Вы находитесь на странице: 1из 3

Dinmica de Grupo aplicada na Seleo de Pessoal

A Dinmica de Grupo surgiu em 1914, tendo-se como seu criador o cientista comportamental, Kurt Levy, fundamentando-se de que o homem vive em grupos. Durante muito tempo a tcnica de Dinmica de Grupo vinha sendo utilizada somente na rea de treinamento, mais precisamente para integrao de pessoal, psicoterapia em grupo, cooperao, liderana, iniciativa, criatividade, aquecimento, etc. Mais recentemente, o mtodo vem sendo utilizado para seleo de pessoal, pelo fato deste, fornecer uma rica informao do indivduo, mesmo antes do trabalho. A aplicao da referida tcnica, no se pretende dar solues aos problemas que surgem. A finalidade despertar nas pessoas a conscincia de que os mesmos existem, e caber a responsabilidade individual enfrent-los e a procura da soluo que os mesmos requerem. Ao animador do grupo cabe esclarecer as situaes, levar as pessoas a interiorizar seus problemas, provocar uma sincera reflexo, despertar a solidariedade grupal e ainda criar um ambiente de compreenso e de aceitao mtua, de autntica fraternidade e de acolhida, para que cada qual, sustentando psicologicamente, encontre resposta positiva s suas inclinaes naturais de segurana, de reconhecimento, de aceitao e de valorizao pessoal. Durante a sesso, o avaliador (ou grupo de avaliadores) dever atentar-se cada participante e avaliar: liderana; comunicao; esprito empreendedor; conhecimento profissional; cooperativismo; aptides; personalidade; inteligncia; e outros fatores variveis.

Exemplo de texto aplicado dinmica de grupo: Objetivo: Criar vrias discusses em torno do texto, de maneira que o participante possa apresentar o seu perfil pessoal e profissional. Animador: Dever orientar o grupo da seguinte maneira: o grupo est, neste momento, passando pela segunda guerra mundial, onde h bombardeios, campos minados, etc.; h apenas uma caverna, em que o grupo poder ser abrigado; cada participante dever escolher apenas 3 pessoas relacionadas a seguir, para se abrigar juntamente;

aps escolhidos os 3 companheiros, solicitar a cada participante justifique por que da escolha destes. coloque o grupo para discutir o tema e opinies individuais.

Durao: aproximadamente 40 minutos.

TEXTO: ABRIGO SUBTERRNEO Um violinista, com 40 anos de idade, narctico viciado; Um advogado, com 25 anos de idade; A mulher do advogado, com 24 anos de idade, que acaba de sair do manicmio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele; Um sacerdote, com a idade de 65 anos; Uma prostituta, com 35 anos de idade; Um ateu, com 20 anos de idade, autor de vrios crimes; Uma universitria que fez voto de castidade; Um fsico, com 28 anos de idade, que s aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma; Uma menina, com 12 anos de idade, e baixo nvel mental; Um homossexual, com 47 anos de idade.

REGRAS BSICAS PARA DINMICA DE GRUPO As regras abaixo devem ser entendidas de maneira flexvel. So princpios prticos de Dinmica de Grupo, Comunicao, Criatividade e Tomada de Deciso em Grupo, que visam ajudar os participantes a atuar de maneira eficiente e eficaz e a obter maior aproveitamento. Elas interpenetram e se completam. Mas no so exaustivas. O grupo pode reformul-las ou acrescentar novas regras de acordo com suas necessidades e objetivos. 01. Durante a Dinmica todos so iguais. Ttulos, posio hierrquica, social, cultural, etc., no so considerados. 02. Todos participam ativamente com oportunidade e responsabilidade iguais. Por isso, para o maior proveito pessoal e grupal, ningum deve recusar tarefas. 03. A pontualidade e assiduidade so compromissos assumidos para com o grupo. Qualquer participante faz falta. 04. Na Dinmica no existem erros. Tudo aprendizagem. Saiba ouvir as avaliaes sem necessidade de defesas ou justificativas. 05. Guerra ao medo do ridculo e ao medo de errar. 06. Ao avaliar, ressalte os aspectos positivos. Eles sempre existem. 07. Respeite e aproveite opinies diferentes como fatores enriquecedores do grupo.

08. O tempo precioso. Evite disperses desnecessrias e procure chegar aos objetivos propostos. 09. No faa discurso. Seja simples e objetivo. 10. Todos merecem ser ouvidos. Evite conversas paralelas. 11. Em grupo, fale suficientemente claro e alto para que todos possam ouvi-lo e entend-lo. 12. Antes de pensar em responder, saiba ouvir. 13. Antes de decidir, procure ver todas as solues possveis. Da quantidade surge a qualidade. 14. Aceite questionar suas posies. Quem no inovar, no sobrevive. 15. Ao discutir em grupo, defenda sua opinio com clareza, sem "fazer mdia", mas tambm sem fazer imposies. 16. Evite formas sutis de influenciar opinies alheias ou de "manipular" o silncio dos inibidos.

Вам также может понравиться