Вы находитесь на странице: 1из 4

1.

Resenha

De acordo com a NBR 6028 (2003) da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, a resenha um resumo crtico. Nesse sentido, ela admite julgamentos, avaliaes, conexes com outros autores e comentrios pessoais. Por isso, o leitor no deve pretender criticar sem antes fazer um estudo minucioso da matria que ser objeto de recenso.

1.1 Estrutura da Resenha

Referncia Bibliogrfica: autor (es), ttulo da obra, edio, local de publicao, editora, ano da obra, nmero de pginas. Credenciais da Autoria: apresentao sucinta do autor (a) ou autores, destacando-se o seu currculo profissional, publicao e formao acadmica.

Conhecimento da Obra: resumo do contedo objeto de anlise. Concluses do Autor (a) ou Autores: apresentar os resultados atingidos pelo autor (a) ou autores da obra ou texto da resenha. Quadro de Referncia do Autor (a) ou Autores: esclarece qual a teoria que sustentou as suas ideias. Apreciao Crtica do Texto ou Obra Objeto da Resenha: o estilo do (da) autor (a) ou autores conciso, objetivo, simples? As ideias so claras coerentes, originais? A forma lgica, sistematizada? Em qual escola ou corrente cientfica o (a) autor (a) ou autores est filiado (a) ou filiados (em caso de mais de um autor).

Indicaes do Resenhista: apontar que tipo de pblico a leitura da obra destinada (especialistas, estudantes, tcnicos, professores, ou ao pblico em geral).

1.2 Modelo de Resenha:

DOM CASMURRO ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Projeto Grfico da Coleo Clssico da Literatura. 1. Ed. Editorial Sol90. 2004. 209 p.

Joaquim Maria Machado de Assis, escritor brasileiro nascido em 1839, na cidade do Rio de Janeiro considerado o maior expoente da nossa literatura. Ocupou durante dez anos a presidncia da Academia Brasileira de Letras e escreveu, alm de poemas, reportagens e contos, grandes clssicos da Literatura Brasileira, tais como Memrias Pstumas de Brs Cuba e Quincas Borba, publicou Dom Casmurro em 1899. O livro foi um marco na histria literria de nosso pas e repercute at os dias atuais, pois retrata mais um exemplo de adultrio feminino. "Dom Casmurro", obra clssica da Literatura Brasileira, de autoria do mestre Machado de Assis , sem dvida, a reunio de toda a inteligncia, competncia e habilidade de um arteso das letras, uma vez que soube, com genialidade, fazer delas uma obra de arte. Narrada em primeira pessoa pelo prprio protagonista, essa a histria de Bento, apelidado de Dom Casmurro por ter hbitos isolados e ser bastante fechado. rfo de pai, Bentinho criado pela me, Dona Glria, os tios, Justina e Cosme e o padrinho Jos Dias. O enredo comea no ano de 1857, na Rua de Mata-Cavalos, quando o menino, ento com 15 anos, se apaixona por sua vizinha e grande amiga Capitu, tambm adolescente. Capitu seria uma menina provocante, mesmo na sua inocncia. Os dois acabam separando-se em razo de uma promessa feita por Dona Glria. A me, ao perder o primeiro filho, prometeu que se tivesse outro filho varo ele seguiria carreira religiosa. Bento, ento, mesmo sem vontade, foi mandado para um seminrio. L ele conhece Ezequiel Escobar, tambm seminarista e que vem a tornar-se seu melhor amigo. Por medo de perder Capitu e por no agradar-se da vida religiosa, Bento acaba deixando o seminrio e vai estudar Direito, forma-se bacharel aos 22 anos e casa-se com Capitu, com quem tem um filho, cujo nome lhe foi dado em homenagem ao seu melhor amigo Ezequiel. Da em diante no consegue ser feliz, atormentado pela idia de que est sendo trado por sua esposa Capitu com o seu melhor amigo, ao ver que a medida que seu filho cresce mantm traos parecidos com os de Escobar. Decidido, resolve separar-se de sua

esposa, a mesma viaja para a Europa com o filho e falece, anos depois, Ezequiel. Bentinho por sua vez torna-se um velho solitrio, carrancudo e intolerante, que busca acima de tudo resgatar o seu passado. Para tal reconstri a sua antiga casa e relata suas memrias. Com um estilo atraente, Machado de Assis conquista qualquer pessoa a ser conhecedora da vida desses dois personagens protagonistas que, desde a adolescncia, cultivam um amor descoberto quase sem querer e que enfrenta, ao longo do tempo, muitos conflitos no mbito familiar. Isso decorre do fato de que Bentinho, criado pela me, teve seu destino traado por ela mesma, quando jurou fazer dele um padre, mediante a perda de seu primeiro filho. A partir da, o romance do casal ameaado, e a distncia existente entre a casa de Capitu e o seminrio motivo de muitas reflexes que oscilam entre dvidas e grandes certezas, como a promessa de concretizao do casamento feita entre os protagonistas. Juramento feito e cumprido: Bentinho, aps "libertar-se" do seminrio e da promessa da me a que estava submetido, casa-se com Capitu, com quem, aps muitas tentativas, tem um filho cujo nome Ezequiel. Porm, as dvidas de Bentinho perseguem-no e o assombram a tal ponto que o personagem passa a ter certeza de que a sua bela Capitu, com olhos dissimulados, traralhe com seu melhor amigo, Escobar, a quem dedicou e confiou sua amizade e confidncias desde os tempos do seminrio, quando se conheceram. E essa certeza aumenta medida que o filho cresce e Bentinho consegue enxergar nele as feies de seu amigo. Tambm, no episdio da morte de Escobar, Bentinho certifica-se do amor de Capitu, mediante os olhares tristes e profundos da esposa voltados para o defunto. Embora negando tal infidelidade, Capitu no consegue livrar-se das desconfianas do marido e, por isso, muda-se com o filho para a Sua. Fica decretada, desde ento, a solido de Bentinho que, neste momento de sua vida, j perdera para outro mundo a companhia de seus familiares. Como toda a histria nos contada com a verso de Bentinho, o leitor passa a desconfiar da veracidade da mesma. Devido a neurose dele, provavelmente tudo tenha sido fruto de sua imaginao e at mesmo o seu casamento com seu amor de infncia possa no ter existido.

Aos leitores, fica, ento, a grande incgnita: Capitu, realmente, teria trado Bentinho? E por essa interrogao, dentre outras, presentes de forma semelhante nas demais obras machadianas, que Machado de Assis consagrado em nossa literatura; afinal, somente um autor com tamanha sensibilidade para escrever sobre assuntos que permanecem to vivos e curiosos nos dias atuais, como a infidelidade. por esse motivo que "Dom Casmurro" merece todas as honras pelo romance maravilhoso e moderno que . Com seu estilo literrio baseado no Realismo e seus tons de ironia espalhado pelo texto, Machado de Assis nos brinda com uma obra prima da literatura, no s por sua singela histria de amor e traio mas tambm pelas crticas espalhadas a sociedade, de modo geral, por todas as pginas.

Antonia Sousa de Arajo, Gleidiane dos Santos Leito, Jssica Vaz Vieira, Maria do Socorro de Lima, Maria Raimunda Pereira Gomes, Paulo Domingos da Rocha, Rosete de Jesus Santos Silva, so acadmicos do Curso de Pedagogia pelo Instituto de Educao Superior do Brasil.

Вам также может понравиться