Вы находитесь на странице: 1из 28

O marxismo fora do lugar

Alvaro Bianchi *

No queremos, ciertamente, que el socialismo sea en Amrica calco y copia. Debe ser creacin heroica. Tenemos que dar vida, con nuestra propia realidad, en nuestro propio lenguaje, al socialismo indoamericano. He aqu una misin digna de una generacin nueva. (MARITEGUI, 1987, p. 249.)

Resumo
O artigo discute a dificuldade presente para o desenvolvimento de um marxismo latino-americano. Essa dificuldade pode remeter prpria obra de Karl Marx e Friedrich Engels e filosofia da histria que se faz presente em alguns momentos dessa obra. A anlise da situao irlandesa e da comuna rural russa, entretanto, permitiram a esses autores e, principalmente a Marx romper com essa filosofia da histria. A seguir o artigo discute uma tentativa de interpretao da Amrica Latina e particularmente do Brasil com base na obra de Marx: aquela desenvolvida no mbito do chamado Seminrio dO Capital. Neste Seminrio gestou-se uma forma de apropriao da obra de Marx na qual se destacavam seus aspectos metodolgicos. Apesar das importantes contribuies dos autores vinculados a esse seminrio, dentre os quais Fernando Henrique Cardoso e sua anlise das situaes de dependncia, essa apropriao da obra de Marx revelou claros limites. Argumenta-se, por ltimo a necessidade do marxismo construir uma unidade profunda entre teoria e prtica, pesquisa terica e pesquisa emprica para superar os impasses da interpretao da Amrica Latina. Palavras-chave: Marxismo, Teoria da Dependncia, intercmbio desigual, Amrica Latina.
* Professor do Departamento de Cincia Poltica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor adjunto do Arquivo Edgard Leuenroth - Centro de Pesquisa e Documentao Social. Endereo eletrnico: albianchi@terra.com.br.

Ar t ig o

Volume 9 N 16 abril de 2010

mbora a presena de Marx seja incontornvel em nosso subcontinente, a existncia de um pensamento marxista latinoamericano deveria surpreender dadas as dificuldades que Marx e Engels demonstraram para apreender a realidade da Amrica Latina. Em alguns momentos chegaram at mesmo a adotar uma visada eurocntrica que repercutia uma filosofia da histria de corte hegeliano. Se bem fosse Engels e no Marx quem estivesse mais preso a essa filosofia, o que se evidencia nas repetidas vezes em que este fez referncia aos povos sem histria, ela no deixava de se fazer presente no autor dO Capital. Embora o volume de textos de Marx sobre a Amrica Latina seja maior do que se pensava h algumas dcadas, no possvel encontrar nesses textos seno indicaes muito rudimentares para se pensar a Amrica Latina. Nesse ponto contrasta, tanto pelo volume como pela originalidade, a ateno dedicada por Marx anlise da histria dos Estados Unidos. A est um ponto sobre o qual o pensamento crtico deveria se debruar com mais ateno. A comparao entre as anlises de Marx e Engels referentes aos Estados Unidos e Amrica Latina evidencia as dificuldades encontradas por ele para tratar desta ltima. Essa dificuldade se expressa na diferena existente entre o tratamento dispensado por Marx ao presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln e a Simon Bolvar, libertador da Amrica. Em uma carta a Lincoln redigida por Marx e publicada em dezembro de 1864, a Associao Internacional de Trabalhadores (AIT) congratulava o povo americano pela sua reeleio por larga maioria. E acrescentava: Se a resistncia ao Poder Escravista era a moderada palavra-de-ordem de sua primeira eleio, o grito de batalha triunfal de sua reeleio Morte Escravido. (MECW, 20, p. 19).1 E conclua afirmando que os trabalhadores da Europa consideravam um augrio da poca em que entramos que tenha correspondido a Abraham Lincoln, o determinado filho da classe trabalhadora, liderar seu pas atravs de uma guerra sem precedentes com o propsito de
1 A carta no deixava de saudar o nascimento em solo americano, um sculo antes da ideia de uma grande Repblica democrtica, da primeira declarao dos Direitos do Homem e do primeiro grande impulso revoluo europia do sculo XVIII.

178

p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

resgatar uma raa acorrentada e reconstruir o mundo social. (idem, p. 20.) A admirao de Marx reaparece na carta que a AIT enviou ao presidente Andrew Johnson, aps o assassinato de Lincoln.2 A missiva conclua afirmando que o povo americano ao iniciar a nova era de emancipao do trabalho (...) atribuiu as responsabilidades de liderana a dois homens do trabalho o primeiro Abraham Lincoln e o outro Andrew Johnson. (idem, p. 100). O contraste com sua apreciao de Simon Bolvar imenso e chama a ateno. Ele se revela em toda sua amplitude em um artigo redigido em 1858, para The New American Cyclopedia no qual Marx no apenas ressaltou sua oposio figura de Bolvar, como tambm a imagem negativa que fazia dos habitantes da Amrica hispnica. Seu juzo era implacvel:
como a maioria de seus compatriotas [Bolvar] era incapaz de todo esforo de longo prazo e sua ditadura degenerou rapidamente em uma anarquia militar na qual os assuntos mais importantes ficavam nas mos de favoritos que arruinavam as finanas pblicas e logo recorriam a meios odiosos para reorganiz-las (MECW, v. 18, p. 221-222).

To implacvel era esse juzo que o editor Charles Dana objetou a Marx que ao contrrio dos demais artigos da Cyclopedia, esse estava escrito em um estilo partidrio e solicitou que deixasse claro quais eram suas fontes. Mas o autor do verbete deu pouca ateno a seu editor. Em carta a Engels, datada de 14 de fevereiro de 1858, Marx admitiu que seu estilo era mesmo partidrio e carregou ainda mais nos adjetivos referindo-se a Bolvar como o mais covarde, miservel e ignbil dos canalhas (MECW, v. 40, p. 266). A averso a Bolvar ainda mais surpreendente na medida em que ele, em mais de uma ocasio e com diferentes argumentos havia defendido assim como Lincoln o fim da escravido. verdade que a visada eurocntrica no explica totalmente essa averso. O risco de os novos governos na Amrica Latina assumirem formas bonapartistas preocupava Marx. Mas tambm nessa justa preocupao sua visada reaparecia, uma vez que a oposio ao
2 Nela era ressaltada a modstia desse homem grande e bom que o mundo descobriu como heri quando j tinha cado como mrtir (MECW, v. 20, p. 99-100).
p. 177 203

179

A r tig o

Volume 9 N 16 abril de 2010

regime de Lus Bonaparte, considerado como um obstculo para o desenvolvimento da revoluo europeia era deslocada, de modo s vezes mecnico, para sua anlise de Simon Bolvar (ver o argumento de ZEA, 1983, p. 64). Essa visada eurocntrica se fez presente novamente na atitude de Marx e de Engels durante a guerra entre Estados Unidos e Mxico. Ambos os autores tomaram partido decididamente pelo primeiro e Engels a esse propsito foi ainda mais efusivo do que seu companheiro. J em 1847 escrevia ter testemunhado a conquista do Mxico e se regozijado com isso. Evidenciava desse modo aquela filosofia da histria qual fizemos referncia e erigia o progresso como medida da histria e o identificava com o movimento de emancipao dos trabalhadores. Nessa perspectiva, esse autor escrevia ainda referindo-se ao Mxico: Quando um pas que at ento vivia encerrado exclusivamente em si prprio, perpetuamente dilacerado por guerras civis e completamente impossibilitado de desenvolver-se (...) quando tal pas arrastado forosamente pelo processo histrico, trata-se de um progresso (MECW, v. 6, p. 527). Dois anos depois, o mesmo Engels voltaria carga e ridicularizaria aqueles que lamentavam que a esplndida Califrnia tenha sido tomada dos preguiosos mexicanos, os quais nada fariam com ela. E depois de narrar a expanso das foras produtivas e do comrcio que pela primeira vez teriam aberto o Oceano Pacfico civilizao, conclua:
A independncia de uns poucos espanhis californianos e texanos pode sofrer por causa disso e em alguns casos justia e outros princpios morais devero ser violados; mas onde est o problema comparativamente a tais fatos de significao histrica mundial? (MECW, v. 8, p. 365-366).

Analisando os escritos de Marx e Engels sobre a guerra dos Estados Unidos contra o Mxico, Monjars-Ruiz (1983, p. 108) apontou que o juzo mais acertado de ambos os autores a esse respeito foi a previso de que a derrota deste ltimo provocaria a subordinao do restante da Amrica Latina dominao estadunidense. Um olhar treinado pelas tragdias dos sculos XX e XXI, no deixa, assim, de se surpreender com o carter positivo que atribuam a essa dominao. 180
p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

A dificuldade para compreender a Amrica Latina era anloga quela que Marx enfrentou para compreender a dominao colonial na ndia. No artigo The British Rule in India, publicado em 10 de junho de 1853 no New York Daily Tribune, Marx atribuiu um carter claramente positivo aos resultados da dominao britnica no subcontinente asitico. Muito embora ele lamentasse os efeitos destrutivos dessa dominao, afirmava que esta havia destrudo as semibrbaras e semicivilizadas comunidades que caracterizavam a vida social na ndia e promovido, desse modo, uma verdadeira revoluo social (MECW, v. 12, p. 131-132). Assim, apesar de toda dor que essa dominao pudesse provocar e quaisquer que sejam os crimes da Inglaterra, ela era uma ferramenta inconsciente da histria para realizar aquela revoluo (idem, p. 132).3 Marx, entretanto, comeou a mudar sua visada a partir da luta pela independncia da Irlanda, a qual permitiu que uma atitude crtica do processo de expanso econmica e poltica do capitalismo ocupasse gradativamente lugar em sua obra.. A dominao inglesa havia promovido uma destruio da agricultura e da incipiente indstria irlandesa que em muito se assemelhava quela ocorrida na ndia. Essa destruio no havia dado lugar, assim como na ndia, a novas e modernas formas de organizao da economia. Mas a atitude de Marx para com o movimento nacional irlands era muito diferente daquela que havia tido com relao ao subcontinente indiano. Para Marx, a Inglaterra era o baluarte da grande propriedade territorial e do capitalismo europeu, mas era na atrasada Irlanda que esse baluarte poderia sofrer uma derrota decisiva porque a luta econmica se concentra exclusivamente sobre a propriedade territorial, porque esta luta ali ao mesmo tempo uma luta nacional, e porque o povo se manifesta mais revolucionrio e mais furioso do que na Inglaterra (MECW, v. 20, p. 119). No era no concentrado e organizado proletariado fabril das cidades industriais inglesas que Marx depositava as esperanas da revoluo e sim nas atrasadas massas urbanas e rurais da Irlanda. Sua concluso era surpreendente:

Essa chocante opinio a respeito da dominao colonial britnica foi novamente sustentada no artigo The Future Results of Brithis Rule in India, de 22 de julho de 1853.
p. 177 203

181

A r tig o

Volume 9 N 16 abril de 2010

No momento em que cesse a forada Unio entre os dois pases comear na Irlanda, ainda que sob formas antiquadas, uma revoluo social (idem, p. 119-120. Grifos meus). Muito embora a revoluo social na Irlanda pudesse ocorrer de modo diferente daquele esperado nos pases nos quais o proletariado industrial encontrava-se concentrado e organizado, ou seja, muito embora a revoluo social irlandesa pudesse assumir formas antiquadas e mesmo uma feio nacional Marx no apenas a apoiava como depositava nela a sua esperana, na medida em que a conectava com a revoluo europeia.4 Essa nova atitude, a qual se distanciava claramente de uma filosofia da histria, expressou-se de modo ainda mais ntido na apreciao que Marx passou a fazer do desenvolvimento do capitalismo na Rssia. O tema o atraiu enormemente a partir de 1873 e para estud-lo melhor dedicou-se aprendizagem do idioma russo. O estudo dessa questo e sua interlocuo com intelectuais desse pas afastaram Marx gradativamente daquela filosofia da histria que se deixava entrever em escritos anteriores. Essa nova perspectiva pode ser percebida em sua carta de 1877 aos editores da Otiechesviennie Zpiski. Na missiva Marx sumariava as idias de Nikolay Gavrilovich Chernyshevsky, segundo Marx um grande estudioso e crtico russo, para o qual a Rssia ao invs de destruir a comuna rural para promover o desenvolvimento, poderia adquirir todos os seus frutos sem sofrer seus tormentos, desenvolvendo suas prprias condies histricas. Eu partilho seu ponto de vista sobre esta questo, afirmou Marx. E a seguir rejeitou toda tentativa de transformar sua anlise do capital em uma filosofia na qual o curso da histria universal fosse previamente traado: O captulo sobre a acumulao primitiva no pretende mais do que traar o caminho pelo qual na Europa ocidental a ordem econmica capitalista emergiu das entranhas da ordem econmica feudal. (MECW, v. 24, p. 199. Grifos meus.)

As minutas da reunio do Conselho Geral da Associao Internacional dos Trabalhadores de 14 de dezembro de 1869 registram: Ele [Marx] considerou a soluo da questo irlandesa como a soluo da inglesa e a inglesa como a soluo da europeia. (MECW, v. 21, p. 413.)

182

p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

Essa passagem de Marx, a qual enfatiza que sua anlise se restringia Europa ocidental, relevante para compreender a nova visada assumida. De fato, ela lembra uma importante alterao feita alguns anos antes na edio francesa do texto de O Capital.5 No captulo sobre a acumulao primitiva, sobre o qual estava fundamentada toda a polmica com os marxistas russos que se apropriavam do texto ao p da letra, Marx decidiu alterar o texto da edio original alem para enfatizar justamente o carter historicamente circunscrito Europa ocidental de sua anlise. A comparao entre os textos evidencia a inteno de Marx:
Na histria da acumulao primitiva fazem poca todas as revolues que servem como ponto de apoio nascente classe dos capitalistas e principalmente todos os momentos nos quais as grandes massas de homens so despojadas repentina e violentamente de seus meios de subsistncia para serem lanadas no mercado de trabalho livre como proletrios livres (vogelfreie). A expropriao que priva o produtor rural, o campons, de sua terra serve de base a todo esse processo. Sua histria apresenta uma modalidade diversa em cada pas e em cada um deles recorre as diferentes fases em diferentes ordens e em diferentes pocas histricas. Apenas na Inglaterra, que aqui tomamos como exemplo, ela reveste sua forma clssica [Nur in England, das wir daher als Beispiel nehmen, besitzt sie klassische Form]. (Marx, 1990, v. 1, p. 876; MEW v. 23, p. 744.) Na histria da acumulao primitiva fazem poca todas as revolues que servem como alavanca ao avano da classe capitalista em vias de formao e, principalmente, todas as que despojam as grandes massas de seus meios de produo e subsistncia tradicionais, lanando-as imprevistamente no mercado de trabalho. Mas a base de toda essa evoluo a expropriao dos cultivadores. Ela no se completou de uma maneira radical seno na Inglaterra, pas, que ter, ento, um papel principal em nosso esboo. Mas todos os pases da Europa ocidental percorrem o mesmo movimento, ainda que segundo o contexto ele mude sua cor local, ou se restrinja a um crculo mais estreito, ou apresente um carter menos fortemente pronunciado, ou segundo uma ordem de sucesso diferente [Elle ne sest encore accomplie dune manire radicale quen Angleterre: ce pays jouera donc ncessairement le premier rle dans notre esquisse. Mais tous les autres pays de lEurope occidentale parcourent le mme mouvement, bien que selon le milieu il change de couleur locale, ou se resserre dans un cercle plus troit, ou prsente un caractre moins fortement prononc, ou suive un ordre de succession different] (Marx, 1872, v. 1, p. 315. Grifos meus)

O sentido dessa alterao torna-se ainda mais evidente no uso que Marx fez da edio francesa em sua troca de correspondncia com Vera Zasulich em 1881, a respeito do destino da comuna rural russa. Nessa missiva, depois de citar a passagem de O Capital acima destacada, a qual afirmava que todos os pases da Europa ocidental deveriam seguir o mesmo caminho de separao do produtor dos
5 Enrique Dussel (1990, p. 255-256) chamou a ateno para essa mudana e para sua importncia.
p. 177 203

183

A r tig o

Volume 9 N 16 abril de 2010

meios de produo e da consequente expropriao dos produtores agrcolas seu autor insistiu: Portanto, a inevitabilidade histrica desse processo est estritamente limitada aos pases da Europa ocidental (MECW, v. 24, p. 370). A particularidade histrica russa era, assim, ressaltada, ao mesmo tempo em que era apontada uma via no-clssica (no-Ocidental) de modernizao da sociedade russa. O carter historicamente particular do desenvolvimento capitalista na Rssia fazia com que, para o autor de O capital, a comuna rural fosse nesse pas o ponto fulcral da regenerao social (idem, p. 371). No primeiro rascunho a essa carta, Marx havia sido ainda mais enftico, escrevendo:
Se a revoluo vier no momento oportuno, se ela concentrar todas suas foras para permitir comuna rural seu pleno desenvolvimento, esta poder prontamente se desenvolver como um elemento de regenerao na sociedade russa e um elemento de superioridade sobre os pases escravizados pelo sistema capitalista. (idem, p. 360.)

A reflexo marxiana sobre o desenvolvimento do capitalismo na Rssia parece ter alterado at mesmo seu juzo sobre o domnio colonial na ndia. Referindo-se justamente quelas comunidades que uma vez havia descrito como semibrbaras e semicivilizadas e cuja destruio havia considerado um fator de progresso histrico, Marx escreveu:
No que diz respeito ndia oriental, por exemplo, todos com a exceo de sir Henry Maine e gente de sua laia, sabem que a supresso da propriedade comunal foi apenas um ato de vandalismo ingls que conduziu os povos nativos no para a frente e sim para trs. (idem, p. 365).

Essa nova perspectiva que Marx formulou a partir de sua reflexo primeiro sobre a Irlanda e depois sobre o desenvolvimento do capitalismo na Rssia representa uma ruptura decisiva com toda filosofia da histria e assentou as bases para uma melhor compreenso da realidade latino-americana.6 Mas trata-se apenas
6 Enrique Dussel (1990) destacou com nfase a importncia desse ltimo Marx para a Amrica Latina.

184

p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

de pistas e no de uma resposta acabada a nossas indagaes. Para os que vivem neste continente esse deslocamento de perspectiva fundamental e deveria servir como um ponto de partida para apreendermos nosso desenvolvimento desigual e combinado. Pois do que se trata, para aqueles marxistas que no querem fazer uma filosofia da histria, justamente, de interpretar a particularidade do desenvolvimento capitalista na Amrica Latina. Esse nunca foi um problema para os partidos comunistas de nosso continente, os quais procuraram justificar a poltica da Internacional Comunista para as colnias e semicolnias por meio de uma teoria que no era, seno, calco y cpia.7 Para aqueles que se colocavam em outra perspectiva histrica e poltica, interpretar a Amrica Latina a partir da obra de Marx implicava um esforo criativo de estudo de sua obra, de construo terica e de um reconhecimento, ao menos implcito, de que a fidelidade sua dialtica implicava, s vezes, no afastamento de seu texto. De fato, tambm muitas das ideias de Marx estavam fora de lugar em nosso continente. Apropriadas de modo dogmtico no faziam seno erguer barreiras cognitivas compreenso de nossa histria. Interpretar essa histria foi, assim, o primeiro desafio dos marxistas latino-americanos, dentre eles os brasileiros. Da que a investigao sobre nossa formao, ou seja, sobre a construo histrica de nossa particularidade, tenha atrado algumas das melhores inteligncias como Caio Prado Junior, com seu Formao do Brasil Contemporneo, de 1942, Nelson Werneck Sodr, com Formao da Sociedade Brasileira, de 1944, e Formao Histrica do Brasil, de 1962, e Antonio Cndido, com a Formao da Literatura Brasileira, de 1957, ou ainda, fora do espectro do marxismo, mas em profundo dilogo com ele, Celso Furtado, com Formao econmica do Brasil, de 1959.

Construda aps a afirmao de um programa, a sofrvel interpretao da Amrica Latina pelos partidos comunistas, elaborada a partir da dcada de 1920, no fazia seno reproduzir uma cultura de manuais na qual as diversas etapas do desenvolvimento econmico e social pelas quais a Europa supostamente teria passado eram universalizadas. Essa operao intelectual visava sustentar as polticas de alianas com a burguesia nacional e a afirmao de programas nacional-populares, democrtico-populares ou democrtico-nacionais.
p. 177 203

185

A r tig o

Volume 9 N 16 abril de 2010

Marxismo e teoria da dependncia


A necessidade de desenvolver uma interpretao de nossa realidade torna a trajetria do marxismo latino-americano desviante. Perry Anderson (2004) analisou o deslocamento que ocorreu no marxismo europeu do ps-guerra para os temas da filosofia e da crtica literria. A necessidade de o marxismo interpretar a Amrica Latina e, particularmente, o Brasil impediu que a pesquisa histrica, social, poltica e econmica sofressem o mesmo deslocamento. Pode-se, at mesmo, dizer que a filosofia e a crtica literria brasileiras foram desde cedo marcadas pela anlise histrica e social, inclusive no marxismo, ou seja, que o objetivo explcito dessa filosofia e dessa crtica literria foi, seno sempre pelo menos na maioria das vezes, interpretar o Brasil. Isso evidente naqueles autores j citados que assumiram como desafio o estudo da formao do Brasil. Mas pretendo apresentar de modo mais detalhado um caso que tinha tudo para ser a realizao do marxismo ocidental no Brasil, mas que nunca o foi: o lendrio Seminrio dO Capital, aquele grupo de estudos sobre a obra de Marx integrado por Jos Arthur Giannotti, Fernando Henrique e Ruth Cardoso, Paul Singer, Fernando Novais, Octvio Ianni e outros. De certo modo, a conformao do Seminrio tinha um carter de contestao figura de Florestan Fernandes e quilo que Gabriel Cohn chamou de seu ecletismo bem temperado.8 Mas embora esse desafio existisse, as exigncias de rigor e cientificidade que Fernandes havia imposto ao seu prprio trabalho eram por todos partilhadas, da que Giannotti pudesse retrospectivamente ressaltar a vocao cientfica do grupo (1999, p. 116) e Roberto Schwarz dizer que o objetivo do grupo era uma concepo cientfica superior (1999, p. 89). Aqui est um ponto importante que merece ser destacado. A crtica explicita traduo das idias marxistas realizadas no Brasil

Ver a opinio de Sallum Jr. (2002, p. 75-76). O projeto intelectual de Florestan procurava integrar de modo interdependente e complementar os diferentes aportes da sociologia sistemtica, de Weber; da sociologia diferencial, de Marx; da sociologia comparada, de Durkheim; da sociologia descritiva, da Escola de Chicago; e da sociologia terica, de Mannheim. Assim, a formao do grupo, ao afirmar as idias de Marx como um ponto de partida, claramente desafiava Florestan.

186

p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

pelo stalinismo, que sempre atravessou o grupo, encontrava-se amparada em uma tambm explcita distino ente cincia e ideologia. Distino essa que deveria ser viabilizada metodologicamente por uma leitura rigorosa dO Capital. O papel de Giannotti como guardio epistmico era, a, crucial e foi por meio dele que o enfoque estruturalista de Martial Guroult e Victor Goldschmidt se tornou um modelo para uma leitura rigorosamente interna do texto de Marx, permitindo o que consideravam ser uma abordagem cientfica desta. Paulo Arantes e Roberto Schwarz (1999, p. 91) j destacaram a ironia presente no fato de que a empresa intelectual de um grupo que pretendia renovar criticamente e mesmo revolucionar a recepo de Marx no Brasil estava sustentada em uma tcnica de leitura que era lugar comum para qualquer estudante do secundrio francs. Ironias parte, a separao entre cincia e ideologia preconizada pelo grupo no deixava, entretanto, de ser ela mesma ideolgica. A poltica permanecia no apenas como um objeto, mas tambm como um desejo. Todos liam O Capital, confessou Giannotti, com o objetivo de entender o estgio em que se encontravam as relaes sociais do desenvolvimento econmico e social brasileiro, com o intuito muito preciso de poder avaliar as polticas em curso (Giannotti, 1998, p. 116). E a aposta no rigor e na superioridade intelectual de Marx (...) era redefinida nos termos da agenda local, de superao do atraso por meio da industrializao (Schwarz, 1999, p. 88), o que impedia os membros do Seminrio de se afastarem das diretrizes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) ou da Comisso Econmica para a Amrica Latina (Cepal) tanto quanto afirmavam querer. O estudo rigoroso da obra de Marx tinha, assim, um claro propsito instrumental. O contexto importante para compreender esse propsito. A promessa de desenvolvimento e a ideologia do progresso contida no programa de Juscelino Kubitschek pareciam materializar-se no vertiginoso crescimento industrial e na construo de Braslia. Nesse cenrio, no qual o Brasil moderno parecia travar sua luta definitiva contra o Brasil arcaico o que interessava a esses autores era afinar conceitos cientficos que lhes fornecessem instrumentos de interveno na prpria universidade e na poltica brasileira. (GIANNOTTI, 1998, p. 119.)
p. 177 203

187

A r tig o

Volume 9 N 16 abril de 2010

Dentre aquelas questes de ordem terica e interpretativa que se manifestavam com mais urgncia, estava o acerto de contas com a idia de burguesia nacional corrente tanto no discurso nacional-desenvolvimentista como naquele que tinha sede no PCB.9 Foi numa clara contraposio a essa idia que apareceu a obra Empresrio industrial e desenvolvimento econmico, de Fernando Henrique Cardoso (1964), na qual eram eram apresentadas as inconsistncias do projeto de hegemonia poltica da burguesia industrial brasileira. Presa entre motivaes e interesses tradicionais que a prendiam ao latifndio e ao capitalismo internacional, ao qual se encontrava associada, essa burguesia encontrava-se impossibilitada de aliar-se de modo duradouro s classes urbanas e populares. Cardoso conclua seu livro com uma disjuntiva dilacerante. Ou esse capitalismo associado se consolidaria assegurando burguesia brasileira a condio de scia-menor do capitalismo ocidental ou as massas urbanas e os grupos populares manifestariam uma nova forma de organizao capaz de levar mais adiante a modernizao poltica e o processo de desenvolvimento econmico do pas. Em ltima instncia, conclua Cardoso, a pergunta ser ento, subcapitalismo ou socialismo? (CARDOSO, 1964, p. 187.) Talvez, dado o ceticismo e a desconfiana que Cardoso demonstrou desde cedo perante o movimento operrio, a interrogao j contivesse sua resposta. Mas outras so as questes que gostaria de levantar neste momento. Os mritos e os limites desse livro podem ser encontrados na relao que estabelece entre a teoria marxista e
9 O Partido Comunista Brasileiro reagiu s transformaes que se tornavam evidentes na sociedade brasileira deixando para trs sua fase esquerdista, destacando, na conhecida Declarao de Maro de 1958, a existncia de uma contradio fundamental entre uma burguesia nacional e progressista e o imperialismo norte-americano e seus aliados. Anunciada a contradio, a poltica indicada foi a constituio de uma Frente Nacionalista, constituda pelos patriotas da burguesia nacional, a pequena burguesia e o proletariado urbano e rural. Tal frente poderia desenvolver suas foras pacificamente, chegando at mesmo a constituir, por esses meios, um governo nacional e a realizar por formas e meios pacficos, a revoluo antiimperialista e antifeudal (PCB, 1982). As diretrizes anunciadas pela Declarao de Maro foram ratificadas pelo 5 Congresso do PCB, realizado em 1960. O apoio candidatura do marechal Lott, em 1961 e o suporte dado pelo partido ao governo de Joo Goulart foram os desdobramentos prticos dessas teses.

188

p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

a pesquisa emprica. A apropriao do marxismo por parte de Cardoso no era feita de modo mecnico. O objetivo do autor era uma anlise das caractersticas particulares que a burguesia assumia em uma sociedade que era desviante, mas no alheia ao desenvolvimento do capitalismo. O marxismo deveria, desse modo, viabilizar uma interpretao do Brasil que evitasse considerar seu caso como um evento singular discreto maneira de um historicismo vulgar, ao mesmo tempo em que rejeitasse as tentaes do economicismo que apresentava a formao da ordem capitalista industrial em nosso pas como uma tendncia inexorvel (CARDOSO, 1964, p. 42-43). Reconhecer o mrito dessa abordagem no implica, entretanto, afirmar sua exclusividade, ou mesmo sua originalidade. As crticas noo de burguesia nacional e aos esquemas etapistas que caracterizavam a anlise do PCB eram voz corrente na esquerda anti-stalinista da poca e, particularmente, na Organizao Revolucionria Marxista-Poltica Operria (Polop), fundada em 1961 (cf. Sader, 1997, p. 110 e Mattos, 2002, p. 186). E haviam sido antecedidas em muito pelas pioneiras anlises da Liga Comunista Internacionalista na dcada de 1930 e, particularmente pelo Esboo de uma anlise da situao econmica e social do Brasil, de Mario Pedrosa e Lvio Xavier (1987). Crtica similar poderia ser encontrada em outros pases e antecedendo muito os trabalhos do Seminrio dO Capital. Na Argentina, Nahuel Moreno havia formulado em 1948 Cuatro tesis sobre la colonizacin espaola y portuguesa en Amrica (Moreno, 1957) e o agudo historiador argentino Milcades Pea, um personagem sobre o qual o marxismo latino-americano deveria prestar mais ateno, escreveu entre 1955 e 1957 um conjunto de importantes textos daquilo que pretendia ser um amplo painel da formao e da perspectiva das classes sociais na Argentina (ver PEA, 1975, 1975a, 1975b, 1975c, 1975d e 1975e).10
10 Em sua curta vida, Milcades Pea (1933-1965) produziu uma obra extremamente significativa na qual empreendeu um importante esforo de reviso da histria argentina. No mesmo ano em que Cardoso publicou seu livro sobre os empresrios industriais, Pea deu incio publicao de trs artigos na revista Fichas de Investigacin Econmica y Social, reunidos logo depois no livro Industria, burguesa industrial y liberacin nacional (1974).
p. 177 203

189

A r tig o

Volume 9 N 16 abril de 2010

Os limites da abordagem de Fernando Henrique Cardoso ficariam mais evidentes posteriormente com a publicao em co-autoria com Enzo Faletto de sua magnum opus Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina (Cardoso e Faletto, 2004). Criticando o dualismo estrutural que caracterizava muito das teorias do subdesenvolvimento, Cardoso e Faletto propunham uma anlise integrada do desenvolvimento, na qual este era concebido como o resultado da interao de grupos e classes sociais que tm um modo de relao que lhes prprio (2004, p. 34). O foco da anlise passava, assim, a ser o estudo das estruturas de dominao e das formas de estratificao social que condicionam os mecanismos e os tipos de controle e deciso do sistema econmico em cada situao particular. (idem, p. 37.) O pressuposto era o mesmo que animava Empresrio industrial e desenvolvimento econmico, construir uma anlise que permitisse a interpretao de casos particulares, rejeitando tanto o recurso a teorias ad hoc como a generalizaes abstratas. Mas os objetivos de Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina eram muito mais ambiciosos, uma vez que essa obra deixava de lado os estreitos quadros da sociedade brasileira e adotava para a anlise do desenvolvimento uma perspectiva latino-americana. Para tal, seus autores procuravam por meio da noo de dependncia aludir s condies particulares de existncia e funcionamento do sistema econmico e do sistema poltico bem como as relaes que estes mantinham nos planos interno e externo, insistindo na natureza poltica dos processos de transformao econmica. (idem. p. 179.)11 De modo apropriado, Joo Quartim de Moraes perguntou poca a respeito do estatuto terico da teoria da dependncia e, mais precisamente, a respeito da relao desta com a teoria marxista (Moraes, 1972). Respondendo a Weffort (1989), que dogmaticamente procurava contrapor uma teoria baseada na idia de nao a uma teoria baseada na idia de classe, Cardoso explicou que no havia procurado construir uma teoria da dependncia e sim fazer uma anlise con11 Assim, Ao considerar a situao de dependncia, na anlise do desenvolvimento latino-americano, o que se pretende ressaltar que o modo de integrao das economias nacionais no mercado internacional supe formas distintas de inter-relao dos grupos sociais de cada pas, entre si e com os grupos externos. (CARDOSO & FALETTO, 2004, p. 43.)

190

p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

creta das situaes de dependncia. O conceito de dependncia seria constitudo por meio da saturao histrica das contradies particulares que lhe dariam sentido. Mas esse conceito no estaria definido no campo terico do modo de produo. Tratar-se-ia de um conceito reflexo que seria explicado por conceitos que constituem a teoria do capitalismo na fase imperialista (...). Quando, entretanto, o conceito de dependncia se refere s formaes sociais (...) o procedimento adequado para construi-lo teoricamente o de reter conceitualmente as contradies que ele quer expressar. (CARDOSO, 1972, p. 129.) Afirmando que no pretendia construir uma teoria geral da dependncia, mas apenas aplicar o conceito s formaes sociais, Cardoso se eximia, desse modo, de explicar o conceito de dependncia por meio das categorias que constituem a teoria do capitalismo e procurava resolver as dificuldades conceituais postas por uma teoria da dependncia por meio do estudo emprico das realidades nacionais concretas. A dificuldade de pensar a Amrica Latina por meio das categorias dO Capital era contornada por Fernando Henrique Cardoso, mas no solucionada. Por essa razo Marx no era citado em todo o texto e as categorias marxianas da anlise do capitalismo no apareciam em sua anlise da dependncia. Embora no fosse citado, Marx comparecia em Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina, como de resto no conjunto da produo da dcada de 1960 dos membros do Seminrio dO Capital. Mas o fazia na condio de epistemlogo e era como tal que ele estava sempre presente nessa produo. Em Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina est consolidada uma notvel anlise da situao latino-americana que procurava articular as dimenses poltica e econmica. Mas as questes fundamentais de todo processo de dependncia, a produo de valor e mais-valor e a transferncia de mais-valor, no eram abordadas. Era justamente o tratamento terico destas questes o que permitiria esclarecer os processos concretos que teriam lugar nas diferentes realidades nacionais e, principalmente, as formas que a contradio entre as classes assumiria em cada pas. Em sua reconstruo da trajetria do Seminrio dO Capital, Roberto Schwarz (1999, p. 103) apontou que o grupo no se interessou pela crtica de Marx ao fetichismo da mercadoria. Mas sempre conveniente recordar que a anlise marxiana do fetichismo
p. 177 203

191

A r tig o

Volume 9 N 16 abril de 2010

um captulo de sua teoria do valor. justamente esta a que parece estar ausente. As dificuldades que Jos Serra e Fernando Henrique Cardoso (1979) encontraram para responder s objees de Ruy Mauro Marini e o tratamento pobre que deram s categorias de valor e de mais-valor nessa ocasio tornam ainda mais sentida essa ausncia (cf. MARINI, 2000, p. 177-181). Na concluso de Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina esses limites revelam-se de modo dramtico. Nela a oposio entre socialismo e subcapitalismo era substituda de modo ainda no desenvolvido teoricamente pela oposio entre dependncia e interdependncia. A nova situao da dependncia, caracterizada pela insero dos interesses externos no setor de produo para o mercado interno e por sua sustentao em alianas polticas das quais fariam parte as classes urbanas, tornaria possvel que os pases dependentes superassem a situao de subdesenvolvimento por meio de um desenvolvimento capitalista associado. A base dessa nova interdependncia estaria na crescente solidariedade entre os investimentos industriais estrangeiros e a expanso econmica do mercado interno que se evidenciaria em uma forte tendncia ao reinvestimento de parte dos lucros obtidos pelas empresas transnacionais no mercado interno (cf. CARDOSO & FALETTO, 2004, p. 164). Assim, mesmo que o novo tipo de desenvolvimento implicasse em mecanismos de controle da economia nacional que fugissem do controle interno, excluindo qualquer alternativa, devido unificao dos sistemas produtivos e dos mercados (idem, p. 167), isto no implicaria uma intensificao da dependncia: vnculos posteriores com a economia internacional poderiam ser do tipo normal nas economias modernas, nas quais sempre h interdependncia (idem, p. 165). O que esses autores consideravam como vnculos de tipo normal com a economia internacional era um comrcio internacional que no implicasse em uma transferncia de valor, ou seja, um comrcio mundial ricardiano, no qual as vantagens comparativas de cada nao garantiriam mtuos benefcios.12 Em termos tericos
12 Anwar Shaikh (1991, cap. 4) argumentou vigorosamente que a lei ricardiana dos custos comparativos no compatvel com a teoria marxiana do valor.

192

p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

esse argumento foi colocado de modo mais intenso e acabado na polmica que Jos Serra e Fernando Henrique Cardoso moveram contra Ruy Mauro Marini. Em uma passagem crucial de seu texto Cardoso e Serra questionaram a possibilidade de transferncia de valor por meio do comrcio internacional afirmando que no havendo mobilidade da fora de trabalho fica difcil estabelecer-se, em escala internacional, o conceito de tempo de trabalho socialmente necessrio, o qual, por sua vez, crucial como requisito para a operao da lei do valor. (1979, p. 49.) Marini surpreendeu-se com esse argumento e no viu o nexo anunciado por Serra e Cardoso entre a mobilidade da fora de trabalho e o tempo de trabalho socialmente necessrio. E de fato, tal nexo no existe na obra de Marx. Mas tal nexo importante para a teoria ricardiana do comrcio. Da que, sem maiores explicaes, Serra e Cardoso simplesmente rejeitassem a operao da lei do valor no comrcio mundial. Como conseqncia ao invs de discutir as diferenas de produtividade e de valores unitrios mostraram-se interessados na variao dos preos relativos e na deteriorao dos ndices de relaes de troca que teriam como componente dinmico na explicao a luta de classes (SERRA & CARDOSO, 1979, p. 45). A referncia luta de classes tinha o propsito de demarcar posies entre uma leitura aberta, heterodoxa e at mesmo radical e outra economicista e ortodoxa. No argumento de Ral Prebisch aceito por Serra-Cardoso, os aumentos de produtividade na produo de mquinas e equipamentos nos pases desenvolvidos seriam rpidos e no se traduziriam em reduo proporcional do preo unitrio, enquanto que nos pases subdesenvolvidos os aumentos de produtividade seriam lentos e se refletiriam em redues proporcionais do preo. As razes para tal adviriam do fato de que nos pases industrializados os ganhos de produtividade seriam repartidos entre capitalistas e trabalhadores, enquanto que nos pases perifricos isso no ocorreria devido, entre outras razes, incapacidade poltica dos trabalhadores imporem nveis salariais mais elevados e debilidade das burguesias nacionais. As diferenas salariais decorrentes da luta de classes seriam, assim, cruciais para explicar o comportamento desigual dos preos dos produtos
p. 177 203

193

A r tig o

Volume 9 N 16 abril de 2010

comercializados por naes industrializadas e perifricas (cf. SERRA & CARDOSO, 1979, p. 43). Da a concluso:
Sem que se considere, por um lado, a capacidade de luta dos trabalhadores industriais no Centro bem como a defesa pelos empresrios de seus interesses monopolistas e, por outro, a fraqueza relativa de ambos na periferia, no se explica o intercmbio desigual, processo que reflete as condies reais das relaes sociais nas quais se desenvolve a produo capitalista. (idem, p. 45.)

Este argumento que parece primeira vista fazer sentido quando mobilizado para explicar as relaes centro-periferia demonstra sua fragilidade quando utilizado para explicar as diferenas existentes entre pases industrializados, como por exemplo, a Inglaterra e os Estados Unidos na primeira metade do sculo XX. Afinal, de que lado do Atlntico era possvel encontrar uma classe operria mais organizada e uma luta de classes mais intensa? Certamente no era do lado dos Estados Unidos, para onde, paradoxalmente, a balana do comrcio exterior inclinava-se favoravelmente. O recurso luta de classes para solucionar os impasses aos quais chega o modelo explicativo tem o valor de um argumento ad hoc. Por sua vez, um argumento que estivesse assentado nas categorias marxianas poderia debruar-se sobre os processos de transferncia de valor por meio do mercado mundial e, desse modo, chegar a resultados mais consistentes a respeito da dependncia. A superioridade terica do argumento de Ruy Mauro Marini em sua Dialtica da dependncia (2000) reside justamente neste ponto. Considerado a partir dessas categorias, o problema da dependncia encontra sua explicao a partir de uma perspectiva totalizante que articula os processos de produo de mercadorias em contextos nacionais de desenvolvimentos desiguais e combinados com a circulao de mercadorias no mercado mundial e a transferncia de mais-valor que esta possibilita. Este tema foi apenas esboado por Marx, mas esse esboo j fornece importantes pistas para a soluo. Analisando as diferenas nacionais de produtividade de trabalho, Marx apontou, no livro I de O capital, que a intensidade mdia do trabalho varia de pas para pas. Comparando um trabalho mais intensivo com outro menos intensivo se verificar que o trabalho 194
p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

mais intensivo produz em um mesmo tempo mais valor. Desse modo, o trabalho nacional mais produtivo considerado ao mesmo tempo como mais intensivo, sempre que a nao mais produtiva no seja obrigada pela concorrncia a reduzir o preo de venda de suas mercadorias at o limite de seu valor (MARX, 1990, v. 1, p. 702). Adquirem posio predominante no comrcio internacional aquelas naes nas quais a intensidade e produtividade do trabalho superam o nvel internacional. E muito embora o salrio nominal o equivalente da fora de trabalho expresso em dinheiro seja mais elevado nesses pases do que nos demais, o preo relativo do salrio, ou seja, sua relao com o mais-valor e com o valor do produto ser nele mais baixo do que nos pases nos quais predomine um regime capitalista menos desenvolvido. Um exemplo numrico pode ajudar a esclarecer essa questo. Ernest Mandel (1982, p. 250-254) props, em sua anlise da troca desigual, um exemplo no qual dois pases A (desenvolvido) e B (subdesenvolvido) - importam e exportam mercadorias entre si. O valor do pacote de mercadorias exportado por A corresponde a 5.000c + 4.000v + 4.000s = 13.000, onde c corresponde ao capital constante, v ao capital varivel e s o mais-valor, a taxa de lucro (s/[c+v]) igual a 44% e a taxa de mais-valor (s/v) igual a 100%. O valor do pacote de mercadorias exportado por B corresponde a 200c + 2.000v + 1.800s = 4.000, a taxa de lucro igual a 82% e a taxa de mais-valor igual a 90%. Perceba-se que nesse caso, embora a taxa de lucro de B seja quase o dobro de A, a taxa de mais-valor (taxa de explorao) de A maior do que a taxa de mais-valor de B. Nessa situao, que pressupe diferentes taxas de lucro nacionais, a equivalncia de valores internacionais em uma situao na qual B exporta 4.000 unidades monetrias a seguinte: 1.538cA + 1.231vA + 1.231sA = 200cB + 2.000vB + 1.800sB. Assim, embora valores internacionais sejam trocados por seus equivalentes esses valores iguais representam quantidades desiguais de trabalho decorrentes das diferenas de produtividade entre as diferentes naes: 1.231vA < 2.000vB. Mas ao contrrio do que parecem insistir Cardoso e Serra e antes deles Ral Prebisch -, a questo fundamental nessa diferena no reside nos custos salariais desiguais e sim no fato de que a hora de trabalho de A mais produtiva do que a hora
p. 177 203

195

A r tig o

Volume 9 N 16 abril de 2010

de trabalho de B. A troca desigual , assim, uma transferncia de valor, ou seja, de quantidades de trabalho.13 Embora Mandel assuma como pressuposto que no existe um nivelamento internacional das taxas de lucro a troca desigual persistiria mesmo na hiptese de que ocorresse o nivelamento. Dividindo a massa total de mais-valor pela massa total de capital adiantado (5800/11200), obtm-se uma taxa de lucro do conjunto do sistema igual a aproximadamente 52%. Equalizadas nesse ndice as taxas de lucro tem-se que para A o preo de produo do pacote de mercadorias seria 5.000c + 4.000v + 4.661pr = 13.661 e para B esse preo seria de 200c + 2.000v + 1.139pr = 3.339. Nesse caso a troca se daria nos seguintes termos: 1.222cA + 978vA + 1.139prA = 200cB + 2.000vB + 1.139prB, portanto, 978vA < 2.000vB, consistira em uma diferena ainda maior. A troca de quantidades desiguais de trabalho permaneceria, assim, como o fundamento da troca desigual. Marx descreveu rapidamente esse processo nO Capital:
Os capitais investidos no comrcio exterior podem levantar uma quota mais elevada de lucro, em primeiro lugar porque competem com mercadorias produzidas com facilidades de produo menos desenvolvidas, por isso o pas mais adiantado vende suas mercadorias acima de seu valor, ainda que mais baratas do que os pases competidores. (...) O pas mais favorecido obtm uma quantidade maior de trabalho em troca de uma menor, ainda que a diferena, o excedente, seja embolsado por uma determinada classe, como ocorre em geral com o intercmbio ente capital e trabalho (MARX, 1990, v. 3, p. 344-346.)

A concorrncia tende, portanto, a agravar as condies nas quais ocorre o processo de distribuio do mais-valor na esfera mundial. Esse processo completamente assimtrico e ditado no apenas pelos diferentes nveis nacionais de intensidade e produtividade do trabalho como tambm pelas condies econmicas e polticas que permitiriam a alguns pases sustentar o preo de mercadorias

13 Esclarea-se que a competio entre setores industriais e no interior de setores industriais, ou seja, o intercmbio desigual, no a nica fonte de transferncia de valor. A estas fontes possvel acrescentar a repatriao de lucros, royalties e rendas, os emprstimos bancrios e as dvidas pblicas dos pases perifricos (cf. p. ex. Shaikh, 1991 e Cooney, 2004).

196

p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

Isso implica em uma abordagem economicista como Cardoso e Serra afirmaram? Seria uma abordagem economicista se as diferenas de produtividade fossem atribudas exclusivamente ao variado desenvolvimento tecnolgico. A abordagem marxiana , entretanto, muito mais complexa. Segundo Marx a produtividade determinada por uma ampla gama de circunstncias; determinada dentre outras coisas pelo grau mdio de habilidade dos trabalhadores, o nvel do desenvolvimento da cincia e de suas aplicaes tecnolgicas, a organizao social do processo de produo, a extenso e eficincia dos meios de produo e as condies encontradas em seu ambiente natural. (MARX, 1990, v. 2, p. 130.) , pois, no desenvolvimento histrico desigual e combinado do capitalismo que encontraremos as determinaes das diferentes produtividades do trabalho. A luta de classes atravessa essas mltiplas determinaes, sobredeterminando-as. O que a recorrente acusao de economicismo aventada por Cardoso e Serra revela, por outro lado, uma concepo de atividade econmica na qual a luta de classes no tem lugar. Mas , justamente, no processo de produo de mercadorias que a luta de classes ocorre de modo mais intenso. Na obra de Marx a luta de classes no ocorre depois de encerrada a jornada de trabalho; ela tem lugar no prprio processo de produo. As categorias de valor, mais-valor, lucro, taxa de mais-valor, taxa de lucro e produtividade do trabalho, s quais fizemos referncia ao longo deste texto expressam relaes sociais marcadas pelo conflito social. Da que elas representem o antagonismo social ao invs das possibilidades de harmonizao dos interesses como ocorre com as categorias eclticas sobre as quais muitos dos argumentos de Cardoso e Serra repousavam.

Grandezas e misrias de uma tradio crtica


Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina, juntamente com o restante da produo terica do membros do Seminrio dO Capital Marx, constitui um ponto alto do pensamento marxista
p. 177 203

197

A r tig o

acima de seu valor, enquanto imporiam a outros preos inferiores ao valor. Nessas condies no h como falar de interdependncia a no ser que esta signifique simplesmente subordinao.

Volume 9 N 16 abril de 2010

brasileiro ao mesmo tempo em que revela a dificuldade em articular as dimenses terica e emprica da pesquisa marxista que se expressava nesse grupo, evidenciando seus limites. Contribua para exacerbar essa dificuldade a diviso de trabalho que imperava nesse grupo. Uma diviso que, segundo um dos expoentes do Seminrio sempre foi prezada; mais ainda, cultuada, pois entendamos que nossas prticas pblicas e polticas somente poderiam se legitimar a partir dos particularismos de nossas respectivas tradies. (Giannotti 1998, p. 121.) Se o objetivo era legitimar carreiras intelectuais em um contexto de institucionalizao crescente das cincias humanas tal diviso de trabalho sem dvida deu bons frutos. Mas embora os beneficiados possam se regozijar com seu sucesso, essa estratgia teve um impacto negativo sobre o prprio desenvolvimento da teoria marxista. Cabe ressaltar, entretanto, a dimenso da contribuio dos membros do Seminrio dO Capital para o desenvolvimento do pensamento marxista no Brasil. A importncia capital dos estudos do Seminrio, principalmente daqueles voltados para a compreenso do Brasil, reside no golpe fatal que assestaram nas teses do feudalismo brasileiro e da burguesia nacional. Essas teses, que durante decnios embasaram as polticas conciliadoras do marxismo oficial no Brasil foram completamente desacreditadas pelos estudos de Fernando Novais, Fernando Henrique Cardoso, Octvio Ianni e outros. De vrios modos, dentre os quais os polticos no so os menores, as geraes posteriores ao Seminrio superaram-no. Mas coube aos autores a ele vinculados estabelecer uma medida a partir da qual os trabalhos posteriores podem ser comparados e evidenciar as dificuldades prprias construo da unidade entre pesquisa marxista terica e emprica. A tradio crtica que se fazia presente no Seminrio dO Capital (mas no se restringia apenas a ele) deixou um importante legado e assentou as bases para uma interpretao da realidade brasileira e latino-americana, mas no deixou de mostrar seus limites. Essa corrente intelectual, entretanto, agonizou lentamente a partir dos anos 1970, medida que seus expoentes ascenderam a posies de poder (cf. COGGIOLA, 2005). Os compromissos com a poltica cotidiana se fizeram cada vez mais intensos arrefecendo o impulso crtico que haviam sido exibidos anteriormente. Na dcada

198

p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

de 1990, j na presidncia da Repblica, Fernando Henrique Cardoso no era seno uma grosseira caricatura de si mesmo. Uma leitura retrospectiva poder procurar nas ideias correntes daquele Seminrio a misria de nosso presente, mas o idealismo dessa leitura que procura as determinaes da luta de classes nas ideias salta aos olhos. Detive-me na exposio das grandezas e misrias que parecem caracterizar a produo cientfica dos membros desse Seminrio por que creio que ela evidencia as dificuldades reais de afirmao de um marxismo latino-americano ou brasileiro capaz de unificar pesquisa terica e pesquisa emprica. E optei por apresentar rapidamente a modalidade de manifestao dessa dificuldade na obra de Fernando Henrique Cardoso uma vez que ela no apenas a mais conhecida, como, tambm, a que melhor expressou certo modo de interpretar o Brasil cujos fundamentos foram lanados no Seminrio dO Capital. Foi por isso mesmo aquela que evidenciou de modo mais intenso em nosso pas os dilemas do marxismo na Amrica Latina. Seria essa dificuldade uma refrao da separao entre teoria e prtica que caracterizaria o marxismo ocidental segundo a verso de Perry Anderson? No o creio. claro que na trajetria do Seminrio alguns mais apressados poderiam encontrar a separao entre teoria e prtica que se evidencia na Europa. De certo modo, a atividade do grupo prefigurou um deslocamento do marxismo para o interior das universidades que se tornou mais evidente depois do Ato Institucional 5, em 1968. Mas esse deslocamento pode esconder o fato de que para vrios dos membros do Seminrio a poltica era parte constitutiva de sua prxis e que a prpria agenda de pesquisa era politicamente orientada. Fernando Henrique Cardoso no o melhor exemplo dessa prxis, uma vez que a abraou apenas tardiamente, muito embora seja o que tenha ido mais longe. Mas no podemos esquecer que Paul Singer, um dos fundadores da Polop, tambm fazia parte do grupo.14
14 Essa relao com a poltica que caracterizava to intensamente o marxismo brasileiro, mesmo aquele sediado nas universidades, ficava ainda mais evidente na segunda gerao do Seminrio dO Capital, da qual faziam parte Emir Sader, Francisco Weffort, Joo Quartim de Moraes, Paulo Sandroni e Ruy Fausto, dentre outros. Alm do mais, a mesma dificuldade de articular pesquisa terica e pesquisa emprica se manifestava no Rio de Janeiro, onde os vnculos com
p. 177 203

199

A r tig o

Volume 9 N 16 abril de 2010

Em que reside, pois, essa dificuldade de articular de modo apropriado a pesquisa terica e a pesquisa emprica de modo a permitir uma compreenso profunda da realidade latino-americana e da brasileira em particular? As vicissitudes histricas da difuso do marxismo em nosso subcontinente podem explicar os bloqueios polticos a essa compreenso. A hegemonia do stalinismo e do populismo, bem como as tendncias antiintelectualistas que se faziam presentes nessas correntes foram sem dvida importantes barreiras, as mais difceis de transpor. Mas se quisermos superar esses obstculos preciso reconhecer as cegueiras e obstculos cognitivos que se manifestavam no mbito da prpria teoria. A realidade rebelde constituda pelo carter desviante do capitalismo que tem lugar neste subcontinente colocou desafios tericos e interpretativos para o pensamento crtico, o qual nem sempre soube enfrentar de modo apropriado.15 Foi no trabalho de formulao terica que as maiores dificuldades se apresentaram. Detendo-se onde era preciso avanar muitos enfrentaram essas dificuldades subsumindo a realidade das formaes econmicosociais de nosso continente a uma estreita lgica do capital que apagava as diferenas; tinham as solues, mas lhes faltavam as perguntas. Outros avanaram por caminhos tortuosos, deixando de lado a teoria e empenhando-se em descries densas de nossas realidades; foram capazes de identificar questes pertinentes, mas no tinham as respostas. A soluo do problema parece estar na construo de uma unidade profunda entre teoria e prtica, pesquisa terica e pesquisa emprica. O pressuposto, mais uma vez, o de um retorno a Marx e, particularmente a sua crtica da economia poltica. Enfrentar de modo crtico os desafios apresentados por sua obra, reconhecen-

a poltica e, particularmente com o Partido Comunista Brasileiro eram mais intensos e se expressavam por meio da revista Civilizao Brasileira. 15 Segundo Marini: Frente ao parmetro do modo de produo capitalista puro, a economia latino-americana apresenta peculiaridades, que s vezes se do como insuficincias, e outras nem sempre distinguveis facilmente das primeiras como deformaes. (...) por isso que mais que o capitalismo, o que temos um capitalismo sui generis, que s ganha sentido se o contemplarmos tanto a nvel nacional como, principalmente, a nvel internacional. (MARINI, 2000, p. 106.)

200

p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

do seus limites e lacunas condio essencial. A identificao dos pontos cegos da teoria deve ter como consequncia uma paciente prtica terica capaz de restaurar sua capacidade explicativa. A Amrica Latina , sem dvida, um desses pontos cegos, como vimos. Por essa razo, tambm nosso marxismo no pode ser calco y copia. Para ser crtico ele deve ser criao herica.
Recebido em 2.6.2009 Aprovado em 23.9.2009

Referncias
ANDERSON, P. Consideraes sobre o marxismo ocidental. Nas trilhas do materialismo histrico. So Paulo: Boitempo, 2004. CARDOSO, F.H. Teoria de dependncia ou anlises concretas de situaes de dependncia. In: O modelo poltico brasileiro. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1972, p. 123-139. CARDOSO, F.H. & SERRA, J. As desventuras da dialtica da dependncia. Estudos Cebrap, n. 23, p. 34-80, 1979. CARDOSO, F.H. & FALETTO, E. Dependncia e desenvolvimento na Amrica Latina: ensaio de interpretao sociolgica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. COGGIOLA, O. A agonia da tradio crtica brasileira e latinoamericana. Crtica Marxista, So Paulo, n. 20, p. 90-110, 2005. COONEY, P. Towards and empirical measure of international transfers of value. In: FREEMAN, A.; KLIMAN, A. & WELLS, J. The New Value Controversy and the Foundations of Economics. Cheltenham: Edward Elgar, 2004, p. 241-260. DUSSEL, E. El ltimo Marx (1863-1882) y la liberacin latinoamericana. Mxico D.F.: Siglo XXI, 1990. MARITEGUI, J. Ideologia y politica. Lima: Amauta, 1987. (Obras completas, v. 13) MARINI, R. Dialtica da dependncia. Petrpolis: Vozes/Clacso, 2000. MARX, K. Le capital. Paris: M. Lachtre, 1872.
p. 177 203

201

A r tig o

Volume 9 N 16 abril de 2010

______. Capital. Londres: Penguin, 1990, 3v. MARX, K. & ENGELS, F. Werke: Herausgege ben vom Institut fr Marxismus-Leninismus beim ZK der SED. Berlin: Dietz-Verlag, 1956 ff. (Citado como MEW). ______. Collected works. Nova York: International Publisher, 1976ss. (Citado como MECW). MANDEL, E. O capitalismo tardio. So Paulo: Abril Cultural, 1982. MATTOS, M. Em busca da revoluo socialista: a trajetria da Polop (1961-967). In: RIDENTI, Marcelo e REIS FILHO, Daniel Aaro. Histria do marxismo no Brasil: partidos e organizaes dos anos 20 aos 60. Campinas: Unicamp, 2002, v. 5, p. 185-212. MONJARS-RUIZ, J. Mxico em los escritos y fuentes de Karl Marx. Nueva Sociedad, n. 66, p. 105-111, 1983. MORAES, J. Le statut theorique de la notion de dependence. VVAA. Dependencia y estructura de clase em America Latina. Genebra: Centre Europe-Tiers Monde, 1972. MORENO, N. Cuatro tesis sobre la colonizacin espaola y portuguesa em Amrica. Estratgia, Buenos Aires, n. 1, 1957. PCB. Declarao sobre a poltica do PCB. Voz Operria, 22 mar. 1958. In: CARONE, Edgar. O PCB (1943-1964). So Paulo: Difel, 1982. PEDROSA, M. & XAVIER, L. Esboo de uma anlise da situao econmica e social do Brasil. ABRAMO, Flvio e KAREPOVS, Dainis. Na contracorrente da histria: documentos da Liga Comunista internacionalista (1930-1933). So Paulo: Brasiliense, 1987. PEA, M. Antes de Mayo. Buenos Aires: Fichas, 1975. ______. El paraso terrateniente. Buenos Aires: Fichas, 1975a. ______. La era de Mitre. Buenos Aires: Fichas, 1975b. ______. De Mitre a Roca. Buenos Aires: Fichas, 1975c. ______. Alberdi, Sarmiento y el 90. Buenos Aires: Fichas, 1975d. ______. Masas caudillos y elites. Buenos Aires: Fichas, 1975e. ______. Indstria, burguesia industrial y liberacin nacional. Buenos Aires: Fichas, 1974.

202

p. 177 203

O marxismo fora do lugar Alvaro Bianchi

SALLUM Jr., B. Notas sobre o surgimento da Sociologia Poltica em So Paulo. Poltica & Sociedade, v. 1, n. 1, 2002. SCHWARZ, R. Seqncias brasileiras: ensaios. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. SERRA, J. & CARDOSO, F.H. As desventuras da dialtica da dependncia. Estudos Cebrap, 1979. SHAIKH, A. Valor, acumulacin y crisis: ensayos de economia poltica. Bogot: Tercer Mundo, 1991. WEFFORT, F. Dependncia: teoria de classes ou ideologia nacional? In: O populismo na poltica brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989, p. 165-181. ZEA, L. Visin de Marx sobre Amrica Latina. Nueva Sociedad, n. 55, p. 59-66, 1983. Abstract Marxism out-of-place
This article discusses the difficulties that exist for the development of a Latin American Marxism. This difficulty may flow from Marx and Engels` work itself, and the philosophy of history that emerges in several moments of this work. Nonetheless, the analysis of the situation in Ireland and of the Russian rural commune allowed these writers and Marx in particular to go beyond this philosophy of history. We then move on to discuss one attempt to interpret Latin America, and Brazil in particular, based on Marx`s work: one which was developed within the ambit of the Seminrio dO Capital. In this seminar, a form of appropriating Marxs work giving salience to methodological aspects was promoted. In spite of the important contribution of the authors linked to this seminar, among them Fernando Henrique Cardoso and his analysis of situations of dependence, this appropriation of Marx`s work revealed clear limitations. Thus, we end with an argument on the need for Marxism to build a deep link between theory and practice, theoretical and empirical research in order to go beyond existing impasses in the interpretation of Latin America. Keywords: Marxism, Dependency Theory, unequal exchange, Latin America.
p. 177 203

203

A r tig o

SADER, E. Ns que amvamos tanto O Capital: fragmentos para a histria de uma gerao. In: O poder, cad o poder? Ensaios para uma nova esquerda. So Paulo: Boitempo, 1997, p. 87-111.

Вам также может понравиться