Вы находитесь на странице: 1из 85

UNIJU - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

TEORIA GERAL DO ESTADO

DCS DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS

b b b b b b

ACADEMICO: ANDRE FERNANDO SIEZEMEL RG: 387806 CUSO: GEOGRAFIA COMP. CURRICULAR: TEORIA GERAL DO ESTADO REGIME:ESPECIAL PROF: DEJALMA CREMONESE

TRABALHO DE TGE

AS GRANDES OBRAS POLITICAS DE MAQUIAVEL AOS NOSSO DIAS

INTRODUO
Esta obra indispensavel para todos que almejam um interesse, sobre os problemas politicos, juridicos e filosoficos da historia.Traz nos a exercia das grandes obras que revolucionaram o mundo, iniciando a partir do sculo XVI at as lutas quase ressentes do comunismo. Nesta so examinados vrios ensaios e tratados da pura filosofia ou pratica poltica, sobre uma forma clara e esclarecedora e completa.

7 EDIO

AS GRANDES OBRAS POLTICAS


DE MAQUIAVEL AOS NOSSOS DIAS

JEAN - JACQUES CHEVALLIER


AGIR

SUMRIO
O PRINCIPE DE MAQUIAVEL O SEIS LIVROS DA REPUBLICA DE BODIN O LEVIAT DE HOBBES A POLITICA EXTRAIDA DA SAGRADA EXCRITURA DE BOSSUET O ENSAIO SOBRE O GOVERNO CIVIL DE LOCKE O ESPRITO DAS LEIS DE MONTESQUIEU O CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU O QUE E TERCEIRO ESTADO DE SIEYS REFLEXOES SOBREA REVOLUAO FRANCESA DE BURKE

SUMRIO
OS DISCURSOS NAAO ALEM DE FCHTE A DEMOCRACIA NA AMERICA DE TOCQUIAVILLE O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA DE MARX E ENGELS O INQUERITO SOBRE A MONARQUIA DE CHARLES MAURRAS AS REFLEXOES SOBRE A VIOLENCIA DE SOREL O ESTADO E A REVOLUAO DE LENIN MINHA LUTA DE HITLER O ESPITIRO CONTRA O LEVIATA

A SERVICO DO ABSOLUTISMO

Dum soberano rei depende a salvao: Para tudo conservar, tudo sustm na mo.

Corneille, Cinna

Captulo I
O

PRINCIPE , DE MAQUIAVEL (1513)

Pois a forca s justa quando

necessria

Maquiavel.

MAQUIAVEL (1513)
CENRIO E CIRCUNSTANCIA Maquiavel nos evoca uma poca: O Renascimento Uma Nao: A Itlia Uma Cidade: Florena E enfim, o prprio homem, um bom funcionrio Florentino que na maior ingenuidade e na total ignorncia do estranho futuro, trazia o nome de MAQUIAVEL, destinado a mais ruidosa e equivoca reputao e aos trames que a injusta poltica lhe traria

A GRANDE OBRA O PRINCIPE


Ao escrever O Prncipe, Maquiavel expressa nitidamente os seus sentimentos de desejo de ver uma Itlia poderosa e unificada. Expressa tambm a necessidade ( no s dele mas de todo o povo Italiano ) de um monarca com pulso firme, determinado que fosse um legtimo rei e que defendesse seu povo sem escrpulos e nem medir esforos. Para Maquiavel , um prncipe no deve medir esforos nem hesitar, mesmo que diante da crueldade ou da trapaa, se o que estiver em jogo for a integridade nacional e o bem do seu povo. Maquiavel nunca chegou a escrever a sua frase mais famosa: "os fins justificam os meios". Mas com certeza ela o melhor resumo para sua maneira de pensar.

Capitulo II OS SEIS LIVROS DA REPUBLICA, DE


JEHAN BODIN (1576)

Apresentar o rei da frana como responsvel por toda a organizao poltica tal era o objeto primordial da Republica.
G. H. Sabine.

JEAN BODIN (1530-1596)


JEAN BODIN (1530-1596) publicou, em 1576, o livro "DE L REPUBLIQUE", vasta obra de teoria poltica, que se destacou pelos conceitos emitidos sobre a soberania e o direito divino dos reis, As noes de soberania surgiram num momento em que a Frana se via assolada pelas guerras de Religio do sculo XVI. Foi o medo da anarquia que levou Bodin a sustentar que para preservar a ordem social deveria existir uma vontade suprema soberana.

JEAN BODIN (1530-1596)

Segundo Bodin, a soberania pode ser exercida por um Prncipe (caracterizando uma monarquia), por uma classe dominante (caracterizando uma aristocracia) ou pelo povo inteiro (seria uma democracia). Mas, ela s' pode ser efetiva na monarquia, porque esta dispe da unidade indispensvel autoridade do soberano.

JEAN BODIN (1530-1596)


Nos livros I e II, Bodin estabelece a natureza do Estado como tal, sua finalidade, seu fundamento na famlia, a cidadania, e as formas possveis que o Estado pode assumir No livro III continua a analisar a estrutura essencial do governo, e diz que a sociedade deve contar com um senado ou conselho com um direito constitucional de aconselhar, uma magistratura com direito legal de julgamento, e os Estados Gerais que fazem a ligao entre o povo e o soberano.

JEAN BODIN (1530-1596)


No livro IV, como tambm em parte do V, no est preocupado com a teoria, mas com a prtica do governo. Discute as revolues, quais as suas causas, como evit-las. Fala da habilitao aos cargos e dos critrios de nomeao dos funcionrios. No livro V diz sobre as leis que governam a distribuio de propriedade, opondo-se ao confisco de patrimnio, por maior que seja a necessidade do tesouro; contra a venda de cargos pblicos. Fala tambm da arte da guerra

JEAN BODIN (1530-1596)


No livro VI aborda o papel da Igreja, dizendo que ela tem um dever e um lugar dentro do Estado.Neste ltimo volume retorna origem divina do poder, dizendo que o microcosmo deve refletir o macrocosmo, e assim, uma vez que o universo est sujeito nica majestade de Deus, assim a sociedade est sujeita nica e soberana majestade do prncipe.

Capitulo III
O LEVIAT, DE THOMAS HOBBES (1651)
O Leviat um mito, a transposio de uma argumentao abstrata no mundo da imaginao

Oakeshott

*O homem o lobo do homem. * preciso que cada um no faa aos outros o que no gostaria que fizessem a si. *Todos os homens so naturalmente iguais, mas essa igualdade baseia-se no desejo universal da auto preservao. *Os homens no vivem em cooperao natural, como fazem as abelhas ou as formigas. O acordo entre elas natural; entre os homens artificial. Os indivduos s entram em sociedade quando a preservao da vida est ameaada. *A esperana constante chama-se confiana em si mesmo. *O medo dos poderes invisveis, inventados ou imaginados a partir de relatos, chama-se religio. Hobbes

THOMAS HOBBES

Em o leviat, Hobbes descreve o homem em seu estado natural, como, egosta, egocntrico e inseguro. Ele no conhece leis e no tem conceito de justia; ele somente segue os ditames de suas paixes e desejos temperados com algumas sugestes de sua razo natural

THOMAS HOBBES
Onde no existe governo ou lei, os homens naturalmente caem em contendas. Desde que os recursos so limitados, ali haver competio, que leva ao medo, inveja e a disputa. Os homens tambm naturalmente buscam a glria, derrubando os outros pelas costas, j que, de um modo geral, as pessoas so mais ou menos iguais em fora e inteligncia, nenhuma pessoa ou nenhum grupo pode, com segurana, reter o poder. Assim sendo, o conflito perptuo, e "cada homem inimigo de outro homem".

THOMAS HOBBES

Nesse estado de guerra nada de bom pode surgir. Enquanto cada um se concentra na autodefesa e na conquista, o trabalho produtivo impossvel. No existe tranqilidade para a busca do conhecimento, no existe motivao para construir ou explorar no existe lugar para as artes e letras, no existe espao para a sociedade s "medo contnuo e perigo de morte violenta". Ento a vida do homem nesse estado , segundo a mais famosa frase de Hobbes, "solitria, pobre, srdida, brutal e curta".

THOMAS HOBBES
Tal viso, que de conformidade com a desconfiana e desespero da poca, obviamente dispensa qualquer referncia a Deus. Em particular, ela dispensa qualquer referncia ao papel de Deus no governo, que Hobbes via como um produto humano. O governo surge quando o homem, impulsionado pela razo, busca urna boa maneira de evitar seu desesperado estado natural de conflito e medo, esperando atingir a paz e a segurana. O homem escolhe reconhecer um poder comum, contanto que seu vizinho faa o mesmo, porque s tal coisa pode manter a ordem. Esse poder, ento, tem a obrigao de manter a segurana comum; sua ao atravs da lei e sua expresso fora incontestvel. Pois medida que o poder repartido, o conflito vai surgir. E o Leviat esta para intervir a qualquer hora ou momento.

Capitulo IV
A POLITICA EXTRAIDA DA SAGRADA EXCRITURA, DE BOSSUET (1679 1709)
Aquele que deu reis aos homens quis fossem respeitados como Seus representantes.

Lus XIV

BOSSUET (1679 1709)

Considerai o prncipe em seu gabinete. Dali partem as ordens graas as quais procedem harmonicamente os magistrados e os capites, os cidados e os soldados, as provncias e os exrcitos, por mar e por terra. Eis a imagem de Deus que, assentado em seu trono no mais alto dos cus, governa a natureza inteira... Enfim, reuni tudo quanto dissemos de grande e augusto sobre a autoridade real. Vede um povo imenso reunido numa s pessoa, considerai esse poder sagrado, paternal e absoluto; considerai a razo secreta, que governa to do o corpo do Estado, encerrada numa s cabea: vereis a imagem de Deus nos reis, e tereis idia da majestade real".

BOSSUET (1679 1709)

No fim do sculo xvii, jacques bossuet (1627-1704) exerceu grande influncia, como o terico do absolutismo de lus xiv. Na sua obra intitulada "a poltica segundo as santas escrituras", Bossuet admite que existiu outrora um estado de natureza. Para viver em segurana, o povo se organizou, do ponto de vista poltico, e conferiu o poder supremo a um soberano e aos seus descendentes legtimos. Surgiu, assim, a monarquia, que a mais comum, a mais antiga e tambm a mais natural forma de governo.

BOSSUET (1679 1709)


A monarquia sagrada, pois os prncipes so como ministros de Deus e seus representantes na terra absoluta, porque o prncipe no deve prestar contas a ningum. paternal, porque como o pai de famlia em relao a seus filhos, o rei "no nasceu para si, mas para o povo". E justa, porque est sob a proteo de Deus. (Nada melhor do que tais idias, para os reis de um pas que vinha de um perodo agitado de guerras religiosas e de enfrentamento com a nobreza.) Entretanto, j no final do sculo XVIII, na Inglaterra, e durtante o sculo XVIII, na Frana, surgiram fortes corretnes de pensamento contrrias ao absolutismo monrquico. As teorias polticas de locke, Montesquieu e Rousseau contriburam de forma marcante para abalar a estruturas do Antigo Regime.

BOSSUET (1679 1709)

No sculo XVIII, os reinados de lus XV (1751-1774) e de lus XVI (1774-1792) transcorreram em crise, decorrente da difcil situao fincnaceira do Estado, das reinvindicaes polticas da burguesia, do descontentamento das classes populares e das crticas dos filsofos ao absolutismo. Em 1789, a Revoluo Francesa ps fim ao Antigo Regime absolutista francs.

O ASSALTO CONTRA O ABSOLUTISMO

Os franceses,na maioria, pensavam como Bossuet; de repente, eis que pensam como Voltaire: uma revoluo
Paul Hazard

Capitulo I
O ENSAIO SOBRE O GOVERNO CIVIL, DE JOHN LOCKE (1690)
Jamais houve talvez um espirito mais sbio do que Monsieur Locke.

Voltaire

JONH LOCKE (1690)


O escritor ingls John Locke (1632/1704) personificou, na Inglaterra do final do sculo XVII, as tendncias liberais opostas s idias absolutistas de Hobbes. Partidrio dos defensores do Parlamento, seu "Ensaio sobre o Governo Civil" foi publicado em 1690, menos de dois anos depois da Revoluo Gloriosa de 1688, que, destronou o rei Jaime II. 0 ponto de partida de Locke mesmo de Hobbes seguido de um "contrato" entre os homens, que criou a sociedade e o governo civil. Mas, Locke chega a concluses opostas s de Hobbes pois, sustenta que, mesmo no estado de natureza, o homem dotado de razo. Dessa forma, cada indivduo pode conservar sua liberdade pessoal e gozar do fruto de seu trabalho.

JONH LOCKE (1690)

Entre os direitos que, segundo Locke, o homem possua quando no estado de natureza, est o da propriedade privada que fruto de seu trabalho. 0 Estado deve, portanto, reconhecer e proteger a propriedade. Locke defende tambm que a religio seja livre e que no dependa do Estado.

JONH LOCKE (1690)


Em sua obra "Ensaio sobre o Governo Civil", Locke defende os princpios liberais de liberdade individual, direito propriedade e diviso dos poderes do Estado. Ao sustentar tambm o direito do povo a sublevao, fez a justificativa da Revoluo Gloriosa de 1688, que derrubou Jaime II e consolidou a vitria do Parlamento sobre o Rei. Locke passou para a Histria, - justamente como o terico da monarquia constitucional - um sistema poltico baseado, ao mesmo tempo, na dupla distino entre as duas partes do poder, o parlamento e o rei, e entre as duas funes do Estado, a legislativa e a executiva, bem como na correspondncia quase perfeita entre essas duas distines - o poder legislativo emana do povo representado no parlamento; o poder executivo delegado ao rei pelo parlamento.

Capitulo II
O ESPIRITO DAS LEIS, DE MONTESQUIEU
Quando se faz uma estatua, no se deve estar sempre sentado no mesmo lugar, preciso v - l de todos os lados, de longe e de perto, de cima e de baixo, em todos os sentidos.
Montesquieu

MONTESQUIEU

Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses trs poderes: o de fazer leis, o de executar as resolues pblicas e o de julgar os crimes ou as divergncias dos indivduos.

MONTESQUIEU
Charles Louis de Secondat, conhecido como Baro de Montesquieu (1689-1755), nascido no castelo de La Brde, perto de Bordus (Frana), entrou para a histria da cincia poltica pela importncia e atualidade dos argumentos da sua principal obra LEsprit des Lois (O Esprito das Leis, 1748). Escrito num longo perodo de 20 anos na Frana revolucionria, o livro exerceu imensa influncia, tanto na Revoluo Americana, quanto na Francesa, no sistema de governo ingls e, de certa forma, em todo o mundo durante os dois ltimos sculos.

MONTESQUIEU
Para solucionar o problema, daquilo que Montesquieu chama de verdade eterna, medida que qualquer pessoa que tenha o poder tende a abusar dele, o autor sugere um antdoto infalvel: Para que no haja abuso, preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder. Assim, criam-se os poderes legislativo, executivo e judicirio, atuando de forma independente para a efetivao da liberdade, sendo que a mesma no existe se uma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes ao mesmo tempo. a tripolarizao dos poderes.

MONTESQUIEU

Com isso cria se um sistema chamado de freios e contra pesos, onde todos fiscalizam e so fiscalizados, no podendo qualquer um que seja tornar um regime autoritrio. Outra caracterstica de Montesquieu e de examinar 3 tipos de governo, a Repblica, a Monarquia e o Despotismo, onde explica tambm que as leis que governam o povo devem levar em considerao o clima, a geografia e outras circunstncias gerais, e que, tambm as foras que governam devem ser separadas e balanceadas para garantir os direitos individuais e a liberdade.

Capitulo III
DO CONTRATO SOCIAL, DE J. J. ROSSEAU
Bem mais do que a inteno de revolucionar os grandes estados, Rosseau tinha o desejo de deter as pequenas repblicas no declive de sua corrupo.
Bertrand de Jouvenel

J.J. ROSSEAU
Tambm para Rousseau existe uma condio natural dos homens, mas uma condio de felicidade, de virtude e de liberdade, que destruda e apagada pela civilizao. a concepo oposta quela de Hobbes. Para Rousseau a civilizao que perturba as relaes humanas, que violenta a humanidade, pois os homens nascem livres e iguais (eis o princpio que vai se afirmar na revoluo burguesa), mas em todo lugar esto acorrentados. A sociedade nasce, igualmente, de um contrato, ele apresenta a mesma mentalidade comercial e o mesmo individualismo burgus. O indivduo preexistente e funda a sociedade atravs de um acordo, de um contrato.

J.J. ROSSEAU

Rousseau viu o homem na natureza como sem moralidade, mas ao mesmo tempo sem maldade; o homem corrompido no pela natureza, mas pela posse da propriedade e pela formao da prpria sociedade civil. a sociedade civil que corrupta e a natureza um ideal prhumano.

J.J. ROSSEAU
No contrato social, Rousseau critica o absolutismo francs, e prefere a democracia. A lei deve ser igual para todos, e ningum deve se por acima dela. Os costumes, atravs de geraes levam obedincia passiva. A liberdade boa e nutre os fortes, mas abate os fracos. Na ptria que Rousseau queria ter nascido, os homens, acostumados independncia, so dignos dela. Nela, o domnio da fronteira no seria motivo de guerra. O direito de legislar seria comum a todos os cidados. No Do contrato social, Rousseau fala da figura do legislador, que deve representar a vontade geral.

Capitulo VI
O QUE TERCEIRO ESTADO, DE SIEYS (1789)
...a energia da insurreio penetrou me o corao.

Sieys

SIEYS
0 abade Sieys foi autor de vrios opsculos que contriburam para criar a conscincia revolucionria do Terceiro Estado. No panfleto "Qu 'est-ce que le Tiers Etat", ele fez progredir o debate sobre a 1 forma de convocao dos Estados Gerais, quando indagava: 0 que o Terceiro Estado? Tudo. 0 que ele foi at agora na ordem poltica? Nada. - 0 que ele quer? Tornar-se alguma coisa." Tudo, nada, algo,dir-se-ia hoje um slogan onde as mais ardentes paixoes da epoca encontrarvam a sua formula de propaganda , o seu brado de guerra.

SIEYS
Tudo, para uma naao prosperar e preciso trabalhos particulares para sustentar a sociedade, e funoes publicas para administrar-la. Nada, nada se quando se tem por si exclusivamente a proteao da lei comum. O terceiro estado o conjunto dos que pertemcem a ordem comum; que esta sujeitos a lei comum, isto , a massa dos no priveligiados. Algo, o povo quer ser algo, na verdade o minimo possivel; formula entao apenas tres pedidos: ser representado por deputados verdadeiramente seus ; que se vote por cabea e no por ordem; ser tambem representados por pessoas maculadas, de previlegios, togados e outros.

SIEYS

Representando cerca de 97% da populao do pas, o Terceiro Estado conseguiu aumentar sua participao nos Estados Gerais, elegendo 1 610 deputados (a metade da Assemblia), oriundos das fileiras da burguesia (advogados, comerciantes, proprietrios rurais, banqueiros), a elas se social que tinha um projeto poltico para substituir o absolutismo, baseado nos princpios iluministas da igualdade perante a lei e do liberalismo poltico e econmico

SIEYS

A massa da populao, formada por arteso, diaristas pequenos comerciantes, msicos, aprendizes, etc, no participou das eleies, pois s podiam - votar aqueles que tivessem o ofcio ou emprego pblico, grau universitrio ou de mestre de corporao e que pagassem pelos menos seis libras de imposto de capitao.

CONSEQUENCIA DA REVOLUCAO ( 1790 1848)

est destrudo; trata se de recriar. H um governo, h poderes; mas que o resto da nao? Gro de areia.
Napoleo

Tudo

Capitulo I
REFLEXOES SOBRE A REVOLUCAO FRANCESA. DE EDMUND BURKE (1970)
Esta convico, to vigorosa e superabundante...essa vaga lodosa, essa torrente, esse mar.

Taine

EDMUND BURKE (1970)


Burke nunca sistematizou o seu pensamento poltico, que s pode ser conhecido pela leitura dos seus textos e discursos. Opondo-se desde cedo doutrina dos direitos naturais, aceitava contudo o conceito de contrato social a que lhe juntava a ideia da sano divina. Para Burke a Liberdade, o grande ideal revolucionrio, um bem. Mas a justia, a ordem e a paz, tambm o so, e so indispensveis existncia prtica da liberdade. Assim, o objectivo no deve ser um fim perfeito e final de uma sociedade, mas o que for mais praticvel.

EDMUND BURKE (1970)


A sua principal obra, as Reflexes sobre a Revoluo em Frana foram lidas por toda a Europa, incentivando os seus dirigentes a resistir Revoluo Francesa. Para Burke, a Revoluo francesa baseava-se numa teoria, a teoria dos Direitos Humanos, com preposies simples, universais e dogmticas, que fazia apelo s leis da razo, claras e indiscutveis, que se justificavam a si prprias, e que levavam a pr de parte tradies e costumes sociais de sculos, para remodelar a sociedade de acordo com um plano inteligvel e racionalmente justificado.

EDMUND BURKE (1970)

Ora, para Burke, este racionalismo militante estava totalmente fora de lugar na actividade poltica; a sociedade humana era demasiadamente complexa para ser susceptvel de uma compreenso racional simplista, e muito menos de uma alterao completa, ou mesmo de uma interferncia contnua.

EDMUND BURKE (1970)

Burke deu origem ao Conservadorismo moderno, que no um conservadorismo do medo, do pessimismo, do pecado original, mas uma filosofia poltica que tem uma viso positiva da funo do estado e dos objectivos ltimos da sociedade humana; afirmando que se baseava, de uma maneira que far escola nos constitucionalistas romnticos, e de acordo com o Esprito das Leis de Montesquieu, na descrio fiel dos princpios tradicionais da vida poltica britnica.

Capitulo II
OS DISCURSOS NACAO ALEM, DE FICHTE (1807 1808)
Fichte, pai da unidade Alem, filho da revoluo e de Napoleo.

Bertrand de Jouvenel

Johann Gottlieb Fichte nasceu em 19 de maio de 1762 em Rammenau, Alemanha, filho de um tecelo. Depois de estudar nas universidades de Jena e Leipzig, foi preceptor em Zurique, na Sua, e logo em Leipzig. Em 1791 viajou a Knigsberg para conhecer Kant, cuja filosofia tica o atraa fortemente. Filosofia de Fichte, baseada no valor moral inerente ao homem e muito prxima do pensamento de Kant, pretendia se consubstanciar em princpios capazes de orientar a ao prtica

FICHTE (1807 - 1808)


O primeiro e maior discpulo de Kant, que encaminhou decididamente o criticismo pela senda do idealismo imanentista, Fichte. Resolve ele o mundo kantiano da sensibilidade, perante o qual, no dizer de Kant, o esprito seria passivo, no mundo da natureza, criado pelo esprito para se realizar a si mesmo como eticidade e liberdade, pois Fichte mantm o conceito kantiano do primado da razo prtica, precisamente no conceito do esprito como eticidade.

FICHTE (1807 - 1808)


No discurso a naao Alema, sustenta Fichte que o motivo fundamental, pelo qual se decide em favor do idealismo e no em favor do dogmatismo, isto , do realismo, seria prtico, moral, em suma, uma questo de carter. Dogmatismo significa passividade, acomodao, fraqueza, debilidade; ao passo que idealismo, isto , imanentismo, significaria atividade, independncia, liberdade, posse de si mesmo. E, de fato, este motivo prtico, moral, ficou sendo a base do idealismo posterior, que, portanto, procurou a sua justificao teortica em uma metafsica monista-imanentista, e no em uma metafsica transcendente e testa.

Capitulo III
A DEMOCRACIA NA AMERICA, DE ALEXIS DE TOCQUEVILLE (1835 1840)
Ele representa o ltimo ramo de descendentes intelectuais de Montesquieu.

Albert Sorel

TOCQUIAVILLE
O autor explana sobre a concepo da Democracia na Amrica, do pensador doutrinrio Alexis de Tocqueville e sua possvel aplicao, com especial nfase ao contexto latinoamericano. Conciliar as pretenses absolutistas e a revolta anrquica naturais ao iderio humano s possvel atravs de um nvel de excelncia educacional e de uma orientao poltica embasados na tica e na liberdade individual. esta, segundo o autor, a proposta que Tocqueville desenvolve e fundamenta. Num mundo marcado pela injustia e opresso a hipocrisia do discurso neo-liberal deve ser confrontada (e aclarada) com uma reflexo profunda sobre a liberdade e a igualdade. Tocqueville viveu esta reflexo.

TOCQUIAVILLE
A cincia poltica de Tocqueville esclarecida como conseqente de uma epistemologia modesta e um ideal tico igualitrio que s podem resultar num mximo respeito s liberdades individuais. A Democracia Liberal segundo Tocqueville a nica possibilidade de realizao do ideal cristo de semelhana entre os homens. Imbudo de profunda conscincia moral, Tocqueville sentiu-se no dever de dedicar sua vida concretizao de sua teoria social. O compromisso do intelectual de divulgar seu saber , segundo Tocqueville, to intenso quanto forem as perspectivas de melhoras sociais decorrentes dele.

SOCIALISMO E NACIONALISMO (1848 1927)


Pode se considerar uma sociedade como uma espcie de grande animal. Entendo o como metfora; ms h msticos que pretendem que realmente existe esse grande animal, tanto quando vs e eu.. Isso no passa de mitologia.
Alain

Capitulo I
O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA DE KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS (1848)
O fato decisivo, o acontecimento historico o crescimento de uma nova classe... Do drama, o principal personagem o proletariado.
Edouard Dollans

MARX & ENGEL


Manifesto Comunista fez a humanidade caminhar. No em direo ao paraso, mas na busca (raramente bem sucedida, at agora) da soluo de problemas como a misria e a explorao do trabalho. Rumo concretizao do princpio, teoricamente aceito h 200 anos, diz que "todos os homens so iguais". E sublinhando a novidade que afirmava que os pobres, os pequenos, os explorados tambm podem ser sujeitos de suas vidas.

MARX & ENGEL

Por isso um documento histrico, testemunho da rebeldia do seres humanos. Seu texto, racional, aqui e ali bombstico e, em diversas passagens irnico, mal esconde essa origem comum com homens e mulheres de outros tempos: o fogo que acendeu a paixo da Liga dos Comunistas, reunida em Londres no ano de 1847, no foi diferente do que incendiou coraes e mentes na luta contra a escravido clssica, contra a servido medieval, contra o obscurantismo religioso e contra todas as formas de opresso.

MARX & ENGEL


A Liga dos Comunistas encomendou a Marx e a Engels a elaborao de um texto que tornasse claros os objetivos dela e sua maneira de ver o mundo. E isto foi feito pelos dois jovens, um de 30 e o outro de 28 anos. Portanto, o Manifesto Comunista um conjunto afirmativo de idias, de "verdades" em que os revolucionrios da poca acreditavam, por conterem, segundo eles, elementos cientficos um tanto economicistas para a compreenso das transformaes sociais. Nesse sentido, o Manifesto mais um monumento do que um documento... Ptreo, determinante, forte: letras, palavras, e frases que queriam Ter o poder de uma arma para mudar o mundo, colocando no lugar "da velha sociedade burguesa uma associao na qual o livre desenvolvimento de cada membro a condio para o desenvolvimento de todos."

MARX & ENGEL


O Manifesto Comunista como no poderia deixar de ser, termina triunfalista e animando. No quer espiritualizar e sim emocionar para a luta. Curiosamente, retoma a idia do "fantasma", ao desejar que "as classes dominantes tremam diante da idia de uma revoluo comunista". Os proletrios, que tm um mundo a ganhar com a revoluo, tambm so, afinal, conclamados, na clebre frase, que tantos sonhos, projetos de vida e revolues sociais j inspirou: "PROLETRIOS DE TODOS OS PASES, UNI-VOS !"

Capitulo II
O INQUERITO SOBRE A MONARQUIA, DE CHARLES MAURRAS (1900 - 1909)
S a instituio infinitamente duradoura faz com que o melhor de ns se conserve.

Maurras

CHARLES MAURRAS
Nacionalista, anti-semita e anti-republicano, o escritor e terico poltico francs Charles Maurras exerceu grande influncia intelectual na Europa do incio do sculo XX. Seu nacionalismo de direita antecipou algumas idias do fascismo. Maurras nasceu em Martigues em 20 de abril de 1868. Viveu em Paris a partir de 1891, onde fundou o grupo de jovens poetas contrrios ao simbolismo que ficou conhecido como cole Romane. Aps o caso Dreyfus, que polarizou a opinio pblica francesa entre esquerda e direita, ingressou na poltica e tornou-se ardente monarquista..

CHARLES MAURRAS
Em 1900, Maurras defendeu a restaurao do regime monrquico com a publicao de Enqute sur la monarchie (Inqurito sobre a monarquia). Em L'Avenir de l'intelligence (1905; O futuro da inteligncia), inclui os intelectuais -- em sua opinio no valorizados pela democracia -- entre as classes dirigentes de um eventual regime monrquico de direita. Em 1926, o Vaticano condenou as idias de Maurras, mas a medida em nada reduziu seu prestgio

CHARLES MAURRAS
O inqurito marcou uma nova deciso para evoluo para as idias polticas do sculo XX pois trazia sugestes antiindividualistas, anti racionaliza. Submisso a natureza das coisas. Sem duvida a monarquia deveria reformar, era enqluzive o eixo de toda reforma. Mauras, defenda que a transmisso hereditria, na famlia pela famlia, a transmisso por excelncia, por conseguinte, a hereditariedade do poder tem sua fora, durao e continuidade paralelas fora, durao e continuidade da nao

Capitulo III
AS REFLEXOES SOBRE A VIOLENCIA GEORGES SOREL (1908)
A sabotagem um processo do Ancien Regime e, de modo algum, tende a orientar o trabalhador no caminho da emancipao.

DE

G. Sores

GEORGES SOREL
Socilogo e sindicalista francs nascido em Cherbourg, defensor da teoria da evoluo do processo histrico pela criao do mito e da violncia. De famlia de classe mdia, estudou engenharia e entrou no servio pblico como engenheiro de estradas e pontes, antes de passar a se interessar por questes econmicas e sociais (1887). Aposentou-se e revoltado com a decadncia moral e a corrupo da burguesia francesa, passou a se dedicar a uma vida de estudos (1892) e procurou novos valores morais no proletariado. Descobriu a obra de Karl Marx (1893) e comeou a escrever as anlises crticas que constituem seu mais original e valioso trabalho. Defendeu de Alfred Dreyfus (1897), atacou os partidos Socialista e Radical e propugnou o sindicalismo revolucionrio (1902), movimento anarquista que defendia a espontaneidade da luta de classes.

GEORGES SOREL
Em seu mais conhecido o livro, Reflexes sobre a violncia (1908), defendeu o uso da violncia pelo proletariado, mas estabelecia que este apenas se revoltaria se tivesse f num mito em cuja eficcia pudesse confiar. O mito do proletariado seria o da greve geral, meio de fazer parar o pas e conseguir a derrubada da burguesia. Depois desencantou-se com o sindicalismo e aderiu (1915), hesitante, ao movimento catlico Ao Francesa, mas na revoluo russa (1917), apoiou os bolcheviques.

Capitulo VI
O ESTADO E A REVOLUCAO, DE LENIN (1917)
Todos os revolucionrios proclamam sucessivamente que as revolues passadas s tiveram por resultado iludir o povo, e que s ser verdadeira revoluo a que tem em vista.
Vilfredo Pareto

LENIN
O Estado e a Revoluo nada mais do que a doutrina do Marxismo sobre o Estado e as tarefas do Proletariado na Revoluo - tal seu ttulo completo - foi escrito em agosto-setembro de 1917, na clandestinidade. Representa o produto de uma longa srie de reflexes e estudos, registrados num caderno que recebeu o ttulo "O Marxismo acerca do Estado" e que continha citaes de Marx e de Engels, extratos de livros e artigos de Kaustsky e Bernstein, alm de concluses e crticas do prprio Lnin.

LENIN
Planejada inicialmente para se desenvolver em 7 (sete) captulos, esta obra no chegou a ser concluda. Os acontecimentos que levaram Revoluo de Outubro de 1917, com Lnin frente, impediram-no de levar a cabo o que havia se proposto para o ltimo captulo, que versaria sobre "A experincia das Revolues Russas de 1905 e 1917" (fevereiro). Tal captulo chegou somente a ser introduzido, com um esclarecimento de Lnin que se limitaria a tratar das "lies mais importantes da experincia que dizem respeito diretamente s tarefas do proletariado na revoluo em relao ao poder de Estado."

LENIN

Para Lenin sem teoria revolucionaria no ha aao revolucionaria. A teoria tornava possivel a aao, mas eta fazia com que a teoria progredisse , transformando - a. Porque a teoria jamais deve se achar atrasada em relaao a vida.

LENIN

certo que Lnin voltou a trabalhar sobre o texto, pois a 2 edio (dezembro de 1918) traz o acrscimo de um item ao Captulo II ("Como Marx colocava a questo em 1852"). No consta, porm, que tivesse concludo a obra, com a produo do planejado Captulo VII (ou do 2 fascculo). Referncias experincia daquelas revolues russas (1905 e fev/1917) aparecem em diversas de suas obras posteriores, mas no com o t- Essncia de classe do Estado

Capitulo V
MEIN KAMPF (MINHA LUTA), DE ADOLF HITLER (1925 1927)
A tentativa de divinizao de um grupo humano por si prprio.

Francois Perroux

ADOLF HITLER
em 1889 que nasce, numa simblica cidadezinha, a margem do rio Inn, o homem que se diz o escolhido pelo cu para proclamar a vontade racista do criador. Na sua adolescncia aps a morte do pai e da me, parte para Viena com uma maleta de roupa e tendo no corao, conforme diz uma vontade inabalvel, de ser algum. Acumulam se as decepes, a escola de Belas Artes no quis receber como aluno de pintura e teve que ganhar a vida como auxiliar de pedreiro. Aps algum tempo de trabalho a cidade parecia como a capital da iniqidade social, onde vizinhavam se, sem transio a riqueza e a misria.

ADOLF HITLER

A essncia da ideologia nazista encontra-se sintetizada no livro de Hitler, Minha Luta (Mein Kampf), onde o Nacionalista, defende o racismo e a crena na superioridade da raa ariana; nega as instituies da democracia liberal e a revoluo socialista; apia o campesinato e o totalitarismo; e luta pelo expansionismo alemo.

ADOLF HITLER
O estado segundo Minha Luta, no evidentemente um estado liberal, vaziode contedo moral, desprovido de todo imperativo , de todo absoluto, entregue ao apetite de mltiplos partidos, que por sua vs encobrem interesses particulares. um estado que possui uma misso, um estado tico, que depende de um absoluto. um Estado anti liberal, antiparlamentar, antipartidrio; um estado fundado sobre o principio e a mstica do chefe, do condutor(Fhrer) e cujo motor um partido nico, intermedirio entre as massas e o chefe. um estado anti marxista ,anti- igualitrio, hierrquico e cooperativo, obstinado, enfim, em nacionalizar, em tornar no grosseiramente nacionais, mas agressivamente nacionalistas, as massas que o marxismo judeu queria desnacionalizar, internacionalizar.

CONCLUSAO
O ESPIRITO CONTRA O LEVIAT
NOSSO SCULO,EM FACE DO SCULO XIX, PARECE UM RENACIMENTO DA FATALIDADE.

Andr Malraux

CONCLUSO O ESPIRITO CONTRA O LEVIAT

Ao longo dos ultimos anos, entre duas grandes guerras,a mesma revolta de espirito tem se expresado em certos numeros de obras de qualidade no se pretende, aqui, conhecer o segredo da historia, no se tenha certeze, se quer, de que haja um segredo da historia. Registra se apenas a luta do espirito contra o leviat, luta sempre reiniciada, como a do mar.

CONCLUSO O ESPIRITO CONTRA O LEVIAT


Diz-se, to somente: se um dia esta luta no mais devesse comear, sobre o peso das propagandas enbrutecedoras, sobre o acoite dos terrores, lavados ou sangrentos, se um dia tivesse de esgotar-se o impieto espiritual transmitido de idade em idade, s ento seria permitido entregar-se. E dar aqui essncia ao amargo veredito de Taime, nenhum homem sensato pode ter esperana.

Вам также может понравиться