Вы находитесь на странице: 1из 3

LISTA 4 As dvidas da lista, se houver, no podero ser sanadas em sala durante o tempo de aula. No insista!

Os valores em negrito so valores vetoriais. Adote o sentido anti-horrio como positivo. 1) Um cubo de aresta a submetido a uma fora P, como est ilustrado. Determinar o momento de P: a) Em relao a A b) Em relao aresta AB c) Em relao diagonal AG do cubo d) Utilizando o resultado da parte c, determine a distncia AG a FC

2) Uma fora F de mdulo, direo e sentido desconhecidos est aplicada ao ponto C do cano ABCD. Determine o momento My de F em relao ao eixo y sabendo que M x = + 150 N.m e M z = + 90 N.m.

3) Duas hastes so soldadas para formar uma alavanca em forma de T, que est sujeita a uma fora de 650 N, como est ilustrado. Determine o momento da fora em relao haste AB.

4) A placa retangular ABCD est suportada por dobradias na aresta AD e pelo cabo BE. Sabendo que a trao no cabo de 546 N, determine o momento, em relao a AD, da fora exercida pelo cabo no ponto B.

5) Determine a intensidade do momento de cada uma das trs foras em relao ao eixo AB.

6) A corrente AB exerce uma fora de 20 lb na porta em B. Determine a intensidade do momento dessa fora ao longo do eixo x da porta.

7) O cap do automvel sustentado pela haste de suporte AB, que aplica uma fora F = 24 lb no cap. Determine o momento dessa fora em relao ao eixo de articulao y.

8) Determine a intensidade dos momentos da fora F em relao aos eixos x, y e z.

Respostas 1) a) MA = 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) b) c) d)

280 N.m + 38,6 N.m + 124,2 N.m M1 = 72,0 N.m, M2 = M3 = 0 44,4 lb.ft 78,4 j [lb.ft] Mx = 15,0 lb.ft, My = 4,0 lb.ft e Mz = 36,0 lb.ft

Вам также может понравиться