Вы находитесь на странице: 1из 5

Avaliao virtual

1 - De

acordo com a autora do captulo Como voc v o mundo?, do livro-texto, as mudanas ocorrem em cadeia, sendo que as mudanas no mundo geram mudanas nas organizaes e estas, por sua vez, provocam mudanas no universo do trabalho, que, por fim, resultam em mudanas no perfil profissional. Qual das afirmativas a seguir traduz a idia central do pensamento da autora?
Escolher uma resposta. a. As mudanas no mundo ocorrem em decorrncia das mudanas ocorridas nas organizaes. b. As pessoas individualmente definem como deve ser a organizao do trabalho e das relaes sociais. c. As mudanas globais impactam a forma como as pessoas trabalham e so geridas. d. O que acontece no mundo do trabalho ocorre em funo da mudana na vida das pessoas. e. As mudanas nos diferentes nveis da sociedade ocorrem de forma independente entre si.

Considerando as informaes apresentadas durante a aula-tema "Eu e os Outros (Competncia Social)", Marketing Pessoal :
2-

I) Um conjunto de regras de etiqueta social e estilo, que define o comportamento ideal em eventos sociais sofisticados. II) Uma forma de marketing focada na imagem profissional e pessoal que se constri atravs da prpria atuao. III) Uma teoria cientfica, segundo a qual os profissionais da rea de marketing atuam. IV) Uma tcnica criada pela rea de gesto de pessoas e que utilizada especificamente em treinamentos empresariais. V) Uma forma de entender que, como profissionais, necessrio aprender a construir uma imagem pessoal positiva. As afirmativas corretas esto em:
Escolher uma resposta. a. II e V. b. I, II, e IV. c. II, III e V. d. I, III e IV. e. III e IV.

3 - Considerando

as recomendaes sobre como realizar apresentaes em pblico, leia as afirmativas a seguir: I. O cuidado com a apresentao pessoal diz respeito a uma das etapas (execuo) da atividade de falar em pblico. II. A preparao do contedo envolve pesquisas de contedos atualizados, adequados e teis ao seu pblicoalvo. III. Superar o medo de falar em pblico requer enfrentar as dificuldades, atravs de treino e preparao adequados. IV. Manter contato visual com a platia uma ao que aumenta o nervosismo, portanto deve ser evitada. verdadeiro o que se afirma em:
Escolher uma resposta. a. I

b. III c. I, II e III d. I e IV e. II, III e IV

acordo com as informaes apresentadas durante a aula Desvendando o mundo digital, possvel afirmar que:
4 - De

I. A netiqueta significa um conjunto de recomendaes que dizem respeito a tica nas relaes profissionais e pessoais. II. A observao e o uso das regras de netiqueta no mundo corporativo so de grande importncia para garantir a boa convivncia entre colegas. III. Smiles e emoticons so cones ou sequncia de caracteres que podem ser utilizados em mensagens eletrnicas para representar emoes. IV. De acordo com a netiqueta recomendado que se utilizem abreviaes de palavras, como "vc", em vez de "voc", ou "qdo", em vez de "quando". V. Em mensagens eletrnicas, como em qualquer tipo de comunicao escrita, preciso estar atento s regras gramaticais. As afirmativas corretas esto apenas em:
Escolher uma resposta. a. II, IV e V. b. II, III e V. c. III, IV e V. d. I, II e III. e. I, II e IV.

5 - "ESTUDANTES

REALIZAM DESAFIO 'GOURMET' Aps passar por testes e entrevistas, Marcel Vedrossi, 28, esperava mais uma dinmica na ltima fase do processo de 'trainee' da Bematech, de tecnologia da informao. Quando chegou sede em Curitiba (PR), no entanto, ele e outros 19 candidatos tiveram de planejar e preparar um almoo. "Fomos pegos de surpresa, mas achei estimulante, porque aliviou a tenso", conta ele, que hoje analista snior na empresa. Para a tarefa, os candidatos receberam dinheiro, foram ao supermercado e, depois, para a cozinha - sempre observados pelos selecionadores" (Disponvel em http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/973174empresas-investem-em-processos-seletivos-que-vao-de-desafio-gourmet-a-video.shtml). A matria acima destaca uma situao que pode ocorrer durante um processo seletivo. De acordo com as discusses realizadas sobre o tema, possvel afirmar que: I. Dentre as caractersticas observveis nessa atividade esto planejamento e gesto de recursos financeiros. II. O candidato que soubesse argumentar contra esse tipo de atividade seria favorecido com relao aos outros. III. Nessa situao a flexibilidade uma caracterstica importante a ser demonstrada pelos candidatos. IV. O profissional que tivesse experincia ou um curso de gourmet teria preferncia sobre os demais. correto apenas o que se afirma em:
Escolher uma resposta. a. I e III.

b. III e IV. c. I e IV. d. II e IV. e. II e III.

6 - No

ano de 2000, a ONU aprovou os 8 objetivos do milnio a serem alcanados at 2015, visando garantir a sobrevivncia do planeta e a qualidade de vida da populao mundial. Dentre eles esto: I. Erradicao da pobreza e da fome extremas. II. Aumento do poder aquisitivo da populao dos pases desenvolvidos. III. Promoo da igualdade de gnero e a autonomia das mulheres. IV. Aplicao de capital estrangeiro em pases subdesenvolvidos. V. Garantia da sustentabilidade ambiental. Esto corretos apenas os itens:
Escolher uma resposta. a. I, II e III. b. I, II, e IV. c. III, IV e V. d. II, IV e V. e. I, III e V.

7 - Imagine

a seguinte situao: Uma empresa brasileira que se internacionalizou decidiu transferir um novo gestor da Itlia para o Brasil. Esse gestor assumiu um departamento em que atuam cinco profissionais, todos brasileiros. O profissional 1 percebeu que haveria necessidade de adaptao, pois j havia tido uma experincia anterior de trabalhar em outro pas. Ento buscou recepcionar o gestor, falando sobre essa vivncia e ofereceu informaes bsicas sobre a equipe e a rotina do departamento. O profissional 2 sentiuse ameaado, pois temia perder espao e apressou-se em demonstrar suas competncias e a importncia dos projetos que desenvolvia. O profissional 3 rapidamente procurou mostrar-se favorvel a qualquer ao que o gestor propusesse. Os profissionais 4 e 5 mantiveram as suas atividades e rotina, sem demonstrar reao nova situao. Tomando como base as discusses sobre gerenciamento de impresso, seria correto afirmar que:
Escolher uma resposta. a. Os profissional 4 e 5 demonstraram um comportamento pr-social que facilitar o relacionamento assertivo entre eles e o novo gestor. b. O profissional 1 buscou adequar-se situao e utilizou a ttica de enfatizar as similaridades para aproximar-se do novo gestor. c. O profissional 3 se utilizou da ttica da explicao de forma eficiente para aproximar-se do novo gestor. d. O profissional 2 utilizou a ttica de autodescrio e de persuaso de forma positiva, causando uma boa imagem para o novo gestor. e. Os profissionais envolvidos reagiram de maneira adequada situao, demonstraram comprometimento e esprito de equipe. 8 - Leia

atentamente os textos abaixo: "Uma pesquisa realizada na Universidade de Portsmouth, na Gr-Bretanha, afirma que treinadores em trajes formais inspiram a sensao de maior eficincia ao time do que seus colegas adeptos dos agasalhos esportivos. O levantamento, publicado no peridico International Journal of Sport Psychology, constata que o vesturio influencia a forma como os jogadores avaliam a habilidade tcnica do comandante. Comentando o estudo, Claudinei Santos, diretor do Ncleo de Estudos em Negcios do Esporte da ESPM e Especialista em Marketing Esportivo, diz: 'Vale ressaltar, no entanto, que h excees e que nem sempre a roupa faz a diferena em campo. (...) De qualquer forma, o marketing pessoal e a boa apresentao sempre

causaro impresso positiva, tanto para os jogadores quanto para a crtica' (Disponvel em: http://veja.abril.com.br/blog/diz-estudo/, acesso em 16/03/11 - Adaptado). Em matria de capa da Revista Voc S.A. de Outubro de 2011, traada uma discusso sobre o paradoxo atual de, de um lado, haver muitas oportunidades em aberto e, de outro lado, profissionais que enfrentam dificuldade de se colocar. Dentre os fatores que explicam essa situao, os especialistas colocam que: nem sempre as qualificaes pessoais atendem s exigncias da empresa; as vagas frequentemente no tm salrios compatveis com a expectativa do profissional e ainda h situaes em que o candidato tem restries rotina de trabalho da companhia. Indo um pouco alm, Oswaldo Pires (Diretor de RH da Indra, multinacional espanhola) coloca: encontramos excelentes tcnicos, superqualificados, com tima formao acadmica, mas que pecam por no saber lidar com as pessoas. Considerando as informaes acima e relacionando-as com as discusses sobre Competncia Social, a frase que traduz a ideia geral da discusso est em:
Escolher uma resposta. a. Dentro de um projeto de vida e carreira, os profissionais devem zelar pelo desenvolvimento de competncias que incluem tanto o gerenciamento de impresso, quanto habilidades sociais. b. O gerenciamento da impresso implica o cuidado no s com a aparncia, mas tambm com a impresso geral que uma pessoa causa a partir de sua maneira de se comunicar e agir. c. O conjunto de habilidades sociais discutidas pode servir como um guia para que as pessoas possam estabelecer e manter relacionamentos adequados ao ambiente de trabalho atual. d. As pessoas, de maneira geral, buscam a realizao e podem enfrentar os desafios da atuao profissional atravs do desenvolvimento das competncias tcnicas exigidas pelo mercado. e. De acordo com especialistas, a apresentao pessoal um dos fatores que mais impactam os resultados profissionais na atualidade, pois a impresso causada deve ser sempre positiva.

Question 9

Observe atentamente a imagem acima. Mesmo que de forma irnica, ela apresenta uma postura que reconhecida pela autora como positiva para o profissional que busca oportunidade no mercado de trabalho. Essa relao pode ser diretamente reconhecida em:
Escolher uma resposta. a. Prepare-se para mostrar uma imagem forte e perfeita, mesmo que ela no seja compatvel com a sua essncia. b. Reconhea que, para enfrentar a concorrncia de mercado, causar uma boa impresso o que mais importa. c. Conhea e mantenha contato com pessoas que tenham uma impresso positiva sobre voc. d. Em contato com as pessoas, procure manter uma boa comunicao e linguagem adequada. e. Procure manter uma autoimagem positiva, acreditar no seu potencial e valorizar a si mesmo.

10 - Imagine

a seguinte cena: Um supervisor da rea de produo percebe que um de seus operadores tem produzido um ndice de peas com defeito acima da mdia. Dirige-se a ele durante o seu horrio de trabalho e, diante de todos os colegas, diz em alto e bom som: Voc tem o pior ndice de qualidade desta rea, se no melhorar vou ter que colocar algum para te substituir". Quanto aos tipos de crtica, a cena descrita mostra uma crtica:
Escolher uma resposta. a. assertiva e agressiva. b. construtiva e positiva. c. destrutiva e negativa. d. destrutiva e positiva. e. construtiva e negativa

Вам также может понравиться