Вы находитесь на странице: 1из 7

Alterao dos contratos administrativos pela teoria da impreviso - Revista Jus Naviga...

Page 1 of 7

Jus Navigandi http://jus.com.br

Alterao dos contratos administrativos pela teoria da impreviso


http://jus.com.br/revista/texto/467
Publicado em 02/2001 Atualizado em 09/2000.

Rodrigo Alberto Correia da Silva (http://jus.com.br/revista/autor/rodrigo-alberto-correia-dasilva) O presente comentrio diz respeito a alterao dos contratos administrativos pela administrao pblica e a necessidade de aplicao da j consagrada teoria da impreviso aos contratos administrativos face a eventuais mudanas no contexto em que foi realizado o contrato administrativo por fatores inesperados e alheios a atuao das partes. Primeiramente faz-se necessrio esclarecer que efetivamente os entes da administrao publica tem o poder de alterarem unilateralmente as condies dos contratos administrativos, inclusive as relativas as datas de entrega de mercadorias, nos termos do artigo 57, 1 da Lei 8.666/93:

Art. 57 1 Os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso e de entrega admitem prorrogao, mantidas as demais clusulas do contrato e assegurada a manuteno de seu equilbrio econmico-financeiro, desde que ocorra algum dos seguintes motivos, devidamente autuados em processo: I - alterao do projeto ou especificaes, pela Administrao; II - supervenincia de fato excepcional ou imprevisvel, estranho vontade das partes, que altere fundamentalmente as condies de execuo do contrato; III - interrupo da execuo do contrato ou diminuio do ritmo de trabalho por ordem e no interesse da Administrao; IV - aumento das quantidades inicialmente previstas no contrato, nos limites permitidos por esta Lei; V - impedimento de execuo do contrato por fato ou ato de terceiro reconhecido pela Administrao em documento contemporneo sua ocorrncia;

http://jus.com.br/revista/texto/467/alteracao-dos-contratos-administrativos-pela-teoria... 13/08/2012

Alterao dos contratos administrativos pela teoria da impreviso - Revista Jus Naviga... Page 2 of 7

VI - omisso ou atraso de providncias a cargo da Administrao, inclusive quanto aos pagamentos previstos de que resulte, diretamente, impedimento ou retardamento na execuo do contrato, sem prejuzo das sanes legais aplicveis aos responsveis.

Entretanto conforme esclarecido no prprio 1, do artigo 57, da Lei 8.666/93, ao realizar tal alterao a administrao deve promover a alterao das clusulas relativas s suas obrigaes contratuais face ao incremento da onerosidade da obrigao do contratado, tendo em vista que o equilbrio econmico financeiro do contrato nada mais do que a manuteno da relao entre as obrigaes mtuas dantes ajustadas no tocante sua onerosidade, conforme esclarece o artigo 58, da Lei 8.666/93:

Art. 58. O regime jurdico dos contratos administrativos institudo por esta lei confere Administrao, em relao a eles, a prerrogativa de: I - modific-los, unilateralmente, para melhor adequao s finalidades de interesse pblico, respeitados os direitos do contratado; II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta lei; (...)

2 Na hiptese do inciso I deste artigo, as clusulas econmico-financeiras do contrato devero ser revistas para que se mantenha o equilbrio contratual.

Porm, no apenas nestes casos que ocorre a alterao forada dos contratos administrativos, ainda que a administrao pblica no realize alterao unilateral nas clusulas contratuais o contrato pode se tornar excessivamente oneroso para uma das partes por conta de fatores extrnsecos ao contrato administrativo(1), conforme conceitua a doutrina da teoria da Impreviso:

http://jus.com.br/revista/texto/467/alteracao-dos-contratos-administrativos-pela-teoria... 13/08/2012

Alterao dos contratos administrativos pela teoria da impreviso - Revista Jus Naviga... Page 3 of 7

"No incio, ela foi s uma construo. Depois elaborou-se toda uma teoria genrica, a "teoria da impreviso", sustentada por alicerces prprios, que podem ser resumidos na seguinte idia: radical modificao do estado de fato do momento da contratao determinada por acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, dos quais decorra onerosidade excessiva no cumprimento da obrigao e, assim, a possibilidade de reviso contratual."

Carlos Alberto Bittar Filho, Teoria da Impreviso, editora Revista dos Tribunais, So Paulo, 1994, pg. 31.

No caso dos contratos administrativos a teoria da impreviso foi expressamente acolhida por nossa constituio federal, ao garantir que nestes haveriam de serem mantidas as condies efetivas da proposta:

Art. 37. A administrao pblica direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, tambm, ao seguinte: (...) XXI - ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.

Regulamentao deste inciso: Lei n. 8.666, de 21-6-1993. Neste sentido, a Lei 8.883/94 alterou a Lei 8.666/93 incluindo expressamente nos contratos administrativos a hiptese de reviso contratual por elementos extrnsecos:

Art. 65. Os contratos regidos por esta lei podero ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos: (...) II - por acordo das partes: (...)

http://jus.com.br/revista/texto/467/alteracao-dos-contratos-administrativos-pela-teoria... 13/08/2012

Alterao dos contratos administrativos pela teoria da impreviso - Revista Jus Naviga... Page 4 of 7

d) para restabelecer a relao que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a atribuio da Administrao para a justa remunerao da obra, servio ou fornecimento, objetivando a manuteno do equilbrio econmicofinanceiro inicial do contrato, na hiptese de sobrevirem fatos imprevisveis, ou previsveis porm de conseqncias incalculveis, retardadores ou impeditivos da execuo do ajustado, ou ainda, em caso de fora maior, caso fortuito ou fato do prncipe, configurando lea econmica extraordinria e extracontratual.

Cabe salientar, que o acordo das partes apontado no inciso II, acima transcrito diz respeito apenas aos valores a serem renegociados e no a necessidade de a administrao promover a renegociao, pois esta estando adstrita ao principio da legalidade tem por obrigao realizar a recuperao do equilbrio contratual, conforme aponta Maral Justen Filho:

"Uma vez verificado o rompimento do equilbrio econmico-financeiro, o particular deve provocar a Administrao para adoo das providncias adequadas. Inexiste discricionariedade. A Administrao pode recusar o restabelecimento da equao apenas mediante invocao da ausncia dos pressupostos necessrios. Poder invocar:

*ausncia de elevao dos encargos do particular;

* ocorrncia de evento antes da formulao das propostas; * ausncia de vnculo de causalidade entre o evento ocorrido e a majorao dos encargos do contratado;

* culpa do contratado pela majorao dos seus encargos (o que inclui a previsibilidade da ocorrncia do evento).

(...) Dever examinar-se a situao originria ( poca da apresentao das propostas e a posterior. Verificar-se- se a relao original entre encargos e remunerao foi afetada. Em caso positivo, dever alterar-se a remunerao do contratado proporcionalmente modificao dos encargos."

http://jus.com.br/revista/texto/467/alteracao-dos-contratos-administrativos-pela-teoria... 13/08/2012

Alterao dos contratos administrativos pela teoria da impreviso - Revista Jus Naviga... Page 5 of 7

Maral

Justen

Filho,

Comentrios

Lei

de

Licitaes

Contratos

Administrativos, 4 edio, Aide Editora, Rio de Janeiro, 1996, pg. 402.

Conforme j julgado pelo Tribunal de Contas da Unio:

"Equilbrio econmico-financeiro. Contrato. Teoria da Impreviso. Alterao Contratual. A ocorrncia de variveis que tornam excessivamente onerosos os encargos do contratado, quando claramente demonstradas, autorizam a alterao do contrato, visando ao restabelecimento inicial do equilbrio econmico financeiro, com fundamento na teoria da impreviso, acolhida pelo Decreto-Lei 2.300/86 e pela atual Lei n. 8.666/93. (TCU, TC-500.125/92-9, Min. Bento Jos Bugarin, 27/10/94, BDA n. 12/96, Dez/96, p. 834)."

Antnio Roque Citadine, Comentrios e Jurisprudncia sobre a Lei de licitaes pblicas, 2 edio, editora Max Limonad, So Paulo, 1997, pg. 380.

Bem como por nossas cortes judiciais:

Tribunal de Justia de So Paulo AO POPULAR - Requisitos - Ilegalidade e lesividade ao patrimnio pblico - Inocorrncia - Aditamento de contrato de construo, firmado atravs de licitao pblica - Admissibilidade - Clusula expressa admitindo a recomposio dos preos - Obedincia, ademais, ao artigo 55, inciso II, letra "d", 6 do Decreto Lei n. 2.300, de 1986, que impe o equilbrio econmico e financeiro dos valores pactuados em empreitada - Aplicao ao caso da teoria da impreviso - Ao improcedente Recursos no providos. No h ilegalidade, nem prejuzo para Administrao Pblica em contrato suplementar que fixa correo monetria diria para contrato firmado atravs de licitao pblica, diante da exacerbada majorao da inflao. (Relator: Alfredo Migliore Apelao Cvel n. 195.286-1 - Campinas - 05.10.93) * FIM DO DOCUMENTO *

http://jus.com.br/revista/texto/467/alteracao-dos-contratos-administrativos-pela-teoria... 13/08/2012

Alterao dos contratos administrativos pela teoria da impreviso - Revista Jus Naviga... Page 6 of 7

RT 616/89 CONTRATO MERCANTIL - Fornecimento de mercadorias - Prazo determinado Comprador vinculado a contrato administrativo - Execuo continuada Submisso teoria da impreviso - Alterao na legislao federal - Repercusso nas relaes negociais das partes - Necessidade de adequao destas, com reduo do preo Acordo inexistente - Suspenso dos fornecimentos - Cumprimento exigido pelo vendedor - Recusa do comprador em receber os produtos - Inexecuo que se resolveria em pedido de perdas e danos - Falta de legtimo interesse para propositura de ao de cobrana - Carncia (1. TACivSP). RT 630/176 CONTRATO - Teoria da impreviso - Aplicabilidade - Venda a futuro de produto destinado ao consumo humano - Ajuste no aleatrio - Excessiva onerao de uma das partes em razo de o preo contratado se ter tornado inferior ao mnimo oficial por fora da inflao e da aplicao da tabela deflatora cruzeiro/cruzado - Reviso judicial da condio "preo", ao invs de resoluo ou anulao da avena, elevando-o igualdade com o preo mnimo de garantia, por se tratar de regra de ordem pblica - Deciso mantida (TJRS).

Por estas razes, conclui-se pela necessidade de reviso das clusulas de contratos administrativos que se tornem excessivamente onerosos para o contratante, em decorrncia de modificao unilateral pela administrao das condies da avena, ou pela alterao de fatores externos ao contrato administrativo, imprevisveis e inevitveis, que afetem a sua equao econmica a fim de restaura-la.

NOTAS
1.Como por exemplo a atual liberao da banda de flutuao cambial do Real e o aumento da disparidade entre este e as demais moedas do mundo, especialmente o dlar norte americano.

Autor
Rodrigo Alberto Correia da Silva (http://jus.com.br/revista/autor/rodrigo-alberto-correia-dasilva) advogado e consultor em So Paulo (SP), professor da PUC/SP e da UNIP, mestrando na PUC/SP, membro da Interamerican Bar Association
http://www.csalaw.com.br (http://www.csalaw.com.br)

http://jus.com.br/revista/texto/467/alteracao-dos-contratos-administrativos-pela-teoria... 13/08/2012

Alterao dos contratos administrativos pela teoria da impreviso - Revista Jus Naviga... Page 7 of 7

Informaes sobre o texto


Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT): SILVA, Rodrigo Alberto Correia da. Alterao dos contratos administrativos pela teoria da impreviso. Jus Navigandi, Teresina, ano 6 (/revista/edicoes/2001), n. 49 (/revista/edicoes/2001/2/1), 1 (/revista/edicoes/2001/2/1) fev. (/revista/edicoes/2001/2) 2001 (/revista/edicoes/2001) . Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/467>. Acesso em: 13 ago. 2012.

http://jus.com.br/revista/texto/467/alteracao-dos-contratos-administrativos-pela-teoria... 13/08/2012

Вам также может понравиться