Вы находитесь на странице: 1из 61

1

Ministrio
de Ensino
2

Estudo Bblico
Namoro, Noivado e Casamento
4

No bom sermos ss
Vivemos num ambiente cultural que ressalta a autoconfiana e a independncia. Esta nfase na individualidade tem sido adotada por vrios "movimentos" pelos direitos de homens e mulheres e tem contribudo para desconfiana e infelicidade entre sexos. Conquanto uma certa quantidade de independncia seja boa e necessria, no ser difcil ver que Deus jamais pretendeu que homens e mulheres fossem independentes uns dos outros. O prprio fato que ele nos fez "homem e mulher" (Gnesis 1:27), e instituiu suas leis para a reproduo humana do modo como o fez, nos dever dar um indcio.

No bom sermos ss
No levou muito tempo para que Deus determinasse que "No bom que o homem esteja s; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idnea" (Gnesis 2:18). O registro diz que Deus trouxe todos os animais diante de Ado com o propsito de nome-los, "... para o homem, todavia, no se achava uma auxiliadora que lhe fosse idnea" (Gnesis 2:20). Ento Deus fez com que Ado pegasse no sono. Este deve ter sido o ato mais fcil de Deus, pois certamente a esta hora do dia, sem nem uma mulher em quem pensar, Ado deveria estar bem entediado. Quando Deus terminou, Ado acordou para ver o toque final em sua "muito boa" criao.
6

No bom sermos ss
Assim como Moiss ao escrever sobre a unio do homem e da mulher, Jesus confirmou que o homem necessitava de uma companheira adequada na vida, e disse: Ele, porm, respondendo, disse-lhes: No tendes lido que aquele que os fez no princpio macho e fmea os fez. E disse: Portanto, deixar o homem pai e me, e se unir a sua mulher, e sero dois numa s carne? (So Mateus 19:4,5) Para se tirar toda a dvida, Deus revelou atravs do apstolo Paulo que "... nem a mulher independente do homem, nem o homem, independente da mulher. Porque, como provm a mulher do homem, assim tambm o homem nascido da mulher; e tudo vem de Deus" (I Corntios 11:11-12).

No bom sermos ss
Ainda que Ado fosse um macho, sobre quem Deus disse que a solido "no era boa", isso tambm verdadeiro quanto s mulheres. De fato, uma nota de rodap interessante que a palavra "homem" naquele versculo (Gnesis 2:18) seja traduzida da palavra hebraica "adam", que definida como "ser humano". Assim, tivesse Deus decidido fazer a mulher primeiro, ainda haveria a necessidade de um parceiro adequado para ela. A concluso a que nosso Criador chegou que um homem precisa de uma mulher e vice-versa.

No bom sermos ss
Esta verdade universal em um sentido, pois nenhum homem pode nascer neste mundo sem uma mulher, e mesmo depois do processo do nascimento ele precisa de sua me para satisfazer tanto suas necessidades fsicas como emocionais. Mais tarde na vida, quando suas necessidades mudam, provvel e adequado que a maioria dos homens busque outra mulher para ajud-lo a levar uma vida plena. Observe que eu digo que "provvel que ele buscar uma companheira na vida pois na verdade existe uma exceo a esta regra. a questo do chamado celibato (estado de solteiro), como veremos a seguir:
9

No bom sermos ss
Ainda que a grande maioria se case, certamente no errado se um homem ou uma mulher decidir no fazer isso. Jesus o exemplo mais bvio de algum que no tomou esposa, e prova alm de qualquer dvida que o celibato pode ser uma escolha nobre. Numa ocasio, quando seus discpulos estavam para concluir que " melhor no casar", Jesus explicou que o celibato no era para todos. Ele revelou (em Mateus 19:11-12) que h trs tipos de homens que podem aceitar o estilo de vida no convencional do celibato. Jesus se refere Primeiro queles que nasceram eunucos. Ele est incluindo no somente aqueles que so incapazes de funo sexual (por causa de um defeito de nascimento) mas tambm aqueles que no tm desejo de relaes sexuais.
10

No bom sermos ss
Segundo, Ele se refere aos que "so feitos eunucos pelos homens". Desde os tempos antigos, o homem tem sido capaz de tornar cirurgicamente um homem inadequado para o casamento por meio da castrao. E terceiro, h aqueles que "se fizeram eunucos por vontade prpria e escolheram uma vida de celibato. O grande apstolo Paulo nunca se casou. Ele estava to ocupado no trabalho do reino que no queria se preocupar com os cuidados do lar. Ele no hesitava em recomendar sua escolha aos outros, at mesmo expressando sua vontade de que todos os homens fossem como ele a respeito disto.
11

No bom sermos ss
Contudo, foi ele quem escreveu que era por causa da prostituio era melhor que homens e mulheres se casassem (I Co 7:2). Mas, por causa da prostituio, cada um tenha a sua prpria mulher, e cada uma tenha o seu prprio marido. E tambm advertia queles que no tinham sua fora de vontade (que o caso da maioria da populao) que melhor casar do que viver abrasado Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu prprio dom, um de uma maneira e outro de outra. Digo, porm, aos solteiros e s vivas, que lhes bom se ficarem como eu. Mas, se no podem conter-se, casem-se. Porque melhor casar do que abrasar-se. (I Co 7:7-9)
12

Consideraes sobre o nosso Corpo.


A vida de santidade (retido e obedincia aos mandamentos de Deus) transforma o corpo do homem em Templo e Habitao do Esprito Santo, logo devemos fazer o que certo para no pecarmos. Assim que, se algum est em Cristo, nova criatura ; as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo. (II Co 5:17) Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundcia da carne e do esprito, aperfeioando a santificao no temor de Deus. (II Co 7:1)

Portanto, diante das circunstncias, devemos tomar as atitudes corretas, o que trar um grande benefcio s nossas vidas e acima de tudo a aprovao de Deus.
13

Como era antigamente...


Quando Isaque estava pronto para se casar, seu pai Abrao enviou um servo a sua ptria para escolher uma esposa para Isaque. O servo encontrou Rebeca e trouxe-a na volta para Cana, para ser esposa de Isaque. Ele s se encontrou com Rebeca pouco antes de se casarem e no a namorou, nem noivou. (Gnesis 24). Isso pode parecer estranho, at mesmo espantoso, para uma pessoa jovem de hoje em dia, mas os casamentos arranjados pelos pais eram comuns nos tempos bblicos.

Ento, o que dizer do romance? E se o homem e a mulher no fossem fisicamente atrados um pelo outro?
14

Como era antigamente...


Esses casamentos duravam precisamente porque no eram iniciados na base da atrao fsica, da paixo ou do amor romntico, emoes que so freqentemente difceis de sustentar. Hoje, contudo, mais comum os jovens selecionarem seus prprios companheiros. Embora o namoro e o noivado nem sempre leve ao casamento, so atualmente, os mtodos usuais de se encontrar um parceiro para o casamento.

O namoro e o noivado sempre permite que se observe e se conhea mais sobre aquela pessoa especial a quem se est considerando como um possvel companheiro.
15

Objetivo do Namoro e Noivado: Casamento


Obviamente, o namoro e o noivado pode e devem ser agradveis, mas tambm so relaes srias. A seleo de um parceiro para o casamento uma das mais significativas decises que uma pessoa far na vida. A Bblia ensina que quando um homem e uma mulher se casam, devero permanecer casados pelo resto de suas vidas. O divrcio autorizado por Deus somente em casos quando o adultrio foi cometido por um dos parceiros (Mateus 19:3-9; 5:31-32). Uma m escolha do companheiro uma deciso que pode causar muito sofrimento, mais tarde, na vida. Por outro lado, um bom companheiro uma bno maravilhosa em nossa vida (Provrbios 18:22).
16

Objetivo do Namoro e Noivado: Casamento


Que tipo de parceiro dever um homem ou uma mulher estar procurando? Freqentemente, os jovens escolhem seus namorados e noivos na base da aparncia fsica.

Rapazes querem namorar e ficar noivos de mulheres com corpo bem feito e feies atraentes.
As moas querem namorar e ficar noivas de homens com corpo forte e feies elegantes. Infelizmente, a atrao fsica no uma garantia de que um jovem ser um bom esposo ou de que uma moa venha a ser uma boa esposa.
17

Consideraes para um Bom Namoro e Noivado


Um genuno amor Deus com certeza afetar o conceito do namoro e noivado. Ele ser considerado uma oportunidade para se familiarizar com outra pessoa, de modo a avaliar seu carter, personalidade, intelecto, disposio e aptido em geral para o casamento. Infelizmente, o nico modelo que muitas pessoas tm para o namoro e noivado so os seriados estilo Malhao, Novelas e Filmes de Hollywood, que trazem consigo todo um ensino e apologia promiscuidade e devassido. O amor que temos Deus afetar nossa escolha de um parceiro para o namoro, na medida que se o amamos verdadeiramente, s iremos namorar algum que alm de ser crente (mesmo jugo II Co 6:14), tambm tenha o mesmo amor Deus e respeito ao outro.
18

Consideraes para um Bom Namoro e Noivado


No vos prendais a um jugo desigual com os infiis; porque, que sociedade tem a justia com a injustia? E que comunho tem a luz com as trevas? ( II Co 6:14) O namoro e o noivado tende, em virtude do envolvimento sentimental, a aumentar a tolerncia por parte do casal, pelas faltas um do outro. Sejam essas faltas: fsicas, econmicas, sociais, morais, ticas e espirituais, e em relao a estas trs ltimas faltas, as morais, ticas e espirituais que reside o grande perigo, pois podem trazer (e quase sempre trazem), resultados extremamentes danosos para o casal.

Deus deve ser reconhecido como um acompanhante em todos os encontros. Seu olhar que tudo v no ser esquecido, mesmo no escuro. "De que maneira poder o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra" (Salmo 119:9).
19

Consideraes para um Bom Namoro e Noivado


Nosso amor por um parceiro de namoro ou noivado precisa ser um amor piedoso. Tal amor "no busca o que seu". Um rapaz cuja preocupao principal no relacionamento o que ele vai conseguir de uma moa no um bom candidato para o casamento; nem a moa que inteiramente egosta.

Um amor cristo aquele em que um respeita e ampara o outro, que no est preocupado unicamente em satisfazer suas vontades, mas acima de tudo de cuidar e se doar ao outro.
Um homem com tal amor, tendo escolhido uma mulher piedosa para sua companheira, jamais pensaria em violar sua virtude, no importa quo forte suas paixes possam ser. Ele no a v como um objeto a ser usado para seu prazer, mas como um tesouro a ser respeitado e protegido.
20

Consideraes para um Bom Namoro e Noivado


impensvel, tambm, que uma mulher crist, exercendo aquele amor que vem de Deus, se orgulhasse de "fazer um homem ficar nervoso" pelo modo como ela se veste ou se comporta. Ainda que ela possa "saber como cuidar-se, ela no colocar seu namorado ou noivo numa saia justa. O amor que vem de Deus nunca deve desafiar o outro a pecar com palavras como:

"Se voc me ama, voc far".


21

Consideraes para um Bom Namoro e Noivado


Certamente no errado ser atrado pela beleza fsica, mas o bom carter o que d a felicidade a qualquer casal, sejam eles namorados, noivos ou casados.

Quando as pessoas namoram, que traos de carter deveriam elas estar procurando em seus namorados, noivos e futuros esposos ?
Observando as responsabilidades dos bons exemplos de esposos e esposas, podemos descobrir alguns dos traos que so necessrios a um namoro bem sucedido. As Escrituras tambm nos dizem sobre alguns traos de carter que so importantes em qualquer relao humana.

22

Caractersticas de um Bom Namorado e Noivo


Procurando um Bom Namorado, Noivo ou Esposo. A responsabilidade do esposo amar sua esposa sem egosmo, assim como Cristo amou a igreja (Efsios 5:25-29). Ele precisa estar pronto a sacrificar-se por ela, a am-la nos tempos difceis. O esposo a cabea da esposa, mas precisa respeit-la como aquela que se submeteu a ele voluntariamente, isto , aquela que se tornou o "vaso mais fraco" por sua prpria escolha (1 Pe 3:7). Como provedor de sua famlia, ele precisa possuir a vontade de trabalhar com suas mos e sua mente (Gnesis 3:17-19; 1 Timteo 5:8). Quando uma mulher namora ou est noiva, ela dever estar-se fazendo as seguintes perguntas sobre o homem com quem ela est se encontrando.
23

Caractersticas de um Bom Namorado e Noivo


Ele demonstra uma atitude desprendida? Ele mostra respeito pelas mulheres? Ela dever ser bastante prudente para observar como ele age com sua me, a quem ele mandado honrar pelas Escrituras (Efsios 6:2). Ele tem demonstrado capacidade para terminar tarefas desagradveis que precisam ser feitas ou ele perde o interesse rapidamente e desiste?

24

Caractersticas de uma Boa Namorada e Noiva


Procurando uma Boa Namorada, Noiva ou Esposa. A responsabilidade da esposa amar seu esposo e filhos e cuidar da casa (Tito 2:4-5; 1 Timteo 5:14). Os cuidados da casa, incluindo o trato e o ensinamento dos filhos, exigem muito trabalho e pacincia.

Ela precisa querer submeter-se autoridade de seu esposo, justamente como a igreja precisa submeter-se a sua cabea, Jesus Cristo, em todas as coisas (Efsios 5:22-24). Assim como a mulher, o homem dever estar-se fazendo algumas perguntas a respeito da pessoa que ele est encontrando.
25

Caractersticas de uma Boa Namorada e Noiva


Ela adorna a pessoa interior do seu corao adequadamente, manifestando um esprito que "manso e tranqilo" (1 Pedro 3:3-4)? Ela mostra respeito pela autoridade de seus pais? Se no, ela mais tarde mostrar respeito pela autoridade de seu esposo?

Ela demonstrou capacidade e disposio para trabalhar nas tarefas domsticas at que elas estejam terminadas e bem feitas?
Todo o homem jovem faria bem em ler Provrbios 31:10-31 e considerar as qualidades da mulher descrita nesse texto.

26

Traos Gerais de Carter


1. H outros traos de carter e atitudes que so de suma importncia para o sucesso no casamento. Por exemplo, a confiana a base do casamento. Aqueles que servem para o casamento devero falar sempre a verdade, no s um com o outro, mas em qualquer circunstncia (Colossenses 3:9).

Haver ocasies em um casamento quando um parceiro no ter como verificar a veracidade do outro.
Para que esse casamento perdure, cada um precisa ser capaz de ter confiana na honestidade e fidelidade do outro. A pessoa que estou namorando diz sempre a verdade a mim e aos outros?

27

Traos Gerais de Carter


2. Duas pessoas quaisquer, numa relao to ntima como o casamento, eventualmente pecaro uma contra a outra. Para que essa relao permanea sadia, ambos precisam ser capazes de admitir o erro e pedir perdo.

Isso exige humildade, que no a ausncia de confiana em si mesmo, mas antes uma avaliao adequada de si mesmo em relao com Deus e com os outros.
A arrogncia e a hipocrisia que ela produz podem destruir um casamento. A pessoa que estou namorando manifesta uma humildade genuna?
28

Traos Gerais de Carter


3. Talvez uma das fraquezas humanas mais comuns a raiva desenfreada. Impacincia com irritabilidade fazem uma combinao terrvel, que freqentemente destri a comunicao num casamento e s vezes resulta em violncia fsica de um parceiro contra o outro.

A Bblia adverte repetidamente contra o perigo da ira incontida (Tiago 1:19-20; Efsios 4:26-27,31-32).
Exploses de temperamento durante o perodo de namoro so um sinal claro de que o casamento com uma pessoa assim trar dificuldades.

29

Traos Gerais de Carter


4. Espiritualidade e respeito pela palavra de Deus so os traos que formam uma base firme para todos estes outros traos de carter e atitudes. Aqueles que vivem num nvel puramente fsico, cuidando apenas dos prazeres da carne, do maus parceiros de casamento porque tendem a ser abertamente egostas e freqentemente lhes falta domnio prprio. A pessoa que estou namorando est interessada em servir a Deus? Essa pessoa demonstra interesse por coisas espirituais?

Aqueles homens e mulheres que esto habituados a seguir a palavra de Deus na vida so melhores esposos, simplesmente porque a Bblia contm a receita para um casamento bem sucedido.
30

Ficar ou No Ficar ?
No mundo de hoje, o ato de ficar dos jovens e os namoros e noivados com relaes sexuais consensuais antes do casamento so enquadrados pela sociedade na condio de normal! Nada mais enganoso e perigoso. O Apstolo Paulo em sua carta aos Glatas a partir do versculo dezenove nos lista os pecados relacionados s Obras da Carne, e al podemos ver que os pecados relacionados sensualidade e sexualidade so os primeiros a serem listados. Ora, as obras da carne so conhecidas e so: prostituio (relao sexual ilcita), impureza (no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, luxuria, vida devassa), lascvia (luxria desenfreada, excesso, licenciosidade, libertinagem, carter ultrajante... (Gl 5.19)
31

Ficar ou No Ficar ?
Fica claro que a rea sexual uma rea de mxima importncia para a vida espiritual do servo de Deus. Sabendo disso Satans investe tremendamente nesta rea. Despertando nos adolescentes, jovens e adultos a libido (desejo), a lascvia, a sensualiadade, o erotismo, que os leva para as prticas impuras relacionadas ao sexo. O Apstolo Pedro nos diz assim: Sede sbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversrio, anda em derredor, bramando como leo, buscando a quem possa tragar. (I Pe 5:8)

32

Sugestes Para o Namoro e Noivado


Freqentemente o processo de amadurecimento fsico e mental dos jovens no so simultneos. Alm disso, os desejos sexuais so com freqncia mais fortes na adolescncia e na juventude do que em qualquer outro perodo da vida.

Por esta razo, importantssimo que os jovens percebam a importncia de manter a pureza sexual.
A Bblia clara ao declarar que as relaes sexuais antes do casamento pecaminoso, vejamos a seguir:

33

Sugestes Para o Namoro e Noivado


13 Os alimentos so para o estmago e o estmago para os alimentos; Deus, porm, aniquilar tanto um como os outros. Mas o corpo no para a prostituio, seno para o SENHOR, e o SENHOR para o corpo. 14 Ora, Deus, que tambm ressuscitou o Senhor, nos ressuscitar a ns pelo seu poder. 15 No sabeis vs que os vossos corpos so membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e f-los-ei membros de uma meretriz? No, por certo. 16 Ou no sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque sero, disse, dois numa s carne. 17 Mas o que se ajunta com o Senhor um mesmo esprito. 18 Fugi da prostituio. Todo o pecado que o homem comete fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu prprio corpo. 19 Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos? (I Co 6:13-19)
34

Sugestes Para o Namoro e Noivado


Evite o contato fsico excessivo. As chamas da paixo freqentemente so avivadas pelo contato fsico ntimo at o ponto em que nenhuma pessoa quer parar. Muitos homens e mulheres tem pensado que poderiam se conter em certas circunstncias, mas perderam sua pureza num momento de fraqueza. "Tomar algum fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem? Ou andar algum sobre brasas, sem que se queimem os seus ps?" (Provrbios 6:27-28).

35

Sugestes Para o Namoro e Noivado


No se encha de desejos pecaminosos, evitando situaes que provoquem a tentao. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e no tenhais cuidado da carne em suas concupiscncias. (Romanos 13:14). possvel resistir tentao, mas precisamos querer buscar os meios de escapar. Aquele, pois, que cuida estar em p, olhe no caia. No veio sobre vs tentao, seno humana; mas fiel Deus. (1 Co 10:12-13). Os casais devem evitar ficar sozinhos em lugares escuros e isolados. Planeje as atividades do namoro em vez de se deixar levar pelo momento.

Roupas modestas tambm ajudam a evitar a tentao.


36

Sugestes Para o Namoro e Noivado


As mulheres, especialmente, devem vestir-se com decncia, de tal modo que reflita sua pureza e castidade; vestir-se com roupas sensuais, chamativas, provocadoras e escandalosas sugerir ao seu namorado que ela quer se envolver com ele em um comportamento lascivo. Evite namorar com pouca idade. Por causa do principal propsito do namoro, isto , encontrar um companheiro para o noivado e o casamento, um erro comear a namorar muito cedo. Tal prtica meramente coloca meninos e meninas em situaes para as quais no esto preparados. Infelizmente os jovens, freqente e erradamente consideram o comportamento lascivo como um sinal de maturidade e desejam desesperadamente tornar-se adultos. Os pais dos jovens no deveriam permitir-lhes namorar enquanto no amadurecerem suficientemente para entender os perigos e as responsabilidades do namoro.
37

O que a Bblia fala sobre sexo fora do casamento ?


1) Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixes carnais, que fazem guerra contra a alma. (I Pe 2.11)

Neste texto, o Senhor expe com grande clareza a condio do povo eleito, enquanto na terra: peregrinos e estrangeiros. Convivemos em uma sociedade licenciosa, moralmente decadente e profundamente influenciada pelas foras das trevas, que objetiva a destruio do carter e bons costumes que devem compor a vida. Esta convivncia inevitvel, necessrio trabalhar, estudar, comprar, vender e mais uma srie de atividades dirias que devem seguir seu curso natural; os escolhidos do Senhor esto aptos a prosseguirem nesta caminhada, sem que venham a contaminar-se e/ou influenciarse pelos novos valores disseminados pelas trevas.

38

Fornicao o maior perigo do Namoro e Noivado:


"Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue fornicao como aqueles, e ido aps outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno." (Judas 1 : 7) "Mas, quanto aos tmidos, e aos incrdulos, e aos abominveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idlatras e a todos os mentirosos, a sua parte ser no lago que arde com fogo e enxofre; o que a segunda morte." (Apocalipse 21 : 8) Definio do Termo Fornicao: Ter relaes sexuais, copular. As relaes sexuais entre pessoas solteiras chamado fornicao e todos jovens que estejam namorando ou noivos no devem pratic-la.

39

O Casamento
Construindo um lar Acontece a toda hora. Um rapaz conhece uma moa. Comeam a namorar. Apaixonam-se. Ficam noivos. Planejam o casamento. Casamse. Sem dvida, algumas pessoas gastam tanto ou mais tempo planejando a festa de seu casamento do que com o planejamento do seu matrimnio e do seu lar. A festa de casamento uma comemorao de um dia, quando se ligam duas pessoas na relao mais ntima conhecida na humanidade.

40

O Casamento
Construindo um lar O matrimnio, contudo, foi institudo por Deus para durar toda a vida. Em nossa sociedade, as festas das bodas so to romantizadas que as meninas crescem sonhando e planejando o dia quando sero a bela Cinderela com um longo vestido de cauda flutuante. Literalmente falando, centenas de horas e muito dinheiro so gastos em algumas festas de casamento, enquanto alguns matrimnios no duram o tempo suficiente para pagarem as despesas feitas com elas.

41

O Casamento
Construindo um lar O lar bem sucedido aquele que construdo de acordo com as especificaes divinas. Ele merece muito mais esforo e sacrifcio do que uma festa de casamento.

A estabilidade do lar repousa sobre o entendimento de que o matrimnio idia de Deus, no do homem, e Deus insiste em que a relao que ele ordenou boa!
Casais que estejam determinados a ter matrimnios felizes, completos, precisam reconhecer o significado de construir sua vida em comum de acordo com o plano que Deus revelou.
42

O Casamento
Amor: o adesivo divino O apstolo Paulo descreveu o manto de Cristo que deveria envolver as vidas de todos os santos. "Acima de tudo isto, porm, esteja o amor, que o vnculo da perfeio." (Colossenses 3:12-15).

O amor a qualidade que traz consigo todos os outros atributos num nico propsito.
No matrimnio, o amor a cola que liga um homem e uma mulher como se fossem um s, e faz com que eles se adiram um ao outro quando outras foras estiverem atuando para separ-los.
43

O Casamento
Amor: o adesivo divino O amor que mantm intacto um matrimnio no limitado ao sentimento meloso e exagerado que aflora atravs das veias de um rapaz adolescente e faz com que suas bochechas brilhem e seus joelhos tremam quando aquela moa especial lhe fazer uma pergunta na aula de lgebra. Nem o amor o erotismo intenso que est sendo inculcado s massas como se fosse amor. O amor que mantm um matrimnio um amor aprendido com Deus, que mergulha suas razes profundamente no corao e muda tanto sentimentos como comportamento.
44

O Casamento
Amor: o adesivo divino Quando o Esprito Santo nos ensinou sobre este tipo de amor, ele no passou muito tempo explicando como se sente este amor. Em vez disso, ele delineou meticulosamente para ns o comportamento do amor.

O amor paciente, benigno; o amor no arde em cimes, no se ufana, no se ensoberbece, no se conduz inconvenientemente, no procura os seus interesses, no se exaspera, no se ressente do mal; no se alegra com a injustia, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba. (I Co 13:4-8)
Esposos e esposas precisam entender que Deus no falou meramente como eles deveram sentir um para com o outro; o Senhor nos ensina como devemos nos conduzir e agir um para com o outro.

45

O Casamento
Pacincia e tolerncia: livrando-se do egosmo Crianas mal acostumadas tornam-se adultos egostas, e pessoas egostas so maus parceiros em qualquer tipo de relacionamento. No h meio de se compartilhar uma casa, uma famlia, ou uma vida juntos sem disposio a dar. O Senhor fala diretamente deste ponto (Efsios 5:22 e segs.) quando ele instrui as esposas a que "sejam submissas ao seu prprio marido, como ao Senhor," e imediatamente instrui os maridos: "amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela." Sua mulher tem algumas verrugas e algumas manchas? Voc tambm tem. Voc se cansa de agentar as imperfeies dela? Ela se cansa das suas. Ele tem algumas maneiras que so imensamente incmodas? Voc tambm. Voc descobriu que ele no perfeito? Ele descobriu a mesma coisa em voc. Voc quer que sua esposa passe por cima de ninharias e preste ateno no que realmente importa? Voc tem que ser o modelo para esse comportamento. Dar -- e dar mais e mais -- um elemento essencial para a construo de um lar.

46

O Casamento
Viso e amizade: Compartilhar metas e andar juntos O profeta perguntou h muito tempo, "Andaro dois juntos, se no houver entre eles acordo?" (Ams 3:3). Construir um lar bem sucedido carece unidade de propsito. Uma pessoa, cujo primeiro compromisso servir o Senhor, freqentemente se achar em desacordo com outra pessoa cujo primeiro desejo ganhar dinheiro, ou divertir-se, ou trabalhar. Abenoado, na verdade, o homem ou mulher que pode olhar para seu lar e afirmar confiantemente, "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor". O compartilhamento de um propsito comum na vida d uma ncora que segurar o lar durante as tormentas. Sonhos e vises precisam ser partilhados vezes e mais vezes. Amigos so aqueles que cuidam, que partilham, que ansiosamente do em benefcio uns dos outros. Uma das chaves da construo de um lar feliz alimentar sua amizade com seu esposo. Faam os sacrifcios necessrios, mas dediquem tempo um ao outro. Faa as pequenas coisas, oferea gentilezas, e converse com a pessoa com quem voc est passando a vida. Quanto mais intimamente se conhecerem um ao outro, mais plenamente se entendero e mais forte se tornar o lao que fazem dos dois um s. Os cristos faro bem em dar bastante tempo e ateno a construir o tipo de lar que querem; a casa pode vir depois. O lar precisar um suprimento abundante dos materiais bsicos, tais como amor, pacincia, tolerncia, viso e amizade. Edificar um lar bem sucedido, feliz, uma das maiores oportunidades que hoje h para que os cristos mostrem ao mundo a sabedoria de Deus. Um homem e uma mulher, servindo ao Senhor, comprometidos um com o outro, educando crianas com valores fortes, amando mais um ao outro no fim da vida do que nunca, bem, esse o verdadeiro tipo de lar com que milhes de pessoas apenas sonham.
47

O Sexo no Casamento
Sexo pecado ?
No ! O sexo foi criado por Deus visando vrias coisas. Alm da procriao, como comum a todos os animais, as relaes sexuais so tambm grande fonte de prazer, satisfao e alegria, o que naturalmente complementa em muito a vida do casal.
No entanto cabe destacar que Deus abenoa o ato sexual unicamente dentro do matrimnio, e mesmo assim, quando praticado de forma normal e natural. Ou seja, dentro de uma unio conjugal, o sexo totalmente correto e aceitvel.
48

O Sexo no Casamento.
Os desejos sexuais no devem ser objeto de dio ou de vergonha. Podemos, e devemos, celebr-los como um dom precioso. Deus o autor deles (Gnesis 1:27; 2:22-24) e os declarou bons (Gnesis 1:31). Como j vimos, o nosso Criador projetou o sexo no s para a procriao, mas tambm como fonte de bem estar, prazer fsico, e como uma maneira de expressar o carinho e compromisso de um cnjuge para com o outro. O sexo, feito na intimidade do casamento, puro e santo, vejamos: Venerado seja entre todos o matrimnio e o leito sem mcula; porm, aos que se do prostituio, e aos adlteros, Deus os julgar. (Hb 13:4)

49

Erros na Conduo do Sexo no Casamento.


No devemos imaginar que o nosso desenvolvimento espiritual seja mais bem atendido se negarmos a importncia dos atos fsicos do amor. Lamentavelmente, todas as boas ddivas de Deus para o homem, dentre as quais o sexo, foram tristemente corrompidas.

As intimidades sexuais, to proveitosas dentro da estrutura protetora do amor e do compromisso do casamento, podem voltar-se contra o homem de modo destrutivo, quando este permite que elas ultrapassem seus verdadeiros limites, ou seja, aqueles que foram estabelecidos por Deus. H pessoas que em nome de uma falsa santidade, probem o sexo em algumas ocasies, demonstrando total contrariedade aos ensinos da Palavra de Deus. Vejamos alguns exemplos a seguir:
50

Erros na Conduo do Sexo no Casamento.


No fazer sexo para agradar a Deus. No fazer sexo na semana da Santa Ceia. No fazer sexo sem a anuncia do cnjuge. No fazer sexo por estar numa Campanha da Igreja. No fazer sexo para se consagrar por longos perodos de tempo. Probem o cnjuge de tocar seus corpos. Fazem sexo vestidos porqu pecado ver o corpo do outro.
51

Ensino Bblico quanto correta Prtica do Sexo no Casamento

O apstolo Paulo admoesta sem rodeios aos casais:


3 O marido pague mulher a devida benevolncia, e da mesma sorte a mulher ao marido. 4 A mulher no tem poder sobre o seu prprio corpo, mas tem-no o marido; e tambm da mesma maneira o marido no tem poder sobre o seu prprio corpo, mas tem-no a mulher. 5 No vos priveis um ao outro, seno por consentimento mtuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e orao; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satans no vos tente pela vossa incontinncia. (I Co 7:3-5) (JFA Verso Corrigida Fiel ao texto original) Veja o mesmo texto na verso atualizada: 3 O Homem deve cumprir o seu deve como marido, e a mulher deve cumprir o seu dever como esposa. 4 A esposa no manda no seu prprio corpo; quem manda o seu marido. Assim tambm o marido no manda no seu prprio corpo, quem manda a sua esposa. 5 Que os dois no se neguem um ao outro, a no ser que concordem em no ter relaes por algum tempo a fim de se dedicar orao. Mas depois devem voltar a ter relaes, a fim de no carem nas tentaes de Satans por no poderem se dominar. (SBB Verso NTLH)

52

Fidelidade e Lealdade no Casamento.


A bno de um compromisso absoluto H dois relacionamentos em vida nos quais Deus exige compromisso absoluto: o do cristo com Deus e o da pessoa casada com seu companheiro.

Uma pessoa pode trocar sua cidadania por outra, mudar de emprego, de casa ou de congregao. Mas, os compromissos com Cristo e com o companheiro de casamento so para a vida toda. Abandono de qualquer dos dois traz o desprezo de Deus. Quando uma pessoa se torna crist, ela promete sua lealdade a Cristo como seu Senhor e Rei. Perseguies podem vir, ou desnimo, ou tentaes ou problemas na igreja, mas ela promete ser fiel, fiel at a morte.

53

Fidelidade e Lealdade no Casamento.


A bno de um compromisso absoluto Semelhantemente, quando algum se casa, ele promete companheira seu amor e fidelidade enquanto os dois viverem. Problemas podem surgir, doena, dificuldades financeiras, presso dos membros da famlia, malentendidos, mas ele promete ser fiel. Ele no a deixar. Ele nem pensa em divrcio. Ele tem um compromisso com ela, ele pertence a ela e ela a ele, e o compromisso absoluto.

A vontade de Deus em relao permanncia do casamento claramente revelada. No casamento, um homem deixa seu pai e sua me e se une sua esposa (Gnesis 2:24). So ligados (Romanos 7:2-3). So ajuntados por Deus e no devem ser separados (Mateus 19:6). Eles se tornam uma s carne (Mateus 19:6).
54

Fidelidade e Lealdade no Casamento.


No de admirar que Malaquias disse que Deus odeia o divrcio (Malaquias 2:16). A maior alegria que o homem pode realizar na terra se encontra nesses dois relacionamentos de compromisso absoluto. A alegria no encontrada no meio-compromisso. assim com o casamento. Deus sabia que a alegria no casamento seria encontrada somente no compromisso absoluto. Portanto, ele ordenou pelo apstolo Paulo: "...cada um tenha a sua prpria esposa, e cada uma, o seu prprio marido" (1 Corntios 7:2). Essa declarao perturba aqueles que ignoraram Seus ensinamentos.
55

Fidelidade e Lealdade no Casamento.


Compromisso absoluto cria confiana no casamento. O marido no precisa se preocupar com a fidelidade de sua esposa, nem a esposa precisa se preocupar com a lealdade do marido, pois seu compromisso um com o outro aberto e bvio. Devido ao seu compromisso aberto, tentao infidelidade quase no existe. Por outro lado, aqueles que tm meio-compromisso sero freqentemente tentados, pois tentao inerente ao compromisso parcial. ompromisso absoluto cria segurana no casamento. C Segurana vem de confiana e permanncia. Quando uma pessoa duvida se seu relacionamento com uma outra pessoa forte e permanente, ela se sente insegura.
56

Fidelidade e Lealdade no Casamento.


Compromisso absoluto cria estabilidade no casamento. J passaram os dias perturbados, instveis e inseguros do namoro. Agora vem um relacionamento seguro e duradouro com um nico parceiro. ompromisso absoluto constri o alicerce slido do casamento. C Sem esse alicerce, nenhuma famlia de qualidade ser construda. Compromisso absoluto gera o sucesso do casamento. O Compromisso absoluto de um cnjuge para o outro cria uma sinergia na qual os dois acabam ganhando. Da vem o sucesso do casal. No s a felicidade, os filhos, o lar espiritual que serve Deus, mas tambm os dividendos materiais que proporcionam tranquilidade, conforto, e progresso. De tal forma que ao final da vida, ambos podero muito se alegrar pelos seus feitos, com as bnos de Deus.
57

Fidelidade e Lealdade no Casamento.


Na prtica a Fidelidade e a Lealdade pode ser atestado quando: No h nenhum segredos entre os cnjuges.

Ambos so fiis na s no aspecto fsico, mas tambm quanto aos aspectos de viso e misso de cada um na contribuio da construo do lar. Ambos empenham o melhor de suas foras e capacidades para chegar ao resultado planejado. Um apia o outro nos seus desafios e dilemas, trazendo sempre uma palavra de nimo, coragem e esperana. Que nos erros e falhas dos cnjuges, haja total humildade para perdoar e pedir perdo da parte de ambos.
58

Concluso.
Aprendemos hoje que adolescentes, jovens e adultos devem ser sensveis voz do Esprito Santo para dirigir com sabedoria e santidade seus namoros, noivados e casamentos. Devemos com diligncia saber ouvir, entender, aceitar e praticar os mandamentos de Deus. Somente assim alcanaremos as promessas de vitrias e bnos que nos esto reservadas. Em sua Palavra, Jesus nos diz que ns no somos do mundo, como Ele tambm no era, portanto, no nos misturemos, nem compartilhemos do modo de ser dos descrentes que no conhecem, nem praticam a vontade de Deus. Jovens, vis sois mais do que vencedores por Cristo Jesus. Amm .
59

60

Pastor Aleksandre
Para maiores informaes acesse nosso site:

www.comunidadecristavidaplena.org
ou mande um E-mail com suas dvidas para: pastor.aleksandre@comunidadecristavidaplena.org
61

Вам также может понравиться