Вы находитесь на странице: 1из 3

1

COLGIO SO THIAGO CURSO SUPLETIVO ENSINO MDIO

A IMPORTNCIA DO MERCOSUL.

ALUNO : ED WILLIAM LEME CARDOSO

SO PAULO 2008

O Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assuno no Paraguai. Os membros deste importante bloco econmico do Amrica do Sul so os seguintes pases : Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A aprovao da entrada da Venezuela est na dependncia de aprovao do Congresso Nacional do Paraguai, pois os congressos nacionais do Brasil, Argentina e Uruguai j aprovaram a entrada da Venezuela no Mercosul. Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboos deste acordo datam da dcada de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vrios acordos comerciais com o objetivo de integrao. Chile, Equador, Colmbia, Peru e Bolvia podero entrar neste bloco econmico, pois assinaram tratados comerciais e j esto organizando suas economias para tanto. Participam at o momento como pases associados ao Mercosul. No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comrcio entre os pases membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos pases membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais. Alguns produtos no entraram neste acordo e possuem tarifao especial por serem considerados estratgicos ou por aguardarem legislao comercial especfica. Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integrao econmica entre os pases membros. Estabelece-se um plano de uniformizao de taxas de juros, ndice de dficit e taxas de inflao. Futuramente, h planos para a adoo de uma moeda nica, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu. Atualmente, os pases do Mercosul juntos concentram uma populao estimada em 311 milhes de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2 trilhes de dlares. As duas maiores economias do Mercosul enfrentam algumas dificuldades nas relaes comerciais. A Argentina est impondo algumas barreiras no setor automobilstico e da linha branca ( geladeiras, micro-ondas, foges ), pois a livre entrada dos produtos brasileiros est dificultando o crescimento destes setores na Argentina.

Na rea agrcola tambm ocorrem dificuldades de integrao, pois os argentinos alegam que o governo brasileiro oferece subsdios aos produtores de acar. Desta forma, o produto chegaria ao mercado argentino a um preo muito competitivo, prejudicando o produtor e o comrcio argentino. Em 1999, o Brasil recorreu OMC ( Organizao Mundial do Comrcio ), pois a Argentina estabeleceu barreiras aos tecidos de algodo e l produzidos no Brasil. No mesmo ano, a Argentina comea a exigir selo de qualidade nos calados vindos do Brasil. Esta medida visava prejudicar a entrada de calados brasileiros no mercado argentino.

Estas dificuldades esto sendo discutidas e os governos esto caminhando e negociando no sentido de superar barreiras e fazer com que o bloco econmico funcione plenamente. Espera-se que o Mercosul supere suas dificuldades e comece a funcionar plenamente e possibilite a entrada de novos parceiros da Amrica do Sul. Esta integrao econmica, bem sucedida, aumentaria o desenvolvimento econmico nos pases membros, alm de facilitar as relaes comerciais entre o Mercosul e outros blocos econmicos, como o NAFTA e a Unio Europia, economistas renomados afirmam que, muito em breve, dentro desta economia globalizada as relaes comerciais no mais acontecero entre pases, mas sim entre blocos econmicos. Participar de um bloco econmico forte ser de extrema importncia para o Brasil.

Вам также может понравиться