Вы находитесь на странице: 1из 7

FUNDAO EDUCACIONAL JAYME DE ALTAVILA FEJAL CENTRO UNIVERSITRIO CESMAC NCLEO DE PROGRAMAS DE PESQUISA NPP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAO

AO CIENTFICA PSIC

PROJETO DE PESQUISA

PROGRAMA: FACULDADE: CURSO: GRANDE (CNPq): REA DO CONHECIMENTO

Marque com um x o programa a ser submetido: PSIC ( ) PIBIC/CNPq ( ) FAPEAL ( )


FADIMA BACHARELADO EM CINCIAS JURDICAS CINCIAS SOCIAIS APLICADAS

REA DO CONHECIMENTO (CNPq): SUBREA DO CONHECIMENTO (CNPq): ESPECIALIDADE (CNPq): DO CONHECIMENTO

DIREITO DIREITO PBLICO EDUCAO E CIDADANIA

NOME DO GRUPO DE PESQUISA:

.................................................................... .........
PROFESSOR Ms ANTNIO DO AMARAL ANDR LUIS DE ALMEIDA BARROS .................................................................................................... ....................... LEILA SAMIRA PORTELA DE MORAES

EQUIPE EXECUTORA:

Professor (a)-orientador (a): Aluno (a) Bolsista 1: Aluno (a) Bolsista 2: Aluno (a) - voluntrio: Aluno (a) - voluntrio: Aluno (a) - voluntrio: Aluno (a) - voluntrio:

.................................................................................. ............. .................................................................................. ............ .................................................................................. ............

Professor-colaborador:

.................................................................................................... ..................

INTRODUO

A estrutura poltico-jurdica do Brasil determina uma estreita relao entre Direito, educao, cidadania e democracia, entendendo-se esses conceitos como segue: o Direito conjunto de normas que determina a estrutura poltica do Estado e regula as relaes humanas mais relevantes de uma sociedade; Cidadania corresponde totalidade das aes sociais dos indivduos no cumprimento dos seus deveres e gozo de seus direitos; Democracia se refere estrutura de Estado que permite a participao popular nas suas decises polticas e, por fim, a Educao diz respeito ao processo atravs do qual se transmitem ao individuo as regras de convivncia social e o conhecimento relevante at ento pelo homem adquirido, para que este possa agir conscientemente na realidade social que o cerca. O Estado democrtico de direito reconhece ao cidado um universo de direitos, os quais sero acionados, exercidos mediante a ao dos indivduos nas suas relaes sociais, entre si e perante o Estado. Neste contexto, incumbe educao uma fundamental tarefa atravs da qual se efetivar a realidade do Estado assim organizado porquanto, para que o indivduo realize o exerccio consciente de seus direitos e deveres, imprescindvel conhec-los, entend-los. Em essncia, portanto, no haver sentido existencial para um Estado Democrtico de Direito que no despenda um real esforo institucional na busca de uma participao poltico-popular conscientemente responsvel, a fim de se chegar a decises polticas que de fato correspondam aos anseios populares e a maturao da cidadania no seio de sua sociedade. Diante de tal situao, faz-se a seguinte indagao: possvel ao cidado no detentor de conhecimentos jurdicos bsicos o exerccio consciente de sua cidadania? Opta-se, nesta ocasio, pela resposta negativa e tentar-se- apresentar a verossimilhana das seguintes idias: conhecimentos jurdicos bsicos constituem um pressuposto para a prtica consciente da cidadania; h, no Brasil, a real necessidade da insero de noes de Direito na matriz curricular do ensino mdio; a consolidao da democracia no Brasil depende do aperfeioamento da cidadania.

Considere-se ainda o fato de a Constituio de 1988 ter abraado de forma ampla e incisiva os direitos fundamentais. Estando estes atrelados dignidade da pessoa humana, a qual foi deliberadamente inserida em lugar privilegiado do texto constitucional, acolhida como princpio fundamental juntamente com a cidadania (art.1, II e III, CF/88). Figurando entre tais direitos aqueles chamados sociais (art.6), em que a educao aparece revestida de um carter constitucionalmente fundamental, em sentido formal e material, por ter entendido o constituinte originrio tratar-se de fator essencial construo da dignidade humana. Nesse sentido, esto relacionadas a educao e a cidadania, ambas a apontar na direo da valorizao, construo da pessoa humana como fundamento da Repblica Federativa do Brasil, sendo mesmo creditada nossa Carta Magna o titulo de constituio cidad. Por conseguinte, prope-se, atravs do presente projeto de pesquisa, a realizao de uma detalhada abordagem acerca das relaes existentes entre a educao e o aperfeioamento da cidadania no Brasil, a fim de poder discutir melhorias educacionais, verificando-se a atual deficincia apresentada pelo currculo do ensino mdio em cumprir o papel constitucional legado educao de preparar o indivduo para o exerccio da cidadania e, para tanto, entendemos decisivamente necessria a insero de conhecimentos jurdicos bsicos entre as disciplinas do ensino mdio.

OBJETIVOS GERAL:
Demonstrar a necessidade da insero de uma disciplina jurdica bsica na matriz curricular do ensino mdio.

ESPECFICOS: Discutir os conceitos de direito, cidadania, democracia e educao para a realidade brasileira atual, trazendo os posicionamentos convergentes que do atendimento aos interesses de uma sociedade que pretende ser igualitria.
Demonstrar que o estudo de noes de Direito condio indispensvel ao cumprimento do fim constitucional pertinente educao de preparar o individuo para o exerccio da cidadania, conforme previsto no Art. 205, CF/88; Esclarecer as relaes tericas e fticas existentes entre Direito, educao, cidadania e democracia;

Discutir proposta de inserir, no mbito do ensino mdio, tpicos de conhecimento jurdicos essenciais implementao da cidadania, bem como as respectivas fundamentaes que justificam a necessidade e a relevncia desses estudos nesse nvel.

MATERIAIS E MTODOS

Esta pesquisa ser desenvolvida mediante compilao da maior quantidade possvel de obras publicadas sobre o assunto proposto, inclusive com consultas a artigos em sites de revistas especializadas em educao e cidadania, como tambm faremos exposio didtica e analise das informaes estudadas. Ser feito um estudo criterioso de obras sobre Direito, educao, cidadania e democracia, realizando pesquisas de campo com o intuito de reforar, com base em dados, a referida argumentao. Nessa proposta, alunos de escolas pblicas e privadas, selecionadas em amostra, da capital e do interior, sero questionados sobre idias relacionadas aos conceitos de Estado, Direito, Cidadania e Democracia mediante perguntas simples, diretas, objetivas, como as que se seguem, dentre outras possveis: O que se entende por Estado? O que o Estado Brasileiro? O que a Constituio de um pas? O que a Constituio do Brasil? O que se entende por cidadania? Como possvel realizar a cidadania? Em que momento se um cidado? Como voc se pode participar das decises polticas do Brasil? O que se entende por eleies polticas? O que significa votar? Para que se vota em um candidato? O que um partido poltico? O Brasil um pas democrtico? Suas opinies polticas so importantes para o pas?

Proceder-se-, como ponto de partida da pesquisa, a uma reviso bibliogrfica cujo escopo ser entender o sentido e alcance da norma constitucional vigente no que tange educao, pois que com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 coube a educao, no artigo 205, o papel de promover o desenvolvimento pleno do individuo, prepar-lo para o exerccio da cidadania e qualific-lo para o trabalho. Acrescente-se ainda que ser apresentado e discutido o projeto de lei proposto pelo deputado estadual Alex Manente PPS/SP que versa sobre o tema desta proposta de pesquisa; o qual por ter sido devidamente aprovado pela casa parlamentar paulista (resultou em lei no Estado de So Paulo), corrobora hoje, naquele Estado, o objetivo geral deste projeto. Quando entrevistado, o parlamentar apresentou a seguinte justificativa para seu projeto:
[...] acredito que incluir noes bsicas de Direito atravs de disciplina de Introduo ao seu estudo, possa ajudar a conscientizar os jovens e adolescentes de seus direitos e deveres, contribuindo sobremaneira na formao de um carter de cidadania, essencial para o desenvolvimento de nosso pas [...].

Exposies dos relatrios e concluses da pesquisa dar-se-o de forma esquemtica e peridica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AMARAL, Maria Virgnia Borges. Macei: Edufal, 2005, Discurso e Relaes de Trabalho. BONAVIDES, Paulo. 13 Ed - So Paulo: Malheiros, 2003, Curso de Direito Constitucional. ______. 10 Ed. So Paulo: Malheiros, 2001, Cincia Poltica. ______. 8 Ed. So Paulo: Malheiros, 2007, Do Estado Liberal ao Estado Social. BRASIL., 1988. 6. Ed. Atual. At a EC n.57. Barueri, SP: Manole, 2009, Constituio da Repblica Federativa do Brasil. CARVALHO, Kildare Gonalves. 10 Ed. Belo Horizonte, 2004, Direito Constitucional Teoria do Estado e da Constituio, Direito Constitucional Positivo. CHAU, Marilena. So Paulo: Moderna, 1981, Cultura e Democracia. ______. 9 Ed. So Paulo: tica, 1997, Convite Filosofia. CAVALCANTE, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira. Macei: Edufal, 2007, Qualidade e Cidadania nas Reformas da Educao Brasileira: o Simulacro de um Discurso Modernizador.

FERRAZ JNIOR, Tercio Sampaio. 4 Ed.- So Paulo: Atlas S.A., 2003, Introduo ao Estudo do Direito, Tcnica, Deciso, Dominao. MALUF, Sahid. 26 Ed. So Paulo: Saraiva, 2006, Teoria Geral do Estado. MENDONA, Jacy de Souza. 1 Ed. So Paulo: Rideel, 2010, O Homem e o Estado: Iniciao Filosofia Poltica. REALE, Miguel. 27 Ed. So Paulo: Saraiva 2003, Lies Preliminares de Direito. SILVA, Jos Afonso da. 22 ed - So Paulo: Malheiros, 2003, Curso de Direito Constitucional Positivo. Saviani, Dermeval. Campinas, SP: Autores Associados, 2008, A Pedagogia no Brasil. TONET, Ivo. Iju: Uniju, 2005, Educao, Cidadania e Emancipao Humana.

PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL E DIFERENCIADO E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE PESQUISA

Plano de Trabalho
Descrio da atividade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 -

Perodo: Agosto de 2010 a Julho de 2011 ATIVIDAD ES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 AGO/1 SET/1 0 OUT/1 0 NOV/ 10 DEZ/1 0 JAN/1 1 FEV/1 1 MAR/ 11 ABR/1 1 MAI/1 1 JUN/1 1 JUL/11

Cronograma de Atividades

______________________________________________________ ASSINATURA DO ORIENTADOR

______________________________________________________ ASSINATURA DO ALUNO

Вам также может понравиться