Вы находитесь на странице: 1из 6

Estudo dirigido de Histologia PELE E ANEXOS 1. Explique porque a camada basal tambm conhecida por germinativa.

. Porque a camada basal apresenta intensa atividade mittica, sendo responsvel junto com a camada seguinte (espinhosa), pela constante renovao da epiderme. 2. Explique a funo dos desmossomos nas clulas da camada espinhosa. As clulas da camada espinhosa apresentam curtas expanses que vo ser ligadas s expanses das clulas vizinhas atravs dos desmossomos. 3. Diferencie estruturalmente e funcionalmente os grnulos de querato-hialina e os lamelares(GQ1/2007.1) Grnulos de Querato-hialina Grnulos basfilos, no envolvidos por membrana. Contm uma protena rica em histidina fosforilada (grupamento fosfato responsvel pela basofilia da queratohialina) e protenas contendo cistina. Grnulos lamelares Contem discos lamelares formados por bicamadas lipdicas e so envoltos por membrana Se fundem com a MP e expulsam seu contedo para o espao intercelular da camada granulosa, onde o material lipdico se deposita, contribuindo para a formao de uma barreira contra a penetrao de substncias e para tornar a pele impermevel gua, impedindo a desidratao do organismo.

4. Explique a relao histo-fisiolgica entre melancitos e queratincitos. (GQ1/2007.1) Melancitos Estrutura celular: citoplasma globoso de onde saem prolongamentos que penetram entre as clulas da camada basal e espinhosa. Formam hemidesmossomos com a membrana basal dos queratincitos. Localizao: entre a derme e epiderme ou entre queratincitos da camada basal da epiderme Funo: sintetizam e transferem melanina para os queratincitos Queratincitos Recebem a melanina sintetizada pelos melancitos e as fundem com vesculas lisossomais. A melanina se encontra sobre o ncleo celular, protegendo o material gentico dos raios solares

Bronzeamento: acelerao da transferncia de melanina para os queratincitos

5. Explique a funo imunitria das clulas de Langerhans Essas clulas so capazes de captar o antgeno, process-los e apresent-los aos linfcitos T, participando da estimulao dessas clulas.

6. Cite a localizao e a funo das clulas de Merkel Localizadas na parte profunda da epiderme, apoiadas na lmina basal e presa aos queratincitos (maior quantidade na pele espessa). So mecanorreceptores = sensibilidade ttil. 7. Fale resumidamente sobre a derme, dando nfase a sua estrutura. Une a pele hipoderme. composta por tecido conjuntivo Possui papilas drmicas que so projees que se encaixam nas reentrncias da epiderme, as cristas epidrmicas, aumentando coeso entre essas duas camadas. Apresenta duas camadas: papilar (tec. conj. frouxo) e reticular (tec. conj. denso). 8. Fale sobre os corpsculos de Ruffini, Vater-Paccine e Krause. Receptores encapsulados. Quando presentes na pele funcionam como mecanorreceptores 9. De as localizaes exatas : a) plexos venosos (3): um entre a derme e hipoderme, um entre camadas reticular e papilar e um na regio mdia da derme. b) plexos arteriais(2): um entre a derme e hipoderme e um entre camadas reticular e papilar c) vasos de drenagem linftica: iniciam-se nas papilas drmicas como capilares e convergem para plexo nas camadas reticular e papilar, da onde partem ramos para os plexos no limite da derme e hipoderme. 10. Esquematize detalhadamente um folculo piloso.

Folculo Piloso: invaginaro da epiderme. Apresente uma dilatao terminal, o bulbo piloso, contendo a papila drmica. As clulas que a recobrem formam a raiz do plo. As clulas centrais da raiz do pelo produzem clulas grandes vacuolizadas e fracamente cornificadas que formam a medula do plo. Em seguida, lateralmente aparecem clulas que do origem ao crtex do plo. Clulas epiteliais mais esfricas do origem s bainhas interna e externa. A bainha externa continua-se como o epitlio da epiderme, a bainha interna desaparece aonde desembocam as glndulas sebceas. ;............

11. Diferencie os processos de queratinizao dos pelos e da epiderme. Queratinizao dos plos Tem uma estrutura compacta constituda de queratina mais dura Diferenciao e queratinizao: intermitente e localizado no bulbo piloso. Destruio da papila do plo = ausncia de plos nessa regio da epiderme. Clulas epiteliais da raiz diferenciam-se em mltiplos tipos celulares, cada qual com sua ultra-estrutura , histoqumica e funes caractersticas. Atividade mittica influenciada pelos hormnios andrognicos. Queratinizao da epiderme Produz uma camada superficial de clulas mortas contendo queratina mole, pouco adesividade que se descama continuamente. Diferenciao e queratinizao: processo contnuo e tem lugar sobre toda superfcie. Clulas se diferenciam de modo uniforme, resultando na camada crnea

12. Cite as estruturas e as secrees das glndulas sebceas e sudorparas(citando o mtodo de secreo de cada). Glndulas Sebceas Situa-se na derme e seus ductos desembocam nos folculos pilosos ou diretamente na superfcie da pele, no so presentes na palma da mo e na planta do p. So acinosas; os acinos diferenciam-se e do origem a clulas arredondadas que acumulam no citoplasma o produto de secreo. Clulas centrais do cino morrem e se rompem, formando a secreo sebcea. So glndulas holcrinas, pois formao da secreo resulta na morte das clulas. Glndulas Sudorparas Situa-se em toda a pele, exceto na glande. So tubulosas simples enoveladas, cujos ductos se abrem na superfcie da pele. Clulas secretoras so piramidais e entre elas e a membrana basal se encontram clulas mioepiteliais(auxiliam a expulsar o produto de excreo). 2 tipos de clulas secretoras: Clulas escuras: adjacentes ao lmen, apresentam muitos grnulos de secreo e rica em RER. Clulas claras: encontradas entre as clulas escuras e as mioepiteliais. Rica em mitocndrias, apresentam muitas dobras da MP, no contm grnulos de secreo e pobres em RER. Produz parte aquosa do suor. Glndulas mercrinas (no h perda de material celular).

SISTEMA IMUNOLGICO

TIMO 1. Explique histo-funcionalmente o timo(GQ1/2007.1) O timo um rgo linfoepitelial situado no mediastino na altura dos grandes vasos do corao. Possui dois lobos, envoltos por uma cpsula de tecido conjuntivo denso, e essa cpsula origina septos que dividem o parnquima em lbulos. Timo no apresenta ndulos. Cada lbulo formado por uma zona cortical e uma zona medular (onde encontram-se corpsculo de Hassall). O timo produz vrios fatores de crescimento proticos que estimulam a proliferao e diferenciao dos linfcitos T, atuando localmente por secreo parcrina. 2. Explique a funo da barreira hematotmica e cite seus componentes Essa barreira, que s existe na zona cortical, dificulta a penetrao, na camada cortical (onde esto se originando os linfcitos T), dos antgenos contidos no sangue. Componentes: pericito dos capilares, lmina basal do endotlio, clulas reticulares e lmina basal das clulas reticulares e as clulas endoteliais nofenestradas da parede capilar. 3. Cite a principal funo dos macrfagos que se encontram na cortical do timo Responsveis pela fagocitose de linfcitos que morrem por apoptose na zona cortical (onde eles se multiplicam) 4. Explique a diferena no nmero de clulas presente na cortical e medular do timo. H diferena pois na cortical onde encontram-se os linfcitos em proliferao, em vrias fases de amadurecimento e muitos desses vo sofrer apoptose ou iro para a parte medular onde somente clulas amadurecidas vo. 5. Cita as principais funes das clulas reticulares epiteliais presentes no timo Forma uma camada por dentro do tecido conjuntivo da cpsula e septos Formam o retculo da cortical e da medular, onde se multiplicam e diferenciam os linfcitos T Formam uma camada em torno dos vasos sanguineos do parnquima tmico Constituem o corpsculo de Hassall, encontrados exclusivamente na medular do timo. 6. Caracterize histologicamente o corpsculo de hassall Formados por clulas reticulares epiteliais, organizadas em camadas unidas por desmossomos. Algumas dessas clulas podem degenerar e morrer, deixando restos celulares que podem se calcificar ou produzir queratina. 7. Defina o que so rgos timo-dependentes e cite dois deles reas de outros rgos linfides, denominados secundrios, para onde os linfcitos T vo ir se estabelecer quando sarem do Timo. So reas ricas em linfcitos. Ex: zona paracortical dos linfonodos, pelas bainhas periarteriais da polpa branca do bao e pelo tecido linfide frouxo localizado entre os ndulos linfticos das placas de Peyer e das tonsilas.

LINFONODO

1. Explique histo-funcionalmente o linfonodo rgos encapsulados constitudos por tecido linfide. Seu parnquima sustentado por um arcabouo de clulas reticulares e fibras reticulares, sintetizadas por essas clulas. O parnquima apresenta regio cortical (ausente no hilo) e regio medular. 2. Explique as vnulas de endotlio alto e cite aonde ela presente(gq1/2007.1) 3. Explique a recirculao de linfcitos dando nfase a sua funo imunitria. 4. Explique a importncia dos ndulos linfticos corticais do linfonodo. 5)Explique a importncia da localizao anatomica estratgica dos linfonodos no ser humano. BAO: 1. Descreva histo-fisiologicamente o bao(GQ1/2007.1) 2. Explique a circulao sangunea do bao. 3. Cite a funo da bainha periarterial e seus componentes 4. Descreva a polpa vermelha do bao, dando nfase aos seus componentes e explique sua funo no processo de renovao celular, citando 2 componentes resultantes. 5. Cite as funes dos seios marginais, relacionando com sua vascularizao. 6. Explique e de a localizao exata de tecidos linfticos associados a mucosas(MALT)

SISTEMA CIRCULATRIO 1. Explique como feita a troca de molculas nas clulas endoteliais de um capilar somtico Atravs de vesculas de pinocitose que transportam as macromolculas em ambas as direes, apical e basolateral, das clulas endoteliais.

2. Explique histo-fisiologicamente o capilar sinuside

Apresenta um caminho tortuoso maior que os demais capilares = reduz velocidade da circulao do sangue Suas clulas endoteliais formam uma camada descontnua e so separadas por espaos amplos Citoplasma das clulas endoteliais apresentam fenestraes mltiplas sem diafragma Presena de macrfagos entre as clulas endoteliais Lmina basal: descontnua Encontrados no fgado e rgos hematocitopoiticos (medula ssea e bao) Fluxo lento e delgada paredes tornam esses vasos um local favorvel para as trocas entre sangue e tecidos 3. Diferencie estruturalmente uma artria muscular de uma artria elstica(dando nfase a tnica mdia) Artria Muscular Artria Elstica T. Mdia: Formada por clulas musculares lisas T ntima: Possui camada subendotelial um pouco mais espessa que as arterolas Lmina elstica interna proeminente

4. Explique a funo em comum das vnulas e das arterolas, citando as funes de sua anastomose. 5. Explique o sistema msculo-venoso do membro inferior. 6. Explique estruturalmente um vaso linftico. 7. Defina Vasa-Vasorun(GQ1/2007.1) 8. Diferencie a ao da norepinefrina da acetilcolina(GQ1/2007.1) 9. Diferencie corpo carotdeo de seio carotdeo.

Вам также может понравиться