Вы находитесь на странице: 1из 3

Campanha da Fraternidade 2012

Tema: "Fraternidade e sade pblica", Lema: "Que a sade se difunda sobre a terra!" (Cf. Eclo, 38,8) Em 2012, a iniciativa debater a realidade da sade no Brasil e das polticas pblicas da rea, a fim de contribuir na qualificao, no fortalecimento e na consolidao do Sistema nico de Sade (SUS).

O Objetivo Geral da Campanha da Fraternidade de 2012 : "Refletir sobre a realidade da sade no Brasil em vista de uma vida saudvel, suscitando o esprito fraterno e comunitrio das pessoas na ateno dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema pblico de sade" (p. 12 do Texto-Base). Objetivos especficos: a) Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prtica de hbitos de vida saudvel; b) Sensibilizar as pessoas para o servio aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integrao na comunidade; Utilizao de livros paradidticos, realizando dinmicas a partir da leitura. Ex: A felicidade das borboletas; Juliana pra l de bacana; A voz da estrela; O grande dia; Diego e Olvia; A casa amarela; etc. Das editoras: MEC ou Fundao Educar. c) Alertar para a importncia da organizao da pastoral da Sade nas comunidades: criar onde no existe, fortalecer onde est incipiente e dinamizla onde ela j existe; d) Difundir dados sobre a realidade da sade no Brasil e seus desafios, como sua estreita relao com os aspectos scio-culturais de nossa sociedade; (Discusso com os alunos em sala de aula) e) despertar nas comunidades a discusso sobre a realidade da sade pblica, visando defesa do SUS e a reivindicao do seu justo financiamento; Discusso com os pais: Por que a sade pblica ineficiente?

Se direito de todos, por que h tantas pessoas morrendo nas filas dos hospitais sem atendimento? Quais os recursos, como so utilizados e distribudos? (Fazer parceria com a Secretaria Municipal de Sade do Municpio para dar suporte nas palestras e no projeto de vida saudvel) f) Qualificar a comunidade para acompanhar as aes da gesto pblica e exigir a aplicao dos recursos pblicos com transparncia, especialmente na sade.

Projeto Vida saudvel Alunos Pais Professores

Campanha Acabe com o Sedentarismo! No s questo de esttica, mas tambm de SADE. (Muitas doenas acontecem por pessoas serem sedentrias com maus hbitos de alimentao). O que fazer? Aps a palestra com os pais realizar: Dia da caminhada: marcar um dia com pais, alunos e professores para realizar uma caminhada pela cidade Trabalhar paralelamente em sala de aula com os alunos a questo da alimentao saudvel. Comer diferente de nutrir- dia 31/03 Dia Nacional da Sade e Nutrio Analisar nossa alimentao- Questionrio alimentar. Quantas refeies voc faz por dia? Qual o seu tipo de lanche? Voc costuma ingerir frutas e legumes? O que falta em sua alimentao? O que precisamos para manter uma boa sade? Anlise da pirmide alimentar, se possvel sua construo.

Impacto do projeto na vida dos envolvidos: Propor um desafio para quem tem vida sedentria e maus hbitos alimentares para mudar essa realidade. Ao final ver quem conseguiu, quais os benefcios que ocorreram aps a mudana, depoimento de pais alunos e professores.

Вам также может понравиться