Вы находитесь на странице: 1из 7

NOGUEIRA,Fausto H. Gomes., CAPELLARI, Marcos A. Histria Ser Protagonista. So Paulo:SM,2010 (Captulo 6) Palavras Chaves: economia, engenho, colonial,religio,cultura. p.

.73 - Os portugueses dominavam a tcnica de produo do acar desde o sculo XV Os colonos lusitanos iniciaram a atividade aucareira tambm na Amrica portuguesa, pois possuam o conhecimento tcnico necessrio, alm de uma rede comercial j estabelecida e terras em abundncia. A atividade aucareira na Amrica portuguesa s se concretizou a partir de 1530 A produo do acar no Brasil desenvolveu-se por meio do sistema de plantation grande propriedade monocultora, voltada para a exportao e com o uso de mo de obra escrava. O engenho correspondia apenas a instalaes onde a cana era transformada em acar. O engenho possua vrias unidades. A casa-grande era a residncia do proprietrio. A senzala era uma instalao rstica na qual habitavam os escravo. Na casa de engenho, local de produo, estavam a moenda, a casa das caldeiras, a fornalha e a casa de purgar. Os trapiches, engenhos movidos por trao de animal, eram os mais usados por causa do baixo custo. A capela,onde as pessoas se reuniam aos domingos e nas cerimnias de casamento, nos batizados e nos funerais. p.74 - A produo do acar no foi a nica atividade econmica do perodo colonial, foram tambm o tabaco,cachaa gado e mandioca.

A base de alimentao colonial era a mandioca, em forma de farinha grossa, transformada em po ou misturada ao feijo. O plantio da mandioca era um trabalho ao qual se dedicavam mamelucos, brancos pobres e negros livres. medida que a demanda aumentou, acompanhando o crescimento populacional, muitos desses produtores passaram a vender alimentos em grandes escalas. Tabaco e cachaa eram itens destinados a exportao. A cachaa decorrente da prpria atividade aucareira, era tambm consumida no mercado interno.J o tabaco, cultivado na Bahia e em Pernambuco, em reas no favorveis ao cultivo da cana, tambm usava mo de obra escrava, mas em propores menores. O fumo era tambm vendido na Europa, destino do produto de melhor qualidade. A indstria aucareira foi responsvel pela expanso da pecuria bovina. Os rebanhos passaram a ocupar as reas mais irrigadas do serto entre Pernambuco e Bahia. Alm da produo de carnes, os animais eram tambm usados para carga ou trao. p.75 - Com o advento da atividade aucareira e o avano da colonizao, vrias famlias surgiram: a dos escravos de origem africana; a das mulheres que eram nicas responsveis pelo sustento da casa e dos filhos; a de padres com suas concubinas e filhos; e a famlia patriarcal, dos senhores de engenho, legitimada pela igreja. A miscigenao entre indgenas, europeus,e africanos promoveu grande diversidade tnica. A famlia patriarcal era extensa, inclua a parte nuclear esposa e filhos e tambm filhos ilegtimos, de criao, parentes prximos e vrios agregados.

s mulheres da elite colonial era reservado o papel domstico, de submisso e recluso ao lar. No faltaram mulheres que comandaram engenhos e importantes atividades comerciais. Muitas dessas mulheres conseguiam conquistar relativa independncia, vivendo da costura, da fiao ou do tingimento de tecidos. Entre os dois extremos havia uma camada social formada por pequenos agricultores,artesos e trabalhadores livres. No entanto, era a liberdade o principal indicador do lugar social dos indivduos.De um lado estavam os trabalhadores e de outro, os que eram escravizados. Alm disso, outros fatores dificultaram a escravizao dos indgenas, tais como a resistncia, as migraes desses povos em direo ao interior e as doenas, que reduziram a concentrao deles nas regies costeiras. A escravizao e o trfico de africanos j se apresentavam como um negcio muito vivel e lucrativo. Os portugueses ocuparam regies africanas que serviriam de entreposto para o trfico de pessoas escravizadas: a Costa da Mina, no golfo da Guin, pontos em Angola e So Tom e Prncipe., gerando conflitos e mais prisioneiros, que eram trocados com os traficantes por fumo, cachaa e armas de fogo. p.76 - Os sudaneses eram do norte da frica, principalmente da Costa da Mina, regio do Golfo da Guin. Os traficantes os classificavam como nags ( que falavam ou entendiam a lngua dos iorubs), da atual Nigria, e jejes, do ento reino de Daom. J os bantos foram trazidos de regies dos atuais pases de Angola, do Congo, da Repblica Democrtica do Congo, de Moambique e da Tanznia. H a marca cultural dos bantos tambm na lngua portuguesa, em palavras como moleque, capenga, dengo, encabulado, fub, fuzu, ginga, jil, macaco, muamba, quiabo, quitanda, etc.

Os africanos eram acorrentados e marcados com ferro quente. Vendidos aos traficantes, embarcavam nos chamados navios negreiros ou tumbeiros. O ambiente era propcio para a disseminao de epidemias, que comumente vitimavam os debilitados.

p.77 - As cidades coloniais estavam vinculadas ao campo. Eram bases porturias criadas para facilitar o fluxo de produtos agrcolas. At meados do sc. VXII, as principais cidades eram porturias: Olinda Salvador, Santos, Vitria, Rio de Janeiro, Natal, So Lus e Belm. Apenas So Paulo e as cidades do planalto paulista ficavam no interior. Ali estavam os tribunais, o tesouro real e o governador. Tambm estavam os comerciantes, assim como os advogados e os escrives. O ritmo lento da colonizao e a fundao da maioria das vilas por iniciativa dos donatrios deram pouca uniformidade malha urbana das vilas e cidades brasileiras. Mas a necessidade de defesa contra invases martimas fazia com que as cidades fossem construdas em locais montanhosos. A moradia urbana clssica era a casa de pedra e cal, coberta de telhas, comprida estreita, com muitos aposentos. A parquia era o ponto nuclear do bairro e os chafarizes, assim como as igrejas, eram pontos centrais de socialidade. As cidades abrigavam as Cmaras Municipais, que representavam os interesses locais. Para ocupar um posto em uma das Cmaras Municipais, era necessrio ser um homem bom, ou seja, no estar ligado ao trabalho manual, nem ser etnicamente miscigenado.

p.78 - A medida que a colonizao portuguesa avanava, a Igreja Catlica ampliava sua influncia sobre a sociedade colonial, graas ao padroado, sistema por meio do qual a Coroa poderia nomear bispos, criar dioses e recolher o dzimo ofertado pelos fiis. Em contra partida, deveria sustentar a igreja em suas terras, defender as leis eclesisticas, remunerar os sacerdotes, promover misses evangelizadoras, No sincretismo afro-catlico dos escravos foram preservados elementos da religiosidade africana, que se fundiram a prticas catlicas. Santo Antnio e So Jorge representavam o orix Ogum. O sincretismo presente no catolicismo popular passou , ento, a ser combatido como heresia. O catolicismo popular ganhou fora principalmente por meio do estabelecimento das chamadas irmandades leigas, que constituam redes de devoo religiosa e tambm de assistencialismo e apoio social aos seus membros. Em algumas irmandades, como Santa Casa de Misericrdia,os descendentes de africanos e os judeus estavam proibidos de ingressar. p.79 - A vida cultural da colnia portuguesa estava diretamente relacionada com a hegemonia da Igreja. As principais caractersticas da cultura colonial eram a alegoria, a efuso e a exuberncia catlica, expressas no estilo Barroco. Os principais monumentos arquitetnicos so colgios e igrejas construdos pelo sistema de taipa de pilo ou com estruturas de pedra importadas de Portugal. Como representantes desse estilo arquitetnico destacam-se a igreja e Mosteiro de So Bento (Rio de Janeiro), a igreja da Ordem Terceira de So Francisco da Penitncia (Rio de Janeiro), as igrejas da Nossa Senhora da Misericrdia e a igreja de Nossa Senhora da Graa (Olinda) e catedral de Salvador.

No primeiro sculo da colonizao, houve a produo das cartas jesuticas do padre Manoel da Nbrega e de Anchieta, alm das crnicas de visitantes estrangeiros, como Jean de Lry, Hans Staden e Andr Thevet. Desse modo, aos intelectuais brasileiros restava a opo de acompanhar a vida da metrpole e estudar em universidades portuguesas. Outro trao da presena cultural da Igreja Catlica no Brasil encontra-se na obra Histria do Brasil, primeira histria da colnia, escrita por frei Vicente do Salvados em 1627 e publicada no sculo XIX.

Concluso
Com a realizao desse trabalho podemos concluir que no Brasil, a escravido teve incio com a produo de acar na primeira metade do sculo XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colnias na frica para utilizar como mo-de-obra escrava nos engenhos de acar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos. O transporte era feito da frica para o Brasil nos pores do navios negreiros. Amontoados, em condies desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lanados ao mar. Nas fazendas de acar ou nas minas de ouro (a partir do sculo XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possvel. Trabalhavam muito (de sol a sol), recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentao de pssima qualidade. Passavam as noites nas senzalas (galpes escuros, midos e com pouca higiene) acorrentados para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o aoite era a punio mais comum no Brasil Colnia. Eram proibidos de praticar sua religio de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religio catlica, imposta pelos senhores de engenho, adotar a lngua portuguesa na comunicao. Mesmo com todas as imposies e restries, no deixaram a cultura africana se apagar. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representaes artsticas e at desenvolveram uma forma de luta: a capoeira. As mulheres negras tambm sofreram muito com a escravido, embora os senhores de engenho utilizassem esta mo-de-obra, principalmente, para trabalhos domsticos. Cozinheiras, arrumadeiras e at mesmo amas de leite foram comuns naqueles tempos da colnia. No Sculo do Ouro (XVIII) alguns escravos conseguiam comprar sua liberdade aps adquirirem a carta de alforria. Juntando alguns "trocados" durante toda a vida, conseguiam tornar-se livres. Porm, as poucas oportunidades e o preconceito da sociedades acabavam fechando as portas para estas pessoas.

O negro tambm reagiu escravido, buscando uma vida digna. Foram comuns as revoltas nas fazendas em que grupos de escravos fugiam, formando nas florestas os famosos quilombos. Estes, eram comunidades bem organizadas, onde os integrantes viviam em liberdade, atravs de uma organizao comunitria aos moldes do que existia na frica. Nos quilombos, podiam praticar sua cultura, falar sua lngua e exercer seus rituais religiosos. O mais famoso foi o Quilombo de Palmares, comandado por Zumbi.

Вам также может понравиться