Вы находитесь на странице: 1из 4

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO

CONCURSO INSS-2012
QUESTES:

Atos administrativos

13. (FCC/Tcnico Jud./TRT 18R/2008) Sobre o conceito de ato administrativo, correto afirmar: a) Mesmo quando o Estado pratica ato jurdico regulado pelo direito Civil ou Comercial, ele pratica ato administrativo. b) Ato administrativo a realizao material da Administrao em cumprimento de alguma deciso administrativa. c) O ato administrativo sempre bilateral. d) O ato administrativo pode pertencer ao direito pblico ou ao direito privado. e) considerado ato administrativo aquele praticado por entidade de direito privado no exerccio de funo delegada do Poder Pblico e em razo dela.
Prof. PAULO CSAR

Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO

Conceitos de ato administrativo


Hely Lopes Meirelles
ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria.

Elementos imprescindveis em um conceito


Elementos:
manifestao ou declarao de vontade da Adm. Pb. ou delegatrios. unilateralidade regime jurdico de direito pblico produo de efeito jurdico imediato sujeito ao controle judicirio

Maria Sylvia Z. Di Pietro


a declarao do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurdicos imediatos, com observncia da lei, sob regime jurdico de direito pblico e sujeita a controle pelo Poder Judicirio.
Prof. PAULO CSAR Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO 4. (FCC/Analista Jud./ TRT 23R/2011) No que concerne ao requisito competncia dos atos administrativos, correto afirmar que a) admite, como regra, a avocao, pois o superior hierrquico sempre poder praticar ato de competncia do seu inferior. b) no admite, em qualquer hiptese, convalidao. c) se contiver vcio de excesso de poder, ensejar a revogao do ato administrativo. d) sempre vinculado. e) no admite, em qualquer hiptese, delegao.

DIREITO ADMINISTRATIVO

Elementos ou requisitos
Competncia (quem) Finalidade (para que) Forma (como) Objeto (o qu) Motivo (o porqu) vinculado vinculado

vinculado vinculado ou discricionrio vinculado ou discricionrio

Prof. PAULO CSAR

Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO

14. (FCC/Analista Jud./TRE-AM/2010) A prtica, pelo agente pblico, de ato que excede os limites de sua competncia ou atribuio e de ato com finalidade diversa da que decorre implcita ou explicitamente da lei configuram, respectivamente: A) ato redundante e desvio de execuo. B) usurpao de funo e vcio de poder. C) excesso de poder e ato de discricionariedade. D) excesso de poder e desvio de poder. E) falta de poder e excesso de atribuio.

Abuso de poder
1.Excesso de poder (vcio na competncia) -
a forma de abuso prpria da atuao do agente fora dos limites de sua competncia administrativa.

2.Desvio de finalidade (vcio na finalidade)


a modalidade de abuso em que o agente, agindo dentro das regras de competncia, busca alcanar fim diverso do previsto em lei.

Prof. PAULO CSAR

Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 15. (FCC/Analista Jud./TRT 15R/2004) No que se refere aos requisitos ou elementos do ato administrativo, certo afirmar que a) o motivo o resultado que a Administrao Pblica quer alcanar com a prtica do ato. b) a ausncia do motivo ou a indicao de um motivo simulado no bastam para invalidar o ato administrativo. c) o motivo e a motivao se confundem porque tm os mesmos significados e efeitos. d) a motivao sempre desnecessria para os atos vinculados e discricionrios, e obrigatria para os outros atos. e) o motivo o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento ao ato administrativo.
Prof. PAULO CSAR

1. (FCC/Tcnico Jud./TRE-AL/2010) Sobre o motivo, como requisito do ato administrativo, INCORRETO afirmar que A) motivo e mvel do ato administrativo so expresses que no se equivalem. B) motivo o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento ao ato administrativo. C) a sua ausncia invalida o ato administrativo. D) motivo a causa imediata do ato administrativo. E) motivo e motivao do ato administrativo so expresses equivalentes.

Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO

9. (FCC/Tcnico Jud./TRT 22R/2010) Acerca dos atributos dos atos administrativos, analise as seguintes assertivas: I. A imperatividade um atributo que no existe em todos os atos administrativos. II. A autoexecutoriedade consiste em atributo existente em todos os atos administrativos. III. O atributo da tipicidade existe tanto em relao aos atos administrativos unilaterais, quanto em relao aos contratos. IV. Os atos administrativos, qualquer que seja sua categoria ou espcie, nascem com presuno de legitimidade.

Atributos
Presuno de legitimidade e veracidade Imperatividade Autoexecutoriedade Tipicidade

Prof. PAULO CSAR

Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO 34. (FCC/Analista Jud./TRE-AP/2006) Considere as assertivas a respeito dos atributos do ato administrativo: I. Os atos administrativos, qualquer que seja sua categoria ou espcie, nascem com a presuno de legitimidade, independentemente de norma legal que a estabelea. II. A imperatividade existe em todos os atos administrativos, sendo o atributo que impe a coercibilidade para seu cumprimento ou execuo. III. A impossibilidade que certos atos administrativos ensejam de imediata e direta execuo pela prpria Administrao, independentemente de ordem judicial, consiste na auto-executoriedade.
Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO 33. (FCC/Analista Jud./TJ-PA/2009) A anulao e a revogao do ato administrativo sujeitam-se s seguintes regras: a) A anulao do ato administrativo no pode ser decretada se o ato for vinculado. b) A revogao do ato administrativo produz efeito ex tunc; a anulao efeito ex nunc. c) Revogao a supresso de um ato administrativo por ilegtimo e ilegal. d) Todo e qualquer ato administrativo pode ser revogado. e) Ato administrativo emanado do Poder Executivo pode ser anulado pela prpria Administrao, de ofcio ou a requerimento do interessado, ou pelo Poder Judicirio, nesta ltima hiptese.
Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO FORMAS DE EXTINO


MOTIVO CONTROLE RECAI SOBRE QUAIS ATOS?

DIREITO ADMINISTRATIVO

ANULAO
Ilegalidade do Ato Legalidade Vinculados e discricionrios Administrao Pblica (provocao ou ex officio) ; Poder Judicirio
(provocao)

REVOGAO
convenincia ou oportunidade Mrito S discricionrios

QUEM PROMOVE? EFEITOS DA EXTINO

S a Administrao Pblica

27. (FCC/Analista Jud./ TRF 1R/2011) A anulao do ato administrativo a) no pode ser decretada pela Administrao Pblica. b) pressupe um ato legal. c) produz efeitos ex nunc. d) ocorre por razes de convenincia e oportunidade. e) pode, em casos excepcionais, no ser decretada, em prol do princpio da segurana jurdica.

Ex tunc (retroativos)

Ex nunc (proativos)
Prof. PAULO CSAR Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO

ESPCIES 46. (FCC/Analista Jud./ TRE-AL/2010) Certides, pareceres e o apostilamento de direitos so espcies de atos administrativos A) punitivos. B) negociais. C) ordinatrios. D) normativos. E) enunciativos.
Atos normativos comandos gerais e abstratos para aplicao da lei (ex.: regulamento, instruo normativa, regimento) Atos ordinatrios disciplinam rgos e agentes pblicos (ex.: instrues, circulares, ordens de servio) Atos negociais vontade da Administrao em concordncia com interesse de particulares (ex.: licena, autorizao, permisso, admisso, aprovao, homologao) Atos enunciativos certificam ou atestam uma situao existente (ex.: certido, atestado, parecer, apostilamento) Atos punitivos aplicam sanes a agentes e particulares (ex.: multa, interdio de atividade, destruio de coisas)
Prof. PAULO CSAR

Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO
47. (FCC/Tcnico Jud./ TRE-AL/2010) Sobre atos administrativos, considere: I. Ato que resulta da manifestao de um rgo, mas cuja edio ou produo de efeitos depende de outro ato, acessrio. II. Ato que resulta da manifestao de dois ou mais rgos, singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um nico ato. III. Atos que a Administrao impe coercitivamente aos administrados, criando para eles, obrigaes ou restries, de forma unilateral. Esses conceitos referem-se, respectivamente, aos atos A) compostos, complexos e de imprio. B) de imprio, coletivos e externos. C) complexos, compostos e de gesto. D) complexos, coletivos e individuais. E) compostos, externos e individuais.
Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO

Qto. exequibilidade

perfeito completou seu ciclo de formao imperfeito - no completou seu processo de formao pendente perfeito, mas para produzir seus efeitos, sujeita-se a evento futuro consumado - j produziu todos os seus efeitos (exaurido) constitutivo cria, altera ou extingue situao jurdica declaratrio - afirma ou declara uma situao j existente

Qto. aos efeitos

Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO
12. (FCC/Analista Jud./TRT 8R/2004) Sobre a classificao dos atos administrativos, correto afirmar: a) Denominam-se atos complexos aqueles que resultam da manifestao de dois ou mais rgos, cujas vontades se unem para formar um ato nico. b) Consideram-se atos perfeitos aqueles que ainda no exauriram os seus efeitos. c) Nos denominados atos de gesto, a Administrao Pblica lana mo de sua supremacia sobre os interesses dos particulares. d) So considerados atos imperfeitos aqueles inaptos a produzir efeitos jurdicos, embora tenham completado o ciclo de formao. e) So denominados atos compostos aqueles que necessitam da manifestao de vontade de um nico rgo, mas sempre dependem de apreciao judicial para tornarem-se exequveis.
Prof. PAULO CSAR

simples 1 rgo = 1 ato complexo - + de 1 rgo = 1 s ato


Qto. formao 1 rgo - principal 2 rgo - acessrio

composto + de 1 rgo

Qto. natureza

de imprio usa supremacia de gesto igualdade de expediente andamento processual

Prof. PAULO CSAR

DIREITO ADMINISTRATIVO
45. (FCC/Analista Jud./ TRE-RN/2011) Quanto s espcies de atos administrativos, correto afirmar: a) Certides e Atestados so atos administrativos classificados como constitutivos, pois seu contedo constitui determinado fato jurdico. b) Autorizao ato declaratrio de direito preexistente, enquanto licena ato constitutivo. c) Admisso ato unilateral e discricionrio pelo qual a Administrao reconhece ao particular o direito prestao de um servio pblico. d) Licena ato administrativo unilateral e vinculado, enquanto autorizao ato administrativo unilateral e discricionrio. e) Permisso, em sentido amplo, designa ato administrativo discricionrio e precrio, pelo qual a Administrao, sempre de forma onerosa, faculta ao particular a execuo de servio pblico ou a utilizao privativa de bem pblico.
Prof. PAULO CSAR

Вам также может понравиться