Вы находитесь на странице: 1из 4

O estame o rgo masculino das plantas que produzem flores: Angiospermas (fanergamas).

. Um estame constitudo por trs partes: antera, conectivo e filete.

Antera: Parte superior do estame, com formato globuloso. Contm os microsporngios que produzem os esporos haplides, denominados gros de plen (gametas masculinos) Conectivo: Pequena estrutura que liga a antera ao filete Filete: Haste que liga o receptculo da flor antera

A maioria das flores possui seis estames dentro de um perianto (conjunto das ptalas e spalas). Ao conjunto dos estames d-se o nome de androceu. As flores podem ser:

Monicas: h tanto a parte feminina (carpelos) quanto a masculina (estames). Diicas: Ser diica a planta que tiver uma casa para cada sexo. Ex: Se tiver uma casa s com flores com estame e no outro apenas flores com carpelos! Uma flor que possua apenas estames funcionais chamada uma flor estaminada.

Receptculo floral a parte superior dilatada do pednculo (representado pelo nmero 1 na figura). No receptculo prendem-se todos os verticilos florais. .

O gineceu o conjunto de rgos reprodutores femininos de uma flor, o conjunto dos pistilos. Engloba os carpelos, constitudos pelos estigmas, estiletes e ovrios, localizando-se, em quase todos os casos, no centro da flor. Por vezes, constitudo apenas por um nico carpelo. O seu nome provm da diviso, existente nas casas da antiga Grcia, reservada s mulheres. A parte masculina da flor designa-se como androceu. A contagem do nmero de carpelos numa flor deve ser feita tendo em conta os ovrios, que constituem a base dos mesmos, j que alguns estigmas so profundamente fendidos. O gineceu designado como sincrpico se for formado por um ou mais carpelos fundidos na base e classificado como apocrpico se os carpelos aparecem distintos uns dos outros.

Fecundao
Quando o gro de plen cai no estigma de uma flor, ocorre a sua germinao: o gro de plen hidrata-se, rompe-se a exina e projeta-se a intina, formando o tubo polnico. Uma vez formado o tubo polnico, este comea a crescer ao longo do estilete. O ncleo germinativo divide-se por mitose e forma dois ncleos espermticos ou gamticos. O tubo polnico alcana o ovrio, penetra no vulo atravs da micrpila e ocorre uma dupla fecundao. Uma vez ocorrida fecundao, h murchamento e queda das ptalas, spalas e estames. O vulo fecundado desenvolveu-se e forma a semente. No interior do vulo, o zigoto 3n divide-se por mitose e forma um tecido de reserva, chamado endosperma secundrio ou albmen. Aps a formao do endosperma, o zigoto 2n divide-se por mitose e forma o embrio.

Androceu
formado pelo conjunto de estames,e tambm o conjunto de rgos reprodutores masculinos da planta,algumas plantas possuem o Gineceu e o Androceu,dessa forma quando um polinizador bate as asas ao se alimentarem do plem as clulas reprodutoras do Androceu caem no Gineceu e ocorre a formao de uma nova planta
Gineceu: rgo feminino das flores Pistilo: Unidade do gineceu, formada de ovrio, estilete e estigma. Estilete: Filamento que se prolonga a partir do ovrio, e em cuja extremidade se acha o estigma. Atravs do estilete, o tubo polnico desce e penetra no ovrio, onde se opera a fecundao. Estigma: Poro terminal do gineceu, destinada a recolher o plen, e sobre a qual ele germina. Androceu: rgo masculino das flores, formado pelo conjunto de estames

Estame: Filete que sustenta a antera, na qual se formam os gros de plen.

Ptalas so peas constituintes da flor, situadas no seu verticilo protetor mais interno. So estruturas normalmente membranceas, amplas, coloridas e tm muitas funes, entre as quais a atrao de polinizadores. O conjunto de ptalas de uma flor chamado corola. Ptalas podem ser vistosas, grandes, coloridas, ou, por outro lado, esverdeadas, reduzidas, ou mesmo ausentes. s ptalas podem estar associados outros rgos da flor, como os estames. As ptalas podem estar unidas entre si, ou livres. As ptalas ainda podem apresentar pelos nectarferos, glndulas de odor, calosidades, diferentes texturas, formas aberrantes, cores visveis ou at mesmo pigmentos que refletem luz ultravioleta, visveis apenas para insetos. Em algumas poucas espcies, as ptalas so carnosas, adocicadas, comestveis e apreciadas por pssaros. Outra funo das ptalas proteger os gametas femininos que estaro sendo formados em seu interior.

Spalas so peas constituintes da flor, situando-se no verticilo mais externo desta. So estruturas foliceas, normalmente menores e mais consistentes do que as ptalas, e na maior parte dos casos tm a funo primordial de proteger o boto floral, fechando-se sobre este antes da antese. O conjunto de spalas de uma flor conhecido como clice. As spalas so usualmente esverdeadas, mas, como quase todas as partes de uma planta, assumem uma incrvel variedade de formas e funes, de acordo com cada espcie.

Detalhe das pequenas flores da palmeira Dypsis lutescens, conhecida como arecabambu, destacando a posio externa da spala. Na famlia Malpighiaceae, por exemplo, a face dorsal das spalas apresentam glndulas de leo, que recolhido por abelhas enquanto estas, acidentalmente, polinizam a flor. Em algumas Euphorbiaceae, as flores no possuem ptalas, e cabe s spalas assumir a funo de atrair polinizadores. Adaptaes extremas com esse fim tambm podem ser observados na famlia Aristolochiaceae. Em Theaceae, algumas espcies conservam as spalas mesmo durante o desenvolvimento do fruto, talvez como uma proteo adicional a este contra predadores. Enquanto isso, em Lecythidaceae as spalas no passam de estruturas reduzidas e com aspecto semelhante ao restante do clice, ofuscado pela exuberncia das ptalas e estames, e aparentemente sem funo.

Вам также может понравиться