Вы находитесь на странице: 1из 11

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAO FACULDADE GUAIRAC BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ESTUDO DE CASO PACIENTE HIPERTENSO, DIABTICO, HIPERURICEMIA (NIVEIS ELEVADOS DE CIDO RICO), TABAGISTA

GUARAPUAVA-PARAN

MAIO-2012

LAS CRISTINA VAZ HORST

ESTUDO DE CASO PACIENTE HIPERTENSO, DIABTICO, HIPERURICEMIA (nveis elevados de cido rico) , TABAGISTA

Trabalho a ser entregue a Professora: Cecilia Ap Federle. Pela aluna do Curso de Enfermagem Semi-Internato 7 periodo.

GUARAPUAVA PARAN MAIO-2012

I. INTRODUO
Estudo de caso sobre paciente idoso, com hipertenso arterial, diabetes mellitus, hiperuricemia ou cido rico, tabagista, e ex-etilista, apresentando 3 ulceras por presso. O objetivo deste estudo ser, pesquisar sobre as patologias que o paciente apresenta, efeitos, propriedades, aes e cuidados de enfermagem referente as medicaes utilizadas pelo paciente. Criar um plano de cuidado focado no estado de sade atual, para assim poder proporcionar um melhor atendimento ao mesmo. Vo ser descritas as definies de cada patologia, os exames complementares para o diagnstico e tratamento de cada uma, um quadro com os diagnsticos, intervenes e os resultados esperados aps a implantao dos cuidados planejados.

II.DEFINIO DA PATOLOGIA
2.1.HIPERTENSO Segundo BRUNNER e SUDARTH (2007),pode-se considerar que uma pessoa est hipertensa quando seus nveis de presso arterial sistlica superior a 140 mm/Hg e uma presso diastlica maior que 90 mm/Hg, durante um certo perodo de tempo, quando so realizados duas ou mais aferies. A hipertenso pode ser divida em: Hipertenso Primria: caracteriza como primria quando no h causas conhecidas do porque da doena, mais 90 % dos casos so de hipertenso primria. Hipertenso Secundria:no caso da secundria, existe uma causa identificada como, problemas renais, tumores, etc. 2.1.1.SINTOMAS 2.1.2.

2.2.DIABETES Denominao que indica, uma srie de doenas caracterizadas pela disfuno do metabolismo. Caracterizada por hiperglicemia, podendo ou no apresentar glicosria. Pode ser caracterizada como uma doena hereditria que pode manifestar-se em qualquer estgio da vida, ou ser um ser adquerida, os casos mais comuns so em crianas e adolescentes sendo denominada de diabetes mellitus tipo I ou diabetes juvenil. 2.2.1.SINTOMAS sede excessiva, fome constante, perda de peso. Entre outros.

2.3. HIPERURICEMIA O cido rico um produto do metabolismo das protenas, que ocorre por meio

de uma enzima. Ele um cido fraco e a sua forma ionizada, o urato monossdico, a forma encontrada no plasma humano, no lquido extra-celular e na sinvia que o liquido viscoso, que ocupa as cavidades articulares. As purinas sofrem um processo de degradao em hipoxantina e esta se transforma em xantina. Por sua vez, a xantina, por ao irreversvel de uma enzima denominada de xantina oxidase, se transforma em cido rico e este em urato de sdio. Vale ressaltar que a velocidade e a quantidade de cido rico formado a partir das purinas dependem da xantina oxidase, quanto maior for a quantidade desta enzima maior a formao de cido rico. H defeitos familiares, como pequena produo da enzima que, herdados, podem influir na quantidade de cido rico formado. Na evoluo da nossa espcie, perdemos uma enzima produzida no fgado, a uricase e s nos restou a xantina oxidase. As aves, rpteis e peixes que conservaram a uricase conseguem oxidar o urato em alantoina, uma substncia 80 a 100 vezes mais solvel que o urato e que facilmente excretada pelo rim. Isto permite que esses animais tenham nveis muito baixos de cido rico. Assim, as enzimas humanas, transformadoras das purinas, no so to perfeitas como a uricase de outros animais; por isso, a taxa dos uratos do nosso organismo est no limite da solubilidade dos uratos, que de 6,8 mg %, na temperatura normal do corpo humano. Os sais de urato de sdio so muito solveis temperatura de 37 C, mas se depositam com facilidade nas articulaes perifricas, joelhos, tornozelos, calcanhares e artelhos do p, nos quais a temperatura do corpo mais baixa, provocando inflamaes. Quando o cido rico superior a 8 mg % no plasma sangneo, ele pode se depositar em qualquer tecido do organismo, dependendo muito das condies locais. Quando isso ocorre, pode surgir processo inflamatrio como gota, artrite, tofo e nefrite. A hiperuricemia o termo referente ao estado sangneo no qual o cido rico no plasma (soro) est acima de 6 mg% nas mulheres e 7 mg% nos homens. De uma maneira geral, os homens hiperuricmicos tm o incio da elevao do cido rico na puberdade, mas os sintomas clnicos surgem de 10 a 20 anos aps. A hiperuricemia ocorre em 10-15% da populao acima de 40 anos. Geralmente assintomtica, a hiperuricemia est relacionada a outras doenas, como:

a acidose metablica, alcoolismo, diabete, gota, hipertiroidismo, toxemia gravdica, policitemia, leucemia, uso abusivo de diurticos e, em certos casos, de clculos renais.

2.3.1.SINTOMAS A elevao do cido rico sanguneo, chamado de hiperuricemia, no causa sintomas. Na verdade, mais de 2/3 das pessoas com cido rico elevado nem sequer desconfiam do fato. O fato de causar sintomas no significa, entretanto, que nveis elevados de cido rico no possam levar a complicaes. As duas mais comuns so as crises gota e as pedras de cido rico nos rins. Podem ocorrer descamao das mos e ps quando os nveis de cido rico esto elevados. 2.3.2.EXAMES As dosagens do cido rico no sangue e na urina de 24 horas so de grande valor para o diagnstico das alteraes do metabolismo do cido rico. Para uma coleta sangunea adequada de cido rico, necessrio um jejum de pelo menos 4 horas antes do exame. Deve-se, tambm, suspender alguns medicamentos que podem alterar para ndices mais altos o resultado do exame, como: lcool, vitamina C, cafena, diurticos, teofilina e fenotiazidas. ndices menores podem ocorrer quando se usa alopurinol, clofibratos, corticoides, estrgenos e anticoagulantes.

2.3.3.FATORES ETIOLGICOS

2.4.DIABETES MELLITUS X HIPERURICEMIA O nveis elevados de cido rico no sangue, proporcionam o aumento da glicemia, pois quando os nveis de cido rico esto elevados na corrente sangunea, provocam um processo que prejudica a absoro da insulina no organismo. 2.5.TABAGISMO Segundo o OMS, o fumo uma das principais causas de morte evitvel, hoje, no planeta. Um tero da populao mundial adulta cerca de 1,3 bilho de pessoas fuma: aproximadamente 47% da populao masculina e 12% da populao feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos pases em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participao do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes. No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministrio da Sade, por meio do Instituto Nacional de Cncer (Inca), indica que 18,8% da populao brasileira fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).

III.

III.MEDICAMENTOS

IV.LEVANTAMENTO DE DADOS DO PACIENTE


NOME: G.A.O. ESTADO CIVIL: casado FILHOS: dois SEXO: masculino IDADE: NACIONALIDADE: Brasil TIPO DE

51 anos Peso:135,61 quilos COR: moreno DATA DE NASCIMENTO: 09/11/1961 NATURALIDADE: Guarapuava -Paran RESIDNCIA: Casa de alvenaria EXAME FSICO:Realizado exame fsico cfalo-caudal apresentando: Cabea e Pescoo: Crnio normoceflico, superfcie ntegra; cabelos com boa

higiene, apresentando alopecia na regio frontal; face normocorada, pele ntegra, ausncia de ndulos e linfonodos palpveis; pescoo com amplitude de movimentos e ausncia de linfonodos palpveis; abertura ocular espontnea, pupilas isocricas, conjuntivas normocoradas, esclera normocorada; nariz simtrico, pele ntegra; lbios normocorados, ausncia de leses, mucosa oral ntegra; dentes: prtese dentaria; -Trax: globoso, com presena de edema torcico, ausculta pulmonar com murmrios vesiculares sem rudos adventcios. Membros superiores: com movimentao e fora muscular normais, pele ntegra. Abdome: simtrico, globoso, indolor a palpao com presena de rudos hidroareos. Sinais Vitais: PA: 130X70 mm/Hg FC: 69 bpm. R: 50 RPM Membros Inferiores: com movimentao e fora normais, apresentando pele ntegra.

V.DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM Risco de perfuso tissular cerebral ineficaz relacionado resistncia vascular aumentada, vasoconstrio. Intolerncia a atividade relacionado, a fraqueza generalizada, evidenciado por relato verbal de fadiga ou fraqueza. Dor aguda localizada na regio occipital, relacionado presso vascular cerebral aumentada evidenciada por cefalia. Eliminao urinria prejudicada relacionada ao uso contnuo de medicao

hipertensiva, evidenciado pelo o aumento da freqncia urinria;

VI.REFERENCIAS BRUNNER E SUDDARTH, tratado de enfermagem mdico- cirrgico / [editores] Suzanne C. Smeltzer...[et al]; [reviso tcnica Isabel Cristina Fonseca da Cruz, Ivone Evangelista Cabral; traduo Fernando Diniz Mundim,Jos Eduardo Ferreira de Figueiredo].-Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2009. KATO,KEIKO, Dicionrio Termos Tcnicos da Sade / [editores] ANDRESSA MALTESE, MIRIAM HATSUMI TAKAHASHI, ...[et al]; - So Paulo: Conexo Ltda, 1

edio. AME:Dicionrio de Administrao de Medicamentos na Enfermagem. - 8. ED.Petrpolis,RJ:EPUB,2011.

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?7 http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=29479

Вам также может понравиться