Вы находитесь на странице: 1из 20

Escola Bsica 2,3 D.

Nuno lvares Pereira

SEMENTES DE LEITURA
Entregue a boas mos a terra no resiste, produz. Mximo Gorki

Ano Letivo 2011-2012

Nmero II

Maio-Julho 2012

Nesta edio
Um ano no Agrupamento de Escolas D. Nuno lvares Pereira, em prol da leitura e da escrita, recordado atravs de alguns dos seus mais marcantes momentos.

Elisabete Jacinto

Semana da Leitura em Porto da Lage

David Machado

Pedro Seromenho

Concurso LER

Graa Arrimar

UNIDOS PELAS MOS

Leituras Vadias

Leitura fora de Portas

PEDRO SEROMENHO Arte da palavra, magia do desenho

Em novembro de 2011, Pedro Seromenho voltou nossa escola. Voltou tambm a encantar com a seu talento e a sua magia a nossa comunidade. Apresentou a sua nova obra, desta feita relacionada com Reciclagem. Reciclar, mais de que um hbito, uma urgncia para preservar o planeta. Pedro Seromenho voltou. Voltar a esta biblioteca, que j um pouco dele.
Prof. Biblio. Hugo Vaz

S E M E NT E S DE L E I T U R A

Pgina 2

ELISABETE JACINTO O calor do deserto no olhar


A desportista, professora, escritora e viajante incansvel deu-nos uma grande lio de vida e de perseverana. Elisabete Jacinto fez-nos viajar durante uma hora e trinta minutos nos caminhos selvagens da aventura, com a sua tremenda fora de vontade, segurana, calma e ousadia. realmente imperioso ler as obras da escritora!

Durante a Semana da Leitura 2012, a piloto de todo-o-terreno Elisabete Jacinto deslocou-se nossa escola.

Paira ainda no ar , a luz indomvel do deserto, o trilho de um camio na areia, a poeira seca, as paisagens infinitas
Elisabete Jacinto voltar certamente nossa escola um dia!

Foi um momento absolutamente incrvel, em que esta fantstica aventureira cativou a assistncia de modo inolvidvel.

Prof. Biblio. Hugo Vaz

Paira ainda no ar a luz indomvel do deserto, o trilho de uma camio na areia, a poeira seca, as paisagens infinitas. E tambm a voz intensa de Elisabete Jacinto, profunda, clara e corajosa.

S E M E NT E S DE L E I T U R A

Pgina 3

MOS SOLIDRIAS
Aconteceu no dia 8 de fevereiro, no magnfico auditrio da Escola Bsica 2,3 D. Nuno lvares Pereira. j uma tradio na nossa escola. No incio de fevereiro, promovem-se os valores da Paz, da solidariedade e da noviolncia, evocando todas as vtimas do fanatismo, do racismo e dos preconceitos. No fcil procurar nos outros, para alm das suas diferenas de religio, de identidade, de hbitos e de cultura, os nobres valores que os tornam respeitveis e de igual dignidade.

Do mais profundo dos tempos, chega-nos ainda a voz de Eratstenes de Cirene, funcionrio da famosa Biblioteca de Alexandria que, numa obra hoje infelizmente perdida, rejeitava uma viso sectria do convvio entre culturas, afirmando no haver diviso entre Gregos e Brbaros desaprovando o conselho dado por Alexandre o Grande de tratar todos os Gregos como amigos e todos os Brbaros como inimigos. Segundo Eratstenes, dever -se-ia aplicar como critrio da diviso as qualidades e virtudes e da desonestidade. Muitos Gregos so desonestos e muitos Brbaros possuem uma civilizao refinada. Assim pensando, Eratstenes criava as bases do multiculturalismo, e da saudvel convivncia entre os povos.
Pgina 4

Esta via que favorece a aceitao dos outros no fcil pois requer o melhor de ns, ateno, compreenso, respeito, altrusmo, capacidade de ver para alm das aparncias e de caminhar na construo de uma sociedade plural, diversa, multifacetada., alicerada na unio, na tolerncia e na partilha.

Assim, no espetculo do dia 8 de fevereiro, foram lidos textos sobre a paz e a solidariedade, a professora Angelina evocou a figura maior de Aristides de Sousa Mendes. No final, alunos e professores entoaram o Hino Alegria de Beethoven. Foi um belo momento de muita emoo. Para o ano, a paz voltar! Prof. Biblio. Hugo Vaz

S E M E NT E S DE L E I T U R A

MOS SOLIDRIAS

Magnfico trabalho realizado pela turma do 8 Ano de Percursos Alternativos, numa colaborao entre a Biblioteca Escolar e a professora de Educao Visual, Susana Viegas.
Pgina 5 S E M E NT E S DE L E I T U R A

PROJETO N@R
O Grupo Os Birrentos constitudo pelos professores Adelino Escudeiro, Arlindo Marques e Hugo Vaz da Escola Bsica 2,3 D. Nuno lvares Pereira de Tomar, sendo uma das vertentes de ao do Projeto NAR (Nuno lvares Renascido). O Grupo foi criado em 2009, com a finalidade de promover espetculos culturais, no s para a comunidade educativa do Agrupamento D. Nuno lvares Pereira, como tambm para toda a comunidade envolvente. O trabalho do Grupo tem incidido em especial na divulgao de textos literrios, histricos, e contos dos grandes autores portugueses, quer declamados, quer dramatizados, quer recriados com acompanhamento musical. Para os mais pequenos, tm tambm sido produzidos e apresentados textos originais.

Este ano letivo, o Grupo foi convidado a atuar em diversas escolas, onde foi sempre alvo de uma fantstica e entusistica receo. Por onde passam, os Birrentos deixam alegria e saudades. Assim foi em Montargil, Ponte de Sor, Constncia, Avis, e aqui bem perto, na Escola 2,3 Gualdim Pais. Foi efetivamente um ano que ficar gravado na memria. Hugo Vaz

PALAVRAS SOLTA
PALAVRAS SOLTA As Palavras Solta - leituras em itinerncia, dinamizadas pela BE da EB1 de Santo Antnio - levaram s escolas do 1. ciclo do agrupamento trs histrias: A rvore generosa, de Shel Silverstein; Dana quando chegares ao fim, de Richard Zimler e Grande coisa. de William Bee. Aps a leitura de cada histria, seguiu-se a explorao oral do livro, a conversa volta do tema em foque, sendo a sesso finalizada com uma atividade de expresso plstica alusiva ao tema da cada histria.
Dana quando chegares ao fim ZIMLER, Richard Editorial Caminho

Grande coisa BEE, William Editora Planeta Tangerina

A rvore generosa SILVERSTEIN, Shel Editora Brua


Pgina 6

EB1 Marmeleiro

EB1 Porto da Lage


S E M E NT E S DE L E I T U R A

NOVO NOVO LOGTIPO NOVO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NOVO


J est encontrado o novo logtipo da Biblioteca Escolar, na sequncia do Concurso promovido pela Biblioteca Escolar da escola sede de agrupamento.. Foi uma dificlima escolha, dada a grande qualidade global das propostas apresentadas pelos concorrentes. O jri sofreu! E o feliz contemplado acabou por ser Joo Francisco Lopes Silva, n13, da turma do 8D. Prof. Hugo Vaz

Logtipo vencedor

SEMENTES REFLETIDAS
Quase sem que nos apercebamos, aproxima-se a passos largos o final de mais um ano letivo. Para os professores (e alunos) que tm disciplinas sujeitas a exame final, o tempo ainda corre mais rpido, parecendo voar. Ns que, cheios de boa vontade, tentamos implementar um ensino exigente e competitivo e, em que para alm dos contedos programticos, pretendemos incutir princpios morais e cvicos, frequentemente deparamo-nos com uma progressiva degradao de valores e com uma indiferena atroz de alguns alunos relativamente ao ato do saber. Apropria-se de ns um sentimento de desencanto e de frustrao por no conseguirmos que todos ou quase todos tenham xito na sua vida acadmica, pese embora todo o nosso empenho. Como diz Jos Matias Alves: Para ensinar a quem no quer necessrio recorrer a todas as pedagogias, das mais antigas s mais recentes. A verdade que as estratgias dos professores, s por si, acabam por ser insuficientes, quando a famlia, que tem um papel muito importante em todo este processo, se demite das suas funes e no corresponde aos esforos da escola. Acreditamos que a persistncia e a dedicao possam dar frutos e, temos conscincia de que nem todas as sementes se perdem, muitas h que crescem e florescem, cheias de cor e de alegria, com objetivos bem definidos e com vontade de chegar mais alm. So esses alunos que nos do fora e alento para prosseguirmos esta caminhada!

Pgina 7

S E M E NT E S DE L E I T U R A

SEMANA DA LEITURA 2012


LIVROS, LEITORES E LEITURAS FLORESCEM EM MARO

CONCURSO DE DECLAMAO Maro est a tornar-se o ms dos Leitores. No nosso agrupamento, os alunos tiveram a oportunidade de ler em vrios contextos e de diversas formas. Uma vez mais esta semana foi concretizada graas a uma conjugao de esforos de vrias pessoas e setores: Grupo de Trabalho do PNL, Bibliotecas Escolares, professores de Lngua Portuguesa e docentes dos vrios nveis de ensino. Realizou-se uma Feira do Livro, no espao da Biblioteca da Escola sede. Realizaram-se Leituras Vadias no agrupamento. Foi promovido um Concurso de Declamao de Poesia, para os nossos alunos. Esta iniciativa contou com uma grande adeso. Foi recebida a piloto de todo-o-terreno e escritora Elisabete Jacinto. DE POESIA Achas que sabes declamar? Os alunos responderam em grande nmero pela afirmativa. E com toda a razo! O jri ouviu os candidatos e teve a ingrata tarefa de selecionar os que demonstraram mais aptido na difcil arte de bem declamar. Os alunos apurados participaram numa belssima final, no dia 1 de junho.
Prof. Biblio. Hugo Vaz

LEITURAS VADIAS

FEIRA DO LIVRO A Feira do Livro contou com o apoio da Livraria Papelaria Nova.

A magia da poesia, dos textos e das palavras esvoaantes. De escola em escola, de sala em sala. A poesia, como a liberdade, vadia.

Leu-se em comunidade concelhia de leitura, durante 15 minutos, numa operao STOP face indiferena de quem no l.

Pgina 8

S E M E NT E S DE L E I T U R A

SEMANA DA LEITURA

LEITURAS FORA DE PORTAS


Os pequeninos do Pr-escolar escrevem o mundo com os seus desenhos. Reparem: at as letras parecem desenhos fantsticos! da Leitura. caso para dizer que cada desenho vale por mil palavras.

Estes desenhos foram feitos pelos alunos do Jardim de Infncia do nosso agrupamento, aquando da Semana

Pgina 9

S E M E NT E S DE L E I T U R A

PLANO NACIONAL DE LEITURA 2011/2012

ENCONTRO INTERGERACIONAL

Jardim-de-infncia / EB 1 de Porto da Lage / Centro de dia do Pao da Comenda

No dia 19 de maro, Dia do Pai, realizou-se no Jardim de Infncia / E.B.1 de Porto da Lage um encontro intergeracional, no mbito do Plano Nacional de Leitura. Nesta atividade participaram alguns utentes do Centro de Dia do Pao da Comenda. Tivemos como principais objetivos: - Promover relaes interpessoais, entre as diferentes geraes; - Contribuir para a construo de uma boa perceo dos mais novos em relao aos mais velhos; - Reforar laos de amizade; -Promover atividades de incentivo leitura. O Sr. Manuel Mendes, de 87 anos, contou uma histria da sua vida:

UMA HISTRIA DE VIDA

Deste encontro constaram:

LEITURA DE UMA HISTRIA DE SEMPRE, O POLEGARZINHO POESIAS UMA CANO ALUSIVA AO DIA DO PAI

"- Quando era pequeno ri-me para um casal de idosos e eles, no entendendo o meu riso, disseram-me: - Ests a rir, meu maroto! Como tu s j ns fomos! E como ns somos tu hs-de ser! Como o Sr. Manuel no percebeu o que o casal lhe disse foi para casa perguntar sua me
Professoras Ana Isabel Susano e Fernanda Silva

Pgina 10

S E M E NT E S DE L E I T U R A

Semana da Leitura LEITURAS VADIAS - MEMRIA DE UM CONVVIO

S E M E NT E S DE L E I T U R A

Pgina 11

SEMANA DA LEITURA 2012 EM MARO FLORESCEM LIVROS, LEITORES E LEITURAS

S E M E NT E S DE L E I T U R A

Pgina 12

Semana da Leitura

OLIMPADAS DA LNGUA PORTUGUESA

Alunos do 1 Ciclo vencedores: Gonalo, Ana Margarida, Beatriz Simes, Carolina e Gabriela da Escola EB 1 da Serra de Cima.
Prof. Susana Godinho

O QUE DESENHA INS


Este desenho ao lado, da autoria de Ins Dias, do 9C, de um jovem romantismo desperta memrias dos dias que mudaram a nossa viso do mundo. Ter sido no primeiro dia da liberdade reencontrada, no primeiro beijo da primeira paixo, no primeiro instante em que tomamos conscincia de sermos humanos, no primeiro olhar pousado sobre o mar, na primeira palavra de um romance? Quantas lembranas nicas e puras? Quantas infncias?
Esta a madrugada que eu esperava O dia inicial inteiro e limpo Onde emergimos da noite e do silncio E livres habitamos a substncia do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen


Pgina 13

Ins Dias
S E M E NT E S DE L E I T U R A

O DIA MUNDIAL DA CRIANA E O ANO DO MORCEGO 2011-2012 FORAM EVOCADOS NO DIA DA NOITE
AMIGO
Mal nos conhecemos Inaugurmos a palavra amigo. Amigo um sorriso De boca em boca, Um olhar bem limpo, Uma casa, mesmo modesta, que se oferece, Um corao pronto a pulsar Na nossa mo! Amigo (recordam-se, vocs a, Escrupulosos detritos?) Amigo o contrrio de inimigo! Amigo o erro corrigido, No o erro perseguido, explorado, a verdade partilhada, praticada. Amigo a solido derrotada!

RESULTADOS DO CONCURSO DE POESIA

Achas que sabes declamar?


1 ESCALO 1 Prmio - Adriana Cartaxo, 5E, n.1
2 Prmio - Patrcia Henriques, 5E, n.23 3 Prmio - Lusa Ruela, 5E, n.16

Amigo uma grande tarefa, Um trabalho sem fim, Um espao til, um tempo frtil, Amigo vai ser, j uma grande festa! Alexandre O'Neill, in No Reino da Dinamarca

2 ESCALO 1 Prmio - Diana Ferreira, 8B, n.8 2 Prmio - Lcia Guedes, 8D, n.14 3 Prmio - Ana Clemente, 8B, n.3 3 ESCALO 1 Prmio - Ins Dias, 9C, n.21 2Prmio - Cristiana Henriques, 2A, n.4 3Prmio - Joo Silva, 9C, n.12 APOIO
PLTANO EDITORA E PORTO EDITORA
S E M E NT E S DE L E I T U R A

Pgina 14

SUGESTES DE LEITURA
JANE GOODALL acredita que s as crianas sero capazes de salvar o mundo.

Um pastor simples e com uma triste histria de vida, enterra incansavelmente sementes de rvores e assim conseguir dar vida a uns montes desrticos e sem cor, transformando-os em montanhas cheias de luz e de alegria. H livros assim que lemos durante a infncia e que relemos em adulto. Ento acontece algo mgico: como se o voltssemos a descobrir. Livro inicitico, romance de aventura e de mistrio, Kim de Rudyard Kipling uma narrativa empolgante que decorre na longnqua ndia, pas multifacetado, cativante, bero de religies e de civilizaes.

Segundo esta cientista, Mensageira da Paz das Naes Unidas, os adultos andam cegos. Tomam decises a curto prazo, a pensar no lucro imediato, muitas vezes sem se preocuparem com o destino do planeta Terra.

Kim, ou, para lhe darmos o nome completo, Kimball OHara, era filho de um sargento de um regimento irlands da ndia. O pai e a me morreram-lhe quando era criana e ele ficou entregue aos cuidados de uma tia.
uma verdadeira histria de vida ! Mesmo nos momentos de tristeza, h quem consiga dar vida ao mundo sua volta e dar vida a outras pessoas. um livro admirvel, que vale mesmo a pena ler. Opinio da leitora, ngela Mendes - 9 C

O ser humano , provavelmente, o ser mais inteligente que dominou a Terra, no entanto o nico animal que destri a casa onde mora. Para todos os seres humanos levarem o estilo de vida dos Estados Unidos, seriam necessrios 6 planetas semelhantes Terra para alimentar a sede de recursos. Sim, 6 planetas! hora de proteger efetivamente o nosso planeta!

H na ndia muitos mendigos sagrados que vagueiam pelo pas. So tidos por muito santos e toda a gente os ajuda e lhes d esmolas e de comer...
Referncia : www.cne-escutismo.pt

S E M E NT E S DE L E I T U R A

Pgina 15

OLHAR O FUTURO, J!
Portugal. Ser certamente uma boa oportunidade para a biblioteca da nossa escola divulgar o Brasil, a sua cultura e os seus grandes artistas, autores e cantautores. Na biblioteca, iremos promover uma parceria cultural, divulgando a arte, a arquitetura, a literatura e a msica brasileiras. Eis uma interessante notcia para os dois pases irmos - Portugal e Brasil , de forma a atualizar as imagens recprocas destes dois inseparveis planetas, que integram o universo da Lusofonia, iluminado pelo sol da Lngua Portuguesa, a nossa verdadeira ptria, como intuiu Fernando Pessoa, o poeta das muitas e extraordinrias pessoas. O programa das comemoraes tem incio em 7 de setembro de 2012 Dia da Independncia do Brasil e termina em 10 de junho de 2013 Dia de

A FORA (IMPLACVEL) DO DESTINO ...


O extraordinrio escritor e leitor Alberto Manguel evoca assim numa das suas descobertas literrias, a fora do destino, num livro de jean Cocteau. dos contos mais simples e mais sublimes sobre o destino em macha inexorvel. Que Destino este, que mais sbio que os protagonistas? No certamente o Destino (disfarado de Morte) da histria que Jean Cocteau narra em Le Grand cart, to incapaz de conhecer o futuro como as suas vtimas: Um jovem jardineiro pediu ao seu prncipe: Salva-me! Esta manh, encontrei a Morte no jardim, e ela fez-me um gesto ameaador.
S E M E NT E S DE L E I T U R A

Quem me dera estar muito longe daqui, em Ispahan.

esta

noite,

por

milagre,

O prncipe emprestou-lhe o mais veloz

dos seus cavalos.

Nessa tarde, ao passear pelo jardim, o prncipe deparou com a Morte. Porque foi, perguntou-lhe, que esta manh fizeste um gesto ameaador ao meu jardineiro? No foi um gesto ameaador, respondeu a Morte. Foi um gesto de surpresa. Espantou-me v-lo longe de Ispahan, sabendo como sei que logo noite terei de tom-lo em Ispahan..

Pgina 16

POESIA VISUAL - Nasce-se poeta ?

No final do encontro realizado com a autora Graa Arrimar, no dia 23 de abril Dia Mundial do Livro no Auditrio da escola sede, em que os presentes foram contemplados com uma soberba narrativa evocando os sabores de Angola, a infncia distante, e as maravilhosas potencialidades da poesia visual, atravs de uma belssima apresentao em Powerpoint, os alunos foram desafiados a elaborar, tambm eles, poemas visuais. Houve magnficos resultados Parabns a todos os inspirados alunos.
S E M E NT E S DE L E I T U R A Pgina 17

O TALENTO SURPREENDE-NOS SEMPRE...

Tanto talento neste agrupamento da Adriana, da Sandra, do Eduardo, da Susana que aproveitou um graffiti/tag de um annimo autor, e do Manuel Alexandre e de tantos e tantos outros que tornaram o passar dos dias mais radioso, ao longo do ano letivo. H trabalhos, desenhos, e textos espalhados por Pginas Web, Blogues, Plataforma Moodle do agrupamento. Vale a pena dar uma vista de olhos!
S E M E NT E S DE L E I T U R A Pgina 18

ENCONTRO COM ESCRITORES


Encontro com David Machado
Nos seus livros, David Machado conta histrias de brincadeiras e de fazde-conta, como em Um homem verde num buraco muito fundo, histrias disparatadas, como a de Um tubaro na banheira, ou histrias de meter medo, como no seu ltimo livro, A mala assombrada. Tivemos o prazer de ouvir poemas da e pela voz da escritora. Foram momentos de pura magia que deixaram o nosso jovem pblico rendido sua poesia. No final do encontro, Graa Arrimar lanou um pequeno desafio aos nossos alunos: escrever um poema a partir de um conjunto de palavras - chilrear, primavera, alegria e poesia. Os alunos transformaram-se em pequenos poetas e escreveram lindos poemas:

Encontro com Graa Arrimar

No dia 15 de novembro de 2011, a EB1 de Santo Antnio recebeu o jovem escritor David Machado. Autor de Um tubaro na banheira, talvez a sua obra mais conhecida e que faz as delcias dos nossos leitores, David Machado contou como tudo comeou e como se tornou um escritor. Falou de cada um dos seus livros e como surgiu cada histria. Diz ele que basta termos imaginao para tudo acontecer e uma histria nascer. Foi um momento muito agradvel que encantou os nossos alunos e despertou neles a vontade de ler (ou reler) as obras do nosso escritor convidado. De salientar que, nas semanas que se seguiram ao encontro, os livros de David Machado no pararam nas estantes da biblioteca da escola.

Com o chilrear das andorinhas Ou as flores a renascerem Toda a gente sabe, a primavera! Olhar para o cu
Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, a Biblioteca da EB1 de Santo Antnio convidou a escritora e poetisa tomarense Graa Arrimar. A poetisa falou-nos das suas origens angolanos e das memrias que guarda dos tempos vividos em frica. Contou-nos como se inspira para escrever, recorrendo s suas vivncias e recordaes, quer de um tempo mais afastado, quer dos momentos mais recentes, vividos em Portugal, na nossa linda cidade de Tomar.

Num dia luminoso, Escutar o som do riacho, Saltando de pedra em pedra, a natureza a poesia. Antnio F. (4. ano)

Encontro com Isabel Minhs Martins

A escritora falou-nos dos livros para a infncia e de como evoluram ao longo dos tempos. Apresentou-nos o livro Um dia na praia, da Planeta Tangerina e ilustrado por Bernardo Carvalho, que proporcionou um momento descontrado e divertido, com mmica mistura uma forma diferente de ler um livro. Conversou com os alunos sobre os seus livros e respondeu s muitas perguntas que estes tinham para colocar.

O encontro se realizou-se no auditrio da escola sede e, de uma forma muito divertida, o escritor recordou a histria de Lua do Mar, chamando ao palco vrios alunos que o ajudaram a contar a histria, protagonizando as personagens do livro. Foi um momento muito animado que prendeu todo o pblico. Nuno Garcia Lopes falou-nos ainda dos vrios livros que escreveu, tanto para a infncia como para adultos. No final, houve espao para as perguntas que os alunos tinham preparado e para os autgrafos. Foi um encontro muito agradvel que a todos encantou.

No dia 4 de maio, os alunos das turmas 1. A e 1. B da EB1 D. Nuno lvares Pereira receberam a escritora Isabel Minhs Martins, na biblioteca da sua escola. Isabel M. Martins autora dos to acarinhados Corao de Me, P de Pai, s mesmo tu?, Quando eu nasci, entre muitos outros, editados pela Planeta Tangerina.
S E M E NT E S DE L E I T U R A

ENCONTRO COM NUNO GARCIA LOPES

No passado dia 25 de maio, as turmas dos 2. e 3. anos da EB 1 D. Nuno lvares Pereira tiveram o prazer de conhecer Nuno Garcia Lopes, escritor tomarense, autor de Lua do Mar e de O dia em que choveu ptalas, entre outros.

Pgina 19

ESCOLA BSICA 2,3 D. NUNO LVARES PEREIRA

Bibliotecas Escolares Plano Nacional de Leitura rea Disciplinar de Lngua Portuguesa

Sementes de Leitura 2012

Poema do Daniel 8C
Estamos na Web! http://kispoonline.blogspot.pt

TEMPO DE CARAVELAS
O futuro tece-se com os fios do passado. Escolheremos os melhores fios no necessariamente os mais reluzentes (j desgastados, alis, de tanta ostentao e falsidade) - para construir novos sonhos e empreender novos projetos. H ainda tanto sol para contemplar! Amanh j hoje. O caminho abre-se, e caminho de caravelas. tempo de partir. Amanh j hoje. E h pressa em descobrir as ilhas, as linguagens novas e as frmulas novas. E, acima de tudo, a mgica frmula da felicidade.
Hugo Vaz Batalha, 31 de julho de 2012.

Вам также может понравиться