Вы находитесь на странице: 1из 2

A Histria da Cincia e, em particular, a Histria da Matemtica, constitui um dos captulos mais interessantes do conhecimento.

Permite compreender a origem das idias que deram forma nossa cultura e observar tambm os aspectos humanos do seu desenvolvimento: enxergar os homens que criaram essas idias e estudar as circunstncias em que elas se desenvolveram. Assim, esta histria um valioso instrumento para o ensino/aprendizado da prpria matemtica. Podemos entender porque cada conceito foi introduzido nesta cincia e porque, no fundo, ele sempre era algo natural no seu momento. Permite tambm estabelecer conexes com a histria, a filosofia, a geografia e vrias outras manifestaes da cultura. Conhecendo a histria da matemtica percebemos que as teorias que hoje aparecem acabadas e elegantes resultaram sempre de desafios que os matemticos enfrentaram, que foram desenvolvidas com grande esforo e, quase sempre, numa ordem bem diferente daquela em que so apresentadas aps todo o processo de descoberta. Nestas pginas queremos oferecer textos cuidadosamente embasados numa bibliografia cientificamente sria, to atualizados quanto possvel, e redigidos de uma forma simples e direta, facilmente acessvel ao leitor. Para isso, escolhemos trs formas de exposio. Os textos esto ordendos segundo sua cronologia numa linha do tempo. A partir da mesma base de dados oferecemos uma seo de biografias dos grandes matemticos e, a partir de uma reclassificao, disponibilizamos tambm uma apresentao de histria da matemtica organizada por tpicos Os textos para esta seo, que est em construo permanente, so produzidos em sua maioria por alunos da licenciatura em matemtica do IMEUSP, orientados pelo Prof. Dr. Francisco Csar Polcino Milies.

A histria da matemtica uma rea de estudo dedicada, principalmente, investigao sobre a origem das descobertas da matemtica e, em uma menor extenso, investigao dos mtodos matemticos e aos registros ou notaes matemticas do passado. Anteriormente modernidade e expanso mundial do conhecimento, os exemplos escritos de novos progressos matemticos tornaram-se conhecidos em apenas poucas localidades. Os textos matemticos mais arcaicos disponveis que nos so conhecidos so o Plimpton 322 (matemtica babilnica, cerca de 1900 a.C.)[1], o Papiro Matemtico de Rhind (matemtica egpcia, cerca de 2000-1800 a.C.)[2] e o Papiro Matemtico de Moscou (matemtica egpcia, cerca de 1890 a.C.). Todos estes textos versam sobre o ento chamado Teorema de Pitgoras, que parece ser o progresso matemtico mais amplamente difundido depois da aritmtica bsica e da geometria. A contribuio greco-helnica refinou grandiosamente os mtodos (especialmente atravs da introduo do raciocnio dedutivo e do rigor matemtico em provas) e expandiu o tema da matemtica, isto , aquilo de que ela trata [3]. O estudo da matemtica como um tpico em si mesmo comea no sculo VI a.C. com os pitagricos, os quais cunharam o termo "matemtica" a partir do termo (mathema) do grego antigo, significando, ento, "tema do esclarecimento"[4]. A matemtica chinesa fez contribuies j muito cedo, incluindo o sistema de notao posicional[5][6]. O sistema nmerico indo-arbico e as regras para o uso de suas operaes, atualmente em uso no mundo todo, foi provavelmente desenvolvido em torno da virada do primeiro milnio d.C. na ndia e transmitido ao Ocidente atravs da matemtica islmica [7][8]. A matemtica islmica, por sua vez, desenvolveu e expandiu a matemtica conhecida destas civilizaes[9]. Muitos textos gregos e rabes sobre matemtica foram ento traduzidos ao latim, o que contribuiu com o desenvolvimento da matemtica na Europa medieval. Dos tempos antigos Idade Mdia, a ecloso da criatividade matemtica foi frequentemente seguida por sculos de estagnao. Comeando na Itlia Renascentista, no sculo XVI, novos progressos da matemtica, interagindo com as novas descobertas cientficas, foram realizados de forma crescente, continuando assim at os dias de hoje.

Вам также может понравиться