Вы находитесь на странице: 1из 5

O pensamento de E. Durkheim Texto I David Emile Durkheim, socilogo francs, nasceu em Epinol a 15 de Abril de 1858.

Estudou na Escola Normal Superior de Paris, tendo-se doutorado em Filosofia. Ocupou a primeira ctedra de sociologia criada na Frana, na Universidade de Bordeaux, em 1887. Em 1902 foi convidado para lecionar na Sorbonne. Aps a morte de seu filho Andr, Durkheim adoece e morre neste mesmo ano (1917), com a idade de 59 anos. Para a sociologia ser claramente definida como cincia, seria necessrio estabelecer um mtodo que lhe fosse prprio. Durkheim estabeleceu esses princpios na sua obra Regras do Mtodo Sociolgico, escrita em 1895. Nesta obra Durkheim define que o objeto de estudo da sociologia so os fatos sociais entendidos como formas de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivduo, e que so dotadas de um poder de coero em virtude do qual se impem a ele. Esses fatos sociais tm duas caractersticas bsicas que permitiro sua identificao na realidade. So exteriores e coercitivos. Exteriores, porque consistem em idias, normas ou regras de conduta que no so criadas isoladamente pelos indivduos, mas foram criadas pela coletividade, ou seja, j existem fora de ns quando nascemos. Coercitivos, porque essas idias, normas e regras devem ser seguidas pelos membros da sociedade. O desrespeito das regras da vida social pode conduzir a sanes por parte da sociedade.

Esse mtodo de anlise preconizado por Durkheim pretendia-se objetivo: necessrio considerar os fatos sociais como coisas, isto , o socilogo deve adotar uma atitude mental do cientista quando observa um objeto exterior. Deve definir rigorosamente o fenmeno que pretende estudar e buscar afastar-se sistematicamente do mesmo. Na impossibilidade de realizar experincias como fazem os qumicos e os bilogos, Durkheim sugeria que os socilogos privilegiassem as comparaes de uma mesma instituio em diferentes sociedades ou, numa mesma sociedade, mas em pocas diferentes. Entre as obras de Durkheim destacam-se ainda: Da Diviso Social do Trabalho (1893), sua tese de doutoramento em filosofia, onde aborda os fundamentos da solidariedade social. O Suicdio (1895), onde estabelece uma relao de causa e efeito entre as formas de desequilbrio social e a taxa de suicdio, e as Formas Elementares da Vida Religiosa (1912), onde Durkheim define a religio como: um sistema de crenas solidrias e de prticas relativas s coisas sagradas, que renem numa mesma comunidade moral, chamada Igreja, os que a ele aderem. considerado o fundador da sociologia como cincia independente. Foi um dos primeiros a estudar mais profundamente o suicdio, o qual, segundo ele, praticado na maioria das vezes em virtude da desiluso do indivduo com o seu meio social. Interessou-se particularmente por este tema porque se preocupava com a solidariedade social, mas tambm porque atravs deste estudo pode demonstrar a sua concepo de fatos sociais. Para Durkheim o ser coletivo possui uma natureza sui generis e a conscincia coletiva distinta da conscincia individual. O sistema sociolgico de Durkheim baseia-se em quatro princpios. 1. 2. A sociologia uma cincia independente das demais cincias sociais e da A realidade social formada pelos fenmenos coletivos, considerados como filosofia. coisas.

3. 4.

A causa de cada fato social deve ser procurada entre os fenmenos sociais. Todos os fatos sociais so exteriores aos indivduos, formando uma realidade

distinta.

Na sua primeira obra A Diviso do Trabalho Social enuncia dois princpios bsicos. Conscincia coletiva e solidariedade mecnica e orgnica. Conscincia Coletiva O homem age de acordo com as crenas e sentimentos comuns, que envolve quase que completamente a mentalidade e a moralidade do indivduo, Durkheim aponta a existncia de duas conscincias em cada indivduo, a coletiva e a individual. A primeira predomina por influncia da coletividade, a segunda particular do indivduo. Solidariedade Mecnica ou por semelhana Origina-se da semelhana entre os membros individuais, que possuem os mesmos sentimentos, os mesmos valores e as mesmas crenas. Correspondem s sociedades primitivas, arcaicas ou sociedades sem escrita. Solidariedade Orgnica O desenvolvimento histrico e a consequente diviso de trabalho, fez com que a sociedade se transformasse . A nova solidariedade baseia-se na diversidade das pessoas e dos grupos, criando um lao social novo, um tipo de princpio de solidariedade, com moral prpria, ou seja, independente, implicando em uma conscincia individual mais livre. Durkheim chama de orgnica a solidariedade baseada na diferenciao dos indivduos, por analogia com os rgos de um ser vivo, cada um dos quais exerce uma funo prpria: embora os rgos no se paream uns com os outros, todos so igualmente indispensveis vida.

No seu estudo chegou concluso de que a causa do suicdio nas sociedades europias ps- revoluo industrial era a baixa solidariedade social, ou seja, o baixo grau em que uma sociedade integrada e unida. Ao tentar provar que a sociologia era uma disciplina cientfica Durkheim chamou ateno para uma questo social importante, a solidariedade social, provando que quando prevalece o individualismo exacerbado numa sociedade, muitas pessoas buscam no suicdio uma sada mais rpida para os seus problemas, angstias e sofrimentos. A obra sociolgica de Durkheim um exemplo de obra imperecvel, que marca a etapa mais decisiva da consolidao acadmica da sociologia. Apesar de suas razes no tempo em que viveu, as suas anlises - respondendo a preocupaes da sociedade e da Sociologia de sua poca - constitui um modelo do produto sociolgico, cuja validade no se esgota na leitura, mas continua a motivar reflexes para o homem contemporneo.

Texto II Quando desempenho meus deveres de irmo, filho ou de cidado, pratico deveres que esto definidos fora de mim e de meus atos, no direito e no costume. E. Durkheim. importante destacar que para Durkheim, o poder de coero dos fatos sociais e a presso que exerce sobre nosso comportamento, no necessariamente percebido pelos indivduos. Quando me comunico, na minha sociedade atravs de determinado idioma ou quando, refeio, uso talheres, no me ocorre que eu esteja sendo pressionado por alguma fora externa. E, no entanto, quer eu tenha ou no conscincia da coero que atua sobre mim, levando-me a me comportar de determinada forma, essa coero externa uma realidade.

Na sua obra mais clebre O suicdio: um estudo sociolgico, Durkheim fez um estudo das taxas de suicdios por julgar que um estudo assim ajudaria a alar a sociologia categoria de disciplina cientfica. O suicdio, afirmou Durkheim, sempre ser uma escolha pessoal, e h todo o tipo de razes psicolgicas que levaro um ator e no outro a decidir suicidar-se. Contudo, at mesmo nessa escolha extremamente individual atuam fatos sociais a taxa (alta ou baixa) de suicdios numa sociedade influencia a probabilidade de suicdio de um indivduo. A explicao para as variaes das taxas de suicdio, Durkheim encontrava no conceito de Solidariedade Social, ou seja, o grau em que uma sociedade integrada, unida, mantida coesa. O oposto da solidariedade social um alto grau de individualismo: se as pessoas so altamente individualistas, a solidariedade social baixa. isso o que a modernidade traz, explicava o autor. A baixa solidariedade social levar a uma taxa de suicdio elevada. O individualismo acarretar uma dependncia maior com relao ao eu e deixar as pessoas com menos vontade de recorrer aos padres coletivos em busca de orientao e sentido. Dessa forma, para muitos o suicdio torna-se ento uma opo mais realista. importante destacar que em algumas sociedades, o suicdio permitido, considerado legtimo, e at mesmo obrigatrio em determinadas situaes. Neste caso estamos diante do que Durkheim denominava de suicdio altrusta, no qual o indivduo levado a tirar a prpria vida em respeito aos valores da coletividade a que pertence. Assim, por estar fortemente integrado sua sociedade que, neste caso, o indivduo levado ao suicdio. J nas sociedades de tradio ticoreligiosa judaico-cristo, o suicdio desaprovado e interditado ao indivduo em toda e qualquer circunstncia.

Вам также может понравиться