Вы находитесь на странице: 1из 7

Como Especificar Coberturas Verdes

Ao diminuir a reflexo e absoro de calor, as coberturas verdes atuam como isolantes trmicos em edificaes. Absorvem gs carbnico e retm a gua pluvial, contribuindo para a reduo do problema de drenagem da chuva em cidades, prevenindo alagamentos. Com tantas vantagens, os telhados vivos comeam a ganhar mais notoriedade no Brasil, sobretudo pelo impacto positivo que a soluo traz na obteno de certificaes ambientais como o Aqua e o Leed. Para se ter uma ideia, a presena de telhado verde na cobertura de um edifcio soma 15 pontos em 45 necessrios para a obteno do selo verde pelo Green Building Council (GBC). Nos ltimos anos, o Colmbia, foi feita para que o edifcio, projetado pelos escritrios Ctrl G e Plan B, se fundisse paisagem desenvolvimento de novos materiais como membranas impermeabilizantes, agentes inibidores de razes e substratos de baixa densidade favoreceu a maior integrao entre plantas vivas e as edificaes. Surgiram os mdulos pr-fabricados, quase sempre compostos por bandejas rgidas preenchidas com substratos e plantas pr-cultivadas, que podem ser depositadas diretamente sobre as coberturas, inclusive as inclinadas e as compostas por telhas convencionais. Apesar dos avanos, ainda estamos atrs de pases como o Canad, Alemanha e Sua, que dispem de tecnologia mais avanada em relao aos acessrios de acabamento, irrigao, manuteno e integrao da cobertura verde com outros sistemas como, por exemplo, o de painis solares. "Fora isso, o custo ainda uma barreira no Brasil", avalia o arquiteto Jrg Spangenberg, gerente de desenvolvimento de negcios para Amrica Latina da Werner Sobek So Paulo.
A seleo das espcies vegetais para a cobertura da escola infantil Pajarito la Aurora, em Medelln,

Segundo Jrg, embora haja um movimento apontando para a maior adoo das coberturas verdes, os sistemas modulares ainda so muito subutilizados, especialmente quando se est fora das regies Sul e Sudeste. "No h produo em todas as regies e o custo de frete acaba inviabilizando financeiramente alguns projetos", lamenta. Hoje, os sistemas com vegetao mais simples so fornecidos a partir de 70 reais/m.

Critrios de especificao Os telhados verdes so classificados em intensivos e extensivos. Os primeiros so compostos por uma camada de solo profunda, normalmente de 15 cm a 21 cm no mnimo, permitindo a colocao de uma capa de vegetao com peso superior a 120 kg/m. A cobertura verde extensiva, por sua vez, utiliza uma camada fina de solo ou substrato. Relativamente leve, esse tipo de jardim est mais alinhado s demandas dos projetos atuais e costuma ser composto por plantas de menor porte, que exigem uma manuteno mnima. "A escolha entre um tipo ou outro depende da capacidade da estrutura suportar cargas, especialmente em se tratando de construes existentes", explica Jrg. Um sistema extensivo com substrato de 5 cm a 15 cm de espessura pode implicar um aumento de carga no telhado de aproximadamente 70 kg/m2 a 170 kg/m. J o jardim intensivo com solo base do substrato acima de 15 cm pode impor um peso adicional de 290 kg/m2 a 970 kg/m.

Sobretudo para telhados verdes extensivos, o vigor e a longevidade da vegetao dependem do sistema adotado. Mas possvel encontrar diferenas entre os modelos construtivos. A base de sistema, alm de garantir uma boa drenagem, deve preferencialmente promover uma boa circulao de ar embaixo do jardim. Melhor ainda se permitir o armazenamento de gua, o que garante maior eficincia no uso da chuva e irrigao. Onde h muita seca, recomenda-se a especificao de sistemas que integram reservatrios de gua que podem ser, inclusive, de reso. Para regies onde chove bastante, possvel utilizar mdulos mais leves. Sistemas 100% modulares so mais fceis de montar e desmontar, garantindo economia de mo de obra. No mercado brasileiro, h produtos com grande variao na capacidade de drenagem, armazenamento da gua da chuva, capacidade de filtro, substratos de cultivo com diferentes teores de aerao, matria orgnica, materiais inertes, e diferentes tipos de adubao. Uma dica na hora de especificar observar se o sistema emprega produtos com baixa condutividade trmica, plsticos reciclados e de alta durabilidade e substratos de cultivo com adubao orgnica. A definio da inclinao do jardim precisa ser cuidadosamente avaliada. Isso porque nos telhados planos necessrio assegurar drenagem eficiente, que evite o excesso de umidade. J nas coberturas muito inclinadas pode ser necessrio instalar travamentos para evitar que a terra e o substrato deslizem. Tambm importante garantir a estanqueidade para evitar infiltraes e o correto dimensionamento da drenagem, que deve ser calculada em funo da rea de contribuio e histrico de chuvas da regio. Alm disso, sempre que possvel, deve ser dada preferncia s plantas nativas da regio, que favorecem a flora e a fauna local. A frequncia e tipo de manuteno vo variar de acordo com o sistema, qualidade dos materiais e seleo de plantas empregadas. "Como regra geral, recomendamos manutenes peridicas a cada seis meses para identificar a presena de plantas invasoras que possam danificar a estrutura de drenagem ou ocasionar sobrecargas localizadas na cobertura. Tecnologias disponveis no Brasil Tecgarden, da Remaster Instalado sobre laje impermeabilizada, o sistema permite reservar as guas das chuvas para irrigao do jardim, sem utilizao de energia eltrica, bombas ou bicos irrigantes. Os pedestais possuem "pavios" que suportam as placas de piso elevado e criam um vo para o reservatrio de gua. Manta geotxtil e produto antirraiz garantem o fluxo de gua sem interrupes ou entupimentos. Se a chuva for intensa, um sistema de ladres drena o excesso.

Revestimento vivo Premium, do Instituto Cidade Jardim Composto por plantas adultas, cultivadas sem agrotxicos, o sistema conta com mdulos pr-fabricados nos quais todos os componentes estruturais necessrios para o cultivo localizam-se em uma nica pea com encaixe lateral. Isso inclui drenagem, filtro, reservatrio de gua, substrato leve e plantas. Com 40 cm x 50 cm x 8 cm, os mdulos podem ser recortados in loco, o que permite desenhos curvos. O peso saturado com gua varia entre 80 kg/m e 150 kg/m.

Ecotelhado Laminar, da Ecotelhado

Ideal para regies de seca e construes de lajes planas, o sistema dispe de uma cisterna para guas pluviais implantada sob piso modular elevado que garante suprimento de at 200 l/m. O peso do conjunto saturado de 250 kg/m, podendo variar de acordo com o tamanho da vegetao. Permite tambm a purificao de guas cinzas com posterior reutilizao.

Jardim instantneo A casa conta com dispositivos para diminuir o consumo de gua, reduzir impactos ambientais e otimizar a eficincia energtica. Por isso, nas lajes de cobertura foram instaladas placas de captao de energia solar, bem como um telhado verde de cerca de 80 m composto por duas espcies suculentas (sedum acre e villadia batesi). Como a laje havia sido construda com vigas invertidas, os mdulos do jardim foram aplicados sobre gradis metlicos e protegidos com tela plstica. Dessa forma foi possvel nivelar a laje e manter o jardim em um nico plano, acima das vigas invertidas. A vegetao foi fornecida em mdulos pr-cultivados com plantas adultas.

Ficha tcnica Nome da obra Casa Cobog local So Paulo, SP Ano 2011 Arquitetura Marcio Kogan (autoria) e Carolina Catroviejo (coautora) COBERTURA VERDE Instituto Cidade Jardim

Plano inclinado A cobertura verde do complexo 8 House, em Copenhague, na Dinamarca, utilizou mais de 1.700 m de musgos, e foi associado a outras aes, como a criao extensiva de ptios e varandas, para compor uma paisagem marcante. Com 11 andares e 476 unidades residenciais, o edifcio de uso misto conta com apartamentos na parte superior, enquanto o programa comercial se desenrola na base do edifcio. Por esse projeto, o BIG foi premiado em 2010 como o melhor telhado verde da Escandinvia pela Scandinavian Green Roof Association.

Ficha tcnica Nome da obra 8 House Local Copenhague, Dinamarca Ano 2010 Arquitetura BIG - Bjarke Ingels Group Colaborao Hopfner Partners, Moe & Brodsgaard, Klar Cobertura verde Veg Tech

Superdrenagem Com certificao Leed Platinum, a cobertura do centro de exposies canadense se destaca pelo sistema de drenagem, que ajuda a evitar inundaes. So 2,6 ha em planos inclinados e recortados cobertos por 25 espcies de vegetao nativa. O telhado foi dividido em setores de 800 m abaixo dos quais sistemas de drenos e bacias de reteno ajudam a gerenciar as guas pluviais. Quando cheias, as bacias liberam a gua excedente lentamente at a borda do telhado por um sistema de canaletas de alumnio de 30 cm de largura que formam um zigue-zague sobre a cobertura.
Ficha tcnica Nome da obra Projeto de expanso do Vancouver Convention Centre Local Vancouver, Canad Ano 2009/2010 Arquitetura PWL Partnership Landscape Architects Cobertura verde American Hydrotech

Verde sobre metal Primeiro empreendimento do Centro-Oeste a obter a certificao Leed, o edifcio do TJDFT, projetado pelo arquiteto Siegbert Zanettini, tem como destaque terraos e coberturas verdes que ajudam a humanizar os ambientes de trabalho, alm de criar um microclima mais confortvel. Mdulos com vegetao pr-cultivada resistente a secas (sedum acre)
foram instalados sobre telhas de alumnio zipadas que, por sua vez, esto apoiadas em lajes steel deck. Alm dos terraos, o gramado ao redor do edifcio (618 m) foi cultivado sobre apenas 5 cm de substrato em mdulos especialmente desenhados para permitir boa aerao, armazenamento de gua e leveza.

Ficha tcnica Nome da obra Frum do Meio Ambiente e da Fazenda Pblica do Distrito Federal (TJDFT) Local Braslia, DF Ano 2010/2011 Arquitetura Siegbert Zanettini (autor) e Sandra Henriques (coautora) Construo Caenge Projeto de Sustentabilidade SustentaX Telha metlica zipada Bemo Cobertura verde Instituto Cidade Jardim

Вам также может понравиться