Вы находитесь на странице: 1из 3

PROJETO DE LEI DO SENADO N

, DE 2007

Acrescenta inciso X e pargrafo nico ao art. 473 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, para conceder ao empregado a possibilidade de ausncia ao trabalho, por at sete dias anuais, para acompanhar e assistir dependente portador de deficincia, e d outras providncias.

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1 O art. 473, da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, passa a vigorar acrescido do seguinte inciso:
Art. 473. ................................................................................ ........................................................................................................ X at sete dias anuais, consecutivos ou no, quando ele contar com mais de um ano de servio e for responsvel por pessoa portadora de deficincia, em funo de sua condio especfica, desde que justificada a ausncia, por escrito, ao empregador com, pelo menos, dois dias de antecedncia, excetuados os casos de necessidade inadivel ou urgncia, hipteses em que a justificao poder ser posterior ausncia. Pargrafo nico. No caso de empregado que for o nico responsvel pelos cuidados de pessoa portadora de deficincia, o prazo previsto no inciso X deste artigo ampliado para at quatorze dias, hiptese em que os dias que excederem o prazo originalmente previsto podero ser deduzidos do perodo de frias. (NR) .

Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

JUSTIFICAO

A Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) prev que o empregado possa deixar de comparecer ao servio, sem prejuzo do salrio, em algumas circunstncias especiais como falecimento de familiar ou cnjuge, casamento, nascimento de filho, doao de sangue, trabalho eleitoral, servio militar, exame vestibular, comparecimento a juzo e participao em organismo internacional, na qualidade de representante sindical. Apesar da existncia, hoje, de uma legislao protetora das pessoas com deficincia, no se tem ainda a previso da falta justificada queles empregados que so pais ou responsveis por pessoas portadoras de deficincia. Registre-se, em primeiro lugar, que a Constituio Federal de 1988, prev no inciso II do art. 227 a criao de programas de preveno e atendimento especializado para os portadores de deficincia fsica, sensorial ou mental, bem como de integrao social do adolescente portador de deficincia, mediante o treinamento para o trabalho e a convivncia, e a facilitao do acesso aos bens e servios coletivos, com e eliminao dos preconceitos e obstculos arquitetnicos. Ora, com freqncia, o acesso aos programas e ao atendimento especializado dependem das disponibilidades de tempo dos pais ou responsveis. Mormente em se tratando de pessoas pobres, a luta pela sobrevivncia exige jornada de trabalho completa. Dessa forma, muitos empregados no possuem tempo suficiente disponvel para acompanhar, com mais ateno, as necessidades especiais dos seus dependentes. Sendo assim, eventuais ausncias ao trabalho tornam-se necessrias at para usufruir dos servios ofertados pelo Estado, encaminhando o portador de deficincia aos locais apropriados. Essa flexibilidade no trabalho mais necessria em se tratando de crianas e adolescentes, portadores de necessidades especiais. O Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990) prev, em seu art. 11, que a criana e o adolescente portadores de deficincia recebero atendimento especializado. Essa norma incua se os pais ou responsveis no dispem de condies para comparecer aos locais de

mr0822s2-200705969

assistncia, acompanhando seus dependentes. Muitos pases j adotam normas especiais sobre o comparecimento ao trabalho de empregados, pais de filhos portadores de deficincia, ou concedem a possibilidade de ausncia ao trabalho, sem necessidade de justificao, por alguns dias. Recentemente o Parlamento Israelense aprovou norma que concede, anualmente, at quinze dias de licena remunerada para os pais de filhos nessa condio. Esse prazo ampliado para 30 (trinta) dias quando um nico genitor for o responsvel. L esse perodo deduzido das frias ou dos perodos previstos, como limites, para licenamdica. Por essas razes, oferecemos a presente proposta que contempla, com a possibilidade de ausncia ao trabalho, sem prejuzo da remunerao, por at 7 (sete) dias, os genitores ou responsveis por pessoas portadoras de deficincia. Esse prazo ampliado para at 14 (quatorze) dias, quando se tratar de um nico genitor ou um nico responsvel. Nessa hiptese prevemos a deduo de at 7 (sete) dias do perodo de frias. Por todas essas razes, entendemos que o empregado, que pai ou responsvel por pessoa portadora de necessidade especial, precisa de alguma flexibilidade de tratamento na legislao do trabalho, para se ausentar do trabalho em busca do melhor atendimento para as demandas especiais de seu dependente. Esperamos contar com o apoio de nossos Pares para a aprovao desta medida, que consideramos justa e apropriada. Sala das Sesses,

Senador FLEXA RIBEIRO

mr0822s2-200705969

Вам также может понравиться