Вы находитесь на странице: 1из 2

Universidade do Estado da Bahia UNEB Departamento de Cincias Humanas DCH Colegiado de Cincias Contbeis Disciplina: Introduo Informtica CPD-013

-013 Professor: Srgio Roberto Brando Fernandez

Data: 19/08/2012

Trabalho Para 2 e 3 Avaliao da Disciplina CPD-013 Objetivo


O trabalho aqui proposto tem por objetivo a pesquisa, a organizao e a sntese de conhecimento na rea de tecnologia da informao, de modo a permitir a reflexo e a discusso sobre os avanos das tecnologias a partir dos temas abaixo apresentados. Os textos desenvolvidos a partir das pesquisas dos referidos temas, devero ser crticos e conclusivos.

Temas
Os seguintes temas sero referidos para a consecuo do trabalho: 1. O Comercio Eletrnico: uma forma de lidar com o cliente, o e-commerce; 2. Relaes Empresarias na Era da Internet: e-business; 3. Os Sistemas de Planejamento Empresarial: ERPs; 4. A Tecnologia da Informao a Servio do Relacionamento Com Cliente: CRM; 5. A Tecnologia da Informao para Apoio a Tomada de Deciso: Business Inteligence; 6. O mundo conectado: Internet x Intranet x Extranet; 7. A Empresa se rende mobilidade: O mundo sem-fio (Wireless, PDA's, Celulares, Fora de Vendas etc); 8. A Integrao Total de Voz e Dados: VoIP x Redes IP; 9. Segurana e Privacidade: O Cidado e Empresas Vulnerveis na Internet;

Estrutura
O trabalho dever seguir a seguinte estrutura: Capa: Parte Superior: Nome da universidade (com ou sem logo marca), Departamento, Curso, Disciplina e Nome do Professor (Srgio Roberto Brando Fernandez) Parte Intermediria: Descrio do Tema e logo abaixo uma descrio sumria do tema a ttulo de sub-tema Parte Inferior: Nome dos componentes da equipe Rodap: Salvador, <data da concluso do trabalho> Pgina de Introduo: Resumo: Uma sntese do trabalho, dando as informaes necessrias para quem l o resumo, qual o contedo que trata o trabalho, seu enfoque e linha de discusso (mximo de 20 linhas); Apresentao: Uma abordagem inicial do trabalho apresentando os principais tpicos que sero discutidos e como esses tpicos sero abordados e desenvolvidos (mximo de 40 linhas). Contedo: Refere-se ao desenvolvimento do tema e dos tpicos abordados na apresentao. Os tpicos ou sub-temas devero ser apresentados no contedo como ttulos dos fragmentos de textos e pargrafos de maneira a organizar e distribuir melhor a discusso do tema. Nessa parte podero ser apresentados exemplos e estudo de casos que ilustrem e enriqueam o desenvolvimento do tema. Imagens e grficos, desde que pertinente ao tema e que ajudem o seu entendimento sero bem-vindos Isso ser levado em considerao para obteno de uma melhor pontuao no trabalho. Essa parte dever conter no mnimo 10 pginas e no mximo 20 pginas. Concluso ou Consideraes Finais: Refere-se ao entendimento e o fechamento em relao ao que foi discutido. Deve ter um carter crtico em relao ao que foi apresentado dando um parecer em relao ao tema que foi desenvolvido. Podem ser apresentadas sugestes, tendncias futuras e as condies para que ocorram essas tendncias desde que no se apresente uma nova hiptese ou questo. Toda abordagem na concluso deve ser em relao ao tema j discutido. No mnimo 30 linhas (1 pgina) e no mximo 2 pginas.

Referncia Bibliografia: As fontes de pesquisa (livros, sites da internet, artigos, revistas etc.) devem ser citadas de acordo com a norma ABNTNBR-6023/2002. Para tanto ser disponibilizado um arquivo PDF (Como Fazer Referncia Bibliogrfica.pdf) e alguns outros como consulta para a construo da referida referncia. O Site http://bu.ufsc.br/framerefer.html tambm pode ser consultado para o mesmo propsito. O contedo idntico. O trabalho que no contiver a referncia ou no estiver de acordo com norma ter dois pontos a menos na nota final. A referncia deve vir em pgina separada.

Formato
Capa: moldura simples; Parte Superior: Fonte Arial 10, centralizado; Parte Intermediaria: Centralizada verticalmente na pgina, sendo o ttulo do tema em fonte Arial negrito 16, justificado horizontalmente direita. Subttulo logo abaixo do ttulo, Arial Itlico 14, justificado horizontalmente direita. Parte Inferior: Nomes dos componentes em Arial 12, justificado horizontalmente direita; Rodap: Arial 10 Introduo, Desenvolvimento e Concluso Ttulos de pgina: Arial 16 em negrito, justificado horizontalmente esquerda; Sub-ttulos: Arial 14 em negrito, justificado horizontalmente esquerda; Sub-ttulos de terceiro nvel (caso existam): Arial 12 em negrito e justificado horizontalmente esquerda; Margens de Pgina: Cabealho: descrio do tema do trabalho em Arial 8 (menos na capa); Rodap: Numerao da pgina centralizada em Arial 8; Margens:: superior e inferior igual a 3 cm, esquerda e direita igual a 2,5 cm; Espaamento: depois de ttulos e pargrafos de 12 pts e entre linhas simples. A primeira linha de cada pargrafo no deve ter recuo; Alinhamento: todo texto dever estar justificado s margens e deve ser composto em fonte Arial 11 normal. Todo trabalho dever ser formatado e impresso em padro A4.

Apresentao
Os trabalhos devero ser apresentados em equipe no dia 11/08 (nesse dia comearemos a aula as 08:00), onde sero sorteadas no dia 07/07 as equipes e a ordem de apresentao. Todos os alunos tero obrigatoriamente de assistir a apresentao dos colegas. Se nenhum membro da equipe estiver presente no horrio da apresentao, a equipe ter nota zero na nota relativa apresentao. Tendo pelos um membro apresentao dever ser feita por esse membro. Cada equipe dever designar pelo menos dois membros para fazer a apresentao do trabalho e o recurso audiovisual que ser utilizado para apresent-lo ficar a cargo da equipe (transparncias, slides) e ter meia hora para apresentar o trabalho, com dez minutos para questionamentos. Ser disponibilizado um projetor e um notebook nos dias das apresentaes para quem quiser utilizar Powerpoint ou outro software de apresentao. Apostilas de Powerpoint sero colocadas a disposio das equipes no e-mail da disciplina para aqueles que quiserem se utilizar desse programa. Cada equipe ter no mximo 3 componentes e cada equipe trabalhar um tema diferente a ser sorteado no dia 07/07. Na parte escrita no sero aceitos fragmentos de texto copiados de sites , livros ou revista. O texto a ser produzido dever ser um compndio obtido atravs da leitura e anlise crtica do material pesquisado.

Entrega:
O trabalho dever ser impresso dentro dos padres estabelecidos anteriormente e entregues at o dia da apresentao, dia 04/08, para leitura e conhecimento anterior do contedo do trabalho. Para anlise da estrutura dever ser encaminhada via e-mail na mesma data o documento contendo o trabalho em formato de arquivo Word (.doc, .rtf, .docx) ou Open Office (.srx ou .odt). A no entrega desse documento acarretar a perda de dois pontos do total do trabalho. O e-mail a ser encaminhado o trabalho poder ser: srbfernandez@gmail.com, srbfernandez@globomail.com, e o e-mail da disciplina: cpd013@gmail.com. O trabalho s ser considerado completo se entregue impresso e no modo eletrnico.

Critrio de Avaliao:
Como critrio de avaliao, o trabalho ser dividido em duas notas: a da apresentao e o trabalho escrito. Para a apresentao sero considerados quesitos como adequao ao tema, riqueza e utilizao de recursos, exemplos, objetividade, clareza na abordagem do tema e respostas s perguntas. Na parte escrita sero considerados quesitos como: Fidelidade a estrutura proposta, contedo adequado ao tema, clareza do texto, correo gramatical, exemplos, imagens e grficos ilustrativos compatveis ao tema e adequao da referncia bibliogrfica. Alm disso dever compor com a parte escrita o envio do documento para o e-mail.

Вам также может понравиться