Вы находитесь на странице: 1из 7

RESUMO DE DIREITO CIVIL OBRIGAES PARTE III DAS OBRIGAES DE DAR

1 - Conceito Obrigao de dar aquela em que o devedor compromete-se a entregar uma coisa mvel ou imvel ao credor, quer para constituir um novo direito, quer para restituir a mesma coisa a seu titular. 1 Cumpre esclarecer, inicialmente, que a obrigao de dar no se constitui especificamente na entrega efetiva da coisa, mas num compromisso de entrega da coisa. A obrigao de dar gera apenas um direito coisa e no exatamente um direito real. A propriedade dos imveis ocorre, quando derivada de uma obrigao, pela transcrio do ttulo no Registro de Imvel; os mveis adquirem-se pela tradio, isto , com a entrega da coisa. Pelo sistema brasileiro, o vnculo obrigacional por si s no tem o condo de fazer adquirir propriedade. Como j estudado, quanto ao objeto a obrigao classifica-se em: obrigao de dar, de fazer e de no fazer (duas positivas e uma negativa). A obrigao de dar divide-se em: obrigao de dar coisa certa e de dar coisa incerta. 2- Das Obrigaes de Dar Coisa Certa O verbo dar deve ser entendido como ato de entregar. O devedor obriga-se a dar coisa individualizada, que se distingue por caractersticas prprias, mvel ou imvel. Por essa razo, o credor de coisa certa no pode ser obrigado a, receber outra, ainda que mais valiosa. Princpio pelo qual os contratos devem ser cumpridos tal qual foram ajustados pacta sunt servanda CC Art. 313 O devedor no pode, assim, modificar unilateralmente o objeto da prestao. A recproca tambm e verdadeira: o credor no pode exigir coisa diferente, ainda que menos valiosa. Entretanto, pode haver concordncia do credor em receber una coisa por outra. A dao em pagamento (entrega de um objeto em pagamento de dvida em dinheiro) - depende do expresso consentimento do credor (CC. art. 356). CC Art. 373, II vedada a compensao nos casos de comodato e depsito. CC. Art. 481 Como j se afirmou, a obrigao de dar coisa certa confere ao credor simples direito pessoal, e no real. Aperfeioado o contrato de compra e venda, por exemplo, o vendedor no transfere desde logo o domnio: obriga-se apenas a transmiti-lo. No cumprida a obrigao, no pode o adquirente reivindicar a coisa, por no ter-lhe o domnio. Ter de contentar-se com a ao de perdas e danos e com a
1

VENOZA, Slvio de Salvo. Direito Civil: teoria geral das obrigaes e teoria

geral dos contratos. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2008. (Coleo direito civil; v.2) p.58.

resoluo da avena (CC. arts. 389 e 475). CC. Art. 233 "a obrigao de dar coisa certa abrange os acessrios dela embora no mencionados, salvo se o contrrio resultar do ttulo ou das circunstncias do caso". O acessrio segue o principal. Nada obsta a que se convencione o contrrio. No silncio do contrato quanto a esse aspecto, a venda de um terreno com rvores frutferas inclui os frutos pendentes; a de um veculo abrange os acessrios colocados pelo vendedor etc. Pode o contrrio resultar no s de conveno como de circunstncias do caso. Por exemplo: locao de imvel que necessariamente no abrange tambm a cesso de linha telefnica, salvo se expressamente exposto no contrato; embora o alienante responda pelos vcios redibitrios, certas circunstncias podem excluir tal responsabilidade, como o conhecimento do vcio por parte do adquirente. 2.1. Obrigao de Restituir A obrigao de restituir, englobada pela lei dentro das obrigaes de dar coisa certa, aquela que tem por objeto uma devoluo de coisa certa, por parte do devedor, coisa essa que, por qualquer ttulo, encontra-se em poder do devedor, como ocorre, por exemplo, no comodato (emprstimo de coisa infungvel), na locao e no depsito. 2 As obrigaes de entregar e de restituir sero estudadas em suas peculiaridades nos tpicos a seguir. 2.2. Perda ou Deteriorao da Coisa Neste tpico importante identificar:
A) B) C) D)

Perda (perda total) ou Deteriorao (perda parcial) O momento da tradio da coisa - se antes ou depois; A culpa com ou sem; Se pendente condio suspensiva.

Perecimento sem culpa: CC. Art. 234 primeira parte e Art. 238 - Em caso de perecimento (perda total) da coisa antes da tradio, preciso, primeiramente, verificar se o fato decorreu de culpa ou no do devedor. No tendo havido culpa deste, ou pendente a condio suspensiva, fica resolvida a obrigao para ambas as partes, que voltam primitiva situao, tanto na obrigao de entregar como na de restituir (CC. arts. 234, 1 a parte, e 238). Assim, se o vendedor j recebeu o preo da coisa, que veio a perecer sem culpa sua (em razo do fortuito ou da fora maior, p. ex.), deve devolv-lo ao adquirente, em virtude da resoluo do contrato, no estando obrigado a pagar perdas e danos. Ex.: se o devedor se obrigou a entregar um cavalo e este vem a falecer por ter sido atingido por um raio, no pasto, desaparece a obrigao, sem nus para as partes, devendo ambas voltar ao estado anterior. Se o cavalo j fora pago pelo comprador, evidentemente deve ser devolvido o preo, com atualizao da moeda. Se o perecimento ocorreu pendente condio suspensiva, no se ter adquirido o direito a que o ato visa (CC, art. 125), e o devedor suportar o risco da coisa.
2

VENOZA, Slvio de Salvo. Direito Civil: teoria geral das obrigaes e teoria geral

dos contratos. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2008. (Coleo direito civil; v.2) p.64/65.

LEMBRE-SE: O alienante proprietrio at a tradio. Na obrigao de restituir coisa certa ao credor, porm, prejudicado ser este, na condio de dono (res perit domino). Assim, se o animal objeto de comodato no puder ser restitudo, por ter perecido devido a um raio, resolve-se a obrigao do comodatrio, que no responder por perdas e danos (exceto se estiver em mora, cf. art. 399). suportando a perda o comodante, "ressalvados os seus direitos at o dia da perda" (art. 238). Perecimento com culpa: CC. Art. 234 segunda parte e art. 239 neste caso, havendo perecimento do objeto, tem o credor direito a receber o seu equivalente em dinheiro, mais as perdas e danos comprovadas, tanto na obrigao de entregar como na de restituir. LEMBRE-SE: A culpa acarreta a responsabilidade pelo pagamento de perdas e danos. E o que so perdas e danos??? Segundo Carlos Roberto Gonalves3, perdas e danos compreendem o dano emergente e o lucro cessante, ou seja, alm do que o credor efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar. Deteriorao sem culpa: CC. Art. 235 e Art. 240 primeira parte Na obrigao de entregar, poder o credor resolver a obrigao, por no lhe interessar receber o bem danificado, voltando as partes, neste caso, ao estado anterior; ou aceit-lo no estado em que se acha, com abatimento do preo, proporcional perda. Na obrigao de restituir, recebe-o no estado em que estiver, sem direito a qualquer indenizao. Deteriorao com culpa: CC. At. 236 e Art. 240 segunda parte Na obrigao de entregar - resolver a obrigao, exigindo o equivalente em dinheiro, ou aceitar a coisa, com abatimento, mas com direito, em qualquer caso, indenizao das perdas e danos. Na obrigao de restituir o credor tambm poder exigir o equivalente em dinheiro, mais perdas e danos.

2.3. Melhoramentos, acrscimos e frutos Neste tpico importante identificar:


A)

O momento da tradio da coisa - se antes ou depois;

GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil brasileiro, volume 2: teoria geral das obrigaes. So Paulo: Saraiva, 2004. p. 55.

B)

Boa-f ou m-f.

CC. Art. 237 Enquanto no ocorrer a tradio, a efetiva entrega da coisa, esta pertence ao devedor e, por conseqncia, os melhoramentos e acrescidos pertencero a eles. Art. 237. At a tradio pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poder exigir aumento no preo; se o credor no anuir, poder o devedor resolver a obrigao. Pargrafo nico. Os frutos percebidos so do devedor, cabendo ao credor os pendentes. LEMBRE-SE: se o devedor promoveu acrscimo ou melhoramento com evidente m-f, para tumultuar o negcio, ou dele obtiver proveito, claro que o princpio no poder prevalecer. Na obrigao de restituir: CC. Art. 241 como a coisa j pertence ao credor, aumentado de valor, lucrar o credor, se no concorreu para o acrscimo o devedor. Ex.: Na Locao a casa que, em razo da localidade, aumenta de valor. CC. Art 242 caso a coisa sofra melhoramento ou aumento em decorrncia de trabalho ou dispndio do devedor, o regime ser o das benfeitorias (CC. Art. 92). Estando de boa f o devedor ter direito aos aumentos e melhoramentos necessrios e teis. Os volupturios se no for pago o respectivo valor, poder o devedor levant-los, desde que no haja detrimento da coisa. Direito de reteno, o que detm a coisa, legitimamente, pode manter essa reteno at que seja indenizado das despesas e acrscimos que fez. Estando de m f s ter direito indenizao pelos acrscimos necessrios, no devendo ser ressarcido pelos melhoramentos teis, nem podendo levantar os acrscimos volupturios (Art. 1.220). Assim, por exemplo, se o objeto da obrigao for um animal, e este der cria, o devedor no poder ser constrangido a entreg-la. Pelo acrscimo, tem o direito de exigir aumento do preo, se o animal no foi adquirido juntamente com a futura cria. Tambm os frutos percebidos so do devedor, cabendo ao credor os pendentes. 3- Das Obrigaes de Dar Coisa Incerta Neste tpico importante identificar:
A) B)

Concentrao - ato unilateral de escolha; A quem compete a escolha, credor ou devedor;

CC. Art. 243 - A coisa incerta ser indicada, ao menos, pelo gnero e pela quantidade. , portanto, indeterminada mas determinvel. Falta apenas determinar sua qualidade. LEMBRE-SE: se faltar tambm o gnero, ou a quantidade, a indeterminao ser absoluta, no gerar obrigao. CC. Art. 245 - a determinao d-se pela escolha. Feita esta, e cientificado o

credor, acaba a incerteza, e a coisa torna-se certa, vigorando, ento, as normas das obrigaes de dar coisa certa. Para que a obrigao se concentre em determinada coisa no basta a escolha. LEMBRE-SE: necessrio que a escolha se exteriorize pela entrega, pelo depsito em pagamento, pela constituio em mora ou por outro ato jurdico que importe a cientificao do credor (Cdigo de Processo Civil arts. 629, 630 e 631).

Escolha: CC. Art. 244 compete ao devedor se o contrrio no resultar do ttulo da obrigao. S competir ao credor se o contrato assim dispuser. Sendo omisso, pertencer ao devedor. Se convencionado poder ser por terceiro estranho relao obrigacional. Limites da escolha - no poder dar a coisa pior, nem ser obrigado a prestar a melhor. Deve guardar o meio-termo entre os congneres da melhor e da pior qualidade. LEMBRE-SE: deve o devedor colocar a coisa disposio do credor, pois s assim, o devedor se exonera da obrigao, caso haja perda da coisa. CC. Art. 246 - antes da escolha (a definio somente se completa com a cientificao do credor), "no poder o devedor alegar perda ou deteriorao da coisa, ainda que por fora maior ou caso fortuito", pois o gnero nunca perece (genuns nunquam perit). Gnero limitado, ou seja, circunscrito a coisas que se acham em determinado lugar (animais de determinada fazenda, cereais de determinado depsito etc.). Neste caso o perecimento sem culpa de todas as espcies que o componham acarretar a extino da obrigao.

BIBLIOGRAFIA

GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil brasileiro, volume 2: teoria geral das obrigaes. So Paulo: Saraiva, 2004.

VENOZA, Slvio de Salvo. Direito Civil: teoria geral das obrigaes e teoria geral dos contratos. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2008. (Coleo direito civil; v.2). PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito civil: teoria geral das obrigaes. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. v.2. MONTEIRO, Washington de Barros, Curso de Direito Civil, v.4: direito das obrigaes, 1 Parte: das modalidades, das obrigaes, dos efeitos das obrigaes, do inadimplemento das obrigaes. 32.ed. atual. Por Carlos Alberto Dabus Maluf. So Paulo: Saraiva, 2003.

ANEXO I JURISPRUDNCIA TRIBUNAL DE JUSTIA DE MINAS GERAIS EMENTA: AO RESSARCITRIA - ACIDENTE DE TRNSITO PROPRIE-TRIO DO VECULO - ALIENAO DO BEM ANTES DO EVENTO DANOSO - AUSNCIA DE TRANSFERNCIA JUNTO AO DETRAN - ILEGITI-MIDADE PASSIVA AD CAUSAM. - Embora a presuno juris tantum de ser proprietrio do veculo causador do acidente milite contra aquele em cujo nome est re-gistrado o bem no Detran, ser este tido como parte ilegtima para figurar no plo passivo da ao ressarcitria, se comprovou nos au-tos ter ocorrido a TRADIO do veculo para aquele que foi qualifi-cado como comprador, antes da data do evento danoso. Recurso no provido. (TJMG processo: 2.0000.00.370559-5/000).

Вам также может понравиться