Вы находитесь на странице: 1из 4

16

PROVA DE HISTRIA

QUESTO 19
PARA RESPONDER A ESTA QUESTO, LEIA O TEXTO A SEGUIR. A escravido era uma forma de explorao. Suas caractersticas especficas incluam a ideia de que os escravos eram uma propriedade; que eles eram estrangeiros, alienados pela origem ou dos quais, por sanes judiciais ou outras, se retirara a herana social que lhes coubera ao nascer; que a coero podia ser usada vontade; que a sua fora de trabalho estava completa disposio de um senhor; que eles no tinham o direito sua prpria sexualidade e, por extenso, s suas prprias capacidades reprodutivas; e que a condio de escravo era herdada, a no ser que fosse tomada alguma medida para modificar essa situao.
(LOVEJOY, Paul E. A escravido na frica: uma histria de suas transformaes. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. p.p.29-30.)

O autor considera a escravido uma forma de explorao. Tal ideia para o autor est corretamente explicitada na afirmao de que explorao : a) b) c) d) a adoo de formas de violncia sem amparo ou justificativa legal. a ao de investigao e anlise sobre a utilizao da mo de obra africana. a relao de dominao de um indivduo sobre o outro numa situao de injustia. a economia baseada no uso de mo de obra barata e em quantidade.

QUESTO 20
O Mediterrneo o oceano do passado; o Atlntico, o oceano do presente; o Pacifico, o oceano do futuro. Essa afirmao, no final do sc. XIX, de John Hay, secretrio de Estado do EUA, reflete em termos histricos: a) b) c) d) a crtica ao colonialismo europeu em terras americanas e s pretenses expansionistas asiticas no Pacifico. o fato de os EUA deverem exercer o poder de poltica internacional, de forma a garantir a sua prpria soberania internacional. a revelao de uma ambiguidade da Histria dos EUA, de sempre intervir militarmente nos pases, sempre que chamado. os interesses dos Estados Unidos no Oceano Pacficoo estavam associados ao comrcio com a Pennsula Ibrica e frica.

17

QUESTO 21

O irromper da Primeira Guerra Mundial no pode ser explicado somente pelos conflitos ideolgicos ou pelas questes fronteirias. Ela foi provocada por um excesso de fora, uma trgica consequncia do dinamismo interno acumulado pelos ltimos anos do sculo passado (sculo XIX), uma tenso que, de repente, precisou explodir com muita violncia.
(Stefan Zweig)

O trecho do escritor Stefan Zweig afirma que a Primeira Grande Guerra teve muitas causas. A contextualizao histrica de tal afirmao permite arrolar os fatos que levaram ao conflito. Sobre isso marque a alternativa INCORRETA. a) b) c) d) A somatria de um desenvolvimento econmico e de um progresso tcnico que alimentava a guerra. A crise poltica e de interesses das grandes potncias imperialistas, principalmente na frica. A ausncia de guerras no campo mundial por quase cem anos iniciados com a derrota de Napoleo. A questo nacionalista que fez com que os pases da frica e da sia se separassem da Europa.

QUESTO 22
So opes que apresentam caractersticas do Populismo latino-americano, EXCETO: a) b) c) d) Indica uma situao de transio poltica, isto , mudana de uma sociedade tradicional (agrria) atrasada para uma sociedade moderna. Representa um novo padro de modernidade das aes polticas das elites, principalmente aquelas ligadas ao clero secular. Reflete o momento da emergncia das classes populares no cenrio poltico, graas crise aguda do sistema liberal-oligrquico no poder. Significa uma forte manipulao das aspiraes das camadas populares por parte de lideranas carismticas e do Estado.

18

QUESTO 23
A crescente penetrao do capital internacional aps meados da dcada de 50 no Brasil configurou uma aliana entre o capital multinacional, o capital nacional associado dependente e o capital Estatal. Ao fim dessa mesma dcada, o Brasil vivia um processo de desenvolvimento caracterizado por uma situao de dependncia e baseado num trip econmico, que seria reforado aps o golpe militar de 31 maro de 1964. A partir do que foi exposto, CORRETO afirmar: a) Ao contrrio, esse processo acelerou e estruturou o antigo modelo colonial do Pas de fornecedor de matria-prima, sem possibilidade de gerao de um desenvolvimento realmente autnomo. A chegada do capital internacional ao Brasil possibilitou a diminuio das desigualdades sociais entre classes devido entrada de novas formas de produo e da difuso de um novo padro de consumo. Diminuiu-se a dependncia externa do pas devido participao do Estado na economia e reduo do volume de financiamentos internacionais feitos pelo novos setores produtivos instalados. Ampliou-se a classe mdia abarcando mais de 80% da populao brasileira, que ainda vivia na misria absoluta e, com o aumento dos ganhos salariais, se atingiu uma sociedade livre e democrtica.

b)

c)

d)

QUESTO 24
A crise da economia mundial e norte-americana de 2008 apontou a retomada da interveno estatal na economia como forma de diminuir os riscos do mundo financeiro capitalista. Essa forma de tentar controlar as crises do sistema capitalista tem como precursor as teorias: a) b) c) d) malthusianas. keynesianas. neoliberais. liberais conservadoras.

19

QUESTO 25
Neste segundo semestre de 2011, fomos surpreendidos nos jornais pelo cenrio desolador da violncia em algumas cidades inglesas. Sobre esses eventos, leia o trecho a seguir.

A dimenso e a intensidade da recente onda de violncia em Londres e a velocidade com que os tumultos se espalharam pela capital e arredores, chocaram as autoridades e a populao. Os distrbios comearam num sbado, dia 6 de agosto, em Tottenham (norte de Londres), aps um protesto inicialmente pacfico pela morte de Mark Duggan, de 29 anos, baleado pela polcia. A manifestao funcionou como catalisador da violncia. A confuso espalhou-se rapidamente para outras partes da capital, e tambm para outras cidades inglesas. Paul Bagguley, professor da Universidade de Leeds e especializado em sociologia do protesto, movimentos sociais, etnias e racismo, acredita que tenha havido uma deteriorao geral da relao entre os jovens dos centros das cidades e os responsveis pela aplicao da lei, o que teria comeado antes mesmo das detenes e da morte da semana passada. Para o socilogo Simon Teune, do Centro de Cincias para Pesquisas Sociais em Berlim, os distrbios violentos em Londres, assim como recentes protestos de jovens em Madri, Lisboa e Atenas, mostram acima de tudo o sentimento destas pessoas de que foram enganadas com relao a seu futuro.
(Texto adaptado do Correio do Brasil, em 11/8/2011.)

Com base no texto apresentado, CORRETO afirmar: a) b) c) d) Os eventos na Inglaterra so eventos isolados e singulares no tempo e no espao. A onda de violncia culpa da polcia inglesa, que no pune os envolvidos. Os movimentos refletem a falta de expectativa e a crise de valores dos jovens. A desarticulao da Unio Europeia enfraqueceu a Inglaterra perante o mundo.

Вам также может понравиться