Вы находитесь на странице: 1из 55

INTRODUO

Garantia constitucional e princpio reitor do processo penal, o Estado de Inocncia, a forma em que deve permanecer o suspeito de um delito, at sentena condenatria irrecorrvel. Sendo assim, podemos dizer que a pessoa incriminada est envolta por uma camada protetora, esta camada tem a funo de assegurar que o acusado no ser condenado por nenhum crime at que se tenha comprovado sua culpa e no haja mais como recorrer de tal deciso. Arraigado nas bases da Revoluo Francesa, e inserido na Constituio daquele pas, logo ganhou propores maiores, sendo recebido pela Declarao Universal dos Direitos do Homem. No Brasil ele s veio a ser estabelecido na chamada Constituio Cidad, a Constituio de 1988. Este princpio mudou o curso da histria processual penal, dando a todos os cidados o direito de no ser pr-julgado e condenado tambm encaminhando a sociedade a romper seus laos com to importante princpio. a partir deste aspecto que se fundamenta o presente trabalho, fruto de monografia jurdica defendida no curso de Direito/UNIRON e sob argio dos professores Mestres Marco Bonito(Coordenador e professor dos cursos de Comunicao/UNIRON) e Aramis Nassif(Desembargador do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul. Realizando um levantamento a cerca da questo percebemos que a nova sociedade de inseguranas formada nos ltimos tempos, foi altamente influenciada pela mdia, que no af de elevar sua programao a numerosos ndices de audincia, vem violando constantemente o princpio do Estado de Inocncia. Percebemos que na guerra pela audincia vale tudo at mesmo infringir os princpios constitucionais. Procuraremos neste estudo retratar as definies sobre o Princpio da Presuno de Inocncia, conhecer o seu processo histrico, analisar a formao da sociedade de insegurana e o papel da mdia na espetacularizao da notcia. Noes Preliminares sobre o Princpio do Estado de Inocncia A Presuno de Inocncia uma garantia Constitucional e um dos princpios mais importantes do Processo Penal. De acordo com Tourinho Filho em seu livro Processo Penal, [...] representa o coroamento do due process of Law.1

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. So Paulo: Saraiva, 2000, p.65.

13

Nas palavras de A. Castanheira Neves: um ato de f no valor tico da pessoa, prprio de toda a sociedade livre.2 Segundo Antnio Ferreira Gomes o princpio da inocncia: assenta no reconhecimento dos princpios do direito natural como fundamento da sociedade, princpios que, aliados soberania do povo e ao culto da liberdade, constituem os elementos essenciais da democracia.3 O estado de inocncia advm do prprio princpio do direito natural, fundamentado nas bases de uma sociedade livre, democrtica, que respeita os valores ticos, morais, mas principalmente os valores pessoais, aqueles que tm por essncia a proteo da pessoa humana. Tal instituto remonta ao Direito Romano. Durante a Idade Mdia este pressuposto foi fortemente atacado, neste perodo a presuno era de culpa e no de inocncia. Se as provas no eram suficientes para libertar ou mesmo para prender o ru era condenado por suposio. De acordo com Aury Lopes Jnior, No Directorium Inquisitorum, EYMERICH orientava que o suspeito que tem uma testemunha contra ele torturado. Um boato e um depoimento constituem juntos, uma semiprova e isso suficiente para uma condenao. 4 No final do sculo XVIII, ainda durante o iluminismo, o princpio de presuno de inocncia era contraditrio a sua essncia. Nesta fase a Europa Continental vivia sob um regime de sistema penal inquisitrio, onde na maioria das vezes, as pessoas eram condenadas antes mesmo de se ter sido comprovada a culpa. Um exemplo clssico do que foi o brbaro sistema inquisitrio na poca da inquisio religiosa foi o processo de Joana DArc. Essa histria foi transcrita em inmeros livros e retratada nas telas de cinema, mostrando ao mundo a histria da jovem francesa, que seguindo suas crenas, promoveu um dos mais famosos processos a poca da inquisio. Instaurado na Frana em 21 de fevereiro de 1431, o processo teve como juiz e acusador o Bispo Cauchon, que deu a Joana o direito de escolher entre seus acusadores, um defensor.
Agora s resta a Joana a possibilidade de apelar benevolncia dos juzes. O texto da acusao est pronto e ser lido e rebatido durante longos dias. A donzela s pode
2

NEVES, A. Castanheira. Sumrios de Processo Penal. Coimbra, 1967, p.26, apud, TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. So Paulo: Saraiva, 2000, p.65. 3 GOMES, Antnio Ferreira. A sociedade e o trabalho: democracia, sindicalismo, justia e paz. In: Direito e Justia. Coimbra, 1980, v.1, n.1, p.7, apud, TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. So Paulo: Saraiva, 2000, p.65. 4 JNIOR, Aury Lopes. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juirs, 2007, p.187.

14

ter como defensores os seus prprios acusadores: a pior situao para qualquer 5 acusado. Ela decide defender-se sozinha.

Durante este perodo no havia em que se falar em direitos e garantias. Era urgente e necessrio proteger o cidado contra os desmandos do Estado, que buscava de qualquer forma a condenao do ru. A regra era a presuno de culpa e no de inocncia. Nas palavras de Paulo Rangel:
Nesse perodo e sistema o acusado era desprovido de toda e qualquer garantia. Surgiu a necessidade de se proteger o cidado do arbtrio do Estado que, a qualquer 6 preo, queria sua condenao, presumindo-o, como regra, culpado.

No final do sculo XVIII, mais precisamente no ano de 1789 explode a maior de todas as revolues que mudaria o mundo. A Revoluo Francesa marcada principalmente pela queda da Bastilha, local em que durante anos, todos os direitos e garantias dos cidados franceses ou no, foram suprimidos. Deu-se nesta fase ento o incio de um novo tempo. Portando a bandeira da Libert, galit et Fraternit, surge o diploma dos direitos e garantias fundamentais do homem. A Constituio francesa proclamava: todo homem presumido inocente at que ele tenha sido declarado culpado; se ele est julgado indispensvel prend-lo, todo rigor que no seria necessrio para a segurana de sua pessoa deve ser severamente reprimido pela Lei.7 8 Estava desta forma estabelecida a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, de 1789, que trouxe em seu art. 9:
Todo homem considerado inocente, at ao momento em que, reconhecido como culpado, se julgar indispensvel a sua priso: todo o rigor desnecessrio, empregado 9 para a efetuar, deve ser severamente reprimido pela lei.

Comeava naquele momento uma grande mudana do sistema processual penal na Europa que influenciaria fortemente outros pases. O Processo Penal dava um grande salto, saindo da fase inquisitria passando ento para o sistema acusatrio. Alexandra Vilela em seu livro acerca da Presuno de Inocncia em Direito Processual Penal destacou que: Foi exatamente quando o processo penal europeu

BENAZZI, Natale. DAMICO, Matteo. O Livro Negro da Inquisio: A Reconstituio dos Grandes Processos, Lisboa: ncora, 2001, p.65, apud, RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2005, p.52. 6 RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2005, p.24. 7 Traduzido de: tout homme tant prsue innocent jusqu a ce quil ait t dclar coupable; s il est jug indispensable de l arrter, toute rigueur qui ne serait ncessaire pour s assurer de sa personne, doit tre svrement reprime par La loi. 8 TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. So Paulo: Saraiva, 2000, p.65. 9 RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2005, p.25.

15

passou a se deixar influenciar pelo sistema acusatrio que surgiu uma maior proteo da inocncia do acusado.10 O sistema acusatrio figura em plo diverso do inquisitivo, um a anttese do outro. Se no sistema inquisitivo o juiz o autor e a acusao, no acusatrio cada personagem tem papel prprio e distinto no cabendo ao juiz decidir, mas mediar o processo de forma a se aplicar a lei adequadamente.
O sistema acusatrio, anttese do inquisitivo, tem ntida separao de funes, ou seja, o juiz rgo imparcial de aplicao da lei, que somente se manifesta quando devidamente provocado; o autor quem faz a acusao, assumindo, todo o nus da acusao, e o ru exerce todos os direitos inerentes sua personalidade, devendo defender-se utilizando todos os meios e recursos inerentes sua defesa. Assim, no sistema acusatrio, cria-se o actum trium personarum, ou seja, o ato de trs 11 personagens: juiz, autor e ru.

Proclamado em 1948 na Declarao Universal dos Direitos do Homem da ONU Organizao das Naes Unidas, o princpio da presuno de inocncia ganhou fora, legalizado no Art. 11: ningum ser condenado pena de ofensa tendo o direito de ser presumido inocente at provado a culpa de acordo com a Lei no processo pblico ele tem toda a garantia necessria para a sua defesa.12 Seguindo a mesma concepo da Declarao Universal dos Direitos do Homem a Conveno do Conselho da Europa, estabeleceu em seu Artigo 6, inciso 2: ningum ser condenado de um crime de ofensa, sendo presumido inocente at que seja provada a culpa de acordo com a Lei.13 De acordo com Tourinho Filho, na Itlia a questo da presuno de inocncia, agitou a poca da Assemblia Constituinte, que depois de muita luta, venceu a corrente liberal. O Artigo 7 da Constituio Italiana trouxe ento em seu 2: o acusado no considerado culpado se no h condenao definitiva.14 A Declarao Universal dos Direitos do Homem completou no ano de 2008 sessenta anos, porm, o princpio do Estado de Inocncia s veio a ser consagrado na Constituio
10

VILELA, Alexandra. Acerca da Presuno de Inocncia em Direito Processual Penal. Coimbra: Coimbra Editora, 2000, pp.2936, apud, RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. Rio de Janeiro: Lmen Juris, 2005, p.24. 11 RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2005, p.52. 12 Traduzido de: Everyone charged with a penal offense has the right to be presumed innocent until proved guilty according to Law in a public trial at which he has all the guarantees necessary for his defense. In: TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. So Paulo: Saraiva, 2000, p.65.
13

Traduzido de: Everyone charged with a criminal offence shall be presumed innocent until proved guilty according to Law. In: Idem, ibidem. Traduzido de: L imputato non considerato colpevole sino alla condanna definitiva. In: Idem, Ibid.

14

16

Federal Brasileira no ano de 1988. O art. 5, inciso LVII, que trata especificamente deste princpio traz:
Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: [...] LVII ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena 15 penal condenatria; [...]

A partir da promulgao da Constituio Federal de 1988, entrava ento o Direito Processual Penal Brasileiro em uma nova fase, mais humanista, protetora dos direitos sociais, coletivos e individuais, garantindo principalmente a preservao da dignidade da pessoa humana. O princpio da inocncia vinha naquele momento assegurar, ou seja, garantir que ningum fosse considerado culpado at sentena condenatria definitiva. Alexandre de Moraes faz uma ressalva importante, quando consagra a presuno de inocncia, como um dos princpios basilares do Estado de Direito de garantia processual penal, no intuito de se obter tutela da liberdade pessoal: dessa forma, h a necessidade de o estado comprovar a culpabilidade do indivduo, que constitucionalmente presumido inocente, sob pena de voltarmos ao total arbtrio estatal.16 O fato que com a adeso do Brasil Conveno Americana Sobre Direitos Humanos (Pacto de So Jos da Costa Rica), conforme Decreto n 678, de 06.11.1992, vige em nosso pas a regra do art. 8, 2, da Conveno: toda pessoa acusada de delito tem direito a que se presuma sua inocncia enquanto no se comprove legalmente sua culpa. 1.1.1 Princpio do estado de inocncia como dever de tratamento No Brasil, consagrado no art. 5 da Constituio Federal, o princpio da presuno de inocncia tomou seu prprio sentido. Estudado e avaliado por muitos processualistas penais, ganhou de cada um uma interpretao prpria e caractersticas diferentes. Na viso, por exemplo, de Paulo Rangel no h em que se falar em presuno de inocncia e sim em declarao, para ele a constituio Federal no presume que ningum seja inocente, mas declara sim, que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria.

15 16

BRASIL. Constituio. Braslia: Senado Federal, 1988. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. So Paulo: Atlas, 2003, p.132.

17

Primeiro no adotamos a terminologia presuno de inocncia, pois, se o ru no pode ser considerado culpado at o trnsito em julgado da sentena penal condenatria, tambm no pode ser presumidamente inocente. A Constituio no presume a inocncia, mas declara que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria (art. 5, LVII). Em outras palavras, uma coisa a certeza da culpa, outra, bem diferente, a presuno 17 da culpa. Ou, se preferirem, a certeza da inocncia ou a presuno da inocncia.

Para Amilton B. de Carvalho a presuno de inocncia pressuposto. De acordo com Carvalho, mesmo, que este princpio no estivesse normatizado na Declarao dos Direitos do Homem, ou, em nossa Carta Magna, assim mesmo ele seria garantia fundamental. Segundo o autor este um princpio muito importante, chegando a afirmar que: o Princpio da presuno de Inocncia no precisa estar positivado em lugar nenhum: pressuposto [...].18 Na viso de Aury Lopes Jnior o princpio um dever de tratamento. O professor por sua vez entende que a presuno de inocncia impe que o ru seja tratado como inocente: a presuno de inocncia impe um verdadeiro dever de tratamento (na medida em que exige que o ru seja tratado como inocente), que atua em duas dimenses: interna ao processo e exterior a ele. Esse dever de tratamento interno impe ao juiz que a carga de provas seja obrigatoriamente do acusador, afinal se o ru inocente ele no precisa provar nada. Alm do que outro princpio constitucional garante ao acusado o direito de no ter que produzir provas contra si mesmo. Na dimenso externa ao processo a presuno de inocncia ir atuar como um limitador, afim de que o ru seja protegido da publicidade que na maioria das vezes extremamente abusiva e da estigmatizao precoce do acusado.
Significa dizer que a presuno de inocncia (e tambm as garantias constitucionais as imagem, dignidade e privacidade) deve ser utilizada como verdadeiros limites democrticos abusiva explorao miditica em torno do fato criminoso e do prprio processo judicial. O bizarro espetculo montado pelo julgamento miditico 19 deve ser coibido pela eficcia da presuno de inocncia.

Eugnio Pacelli de Oliveira em sua concepo a cerca do tema fala em estado ou situao jurdica de inocente. Para ele este princpio impe ao Estado a observncia e respeito a duas regras especficas ao acusado, uma com relao ao tratamento e outra de fundo probatrio.
[...] tratamento, segundo a qual o ru, em nenhum momento do inter persecutrio, pode sofrer restries pessoais fundadas exclusivamente na possibilidade de condenao, e a outra, de fundo probatrio, a estabelecer que todos os nus da

17 18

RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2005, p.24. CARVALHO, Amilton Bueno de. Lei, para que(m)? In: Escritos de Direito e Processo Penal, p.51, apud, JNIOR, Aury Lopes. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juirs, 2007, p.187. 19 Idem, ibidem, pp.191192.

18

prova relativa existncia do fato e sua autoria devem recair exclusivamente sobre 20 a acusao.

Na prtica cria-se uma presuno de culpa contrria ao acusado, que ter desde o incio da persecuo criminal uma carga de contraprovar sua inocncia, alterando-se os primados mais subliminares do processo penal constitucionalizado, que por sua vez deve ser o norte do Estado Democrtico de Direito. O fato que inmeros artigos do CPP no possuem compatibilidade constitucional neste ponto, mesmo que a reforma processual penal de 2008 apesar de tardia tenha significativas alteraes no modelo processual anterior, entre eles a no incorporao dos arts. 408 e 594. Porm, no entendemos por que o legislador perdeu o momento e deixou passar a excelente oportunidade de mudar o dispositivo do art. 393 do CPP, que tambm inaplicvel, visto sua incompatibilidade com a prpria Constituio. preciso que nossos magistrados faam uma avaliao dos velhos conceitos e posicionamentos. O juiz no deve ser um mero aplicador da Lei tal qual ela , mas ser um intrprete perspicaz e humanista, aplicando desta forma a norma, mas buscando em sua essncia a justia. Para tanto, preciso que no se deixe levar pelo clamor pblico, que se faa a justia tal qual deva ser. A liberdade o bem mais precioso de qualquer cidado, por isto, relevante que a priso do ru seja mesmo necessria. O juiz ao decretar na sentena condenatria a priso do ru, tambm, deve fundamentar a decretao do ato constritivo, demonstrando de acordo com o artigo 312 do Cdigo de Processo Penal, a real necessidade da medida cautelar. Esta concepo apesar de s ter sido inserida em nossa Constituio de 1988, remonta a idia de muitos estudiosos, que h dcadas passadas denunciavam as barbries do sistema inquisitrio e defendiam novos processos que respeitassem a dignidade humana do acusado. Como exemplo, podemos citar o Marqus Cesare Bonesana de Beccaria, acusado de heresia por ter escrito o livro Dei delitti e delle pene (1763), o Marqus foi a primeira voz contra a tradio jurdica em nome da humanidade. Neste livro Beccaria j afirmava que um homem no pode ser considerado culpado antes da sentena do juiz.
[...] e a sociedade apenas lhe pode retirar a proteo pblica depois que seja decidido que ele tenha violado as normas em que tal proteo lhe foi dada. [...] Se o crime incerto, no hediondo atormentar um inocente? Efetivamente, perante as leis, 21 inocente aquele cujo delito no est provado.

20 21

OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Curso de Processo Penal. Belo Horizonte: Del Rey, 2005, p.31. BECCARIA. Cesare Bonesana de. Dos Delitos e das Penas. So Paulo: Martin Claret, 2001, p.37.

19

Luigi Ferrajoli destaca que o importante que todos os inocentes sejam sem exceo protegidos.
[...] um princpio fundamental de civilidade, fruto de uma opo garantista a favor da tutela da imunidade dos inocentes, ainda que para isso tenha-se que pagar o preo da impunidade de algum culpvel. Isso porque, ao corpo social, lhe basta que os culpados sejam geralmente punidos, pois o maior interesse que todos os inocentes, 22 sem exceo, estejam protegidos.

Diante de tudo que falamos sobre o chamado princpio do estado de inocncia, podemos destacar que ele como garantia constitucional e direito fundamental do Processo Penal, consagra e garante que: ningum ser considerado culpado, at o trnsito em julgado de sentena condenatria. O princpio da presuno de inocncia reitor do Processo Penal estabelece assim parmetros para que a dignidade humana seja respeitada. A presuno de inocncia um estado em que se encontra o acusado at ser declarado culpado. Uma forma de tratamento que internamente impe ao juiz que a carga de provas seja obrigatoriamente do acusador; e externamente tem o importante dever de atuar como um limitador. Este princpio vem estabelecer regras e proteger todo e qualquer cidado at que o mesmo seja declarado em sentena condenatria definitiva, culpado ou inocente. O ru necessariamente deve ser protegido da publicidade que na maioria das vezes extremamente abusiva. A estigmatizao precoce do acusado uma violao de propores irreparveis a pessoa e a moral do ru. A mdia monta em cima de cada fato que lhe possa render audincia um espetculo de julgamento de horrores. Neste Reality Show o acusado presumidamente culpado at que se prove ao contrrio. Para limitar esses excessos cada vez mais comuns que invocamos a no violao do princpio mais importante do processo penal o da Presuno de Inocncia.

22

FERRAJOLI, Luigi. Derecho y Razn, p. 549, apud, JNIOR, Aury Lopes. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. Rio de Janeiro: Lmen Juirs, 2007, p.188.

A CONSTRUO DA SOCIEDADE DE INSEGURANA INFLUENCIADA PELA MDIA NA DESCARACTERIZAO DO PRINCPIO DA PRESUNO DE INOCNCIA

A Construo da Sociedade Moderna

Atravs dos tempos a sociedade em si, tem passado por uma incrvel mutabilidade. Interessante como a natureza, companheira primordial do homem, leva milhes de anos para formar um ecossistema e o homem, apenas, horas para modific-lo. Mas toda esta mutabilidade e rapidez fazem parte do gnero efmero que nos seres humanos criamos ao longo da histria. Ao analisarmos a evoluo social, podemos dividi-la em trs momentos de ruptura para uma nova sociedade. Primeiramente, a coluna social foi estabelecida na forma de uma comunidade simplificada, caracterizada pela era primitiva em que se encontrava. Em um segundo momento de sua evoluo, ela se apresenta de forma mais modular, na qual podemos caracterizar pela comunidade emblemtica da Idade Mdia. J num terceiro momento encontramos a sociedade estabelecida de forma mais complexa, completamente transmutada nos padres da atualidade, o de uma nova e emergente sociedade globalizada. H que se observar que essas mudanas sociais, se encontram intimamente ligadas s revolues poltico-sociais e tecnolgicas. Na nova sociedade, ambas as revolues, so direcionadas pelo poder econmico, no qual a palavra de ordem est baseada em um nico fator, consumir e assim, conseqentemente, produzir. Igncio Ramonet, em seu livro Propagandas Silenciosas, retrata, com muito louvor, em seu captulo Manipular Massas da diviso social feita pelo historiador Franois Caron, com relao revoluo industrial que influenciou diretamente na maneira de se produzir e consumir, mudando desta forma completamente os valores da sociedade.
Uma revoluo industrial no simplesmente o desenvolvimento de uma tecnologia a mais, uma revoluo fundamental na nossa maneira de produzir e consumir. Pode-se dizer que o mundo j conheceu duas revolues. A primeira, que se estendeu at 1840, nasceu na Inglaterra com a inveno da mquina a vapor por James Watt em 1776 [...]. Com a primeira central eltrica aberta em 1882 por

21

Thomas Edison, a segunda revoluo que deslancha nos Estados Unidos [...]. A terceira a revoluo eletrnica, que avanou progressivamente antes de invadir o conjunto do sistema tcnico, e de desembocar na informtica, na robtica e em 23 redes, como a Internet.

A Revoluo Industrial foi um grande passo para o novo modelo social. A partir dela outras tecnologias vieram, mas, conservando sempre, o fator econmico como o grande exponencial. Na fase primria em que a economia baseava-se na troca, a massa, grande parte do povo, consumia apenas o necessrio. O desnecessrio, caracterizado pelo luxo e ostentao era material de consumo apenas da Corte e dos Senhores. Com o advindo das grandes revolues no s tecnolgicas, mas principalmente as poltico-sociais, muitos hbitos mudaram com relao economia. Da troca ao poder de compra proporcionado pela moeda (dinheiro). Do consumo banal da realeza para o consumo banal da plebe. Ao longo dos tempos, a sociedade criou novos hbitos, novos desejos, alguns necessrios em meio a tantos desnecessrios. Trocou, inverteu a satisfao pessoal, pela satisfao do ter e possuir, como se as pessoas estivessem felizes e satisfeitas apenas quando consume, quando compra algo. Mas pela prpria caracterstica efmera do homem, logo, aquilo deixado de lado, sem importncia, em desuso, pois criamos uma sociedade nova sociedade de necessidades suprfluas onde tudo passageiro. Neste exato momento criamos tambm uma sociedade de risco, onde a proporo de nossos desejos to grande quanto os riscos diretos e indiretos, que trazemos para dentro de nossas casas, para dentro de nossas vidas, da vida de nossas famlias.

2.1.1 Sociedade de Inseguranas: um interesse econmico miditico

A nova sociedade caracteriza pelos riscos que ela proporciona, gera automaticamente a formao de outra sociedade, esta cheia de medos e perturbaes, passamos agora ento para a denominada sociedade de inseguranas.

23

CARON, Franois. LExpress, 27 de abril de 2000, apud, RAMONET, Igncio. Propagandas Silenciosas Massas, Televiso e Cinema. Petrpolis: Vozes, 2002, pp.1516.

22

De um modelo de sociedade para outro, muitas foram s alteraes, porm, algo permaneceu intacto, o poder econmico. Esse poder, defensor do lucro e no da melhoria social criou um imenso abismo entre os detentores deste poder e as pessoas manipuladas por ele. Se fizermos uma viagem pela histria, iremos notar que apesar de tanto tempo j ter se passado as concepes de Marx e Engels nunca foram to atuais. O estgio do desenvolvimento econmico, o capitalismo selvagem, as desigualdades sociais, os conflitos entre explorados e exploradores. No livro Sociologia Introduo Cincia da Sociedade, Maria Cristina Castilho, retrata no s as fases e desenvolvimento da sociedade, mas tambm a opinio de influentes pensadores como Ralf Dahrendorf, que relata os conflitos de classes propostos por Marx:
O estudo das classes sociais sofreu no passado pela propenso dos cientistas sociais a reagir contra a influncia de Karl Marx. [...] Ignorar Marx conveniente, mas tambm ingnuo e irresponsvel. Nenhum fsico se me perdoam a analogia ignoraria Einstein por no aprovar sua atitude poltica ou alguns aspectos de sua teoria. [...] sua formulao da teoria de classes no s a primeira, mas tambm, como sabemos agora, a nica em seu gnero. Hoje, essa teoria foi refutada, mas no 24 superada.

Para Karl Marx o campo econmico sempre foi o fator exclusivo da mobilidade social. Max Weber considerado por muitos o Marx da burguesia aborda de forma peculiar questo do consumo e do capital.
Quando a limitao do consumo combinada com a liberao das atividades de busca da riqueza, o resultado prtico inevitvel bvio: o acmulo de capital mediante a compulso asctica para a poupana. As restries impostas ao gasto de dinheiro serviram naturalmente para aument-lo, possibilitando o investimento produtivo do capital. Infelizmente, o quanto esta influncia foi poderosa, no passvel de demonstrao estatstica exata.25

O desenvolvimento econmico gera dinheiro, dinheiro, gera poder e poder sempre foi o ponto fraco dos homens. B.Russel em sua famosa frase dizia que: a sede de poder aumenta de maneira notvel pelo exerccio do poder.26 De certa forma ento, podemos dizer que, esta sociedade de inseguranas interessa nica e exclusivamente aqueles que detm o poder econmico.

24

DAHRENDORF, Ralf. As classes e seus conflitos na sociedade industrial. p.111-112, apud, COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia Introduo Cincia da Sociedade. So Paulo: Moderna, 1987, p.8788. 25 WEBER, Max. A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. So Paulo: Martin Claret, 2001, pp.124125. 26 RUSSEL, Bertrand. O Poder uma nova anlise social. Rio de Janeiro: Zahar, 1979, p.187.

23

Estes por sua vez, esto intimamente ligados a um nico objetivo lucro. Para gerar lucro preciso fazer com que a sociedade consuma mais, assim, se produz mais e se vende mais. Porm para que esta cadeia ocorra necessrio se criar necessidades ou mesmo desnecessidades, idia de que se deve, ou melhor, se precisa de qualquer maneira consumir. Esta concepo de que necessrio se consumir coisas desnecessrias, no surgiu do nada. Estes desejos efmeros foram implantados na forma de pensar de cada um. Um consenso geral foi criado, dando vazo e valor a coisas antes sem menor importncia. Este com certeza no foi um trabalho simples, mas complexo e de longo prazo, que atualmente alcana a mxima da manipulao das massas, sem que as mesmas percebam esta manipulao. Muitos autores afirmam que esta manipulao est diretamente ligada influncia miditica, utilizada de maneira a criar uma cultura de massa, vazia e frgil. Jhon B. Thompson, em seu livro A Mdia e a Modernidade, levanta a questo do poder e a comunicao, traando o perfil dos indivduos que buscam tornar estveis essas relaes ou redes de poder. Este por sua vez tem por objetivo a dominao de outros indivduos para a realizao de seus interesses prprios.
No exerccio do poder, os indivduos empregam os recursos que lhes so disponveis; recursos so os meios que lhes possibilitam alcanar efetivamente seus objetivos e interesses. Ao acumular recursos dos mais diversos tipos, os indivduos podem aumentar seu poder [...]. H recursos controlados pessoalmente, e h tambm recursos acumulados dentro de organizaes institucionais, que so bases importantes para o exerccio do poder. Indivduos que ocupam posies dominantes dentro de grandes instituies podem dispor de vastos recursos que os tornam capazes de tomar decises e perseguir objetivos que tm conseqncias de longo .27 prazo

Durante muito tempo a mdia foi considerada o quarto poder, isto se seguindo a seqncia tradicional traada por Montesquieu, legislativo, executivo e judicirio. Mas de acordo com Igncio Ramonet, estamos passando para um poder horizontal, reticular e consensual (um consenso obtido, precisamente, por meio de manipulao miditica). 28 Desta maneira Ramonet coloca a mdia ento como sendo no mais o quarto e sim o segundo poder.
[...] para falar de quarto poder ainda seria preciso que os trs primeiros existissem e que a hierarquia que dispe na classificao de Montesquieu fosse sempre vlida. Na realidade, o primeiro poder hoje claramente exercido pela economia. O segundo (cuja imbricao com o primeiro se mostra muito forte) certamente
27

THOMPSON, John B. A Mdia e a Modernidade Uma teoria social da mdia. Petrpolis: Vozes, 2005, p.21. 28 RAMONET, Igncio. A Tirania da Comunicao. Petrpolis: Vozes, 2004, p.41.

24

miditico instrumento de influncia, de ao e de deciso incontestvel de modo 29 que o poder poltico s vem em terceiro lugar.

O professor Luiz Flvio Gomes, em palestra proferida na III Semana Jurdica Direito da Uniron, falou sobre o poder de uma forma em geral e do poder da informao, nas palavras dele, Na era da informao manda quem tem a informao.
30

Uma mensagem subliminar,

com vrios sentidos de interpretao, mas com um aspecto bem claro, esta a era da informao. Caracterstica realmente impressionante essa da mdia, a de manipular a massa de acordo com o que o poder econmico determina. O objetivo claro, criar desta forma uma sociedade de idias e desejo volantes, que vo embora to rpido quanto chegam.

2.2 MDIA: MEIO DE COMUNICAO E INFORMAO OU MANIPULAO DE MASSA

O desenvolvimento do sistema de impresso por Gutenberg em 1450 abriu as portas para uma nova realidade, estava naquele momento nascendo expanso das informaes e das idias, correlatamente nascia tambm naquele momento um grande instrumento de manipulao de massa. Outros meios de comunicao ainda viriam primeiramente o rdio, que no Brasil teve a 1 estao, instalada em 1922. Anos mais tarde se presenciaria a chegada da televiso, em nosso pas, com a instalao da 1 estao em 1950. Com o advento da eletrnica era ento chegado um novo tempo para a sociedade agora dotada de mais informao. Marshall McLuhan acreditava que a televiso transformaria o mundo todo numa grande aldeia. 31 Marshall em sua anlise realmente passou muito perto do que viria a se tornar o poder da televiso. A divulgao da informao em tempo real, a TV AO VIVO, trouxe novas tcnicas. Pudemos acompanhar, por exemplo, a Guerra do Golfo pela televiso. Tony

29 30

Idem, ibidem. GOMES, Luiz Flvio. STF e as Grandes Transformaes do Direito Criminal. DVD, 2008. Biblioteca UNIRON Faculdade interamericana de Porto Velho/RO. 31 MCLUHAN, Marshall, apud, SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985, pp.2627.

25

Schwartz afirma em seu livro Mdia o Segundo Deus, que apesar, dos aparentes benficos, nossa sociedade ainda no estava preparada esta revoluo tecnolgica. 32
Por conseguinte, no estvamos preparados para as mudanas que ocorreriam quando aparecesse um novo meio de comunicao. A mdia eletrnica marcou uma mudana na sociedade, lanando sementes da mesma maneira que a inveno do tipo mvel e da mquina de impresso: iniciava-se a era ps-literria. Crescendo em um ambiente ps-literrio, nossos filhos receberam uma grande quantidade de informaes sobre o mundo em que vivemos, sem precisar ler ou escrever, falha esta 33 que os teria condenado total ignorncia em outros tempos.

Com o advento da televiso em 1/6 de segundos uma mesma mensagem pode ser recebida por milhes de pessoas ao mesmo tempo. Mas toda essa rapidez ainda era pouco para a mdia da comunicao. Era preciso algo mais, era chegada ento vez do real time, ou seja, a informao em tempo real. Nada se pode comparar agilidade e o poder de difuso dela, A Internet, agora sim, a grande e verdadeira Aldeia Global. A liberao do uso comercial da internet aconteceu nos Estados Unidos em 1987, no Brasil este mesmo fato s veio a acontecer no ano de 1995. A princpio o computador era utilizado, apenas nas empresas, logo passou a ser um utilitrio domstico, para muitos, mais necessrio que o rdio ou a televiso. No ano de 2000 o Brasil tinha aproximadamente 6 milhes de usurios, o ltimo senso de 2007, constatou 39 milhes de usurios, uma astronmica expanso da informao. 34 Atualmente o computador j est em grande parte das casas por todo o pas, ligando o individuo ao mundo em fraes de segundos, atravs da internet. a evoluo da comunicao, cada vez mais forte e ostensiva. De acordo com Umberto Eco esses meios de comunicao e informao hoje so utilizados com outras finalidades, a de manipulao de informaes, idias e at mesmos desejos, dissociadas pela cultura de massa, difundida principalmente nas ltimas dcadas pelas mdias, impressas, falada e televisionada.
O problema da cultura de massa exatamente o seguinte: ela hoje manobrada por grupos econmicos que miram fins lucrativos, e realizada por executores especializados em fornecer ao cliente o que julgam mais vendvel, sem que se 35 verifique uma interveno macia dos homens de cultura na produo.

32 33

SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985, pp.2627. Idem, ibidem. 34 JNIOR, Marco Antnio Arajo. Direito Eletrnico: aspectos jurdicos relevantes. DVD, 2008. Biblioteca UNIRON Faculdade interamericana de Porto Velho/RO. 35 ECO, Umberto. Apocalpticos e Integrados. So Paulo: Editora Perspectiva, 2001, pp.5051.

26

O autor ainda afirma ser este um cdigo de quem no comunica mensagem massificante, homem massa e cultura de evaso 36. O autor inverte a definio de cultura de massa para comunicaes de massa.
[...] o alargamento da rea de consumo das informaes criaram a nova situao antropolgica da civilizao de massa. No mbito de tal civilizao, todos os que pertencem comunidade se tornam, em diferentes medidas, consumidores de uma produo intensiva de mensagens a jato contnuo, elaborada industrialmente em srie, e transmitidas segundo os canais comerciais de consumo regido pelas leis da 37 oferta e da procura.

clara a influncia que a mdia exerce sobre toda a sociedade de uma forma quase geral. Com o advento de novas tecnologias, hoje as informaes so repassadas em tempo real. Acessando a internet podemos perceber a enxurrada de informaes que recebemos por fraes de segundo. Criou-se uma necessidade quase irreversvel de estar conectado a este mundo das informaes. No fazer parte do grupo da mass media ou meios de massa como ser ridicularizado a todo o momento por estar fora da moda. A mdia antes centrada a fornecer informaes hoje se concentra em repassar aquilo que os detentores do poder miditico visualizam potencialmente rentvel.

2.3 PS-MODERNIDADE UMA SOCIEDADE DE RISCOS INCALCULVEIS

A sociedade evoluiu, tornando-se uma altamente consumista. Apegamo-nos a tecnologia, que em muito nos tem ajudado, mas ao mesmo tempo, abrimos as portas para uma sociedade de riscos. natural que viver em uma estrutura social assim, gera riscos e automaticamente inseguranas, e neste contexto de insegurana que a sociedade tem clamado por leis mais severas e reduo da maioridade penal. Neste contexto, natural que se defenda uma cultura de prisionalizao, tornando banal a medida externa de restrio de liberdade. Assim, como versa o objeto do presente trabalho, o Estado de Inocncia a primeira vtima.

36 37

Idem, ibidem, p. 51. Idem, ibidem, p. 27.

27

Figueiredo Dias j dizia: [...] uma anlise histrica equilibrada e livre de preconceitos conduzir antes, muito provalvemente, concluso de que a sociedade foi sempre e talvez mais do que hoje, e porventura ser sempre uma sociedade de risco.38 No h que se negar que o penalista portugus tenha total razo quanto ao risco sempre ter existido, afinal como relata Eduardo Medeiros Cavalcanti, [...] viver em uma sociedade significa compartilhar os riscos.39 Porm a ps-modernidade trouxe novos e diferentes riscos, antes, nunca imaginados pelo homem. A tecnologia tem aberto novas portas com relao quase tudo, mas ao mesmo tempo tem gerado inseguranas que antes no existiam. De acordo com Cavalcanti:
Os riscos que se podiam calcular na esteira da Modernidade tornaram-se incalculveis e imprevisveis na sociedade de risco. Ao revs da noo linear de causa e efeito, possibilitando a delimitao de responsabilidade pelos danos e perigos, a sociedade de risco produz a entropia nos fenmenos, diluindo as linearidades e certezas. Os riscos acentuados implicam novas modalidades de 40 riscos.

Nosso sentido de insegurana e desconfiana est to fragilizado que atualmente acusamos e incriminamos as pessoas antes mesmo de conhecermos a verdade, antes mesmo de o devido processo legal ser estabelecido e a questo julgada por seu juzo competente. O princpio constitucional da presuno de inocncia foi posto de lado, hoje, todos so culpados at que se prove ao contrrio. Este o perfil da nova sociedade, cheia de medos de fantasmas que ela prpria criou. O grande conflito comea ento, quando esta sociedade que agora passamos a chamar de sociedade da insegurana, rompe os limites da lei, infringindo e desestabilizando princpios fundamentais do homem, adquiridos mediante muita luta e sofrimento, passado ao longo de todo o processo de democratizao de nosso pas.

38

DIAS, Jorge de Figueiredo. O Direito Penal entre a Sociedade Industrial e a Sociedade do Risco, apud, CAVALCANTI, Eduardo Medeiros. Crime e Sociedade Complexa: Uma abordagem interdisciplinar sobre o processo de criminalizao. So Paulo: LZN, 2005, p.151. 39 CAVALCANTI, Eduardo Medeiros. Crime e Sociedade Complexa: Uma abordagem interdisciplinar sobre o processo de criminalizao. So Paulo: LZN, 2005, p.151. 40 Idem, ibidem, p.152.

28

CAPTULO III

A EVOLUO HISTRICA DA DEMOCRACIA NA BUSCA PELAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS - ESTADO DE INOCNCIA E LIBERDADE DE IMPRENSA 1.1 A LUTA PELO ESTABELECIMENTO DO ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO A luta pela Democracia retrata diretamente a busca pelos Direitos. Neste contexto nasce trajetria de importantes e fundamentais garantias a pessoa humana. Surgindo desta maneira o Direito de ser verdadeiramente cidado. Livre em seus atos, livre em seus pensamentos, livre para escolher ou mesmo para ser escolhido, livre enfim para viver. Neste contexto duas garantias constitucionais so amplamente refletidas neste trabalho. Primeiramente a garantia do Estado de Inocncia em que o cidado, tem o direito de no ser pr-julgado. Em segundo plano temos a liberdade de imprensa, na qual encontramos um meio de limitar os excessos principalmente do Estado. Durante o perodo totalitrio, estas foram duas garantias subtradas da populao brasileira, que a merc da ditadura, muito sofreu. Estes foram tempos difceis e primordiais para o estabelecimento do que somos hoje, uma nao livre, em atos e pensamentos. No Brasil este perodo acontece por volta do ano de 1946, com o fim da ditadura; mas s foi realmente consagrado em 1984 com a Eleio de Tancredo Neves; vindo a tornar-se realidade em 1988 com a promulgao da Constituio Federal. Nesta fase comeava a ser traada uma nova sociedade em que os homens agora cidados livres no Estado Democrtico de Direito, passavam a ter novas garantias de direito, garantias essas fundamentais, para que o novo Estado fosse e permanecesse realmente Democrtico. Tais garantias e princpios fundamentais inerentes a todos vm fixados ento como Clusulas Ptreas, ou seja, gravados como Pedra em nossa Constituio de 1988. Muitos foram os fatores para o surgimento deste Estado Democrtico de Direito, entre eles estava imprensa, principalmente a impressa, que na maioria escondidas em pores imprimiam nas frias madrugadas de 1943 Boletins de Desagravo ao fascismo e a ditadura. Naquele perodo comandado por Getlio Vargas, muitos foram os Direitos usurpados e castrados. Aquele foi o tempo em que a fora repressora do estado no era algo distante de se

29

ouvir falar, mas uma mo pesada nos ombros de todos, em todos os momentos e em todos os lugares.
E para maior sustentao da ditadura, Getlio criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). O DIP era o rgo responsvel pela propaganda do governo e pela censura. Controlava a imprensa e determinava o que podia e que no 41 podia ser publicado .

O Estado Novo de Getlio Vargas foi um momento histrico para o pas, pois, o ditador se mostrou nacionalista, defensor das riquezas, dos interesses nacionais e protetor da indstria brasileira. Mas aquele tambm foi um perodo de terror e medo, onde as perseguies eram constantes e ser contra a ditadura era praticamente uma blasfmia.
O povo vivia sufocado e aterrorizado com as agresses da polcia poltica de Vargas, chefiada por Filinto Mller responsvel por centenas de prises arbitrrias, torturas e mortes. Foi um perodo de pouca realizao intelectual, devido opressiva censura do DIP. Espalharam-se o medo e a incompreenso, Jornais foram fechados. Jornalistas, escritores, artistas, professores, estudantes, polticos de oposio e operrios foram 42 presos, torturados e mortos .

O Estado Novo teve seu auge entre os anos de 1937 a 1945, comandado por Vargas este foi um dos piores momentos polticos vividos pelo povo brasileiro. Para Francisco de Assis Silva este foi o perodo em que o povo brasileiro teve suas garantias fundamentais subtradas: Nessa poca desapareceram as liberdades e as garantias do indivduo.43 Vamos aqui abrir um espao para falar um pouco do Cdigo Penal, Processual Penal e da Lei de Imprensa, pois justamente neste perodo em que as garantias fundamentais do indivduo estavam suprimidas, que surgem to importantes regulamentos para a nao brasileira. Para comearmos falaremos do Cdigo Penal Brasileiro, advindo do decreto Lei n 2.848, de 07 de dezembro de 1940. A histria do Direito Penal brasileiro passou por muitas e importantes fases. Para melhor analis-las, h que se remontar ao perodo da vingana privada da era primitiva, em que as formas punitivas eram basicamente realizadas por sanes corporais. Posteriormente a esta fase estabelecer-se-ia o Brasil Colnia primeiramente regido pelas Ordenaes Afonsinas e depois estas substitudas pelas Ordenaes Manuelinas de 1521. Luiz Rgis Prado e Cezar

41

SILVA, Francisco de Assis. Histria do Brasil - Imprio e Repblica. So Paulo: Moderna, 1991, p.95. 42 Idem, ibidem, p.96. 43 Idem, Ibidem, p.98.

30

Roberto Bitencourt comentam que nesta fase [...] os ordenamentos jurdicos referidos no chegaram a ser eficazes, em razo das peculiaridades reinantes na imensa colnia.44 Apenas em 1830 viria o ento imperador D. Pedro I a sancionar o Cdigo Criminal e dois anos depois surgiria o primeiro Cdigo de Processo Criminal. Com o advento da Repblica em 1890 foi aprovado e publicado o cdigo penal elaborado por Batista Pereira, considerado o pior Cdigo Penal da histria brasileira. Na viso de Cezar Bitencourt:
[...] ignorou completamente os notveis avanos doutrinrios que ento se faziam sentir, em conseqncia do movimento positivista, bem como o exemplo de cdigos estrangeiros mais recentes, especialmente o Cdigo de Zanardelli. O Cdigo Penal de 1890 apresentava graves defeitos de tcnica, aparecendo atrasado em relao 45 cincia de seu tempo.

Logo vieram novos estudos para substitu-lo. Em 1937 durante o Estado Novo, Alcntara Machado apresentou o seu projeto que nas palavras de Cezar Bitencourt vinha em boa hora, haja vista os equvocos e deficincias apresentados pelo Cdigo Republicano, que se transformara numa verdadeira colcha de retalhos.
[...] Alcntara Machado apresentou um projeto de cdigo criminal brasileiro, que, apreciado por uma Comisso Revisadora, acabou sendo sancionado, por decreto de 1940, como Cdigo Penal, passando a vigorar desde 1942 at os dias atuais, embora 46 parcialmente reformado.

Enquanto as garantias constitucionais eram subtradas, o Cdigo Penal surgia para proteger os bens mais importantes da sociedade. Nas palavras de Luiz Regis Prado [...] o escopo imediato e primordial do direito Penal radica na proteo de bens jurdicos essenciais ao indivduo e comunidade.47 Nilo Batista fala que: a misso do direito penal a proteo de bens jurdicos, atravs da cominao, aplicao e execuo da pena.48 De acordo com Rogrio Greco o critrio de seleo dos bens a serem tutelados pelo Direito Penal, so puramente polticos, pois, segundo ele, a sociedade dia aps dia, evolui. Muitos dos bens que antes eram tidos como fundamentais, j no gozam mais deste status. Para demonstrar suas idias Greco ainda cita como exemplo a mulher de 1940:

44

TOMPSON, Augusto. Escoro histrico do Direito Criminal luso-brasileiro, So Paulo, Revista dos Tribunais, 1976, p.76, apud, BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal, So Paulo: Saraiva, 2008, p.45. 45 BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. So Paulo: Saraiva, 2008, p.46. 46 Idem, ibidem, pp.4647. 47 PRADO, Luiz Regis. Bem jurdico-penal e Constituio, p.47, apud, GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal. Niteri: Impetus, 2008, p.05. 48 BATISTA, Nilo. Introduo crtica ao direito penal brasileiro, p. 116, apud, GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal. Niteri: Impetus, 2008, p.05.

31

Exemplo disso foi revogao dos delitos de seduo, rapto e adultrio, levada a efeito pela Lei n 11.106, 28 de maro de 2005. A mulher da dcada de 1940, perodo em que foi editado nosso Cdigo Penal, cuja parte especial, com algumas alteraes, ainda se encontra em vigor, completamente diferente daquela que participava da nossa sociedade j no sculo XXI. [...] Em virtude dessa constante mutao, bens que outrora eram considerados de extrema importncia e, por conseguinte, carecedores da especial ateno do Direito Penal j no merecem, hoje, 49 ser por ele protegidos.

Praticamente um ano depois, o Brasil viveria mais um importante momento a aprovao da reforma do ento cdigo de processo penal. A histria do Cdigo do Processo Criminal de Primeira Instncia inicia-se ainda no governo de D. Pedro I, que na sesso de 20 de maio de 1829 ordenou que o projeto fosse apresentado Cmara, lugar onde permaneceu em discusso por mais de dois anos, s chegando ao Senado em julho de 1831, vindo a ser aprovado por aquela casa em 20 de outubro de 1832 e promulgado em 29 de outubro do mesmo ano. Para Jos Frederico Marques o cdigo trouxe um acentuado esprito antiinquisitorial.
[...] sntese dos anseios humanitrios e liberais que palpitavam no seio do povo e da nao. [...] graas a ele, perdurou, nas leis nacionais um acentuado esprito antiinquisitorial que nos preservou o processo penal, de certos resduos absolutistas 50 que ainda existem nos cdigos europeus.

Depois disto, ainda se daria a reforma de 03 de dezembro1841, Lei n 61; o regulamento n 120 de 31 de janeiro de 1842; a reforma judiciria de 1871, e outros tantos decretos. Em 08 se setembro de1941, Francisco Campos envia a Getlio Vargas o projeto do Cdigo de Processo Penal do Brasil.
Tenho a honra de passar s mos de Vossa Excelncia o projeto do Cdigo de Processo Penal do Brasil. [...] Se for convertido em lei, no estar apenas regulada a atuao da justia penal em correspondncia com o referido novo Cdigo e com a Lei de Contravenes (cujo projeto, nesta data, apresento igualmente apreciao de Vossa Excelncia): estar, no mesmo passo, finalmente realizada, de h muito, o interesse de boa administrao 51 da justia, aliado ao prprio interesse da unidade nacional.

Atravs do Decreto-Lei n 3.689 de 03 de outubro de 1941, Getlio Vargas, escrevendo seu nome na histria do Processo Penal brasileiro, sancionando e decretando a aplicao do novo Cdigo de Processo Penal, vigente at hoje em nosso pas.

49 50

GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal. Niteri: Impetus, 2008, p.05. Marques, Jos Frederico. Evoluo Histrica do Processo Penal, p.113, apud, PIERANGELLI, Jos Henrique. Processo Penal Evoluo Histrica e Fontes Legislativas. Bauru: Jalovi, 1983, p.98. 51 Campos, Francisco. Publicada no Dirio Oficial da Unio de 13 de outubro de 1941, apud, PIERANGELLI, Jos Henrique. Processo Penal Evoluo Histrica e Fontes Legislativas. Bauru: Jalovi, 1983, p.533.

32

Com a introduo do Cdigo Penal e do Cdigo de Processo Penal, muita coisa mudaria, era o comeo, um importante passo fora dado, mas ainda havia muito pelo que se lutar, pois a liberdade de ao e pensamento ainda no estava garantida. A liberdade de expresso e pensamento, s veio a ser consolidada com a Constituio de 1988, apesar da lei de imprensa ser bem anterior a ela. Desde a descoberta da impresso em 1450, todos os governos monrquicos ou no, procuravam limitar o poder de difuso de idias, mediante esta arma to poderosa a imprensa. No Brasil a Constituio do Imprio tambm controla a liberdade de imprensa, que de livre mesmo, s tinha o nome. No Decreto de 12 de julho de 1821 D. Joo por graa de Deos e pela Constituio da Monarquia, Rei do Reino Unido de Portugal, Brazil e Algarves, d a quem e d alem Mar em Africa, etc, 52 determinava os princpios sobre a liberdade de imprensa, estes estabelecidos nos arts. 8, 9 e 10 daquela Constituio.
Art. 1 Toda pessoa pde da publicao desta Lei em diante imprimir, publicar, comprar e vender nos estados Portuguezes quaesquer livros ou escriptos sem prvia 53 censura; e s com as declaraes seguintes:

O mesmo enunciado do Decreto que dizia no haver prvia censura, era logo no Ttulo II da prpria Lei contraditado, uma vez, que o mesmo tratava como abuso da liberdade de imprensa falar da religio catlica e contra o estado.
Art. 8 Pode abusar-se da liberdade de imprensa: 1 contra a religio catholica romana; 2 contra o estado; 3 contra os bons costumes; 4 contra os particulares Art. 10 Abusa-se da liberdade da imprensa contra a religio: 1 quando nega a verdade de todos, ou de algum dos dogmas definidos pela Igreja; 2, quando se estabelecem, defendem dogmas falsos; 3, quando se blasfema, ou zomba de Deos, 54 dos seus Santos, ou do culto religioso aprovado pela Igreja.

Com base no referido artigo, no se podia falar contra a Igreja Catlica e que qualquer outro dogma que no fosse o dela era falso, quem neste perodo violava tal determinao em primeiro grau era condenado at a um ano de priso.

52

53

54

BRASIL. Constituio do Imprio. Disposies sobre Direito Processual Penal, apud, PIERANGELLI, Jos Henrique. Processo Penal: Evoluo Histrica e Fontes Legislativas. Bauru: Jalovi, 1983, p.325. DECRETO DE 21 DE JULHO DE 1821 Desenvolve e determina os princpios que sobre a liberdade de imprensa se acham estabelecidos nos arts. 8, 9 e 10 das Bases da Constituio, apud, PIERANGELLI, Jos Henrique. Processo Penal Evoluo Histrica e Fontes Legislativas. Bauru: Jalovi, 1983, p.333. DECRETO DE 21 DE JULHO DE 1821 Desenvolve e determina os princpios que sobre a liberdade de imprensa se acham estabelecidos nos arts. 8, 9 e 10 das Bases da Constituio, apud, PIERANGELLI, Jos Henrique. Processo Penal Evoluo Histrica e Fontes Legislativas. Bauru: Jalovi, 1983, p.333.

33

Aqueles que eram condenados por abusos contra o Estado recebiam penas mais severas.
Art. 12 Abusa-se da liberdade da imprensa contra o Estado: 1, excitando os povos directamente rebelio; 2, provocando-os directamente a desobedecer s leis, ou s autoridades constitudas; 3, atacando a frma de Governa Representativo, adoptada pela Nao; 4, infamando, ou injuriando o Congresso Nacional, ou Chefe do Poder 55 Executivo.

Pelo exposto podemos observar que a liberdade de imprensa era completamente controlada e vigiada pelo governo, as pessoas que infligiam este artigo eram condenadas at cinco anos de priso, conforme a gravidade da ofensa. O Decreto apesar de retrgado e imperialista, tinha suas virtudes, entre elas a proteo da pessoa, penalizando aqueles que exagerassem na exposio do suspeito.
Art. 16. Abusa-se da liberdade da imprensa contra os particulares: 1, imputando a alguma pessoa, ou corporao, qualquer fagto criminoso, que daria logar a procedimento judicial contra Ella; 2, imputando-lhe vcios ou defeitos, que a exporiam ao dio, ou desprezo publico; 3, insultando com termos de desprezo, ou ignomnia. Art. 17. Quem abusar da liberdade da imprensa contra os particulares em primeiro gro ser condenado em 1000$000; no segundo em 80$000; no terceiro, em 60$000; no quarto, em 40$000; e alm destas penas haver em todos os gros a reparao 56 civil do dano e injria, sempre que os Juzes de Facto declararem ter logar.

A referida Lei de quase dois sculos atrs, j trazia em seu contexto de forma arcaica a proteo do princpio do Estado de Inocncia, uma vez que visava proteger os particulares dos excessos da mdia. Era a regulamentao implcita de tal importante princpio. Em 20 de setembro de 1830 D. Pedro Imperador do Brasil decretou nova Lei sobre o abuso da liberdade de imprensa, mas desta vez o regulamento trazia apenas questes de abuso da liberdade de imprensa que visavam destruir o ento sistema monrquico, o governo desta forma procurava se proteger e manter a hegemonia do Imprio Portugus. Teramos ainda outros decretos para regular a liberdade de imprensa, como o Decreto n 4.742 de 31 de outubro de 1923, sancionado Pelo presidente da Repblica dos estados Unidos do Brasil; o decreto de n 24.776 de 14 de julho de 1934, decretado pelo chefe do governo provisrio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil, Getlio Vargas. Do Brasil Imprio, para o Brasil Repblica, as mudanas no pas foram imensas, juntamente com elas ento, veio s mudanas da liberdade de imprensa, agora regulamentada
55 56

Idem, ibidem. DECRETO DE 21 DE JULHO DE 1821 Desenvolve e determina os princpios que sobre a Liberdade de imprensa se acham estabelecidos nos arts. 8, 9 e 10 das Bases da Constituio, apud, PIERANGELLI, Jos Henrique. Processo Penal Evoluo Histrica e Fontes Legislativas. Bauru: Jalovi, 1983, p.334.

34

pela Lei n 5.520 de 09 de fevereiro de 1967, que entrou em vigor em 14 de maro do mesmo ano. A Lei trouxe em seu texto a liberdade de manifestao do pensamento e de informao, era enfim chegado um novo tempo para a imprensa brasileira. A informao antes to controlada e vigiada, agora era difundida com certa liberdade. Frisemos a palavra certa liberdade, haja vista que esta era de certa forma restringida, pois, no ano em que a Lei de Imprensa foi decretada o Brasil se encontrava sobre a gide do governo militar, nas mos ento do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que sancionou referida lei.
importante salientar que o regime militar imps, logo aps a aprovao da Lei de imprensa, novas e pesadas restries atuao dos jornalistas e das empresas. Isso ocorreu com a ampliao das penas dos delitos de imprensa pela Lei de Segurana Nacional. Completou-se o cerco no perodo da vigncia do Ato Institucional n 5, que vigorou de 13 de dezembro de 1968 a 31 de dezembro de 1978, e outorgava 57 plenos poderes ao Executivo.

Depois de um breve relato histrico sobre o Cdigo penal, Processual Penal e a Lei de Imprensa, voltemos agora ao curso da histria, onde enfim, dava-se incio a consolidao da democracia no Brasil, estabelecendo desta maneira proteo aos princpios e garantias fundamentais do homem. Com o fim da 2 Grande Guerra Mundial (1945), sobrepondo a vitria dos Aliados contra as ditaduras, comandadas pela Alemanha, a insatisfao social ocasionou o fim da ditadura Vargas. Ainda nas palavras do historiador Francisco Assis: Estava assegurado o fim do Estado Novo. Restava agora consolidar o novo regime democrtico.58 O momento era de pura euforia uma alegria geral que tomava conta do Brasil. O povo acreditava na democratizao plena do pas. Todos achavam que nunca mais o Brasil voltaria ao regime de governo autoritrio.
Respirava-se mais livremente. Havia chegado o fim do DIP e, em defesa da democracia, no se admitiam mais os abusos e a violncia das autoridades, como prises arbitrrias e torturas de oposicionistas, tantas vezes cometidas pela polcia de Getlio. Foi um perodo em que as palavras liberdade e democracia eram pronunciadas sem 59 medo.

Em 1945 acontecem no Brasil as eleies. Eurico Gaspar Dutra eleito. O Congresso transforma-se em Assemblia Constituinte e em setembro de 1946 promulgada a

57

LANER, Vincius Ferreira. Disponvel em: <http://juz2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=146> Acesso em 15 nov. 2008. 58 SILVA, Francisco de Assis. Histria do Brasil - Imprio e Repblica. So Paulo: Moderna, 1991, p.98. 59 Idem, ibidem, p. 101.

35

Constituio. Apesar de esta ser uma Constituio mais liberal, ainda estava levada a defender os interesses dos latifundirios e dos empresrios. De acordo com a Constituio de 1946:
O pas seria uma Repblica federativa presidencialista, onde o presidente governaria por cinco anos; Haveria trs poderes autnomos: Executivo, Judicirio e Legislativo; O voto seria universal, secreto e obrigatrio para os maiores de 18 anos. No teria direito de voto os analfabetos, cabos e soldados; Haveria respeito liberdade de opinio e de pensamento; Reafirmava-se a defesa da propriedade privada etc.
60

Apesar das mudanas, muito tempo ainda se passaria at a verdadeira democratizao do pas. O povo brasileiro ainda veria o retorno de Vargas ao poder e seu suicdio. Acompanharia a ascenso de Juscelino Kubitschek, apoiado pelo militares. Jnio Quadros assumir o poder em meio a uma astronmica dvida externa. Veria ainda Joo Goulart tomar posse em meio s tenses sociais e conflitos de esquerda e direita radical que colocavam em risco o regime democrtico do pas. Os brasileiros viveriam tambm, para ver o fim da Repblica Populista com a deposio de Goulart. O Brasil acompanharia o retorno da gide militar ao poder. Comandada pelo Marechal Humberto de Alencar Castelo Branca, depois o pas dirigido pelo General Artur da Costa e Silva, na seqncia o milagre econmico General Emlio Garrastazu Mdici, sucedido pelo General Ernesto Geisel e por fim o ltimo da linhagem dos militares a comandar o Brasil o General Joo Baptista de Oliveira Figueiredo, que em seu discurso de posse disse: Reafirmo meu inabalvel propsito [...] de fazer deste pas uma democracia.61 No ano de 1983, inicia-se em So Paulo a campanha pelas Eleies Diretas J. No dia 15 de janeiro de 1985 foi realizada a to espera eleio presidencial, que elegeu Tancredo Neves para presidente. Era chegada a hora da transio do poder militar para o poder civil, porm, mais uma vez o povo brasileiro surpreendido pelo destino e o primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto direto, no chega nem mesmo a tomar posse. Quem toma posse em seu lugar o ento vice-presidente Jos Sarney que assumiu no mesmo dia da morte de Tancredo Neves a presidncia da Repblica Brasileira.
60 61

Idem, ibidem. SILVA, Francisco de Assis. Histria do Brasil - Imprio e Repblica. So Paulo: Moderna, 1991, p.123.

36

Quem sabe se um milagre de ltima hora no salvaria o homem destinado a conduzir o Brasil para uma nova era democrtica? Mas o milagre no aconteceu. Tancredo Neves morreu em 21 de abril, depois de sete operaes e 38 dias no 62 hospital.

O Estado de Inocncia e a Liberdade de Imprensa, s teriam seu verdadeiro lugar estabelecido na vida do povo brasileiro a partir da Constituio de 1988.

1.1.1 Princpios e Garantias Constitucionais na Tutela Penal dos Direitos Fundamentais Depois de mais de 30 anos de liberdades e garantias fundamentais suspensas era chegada agora hora da democracia. Com a promulgao da Nova Constituio o verdadeiro Estado Democrtico de Direito foi estabelecido, marcando enfim, a chegada de uma nova fase para o pas. O Prembulo da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 trs:
Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte Constituio da Repblica 63 Federativa do Brasil [...] (grifo nosso)

Nas palavras de Alexandre de Moraes o prembulo de uma Constituio traa as diretrizes polticas, filosficas e ideolgicas de um povo:
O prembulo de uma Constituio pode ser definido como documento de intenes do diploma, e consiste em uma certido de origem do novo texto e uma proclamao de princpios, demonstrado a ruptura com o ordenamento 64 constitucional anterior e o surgimento jurdico de um novo Estado.

Passando por este breve relato histrico, podemos observar que desde o incio, a histria do povo brasileiro tem sido a luta constante pela democracia, a estabilizao do estado Democrtico de Direito e assim conseqentemente a segurana de viver em um Estado onde as garantias e direitos fundamentais ao homem so respeitados. Com a promulgao da Constituio Federal, os direitos e garantias antes inimaginveis, agora se tornavam realidade. Emanados da nsia da sociedade pelo justo,

62

SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Castelo a Tancredo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, apud Francisco de Assis Silva. Histria do Brasil Imprio e Repblica. So Paulo: Moderna, 1991, p.133. 63 CONSTITUIO FEDERAL. So Paulo: Amrica Jurdica, 2007. 64 MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. So Paulo: Atlas, 2003, pp.48-49.

37

foram gravados em nossa Constituio Federal como se grava em pedra, para jamais serem riscados ou arrancados de seu povo, pois, afinal este fora o prmio por tantos anos de luta. Os direitos e garantias fundamentais do homem, protegidos por nossa lei maior, no quer dizer em si os direitos e garantias do gnero masculino, mas sim da espcie humana, desta forma, trata-se ento dos direitos e das garantias dos seres humanos. Caracterizados por sua fundamentalidade, esses direitos, logo vem sobrepostos nos primeiros captulos da Constituio de 1988. Na acepo de princpios fundamentais, foram estabelecidos de maneira a garantir a soberania popular contra o poder do Estado.
A expresso direitos fundamentais do homem [...] com base em Prez Luo, no significa esfera privada contraposta atividade pblica, como simples limitao ao Estado ou autolimitao deste, mas limitao imposta pela soberania popular

aos poderes constitudos do estado que dela dependem.65

As garantias e direitos fundamentais do ser humano so as verdadeiras garantias da essncia da democracia, onde as liberdades civis e polticas devem obrigatoriamente ser respeitadas. No entanto no se deve e no se pode, pelo carter extremamente protetivo dos direitos e garantias fundamentais, serem estes direitos, confundidos como um escudo de proteo para atos ilcitos. H que se analisar que para tudo existe uma regra limitadora e esta tambm se aplica aos princpios fundamentais inerentes a todos. Cada um responde na proporo de seus atos, desta maneira os direitos e garantias fundamentais no afastando indivduo a responsabilidade de responder civil ou penalmente por seus atos criminosos. Alexandre de Moraes em aborda de forma clara e precisa o assunto:
Os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituio Federal, portanto, no so ilimitados, uma vez que encontram seus limites nos demais direitos igualmente consagrados pela Carta Magna (Princpio da relatividade ou 66 convivncia das liberdades pblicas).

Dentre estes princpios Constitucionais, importante analisarmos os Princpios Constitucionais atinentes ao Processo Penal, afinal mediante a Ao Penal, que o Estado exerce seu poder punitivo. Savino Filho define que: A finalidade imediata do processo penal conseguir, mediante interveno do juiz, a realizao da pretenso punitiva do Estado devido prtica de uma infrao penal.67
65

SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. So Paulo: Malheiros, 2008, p.150. 66 MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. So Paulo: Atlas, 2003, p.61. 67 SAVINO FILHO, Crmine Antnio. Direito Processual Penal Resumido. Belo Horizonte: Indita, 1998, p.18.

38

Desta forma ocorrendo o fato concreto o Estado mediante os rgos judicirios, avalia, julga e puni na medida do que a Lei estabelece. Para que no haja enganos e conseqentemente injustias o inqurito policial deve ser feito de forma clara, concisa, ampla de maneira a no restar dvidas a cerca das provas levantadas. Por outro lado o juiz no processo deve avaliar todos os fatos, na busca da verdade real. Mas todos esses procedimentos devem ser realizados adequadamente como estabelecem as normas. Para que isto ocorra a nossa Constituio Federal, assegurou o sistema acusatrio no processo penal, estabelecendo diversos princpios que visam proporcionar a eficiente prestao jurisdicional na concretizao (nas palavras de Savino Filho) do princpio da efetividade (efetivao judicial).68 Com a promulgao da nova Constituio de 1988 muitas coisas mudariam dentro do Processo Penal Brasileiro. A Constituio Federal no Ttulo I Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Captulo I: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, consagrou vrios princpios relativos ao processo penal entre eles: a plenitude de defesa, inadmissibilidade de provas obtidas por meios ilcitos, presuno de inocncia, contraditrio, ampla defesa, entre outros que visam garantir a eficincia do processo. Na viso de Eugnio Pacelli, era ento estabelecido o novo perfil do processo penal no Brasil: Chegou-se ento a um perfil do processo, e particularmente o penal, como instrumento de garantia individual contra eventuais e sempre possveis abusos da fora estatal, instituindose, como entre ns, os princpios do juiz natural, do contraditrio, da ampla defesa e da afirmao de inocncia antes da condenao definitiva, como a base estrutural de um modelo democrtico garantista. Democrtico no sentido de efetivao da participao do ru em todas as fases do procedimento, e garantista no sentido da exigncia da instituio de regras e princpios que realizem concretamente a igualdade material (de fato e no de direito) entre a acusao e a defesa, e, sobretudo, que imponha ao juiz uma atuao imparcial e o dever de motivao de seus julgados.69 Dentre tantos princpios atinentes ao processo penal, muitos doutrinadores e processualistas definem o da Presuno de Inocncia como um dos princpios mais
68 69

Idem, ibidem, p. 19. OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Processo e Hermenutica na Tutela Penal dos Direitos Fundamentais. Belo Horizonte: Del Rey, 2004, p.23.

39

importantes e que dentro do prprio processo penal, pode se dizer o mais conflitante e contraditrio. Ao longo dos tempos este princpio tem sido violado no s pela autoridade judicial, mas tambm, pela autoridade policial competente, a imprensa e conseqentemente a sociedade, na maioria das vezes, influenciada pela mdia. Falando em mdia devemos destacar que a Constituio de 1988, tambm trouxe muitas alteraes para velha Lei de Imprensa, que agora se tornava conflitante com a Carta Magna em muitas questes.
[...] vrias modificaes sofreu a Lei 5.250/67. A principal delas foi quando legitimao das liberdades de expresso, informao e de imprensa, que se encontra no Ttulo VII, Captulo V, da Comunicao Social, artigos 220 224 da CF/88. Este captulo inscreveu normas de comunicao coletiva, extinguiu a censura, inseriu o direito de resposta, o dever de informar e o direito de ser informado.

Mas no nos estenderemos neste trabalho inaplicabilidade de muitos artigos, ou mesmo a quase totalidade da Lei 5.250/67que se encontrada defasada, pois afinal este estudo tem por escopo a violao do princpio da presuno de inocncia e este por sua natureza pressuposto constitucional e independente de lei especfica velha ou nova, deve ser respeitado pela mdia.

40

IV CAPTULO

A VIOLAO DO PRINCPIO DE ESTADO DE INOCNCIA PELA MDIA 1.2 MDIA UM SEGUNDO PODER EXERCENDO A FUNO DE UM SEGUNDO DEUS realmente extraordinrio o progresso experimentado pelos meios de comunicao de 1970 para c. A humanidade hoje outra, uma conquista antes inimaginvel, a difuso da notcia e do conhecimento vai alm do que previam os especialistas de dcadas anteriores. A rapidez, a versatilidade e a simplicidade, com que tudo transmitido nos levam a duas reflexes, uma do desafio e a outra do risco. Na viso de Tony Schwartz este desafio definido como uma sria reviso da comunicao: Desafio, na medida em que o avano tecnolgico impe uma sria reviso e reestruturao dos pressupostos tericos de tudo que se entende por comunicao.70 O risco calculado, no sentido de que no havendo esta reestruturao, muitos de nossos princpios fundamentais garantidos mediante muitas lutas e conflitos, se percam na espetacularidade das notcias. Igncio Ramonet, citado no captulo anterior, desestrutura a clssica formao de Montesquieu de poderes, para dar uma nova roupagem, na viso dele, primeiramente o poder econmico, em segundo plano o poder da mdia e em terceiro o poder poltico. 71 Tony Schwartz, tambm criou sua prpria definio, mas numa escala digamos de poder sobrenatural, empostado pela possibilidade de ser onipresente. Em seu livro Mdia: O Segundo Deus, ele define Deus, com um, esprito onisciente e todo-poderoso que est dentro de ns. Como ele onipresente, sempre consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Para o autor assim tambm a mdia poderosa, presente sempre em toda parte em todos os momentos.
Deus um esprito onisciente e todo-poderoso que est dentro e fora de ns. Deus est sempre conosco porque onipresente. um mistrio, e no poderemos nunca entend-lo. Em termos gerais esta a descrio de Deus do modo que nossos pais a aprenderam, mas esta descrio aplica-se tambm mdia eletrnica: um segundo deus, criado 72 pelo homem.
70 71

SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985, p. 05. RAMONET, Igncio. Propagandas Silenciosas Massas, Televiso e Cinema. Petrpolis: Vozes, 2002, p.41.

41

A mdia, os meios de comunicao de uma forma em geral so oniscientes, uma vez que conseguem estabelecer um senso comum para os fatos. Eles transmitem a todos a mesma informao, letrados ou analfabetos, basta uma simples ao do prprio homem, ligar seu aparelho de comunicao. Schwartz lembra que os meios de comunicao afetam profundamente as atitudes de uma comunidade, as estruturas polticas e o estado psicolgico de todo um pas. Seu poder to grande que pode mudar o curso da histria, como por exemplo, provocando ou abortando uma guerra.
maneira de Deus, a mdia pode alterar o curso de uma guerra, arrasar um presidente ou um rei, elevar os humildes e humilhar os orgulhosos. Os meios de comunicao conseguem dirigir a ateno de milhes de pessoas sobre o mesmo caso e da mesma maneira, como por exemplo, a cobertura dada s audincias do processo Exrcito X McCarthy, levando o processo a milhares de telespectadores ao 73 mesmo tempo, e destruindo quase que instantaneamente a carreira do senador.

J dizia Marshall McLuhan que: as vozes eletrnicas no tm corpo, e, na verdade, todo o output da mdia eletrnica invisvel; esse output assemelhava-se a um anjo. 74 Na realidade, este segundo deus imperfeito e altamente influenciado pelo poder poltico e econmico. A moral, os bons princpios e a tica, pontos fundamentais em toda sociedade, so absorvidos pela mdia a sua prpria maneira, sendo assim, do modo que lhe convm. Um deus sem estes princpios to importante um deus perigoso, dado o seu grande poder de persuaso e difuso.
Muitos comentam que este deus aprecia a violncia, est muito envolvido com banalidades, e, ocasionalmente podemos pedir-lhe que altere seus hbitos. Apesar de ter sido criado por ns, este segundo deus parece ter o poder de agir 75 independentemente.

Seria a criatura superando o criador, ou o criador manipulando a criatura para seus prprios e obscuros interesses? A resposta para este questionamento simples, uma vez que, criador e criatura se fundem em um mesmo elemento. A mdia deveria no contexto integral para qual foi criada, atender os interesses da sociedade, deveria ser um instrumento social dirio em poder da sociedade e trabalhando para que esta sociedade pudesse ser melhor em todos os aspectos.

72 73

SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985, p. 19. Idem, ibidem, p.20. 74 MCLUHAN. Maeshall, apud,SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985, p.21. 75 Idem, ibidem.

42

1.2.1 Mdia - Propagandas Silenciosas e suas mensagens subliminares Tony Schwartz, ainda, aborda a questo da problemtica produzida pelos efeitos colaterais da mdia. Quem pode prever o efeito que uma notcia pode causar em toda uma sociedade? Para Tony os efeitos so mais poderosos e perigosos do que a mensagem pretendida. Uma campanha publicitria tem como objetivo aumentar suas vendas; uma campanha poltica tem por escopo aumentar seus votos. Os resultados de cada um podem ser calculados, mas como tudo na vida, para estes tambm existem os chamados efeitos colaterais, estes por sua vez completamente indefinveis, (...) as pessoas que assistem e ouvem tais mensagens no o fazem da mesma maneira que aqueles que as planejaram: o pblico responde de acordo com o contexto de sua prpria problemtica de vida.76 Desta forma se pode calcular os resultados aparentes, mas no podemos calcular os efeitos colaterais, haja vista, cada um responder de acordo com aquilo que vivencia, como poderemos definir os sentimentos que cada notcia ou informao pode provocar nas pessoas que a recebem. Falando em informao, abriremos aqui, breve espao, para debater a respeito da mensagem subliminar contida nas propagandas silenciosas. Toda a informao ou entretenimento advindo da mdia, trs sempre uma mensagem subliminar daquilo que no fundo se quer dizer. Mas esta informao no vem com apenas uma, mas vrias mensagens subliminares. Entre elas e mais importante para os homens do poder econmico, a da publicidade, influenciando os milhes de sedentos pela informao a consumirem, principalmente os produtos ofertados. De acordo com Tony Schwartz, os comerciais mais eficientes, no do diretrizes, de qual atitude tomar ou como reagir. Eles lanam estmulos cuidadosamente escolhidos, implantando subjetivamente o comportamento ou reao desejada, ou seja, induzindo indiretamente o consumidor.
Uma srie de comerciais da A. T. & T. servem como exemplo. Os comerciais mostravam um relacionamento agradvel, ntimo e amoroso entre pessoas, familiares e amigos falando ao telefone. A trilha sonora da msica Feeling servia de pano de fundo para a cena, transmitindo a alegria das vozes das pessoas ao telefone. Nada mais. Ningum induzia o espectador a fazer uma ligao interurbana. Ningum dizia: Telefone. O comercial no dirigia o pblico para que fizesse

76

SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985, p.26.

43

ligaes interurbanas, mas fazia com que este mesmo pblico tivesse vontade de 77 faz-las.

So movidos por estes desejos, por estas mensagens implcitas, que muitas pessoas que no tem meios financeiros, para adquirir o que oferta o comercial, podem ser levadas a cometer delitos dos mais variados tipos. Algum pode dizer que, esta no deve ser uma desculpa para o crime, mas neste momento o desejo mais forte e se o delito meio para a obteno deste desejo, ento assim ser. Quando no captulo anterior falamos em sociedade de riscos nascida a partir das novas tecnologias, relatamos que, a sociedade estava caminhando para uma sociedade de inseguranas. Esta viso de insegurana pode ser interpretada pelos novos meios de praticar o delito e este desejo imensurvel de ter e possuir, resultando assim, em crimes e conseqentemente inseguranas. Outro meio de comunicao utilizado para implantar desejos e comportamentos, so os produtos culturais, estes formados basicamente por filmes, programas de TV, novelas e seriados. Como diz Ramonet: [...] a preciso do marketing comercial permite a esses gigantes da mdia oferecer produtos (em particular um filme ou um programa de TV) perfeitamente ajustados aos desejos dominantes, alm de estimular a demanda ou mant-la.78 Ignacio Ramonet, em seu livro Propagandas Silenciosas Massas, televiso, cinema; aborda com muita peculiaridade o tema, retratando a desconfiana a respeito da indstria cultural e sua propaganda silenciosa. Para o autor esta desconfiana se funda em trs apreenses.
1) que ela reduza os seres humanos ao estado de massa e entrave a estruturao dos indivduos emancipados, capazes de discernir e de decidir livremente; 2) que ela substitua, no esprito dos cidados, a legtima aspirao autonomia e tomada de conscincia por um conformismo e uma passividade perigosamente regressivos; 3) que ela propague, enfim, a idia de que os seres humanos desejam ser fascinados, alienados e enganados na esperana confusa de que uma espcie de satisfao hipntica os far esquecer, por um instante, o mundo absurdo, cruel e trgico em que 79 vivem.

77 78

SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985, p.62. RAMONET, Igncio. Propagandas Silenciosas Massas, Televiso e Cinema. Petrpolis: Vozes, 2002, p.10. 79 RAMONET, Igncio. Propagandas Silenciosas Massas, Televiso e Cinema. Petrpolis: Vozes, 2002, pp.08-09.

44

As trs apreenses de Ramonet deixam hoje o patamar da desconfiana, para a certeza de que a humanidade caminha a passos largos para um senso cada vez mais comum de coisas cada vez mais importantes. O dito popular rouba, mais faz, j caiu na graa povo e cada dia maior o nmero de pessoas que concordam com tal atrocidade. Para confirmar este fato, basta observarmos os inmeros polticos condenados pelos mais diversos delitos, e mesmo assim, reeleitos. Depois desta abordagem acerca das mensagens subliminares e as ditas propagandas silenciosas, voltemos questo da necessidade que o homem tem pela informao, seus efeitos e o que dentre ela realidade natural e realidade construda.

1.2.2 Notcia: uma Realidade Construda em detrimento do estado de inocncia Receber uma informao, se inteirar das notcias do Brasil e do Mundo, so tarefas cotidianas e obrigatrias na vida de cada cidado. Ao chegarmos ao trabalho, conversamos com quase todo mundo, como foi o futebol do fim de semana, se algum assistiu aquela matria bombstica e outras coisas mais; ao sairmos do trabalho ligamos logo no carro o rdio, queremos saber o que se passa ao nosso redor; ao chegarmos em casa ligamos de imediato a TV, queremos informaes sobre as ltimas e mais importantes notcias do dia; antes de irmos para cama, uma rpida passada pela internet, que por muitas vezes se estende por horas. Toda esta rotina influenciada pela obsessiva necessidade da informao. A mdia como o prprio nome sugere, desempenha o papel de mediadora entre o sujeito e a notcia, ou seja, ela o instrumento que media a realidade levada s pessoas, atravs dos mais variados meios de comunicao. Maria Grelolin relata sem receio o lado negro da mdia, afirmando que a realidade que recebemos uma realidade construda de acordo com os interesses de cada veculo de comunicao.
Os textos da mdia oferecem no a realidade, mas uma construo que permite ao leitor produzir formas simblicas de representao da sua relao com a realidade. [...] O real , pois, sobre determinado pelo imaginrio, nele os sujeitos vivem

45

relaes e representaes reguladas por sistemas que controlam e vigiam a apario 80 dos sentidos.

A tendncia de que cada receptor entenda a mensagem a sua maneira, mas precisamente, de acordo com aquilo que est vivenciando. Sendo assim dentro da realidade construda pela mdia, o leitor ou telespectador ir conseqentemente criar uma nova realidade embasado no que recebeu e naquilo que j possui. Baczko j dizia: Funcionando como uma extensa rede de criao de smbolos que, por sua vez, alimentam o imaginrio social, a mdia constitui verdadeiras comunidades de imaginao ou comunidade de sentido.81 O poder dos meios de comunicao to grande que estes podem fazer de mocinhos bandidos e de bandidos mocinhos. O discurso jornalstico, sempre direcionado, articula-se com saber e com poder.
Quanto ao poder, relao entre a chamada grande imprensa, as elites e os detentores do poder aparecem na forma daquilo que Mattiussi (1997) chama de denuncismo: o uso da imprensa para legitimar as atitudes de uma autoridade poltica ou conferir tratamento pejorativo aos fatos a ela relacionados. A mdia cria, 82 portanto, mocinhos e bandidos, heris e derrotados.

Analisando as palavras de Pedro Barbosa, diramos que a sim mora o perigo. Perigo de ir alm do que se pode e deve; perigo de passar da informao a propriamente dita opinio; perigo do pr-julgamento, ou at mesmo, de uma pr-condenao. Quando a imprensa atribui determinado delito a algum, paira no ar at ento a incerteza da culpa. Porm a partir do momento que ela faz um pr-julgamento, o sujeito passa a ser culpado, no sendo respeitado aqui o princpio norteador do direito penal e garantia constitucional, o de estar em estado de inocncia at sentena condenatria irrecorrvel. A mdia provoca com isto a violao de to importante princpio, pr-condenando o suspeito, uma vez, que fora feita a exposio de sua imagem. Se comprovada a culpa, tudo certo, a mdia acertou no julgamento antecipado. Mas se os veculos de comunicao erram o que fazer ento, quando a moral da pessoa j fora completamente denegrida? Em muitos casos existe a chamada retratao, mas, at que ponto ela realmente surte efeito? Danos morais e a imagem revertidos em dinheiro? Ou tudo termina em nada, afinal isto liberdade de impressa.

80

GREGOLIN. Maria do Rosrio. Discurso e Mdia: a cultura do espetculo. So Paulo: Claraluz, 2003, p.97 e 98. 81 BACZKO, 1984, apud, GREGOLIN. Maria do Rosrio. Discurso e Mdia: a cultura do espetculo. So Paulo: Claraluz, 2003, pp.97-98. 82 BARBOSA. Pedro Luis Navarro, apud, GREGOLIN. Maria do Rosrio. Discurso e Mdia: a cultura do espetculo. So Paulo: Claraluz, 2003, p.113.

46

Durante o perodo da ditadura militar, a imprensa teve sua liberdade suprimida. Com o advindo da fase democrtica, os meios de comunicao tomavam um importante e fundamental papel na sociedade, o de fiscalizador e controlador do poder e dos desmandos do Estado. Este um poder positivo da mdia e que deve a qualquer custo ser mantido. Todavia h que se esclarecer que o limite da liberdade de imprensa deve terminar no exato momento onde comea a violar os direitos de qualquer cidado. Deixar a imprensa livre para noticiar um risco que devemos correr ou no, isto depende do levantamento acerca do verdadeiro papel desempenhado pelas redes de comunicao na sociedade atual, pois, muitas dvidas ainda pairam sobre a questo.
Estes riscos relacionados diplomacia da televiso levantam algumas dvidas sobre o papel das redes de comunicao, cuja resposta a qualquer questionamento sobre seus valores e aes bastante simples: liberdade de imprensa. No nos devemos esquecer, todavia, serem as redes de comunicao grandes empresas multinacionais. Sem comprometer a liberdade de imprensa, devemos achar uma resposta para a seguinte pergunta: deveriam as redes de comunicao ser os principais rbitros e os mais influentes porta-vozes dos problemas econmicos, sociais, tecnolgicos e 83 polticos?

Todos os dias so inmeros os flagrantes em que a mdia atua como rbitro sobre os mais diversos assuntos que cercam a sociedade. Os meios de comunicao tm por sua natureza o poder de formar opinies. s vezes boas muitas vezes ruins. s vezes certas outras muitas erradas.

1.2.3 Presumidamente Culpado: o pr-julgamento da imprensa Em meio a tanta agilidade e voracidade na divulgao da informao, o jornalista muitas vezes esquece de verificar a veracidade do fato. No, o jornalista no se esquece, apenas pe de lado tal questo, pois, no mundo da mdia o mais importante a audincia, ou mesmo a tiragem do jornal, ou a quantidade de acessos nos sites de notcias. Afinal, o que levado em considerao o interesse econmico e notcia ruim vende mais que notcia boa. Para respaldar o que falamos basta observarmos durante alguns dias a quantidade de patrocinadores nos programas policiais e a quantidade de empresas que patrocinam outros tipos de programas. A anlise com certeza ser rpida e a resposta bvia, a desgraa alheia, sempre vende mais.

83

SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985, p.80.

47

o chamado sensacionalismo desregrado, a teatralidade da TV, o espetculo da notcia o reality show, ou melhor, o show da vida real. Como exemplos atuais podemos citar: o caso dos Irmos Cravinhos 84; ou ainda o caso Isabela Nardoni85 ou mesmo o caso Elo, o qual abordaremos mais adiante. Todos estes casos so tragdias da vida humana, catstrofes familiares, que na voz da imprensa se transformaram em grandes espetculos miditicos. Recentemente o povo brasileiro pode acompanhar por todos os meios de comunicao o desfecho do caso Elo, a moa de 15 anos e a amiga Nayara, foram mantidas refns por mais de 100 horas. O caso espetacularizado pela mdia teve um fim trgico com a morte da garota. Elo levou um tiro na cabea, ainda no ficou comprovado se o tiro partiu da arma do namorado Lindemberg que a mantinha refm. Se algum tinha dvidas do que era a guerra da audincia, com certeza pode esclarecer com a transmisso deste caso. Numa briga implacvel as emissoras de televiso chegaram a se intrometer nas negociaes. Apresentadores de programas conversavam com o seqestrador ao vivo por telefone. Ser que a mdia agora alm de pr-julgar e condenar, tambm ir querer negociar com os bandidos e depois comandar o inqurito policial? Com certeza o papel da imprensa neste caso no pode ser esquecido e deve ser amplamente debatido em todos os mbitos.
Talvez tudo tivesse terminado ali mesmo se a Rede TV! por meio de Snia Abro e do reprter Luiz Guerra, tivesse respeitado o fato de que um seqestro deve ser negociado por um negociador profissional que estuda anos e mais anos na teoria e na prtica para estar apto a solucionar um problema desta magnitude. Esta intromisso pode ter custado a vida de Elo e a dor de Nayara, alm do sofrimento dos amigos e familiares, bem como de toda sociedade. Outra emissora que tambm explorou o caso foi a Rede Record, que por meio de sua equipe de jornalismo e do apresentador Brito Jnior tambm entraram em contato com o seqestrador Lindemberg, com o nico objetivo de aumentar sua audincia, sem se importar com as duas meninas que estavam sob a mira da arma de um inconseqente. O trgico resultado todos ns vimos e se hoje o Brasil inteiro chora pelo desfecho trgico, devemos creditar uma

84

85

O casal Manfred e Marsia von Richthofen foi assassinado em casa, no Brooklin (zona sul de So Paulo), em 31 de outubro de 2002. As vtimas foram surpreendidas enquanto dormiam e golpeadas com bastes, ainda na cama. Dias aps o crime, Suzane, com 19 anos, o ento namorado, Daniel, e o irmo dele, Cristian, foram presos. Eles sero julgados por duplo homicdio triplamente qualificado --motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vtima. Disponvel em: <www.folha.com.br> Acessado em 16 nov. 08. O caso Isabella Nardoni refere-se morte da menina brasileira Isabella de Oliveira Nardoni, de cinco anos de idade, que foi jogada do apartamento de seu pai localizado no sexto andar do Edifcio London no distrito da Vila Guilherme, em So Paulo, na noite do dia 29 de maro de 2008. O caso gerou grande repercusso nacional e, em funo das evidncias deixadas no local do crime, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatob, respectivamente pai e madrasta da criana, atualmente so rus de ao penal e respondem por homicdio doloso triplamente qualificado (art. 121, 2, incisos III, IV e V). Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/caso_Isabella_Oliveira_Nardoni> Acessado em 16 nov. 08.

48

considervel parcela de culpa Imprensa Marrom que pensa apenas na audincia 86 sem se importar com a vida das pessoas.

Apesar de na maioria das vezes o Congresso parecer omisso o caso Elo, porm, foi abertamente discutido em Braslia pelas comisses de Defesa do Consumidor e de Cincia e Tecnologia, Comunicao e informtica da Cmara dos Deputados. De acordo com a reprter Ktia Buzar da Agncia do Brasil, o caso ficou conhecido como: Espetacularizao da Notcia, devido o excesso de intromisso no desfecho do caso da menina de Santo Andr. 87 Os deputados assistiram durante a audincia vdeos do caso da adolescente. Segundo o deputado Ivan Valente do P-SOL de So Paulo os vdeos comprovaram que os veculos de comunicao interferiram na ao da polcia.
Ns chamamos as emissoras porque tiveram claramente participao no desfecho trgico do caso Elo; quebrou-se o cdigo de tica e se extrapolou os limites em busca de audincia. A informao virou uma grande mercadoria que visa ao lucro. A espetacularizao da notcia no contribui com o interesse pblico e com os direitos 88 da cidadania.

Na concepo de Vencio Arthur de Lima, pesquisador da Universidade de Braslia a difuso da violncia cada vez maior na busca desesperada pela audincia.
A busca de audincia a qualquer custo no pode ser o nico critrio. Existe uma ambincia scio-cultural da mdia de massa e o contedo da violncia cada vez 89 maior pela ausncia do controle do contedo da programao.

Em meio a toda esta disputa, onde est o Ministrio Pblico que no se posiciona, no sentido de limitar esses exageros? Na viso de Neli procurador do municpio de Taubat So Paulo, os policiais e membros do Ministrio Pblico, esto fazendo da mdia a ordlia do sculo XXI, como exemplo citando o caso da me que foi presa acusada de colocar cocana na mamadeira do filho.
A menina que ficou presa 32 dias, por ter supostamente dado drogas para a criana foi julgada e condenada pelo corpo hospitalar e policiais, a apenada quando foi colocada em uma cela com outras prisioneiras sem uma contra-prova. E o estupro que essa menina teria sofrido no Hospital est sendo tratado como coisa de menor importncia. Dois crimes hediondos contra uma mesma senhora: acus-la injustamente e no por o estuprador numa cela. Ser que a presuno de inocncia no deveria ter prevalecido quando suspeitaram que a criana teria sido morta por 90 dosagem de cocana?

86 87

Disponvel em: <www.agencia.brasil.gov.br> Acessado em 16 nov. 08. BUZAR, Ktia. Disponvel em: <www.agencia.brasil.gov.br> Acessado em 16 nov. 08. 88 VALENTE, Ivan. Disponvel em: <www.agencia.brasil.gov.br> Acessado em 16 nov. 08. 89 LIMA, Vencio Arthur de. Disponvel em: <www.agencia.brasil.gov.br> Acessado em 12 nov. 08. 90 NELI. Consultor Jurdico. Disponvel em: <www.conjur.com.br> Acessado em 16 nov. 08.

49

O procurador bradou toda a sua indignao afirmando que a presuno de inocncia foi para as calendas.91 Afinal como no se revoltar, quando casos como este em que se ficou provado a inocncia da me, tratado sem nenhum respeito ao que previsto na Constituio, presuno de inocncia, julgamento justo, contraditrio, ampla defesa e tudo mais. Esta mulher com certeza jamais conseguir apagar da memria tudo o que passou. Ela no pde chorar a morte de seu filho ou sepult-lo, pois, enquanto isto ocorria, ela estava sendo presa, surrada e estuprada. Como diz aquela famosa frase da msica Revanche: E agora, quem vai pagar por isso? 92 A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministrio Pblico (MP) so dois instrumentos que poderiam coibir esses exageros provocados pela mdia sensacionalista. Mas, notamos que na maioria dos casos tanto um quanto o outro se fazem omissos. Preferem no se pronunciar, ou melhor, no tomar partido. Essas duas instituies realmente, no podem e no devem tomar partido, pois o partido delas por Lei obrigatoriamente a defesa dos direitos e garantias fundamentais do cidado brasileiro. No caso em questo se o MP, a OAB ou mesmo o juiz que poderia ter concedido a liberdade provisria, tivessem feito prevalecer o estado de inocncia, com certeza o dano hoje teria propores bem menores. Depois do fato consumado muitas so as desculpas. De acordo com o Juiz de Direito da Vara do Jri e da Infncia e da Juventude de Taubat So Paulo, Marco Antnio Montemor, no referido caso de Taubat, a me foi presa em flagrante delito.
A libertao da senhora deu-se aps comprovao tcnica especializada (laudo de exame qumico toxicolgico, elaborado a partir dos vestgios materiais apreendidos para justificar a priso) de que no se encontram vestgios de cocana, como apurados inicialmente pela autoridade, em ditas amostras. A concesso da liberdade 93 deu-se, fundamentalmente, em nome e em respeito presuno de inocncia.

Com certeza neste caso o princpio do estado de inocncia foi aclamado tardiamente. Se o referido princpio tivesse sido respeitado como deveria, esta senhora teria recebido de pronto a liberdade provisria. O advogado Marcelo Galvo de So Jos dos Campos, afirmou que o juiz deixou-se levar pelo clamor pblico.
O desrespeito ao princpio fundamental da presuno de inocncia continua, a todo o vapor, a fazer vtimas. Apesar dos casos clamorosos (Escola de Base, Ibsen Pinheiro, Eduardo Jorge, Ali Mazloum e tantos outros), a mdia e algumas otoridades vidas por notoriedade ainda no se deram conta de suas condutas
91 92

Idem, ibidem. LOBO. Revanche, [1986?]. 93 MONTENOR, Marco Antnio. Disponvel e: Consultor Jurdico, <www.conjur.com.br> Acessado em 16 nov. 08.

50

predatrias. [...] O laudo definitivo descartou a existncia de cocana. O juiz, mais que depressa, mandou soltar a moa que jamais deveria ter sido presa preventivamente. O juiz na certa se guiou pelo barulho da mdia e o clamor pblico 94 (clamor igual aos das detentas). E tudo continua como dantes da terra de Abrantes.

Ora, se o juiz, aplicador das leis se deixar levar pelo clamor pblico, ento com certeza no teremos mais a correta e justa aplicao do Direito. Segundo Neli a OAB deveria coibir tambm o Ministrio Pblico de oferecer denncia contra acusado na mdia, em especial aqueles que esto sujeitos ao tribunal do jri, pois, de acordo com ele o jri j estar a par do caso pela mdia, isto significa na viso da mdia, havendo desta forma um pr-julgamento pelo componente do jri mesmo antes do julgamento comear. Do ponto de vista dele: Quando o acusado for a jri os jurados estaro conhecendo o processo num prejulgamento. 95 Se o Ministrio Pblico e a Ordem dos Advogados do Brasil se omitem, quanto obrigatoriedade de se fazer respeitar o estado de inocncia, cabe ao acusado em frustrada tentativa, invoc-lo mediante seu advogado de defesa, se a defesa pblica, resta-lhe ainda contar talvez com a graa divina. As posies esto a um ponto to invertidas que hoje o acusado que deve provar a sua inocncia e no o contrrio a justia provar que o acusado culpado.
Parece-me que est sendo quebrado o due processo of Law repristinando-se Idade Mdia como nas Ordlias e a ordlia a mdia [...] lanar a suspeita ou a culpabilidade de algum pela imprensa. A OAB deveria se atentar para isso, pois independentemente da culpabilidade do acusado, no Estado de Direito no pode ser quebrado com as denncias ofertadas na mdia pelo Ministrio Pblico sob o nome de entrevista coletiva ou quando ocorre um crime subliminarmente se lanam palavras contra o suspeito [...] Depois, acha-se o verdadeiro culpado ou a denncia descabida: os contribuintes arcaro com os prejuzos, nas penas indenizatrias? A sociedade deveria se preocupar com a quebra do Estado de Direito [...] Urge-se 96 restabelecer o Estado de Direito no mbito criminal.

Culpar e julgar primeiro, verificar os fatos depois. Nos ltimos tempos inverter a ordem dos procedimentos tem sido atitude comum no s da mdia, mas tambm, de importantes rgos que deveriam vigiar a correta aplicao da Lei. O exemplo mais recente e escabroso trata-se da Lista Negra dos Polticos, divulgada amplamente pela Associao dos Magistrados Brasileiros (AMB) em seu site e difundida aos quatro cantos por todos os veculos de comunicao.

94

GALVO, Marcelo. Disponvel em: Consultor Jurdico, <www.conjur.com.br> Acessado em 16 nov. 08. 95 NELI. Disponvel em: Consultor Jurdico, <www.conjur.com.br> Acessado em 16 nov. 08. 96 Idem, ibidem.

51

A AMB, no s violou o princpio do estado de inocncia, mas indiretamente deu as costas a Constituio Federal, burlando garantias fixadas como pedra em nossa Constituio.
A percepo pblica que uma associao de magistrados a reunio das pessoas que exercem o poder judicirio, da a enorme autoridade moral, confundvel at mesmo com a instituio que os associados encarnam. Ora, como podem aqueles que tm a misso de julgar emitir um juzo de valor antes desse pronunciamento e da prpria defesa? E, por mais que o neguem, emitem -sim!- juzo de valor, que se traduz no adjetivo suja que acabou pespegado tal lista. No funo da AMB dar informaes ao eleitorado. Seu gesto no foi, portanto, puramente informativo. Na verdade, o juzo de valor negado est embutido na mensagem de que os magistrados brasileiros reprovam as candidaturas de acusados que no foram julgados ou dos que nem sequer puderam se defender. 97

A atitude s no se tornou pior, por no faltar pessoas que reprovassem tal posicionamento, comprovando que ainda existem aqueles que cobram que a Carta Magna seja respeitada no importando sua posio dentro da sociedade. O presidente co Conselho Deliberativo do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, interpretou como negativa a atitude da AMB de divulgar a referida lista. Para o advogado este foi um presente para a mdia escandalosa, que sobrevive do infortnio alheio.
Escravos aos lees, enforcamentos em praa pblica, autos-de-f com gente ardendo na fogueira sempre foram, ao longo da histria, campees de audincia. Nossa sociedade miditica s aprofunda o sucesso das execues sem julgamento e sem 98 formalidades que protejam os direitos individuais.

Ser que apesar de tantas violaes aos princpios fundamentais do homem, contrariando os dispositivos constitucionais primordiais, existiria uma frmula ou um antdoto, se no para acabar de vez, mas minimizar esta doena de negao e desrespeito a Carta Magna?

1.2.4 REMDIOS PARA OS ERROS FOMENTADOS PELA MDIA A retratao um dos meios utilizados para de certa forma, tentar concertar aquilo que se fez ou disse. Luiz Leito, no jornal eletrnico Observatrio da Imprensa, citou um bom exemplo deste remdio chamado retratao.
H algum tempo, o primeiro-ministro britnico, Tony Blair, veio a pblico pedir desculpas a um grupo de irlandeses, vtimas de um grosseiro erro judicirio-policial que os manteve presos por cerca de 17 anos, sob a acusao de manipularem

97

FILHO, Arnaldo Malheiros. Disponvel em: <http://blogdofavre.ig.com.br/2008/07/presuncao-deinocencia-atropelada> Acessado em 12 nov. 08. 98 Idem, ibidem.

52

explosivos, at que ficou definitivamente provada a sua inocncia. Tudo com base em provas "cientficas" que, mais tarde, se mostraram falsas. 99

A retrao pode ser utilizada como um meio de se envergonhar e pedir desculpas publicamente pelo erro cometido. Outro artifcio pode ser a chamada ao por danos morais e a imagem. No site Consultor Jurdico encontramos uma notcia em que o juiz da 4 Vara Cvel de Braslia, Robson Barbosa de Azevedo, condenou a TV Globo a pagar uma indenizao no valor de R$100.000,00 (cem mil reais).100
[...] o juiz da 4 Vara Cvel de Braslia, Robson Barbosa de Azevedo, condenou a TV Globo e o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) a pagar 100 mil reais de indenizao ao assessor parlamentar Luiz Carlos da Silva por associar, indevidamente, o seu nome com o chamado "escndalo do mensalo". Alm disso, a TV Globo dever "divulgar o inteiro teor da sentena nos mesmos programas nos quais foi publicada a lista que originou o dano moral, no prazo de 60 dias, sob pena de multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento da ordem judicial (Processo: 2005.01.1.107480-8).101

Outro caso que tambm foi revertido em perdas e danos foi o da Escola Base, localizado no bairro da Aclimao na capital So Paulo. A notcia absurdamente divulgada pela mdia no passou de um erro gravssimo. Em1994 seis pessoas, entre elas os donos da escola, funcionrios e um casal de pais, foram acusados de estarem envolvidas no abuso sexual de crianas que ali estudavam. Segundo as notcias o motorista da escola, levava as crianas no horrio das aulas para a casa do casal de pais, onde os abusos eram cometidos e filmados. Sem verificar a veracidade dos fatos e violando o princpio da presuno de inocncia o delegado responsvel pelo caso divulgou as informaes imprensa, que transformou o caso em mais um espetculo. Quando veio a confirmao de que tudo no passava de um erro, a escola j havia sido depedrada, os donos j estavam falidos, alm de todos os acusados, sofrerem constantes

99

O nome do assessor parlamentar apareceu em matrias veiculadas no Jornal Nacional da Rede Globo nos dias 14, 15 e 19 de julho de 2005. Essas matrias foram, poca, objeto de artigo neste OI sob o ttulo "Jornal Nacional: Edio no limite da irresponsabilidade". Luiz Carlos da Silva foi includo numa lista de pessoas que estiveram na agncia do Banco Rural do Braslia Shopping a servio de 9 (nove) deputados do PT, que se tornaram tambm suspeitos. Nessa agncia, como se sabe, foram feitos saques destinados a deputados acusados de envolvimento com a corrupo. A lista era resultado de um cruzamento feito pela liderana do ento PFL entre nomes que surgiram na investigao conduzida pela CPMI dos Correios e relao de funcionrios e exfuncionrios da Cmara dos Deputados, tendo sido encaminhada Rede Globo pelo deputado Rodrigo Maia, hoje presidente do DEM. Disponvel em <www.conjur.com.br> Acessado em 12 nov. 08. 100 LIMA, Vencio A. de. Disponvel em: Consultor Jurdico, <www.conjur.com.br> Acessado em 12 nov. 08. 101 Disponvel em: Consultor Jurdico, <www.conjur.com.br> Acessado em 12 nov. 08.

53

ameaas de morte. Dava-se incio ento, a uma incansvel batalha judicial por indenizaes. De acordo com informaes do site O Globo Online Alm da empresa Folha da Manh, outros rgos de imprensa tambm foram condenados, alm do Governo do Estado de So Paulo. Outros processos de indenizao ainda devem se julgados.102 Entre os processos j julgados, um destaque especial para a Rede Globo de Televiso que foi condenada a pagar mais de um milho de reais em indenizaes.
Icushiro Shimada, Maria Aparecida Shimada e Maurcio Monteiro de Alvarenga devem receber, cada um, o equivalente a 1,5 mil salrios mnimos (R$ 450 mil). Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e a revista Isto tambm j foram condenados. Em todos os casos j julgados, ainda no houve decises do Superior Tribunal de Justia. Segundo o site Espao Vital, a deciso contra a Globo foi tomada por unanimidade na manh de quarta-feira pela 7 Cmara de Direito Privado do TJ-SP. O TJ entendeu que a atuao da imprensa deve se pautar pelo cuidado na divulgao ou 103 veiculao de fatos ofensivos dignidade e aos direitos de cidadania.

Faamos uma anlise: ns temos um lindo vaso de cermica, certo dia com muita pressa ao limp-lo o deixamos cair. O valioso vaso se quebra em vrios pedaos, como remdio juntamos todas as partes e vamos colando uma a uma at mont-lo novamente. Os antes pedaos agora voltam a ser o nosso vaso, mas ser este o mesmo dantes, ter ele ainda o mesmo valor? Esta uma reflexo importante, quando se pensa na violao da presuno de inocncia. Muitos autores falam em retratao, direito de resposta, danos morais e a imagem, mas devemos ir, alm disso, precisamos urgentemente nos preocupar com a retomada dos valores humanos, na retomada da moral e dos bons costumes, no restabelecimento do respeito mtuo entre as pessoas. preciso urgentemente invocar o princpio do estado de inocncia, fazendo com que ele seja respeitado, de maneira a frear, impor limites, aos excessos provocados pela mdia. Repercutir uma notcia no significa ter que espetaculariz-la. Muitas vezes um fato deixa de ser notcia, para virar cenas de cinema, com vrios holofotes, cmeras e at mesmo helicpteros. Vanice Sargentini costuma dizer: Escapar do espetculo no fcil, talvez nem seja possvel. 104 Para P. Nora a lei do espetculo a mais totalitria do mundo livre. 105

102 103

www.igutemberg.org/biblio6.htm-7k Acessado em 12/11/08. http://noticia.terra.com.br Acessado em 12/11/08. 104 SARGENTINI. Vanice Maria Oliveira, apud, GREGOLIN. Maria do Rosrio. Discurso e Mdia: a cultura do espetculo. So Paulo: Claraluz, 2003, p.133.

54

Na concepo de Airton Franco no importa se no final do processo o suspeito ser culpado ou inocente, o que tem que ser mantido o direito de que ningum ser declarado culpado at sentena final irrecorrvel. Para ele independentemente do clamor pblico, fomentado pelos veculos de comunicao.
A sociedade leiga, contudo, impulsionada pelo espetculo de mdia, continua esperando do criminoso que ele confesse seu crime. O que importa como penso, que se d - ao homem - seus precisos direitos (previstos em lei), seja ele vtima ou autor de um crime [...] Uma norma fundamental, consoante o ensinamento de Hans Kelsen, adquire contornos to superiores - como entendo - de modo que se perfaz alada divindade da norma natural que, por isso mesmo, no pode ser mais valorada, pois j se constitui de pureza irretocvel, da sua fora de coao 106 inexpugnvel.

Observando o ltimo espetculo proporcionado pela mdia o seqestro de Elo, podemos avaliar o poder que tem a imprensa de transferir o foco de outros acontecimentos importantes, para este acontecimento trgico. Durante dias no se ouviu falar em crise, economia, dficit, ou alguma lei importante para ser votada no senado, tudo de que se ouvia em todos os canais era Elo. Olhando os fatos por este ngulo, paramos para analisar e quantos outros assuntos importantes para a opinio nacional no foram mascarados pelas notcias de tragdias, tirando a ateno do telespectador, e mantendo assim os interesses dos poderosos. O poder legislativo acusa a mdia dos excessos na transmisso das notcias, na defesa a mdia acusa o poder legislativo de falta de leis mais rigorosas para combater os altos ndices de criminalidade. Rogrio Greco diz que nesta briga nem um nem outro tem razo, visto que ambos so culpados e a prpria natureza do homem m.
Diariamente assistimos aos telejornais, cujos ncoras, efusivamente, atribuem a chamada onda de criminalidade falta de rigor das leis penais, como se no houvesse rigor suficiente. A cada dia, nossos congressistas, com finalidades eleitoreiras, criam novas infraes penais, almejando com isso satisfazer os desejos da sociedade, que se deixa enganar pelo discurso repressor do Direito Penal. No se iluda, pois o Direito Penal no a soluo para qualquer problema. O problema est na natureza do homem, que m. Por isso, somente Deus pode resolver todos os problemas da humanidade. 107

O penalista com certeza tem razo no que diz, porm mesmo sendo a natureza humana m, no devemos perder a esperana, que esta maldade em nosso corao possa ser controlada e transformada em coisas boas para ns e para aqueles que nos cercam. Foi pensando neste aspecto que abrimos um ltimo e importante quesito neste trabalho, como utilizar todo este
105

NORA. P. O Retorno do Fato. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995, p.186, apud, GREGOLIN. Maria do Rosrio. Discurso e Mdia: a cultura do espetculo. So Paulo: Claraluz, 2003, p.133. 106 FRANCO, Airton. Disponvel em: <www.associaconacionaldosdelegadosdepolciafederal.com.br> 107 GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal. Niteri: Impetus, 2008.

55

poder da mdia para a criao de uma sociedade verdadeiramente livre e humana no somente no nome, mas em toda a sua essncia.

1.2.5 A Utilizao adequada da mdia na reduo da criminalidade A mdia quando utilizada adequadamente, pode ser um grande e poderoso instrumento para melhorar a qualidade de vida de toda uma comunidade. Ela tem por sua prpria natureza potencial para criar e mudar comportamentos. Um bom exemplo deste potencial foi uma campanha realizada no Japo e que foi retratado por Tony Schwartz.
Em Osaka, o dramtico crescimento da industrializao, provocou um aumento da criminalidade. Objetivando atacar o problema, a polcia utilizou-se do antigo mtodo de sociedade centradas no grupo. Usaram o sentimento da vergonha como um meio de controlar os gangsters, a campanha dirigia-se no somente aos criminosos, como tambm s suas famlias, amigos e outros elementos que mantivessem contato dirio com os vagabundos de rua. Isto gerou um problema junto s famlias e amigos, que se sentiram socialmente embaraados, pressionando os criminosos a mudar de vida. O chefe de polcia de Osaka descreveu esse processo com tentar 108 trocar a gua onde nadam os criminosos.

Avaliando a experincia japonesa, nos deparamos com um questionamento: Porque no usar a mdia para coibir o crime ao invs de foment-los? Utilizar dos meios de comunicao, no para denegrir a imagem do suspeito, ou para violar o princpio da presuno de inocncia, mas sim para criar hbitos morais e ticos, restabelecer os princpios to esquecidos pela nossa sociedade. Se em uma nao, em que seu povo, valoriza a moral e os bons princpios, um determinado cidado vier a delinqir, seu sentimento de vergonha com relao s demais pessoas ser quase insuportvel. Numa sociedade onde estes princpios no so valorizados o criminoso no possui este sentimento de arrependimento. O antroplogo Edmond Carpenter descreveu certa ocasio ser possvel condenar um homem morte fazendo-o sentir-se envergonhado.
Nas sociedades orais, onde a pessoa, o indivduo, definido em nvel coletivo, e obtm sua fora a partir da estrutura social, ele freqentemente morre quando lhe vedado o acesso sociedade, quando este acesso impedido. O segredo disso tudo que a sociedade primeiramente critica o homem atravs do ridculo, e depois releglo ignorncia. Por outro lado, nas sociedades primitivas h sujeitos cuja fora de carter to forte que conseguem suportar a condenao imposta pela sociedade. Mas estes indivduos geralmente fogem. O resultado a prova de que nenhum

108

SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985, p.83.

56

homem que j tenha desafiado a condenao pblica consegue viver em sociedade. 109 Eles morrem ou fogem.

Como falar em vergonha, se atualmente vivemos em uma comunidade em que os filhos no respeitam os pais, os alunos no respeitam os professores, os vizinhos no observam o limite entre seu direito e o direito do prximo. Infelizmente, a exposio, a ridicularizaro e a banalizao dos crimes, tornaram esse sentimento de vergonha praticamente inexistente. Sendo assim, parece-nos at ridcula a idia de se querer invocar a garantia constitucional do estado de inocncia em meio a uma sociedade sem parmetros para o certo e o errado. Os espetculos da mdia, montados sobre a violao da garantia Constitucional e o Princpio reitor do Processo Penal o Estado de Inocncia, podem ser inibidos, para tanto, preciso repensar nossos valores. preciso acima de tudo respeitarmos a Constituio Federal, pois s, respeitando nossa Carta Magna que conseguiremos garantir que nenhum de nosso princpios fundamentais sejam violados e que tambm ns no violemos os direitos de outrem. Quando esperana parece se esvair no final do tnel sempre aparece uma luz. Este um pensamento comum e quase que obrigatrio a todos os seres humanos. o direito de acreditar que tudo pode ser mudado, que as coisas devem e sero no futuro melhores. O novo Cdigo de tica dos Jornalistas aprovado no Congresso Nacional Extraordinrio dos Jornalistas, realizado em Vitria nos dias 3, 4 e 5 de agosto deste ano, nos trouxe novas esperanas, principalmente quando ratificaram a presuno de inocncia como um dos fundamentos da profisso. Na interpretao de Vencio Lima o cdigo vem restabelecer os limites da imprensa na obrigao de respeitar o texto constitucional.
O novo cdigo refora o preceito constitucional de que qualquer pessoa inocente at prova em contrrio, com o objetivo de "coibir a ao de meios de comunicao que, em sua cobertura jornalstica, denunciam, julgam e submetem pessoas execrao pblica. Isto crime, mas muitas vezes sequer o direito de resposta concedido aos denunciados. Por que no se aplicaria ao jornalista o princpio da presuno de inocncia, que tem sua origem na Revoluo Francesa e est consagrado na Constituio de 1988? O texto constitucional diz, no seu art. 5, inciso LVII: "Ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria". No seria a obedincia a este princpio dever elementar de qualquer cidado e, sobretudo, dos jornalistas, independente das informaes que obtiver e de sua convico pessoal? 110
109

110

CARPENTEN. Edmond, apud, SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985, p.84. LIMA, Vencio A. de. Disponvel em: Consultor Jurdico, <www.observatoriodaimprensa.com.br> Acessado em 12 nov. 08.

57

simplesmente impressionante como na maioria das vezes os meios de comunicao agem, como se a lei no se aplicassem a eles, uma viso poderosa de que estes so princpios a serem obedecidos por cidados comuns, no por esta entidade to magnnima. Na viso de Vencio Lima, o papel da imprensa tem sido cada vez mais debatido, novas discusses tm levado a sociedade a repensar se e mdia tem exercido realmente sua funo precpua a de veculo em prol da sociedade.
Por outro lado, no clima de polarizao irracional de posies que o debate sobre o papel da grande mdia acaba sendo realizado (a quem interessa essa polarizao?) preciso que no se confunda a liberdade de imprensa e a responsabilidade do jornalismo em oferecer a cobertura dos fatos com uma carta branca para se colocar acima dos direitos e garantias individuais. Existe algum limite para a atuao dos jornalistas e do jornalismo? No campo da observao da mdia, essa a discusso que se coloca e precisa ser democraticamente enfrentada. 111

Os espetculos da mdia, montados sobre a violao da garantia Constitucional e o Princpio reitor do Processo Penal o Estado de Inocncia, podem ser inibido, para tanto, preciso repensar nossos valores. preciso acima de tudo respeitar a Constituio Federal, pois s, respeitando nossa Carta Magna que conseguiremos garantir que nenhum de nosso princpios fundamentais sejam violados e que tambm ns no violemos os direitos de outrem. Sendo assim, fica claro no ser possvel obrigar a mdia a respeitar o princpio da no violao do estado de inocncia, quando nos mesmos, fomentamos esses espetculos proporcionados pelos veculos de comunicao, dando audincia a fatos que massacram nossas garantias constitucionais. Para mudar a imprensa sensacionalista preciso que a essa mudana comece por cada um de ns.

111

Idem, ibidem.

58

CONSIDERAES FINAIS

Em anlise geral dos quatro captulos apresentados neste trabalho, podemos concluir que, o Estado de Inocncia, uma garantia constitucional e princpio reitor do processo penal. Ele advm do prprio direito natural, fundamentado nas bases de uma sociedade livre, democrtica, que respeita os valores ticos, morais, mas principalmente os valores pessoais, aqueles que tm por essncia a proteo da pessoa humana. Este princpio teve como marco a Revoluo Francesa, que portando a bandeira da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, trouxe ao mundo o diploma dos direitos e garantias fundamentais do homem. Estabelecido na Constituio francesa foi ratificado em 1789 no art. 9 na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, declarando que todo homem considerado inocente, at que seja reconhecida sua culpa. Da Frana para o mundo, mas somente vindo a ser receptado pelo ordenamento jurdico brasileiro na Constituio de 1988. Foram quase duas dcadas para que este princpio to importante do processo penal viesse fazer parte tambm dos direitos e garantias fundamentais do cidado brasileiro. A mudana da base constitucional trouxe para o direito processual penal no Brasil significativas alteraes, pois as garantias fundamentais do homem vinham estabelecidas como clusulas ptreas na Constituio, ou seja, devido sua fundamental importncia foram gravadas como pedra, para jamais serem removidas. A partir da o princpio tomava forma e fora. Para alguns ele o princpio da presuno de inocncia, para outros ele o princpio do estado de Inocncia. A nomenclatura presuno de inocncia, sempre foi fortemente atacada por muitos autores, segundo eles a prpria constituio no presume que ningum seja inocente, e sim declara que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria definitiva. Nas mos de grandes processualistas o termo ganhou diversas definies, pressuposto constitucional, dever de tratamento, ato de f no valor tico da pessoa, entre outros. Independentemente da terminologia este princpio veio para estabelecer um novo marco nos procedimentos penais, visto que uma pessoa s pode ser tratada como culpada quando transcorrido sentena penal condenatria irrecorrvel. O estado de inocncia, pressuposto fundamental da Constituio de 1988, encontrou no Cdigo de Processo Penal de 1941, este, quarenta anos mais velho, vrios encalos, at hoje no resolvidos. Como exemplo podemos citar o artigo 393, II do CPP, que conflita

59

diretamente com a presuno de inocncia, uma vez que, lana o nome do ru no rol dos culpados, antes de sentena irrecorrvel. Outro artigo do Cdigo de Processo Penal que tambm era contraditrio, tratava-se do 408, 1 que expedia ordens para a captura, quando o suspeito ainda ia a jri popular, para s depois ser condenado ou no. A recente reforma ocorrida este ano revogou o dispositivo, em nosso posicionamento perdeu o legislador no entendemos o porqu a oportunidade de tambm revogar o art. 393. Mas alm desses percalos o princpio do estado de inocncia tem outros entraves, estes bem maiores e poderosos, que no se conflitam a ele, mas que o denigrem o violam diariamente. Aqui em especial falamos da mdia, como ela influncia e comanda a grande massa da sociedade de inseguranas, na violao desta garantia constitucional to importante. Ao longo dos anos a mdia (2 poder), controlada diretamente pelo poder econmico (1 poder), tem estabelecido padres morais e sociais. Ela tambm tem criado atravs de suas propagandas silenciosas, consumidores compulsivos. Afoitos em seus desejos de consumir o dito Se tenho, tudo posso. Este o perfil da sociedade moderna, ou melhor, de consumo. Nesta nova espcie de sociedade, apegamo-nos a tecnologia, que em muito nos tem ajudado, mas ao mesmo tempo, abrimos as portas para uma sociedade de riscos. Criamos novos hbitos, novos desejos, alguns necessrios, mas em sua maioria completamente desnecessrios. Trocamos, invertemos a satisfao interna do ser, pela satisfao externa do ter e possuir. Emanados por estes desejos banais, muitas pessoas s esto felizes e satisfeitos, quando esto consumindo, quando compram algo. Mas logo aquele desejo substitudo por outro, e por outro, e por outro. Como nesta sociedade tudo muito volante logo aquilo que foi adquirido deixado de lado, sem importncia, em desuso, pois criamos uma sociedade efmera onde tudo passageiro. neste exato momento que damos vazo a este novo perfil de sociedade, nele as propores de nossos desejos so to grandes quando o risco direto que trazemos para dentro de nossas casas, para dentro de nossas vidas, da vida de nossas famlias. Nosso sentimento hoje de medo e desconfiana. Estamos to fragilizados que atualmente acusamos e incriminamos as pessoas antes mesmo de conhecermos a verdade, antes mesmo de o devido processo legal ser estabelecido e a questo julgada por seu juzo competente. Nesta fase em que vivemos o princpio constitucional da presuno de inocncia foi posto de lado, hoje, todos so culpados at que se prove ao contrrio. Este o perfil da nova sociedade, cheia de receios e inseguranas que ela prpria criou.

60

O grande conflito comea ento, quando esta sociedade que agora passamos a chamar de sociedade da insegurana, rompe os limites da lei, infringindo e desestabilizando princpios fundamentais do homem adquiridos mediante muita luta e sofrimento, passado ao longo de todo o processo de democratizao de nosso pas, em especial o princpio da presuno de inocncia. Analisando todo o estudo realizado a cerca do tema, percebemos que a mdia tem um papel muito forte na criao deste grupo social de consumo, assim como tambm influencia a grande massa abertamente, sobre aquilo que para ela a notcia real. No existe uma preocupao em respeitar princpios constitucionais, pois na maioria das vezes os meios de comunicao acham que esto acima de tudo, como um segundo Deus. Ela pr- julga e condena na medida do que declara como certo, transforma um fato ocorrido em um espetculo, a chamada teatralizao ou espetacularizao da notcia, ocorrendo na maioria das vezes em detrimento da preservao da imagem e violao do estado de inocncia. Quando a imprensa atribui determinado delito a algum, paira no ar at ento a incerteza da culpa. Porm a partir do momento que ela faz um pr-julgamento, o sujeito passa a ser culpado, no sendo respeitado aqui o princpio norteador do direito penal e garantia constitucional, o de estar em estado de inocncia at sentena condenatria irrecorrvel. Diante da suspeita de um crime, nem mesmo a notcia da chegada de um astro de cinema ou do discurso do presidente, ganha tanto espao e repercusso. Se partirmos, do estudo que realizamos a cerca do princpio da presuno de inocncia, podemos afirmar que no pode a mdia atuar como rbitro ou juiz nos crimes, mesmo os mais graves ou hediondos. A imprensa ao imputar certo delito a algum, sem este ter sido condenado, viola automaticamente nossa garantia constitucional de estar inocente at que a culpa seja provada. Diante de tudo ora exposto, observamos a necessidade de proteger o suspeito da publicidade abusiva. Devemos lembrar, que a estgmatizao precoce do acusado uma violao de propores irreparveis a pessoa e a moral do ru. Como abordamos no Captulo IV a mdia monta em cima de cada fato que lhe possa render audincia um espetculo de julgamento de horrores o reality show, o show da vida real, em que, acusado presumidamente culpado at que se prove ao contrrio, ou melhor, todos somos presumidamente inocentes at que a mdia nos impute determinado crime. Para limitar esses

61

excessos cada vez mais comuns que invocamos a no violao do princpio mais importante do processo penal o da Presuno de Inocncia. Concluindo gostaramos de frisar, que este trabalho em nenhum momento, teve a inteno de denegrir a imagem da mdia, ou seja, dos meios de comunicao, ou mesmo minimizar sua importncia. Todos ns somos conhecedores de que a imprensa sempre foi parceira da sociedade e travou inmeras lutas durante a ditadura para que todos os cidados pudessem ter seus direitos garantidos. A mdia como instrumento social, pode mudar a vida de toda uma nao, porm, no podemos nos esquecer que ela em mos erradas pode se transformar numa arma perigosa. Veculo de fora do poder econmico e poltico. Em mos erradas ela foge da essncia para qual foi criada, transformando-se em instrumento de interesse individual e no coletivo. justamente neste contexto servindo nica e exclusivamente ao interesse individual, que encontramos o perigo de ter nossos direitos suprimidos e banalizados, como ocorre com o Princpio da Presuno de Inocncia retratado neste trabalho. So esses excessos de poderes centralizadores que podemos e devemos combater. Tudo deve ser feito na sua proporcionalidade, nem mais nem menos, assim que caminharemos para um futuro melhor. A sociedade deve ser abastecida por notcias de realidade natural e no de uma realidade construda. A credibilidade e a imparcialidade aclamada por muitos veculos de comunicao, na maioria das vezes no passam de falcias. Palavras ao vento, visto que, falam uma coisa e praticam outra. Quando a mdia praticar o que prega, poderemos descansar desta vigilncia exaustiva a nossos preceitos e garantias fundamentais, sabedores que o Estado de Inocncia ser um princpio respeitado. Ao respeitarmos este princpio no respeitaremos somente a Constituio, mas estaremos respeitando tambm a dignidade da pessoa humana, afinal no faamos aos outros o que no gostaramos que nos fizessem.

62

REFERNCIAS

ALTAVILA, Jayme de. Origem dos Direitos dos Povos. So Paulo: cone, 2001. ARAJO JR., Marco Antnio. Direito Eletrnico: aspectos jurdicos relevantes. DVD, 2008. Biblioteca UNIRON Faculdade interamericana de Porto Velho/RO. AVENA, Noberto Cludio Pncaro. Processo Penal. So Paulo: Mtodo, 2008. BACZKO, 1984, apud, GREGOLIN. Maria do Rosrio. Discurso e Mdia: a cultura do espetculo. So Paulo: Claraluz, 2003. BARBOSA. Pedro Luis Navarro, apud, GREGOLIN. Maria do Rosrio. Discurso e Mdia: a cultura do espetculo. So Paulo: Claraluz, 2003. BATISTA, Nilo. Introduo crtica ao direito penal brasileiro, p. 116, apud, GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal. Niteri: Impetus, 2008. BECCARIA. Cesare Bonesana de. Dos Delitos e das Penas. So Paulo: Martin Claret, 2001. BENAZZI, Natale. DAMICO, Matteo. O Livro Negro da Inquisio: A Reconstituio dos Grandes Processo. Lisboa: ncora, 2001, p. 65, apud, RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2005. BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. So Paulo: Saraiva, 2008. BUZAR, Ktia. Cmara debate espetacularizao da notcia do caso Elo. Disponvel em: <www.agencia.brasil.gov.br> Acesso em 16/11/08. CAMPOS, Francisco. Publicada no Dirio Oficial da Unio de 13 de outubro de 1941, apud, PIERANGELLI, Jos Henrique. Processo Penal Evoluo Histrica e Fontes Legislativas. Bauru: Jalovi, 1983. CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. So Paulo: Saraiva, 2008. CARON, Franois. LExpress, 27 de abril de 2000, apud, RAMONET, Igncio. Propagandas Silenciosas Massas, Televiso e Cinema. Petrpolis: Vozes, 2002. CARPENTEN. Edmond, apud, SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985. CARVALHO, Amilton Bueno de. Lei, para que(m)? In: Escritos de Direito e Processo Penal, p.51, apud, JNIOR, Aury Lopes. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. Rio de Janeiro: Lmen Juirs, 2007. CAVALCANTI, Eduardo Medeiros. Crime e Sociedade Complexa: Uma abordagem interdisciplinar sobre o processo de criminalizao. So Paulo: LZN, 2005.

63

BRASIL. Cdigo de Processo Penal. So Paulo: Amrica Jurdica, 2007. CONSTITUIO FEDERAL. So Paulo: Amrica Jurdica, 2007. CONSTITUIO DO IMPRIO, apud, PIERANGELLI, Jos Henrique. Processo Penal Evoluo Histrica e Fontes Legislativas. Bauru: Jalovi, 1983. COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia Introduo Cincia da Sociedade. So Paulo: Moderna, 1987. DAHRENDORF, Ralf. As classes e seus conflitos na sociedade industrial. P. 111-112, apud, COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia Introduo Cincia da Sociedade. So Paulo: Moderna, 1987. DECRETO DE 21 DE JULHO DE 1821, apud, PIERANGELLI, Jos Henrique. Processo Penal Evoluo Histrica e Fontes Legislativas. Bauru: Jalovi, 1983. DIAS, Jorge de Figueiredo. O Direito Penal entre a Sociedade Industrial e a Sociedade do Risco, apud, CAVALCANTI, Eduardo Medeiros. Crime e Sociedade Complexa: Uma abordagem interdisciplinar sobre o processo de criminalizao. So Paulo: LZN, 2005. ECO, Umberto. Apocalpticos e Integrados. So Paulo: Editora Perspectiva, 2001. FERRAJOLI, Luigi. Derecho y Razn, p. 549, apud, JNIOR, Aury Lopes. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. Rio de Janeiro: Lmen Juirs, 2007. FILHO, Arnaldo Malheiros. Presuno de Inocncia Atropelada. Disponvel em: <http://blogdofavre.ig.com.br/2008/07/presuncao-de-inocencia-atropelada> Acessado em 12 nov. 08. FLORIAN, Eugnio. Del las puebras penales. Bogot: Tmis, 1968, p. 335, apud, MIRABETE, Julio Fabbrini. Processo Penal. So Paulo: Atlas, 2008. FRANCO, Airton. Princpio da presuno de inocncia. Disponvel em: <www.associacaonacionaldosdelegadosdepolciafederal.com.br>. Acesso em 12 nov. 08. GALVO, Marcelo. Se condenao no definitiva, priso excepcional. Consultor Jurdico. Disponvel em: <www.conjur.com.br>. Acessado em12 nov. 08. GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal. Niteri: Impetus, 2008. GREGOLIN. Maria do Rosrio. Discurso e Mdia: a cultura do espetculo. So Paulo: Claraluz, 2003. GOMES, Antnio Ferreira. A sociedade e o trabalho : democracia, sindicalismo, justia e paz, in Direito e Justia. Coimbra, 1980, v.1, n.1, p. 7, apud, TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. So Paulo : Saraiva, 2000.

64

GOMES, Luiz Flvio. STF e as Grandes Transformaes do Direito Criminal. DVD, 2008. Biblioteca UNIRON Faculdade interamericana de Porto Velho/RO. LOPES JR., Aury. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. Rio de Janeiro: Lmen Juirs, 2007. LANER, Vincius Ferreira. A lei de imprensa no Brasil. Disponvel em: <http://juz2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=146>. Acesso em 15 nov. 2008. LIMA, Vencio Arthur de. Antdotos contra o assassinato de reputaes. Disponvel em: <www.conjur.com.br>. Acesso em 12 nov. 2008. _______. tica, presuno de inocncia e privacidade. Disponvel em: <www.observatoriodaimprensa.com.br/ http://www.intervozes.org.br>. Acesso em 12 nov. 2008. LOBO. Revanche, [1986?] MARQUES, Jos Frederico. Evoluo Histrica do Processo Pena, p.113, apud, PIERANGELLI, Jos Henrique. Processo Penal Evoluo Histrica e Fontes Legislativas. Bauru: Jalovi, 1983. MCLUHAN, Marshall, apud, SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985. MONTENOR, Marco Antnio. Se condenao no definitiva, priso excepcional. Disponvel em: <www.conjur.com.br>. Acesso em 12 nov. 2008. MIRABETE, Julio Fabbrini. Processo Penal. So Paulo: Atlas, 2005. MIRABETE, Julio Fabbrini. Processo Penal. So Paulo: Atlas, 2008. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. So Paulo: Atlas, 2003. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. So Paulo: Atlas, 2005. NELI. Se condenao no definitiva, priso excepcional. Disponvel em: <www.conjur.com.br>. Acesso em 12 nov. 2008. NEVES, A. Castanheira. Sumrios de Processo Penal. Coimbra, 1967, p. 26, apud, TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. So Paulo : Saraiva, 2000. NORA.P. O Retorno do Fato. Rio de Janeiro : Francisco Alves, 1995, p. 186, apud, GREGOLIN. Maria do Rosrio. Discurso e Mdia: a cultura do espetculo. So Paulo: Claraluz, 2003. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de Processo Penal Comentado. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1993. OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Curso de Processo Penal. Belo Horizonte: Del Rey, 2005.

65

OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Processo e Hermenutica na Tutela Penal dos Direitos Fundamentais. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. PRADO, Luiz Regis. Bem jurdico-penal e Constituio, p. 47, apud, GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal. Niteri: Impetus, 2008. RAMONET, Igncio. A Tirania da Comunicao. Petrpolis: Vozes, 2004. RAMONET, Igncio. Propagandas Silenciosas Massas, Televiso e Cinema. Petrpolis: Vozes, 2002. RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2005. ROUSSEAU, Jean- Jacques. O Contrato Social. So Paulo: Martins Fontes, 1999. RUBIANES, Carlos J. Manual de derecho processual penal. Buenos Aires: Depalma, 1985, p.27, apud, MIRABETE, Julio Fabbrini. Processo Penal. So Paulo: Atlas, 2005. RUSSEL, Bertrand. O Poder uma nova anlise social. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. SARGENTINI. Vanice Maria Oliveira, apud, GREGOLIN. Maria do Rosrio. Discurso e Mdia: a cultura do espetculo. So Paulo: Claraluz, 2003. SAVINO FILHO, Crmine Antnio. Direito Processual Penal Resumido. Belo Horizonte: Indita, 1998 SCHWARTZ, Tony. Mdia O Segundo Deus. So Paulo: Summus Editorial, 1985. SILVA, Francisco de Assis. Histria do Brasil - Imprio e Repblica. So Paulo: Moderna, 1991. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. So Paulo: Malheiros, 2008. SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Castelo a Tancredo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, apud Francisco de Assis Silva. Histria do Brasil Imprio e Repblica. So Paulo: Moderna, 1991. SUANNES, Adauto. Os Fundamentos ticos do devido Processo Penal, p. 232, apud, JNIOR, Aury Lopes. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. Rio de Janeiro: Lmen Juirs, 2007. SMULAS DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. So Paulo: Amrica Jurdica, 2007. STJ, AgRg 12.493/SP, DJ 25.06.2007, apud, AVENA, Noberto Cludio Pncaro. Processo Penal. So Paulo: Mtodo, 2008.

66

THOMPSON, John B. A Mdia e a Modernidade Uma teoria social da mdia. Petrpolis: Vozes, 2005. TOMPSON, Augusto. Escoro histrico do Direito Criminal luso-brasileiro, So Paulo, Revista dos Tribunais, 1976, p. 76, apud, BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal So Paulo: Saraiva, 2008. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. So Paulo : Saraiva, 2000. VALENTE, Ivan, apud, BUZAR, Ktia. Cmara debate espetacularizao da notcia do caso Elo. Disponvel em: www.agencia.brasil.gov.br - Acesso em 16/11/2008. VILELA, Alexandra. Acerca da Presuno de Inocncia em Direito Processual Penal. Coimbra: Coimbra Editora, 2000, p. 74, apud, RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2005. WEBER, Max. A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. So Paulo: Martin Claret, 2001.

Вам также может понравиться