Вы находитесь на странице: 1из 8

Poltica Ambiental

janeiro 2010

Poltica Ambiental

Poltica Ambiental

Objetivo
Orientar o tratamento das questes ambientais nas empresas Eletrobras em consonncia com os princpios da sustentabilidade. A Poltica Ambiental deve: estar em conformidade com as polticas pblicas, em especial aquelas relativas a meio ambiente, recursos hdricos, mudanas climticas e energia, com os marcos legais e regulatrios pertinentes, bem como com os acordos internacionais dos quais o Brasil signatrio; atender aos princpios da sustentabilidade corporativa; assegurar a manuteno de um processo sistemtico e contnuo de melhoria nas prticas de gesto.

Princpios e diretrizes
1. Princpio da Articulao Interna - Assegurar a incorporao da dimenso ambiental aos processos da empresa. Diretrizes: 1.1 Considerar as polticas pblicas relativas a meio ambiente nos processos internos. 1.2 Tratar as questes ambientais dos empreendimentos de forma articulada entre as reas da empresa. 1.3 Incorporar a dimenso ambiental aos processos de tomada de deciso. 1.4 Incorporar os princpios e as diretrizes da Poltica Ambiental aos contratos e parcerias firmados.

2. Princpio da Articulao Externa - Implantar programas e aes ambientais de forma articulada com outros setores e instituies. Diretrizes: 2.1 Potencializar as oportunidades de desenvolvimento sustentvel local e regional decorrentes dos empreendimentos. 2.2 Buscar o compartilhamento das responsabilidades institucionais e financeiras com os demais agentes pblicos e privados que atuam na rea dos empreendimentos. 2.3 Contribuir para a gesto integrada de bacias hidrogrficas e para o uso sustentvel dos recursos hdricos, em articulao com os agentes envolvidos. 2.4 Considerar as especificidades dos ecossistemas e das comunidades locais nas articulaes das aes e programas ambientais com aes e polticas pblicas. 3. Princpio do Relacionamento com a Sociedade - Promover relacionamento com os diversos segmentos da sociedade. Diretrizes: 3.1 Dialogar com os diversos atores sociais envolvidos desde o incio do planejamento dos empreendimentos e identificar suas expectativas e necessidades. 3.2 Estabelecer processos de comunicao com linguagem adequada ao pblico a que se destinam. 3.3 Estabelecer processo contnuo de comunicao e esclarecimento ao pblico sobre questes relacionadas energia eltrica e s aes ambientais.

Poltica Ambiental

4. Princpio do Uso Sustentvel de Recursos Energticos - Explorar as potencialidades de recursos energticos locais e regionais atendendo aos princpios do desenvolvimento sustentvel. Diretrizes: 4.1 Estimular a utilizao de fontes renovveis na expanso da oferta de energia eltrica. 4.2 Utilizar os mecanismos de incentivo reduo de emisses de gases de efeito estufa como oportunidade de negcios. 4.3 Internalizar os custos e benefcios sociais e ambientais na definio da utilizao dos recursos energticos. 4.4 Apoiar programas de conservao de energia e de eficincia energtica como estratgia para a racionalizao do uso dos recursos naturais. 5. Princpio do Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico Apoiar o desenvolvimento cientfico e tecnolgico aplicado s questes ambientais. Diretrizes: 5.1 Promover a cooperao tcnica para a elaborao de estudos e pesquisas relativos s interaes entre energia eltrica, meio ambiente e desenvolvimento sustentvel. 5.2 Compartilhar a gesto e os recursos em estudos e projetos de interesse comum s empresas Eletrobras. 5.3 Apoiar instituies de ensino e pesquisa no desenvolvimento de estudos e pesquisas de interesse ambiental. 6. Princpio da Gesto Ambiental - Implantar sistema de gesto ambiental integrado aos demais sistemas de gesto empresarial. Diretrizes: 6.1 Executar aes que promovam a melhoria do desempenho ambiental.

6.2 Utilizar indicadores para aferir os resultados da gesto ambiental. 6.3 Incentivar o atendimento a requisitos ambientais pelos colaboradores, parceiros de negcios e fornecedores. 6.4 Incentivar aes de conservao de energia, de eficincia energtica e de combate ao desperdcio na empresa. 6.5 Sensibilizar e capacitar colaboradores, parceiros e fornecedores quanto s suas responsabilidades com o meio ambiente. 6.6 Promover aes de sensibilizao ambiental nas reas de influncia dos empreendimentos.

Poltica Ambiental

Responsabilidades
Diretoria Executiva da Eletrobras aprovar esta Poltica Ambiental e garantir sua implementao. Superintendncia da Coordenao Geral da Presidncia da Eletrobras apoiar a implementao desta Poltica. Diretoria Executiva das empresas Eletrobras garantir a implementao desta Poltica em suas empresas. rea de Meio Ambiente da Eletrobras atuar como gestora da implementao e divulgao desta Poltica. Subcomit de Meio Ambiente do Sistema Eletrobras (SCMA) acompanhar e avaliar a implementao e propor atualizaes desta Poltica. Grupo de Trabalho de Poltica Ambiental do SCMA propor procedimentos para a implementao, divulgao, acompanhamento e avaliao desta Poltica. rea de Meio Ambiente das empresas Eletrobras operacionalizar as atividades de implementao, divulgao, acompanhamento e avaliao desta Poltica.

Вам также может понравиться