Вы находитесь на странице: 1из 8

17. Questes de famlia Davi parece ter mais do que seus sessenta e tantos anos.

Seus ombros caem; sua cabea pende. Ele arrasta os ps feito um velho. Luta para colocar um p na frente do outro. Muitas vezes ele pra. Em parte porque a montanha ngreme. Em parte porque ele precisa chorar. Essa a estrada mais longa que ele j tomou. Mais longa do que aquela que margeava o crrego que levava a Golias. Mais longa do que a estrada sinuosa do fugitivo que chegou a rei ou do que a estrada da culpa da convico confisso. Aquelas estradas tm algumas curvas sinuosas. Mas nenhuma se compara subida do monte das Oliveiras. Davi, porm, continuou subindo o monte das Oliveiras, caminhando e chorando, com a cabea coberta e os ps descalos. E todos os que iam com ele tambm tinham a cabea coberta e subiam chorando (2 Samuel 15:30). Observe com cuidado e voc descobrir a causa das lgrimas de Davi. Ele no usa a coroa. Absalo, seu filho, foi levado fora. Davi no tem um lar. Aqueles muros altos atrs dele pertencem cidade de Jerusalm. Ele foge da capital que fundou. Quem no choraria em um momento como esse? Sem trono. Sem lar. Com Jerusalm na retaguarda e o deserto frente. O que aconteceu? Ele perdeu uma guerra? Israel foi destruda pela doena? A fome matou seus entes queridos e levou sua fora? Como um rei acaba velho e solitrio subindo uma estrada ngreme? Vamos ver se Davi conta. Veja como ele responde a duas perguntas simples. Davi, como vo seus filhos? Ele assusta-se com o assunto. Catorze anos se passaram desde que Davi seduziu Bate-Seba, 13 anos desde que Nat disse a Davi: "A espada nunca se afastar de sua famlia" (2 Samuel 12:10).

A profecia de Nat mostrou-se dolorosamente verdadeira. Um dos filhos de Davi, Amnom, cobiou sua meia-irm, Tamar, uma das filhas de outro casamento de Davi. Amnom consumiu-se pelo desejo, tramou um plano e a estuprou. Aps o estupro, ele descartou Tamar como se ela fosse uma boneca estragada. Tamar, compreensivelmente, ficou arrasada. Ela ps cinzas na cabea e rasgou a tnica colorida usada pelas filhas virgens do rei. "Muito triste, ficou na casa de seu irmo Absalo" (13:20). O versculo seguinte revela-nos a resposta de Davi: "Ao saber de tudo isso, o rei Davi ficou indignado". S isso? tudo? Queremos um versculo maior. Queremos alguns verbos. Confrontar serve. Castigar seria bom. Expulsar, melhor ainda. Esperamos ler: "Davi ficou indignado e... confrontou Amnom ou castigou Amnom ou expulsou Amnom". Mas o que Davi fez com Amnom? Nada. Nenhum sermo. Nenhum castigo. Nenhuma recluso. Nenhuma repreenso. Nenhuma censura. Davi no fez nada com Amnom. E, pior ainda, ele no fez nada por Tamar. Ela precisava de sua proteo, sua afirmao, sua aprovao. Ela precisava de um pai. O que teve foi um silncio. Por isso Absalo, seu irmo, se ps na brecha. Ele protegeu sua irm e tramou um plano contra Amnom: deix-lo bbado e mat-lo. Incesto. Engano. Uma filha estuprada. Um filho morto. Outro com sangue nas mos. Um palcio em p de guerra. Mais uma vez era tempo de Davi dar um passo acima. Mostrar sua coragem que matou Golias, sua misericrdia que perdoou Saul, sua liderana junto ao ribeiro de Besor. A famlia de Davi precisava ver o que havia de melhor em Davi. Mas eles no viram nada em Davi. Ele no interveio nem respondeu. Ele chorou. Mas chorou sozinho.

Absalo interpretou o silncio como raiva e fugiu de Jerusalm para se esconder na casa de seu av. Davi no fez esforo algum para ver seu filho. Por trs anos eles viveram em duas cidades separadas. Absalo voltou para Jerusalm, mas Davi ainda se recusava a v-lo. Absalo casou-se e teve quatro filhos. "Absalo morou dois anos em Jerusalm sem ser recebido pelo rei" (14:28). possvel que tal afastamento no tenha sido fcil. Jerusalm era uma cidade pequena. Para evitar Absalo era preciso tramar planos e espionar todos os dias. Mas Davi conseguiu ignorar o filho. Mais precisamente, ele ignorou todos os filhos. Uma passagem de sua vida mais tarde mostra sua filosofia para educar seus filhos. Um deles, Adonias, encenou um golpe. Reuniu carruagens, cavaleiros e seguranas pessoais para assumir o trono. Davi se ops? Voc est brincando? Davi "nunca lhe perguntava:'Por que voc age assim?'" (1 Reis 1:6). Davi, o Homer (personagem do famoso desenho animado Os Simpsons) dos pais da Bblia. A imagem da passividade. Quando lhe perguntamos sobre seus filhos, ele apenas suspira. Quando lhe fazemos a segunda pergunta, seu rosto fica branco. Davi, como est seu casamento? Comeamos a suspeitar de que h problemas no captulo 3 de 2 Samuel. O que parece uma genealogia chata , na verdade, um desfile de bandeiras vermelhas. Esses foram os filhos de Davi nascidos em Hebrom: o seu filho mais velho era Amnom, filho de Aino, de Jezreel; o segundo, Quileabe, de Abigail, viva de Nabal, de Carmelo; o terceiro, Absalo, de Maaca, filho de Talmai, rei de Gesur; o quarto, Adonias, de Hagite; o quinto, Sefatias, de Abital; e o sexto, Itreo, de sua mulher Egl. Esses foram os filhos de Davi que lhe nasceram em Hebrom (vs. 2-5). Contei seis esposas. Acrescente Mical, sua primeira esposa, lista e Bate-Seba, a mais famosa, e Davi tinha oito esposas eram tantas que no dava para dar um dia da semana para cada. A situao piora

quando descobrimos uma passagem escondida na Bblia de famlia de Davi. Depois de listar o nome dos filhos de Davi, o genealogista acrescenta: "Todos esses foram filhos de Davi, alm dos que teve com suas concubinas" (1 Crnicas 3:9). As concubinas? Davi gerou outros filhos por meio de outras mes, e nem sabemos quantos foram. Nosso lado cnico se pergunta se Davi sabia. O que ele estava pensando? Ele no ficou sabendo da instruo de Deus? "O homem deixar pai e me e se unir sua mulher" (Gnesis 2:24)? Um homem. Uma mulher. Um casamento. Soma simples. Davi optou pela trigonometria avanada. Davi fez muita coisa tambm. Unificou as 12 tribos em uma nao. Idealizou conquistas militares. Fundou a cidade capital e exaltou Deus como o Senhor do povo, levando a arca para Jerusalm e abrindo o caminho para o templo. Escreveu textos poticos que ainda lemos e salmos que ainda entoamos. Mas, em se tratando de famlia, Davi foi um desastre. Ausentar-se de sua famlia sem ter permisso para isso foi o maior erro de Davi. Seduzir Bate-Seba foi um ato de paixo imperdovel, mas explicvel. Assassinar Urias foi um ato cruel, mas previsvel, de um corao desesperado. Mas educar os filhos de forma passiva e flertar normalmente? Esses no foram pecados decorrentes de uma tarde preguiosa ou de reaes irracionais de defesa pessoal. A confuso da famlia de Davi foi um estupor crnico que lhe custou caro. Alguns anos atrs, um jovem marido veio me procurar, orgulhoso por ter uma esposa em casa e uma amante em um apartamento. Ele usava a infidelidade de Davi para justificar a sua. At disse que estava cogitando a poligamia. Afinal, Davi foi um polgamo. A resposta certa para tal burrice : leia o restante da histria.

Voc se lembra de Absalo? Davi, por fim, reconciliou-se com ele, mas era tarde demais. As sementes de amargura haviam espalhado razes profundas. Absalo resolveu arruinar o pai. Recrutou homens do exrcito de Davi e encenou um golpe. Sua tomada de poder preparou o terreno para a triste sada de Davi de Jerusalm para o monte das Oliveiras e para o deserto. Sem coroa. Sem cidade. Simplesmente um homem pesaroso, solitrio e velho. "Davi, porm, continuou subindo o monte das Oliveiras, caminhando e chorando, com a cabea coberta e os ps descalos" (2 Samuel 15:30). Legalistas, no final, buscaram a queda de Absalo. Quando ele tenta escapar em um cavalo, seus cabelos longos se enroscam em uma rvore e os soldados lhe atravessam uma lana. Davi ouve a notcia e desaba: "Ah, meu filho Absalo! Meu filho, meu filho Absalo! Quem me dera ter morrido em seu lugar! Ah, Absalo, meu filho, meu filho!" (18:33). Lgrimas tardias. Davi teve xito em todos os lugares, menos em casa. E se voc no se d bem em casa, ser que se d bem de alguma maneira? Davi teria lucrado com o conselho do apstolo Paulo: "Pais, no irritem seus filhos" (Efsios 6:4). Como explicamos o lar desastroso de Davi? Como explicamos o silncio de Davi em se tratando de sua famlia? Nenhum salmo escrito sobre seus filhos. Sem dvida, de todas as suas esposas, uma merecia um soneto ou cntico. Mas ele nunca falou sobre elas. Com exceo da orao que ele ofereceu pelo beb de Bate-Seba, as Escrituras no do indicao de que ele orou alguma vez por sua famlia. Ele orou acerca dos filisteus, intercedeu por seus guerreiros. Ofereceu oraes por Jnatas, seu amigo, e por Saul, seu arquiinimigo. Mas, no que diz respeito sua famlia, como se seus membros nunca tivessem existido. Davi estava ocupado demais para not-los? Talvez. Ele tinha uma cidade para fundar e um reino para edificar.

Ele era importante demais para cuidar deles? "Que as mulheres eduquem os filhos; liderarei a nao." Ele estava se sentindo culpado demais para apascent-los? Afinal, como Davi, que havia seduzido Bate-Seba e embriagado e assassinado Urias, podia corrigir seus filhos quando eles estupraram e assassinaram? Ocupado demais. Importante demais. Culpado demais. E agora? Tarde demais. Uma dzia de sadas por demais demoradas. Mas no tarde demais para voc. Seu lar um privilgio do tamanho de um gigante, sua principal prioridade. No cometa o erro trgico de Davi. Como voc responderia s perguntas que fizemos para ele? Seu lar um privilgio do tamanho de um gigante, sua principal prioridade. Como est seu casamento? Considere-o como um violoncelo da marca Testore. Esse instrumento raramente visto e primorosamente construdo chegou categoria de instrumento raro e est rapidamente ganhando o status de um instrumento que no tem preo. Poucos msicos tm o privilgio de tocar um Testore; um nmero ainda menor deles pode ter um. Conheo um homem que tem um. Engolindo seco, ele o emprestou para mim para um sermo. Desejando ilustrar a frgil santidade do casamento, pedi a ele que colocasse o instrumento de quase trs sculos no plpito e expliquei seu valor para a igreja. Como voc acha que tratei a relquia? Eu a girei, atirei para o alto e arranquei as cordas? De forma alguma. O violoncelo valioso demais para meus dedos desajeitados. Alm disso, seu dono o emprestou para mim. No tive coragem de estragar seu tesouro. No dia em que voc se casou, Deus emprestou sua obra de arte: uma obra-prima feita com esmero e formada com preciso. Ele confiou-lhe

uma criao nica. Valorize-a. Honre-a. Tendo sido abenoado com um Testore, por que sair por a tocando outra coisa? Davi no entendeu isso. Colecionava esposas como quem coleciona trofus.Via as esposas como meios de obter prazer, no como parte do plano de Deus. No cometa o erro dele. Seja impetuosamente leal a um cnjuge. Impetuosamente leal. Sequer olhe duas vezes para outra pessoa. Sem flertes. Sem provocaes. Sem perder tempo na mesa dela ou demorar-se no escritrio dele. Quem se importa se voc d a impresso de ser rude ou puritano? Voc fez uma promessa. Cumpra-a. No dia em que voc se casou, Deus emprestou sua obra de arte: uma obra-prima feita com esmero e formada com preciso. E, ao cumpri-la, eduque os filhos que Deus lhe d. Como andam as coisas com seus filhos? Heris silenciosos ponteiam o panorama de nossa sociedade. No usam faixas nem beijam trofus; usam babadouros e beijam feridas. No esto nas manchetes, mas aparecem nos rodaps, nas linhas gerais e nas linhas laterais. Voc no encontrar o nome deles na pequena lista do prmio Nobel, mas nas listas de sala de aula, do "transporte solidrio" e de professores da Bblia. So pais, tanto de sangue como de gestos, de nome e de datas especiais. Heris. Programas jornalsticos no os chamam. Mas tudo bem. Porque seus filhos os chamam... Eles os chamam de me. Eles os chamam de pai. E essas mes e pais, mais valiosos que todos os executivos e legisladores do oeste do Mississipi, em silncio, unem o mundo. Esteja entre eles. Leia livros para seus filhos. Jogue bola se puder, e eles querem que voc faa isso. Tenha por objetivo assistir a todos os

jogos que eles jogarem, ler todas as histrias que escreverem, ouvir todos os recitais em que se apresentarem. Filhos soletram amor com cinco letras:T-E-M-P-O. No s tempo de qualidade, mas tempo toa, tempo ocioso, qualquer tempo, todo o tempo. Seus filhos no so seu passatempo; so seu chamado. Seu cnjuge no seu trofu, mas seu tesouro. No pague o preo que Davi pagou. Podemos avanar alguns captulos at chegarmos s ltimas horas de Davi? Para ver o terrvel preo de uma famlia negligenciada, veja como nosso heri morre. Davi est a algumas horas da sepultura. Comea uma sensao de frio que os cobertores no podem tirar. Os servos concluem que ele precisa de uma pessoa para aquec-lo, algum para abra-lo firmemente enquanto ele d seus ltimos suspiros. Filhos soletram amor com cinco letras: T-E-M-P-O. Eles recorrem a uma das esposas de Davi? No. Chamam um de seus filhos? No. Eles procuram "em todo o territrio de Israel uma jovem que fosse bonita... a jovem, muito bonita, cuidava do rei e o servia, mas o rei no teve relaes com ela" (1 Reis 1:3,4). Acho que Davi teria trocado todas as suas coroas conquistadas pelos braos ternos de uma esposa. Mas era tarde demais. Ele morreu aos cuidados de uma estranha porque fez de sua famlia pessoas estranhas. Mas no tarde demais para voc. Faa de sua esposa o objeto de sua maior devoo. Faa de seu marido o recipiente de sua mais profunda paixo. Ame a pessoa que usa sua aliana. E cuide das crianas que levam seu nome. Seja bem-sucedido em casa primeiro.

Вам также может понравиться