente a doena carie e da gengiva, e ms ocluses, em grande parte oriundas de hbitos para funcionais.

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 5

Segundo Ferreira, S.H. (2002), O desenvolvimento da doena crie na primeira infncia apresenta algumas particularidades com relao a sua etiologia em funo das caractersticas morfofuncionais da cavidade bucal e dos hbitos comportamentais nesta faixa etria. A crie precoce em crianas jovens, no sendo identificada e tratada precocemente, pode levar dor, dificuldade de deglutio, problemas de fonao e comprometimento psicolgico em funo da esttica. (AYHAN, H. et al., (1996); ACS. G. et al., (1999)) E nesta visita que o Odontopediatra tem a oportunidade de agir para eliminar mitos, quebrar barreiras muitas vezes estabelecidas por problemas comportamentais, dos responsveis e da prpria Criana. Estas barreiras, em diversas ocasies, tm sua origem em medos e ansiedades, algumas vezes vividas, outras observadas ou relatadas por outros.

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 6

DISCUSSO

Em nosso entendimento, a primeira visita da Criana ao cirurgio-dentista (e se possvel, que esta primeira visita seja ao Odontopediatra, que o cirurgio-dentista especialista em atendimento a Crianas) pode ser o divisor de guas entre o sucesso e o fracasso da manuteno da sade bucal. E qual a razo principal para este entendimento? No existe uma razo, mas sim um conjunto de razes, integradas e interdependentes, segundo o ponto de vista a ser abordado. Pelo ponto de vista da sade bucal, podemos enunciar algumas delas:

1. Cuidados com a preveno bsica

Estas orientaes sero muito importantes, uma vez que grande o desconhecimento, por parte dos responsveis, das rpidas e incessantes mudanas fisiolgicas e psicolgicas que acontecero ainda no primeiro ano de vida da Criana. Seguindo as pegadas destas mudanas, nesta fase que tambm se estabelecem os hbitos de higiene oral, da amamentao, da alimentao e muitas vezes de suco de chupetas e dedo que, se em desequilbrio, podero acarretar as disfunes anteriormente relatadas. Um dos aspectos importantes que pode ser objeto da abordagem diz respeito a infeco cruzada, muitas vezes introduzida pela famosa experimentada ou soprada prvia da comida da Criana pelo responsvel - contaminando o alimento com as bactrias residentes em sua boca para em seguida lev-la a boca da Criana. Embalado pelas orientaes sobre a infeco cruzada, desde que haja tempo e disposio hoje cada vez mais escassos - proporcionar aos responsveis informaes complementares, e extremamente teis, como etapas de desenvolvimento da boca e da face da Criana, pocas de erupo dos dentes e troca de denties e sobre a influncia de hbitos para funcionais, como problemas posturais, uso de chupeta e mamadeira, na arcada dentria. Alertar para a preveno de traumas dentrios, que ocorrem em maior quantidade entre o primeiro e o segundo ano de vida e com grande incidncia de quedas envolvendo a regio bucal, quando a Criana comea a dar os primeiros passos, embora sem muita coordenao.

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 7

E estes acidentes merecem cuidados, frente s variadas seqelas que podem ocorrer tanto nos dentes decduos como nos dentes permanentes (que j se encontram em formao). extremamente importante orientar os responsveis a respeito da importncia dos dentes decduos - alguns responsveis tendem a no valoriz-los, considerando-os descartveis, - segundo a linha de pensamento de alguns responsveis a preocupao com o dente decduo no grande, pois os dentes permanentes logo aparecero.... E a reside o ponto crucial desta orientao . muito importante lembrar aos responsveis que a dentio decdua, que j se encontra presente na cavidade bucal a nica certeza, e, mesmo assim, certeza temporria ! A dentio permanente, uma probabilidade, no uma certeza, devido a diversas possibilidades, das quais citamos apenas algumas, mais comuns, como referncia: -Agenesia de um ou mais elementos, -Traumas, -Doenas sistmicas E outras possibilidades mais, que afetem as condies de sade comprometendo a manuteno dos dentes permanentes, enfim, uma srie de eventos que possam efetivamente prejudicar o bom andamento da erupo e manuteno da dentio. Alias, da sade dos dentes decduos que depender, entre outras coisas: - A boa formao dos dentes permanentes; - A sade geral da Criana - uma vez que eles participam dos processos da mastigao e deglutio; - O convvio social - influenciando a fonoarticulao e participando na determinao do sorriso.

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 8

2. Aspectos psicolgicos, relacionados ao ato odontolgico

Certas experincias mal sucedidas, algumas delas nem relacionadas ao prprio ato odontolgico, mas sim com a rea de sade em geral, como o um ato simples de uma vacinao, acabam criando apreenses, que mal trabalhadas, acabam direta ou indiretamente refletindo na forma de pensar e ou de agir dos responsveis ou da prpria Criana, estabelecendo desta forma uma associao e um prcondicionamento a qualquer outro processo que necessite de interveno de um profissional de sade. Alm disso, e como j constatado por diversos profissionais da rea odontolgica, atitudes irrefletidas de responsveis, talvez at por falta das orientaes a que nos referimos anteriormente, acabam comprometendo ainda mais a qualidade do atendimento e potencializando o estado de terror dos pacientes, ao se utilizarem de tcnicas de terrorismo psicolgico para obter a cooperao de seus filhos, como por exemplo, amea-los de pedir ao Dentista para aplicar-lhes uma injeo caso no se mostrem cooperadores....

E o Odontopediatra tem como intervir para superar estas dificuldades?

Algumas vezes, se utilizando de tcnicas de condicionamento de comportamento j testadas e devidamente aprovadas para esta finalidade, possvel ao Odontopediatra intervir neste aspecto, eliminando ou minimizando as dificuldades, conseguindo, dessa forma, prestar o atendimento clnico que se faa necessrio. Em outras oportunidades, quando do insucesso da interveno do Odontopediatra, se faz necessrio o encaminhamento para um profissional especializado em rea comportamental. Alis, a Odontologia preconiza o conceito de trabalho em equipe, agindo sempre em conjunto e harmonia com as reas das diversas especialidades, como a Medicina trabalhando muitas vezes sob orientao ou cooperao com o Mdico Pediatra -, a Psicologia, a Nutrio, a Fonoarticulao e outras especialidades cujo universo gravite ao redor da Criana. Na Odontopediatria no vemos a Criana como uma entidade a parte ou menos ainda, apenas como uma necessidade local, uma boca a ser tratada. Ela avaliada e tratada sob um conjunto harmnico de aes e respeito a suas necessidades globais, de ordem pessoal e psicolgica, da a necessidade do Odontopediatra mais que entender, agir multidisciplinarmente.

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 9

3. Aspectos de sade sistmica, relacionados ao ato odontolgico Anamnese (do grego an = trazer de novo e mnesis = memria). Segundo Aurlio Buarque de Holanda , anamnese significa: (Medicina) - Conjunto das informaes recolhidas pelo mdico a respeito de um doente; E o significado o mesmo, no s para o mdico mas tambm para qualquer profissional de sade que execute este procedimento... A anamnese mais do que o simples registro ou a simples coleta de informaes pelo profissional de sade. Deveria ser a primeira e uma das mais importantes partes da avaliao clinica, pois envolve o ncleo da relao profissional de sade-paciente, onde se apia a parte principal do trabalho do profissional de sade. Alm disso preserva o lado humano da medicina e orienta de forma correta o plano diagnstico e teraputico. A anamnese, em sntese, uma entrevista que tem por objetivo trazer de volta mente todos os fatos relativos ao doente e doena. Seu aprendizado lento, s conseguido aps a realizao de dezenas de entrevistas criticamente avaliadas.

E qual o relacionamento da anamnese com a Odontopediatria? Como deve ser difcil tratar de Crianas; elas no sabem dizer o que sentem! Perguntar bem saber muito. Provrbio rabe, de origem desconhecida. Pernetta (1920) nos orienta que, Convm no esquecer o alto e insubstituvel significado psicoteraputico da anamnese e do exame fsico. O contato pessoal com o mdico oferece ao enfermo e a sua famlia uma grande oportunidade para o alvio da tenso emocional, til em todos os casos e no raro, tudo o que era preciso para resolver os problemas apresentados.

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 10

Na Odontopediatria a anamnese adquire uma faceta especial, no bastando saber o que perguntar, mas tambm como perguntar adequadamente, tendo em mente de que nem sempre a coleta de informaes e garantida, quantitativa ou qualitativamente. Alm disso, o prprio ato do interesse pelo paciente, e no apenas pela situao em que se encontra, cria um estado emocional que tende a facilitar o relacionamento e, conseqentemente, o ato odontolgico em si. Na medida em que o paciente, pelas suas caractersticas de idade e maturidade dificilmente interage com o Odontopediatra neste quesito, e a existncia, muitas vezes, de fatores de complexidade envolvidos, como por exemplo ,o desconhecimento das informaes, as vezes um terceiro (avos, parente em geral, empregada, baba, professor, amigo ou conhecidos) - que leva a Criana a consulta e desconhece a histria mdica e odontolgica pregressa, outras vezes a Criana oriunda de um processo de adoo, onde nem sempre as informaes esto disponveis, esta anamnese, que como j citamos, muito importante no processo de tratamento da Criana, pode ficar prejudicada. A boa anamnese depende essencialmente da inteligncia e cooperao da informante, mas est igualmente condicionada s qualidades do profissional de sade. Ai que deve entrar o diferencial no processo: o preparo do Odontopediatra, capaz de perceber as sutilezas nas reaes do informante e ou da Criana, e estender a anamnese alm dos limites delineados no papel tentar obter informaes, , alm das verbais, que possam agregar valor a anamnese como expresses corporais em reao a informaes dadas ou solicitadas. Alm disso, a anamnese deve ser adaptada idade da Criana. A idade elemento importante para: A natureza e a apresentao das doenas e problemas do desenvolvimento e comportamento; O modo como conduzir a anamnese, o exame fsico e organizar o tratamento.

Durante a anamnese podemos avaliar: Famlia , com sua dinmica de relacionamento; Circunstncias sociais e familiares; Papel da famlia na comunidade; Condies mdicas, psicolgicas e odontolgicas da Criana tambm so fatores

A forma de aproximao e abordagem da Criana importantssimos para conseguir sua aceitao e colaborao . Dessa forma, antes do atendimento recomendvel:: Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 11

Receber o responsvel e Criana, chamando-os pelos seus nomes; Estabelecer contato visual com o responsvel e a Criana, o que facilita a aproximao, amenizando o peso da consulta; Procurar o contacto direto, evitando moveis e outros objetos interpostos Dirigir as perguntas ao responsvel e se necessrio, Criana. Ter brinquedos adequados idade da Criana e, se acompanhada por irmo, a eles tambm; Observar como a Criana e seus irmos brincam e se relacionam com os pais.

E quando deve ser a primeira consulta ao Odontopediatra? Como j relatado anteriormente, segundo a opinio de alguns especialistas, com a qual nos identificamos, a primeira visita deve se dar quando a me tem conhecimento de que esta grvida. E este momento extremamente propcio, pois alm de permitir a futura mame adquirir conhecimentos que sero vitais para a sade bucal, sua e do beb, tambm neste momento que ela est extremamente sensvel e interessada nos procedimentos que envolvam a evoluo da gravidez, e conseqentemente, o estado de sade da Criana. E a primeira consulta da Criana ao Odontopediatra deve ocorrer assim que nascer o primeiro dente decduo, aproximadamente aos seis meses de idade. Nesse momento o dentista orientar a me sobre os cuidados iniciais de higiene oral,como por exemplo, maneiras de higienizar a boca do bebe, sobre o uso racional da mamadeira, da chupeta, suas implicaes e cuidados, e tambm sobre dieta no cariognica (que evita cries) e uso de flor. Crianas devem ter seus dentes higienizados preferencialmente trs vezes ao dia atravs de escovao e uso de fio dental, ao menos uma vez ao dia. A escovao dos dentes e o uso do fio dental devem ser realizados pelos pais at que a Criana apresente boa habilidade manual para fazer sua higiene bucal sozinha, por volta dos 7-8 anos de idade. Desta idade em diante os pais devem supervisionar a higiene bucal dos filhos assim como o uso do fio dental. O creme dental utilizado na escovao deve ser o infantil com flor para Crianas a partir dos 3 anos de idade e sem flor para menores de 3 anos de idade. Bebs e Crianas pequenas (at 3 anos) no devem usar pasta de dentes com flor porque podem ingerir o creme dental, cuja concentrao de flor alta, podendo causar mal-estar e manchar os dentes permanentes que esto por vir. Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 12

Nessa idade, as aplicaes de flor devem ser feitas, quando necessrias, pelo dentista no consultrio odontolgico.

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 13

CONCLUSO

A educao fator fundamental para o sucesso ou fracasso na manuteno da qualidade da sade bucal da criana. A educao deve comear a partir da primeira visita da me ao Odontopediatra, no perodo de gestao, e da criana, a partir da erupo dos dentes decduos. Ela deve privilegiar a desmistificao de medos, ansiedades e at traumas j estabelecidos pela desinformao do papel da Odontologia, e orientaes voltadas a ateno bsica de promoo de sade, evitando desta forma necessidades de procedimentos adicionais de controle de comportamento e protocolos de interveno odontolgica.

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 14

BIBLIOGRAFIA

ACS, G. et al. The effect of dental rehabilitation on the body weight of children with early childhood caries - Journal of. Clinic Pediatric Dentistry, v.21, n.2, p.109-113, 1996 AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRIC DENTISTRY. Oral health policies. Pediatric Dentistry, Reference Manual, v.18, n.6, p.25, Special number. AMERICAN DENTAL ASSOCIATION. Babys first dental visit documento disponvel no link http:// WWW.ada.ora/prof/resources/positions/statements/caries.asp AYHAN H., SUSKAN, E., YILDRIM, S. The effect of nursing or rampante caries on height, body weight and head circumference. Journal of. Clinic Pediatric Dentistry, v.21, n.2, p .109-113, 1996. BARROSO, S. et al. Tabus e conhecimentos de sade bucal em gestantes Revista Fluminense de Odontologia, v.4, n.9, p.33, 1998. BARROSO, S. P. Avaliao de freqncia de visitas ao pediatra x visitas ao odontopediatra em unidade bsica de sade do municpio de Niteri/RJ - Jornal Brasileiro de Odontopediatria e Odontologia do Beb, v.3, n.14, p. 324- 327, 2001 FERREIRA, A. B. H. Novo dicionrio da lngua portuguesa 4. Edio Positivo Editora, 2009 FERREIRA, S.H. Prevalncia de crie em pr-escolares de escolas municipais de educao infantil de Canoas RS 2002 Dissertao (Mestrado em Sade Coletiva) Universidade Luterana do Brasil FIGUEIREDO, M. C.; PALMINI, A. L.; ASSUMPO, R. M. R. A. A importncia da integrao pediatra-odontopediatra no atendimento integral criana. Revista Federal de Odontologia UFP, v.2, p. 11-18, 1997. FURZE, H.; BASSO, M. The first dental visit: An Argentine point of view. - International Journal of. Clinic Pediatric Dentistry, v.13, p. 266-268, 2003. GUIMARES, A. O., COSTA, I. C. C.; OLIVEIRA, A. L. S. As origens, objetivos e razes de ser da odontologia para bebs. Jornal Brasileiro de Odontopediatria e Odontologia do Beb, v.6, n.29, p. 83-86, 2003. MASSAO, J. M.; SUED, M. L.; GIORDANO, D. V.; GAMA, R. S., SANTOS, R. A.; CARNEIRO, A. A. Filosofia da Clnica de bebs da UNIGRANRIO/RJ Revista Brasileira de Odontopediatria, v.53, n.5, p.6-13, 1996.

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 15

MEDEIROS, U. V. Ateno odontolgica para bebs Revista Paulista de Odontologia, v.15, n.6, p. 18-27, 1993. MINISTRIO DA SADE. Condies da sade bucal da populao brasileira 20022003 Projeto Sade Brasil - Brasil 2003 Braslia 2004. PERNETTA, CESAR. Mdico pediatra brasileiro - SEMIOLOGIA INFANTIL Livro das mes , 1920 POULSEN, S. The childs first dental visit - International Journal of. Clinic Pediatric Dentistry, v.13, p. 264-265, 2003. RAYNER, J. A. The first dental visit;: A UK viewpoint. International Journal of. Clinic Pediatric Dentistry, v.13, p. 269, 2003 WALTER, I. R. F.; ISSAO, M. Odontologia para bebs. Manual de orientaes e procedimentos destinados aos profissionais da rea de Odontologia, 1994. WALTER, I. R. F.; CRREA, M. S. N. P. Com o futuro nas mos Revista Associao Brasileira de Odontologia Nacional, v.1, n.3, 1993. WIDMER, R. The first dental visit; An Australian perspective. International Journal of. Clinic Pediatric Dentistry v.13, p. 270, 2003. .

Associao Brasileira de Odontologia Militar Odontoclnica Central do Exercito Curso de Especializao em Odontopediatria

Pgina 16

Вам также может понравиться