Вы находитесь на странице: 1из 2

Orixs e a Cultura Afro-Brasileira | Portal EmDiv | So, S

http://emdiv.com.br/pt/mundo/povosetradicoes/2892-orixas-e-a-c...

:: Tera-feira, 14 de Agosto de 2012 :: Tamanho das Letras

PRIMEIRA PGINA

BRASIL

MUNDO

ENTRETENIMENTO

SADE

ARTE

ESPORTE

LOGIN

PUBLIQUE SEUS ARTIGOS!

Anncios Google

Afro Brasileira

Cultura Africana

Cultura Brasileira

Religio

Anuncie Aqui! (Beta)


Porque Anunciar no EmDiv Pacotes Registrar

Peregrinar na Terra Santa Descubra as razes da f crist. Aproxime-se de Jesus Cristo www.holyland-pilgrimage.org Assine Raa Brasil A Revista que aborda a cultura Afrdescendente. Apenas 10x R$ 9,48 www.AssineEscala.com.br/Raca Safari na frica do Sul Acompanhamento desde o Brasil Prepare-se para essa Aventura!
www.domusviagens.com.br

Orixs e a Cultura Afro-Brasileira


O nome orix se aplica s divindades trazidas ao Brasil pelos negros escravizados da frica ocidental. Entre os escravos, orix foi traduzido por santo, em analogia com os santos catlicos, expediente destinado a proteger o culto contra a intolerncia oficial. Cada orix reverenciado com suas cores, insgnias e comidas caractersticas, dana e gritos de saudao. Algumas das principais entidades dos cultos afro-brasileiros so: Ogum, irmo Obaluai e de Oxssi, a divindade dos que trabalham ou utilizam o ferro. Manifesta-se como um guerreiro que dana com a espada. Seu dia da semana tera-feira, e suas contas so azul-escuras. sincretizado com santo Antnio, na Bahia, e com so Jorge, no Rio de Janeiro. Seu grito de saudao "Ogum i!". Oxssi o deus dos caadores, muito popular na Bahia. Suas insgnias so o arco e a flecha de ferro. Seu dia quintafeira, suas contas so azul-claras e verdes. Sua comida axox (milho branco cozido com lascas de coco). Corresponde na Bahia a so Jorge e no Rio de Janeiro a so Sebastio. Seu grito de saudao "Ok ar!".
Assine a primeira revista

EmDiv (Portuguese Edition)

Osse, ou Ossanha, a entidade das folhas e ervas medicinais e litrgicas. o dono do "ax", fora imaterial que os orixs tm de renovar com o uso de folhas especiais. Tem como insgnia uma haste de ferro de sete pontas farpadas, com um pssaro sobre a do centro. Sada-se com o grito "Eu !". Omolu, ou Obaluai, a divindade das doenas contagiosas e traz o rosto e o corpo cobertos de palha-da-costa. Sua comida pipoca e aberm (massa de milho branco assado em folhas de bananeira). Identifica-se com so Lzaro e so Roque. Em sua dana, representa os sofrimentos causados pelas doenas. Sua saudao "Atot!". Oxumar a cobra e o arco-ris, e simboliza a riqueza e o dinamismo dos movimentos. sincretizado com so Bartolomeu, em cujo dia (24 de agosto), na localidade de mesmo nome, prxima a Salvador, recebe homenagens especiais. Suas contas so verdes e amarelas. Usa colares de bzios enfiados em forma de escamas de cobra, e come guguru (mistura de feijo fradinho com milho, cebola, azeite e camaro) e caruru sem caroos de quiabo. Quando dana, leva na mo uma cobra de ferro. Sua saudao "A boboi!". Iemanj a divindade associada gua salgada no Brasil, mas na frica apenas ao rio Ogum (que no tem nenhuma relao com o orix Ogum). a me dos outros orixs. Geralmente representada sob a forma de sereia: cabea, tronco e busto femininos e apndice caudal de peixe. Sincretizada com Nossa Senhora da Conceio, das Candeias, do Carmo ou da Piedade, recebe oferendas rituais levadas ao mar por embarcaes. Seus alimentos sagrados so o pombo, a canjica e o galo e seu dia da semana sbado. Dana vestida de azul, imitando o movimento das ondas do mar. Na Bahia festejada em 2 de fevereiro, com procisso martima; no Rio de Janeiro, tem festa na praia, em 31 de dezembro. Sua saudao "Od-i!". Xang a divindade que domina troves, raios e tempestades, simbolizada por machados de pedra num alguidar de madeira. sincretizado com so Jernimo. Seu dia da semana quarta-feira e suas contas so vermelhas e brancas.

brasileira para Amazon Kindle, e receba diretamente em seu dispositivo.

Assine j: s $1.99 / Ms

Compartilhar Isso!
Curtir Tweet 0 Share Share

0 tweet

Anuncie Aqui!

1 de 2

14/08/2012 22:30

Orixs e a Cultura Afro-Brasileira | Portal EmDiv | So, S

http://emdiv.com.br/pt/mundo/povosetradicoes/2892-orixas-e-a-c...

Sua comida amal (quiabo com camaro ou carne) e begiri (quiabo com azeite, camaro, inhame, sal e cebola). A saudao que se dirige a ele "Kaw kabiecil!". Ians, uma das esposas de Xang, o orix dos ventos e das tempestades. sincretizada com santa Brbara. Sua cor marrom e seu dia da semana quarta-feira. Dana com mmicas guerreiras, e come acaraj. Sua saudao "Epa hei!". Oxum, tambm mulher de Xang, representa na Bahia a gua doce. sincretizada com Nossa Senhora das Candeias. Seu dia da semana sbado e suas contas so amarelas. Come mulucu (feijo fradinho com cebola, sal e camaro) e adum (fub de milho com mel e azeite). Sua dana faceira e saudada com o grito "Ora Ii !". Ob, a mais velha das trs mulheres de Xang, a divindade ligada ao rio Ob, na Nigria. Sua comida cabra e galinha d'angola. Oxal, ou Obatal, a divindade que preside a procriao. O branco a cor de suas vestes, de suas contas e das comidas, sobretudo pratos de milho branco e inhame. saudado com o grito "pa-bab" e sincretizado, na Bahia, com o Senhor do Bonfim. Seu dia da semana sexta-feira.

Anuncie Aqui!

Submarino.com.br

EmDiv Biblioteca de Cultura de EmDiv.org licenciado sob uma Licena Creative Commons Atribuio 3.0 Unported. Based on a work at EmDiv.org.

2 de 2

14/08/2012 22:30

Вам также может понравиться