Вы находитесь на странице: 1из 6

Caros Alunos Esta foi a minha resposta a um aluno num dos fruns, quando ele me questionou a respeito da minha

experincia em descobrir a origem e posteriormente tratar da dor oro facial dos pacientes. -Deixei de lado todos os conceitos acadmicos para responder a essa pergunta. Vai valer aqui, como vocs podem perceber, a minha experincia clnica e com ela algumas dicas. A anamnese nesses casos fundamental. Concordo ainda com a origem cervical da dor e um pouco mais. CLIQUE AQUI Mas acho, pela experincia, que tudo isso associado m ocluso dentria (que no precisa ser nenhuma enorme m ocluso- apenas uma interferncia oclusal de qualquer proporo, um simples contato prematuro), na maioria dos casos s apresentar sintomas dolorosos se houver um grande nvel de stress psicolgico. Vou me explicar melhor por exemplos que sempre uso: Tive dois pacientes: Joo e Maria Joo: J com mais ou menos 50 anos, magrrimo, religioso, casamento feliz, sem filhos, caseiro de uma chcara, adorava o seu trabalho. Seu patro os tratava(a ele e esposa, com muito carinho e respeito - sentia-se muito valorizado por isso) enfim, sem grandes preocupaes, at porque o seu nvel intelectual talvez nem deixasse que suas preocupaes chegassem a atrapalhar sua vida e nem ter anseios diferentes daquilo que a vida estava lhe proporcionando. Tinha uma boca que eu poderia dizer que em estado deplorvel. Classe III que eu no saberia nem lhes dizer se instalada pelas perdas dentais, portanto com o cndilo numa posio de anterioridade visvel a olho nu. Os poucos dentes que lhe sobravam eram, alm de espaados, desnivelados e com desgaste imensos nas oclusais. Talvez por isso mesmo, pelo bruxismo (sinal que ele tencionava sim os dentes, apertando-os ou rangendo-os), que no sei tambm lhe dizer se iniciou-se aps as perdas dentrias ou se perdeu os dentes pelo fato dessa tenso.

Ou seja, isso o que eu estou me recordando agora, pois infelizmente no documentei devidamente para apresentar. Uma Pena. Imagine funcionalmente um diagnstico ruim e um prognstico impossvel de ter um final feliz. Tudo isso para lhe dizer que, pergunta: -Joo, voc tem alguma dor nesta regio (prxima ATM) ou na cabea? Respondeu com aquele "maravilhoso sorriso": No doutora. No sei o que dor. -Joo, voc nunca fica nervoso? No doutora. Quando a angstia tenta me pegar, pego minha inchada e vou capinar, mexer na terra. Sabe doutora, no tem coisa melhor. Pois ... Sem nenhuma segurana, fizemos l na clnica para ele um par de prteses removveis que estavam longe de ficar perfeitas, porque nem dava para tanto. Tentamos com essas prteses levantar a sua mordida, aumentando sua dimenso vertical e conduzindo atravs da pseudo-ocluso das prteses, levar seu cndilo a uma "melhor" acomodao. Instalei e fiz mil recomendaes sempre afirmando que ele no se acanhasse em vir quantas vezes necessitasse, pois seria difcil a fase de adaptao das prteses. Voltou sim algumas vezes (alguns quilos mais gordo), para elogiar as prteses que o estavam fazendo comer melhor e me trazer como presente alguns produtos da chcara. Em nem um momento queixou-se de ter tido dificuldades para se acostumar, mesmo que eu perguntasse muitas vezes e a cada volta dele o examinava para ver a adaptao que confesso me surpreendeu. Isso tem uns seis anos. E ele cada vez melhor. Estamos programando para trocar suas prteses, pois o desgaste inevitvel. Vamos agora Maria Mulher de uns quarenta e tantos (quatro, se no me engano) anos. Casada (segundo casamento - separada do primeiro). Duas filhas de 17 e 18 anos (a de 18 fazendo primeiro ano de faculdade engravidou e o pai da criana no queria assumir. Empresria de uma rede de supermercados. Bonita.

Muito dinheiro em movimento. Preocupaes em nveis inimaginveis. Boca perfeita. Mnimo ndice de cries. Todas muito bem tratadas. Ocluso classe I posterior e anterior. Um ou dois pequenos contatos prematuros. Foi at a clnica exatamente por causa da dor. J havia frequentado todo tipo de terapia homeoptica, aloptica, psicoterpica, etc e tal... ATM sem atrito, sem desvios, apenas se notava um pequeno desgaste oclusal nos dentes, quase que imperceptvel. Ressonncia, tomografia e miografia sem resposta alguma. Cndilos anatomicamente perfeitos. Ou seja, nada que justificasse a dor que a cada momento que se instalava, iniciava-se no rosto e depois, no decorrer da sua presena, apresentava-se de modos diversos e com reflexos em diferentes regies, inclusive a maior queixa era quando a dor terminava nas mos. A Maria estava beira de um ataque de loucura. Para ela decidi por um pequeno ajuste oclusal, uma placa miorrelaxante que tambm fui ajustando de acordo com os contatos e desprogramando a mordida (se bem que muito pouco havia a desprogramar). Mas o que, na minha opinio resolveu mesmo, sim, porque as dores sumiram, foi uma terapia alternativa que costumo usar. Descrevendo: Dez sesses onde: -Com as luzes da sala apagadas, acendo uma pequena luz azul; -acomodo o paciente na cadeira de maneira que nada possa interferir na sua comodidade; -coloco para tocar algo no estilo Ennia ou New Age; -conduzo o paciente a um relaxamento programado em dez passos com voz bem suave (levo o seu crebro a funcionar apenas em ondas alfa); -uso mais cinco passos para levar as suas ondas cerebrais a baixarem mais ainda (quase chegam ao nvel teta). Nesse estgio vou transmitindo a ele (o paciente) apenas coisas boas e peo que ele se esquea de "todo o resto". Aquele momento dele!

-nesse momento uso um aparelho de Laser teraputico de baixa potncia para aplicar as ondas por toda a regio da ATM, Trigmeos e pescoo por 3 minutos em cada lado. -E depois fao que ele volte lentamente, subindo todos os degraus" que desceu. mais ou menos isso. Pela minha experincia (j usei esse mtodo em mais ou menos 200 pacientes), 80% tm resultados positivos. Perguntas: Por que no usar apenas o Laser no lugar de promover uma sesso meio mstica, meio sugestionvel? -Por serem esses pacientes normalmente portadores de inseguranas, carncias, ansiedades e outros "quetais", o que no os deixaria relaxar por meios normais e j percebi tambm (ainda estou encontrando uma maneira de provar isso) que se o paciente no estiver relaxado, as ondas do laser no tm grande poder de penetrao e, portanto nenhuma ao antiinflamatria. Por que a ao antiinflamatria? -Sabemos ser a mandbula o nico osso bipolar do corpo humano. Ou seja, ele o nico osso articulvel que atravessa os dois lados do corpo humano, armazenando assim, na sua regio articular (ATM), grande energia positiva ou negativa (de acordo com sua maneira de ver e sentir a vida). Penso ser essa descarga energtica a responsvel pelo processo inflamatrio que fatalmente se instala na regio causando ou agravando o nvel de dor. Portanto, imagino que seja por isso que todas as dores tensionais originam o seu circuito nessa regio, causando todas essas dores. Sei que a causa dessas dores pode ter inmeras origens as quais todos j nos cansamos de estudar. Mas tambm sei que a condio para que a dor se instale a tenso, independente de sua etiologia funcional O exemplo do Joo acima deixa claro isso. Ele no tinha tenso, portanto no tinha dor e no precisou de tratamento alternativo. Mas quando necessrio esse o tratamento que feito nesta ordem: 1-Ajuste oclusal; Esses esquemas abaixo, auxiliam bastante no ajuste oclusal. Pode-se usar um desses desenhos, impressos, para anotar exatamente onde est sendo feito o desgaste, para se usar como guia para as prximas sesses.

Placa miorrelaxante tambm com ajuste para desprogramar a mordida; Relaxamento induzido; Aplicao de Laser teraputico de baixa potncia. Pois bem. Se voc no encontrava utilidade para aquele seu velho aparelho de Laser teraputico que est jogado l no fundo do seu consultrio, agora voc no s encontrou, como vai fazer sucesso com ele. E, se no tem um, procure comprar um de segunda mo. Tem muita gente querendo vender. Acho que escrevi demais. Ndia

Apenas para ilustrar, econtrei aqui no curso essas imagens de deslocamento de cndilo e aplicao do Laser para facilitar a manobra de recolocao. Note a assimetria facial da paciente.

Вам также может понравиться