Вы находитесь на странице: 1из 56

FUNDAES EM ESTACAS

1. Objetivos: Tipos de estaca; Anlise do comportamento de fundaes profundas ; Mecanismo de interao solo x estaca ; Capacidade de carga do elemento de fundao ;; Recalque dos elementos de fundaes ; Aspectos especiais: - efeito de grupo de estacas; - atrito negativo; Projeto de fundaes.

2. Critrios de projeto: Material da estaca no deve ser solicitado em excesso ; Segurana adequada ruptura ao cisalhamento do solo ; Recalques mantidos dentro de nveis de tolerncia adequados.

3. Mecanismos de Interao solo -estaca: Carga constituda de duas parcelas : Atrito desenvolvido ao longo do fuste ; Resistncia de ponta da estaca ;

Q Q

Q PONTA

Q LATERAL p fs ds

ABASE q BASE

onde: p = permetro do fuste da est aca fs = atrito unitrio l = comprimento da estaca

qs = resistncia de ponta por unidade de rea 4. Efeitos de Instalao: Mtodos de instalao de estacas : Estacas Cravadas (Pr-moldadas); Estacas Escavadas e Mo ldadas In Situ; Estacas Cravadas e Moldadas In Situ . Efeitos: Amolgamento do material ao redor da estaca ; Alterao do estado de tenses ; Dissipao do excesso de presses neutras; Deslocamentos ao redor da estaca.

5. Concluses: Dificuldade nas previses de comportamento : - Mtodo de instalao afeta propriedades do solo ; Complexidade no mecanismo de interao solo x estrutura ; Projeto. 1) Teorias de capacidade de carga ; 2) Mtodos semi-impricos (estatsticos); 3) Mtodos avanados (numricos) .

6. Tipos de Estaca: A. Estacas Cravadas: Pr-moldadas de concreto Ao (perfil, tubulares) Madeira B. Moldadas In Situ (Escavar e Concretar): Strauss Rotativa C. Cravadas & Moldadas In Situ (Cravar e Concretar):

Franki

7. Escolha do tipo de estacas: Localizao e tipo de estrutura; Condies do solo (ateno ao lenol fretico) ; Disponibilidade de equipamento ; Relao custo x benefcio ; Durabilidade (Madeira, Ao) ; 7.1 Pr-moldadas de concreto: Vantagens: Controle do material; Pr-determinao de nega; Estvel em solos compressveis / colapssveis ; No h problemas associados ao lenol fretico ; Aumento no nvel de tenses e densidade: cravao ; Desvantagens: Deslocamentos podem afetar fundaes vizinhas ; Armadura Levantamento e Transporte ; Pode sofrer danos durante a cravao ; Vibraes; Limitaes de altura de equipamento ; No pode se modificar comprimento com rapidez . L = 20 a 25 metros P = 100 ton (carga nominal usual) NSPT = 20 / 22 NSPT = 80 (perfil metlico)

7.2 Escavadas: Vantagens: No h problemas com fundaes vizinhas ; Comprimento pode ser alterado ; Dimetro pode ser alterado ;

Alargamento de base (exceo areias) .

Desvantagens: Eventuais problemas de colapso ; Eventuais problemas de concretagem (estrangulam) ; Dificuldade de concretagem submersa; Presena/ migrao de gua com danos no concreto .

L = 20 metros (em Porto Alegre) 45 metros (limite) P = 1000 ton (carga nominal mxima) NSPT = 25 (usual) NSPT = 80 (mquinas especiais)

7.3 Cravadas e moldadas no local Vantagens: Nega pr-determinada; Comprimentos ajustveis ; Base alargada; No h problemas com lenol fretico . Desvantagens: Movimento de estruturas vizinhas ; Levantamento de estacas prximas (ruptura trao) ; Controle de qualidade do concret o; Limitaes de comprimento : - Fora necessria para levantar o revestimento Vibraes, barulho; Limitaes de altura do equipamento .

L = 20 / 25 metros P = 150 ton (carga nominal mxima) NSPT = 20 (usual) NSPT = 85 (limite forado)

ESTACAS Cravadas L (m) NSPT P (ton) 20 / 25 20 / 22 80 (metlico) 100 Escavadas 20 / 45 25 (usual) 80 (rotativa) 1000 FrankiI 20 / 25 20 (usual) 25 (forado) 150

Figura 1 - Estaca Strauss

Figura 2 - Estaca Strauss

Fases de execuo de uma estaca escavada sem utilizao de Lama Bentontica. 1. Escavao mecnica do furo atravs de trado ou caamba. 2. Perfurao executada at a profundidade necessria, cota de ponta da estaca. 3. Posicionamento da armao na estaca. 4. Concretagem da estaca. 5. Colocao das esperas do pilar imediatamente aps a concretagem. Estaca pronta.

Figura 3 - Estaca Escavada - Trado Contnuo

Fases de execuo de estaca escavada com utilizao de Lama Bentontica. 1. Escavao mecnica com utilizao de caamba e preenchimento do furo

com lama bentontica . 2. Concluso da escavao atingida a cota de apoio da estaca. Parcela de carga absorvida por atrito da ordem de 8O% da carga de trabalho. 3. Lanamento da armao e incio da concretagem . 4. Concretagem armazenamento da lama, desarenao e reoproveitamento posterior se possvel. 5. Estoca pronta.

Estacas tipo Broca e Apiloadas Estacas tipo Broca: - As estacas tipo broca so usualmente escavadas manualmente com tr ado concha. - Os dimetros variam de 0,20 a 0,50m dependendo do dimetro do trado concha utilizado e a profundidade pode variar de 6 a 8m. - Para este tipo de estaca no se utilizam cargas superiores a 12 tf. - Utilizada sempre acima do lenol fretico.

Estacas Apiloadas: - As estacas apiloadas ou soqueto ou estacas pilo, como tambm so chamadas, so escavadas utilizando-se soquetes. - A escavao consiste na queda de um soquete de 300 a 600 Kgf abrindo um furo de 0,20 a 0,50m que posteriormente pr eenchido com concreto. - No existe padronizao para utilizao de cargas nestas estacas, sendo que, alguns estudos sobre a sua utilizao na cidade de So Paulo, mostraram que uma estaca de 35 cm suporta at 85,5 tf. - Ideal para terrenos porosos e de b aixa resistncia. - Utilizada sempre acima do lenol fretico.

Concreto: O concreto deve ter consistncia plstica, com abatimento mnimo de 8 cm.

Controle de qualidade das estacas escavadas sem Lama Bentontica : De acordo com a norma NBR 6122, anota -se os seguintes elementos para controle da qualidade na execuo destas estacas: - Comprimento real de estaca abaixo da cota de arrasamento. - Desvio de locao. - Caractersticas dos equipamentos de escavao. - Qualidade dos materiais empregados

- Consumo de materiais por estaca e comparao do consumo real em rela o ao terico. O consumo do concreto pode ser controlado na betoneira pelo nmero de massadas ou pelo nmero de sacos de cimento utilizados. O volume real menor que o terico indica problemas na estaca. - Controle de posicionamento da armadura durante a concretagem. - Horrio do incio e fim da escavao e de cada etapa de concretagem. - Execuo de prova de carga esttica a cada grupo de 100 estacas ou quando houver dvidas sobre o comportamento da estaca. - Pode-se tambm realizar o ensaio de integridade PIT. - Por fim, confronta-se os valores observados com as tolerncias e se necessrio executa-se as modificaes necess rias.

Estacas Mega Constitui-se na instalao de pequenos elementos superpostos de estacas, os quais podem ser compostos por peas de c oncreto armado vazada ou perfis metlicos.

Execuo: - Cravao com macaco hidrulico que reage contra uma cargueira, contra a estrutura ou contra uma fundao j exis tente. - Quando o macaco reage contra as paredes de alvenaria, pode -se construir viges de concreto armado sob estas paredes, para que resistam aos esforos aplicados pelo macaco.

- So constitudas por seguimentos de 0,50m a 1,0m, conforme as condies locais. - As estacas de concreto so normalmente vazadas (tubos). - Para dar continuidade entre os diversos seguimentos, usa -se preencher o espao interno do tubo com concreto e ferragem antes de seu encunhamento contra a estrutura.

Emprego: - Pelo fato de serem introduzidos no terreno por meto de macacos hidrulicos e em pequenos seguimentos, este tipo de reforo mostra -se bastante conveniente, pois podem ser executados em locais pequenos e de dfcrt acesso ao pessoal. - So ideais tambm pa ra uso onde quer-se evitar vibraes, reduzindo assim o risco de instabilidade que possa existir devido a precariedade das fundaes existentes.

Figura 4 - Estaca Mega

Estaca Raiz uma estaca concret ada "in loco", com dimetro acabado variando de 80 a 450 mm e de elevada tenso de trabalho do fuste, que constitudo de argamassa de areia e cimento e inteiramente armado ao longo de todo o seu comprimento. As estacas raiz foram inicialmente desenvolv idas como funo bsica o reforo de fundaes. No entanto, os recentes desenvolvimentos da tcnica executiva e dos conhecimentos da mecnica dos solos permitiram aumentar, com segurana, a capacidade de carga e a produtividade deste tipo de estaca. Vantagens:

- alta capacidade de carga com recalques muito reduzidos; - possibilidade de execuo em reas restritas e alturas limitadas; - perturbao mnima do ambiente circunstante; - pode ser executada em qualquer tipo de terreno e em dire es especiais; - com utilizao quer a trao quer a compresso . Aplicaes: - Reforo de-fundaes; fundaes de difcil execuo pelos mtodos tradicionais quer

pela ocorrncia de mataces no subsolo, quer pela exi guidade de espao em superfcie e p-direito; - reforo de cais de atracao; - fundaes de bases de equipamentos em unidades industriais em operao; - fundaes de pontes; - paredes de conteno (estacas justapostas); - conteno de taludes; - proteo para escavao de galerias de metros; - fundaes de mquinas sujeitas a vibrao; - ancoragem de muros de arrimo e paredes diafragma; - tirante-raiz. Metodologia Executiva: a) Perfurao a.1) Perfurao em solo A perfurao por rotao com revestimento contnuo do furo e com auxlio de um fludo em circulao (geralmente gua). Os detritos resultantes da perfurao so trazidos superfcie pelo fluido atravs do interstcio anelar que se forma entre o tubo e o terreno. A medida que prossegue a perfurao, o revestimento metlico penetra no terreno e os vrios segmentos so ligados entre si por juntas rosqueadas. a2) Perfurao em rocha Ao atingir a rocha e havendo a necessidade de penetr -la, esta perfurao feita normalmente utilizand o martelo de fundo a roto -percusso at a cota de projeto. b) Armadura

Terminada a perfurao colocada a armadura metlica no interior do revestimento. Montar a armadura da estaca em forma de gaiola, com os estribos helicoidais, prevendo-se a armadura longitudinal com ao CA-50 A, podendo os estribos ser em ao CA 25. c) Concretagem colocado no tubo de perfurao o tubo de concretagem, que introduzido at o fundo. lanado, ento, argamassa de cimento com 600 kg/m3 de areia peneirada, com uma rela o mdia a/c de 0,6 dependendo do tipo de areia utilizada. A argamassa de cimento, lanada de baixo para cima, garante que a gua (ou lama de perfurao) seja deslocada para fora sendo substituda pela prpria argamassa. Durante esta operao o furo permane ce sempre revestido. Aps o preenchimento com argamassa, procede -se extrao da coluna de perfurao ao mesmo tempo que se aplica ar comprimido, nos casos em que as caractersticas do terreno assim o exigirem.

Fases de execuo de uma Estaca tipo Raiz 1- Perfurao com utilizao de circulao d'agu a e revestimento do furo. 2- Perfurao concluda ao atingir a cota de ponta da estaca. 3- Colocao da armadura aps limpeza final do interior do tubo. 4- Introduo de argamassa de cimento e areia com teor de Ci 500 kg/m 3. 5- Retirado do tubo de revestimento e aplicaes parciais de ar comprimido 2 a 4 kg/cm 2. 6- Estoco tipo "RAIZ" pronta .

Microestacas Execuo:

1 Perfurao auxiliada por circulao de gua (feita de forma similar s estacas raiz). 2 Instalao do tubo manchete que um tubo de ao ou PVC rgido (envolvido com armadura) com vlvulas espaadas de 1m. 3 Execuo da bainha. A bainha confeccionada injetando -se calda de cimento pela vlvula inferior do tubo manchete at extravasar calda pela boca do furo. A espessura da bainha no deve ser inferior a 3 cm para que no se consiga abrir as vlvulas manchetes na execuo. Concomitantemente com esta operao, o tubo de revestimento vai sendo removido. Aps concluda a bainha o tubo manchete lavado jnternamente com circulao de gua. 4 Inieo da calda de cimento. A injeo feita com auxlio de um tubo dotado de obstculos duplos acoplado a um misturador e bomba de injeo. A inje o iniciada aps a bainha Ter concludo a pega e estar em incio de cura (12 horas). Quanto maior o tempo, maiores so as presses necessrias para romp-la. A injeo feita no sentido ascendente pelas vlvulas. Quando o consumo na injeo for superior a dois sacos por vlvula interrompe -se a injeo por esta vlvula e passa -se para as superiores, retornando -se posteriormente para a mesma at o b ter -se as presses de injees

desejadas. Isto faz com que o fuste tome a forma de bulbos fortemente comprimidos sobre o solo, o que melhora sua capacidade de carga. 5 Vedao do tubo manchete. Aps concluda a injeo a parte central do tubo manchete preenchida com nata de cimento ou argamassa. Nesta fase pode se completar a armadura da estaca. Argamassa: - Pela NBR 6122o consumo de cimento da argamassa deve ser de 600 Kg/m
3

com trao de 8 l de areia p ara 1 saco de 50 Kg de cimento e 20 a 25 l de gua. A argamassa deve ter resistncia caracterstica elevada, superior a 20 Mpa. Ao: - As estacas raiz so armada s com barras de ao. - As microestacas so armadas com tubo metlico ou tubo de PVC rgido com madura. Este tubo dispe de vlvulas manchete para injeo e podem conter armadura complementar.

Utilizao: - Fundaes em local de difcil acesso. - Fundaes em terrenos com antigas fundaes. - Reforo de fundaes. - Fundaes em locais prximos a construes em locais precrios ou com restrio de barulho. - Estabilizao de encostas. - Estacas raiz como substituio a paredes diafragma. - Fundaes de equipamentos industriais.

Estacas tipo Hlice Contnua uma estaca de concreto executada por meio de trado contnuo e injeo de concreto sob presso controlada atravs da haste central do trado simultaneamente a sua retirada do terreno. Equipamento: Permitem executar estacas de at 24 m e dimetro de 275 e 1000 mm. Torre metlica com duas guias Mesa rotativa de acionamento hidrulico. Guincho compatvel com os esforos de arrancamento necessrios.

Figura 5 - Hlice Contnua

Figura 6 - Fases de execuo estaca hlice contnua

Figura 7 - Sequncia executiva estaca hlice contnua

Fases de execuo de uma estaca tip o Hlice Contnua 1 - Cravao da hlice no terreno por rotao com torque apropriado para vencer a sua resistncia; 2 - Concretagem simultnea extrao da hlice com concreto bombeado atravs do tubo central, preenchendo simultaneamente a cavidade deix ada pela hlice; 3 - Colocao da armadura imediatamente aps o sua concretagem.

Execuo:

1 A perfurao consiste em cravar a hlice no terreno at a profundidade determinada em projeto por meio da mesa rotativa colocada no seu topo que aplica um torque para vencer a resistncia do terreno. A perfurao uma operao contnua, sem a retirada da hlice do terreno para no permitir alvio significativo do terreno, tomando possvel a sua execuo em solos coesivos e arenosos, na presena ou no do lenol fretico. 2 O concreto bombeado atravs do tubo central, preenchendo a cavidade deixada pela hlice, que extrada do terreno sem girar, ou, no caso de terrenos arenosos, girando lentamente no mesmo sentido da perfurao. - A limpeza da hlice, na sua extrao, feita manualmente ou com o limpador de acionamento hidrulico acoplado ao equipamento. - Este mtodo de execuo exige a colocao da armao aps a sua concretagem. A armao introduzida por gravida de com o auxlio de um pilo ou vibrador.

3 O preparo da cabea das estacas dever ser feito ressaltando -se o posicionamento correto do ponteiro e admitindo -se a utilizao de um martelo pneumtico leve em estacas com dimetros superiores a 40 cm.

Concreto: - O concreto utilizado deve ter fck 20 Mpa e composto por areia e pedrisco ou brita 1. O abatimento ou slump deve ser de 20 a 24 cm. Ao:: - A armao em fornia de "gaiola", constituda de barras grossas, estribo helicoidal soldado nas barr as longitudinais e a extremidade inferior levemente afunilada para evitar deformao durante sua introduo no concreto. - No caso de estacas submetidas a esforos de compresso, pela NBR 6122, estas no necessitam de armao, ficando a critrio do projet ista a armao de ligao com o bloco.

- Para estacas submetidas a esforos transversais ou de trao (que exigem o uso de gaiolas longas) usa -se espirais em substituio aos estribos evitando -se assim, emendas. - Para estacas solicitadas Orao, sem es foro horizontal, dispensam -se os estribos, podendo a armadura ser constituda apenas por barras isoladas. Vantagens: - uma soluo tcnica e economicamente vivel em casos como centros urbanos, por no produzir distrbios ou vibraes e por no causar

descompresso no terreno e tambm em obras onde h grande nmero de estacas sem variao de dimetro, pela produtividade alcanada. (At 400m de perfurao/dia). - Este tipo de estaca se adapta maioria dos tipos de terreno, exceto ma tacoes e rochas e que a perfurao no produz detritos poluentes como a lama bentontica, alm de reduzir o cronograma da obra. Desvantagens:: - Algumas restries quanto ao uso destas estacas so que as reas de trabalho devem ser planas devido ao porte do equipamento, exige central de concreto nas proximidades do local de trabalho, necessita equipamento (p carregadeira) para retirar o material escavado, alm dos comprimentos serem limitados. - Para se utilizar este tipo de execuo, preciso um nmero de estacas que viabilize os custos de mobilizao dos equipamentos envolvidos. Estacas tipo Hlice Contnua com deslocamento do solo Pelo menos dois tipos de estacas hlice com deslocamento de solo devem ser mencionadas, e comeam a ser introdu zidas em nosso pas. Estas estacas diferem da descrita anteriormente na medida em que o trado concebido de maneira a afastar o solo lateralmente na hora em que a ferramenta introduzida ou extrada.

Estacas Omega O princpio desse sistema baseado no "design" do trado, com dimetro do eixo e passo da hlice, aumentados progressivamente, de forma a utilizar o

mnimo de energia possvel durante a perfurao, otimizando o aproveitamento do torque. Os dimetros de hlice mega disponveis iniciam com 270m m e vo de 320mm a 620mm, com incremento de 50mm no dimetro. Pode atingir at 28 m de profundidade. No h nenhuma limitao terica para os dimetros, contanto que haja quantidade de. energia disponvel (torque) para cravar o trado no terreno. Vantagens: Tenso de trabalho mdia no concreto de 6 Mpa, com uma menor relao

carga x dimetro, com consequente reduo no volume de concreto; menor sobreconsumo de concreto, devido compactao do

terreno; - ausncia de material esc avado; maior agilidade na mudana de dimetro, onde s o elemento com trado

trocado. Metodologia Executiva: a) Perfurao Penetrao por movimento de rotao e, eventualmente, fora de compresso do trado. O tubo central fechado por uma ponta met lica que ser perdida. b) Concretagem Alcanada a profundidade desejada, o concreto bombeado pelo interior do eixo do trado que retirado do terreno girando -se no sentido da perfurao. A parte superior do trado constituda de forma a empurrar de volta o solo que possa cair sobre o trado. c) Colocao da armadura Pode ser introduzida no tubo central do trado antes da concretagem ou ao fim da concretagem pela equipe ou com ajuda de um pilo ou vibrador. Todo processo executivo monitorado atravs de sensores ligados a um computador colocado na cabine do operador.

Estacas Atlas

Esse tipo de estaca pode ser executado tambm nos dimetros 36 a 60cm, e atingir comprimentos de at 25m. A execuo semelhante da estaca Omega, diferindo na forma de ret irada do tubo, que feita por movimento de rotao em sentido contrrio ao da introduo do mesmo.

Figura 8 - Execuo estaca tipo Omega

Figura 9 - Seqncia executiva est aca Omega

Figura 10 mega

Figura 11 - Apiloada

Figura 12 - Hlice Contnua

Figura 13 - Franki

Figura 14 Concreto

Figura 15 - Metlica

Fases de execuo de uma estaca tipo Franki Standard 1- Laamento de areia e brita para formao da bucha, na ponta do tubo. 2- Cravao do tubo tipo "fr anki" com bucha de areia e brita, mediante pilo de queda livre. 3- Atingido a profundidade necessria execut a-se a base com tubo suspenso nos cabos de tracdo. 4- Colocando do armadura ancorada na base. 5- O fuste formado introduzindo - se concreto ao mesmo tempo que o tubo retirado, mantendo-se uma altura de concreto conveniente dentro do tubo e apiloando. 6- Estaca pronta.

Fases de execuo de uma Estaca tipo Franki com reforo preliminar do terreno 1- Cravao do tubo tipo franki com bucha de areia e brita. 2- Atingida a profundidade necessria mediante injeo de pedra e areia. 3- Recravao dotubo "frankl" at a cota de base, expulso da bucha e execuo da base alargada. 4 - Colocao da armadura ancorada na base. 5- O fuste formado introduzindo- se concreto ao mesmo tempo que o tubo retirado, mantendo-se uma altura de concreto dentro do tubo e apiloando. 6 -Estaca pronta. executa -se o reforo" do terreno

Parede Diafragma A parede diafragma consiste em se realizar, no subsolo, um muro vertical de profundidades e espessuras variveis, constitudo de painis elementares, quer alternados , quer sucessivos. A parede poder ter funo esttica ou de interceptao hidrulica, podendo se constituda de concreto simples ou armado, pr -moldada ou de coulis, conforme o escopo a que se destinar. As paredes diafragma encontram hoje um vasto campo d e atuao, podendo ser usadas com sucesso em variados setores da engenharia de fundao, por exemplo: - fundaes de obras de arte; - servios de subfundao e de proteo de obras ameaadas pela eroso das guas; - parede de conteno para esca vaes na construo de subsolos, inclusive nas proximidades de*edifcios existentes; - na construo de galerias de metro e passagens subterrneas; - portantes com funo de fundaes profundas; - -estruturas de conteno para p reveno" de deslizamentos;

- paredes para isolar terrenos contaminados; . - proteo de fundao de pelares de pontes; - para estruturas porturias (cais); - execuo de garagens subterrneas;

A parede diafragma pode ser: - moldada "in loco" - pr-moldada - de "coulis" ( diafragma plstico)

Parede diafragma moldada in loco Espessura varivel de 30 at 120 cm, apto a absorver cargas, axiais^ empuxos horizontais e momentos fletores, podendo alcanar e superar profundidades superiores a 50 metros.

Vantagens: - facilidade em adaptar-se a geometria do projeto; - quase total ausncia de vibrao; - no causar modificaes no terreno, evitando assim, danos s estruturas existentes; - alcanar profundidades abaixo do nvel d'gua; - a possibilidade dos vrios painis fazerem parte da estrutura permanente;

- servir como conteno de escavaes profundas; Metodologia executiva: a) Execuo de mureta guia ao longo do permetro; b) Escavao do terreno ou trincheiras com comprimento de 2,50m, ou seus mltiplos, at a profundidade do projeto substituindo o material escavado

por lama bentontica. c) Execuo da desarenao ou troca da lama bentontica, se necessrio. d) Colocao das chapas juntas. e) Instalao das armadur as em gaiola. f) Colocao do
JUDO

tremonha com funil.

g) Concretagem submersa que dever ser contnua at cerca de 50cm acima da cota de arrasamento. h) Retirada lenta das chapas juntas aps o incio da pega do concreto.

Parede diafragma Plstica A parede diafragma plstica uma barreira vertical escavada com a utilizao de "coulins" (mistura de cimento, bentonita e gua), com o objetivo de reduzir a percolao horizontal da gua. Para melhorar sua eficincia, a parede deve penetrar na camada de solo impermevel subjacente. Aplicaes: - execuo de "cut-offs" de barragens; - proteo de diques, cais e estruturas sensveis a deformaes; - isolamento de reas contaminadas ou aterros sanitrios para

impedir a degradao de l enol fretico;

Figura 16 - Execuo do "cut-off"

Figura 17 - Proteo das escavaes

Caractersticas do Coulins A funo do "coulis" na execuo de uma parede diafragma plstica ou premoldada : - reduo da percolao horizontal da gua; - preenchimento de todos os vazios entre as placas e o terreno, de maneira a garantir interligao e continuidade entre os dois; - impermeabilizao das juntas, melhorando as condies de estanque idade Baseando-se em tal Know-How e pesquisas bem como na prtica de execuo de obras possvel definir os seguintes princpios bsicos: - para substituir a lama bentontica pelo "coulis" sem contaminao entre os dois, a quantidade de cimento aconselhvel mais de 300 kg/m3 de "coulis";

- a resistncia do "coulis" fortemente influenciada pelo fator A/C, enquanto menos influenciada pelo teor de bentonita. Com uma dosagem de 300 kg/m de cimento atinge-se normalmente uma resistncia a 28 d ias superior a 0,5 MPa. - o abaixamento do nvel do "coulis" em relao ao das muretas guia nas horas seguintes ao seu lanamento normalmente da ordem de 5% a 10%. Deve -se adicionar mais "coulis" quando o nvel do mesmo for baixado alm do normal; - o "coulis" normalmente utilizado apresenta um coeficiente de permeabilidade da ordem de 10-7cm/seg, entretanto sabe -se que este valor tende a diminuir com o tempo.

Estaca Barrete So estacas de seo retangular derivadas de um ou mais painis de parede diafragma e utilizados como elementos portantes de fundaes em substituio s estacas de grande dimetro. Utilizada quando na ocorrncia de cargas elevadas e em obras de vulto. Vantagens: - conhecimento imediato e real de todas as camadas atravessadas; - ausncia de vibrao; - adaptao da estaca s condies fsicas do terreno, com sensvel incremento do atrito lateral; - possibilidade de atingir grandes profundidades (at 70 metros); - quase qualquer tipo de terreno, com nvel de gua ou no, e atra vessar mataces de pequenas dimenses com a aplicao de ferramentas especiais (trpano); - reduo no volume de concreto nos blocos de coroamento. Metodologia executiva: a mesma da estaca escavada de grande dimetro, diferindo no equipamento de perfurao que um clam -shell' no lugar da mesa rotativa e guia que no ser metlica e, sim, concreto conforme desenho abaixo.

Figura 18 - Detalhe da Mureta Guia

Caractersticas: - Podem suportar mais de 150 to n, por isso so usadas isoladamente. - Nas estacas barrete a resistncia depende predominantemente da resistncia ao atrito. Para uma mesma carga vertical, devido a estaca ser retangular, esta pode ser menor, pois ser permetro maior. - As estacas barretes permitem a execuo de peas monolticas

ou composies.

Lama Bentontica: Consiste numa mistura de gua mais bentonita (argila). A bentonita uma argila encontrada em depsitos naturais. Em presena de gua suas partcu las se expandem formando uma soluo coloidal. No estado de mxima expanso, estas partculas se movem livremente desordenando suas partculas geleificando -se. A bentonita, dependendo do ction permutvel pode ser sdica ou clcica. Somente as sdicas so adequadas para preparao das lamas de perfurao.

Jetgrouting Este mtodo vaie-se da atuao de um jato lquido de calda de cimento que, introduzido no terreno a alta presso e elevada velocidade atravs de um bico injetor, desagrega a estrutura do solo misturando-se intimamente com ela formando uma "coluna de solo -cimento".

Execuo: Podem ser executadas colunas de at 1.80m 1 Perfurao por destruio do ncleo at a profundidade de projeto (com bombas de altssima presso). Esta perfurao feita po r um monitor acoplado a hastes e provido de bicos injetores. 2 Introduo de uma vlvula no monitor (esfera de ao) para bloquear a sada de lquido em direo axial desviando -se para bicos laterais. 3 Incio da fase de injeo da nata de cimento a alts sima presso atravs de bicos injetores. 4 Levantamento das hastes de perfurao com velocidade pr fixada de subida e rotao.

Utilizao: - So utilizados para diversos tipos de obras como: consolidao de terrenos para interveno sobre estruturas j existentes e escavao de tneis, diafragmas para impermeabilizao para escavao de poos e barragens, etc.

Artigo:

Estacas Metlicas As estacas metlicas so constitudas por peas de ao laminado ou soldado ou trilhos, aps serem retirados das linhas frreas. Ambos podem ser empregados como estacas em sua forma simples ou como composio de vrios elementos.

Desvantagens: - O custo destas estacas relativamente alto em comparao com os outros tipos, mas em vrias situaes a sua utilizao se torna vivel. Vantagens: - Este tipo de estaca de cravao fcil, baixa vibrao, trabalha bem flexo e no* tem maiores problemas quanto manipulao, transporte, emendas e cortes, alm de no provocarem problemas de levantamento e risco de quebra. - uma* tima soluo para fundaes de subsolo que vo at a divisa pois servem de conteno na fase de escavao e como f undao dos pilares na

divisa sem a necessidade de utilizar viga de equilbrio, pois alm de poderem ser cravadas na divisa, absorvem os eventuais momentos fletores.

Caractersticas: - Se totalmente enterradas no solo, estas estacas no apresentam proble mas de corroso, entretanto a NBR 6122 exige que se desconte 1,5mm de sua superfcie de contato com o solo. - As emendas destas estacas so feitas por sofda ou talas de juno tambm soldadas. A solda feita com efetrodos OK 46 e OK 48. - Faz-se uma fretagem posicionada acima da armadura de flexo do bloco. Pode-se tambm envolver a estaca abaixo do pfano que contm a armadura principal do bloco, com concreto armado e fretado, com comprimento de 50 cm. Esta soluo adequada quando o espaamento da armad ura do bloco for menor que as dimenses da estaca. No caso de estacas tubulares, pode -se preencher internamente a estaca com concreto num comprimento que garanta a transmisso por aderncia da carga resistida pela estaca.

- Para os casos em que h in teresse em aumentar sua rea de ponta para permitir maior capacidade de carga, procede -se como nas figuras abaixo:

No se deve usar o procedimento de concretar um bloco no p da estaca para aumentar a resistncia de ponta, pois este provoca grande s deslocamentos transversais, ameigando e desconfinando o fuste da estaca. - Para os casos de estacas metlicas em cintato com gua, usa -se a soluo abaixo:

Fases de execuo de uma estaca metlica 1- Colocao do elemento de estaca na posio. 2- Cracao do elemento de estaca com marteIo de queda livre ou martelo diesel. 3- Colocao de novo segmento de estaca com utilizao de emenda quando no atingida a profundidade de projeto. 4 - Prosseguimento da cravao. 5 - Corte do excesso e preparo da cabea. Estaca pronta .

Fases de execuo de uma estaca Pr -moldada 1- Posicionamento da estaca . 2- Cravao da estaca com martelo de queda livre ou martelo diesel. 3- Colocao de novo segmento de estaca com utilizao de emenda quando no atingida a profundidade de projeto. 4- Prosseguimento da cravao . 5- Cravao com prolongamento removvel . 6- Estaca pronta.

Figura 19 - Estacas mistas

Figura 20 - Metlica (trilho)

Figura 21 - Pr- Moldada

Figura 22 - Estaca Pr-moldada Centrifugada

Figura 23 - Emenda deestacas pr -moldadas por luvas de ao (a) soldadas e (b) apenas comprimidas.

Estacas Prancha So estacas utilizadas para paramentos . Execuo: Cravao no terreno de elementos dotados de um sistema de encaixe

longitudinal (metlicas) ou macho e fmea (concreto) formando uma cortina. - As estacas-prancha metlicas so implantadas atravs de cravao por percusso ou vibrao. - Devido ao sistema de ligao entre as estacas, estas formam um paramento estanque que evita o fluxo d'gua e o carreamento de material para o interior das escavaes. Dependendo do comprimento de sua ficha e das caractersticas do subsolo estas estacas podem dispensar muitas vezes a utilizao de sistemas de rebaixamento do lenol fretico, - Estas estacas podem ser reutilizadas, mas para tanto devem ser empregadas como estrutura temporria e implantadas afastadas das estruturas definitivas. A retirada destas estacas deixa vazios que desconfinam o terreno adjacente ,

podendo provocar recalques . No caso do escoramento ser a prpria estrutura definitiva, estas no podero ser recuperadas para nova utilizao, tornando o processo antieconmco. O escoramento inferior das estacas prancha proporcionado pelas prprias fichas que tambm suportam os verticais atuantes ne paramento. - As estacas prancha de madeira so usadas em conteno de escavaes de pequena profundidade como por exemplo em valas para instalao de tubulaes de esgoto, guas pluviais, etc. - As estacas prancha de concreto tem uso limitado para o caso de'contenes altas, pois se torna difcil o seu manejo (pelo alto peso) e sua escavao. Alm disso apresentam falhas nas juntas entre as estacas que permitem a passagem de gua e solo para dentro das escavaes. Emprego: Esta estrutura (quando metlica) apresenta a vantagem de ser razoavelmente estanque percolao de gua. Entretanto seu custo elevado, principalmente em obras onde no for possvel a sua recuperao aps a execuo da estrutura definitiva. Esta soluo tem sido utilizada com mais frequncia em obras martimas onde h necessidade de execuo de ensecadeiras. esforos

Figura 24- Preparo da cabea da estaca

Figura 25 - Modo correto de preparo da cabea da e staca.

Вам также может понравиться