Вы находитесь на странице: 1из 8

1.

Introduo

Os transtornos de ansiedade tem sido um problema recorrente do sculo XXI, dentre eles, tem chamado ateno o dito Transtorno do Pnico(T.P.), que caracterizado por sucessivos e inesperados ataques de pnico(AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2008. p.423), definidos como:
Um perodo distinto no qual h o incio sbito de intensa apreenso, temor ou terror, frequentemente associados com sentimentos de catstrofe iminente. Durante esses ataques, esto presentes sintomas tais como falta de ar, palpitaes, dor ou desconforto torcico, sensao de sufocamento e medo de enlouquecer ou perder o controle. (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2008. p.419)

Ou seja, as pessoas acometidas por esse transtorno apresentam uma descrio apurada de crises de ansiedade, detectando as alteraes mais sutis de suas reaes fsicas, gerando, assim, uma impresso de morte iminente e da impossibilidade de ser socorrido. O paciente diagnosticado com T.P. necessita de acompanhamento medicamentoso e psicolgico, tratamento que depende principalmente do grau de engajamento da pessoa com a melhora de seus sintomas.

2. Reportagens

2.1. Socorro, eu vou morrer!


A Reportagem da revista Viver Psicologia comea descrevendo um panorama geral da doena, pontuando suas caractersticas, sintomas e outros fatores como a maior incidncia do T.P. em mulheres, a faixa etria mdia para o incio da sitomatologia( entre 15 e 19 anos) e a durao dos ataques de pnico. Traz-nos tambm informaes relevantes como a influncia do fator gentico para o desenvolvimento do quadro: 35% de parentes de primeiro grau das dos pacientes com T.P. que tambm apresentam a doena. Na segunda parte, a reportagem expe a dificuldade no diagnstico da doena que muitas vezes tratada como piripaque do paciente devido a ausncia de problemas orgnicos visveis como disfunes fsicas ou problemas cardiolgicos que justifiquem os sintomas relatados durante a crise, podendo deixar a pessoa em uma situao desconfortvel. A angstia causada pelos ataques somada a falta de informaes sobre o diagnstico contribuem para o desenvolvimento de um quadro de tormento psicolgico bem caracterstico entre as pessoas com essa sndrome: elas desenvolvem fobias que procuram distanci-las o mximo possvel de situaes, que ao ver do paciente, os coloquem em risco e/ou os impossibilitem de serem socorridos no caso de uma dessa, portanto, eles evitam ficar sozinhos ou em locais trancados, evitando horrios de pico do trnsito e mesmo tneis. Muitas vezes a pessoa acaba desenvolvendo agorafobia, que a fobia de lugares com muita gente, fazendo com que metrs, shoppings, nibus e elevadores tambm sejam evitados. O tratamento do T.P. precisa ser tanto farmacolgico quanto teraputico, j que, os sintomas das crises geralmente apresentam uma piora na no perodo inicial, quadro esse que transitrio e sucedido por uma notvel melhora e portanto, deve-se encorajar o paciente a prosseguir com a medicao. A ajuda psicolgica consiste tambm em ajudar o paciente a retomar suas atividades normais, ajudando-o a compreender sua doena e a enfrentar, gradualmente, esses medos com o auxilio de tcnicas de relaxamento e respirao que tem por objetivo acalm-lo em situaes que podem desencadear um ataque. Por fim, o artigo fala sobre a importncia do diagnstico precoce que facilita o tratamento, diminuindo o sofrimento do paciente.

2.2. Sob a sombra do pnico.


A segunda reportagem tem uma abordagem diferente da primeira, que mostrava o T.P. de forma bastante abrangente voltada mais ao olhar mdico, enquanto a repostagem da Mente&Crebro expe as razes sociais que propiciam o desenvolvimento da doena.
Dessa maneira, descrevemos o pnico com base no apenas no fenmeno em si, mas inserido na matriz social que possibilita seu surgimento, o que significa colocar em discusso formas de configuraes subjetivas da sociedade contempornea.

Portanto, o T.P. seria uma doena relacionada ao modo de vida do sujeito contemporneo. Outros distrbios tambm considerados frutos da sociedade moderna, segundo Luciana Oliveira dos Santos, so a toxicomania, a anorexia e a bulimia. De acordo com o artigo, a prpria dinmica social estabelece padres de normalidade e quando a organizao subjetiva de um indivduo foge desse parmetro, considera-se que esse tenha algum distrbio que impea-o de interagir da maneira correta com o coletivo, uma ideia bem expressa no seguinte trecho:
Assim, temos em nossa sociedade, mal-estares compatveis com a forma como os sujeitos se organizam subjetivamente, bem como a plasticidade dos sofrimentos psquicos que acometem as pessoas na contemporaneidade.

Tambm mostra que eventos nas primeiras fases da infncia podem ser um fator que contribui para o desenvolvimento do quadro de T.P., evidenciando, assim, a importncia da interao do indivduo consigo mesmo e com o crculo de pessoas que fazem parte do seu cotidiano, alm, como dito anteriormente, da sociedade como um todo, porm, a prpria dinmica social moderna no oferece um ambiente favorvel ao amadurecimento psquico dos sujeitos nela inseridos. O socilogo Zygmunt Bauman descreve uma fragmentao na sociedade que a torna essencialmente individualizada, devido inverso dos valores antigos que tem como consequncia a falncia do social e o isolamento das pessoas em grupos cada vez menores; junto a isso, o aumento na criminalidade e na violncia tem feito com que o receio e a insegurana crescessem entre os cidados modernos, gerando um sentimento de cautela quase instintivo que propicia o surgimento distrbios como o T.P. No se pode, entretanto, negar o fator gentico na anlise desse transtorno. A corrente biossocial acredita que as respostas para o transtorno do pnico estejam no cdigo gentico e que, portanto, a doena no seria um fruto da somente da influncia do social no individuo, mas sim o contrrio. Essa abordagem dispensa a vigilncia direta de indivduos, uma vez que a cincia teria artifcios para detectar a probabilidade de ocorrncia de doenas ou anomalias em certo grupo, que teria a tendncia de se reunir segundo critrios identitrios biolgicos, como uma determinada doena compartilhada, ou seja, critrios biossociais. Frequentemente h a criao de grupos online de pessoas que lidam com o T.P. em seu dia-adia e tem-se observado a importncia dessa prtica para o tratamento dos pacientes que procuram

compartilhar com outros membros dessa biossociedade suas experincias individuais e buscar respostas com pessoas que passam por situaes semelhantes, indicando uma clara tentativa dos pacientes de aprenderem a lidar com seu distrbio e prosseguir com a vida da melhor maneira possvel. Isso no dispensa, entretanto, o tratamento teraputico e mdico profissional. A autora encerra a reportagem com um apontamento sobre a importncia da humanizao dos T.P. dizendo que
Isso se torna mais fcil se entendermos o sujeito como um ser com um conjunto de crenas e desejos que podem ser alterados, revistos, repensados e redimensionados e cuja identidade est e permanente reconstruo. nisso que consiste acreditar no potencial dos sujeitos para a mudana. Ao sair da esfera da universalidade e da essencialidade, tpicas de classificaes reducionistas na psiquiatria da perspectiva de que existem jogos de linguagem diferentes para se referir ao pnico percebemos que em vez do transtorno do pnico, existem os inmeros transtornos do pnico. So plurais e diversificados. Assim como os seres humanos.

3. Anlise
A pessoa que sofre da sndrome do pnico apresenta uma alterao em diversos processos psicolgicos, tais como a percepo. Suas sensaes, embora possam ser as mesmas de uma pessoa saudvel, adquirem significados diferentes, normalmente tomando propores maiores, que geram estados de ansiedade relacionados ao medo e a impresso da morte iminente, sem, porm, apresentar alteraes realmente significativas em seus processos orgnicos que possam indicar algum risco sua sade fsica. Por ser uma doena sem razes biolgicas claras, o paciente com sndrome do pnico geralmente faz uma verdadeira peregrinao por diferentes hospitais sem, no entanto, encontrar uma causa para seus sintomas que acabam sendo considerados como pitis, tal como dito na primeira reportagem. Para a pessoa isso pode ser tomado como um descaso para com suas emoes e sensaes que, para ela, so reais e que podem causar tanto quanto ou at mesmo mais sofrimento do que se fosse encontrado um motivo fisiolgico especfico. Tal contradio entre o que a pessoa sente e ao que os resultados de exames mostram pode levar a um agravamento do quadro de T.P. Essa percepo medrosa da vida de uma pessoa com T.P. pode prover de uma falta de segurana para com ela mesma e com as pessoas a seu redor, como expressado na segunda reportagem. Por exemplo: o indivduo no confia em seu prprio corpo e por isso presta ateno nas mais sutis alteraes esperando que um problema grave se desencadeie, ao passo que tambm no confia em terceiros para lhe socorrer caso isso acontea. Isso talvez limite a vida dessa pessoa que passa a evitar locais e situaes que ela veio a associar com suas crises; essas restries podem levar ao desenvolvimento de problemas mais graves como a agorafobia. Embora haja um debate sobre qual foi o perodo em que surgiu o T.P., podemos encontrar na sociedade moderna caractersticas que propiciam o aparecimento de distrbios como esse. A sociedade, segundo Bauman, passa por uma liquefao que volatiliza a antiga solidez das instituies sociais, levando fragmentao e a recluso de seus indivduos em grupos cada vez menores, dispensando o contato pessoal fsico para a formao de laos de relacionamento. A Realidade passa a ser flexvel e fluida em um tempo de desapego e dissoluo das relaes sociais e afetivas. O resultado disso justamente um meio instvel e em constante transformao em todos os seus setores. Ou seja, a vida como levamos no oferece a estabilidade nem o meio necessrio para o amadurecimento psquico pleno de algum que cresce inserido nessa realidade, como bem expressa Marta Serra Young Picchioni (2007)
O outro lado dessa suposta liberdade vem com o crescente movimento de criao de novas patologias, prprias da modernidade lquida. Depresso, solido, desamparo, isolamento so, no plano do indivduo, queixas cada vez mais freqentes. Na esfera social, temos as

excluses de toda ordem como sintoma de uma perversa sensao de desterritorializao

liberdade e

O abalo das estruturas familiares que vem junto essa maleabilidade da sociedade moderna , segundo Donald Winnicott citado por Luciana Oliveira dos Santos, tambm tem influencia direta no desenvolvimento psicolgico de uma criana que pode apresentar o T.P. como parte da expresso de algum trauma sofrido nessa fase da vida, dando s crises da idade adulta um fundamento proveniente das angstias da infncia. necessrio ainda ressaltar a importncia do fator gentico para estabelecer uma tendncia de certa pessoa a esse distrbio, pois, a hereditariedade pode colaborar com a propenso dessa doena e de muitas outras semelhantes, hiptese suportada por dados j anteriormente expressos como a porcentagem da incidncia do T.P. em parentes prximos. Alm disso, de modo geral, as determinaes biolgicas tem influencia no psicolgico e na manifestao desse e, portanto, a considerao dessa varivel pode colaborar com o esclarecimento desta sndrome e com o aprimoramento de seu tratamento. Pode-se concluir ento, que essa doena tem matrizes psicolgicas e biolgicas, dependendo, assim, de fatores genticos, subjetivos e sociais, conforme a denominao biopsicossocial do ser humano, ou seja, um distrbio que est intimamente relacionado com a herana gentica de uma pessoa e ao modo dessa de relacionar-se com o mundo e consigo mesma. Assim, em anlise s reportagens descritas acima, nota-se a influencia desses trs fatores(social, biolgico e subjetivo) para o desenvolvimento dos sintomas do T.P. e que, portanto, o tratamento deve vir de uma frente teraputica e psiquitrica, sendo que a primeira deve ajudar a pessoa a compreender sua doena mostrando-lhe que ela no corre o risco que pensa e ajudandolhe a lidar com seus medos e possveis fobias, enquanto a segunda colabora com a administrao de frmacos (geralmente anti-depressivos) que tem por fim abrandar os sintomas que causam o sofrimento caracterstico das crises. A combinao dessas duas reas da sade somadas ao engajamento do paciente tem por objetivo manejar essas emoes, sentimentos e suas expresses to intensos, buscando a reorganizao do individuo a fim de que este melhore sua relao com o mundo e, principalmente, consigo mesmo.

4. Referncias
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Transtornos de Ansiedade. In:______. Manual de diagnstico e estatstico de transtornos mentais: DSM-IV. So Paulo, 2008. p 419-431. PICCHIONI, M.S.Y. Modernidade Lquida. Resenha in Revista ACOALFAplp: Acolhendo a portuguesa, So Paulo, ano 2, n. 3, 2007. Disponvel em:

Alfabetizao nos Pases de Lngua

<http://www.acoalfaplp.net/0003acoalfaplp/0003acoalfaplp_textos/4bresenhas/12res_modernidade_liq uida.pdf> Acesso em 1 jun. 2012. SANTOS, L.O.; Sob a Sombra do Pnico. Mente&Crebro, So Paulo, ano XVII, n. 204, jan. 2010. p 36-43. TENGAN, S.K.; Socorro, vou morrer! Viver Psicologia, So Paulo, ano VII, n. 74, mar. 1999. p 16-17.

Вам также может понравиться