Вы находитесь на странице: 1из 4

O que desenvolvimento sustentvel?

A definio mais aceita para desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes. o desenvolvimento que no esgota os recursos para o futuro. Essa definio surgiu na Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Naes Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econmico e a conservao ambiental.

WWF-Brasil

O que preciso fazer para alcanar o desenvolvimento sustentvel?


Para ser alcanado, o desenvolvimento sustentvel depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais so finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econmico, que leva em conta o meio ambiente. Muitas vezes, desenvolvimento confundido com crescimento econmico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentvel, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. Atividades econmicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos pases. Desses recursos depende no s a existncia humana e a diversidade biolgica, como o prprio crescimento econmico. O desenvolvimento sustentvel sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a reduo do uso de matrias-primas e produtos e o aumento da reutilizao e da reciclagem.

Saiba mais

Conhea as aes de apoio ao desenvolvimento sustentvel do WWF-Brasil Descubra como ter hbitos mais sustentveis

Blog sobre desenvolvimento sustentvel

Pegada ecolgica
Descubra qual o impacto do seu estilo de vida. Faa o teste!

Os modelos de desenvolvimento dos pases industrializados devem ser seguidos?


O desenvolvimento econmico vital para os pases mais pobres, mas o caminho a seguir no pode ser o mesmo adotado pelos pases industrializados. Mesmo porque no seria possvel. Caso as sociedades do Hemisfrio Sul copiassem os padres das sociedades do Norte, a quantidade de combustveis fsseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes. Ao invs de aumentar os nveis de consumo dos pases em desenvolvimento, preciso reduzir os nveis observados nos pases industrializados. Os crescimentos econmico e populacional das ltimas dcadas tm sido marcados por disparidades. Embora os pases do Hemisfrio Norte possuam apenas um quinto da populao do planeta, eles detm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produo de madeira mundial.

Introduo Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano est destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indstrias e os veculos esto causando transtornos para o ar, o solo e as guas. O desenvolvimento necessrio, porm, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. Desenvolvimento sustentvel significa conseguir obter o necessrio desenvolvimento econmico, garantindo o equilbrio ecolgico. Sugestes para o desenvolvimento sustentvel: - Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumnio, plstico, vidro, ferro, borracha, etc; - Coleta seletiva de lixo; - Tratamento de esgotos industriais e domsticos para que no sejam jogados em rios, lagos, crregos e mares; - Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrnicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum; - Gerao de energia atravs de fontes no poluentes como, por

exemplo, elica, solar e geotrmica. - Substituio, em supermercados e lojas, das sacolas plsticas pelas feitas de papel; - Uso racional (sem desperdcio) de recursos da natureza como, por exemplo, a gua; - Diminuio na utilizao de combustveis fsseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustveis; - Utilizao de tcnicas agrcolas que no prejudiquem o solo; - Substituio gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metr); - Criao de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilizao de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro; - Incentivo ao transporte solidrio (um veculo circulando com vrias pessoas); - Combate ao desmatamento ilegal de matas e florestas; - Combate ocupao irregular em regies de mananciais; - Criao de reas verdes nos grandes centros urbanos; - Manuteno e preservao dos ecossistemas. - Valorizao da produo e consumo de alimentos orgnicos. - Implantao, nos grandes centros urbanos, da tcnica do telhado verde.

Estas so apenas algumas sugestes para que o ser humano consiga estabelecer o equilbrio entre o desenvolvimento econmico e a manuteno do meio ambiente. Desenvolvimento sustentvel o grande desafio do sculo XXI e todos podem colaborar para que possamos atingir este importante objetivo.

Desenvolvimento sustentvel a forma de desenvolvimento que no agride o meio ambiente de maneira que no prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro. O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias populao, trouxe inmeros desequilbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluio, extino de espcies da fauna e flora entre tantos outros. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentvel atua por meio de alguns aspectos: Atender s necessidades fisiolgicas da populao; Preservar o meio ambiente para as prximas geraes; Conscientizar a populao para que se trabalhe em conjunto; Preservar os recursos naturais; Criar um sistema social eficiente que no permite o mau envolvimento dos recursos naturais; Criar programas de conhecimento e conscientizao da real situao e de formas para

melhorar o meio ambiente. O desenvolvimento sustentvel no deve ser visto como uma revoluo, ou seja, uma medida brusca que exige rpida adaptao e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que se consiga em parceria desenvolver sem degradar. Existem trs colunas imprescindveis para a aplicao do desenvolvimento sustentvel: desenvolvimento econmico, desenvolvimento social e proteo ambiental. Esses devem ser dependentes um do outro para que caminhem lado a lado de forma homognea. Por Gabriela Cabral

Вам также может понравиться