Вы находитесь на странице: 1из 53

10

INTRODUO

H muito tempo a populao Brasileira sente dificuldade em obter do seu Poder Judicirio respostas rpidas e eficientes para a soluo de seus conflitos. O problema no novo sendo remontado desde os tempos em que a Famlia Real esteve no Pas. As reclamaes versam sobre a grande morosidade para realizao do direito causada pela excessiva durao dos processos, a inacessibilidade do Poder Judicirio a maioria da populao e a dificuldade para movimentar um processo burocrtico e repetitivo. Com intuito de reverter a crise do Poder Judicirio, no ano de 2004 foi promulgada a Emenda Constitucional 45, cujas solues esto afetas a razovel durao do processo, proporcionalidade de juzes em relao populao e a demanda judicial, funcionamento ininterrupto da atividade jurisdicional, distribuio imediata dos processos, criao do Conselho Nacional de Justia. Esse Poder Judicirio mais prximo do povo passa a dosar as tenses sociais e solucionar os conflitos de maneira mais gil, menos complexa e com maior transparncia, facilitando o acesso Justia tambm pela populao de menor poder econmico. Para a implantao das medidas apontadas pela Emenda Constitucional 45, houve a necessidade de adequao de vrios ordenamentos infra constitucionais, entre eles destaca-se a Lei 11.232/05 de 22 de dezembro de 2005 que alterou o Cdigo de Processo Civil no tocante sistemtica da execuo de sentena de obrigao de quantia certa. Com o novo modelo processual, o legislador procurou oferecer ao cidado uma prestao jurisdicional que s se encerra aps a realizao do direito anteriormente reconhecido, promovendo celeridade e eficcia nos trabalhos judiciais.

11

Diante dessas alteraes legais este trabalho cientfico tem o condo de pesquisar as vrias nuances dessa nova modalidade processual neste contexto, a pesquisa ser apresentada em quatro partes. Na primeira parte pesquisar-se- a origem da crise do Poder Judicirio e as medidas previstas pela Emenda Constitucional 45 bem como a nova relao jurdica processual instalada em nosso ordenamento jurdico. Num segundo momento, realizar-se- estudo referente a forma com que se aplica a nova lei processual no tempo, de acordo com as normas de superdireito como a Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Posteriormente aprofundar-se- nas alteraes implantadas pela nova lei, bem como o novo funcionamento do processo nas aes executivas lato sensu. A utilizao do poder coercitivo para o cumprimento da sentena e demais novidades previstas no novo Capitulo X do Ttulo VIII do Cdigo de Processo Civil. Finalizando, discorrer-se- a respeito da aplicabilidade da nova lei aos processos anteriores bem como aos processos em andamento. Com essa pesquisa, almeja-se aprofundar os conhecimentos dos novos mecanismos adotados pela nova legislao, verificando se estes so realmente adequados a realidade social brasileira e eficazes na promoo da satisfao do direito em um lapso temporal razovel.

12

CAPITULO 1: DA NOVA SISTEMTICA PROCESSUAL

1.1 Da reforma do judicirio EC 45/2004

A reforma do poder judicirio do nosso pas, h muito tempo vem sendo alvo dos mais calorosos debates, os quais mesmo aps a Emenda Constitucional 45 ainda permanecem aquecidos pois ainda se discute se a reforma saiu do papel e tornou-se realidade. Antes porm de trabalhar os objetivos da referida Emenda Constitucional, mister se faz voltar no tempo para comentar o momento em que a Famlia Real Portuguesa, fugindo de Napoleo instala-se em nosso pas, impondo as caractersticas do Poder Judicirio Portugus em uma Colnia que no vivia a realidade de Portugal, mas sim uma realidade miservel, muito distante daquela vivida em nosso pas colonizador. Essa disparidade de realidades, demonstra claramente a existncia de um pas formal (baseado em legislaes) e o pas real que seguia ao seu modo, as suas relaes sociais de forma diferente do ordenamento jurdico a ns imposto. Era possvel perceber essa disparidade pela ausncia da justia em todo nosso territrio (concentrava-se nas grandes cidades apenas), bem como em seu carter elitista e inacessvel aos menos abastados, que sua forma (justia privada), desenvolviam suas relaes sociais de maneira completamente alheia ao que pensavam os tribunais. Imaginava-se que o tempo se encarregaria de alterar essa realidade, mas o povo sem educao e sem cultura, manteve-se excludo dessa realidade jurdica e mesmo aps a criao da repblica persistiu o nosso Poder Judicirio em ser inacessvel a grande maioria da populao.

13

Quando falamos em acesso a justia, obrigatoriamente temos que lembrar o papel do Estado na garantia da democracia. Em nosso pas, ouvimos muito falar em democracia na poca das eleies, vrias so as campanhas que conclamam aos cidados exercerem seu direito de escolha dos governantes. Ocorre que essa uma das vertentes da democracia, a qual se compe pelo direitos civis, polticos e sociais. Para que um Estado possa ser efetivamente respeitado, o mesmo deve no s existir formalmente, mas deve ser presente e principalmente acessvel aos seus cidados, sob pena de ser ignorado pela populao, como em algumas favelas do nosso pas em que o Estado o traficante, que gera empregos, propicia sade e resolve as eventuais lides, tudo ao seu sabor, ignorando completamente o ordenamento jurdico do nosso territrio. O cidado que no conhece seus direitos ou no consegue exerc-lo por falta de acesso a justia vive em uma realidade distante da realidade formal, adotando solues privadas para a seus conflitos. Nessa luta pelo acesso a Justia, Cappelletti diz:
De fato, o direito ao acesso efetivo tem sido progressivamente reconhecido como sendo de importncia entre os novos direitos individuais e sociais, uma vez que a titularidade de direitos destituda de sentido, na ausncia de mecanismos para sua efetiva reivindicao. O acesso justia pode portanto, ser encarado como o requisito fundamental o mais bsico dos direitos humanos de um sistema jurdico moderno e igualitrio que pretenda garantir, e no apenas proclamar os direitos de todos.1(CAPPELLETI, 2002, p 11 e 12)

Com a lio acima transcrita, podemos concluir que ainda mais importante que a proclamao dos direitos de uma nao a possibilidade de exerccio desses direitos, quer seja pelo conhecimento deles, quer seja pelo acesso ao rgo responsvel pela distribuio e garantia desses direitos. Na mesma obra de Cappelletti o mestre aponta que o acesso a justia tem trs pilares; o primeiro calcado na expanso da oferta de servios jurdicos aos
1

CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Traduo de CASTRO, Ana Clia. Acesso Justia p 11 e 12 Braslia: SAFE 2002.

14

setores pobres da populao, o segundo da incorporao dos interesses difusos e coletivos e o terceiro a contemplao de mecanismos alternativos de soluo de lides. Mais recentemente nossa histria comeou a registrar tmidos movimentos de incentivo de acesso a justia formal pelo povo, comeando com atos do legislativo como a edio da Lei de Ao Popular (Lei 4717/65), aps a ento revolucionria Lei da Ao Civil Pblica (Lei 7347/85) movimentos esses que adquiriram maior fora aps a Promulgao da Carta Cidad de 1988 com o Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8069/90), o Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) e a Lei dos Juizados Especiais Cveis e Criminais (Lei 9099/95), legislaes que trouxeram a justia mais prxima da maioria dos cidados brasileiros. Esse Poder Judicirio mais prximo do povo passa a dosar as tenses sociais e solucionar os conflitos de maneira mais gil, menos complexa e com maior transparncia, facilitando o acesso Justia pela populao carente que no possui condies de arcar com as custas do acesso a Justia. Essas medidas foram muito bem aceitas pela populao mas ainda era evidente uma crise no poder Poder Judicirio, caracterizada pelo distanciamento das grandes massas quer pela complexidade dos procedimentos judiciais, quer pela excessiva durao dos processos ou ainda pela possvel falta de transparncia da prestao judicial. Assim, era necessrio uma reforma maior, uma alterao no apenas do texto infraconstitucional, mas tambm uma reforma do prprio texto da Carta Magna. Essas alteraes acabaram sendo elevadas ao texto Constitucional por meio da Emenda Constitucional 45 como forma de consolidao desse movimento de aproximao do povo a sua justia. As principais alteraes da Emenda 45 esto afetas a razovel durao do processo, proporcionalidade de juzes em relao populao e a demanda judicial, funcionamento ininterrupto da atividade jurisdicional, distribuio imediata dos processos, criao do Conselho Nacional de Justia.

15

A primeira novidade da Emenda Constitucional 45 foi a insero do inciso LXXVII no artigo 5 da Constituio, a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao2. Quando falamos em acesso a justia, no podemos limitar nossos pensamentos somente acessibilidade, mas tambm a resposta judicial em tempo adequado a necessidade daqueles que procuram a justia. Quantos no so os casos em que autores de ao falecem antes mesmo que seja proferida a primeira sentena sobre o caso? O noticirio mostra diariamente casos desta natureza. Atualizar nosso sistema jurdico, principalmente o processual tarefa necessria para o cumprimento do novo dispositivo constitucional. O processo tem que ser encarado como um instrumento de resoluo e pacificao das lides e no como uma chicana cujo objetivo a procrastinao mxima do cumprimento de uma obrigao. Nesta linha de raciocnio o mestre Dinamarco assevera:
Aprimorar o servio jurisdicional prestado atravs do processo, dando efetividade aos seus princpios formativos uma tendncia universal hoje. E justamente a instrumentalidade que vale de suficiente justificao lgico-jurdica para essa indispensvel dinmica do sistema e permeabilidade s presses axiolgicas exteriores: tivesse ele seus prprios objetivos e justificao auto-suficiente, razo inexistiria, ou fundamento para p-lo merc das mutaes polticas, constitucionais, sociais, econmicas e jurdico-substanciais da sociedade.3 (DINAMARCO, 2005 p 25 e 26)

A lei no explicita qual o tempo dessa razovel durao do processo, no entanto entende-se que o indivduo que busca o Poder Judicirio para alcanar o bem da vida pretendido tenha que ter uma resposta em um tempo adequado a cada tipo de circunstncia. A razovel durao de um processo de alimentos no pode ser comparada com a razovel durao de um processo de cobrana de uma dvida decorrente da compra de uma lancha de cinco milhes de Reais. Caber ao legislativo a criao de mecanismos de acelerao dos processos, tratando cada caso com a urgncia que merece. Tais medidas devem evitar que o cidado abandone sua credibilidade no Poder Judicirio e busque solues privadas para os seus conflitos.
2 3

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 5 Ed. So Paulo: Saraiva 2010. DINAMARCO, Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo.15Ed. So Paulo: Malheiros, 2005 p 25 e 26.

16

O processo com durao razovel afasta os sentimentos de impunidade e insegurana do cidado, proporcionando-lhe pacificao dos conflitos sociais e credibilidade no Poder Judicirio. A segunda novidade apresentada pela Emenda Constitucional 45 a proporo de juzes para a demanda judicial da populao, seno vejamos o que prev o artigo 93 inciso XIII o nmero de juzes na unidade jurisdicional ser proporcional efetiva demanda judicial e respectiva populao 4. No possvel falar em razovel durao do processo se no houver juzes em quantidade suficiente para atender a necessidade da populao. Desta forma, pode-se dizer que foi muito feliz o texto da Emenda quando no s se preocupou com a quantidade de juzes em cada Estado, mas tambm, com a proporo de juzes de acordo com a demanda do local. Estudos apontam que o nmero de magistrados em nosso pas ainda muito pequeno se comparado com pases mais evoludos, fazendo com que o Juiz sempre tenha uma quantidade de processos infinitamente maior do que sua capacidade de trabalho, impondo ao magistrado uma carga desumana de trabalho e ao nosso povo uma lentido extra, provocada no apenas pela morosidade tradicional do processo, mas tambm pela falta de Juzes para analisar os processos. Segundo Pinheiro 5 por Ludmila Ribeiro6, no Brasil existe em mdia um Juiz para cada 29.744 habitantes, na Alemanha um Juiz para cada 3.448 habitantes; na Itlia um para 7.692 habitantes e na Frana um para cada 7.142 habitantes. Ao invs de finalizar o ano julgando todos os processos distribudos, o que se observa na prtica que os juzes no conseguem atender a toda a demanda, iniciando o prximo ano com atrasos e dficit de julgamentos, fazendo com que o volume de processos atrasados aumente a cada ano.

4 5

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 5 Ed. So Paulo: Saraiva 2010. PINHEIRO, Paulo Srgio Continuidade autoritria e construo da democracia. Relatrio Final. So Paulo: FAPESP/CNPq e Fundao Ford 1999.
6

RIBEIRO, Ludmila. A emenda constitucional 45 e a questo do acesso a justia.Revista Direito GV 8 Ed. So Paulo Dez 2008. Pg 475.

17

Alm da renovao desta fora de trabalho, tem-se adotado mecanismos de controle da produtividade dos juzes no desenvolvimento de suas tarefas, fazendo com que haja um maior controle do prazo dos processos. Outra modificao trazida pela Emenda Constitucional 45 foi a incluso do inciso XII do artigo 93 da Constituio Federal XII- a atividade jurisdicional ser ininterrupta, sendo vedado frias coletivas nos juzos e tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que no houver expediente forense normal, juzes em planto permanente7. Essa alterao veio a aproximar a Justia da populao. Como j anteriormente abordado por muitos anos nosso Poder Judicirio esteve formalmente presente em nossa sociedade, todavia na realidade era inacessvel maioria da populao. A insero do inciso XII do artigo 93 em nossa Carta Magna, serve de instrumento de aproximao do cidado a Justia. Justifica-se esta oportunidade de aproximao ao analisar que as lides no esperam o funcionamento do Poder Judicirio para acontecerem. Na realidade os integrantes das lides so geralmente surpreendidos com o surgimento dessas. Dado a imprevisibilidade de surgimento de uma lide, no poderiam os cidados depender de um Poder Judicirio que funciona conforme a convenincia de seus funcionrios. Caso assim o fosse, nos perodos de recesso a populao continuaria a ter seus conflitos e teria de recorrer as suas solues privadas para a satisfao de seus interesses, medida que apenas mantm o afastamento da populao do Poder Judicirio. Esse poder deve na realidade atender a necessidade da populao, de maneira ininterrupta j que como demonstrado as lides so ininterruptas. Desta forma muito acertada foi a medida que acabou com as interrupes e frias coletivas nos juzos e tribunais de segundo grau. Com essa inovao a Justia se coloca a disposio da populao para resolver seus anseios em todos perodos do ano, fazendo prevalecer o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado,
7

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 5 Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

18

ou seja o benefcio de todos sobre o prejuzo da convenincia de horrios dos funcionrios da justia. Esqueceu apenas o legislador de aproveitar essa oportunidade para tambm estender o regime ininterrupto de funcionamento aos Tribunais Superiores como o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia, tal medida reforaria o acesso a Justia bem como estimularia a necessria celeridade aos processos j que no so poucos os que se acumulam nos escaninhos cartorrios. Cabe aqui tambm comentar sobre a Distribuio imediata dos Processos inserida no inciso XV do Artigo 93 da Constituio Federal XV- a distribuio de processos ser imediata, em todos os graus de jurisdio8. Essa alterao pode ter sido muito bem recepcionada pelos rgos de imprensa e pela populao que desconhece efetivamente os seus reais efeitos, no entanto os operadores do direito sabem que tal medida pouco contribuiu para a celeridade dos processos. Para melhor entender esse raciocnio necessrio entender que a distribuio no significa necessariamente julgamento. Antigamente um processo ficava por vezes anos, no cartrio distribuidor aguardando a designao do juiz ou do colegiado que iria o analisar. Agora com o novo texto Constitucional assim que o feito protocolado j distribudo ao Juiz ou ao Colegiado, no entanto, ficar aguardando seu julgamento tanto quanto aguardava antes, demonstrando a prtica que tal medida apenas alterou o local da fila, antes no cartrio distribuidor, agora no cartrio das Varas e Cmaras, no trazendo celeridade ao integrante da lide. Por fim destaca-se a criao do Conselho Nacional de Justia, previsto no artigo 103-B da Constituio Federal. A criao deste rgo, foi sem nenhuma dvida um grande destaque da Emenda 45. Nunca foi desconhecido o descontentamento da Cpula do Poder Judicirio com a possibilidade de criao do Conselho Nacional de Justia, isso por que era de
8

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 5 Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

19

conhecimento deles que a instituio de tal rgo os tirariam da zona de conforto provocada pela ignorncia. possvel tal afirmao pois a ignorncia dos dados estatsticos de produtividade do Poder Judicirio, no permitiam a populao a possibilidade de estabelecer um controle social e pressionar esse Poder para lhe oferecer uma resposta mais rpida a sua demanda. Baseado neste descontentamento declarado, acertou o legislador ao compor o Conselho Nacional de Justia, no somente com integrantes do Poder Judicirio mas tambm com outros operadores do direito que garantem ao rgo maior transparncia. A atuao do rgo foi definida no pargrafo 4 do artigo 103-B9 que abaixo transcrito:
4 Compete ao Conselho o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, cabendo-lhe, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura: I - zelar pela autonomia do Poder Judicirio e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no mbito de sua competncia, ou recomendar providncias; II - zelar pela observncia do art. 37 e apreciar, de ofcio ou mediante provocao, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou rgos do Poder Judicirio, podendo desconstitu-los, rev-los ou fixar prazo para que se adotem as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, sem prejuzo da competncia do Tribunal de Contas da Unio; III - receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Poder Judicirio, inclusive contra seus servios auxiliares, serventias e rgos prestadores de servios notariais e de registro que atuem por delegao do poder pblico ou oficializados, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa; IV - representar ao Ministrio Pblico, no caso de crime contra a administrao pblica ou de abuso de autoridade;

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 5 Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

20

V - rever, de ofcio ou mediante provocao, os processos disciplinares de juzes e membros de tribunais julgados h menos de um ano; VI - elaborar semestralmente relatrio estatstico sobre processos e sentenas prolatadas, por unidade da Federao, nos diferentes rgos do Poder Judicirio; VII - elaborar relatrio anual, propondo as providncias que julgar necessrias, sobre a situao do Poder Judicirio no Pas e as atividades do Conselho, o qual deve integrar mensagem do Presidente do Supremo Tribunal Federal a ser remetida ao Congresso Nacional, por ocasio da abertura da sesso legislativa.

Essas medidas, visam no apenas a estipulao de metas de produtividade, mas tambm um efetivo controle, inclusive com a aplicao de medidas disciplinares caso haja o descumprimento destas. A possibilidade da populao cobrar no s os Juzes, mas tambm os demais funcionrios do Poder Judicirio que atuam em desacordo com o ordenamento legal, gera uma transparncia em suas atividades, provocando uma maior celeridade na anlise e julgamento dos processos tornando-o mais condizente com as expectativas de nossa populao que se v integrada ao Poder Judicirio, o qual esta mais acessvel a essa populao em decorrncia do sucesso das medidas que vem sendo implantadas pelo Conselho Nacional de Justia.

1.2 A nova relao jurdica processual

No ano de 2004, foi assinado em nosso pas, o Pacto de Estado em favor de um poder Judicirio mais rpido e republicano em continuidade a reforma do poder judicirio. A lei 11232/05 veio ao encontro do citado Pacto, revolucionando o Direito Processual Civil Brasileiro, trazendo celeridade aos processos e resgatando a credibilidade do Poder Judicirio como fonte de resposta rpida e efetiva aos problemas da populao.

21

Em que pese toda inovao apresentada pela lei, com o estabelecimento do processo sincrtico, o qual ser tambm abordado neste trabalho cientfico, esta soluo est longe de ser indita, pois foi na realidade resgatada dos institutos do direito medieval. Para melhor esclarecer a origem deste modelo de processo sincrtico, h a necessidade de realizar um escoro histrico, voltando nos primrdios do Direito Romano. Na Roma antiga, prevalecia a concepo privada do processo ordo iudiciorum privatorum, a sentena de condenao no possua fora executiva, mas somente obrigatria assim os meios utilizados para o cumprimento da prestao da obrigao por parte do devedor baseavam-se na autotutela do credor,sendo a execuo privada. No perodo inicial o devedor poderia responder pela dvida com seu patrimnio ou at mesmo com seu corpo o qual poderia ser vendido (fora dos limites de Roma) ou ainda ter seu corpo dividido em partes correspondentes ao nmero de seus credores, todavia tais providncias s poderiam ser adotadas quando houvesse sentena condenatria ou tivesse o devedor confessado a dvida e no tivesse a saldado aps o tempus iudicati um prazo de trinta dias para realizar o cumprimento da obrigao espontaneamente. Aps o tempus iudicati o credor promovia a actio iudicati perante o Pretor com o objetivo de promover a execuo privada podendo chegar at mesmo a fase em que o devedor era levado a presena do pretor para ser entregue ao credor estando este autorizado a realizar a execuo, acabando nesta fase a participao do Estado na lide, demonstrando o carter de execuo privada daquela poca. Posteriormente, houve uma evoluo jurdica, que permitia somente a responsabilizao patrimonial e no mais a responsabilizao corporal, a partir deste momento a execuo perde seu carter privado e passa a ser pblica. Nesta nova etapa temos dois processos, um, conhecido como actio ao de conhecimento (cognio) e outro conhecido como actio iudicati ao de execuo.

22

Importante salientar que a execuo pblica, costumava ser clere visto a existncia de mecanismos de cobrana em dobro em caso de procrastinao a execuo. Com a queda do Imprio Romano no sculo V, o Direito Germnico comea a prevalecer. Diferentemente do modelo Romano, em que o Juiz decide de acordo com os elementos fornecidos pelos interessados e de acordo com as provas produzidas, no direito daquela poca o Juiz decide segundo regras preestabelecidas e pronunciava a deciso que no era por ele formulada, mas sim pelo povo. Esse modelo se manteve at o final do sculo XI, incio do sculo XII quando os glosadores, dentre os quais se destacou Martino de Fano trazem novamente a tona a existncia da actio todavia sem a necessidade da actio iudicati pois para eles, a sentena condenatria fruto da actio representava um comando estatal por oficio do Juiz, inexistindo a fase de execuo em processo autnomo. J na idade Moderna, com o avano das relaes comerciais, intensifica-se o uso dos ttulos de crdito que muitas vezes precisavam de um instrumento adequado de execuo, mas que tambm permitisse ao executado a possibilidade de defender-se, sendo ento resgatado o instituto da actio iudicati em que no se fazia necessrio o processo de conhecimento, sendo essa atividade judicial apenas executiva e adequada somente para execuo desses ttulos, no cabvel a execuo de sentenas. Em 1789, com a Revoluo Francesa, iniciou-se uma etapa de positivismo exacerbado, a tirania dos cdigos, visando acabar com a chamada Aristocracia das Togas estabelecendo o que se acreditava ser um julgamento imparcial, em que o Magistrado limitasse sua atuao a verbalizao da lei, no podendo impor suas anlises subjetivas. Nesta poca, falando a respeito dos juzes, Montesquieu chegou a dizer Mas os juzes da Nao, como dissemos, so apenas a boca que pronuncia as palavras da lei, seres inanimados que no podem moderar a fora nem o rigor10 O Cdigo Napolenico unificou o procedimento de execuo, at por que a poca a execuo de ttulos extra judiciais era muito maior que as execues de
10

e o

cumprimento da sentena se dava pelo chamado officium iudicis ou seja execuo

MONTESQUIEU, Charles Louis de. O Esprito das Leis 4ed. Rio de Janeiro Martins 2005 , pg 178.

23

sentena que ocorriam pelo mtodo officium iudicis e trouxe novamente a tona a actio iudicati tornando a execuo uma ao autnoma. Esse modelo napolenico foi disseminado pela Europa e copiado pelo nosso legislador, impondo ao credor a necessidade de acionar ao menos duas vezes o poder judicirio para cobrar uma mesma dvida, gerando ao credor a sensao de ganhar mas no levar, tendo que aguardar mais uma ao para realmente ter seu crdito satisfeito. Inconformados com a dificuldade imposta por esse sistema, Athos Gusmo Carneiro, Petrnio Calmon Filho, Slvio de Figueiredo Teixeira e Ftima Nancy Andrighi, elaboram um anteprojeto que culminou na Lei 11232/05 que acaba com a necessidade de execuo em uma ao autnoma, trazendo o Processo Sincrtico a realidade do nosso pas, fazendo com que o Processo Civil fique mais simples e gil. No de hoje que a doutrina clama pela mudana agora alcanada, desde 2001, o Professor BEDAQUE11 j expunha seu rogo em favor da alterao, como podemos ver:
Uma das solues para maior efetividade da tutela jurisdicional a eliminao do processo de execuo, nos casos de sentena condenatria referente a obrigaes j vencidas; ou pelo menos, a reduo dos casos em que a propositura de nova ao seja necessria. A tutela sancionatria seria automtica, independentemente de nova provocao do interessado. (BEDAQUE, 2001 p 35)

Na mesma esteira, o Mestre Alexandre Cmara12 critica o modelo Napolenico:


Desde a primeira edio destas lies, sempre sustentamos que o modelo adotado pelo CPC brasileiro no era o mais adequado. Isto porque o Cdigo de Processo Civil, elaborado com base na doutrina ento dominante, tratava o processo de execuo como um processo autnomo em relao ao processo de conhecimento condenatrio. Sempre nos pareceu que, por ser uma a pretenso do demandante
11

BEDAQUE, Jos Roberto dos Santos em sua obra Direito e processo Influencia do direito material sobre o processual 2 Ed So Paulo: Malheiros 2001 12 CAMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil 6 Ed, Rio de Janeiro: Lmen Jris, v 1, 2001.

24

(receber o bem jurdico que lhe devido), deveria ser um s processo, dividido em duas fases, uma cognitiva e outra executiva. (CAMARA, 2001 p 47)

Muito moroso era o sistema anterior, baseado ainda nos ideais do Cdigo Napolenico em que para obter o bem da vida o autor tinha que enfrentar por vezes trs processos distintos, o processo de conhecimento, o processo de liquidao da sentena e o processo de execuo. Com tal lentido, muitas vezes o autor da ao falecia sem conseguir ver o seu intento satisfeito, restando no raras vezes aos seus netos a oportunidade de acompanhar o desfecho final da lide. Quando o integrante de um lide, procura o Estado para resolver seu conflito no busca apenas reconhecer a existncia de uma obrigao ou dever no cumprido. O que se busca a satisfao do bem da vida pleiteado e no uma deciso que apenas homologue, reconhea por meio de um ttulo executivo judicial a existncia de um direito. Esse reconhecimento no satisfaz o individuo que depositou no Estado sua confiana. Mais gravoso o fato do indivduo ter que repetir novamente todos os atos para s ento obter o bem da vida almejado. O Estado deve oferecer ao cidado a mecanismos para de forma clere satisfazer plenamente seu intuito de obteno de um bem da vida, como forma de resgatar a credibilidade do Poder Judicirio. Neste sentido, o atual modelo da Lei 11232/05 nos oferece o Processo Sincrtico que representa na realidade a fuso das aes anteriormente previstas, unificando em regra as etapas processuais de cognio e execuo em um nico processo, permitindo a prestao de uma tutela jurisdicional com maior simplicidade e celeridade evitando a rdua tarefa de movimentar vrios processos sobre o mesmo tema contra o mesmo devedor para a obteno do mesmo bem da vida. Sobre o Tema, o doutrinador Carreira Alvim 13 emite o seguinte comentrio:
O sincretismo processual traduz uma tendncia do direito processual, de combinar frmulas e procedimentos, de modo a possibilitar a obteno de mais de uma tutela jurisdicional, simpliciter et de plano (de forma simples e de imediato), no bojo de um mesmo processo, com o que, alm de evitar a proliferao de processos, simplifica e humaniza a prestao jurisdicional. (ALVIM, 2004, p 40 e 41)
13

ALVIM, Jos Eduardo Carreira. Alteraes do Cdigo de Processo Civil. Rio de Janeiro, Ed Impetus, 2004, p.40-41.

25

Em que pese como j demonstrado anteriormente, no ser a soluo indita, a lei 11232/05 revolucionou o processo civil simplificando e agilizando a prestao jurisdicional, deste modo, com uma nica ao impetrada, o credor consegue obter o bem da vida almejado, satisfazendo suas pretenses de maneira muito mais clere, resgatando a credibilidade do sistema judicirio em nosso pas, bem como reduzindo o volume de processos inertes nos escaninhos dos cartrios aguardando a prestao jurisdicional.

CAPTULO 2: DA APLICABILIDADE DA LEI PROCESSUAL

2.1 Aplicao e Eficcia da Lei Processual no Tempo

26

Para comentar sobre a aplicao e a eficcia da lei processual no tempo, importante diferenciar o Direito Material do Direito Processual. O Direito Material, tambm chamado de norma primria o direito destinado a regular nossas aes em um grupo social. Na norma primria, so disciplinadas as relaes jurdicas referentes aos bens e utilidades da vida. O Direito Processual, tambm denominado norma secundria, regula as formas pela qual exerceremos o direito primrio. Dinamarco14 faz a seguinte diferenciao entre o Direito Material e o Direito Processual:
O que distingue fundamentalmente direito material e direito processual que este cuida das relaes dos sujeitos processuais, da posio de cada um deles no processo, da forma de se proceder aos atos deste sem nada dizer quanto ao bem da vida que objeto do interesse primrio das pessoas (o que entra na rbita do direito substancial). (DINAMARCO, 2002, pg 88)

So conhecidas como normas de superdireito, aquelas que tem por objeto outras leis. Essas normas disciplinam quais so as fontes, quais critrios de interpretao podem ser adotados em determinada norma, qual o critrio temporal ou espacial de outras leis. Em nosso ordenamento jurdico temos a Lei de Introduo do Cdigo Civil (LICC) como bom exemplo de normas de superdireito. Essas normas de super direito, pertencem a gama de normas do direito processual. A lei processual ser diferente, de acordo com as caractersticas do direito de cada pas, j que a jurisdio limitada ao territrio correspondente a ela. O Juiz que funcionrio de determinado Estado, pode aplicar em sua jurisdio, somente as regras de Direito Processual de seu pas.
14

CINTRA, Antonio Carlos de Arajo GRINOVER, Ada Pelegrini e DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria Geral do Processo 18ed., So Paulo: Melhoramentos, 2002.

27

Ainda que os problemas a serem discutidos envolvam estrangeiros ou se os fatos se passaram no exterior, tendo as partes eleito a nossa justia para resolver seus conflitos, tero essas partes de se submeterem a aplicao das normas processuais brasileira. O artigo 337 do Cdigo de Processo Civil15 refora este entendimento quando faculta ao Juiz a possibilidade de determinar que a parte prove a vigncia de normas processuais estrangeiras por ela alegadas, demonstrando a fidelidade da nossa norma ao Direito Processual Civil ptrio, vejamos A parte, que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinrio, provar-lhe- o teor e a vigncia, se assim o determinar o juiz. Por outro lado, nos casos em que a lide for discutida fora do nosso pas, a deciso a respeito do caso s ser validada em nosso ordenamento quando no for contrria a nossa soberania a ordem pblica e os costumes de nosso pas, conforme preceitua o artigo 17 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil 16: As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes. O artigo 13 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil17 tambm merece nossa ateno seno vejamos: A prova dos fatos ocorridos em pas estrangeiro rege-se pela lei que nele vigorar, quanto ao nus e aos meios de produzir-se, no admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconhea. Uma equivocada anlise do texto indicaria uma exceo da regra de que o direito processual brasileiro o nico que pode ser aplicado aos nossos processos, conforme o raciocnio anteriormente demonstrado, todavia temos que dividir a anlise do artigo 13 da LICC sob vrios enfoques: o primeiro no caso em que o
15

BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010. 16 BRASIL, Lei de Introduo ao Cdigo Civil, Decreto Lei 4657/42. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010. 17 BRASIL, Lei de Introduo ao Cdigo Civil, Decreto Lei 4657/42. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

28

nosso Poder Judicirio ir homologar julgamentos proferidos no exterior. O segundo quando uma prova realizada em nosso pas e o terceiro quando nosso Juiz tem que valorar uma prova. Quando fala-se em homologao de julgamentos proferidos no exterior, valer as regras processuais daquele pas, desde que essas atendam aos critrios estabelecidos no artigo 15 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil18, o qual dispe:
Ser executada no Brasil a sentena proferida no estrangeiro, que rena os seguintes requisitos: a) haver sido proferida por juiz competente; b) terem sido as partes citadas ou haver-se legalmente verificado a revelia; c) ter passado em julgado e estar revestida das formalidades necessrias para a execuo no lugar em que foi proferida; estar traduzida por intrprete autorizado; ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal. Pargrafo nico: No dependem de homologao as sentenas meramente declaratrias do estado das pessoas.

d) e)

Quando temos uma prova realizada em nosso pas, ainda que produzida com o intuito de anlise de juiz estrangeiro essa ser produzida em conformidade com nossa legislao, j que nosso Juiz s poder ater-se ao nosso ordenamento processual. No ltimo caso somente que o nosso juiz ao valorar uma prova produzida fora do Brasil principalmente por ter essa prova sido produzida em conformidade com a legislao do outro pas. Por exemplo o Cdigo de Defesa do Consumidor de nosso pas, permite ao Juiz determinar a inverso do nus da prova em favor do consumidor. Tal benefcio s poderia ser assim suscitado se no pas em que os fatos ocorreram e a prova foi produzida tambm houvesse previso legal para a referida inverso. Ao contrrio do que se possa imaginar, neste exemplo nosso Juiz no estaria quebrando a regra do direito processual que tem seu critrio territorial tendo em vista que a prova como assegura o Professor Dinamarco 19 um instituto bifronte como podemos ver no trecho abaixo:
18

BRASIL, Lei de Introduo ao Cdigo Civil, Decreto Lei 4657/42. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010.
19

DINAMARCO, Candido Rangel, Disponvel em HTTP://direitousp.freevar.com/curso/vol1-1htm Acesso em 29JUN10.

29

A ao, a competncia, a prova, a coisa julgada e a responsabilidade patrimonial, recebendo do direito processual parte de sua disciplina, mas tambm dizendo respeito a situaes dos sujeitos fora do processo, compem um setor a que a doutrina j denominou direito processual material. Elas so, portanto, institutos bifrontes: s no processo aparecem de modo explcito em casos concretos, mas so integrados por um intenso coeficiente de elementos definidos pelo direito material e o que mais importante de algum modo dizem respeito prpria vida dos sujeitos e suas relaes entre si e com os bens da vida. Constituem pontes de passagem entre o direito e o processo, ou seja, entre o plano substancial e o processual do ordenamento jurdico

No mesmo raciocnio o mestre continua:


no processo que a prova desenvolve toda sua dinmica e nele que produzir sua eficcia institucionalizada. Mas as fontes de prova, ou seja, as pessoas e coisas capazes de fornecer informaes ao juiz que julgar, so elementos externos ao processo, fazem parte da vida comum e apenas em um segundo tempo sero traduzidas a ele e utilizadas como meios instrumentais. (DINAMARCO)

Finalizando o pensamento, no se pode ignorar o dispositivo do art 332 do Cdigo de Processo Civil20 Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou defesa ou seja, no se admite em nosso ordenamento jurdico ptrio, a homologao de nenhuma prova , ainda que produzida fora de nosso territrio que seja considerada pela nossa legislao como sendo prova ilcita ou ilegtima.

2.2 O Direito Intertemporal, o efeito imediato e a irretroatividade das normas processuais

O direito processual intertemporal que determina os momentos de incio e trmino de vigncia de uma lei processual, bem como sua validade sobre os

20

BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

30

processos novos e antigos. Sua fonte principal a Lei de Introduo ao Cdigo Civil, norma de superdireito como anteriormente explanado. A lei processual civil, passa a se tornar vigente no momento por ela indicado. Enquanto esse dia no chega (vacatio legis) a norma ainda no pode produzir os seus efeitos. Caso no haja previso de inicio de vigncia na prpria norma, o artigo primeiro da Lei de Introduo ao Cdigo Civil21, estipula o prazo de 45 dia aps a publicao para que a norma comece a vigorar. Aps o perodo de vacatio legis, aplicam-se os seus efeitos durante o tempo em que a lei processual vigorar, tempo este em geral indeterminado, o qual em geral finalizado com o surgimento de nova lei que revoga a anterior. No se pode esquecer que quando a nova lei entra em vigor, certamente depara com processos em andamento, surgindo dvidas nos operadores do direito sobre qual lei aplicar no processo em andamento. A partir desta considerao surgem algumas dvidas quanto a aplicabilidade da nova lei. Teria a nova lei incidncia imediata? Teria a nova Lei incidncia retroativa? Para esclarecer esses questionamentos necessrio lembrar que salvo disposio legal em contrrio, as novas leis processuais tem incidncia imediata nos processos em andamento (Princpio do Efeito Imediato). Tal fenmeno decorre do fato das leis processuais serem de ordem pblica, impondo por razes coletivas superiores as partes de um processo a aplicao imediata. O princpio da irretroatividade aquele que versa que a lei feita para o futuro sendo o passado inatingvel. Ou seja no se pode discutir o passado de acordo com a nova lei. Esse princpio se encontra h milnios na humanidade visa preservar a segurana jurdica das relaes sociais. Seria impossvel viver em uma sociedade em que a cada nova lei editada houvesse reviso de todos os atos anteriormente praticados. Neste sentido o Poder Constituinte elevou esse princpio

21

BRASIL, Lei de Introduo ao Cdigo Civil, Decreto Lei 4657/42. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

31

ao texto constitucional com os seguintes dizeres: Art 5 inc A lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada A nova lei processual, no pode entretanto, ter efeito retroativo (Princpio da Irretroatividade das normas processuais) que seria o efeito de rever os antigos atos do processo sob a tica da nova lei. Tal conduta certamente viola o ato jurdico perfeito, a coisa julgada e o direito adquirido, garantias essas previstas em nossa Carta Magna, artigo 5 inciso XXXVI bem como no artigo 6 da Lei de Introduo do Cdigo Civil. Considerando que o processo uma somatria de atos, como resolver os processos em andamento, frente a nova lei? Essa uma questo largamente discutida pela doutrina com o intuito de pacificar tal questo. Quando se fala em eficcia da lei processual, especialmente sobre os processos pendentes, o modelo brasileiro optou pelo critrio tempus regit actum em que os fatos passados no so regidos pela lei nova, sob pena de verem feridos os direitos e garantias j demonstrados no pargrafo anterior. O objetivo a segurana jurdica das pessoas que uma vez tendo resolvido suas lides de acordo com as leis de sua poca no podem ser surpreendidas com novas decises em virtude do surgimento de uma nova lei, diversa da lei em que foi adotada a deciso judicial. O mestre Moacyr Amaral22, nos ensina como agir nos casos em que a nova lei entra em vigor no curso de um processo aduzindo:
A soluo possvel a esses casos, consiste no isolamento dos atos e situaes processuais, pelo qual a lei nova, encontrando um processo em curso, respeita a eficcia dos atos processuais j realizados e portanto as situaes jurdicas j estabelecidas, disciplinando os atos de todos os sujeitos processuais e as situaes das partes somente a partir de sua vigncia. (SANTOS, 2008, p 124)

Tendo conscincia desses preceitos, fica fcil entender o princpio do isolamento dos atos processuais sob o qual cada ato processual regido pela lei vigente no instante em que o ato praticado, mesmo em um processo que encontra22

SANTOS, Moacyr Amaral Primeiras Linhas de Direito Processual Civil vol.1 24 Ed. So Paulo: Saraiva 2008

32

se em andamento, todavia as novas medidas s podem incidir sobre os atos que ainda encontram-se pendentes de serem praticados. Aqueles atos ainda no praticados podem seguir o novo ordenamento, mas no pode o novo ordenamento alterar os atos anteriores. Como forma de concluir sobre a aplicao e eficcia da lei penal no tempo, pode-se elencar que: a) os atos processuais realizados antes do vigor da nova lei devem ser respeitados e seus efeitos no podem ser revistos; b) os atos processuais ainda no realizados sob a vigncia da antiga lei sero praticados em conformidade com a nova lei; c) quando a nova lei entra em vigor, ela respeita os atos passados e passa a reger tudo aquilo que no anula, que no contradiz, que no elimina os efeitos dos atos anteriores.

CAPTULO 3: A LEI 11.232/05 E A SENTENA DE EXECUO DE OBRIGAO DE QUANTIA CERTA

3.1 Do novo conceito de sentena.

33

Como foi exposto no captulo 1 deste trabalho cientfico, a lei 11232/05, trouxe grandes inovaes ao Processo Civil, bem como alterou a forma de anlise e interpretao deste processo por parte dos demandantes. O conceito de processo passa a englobar a prestao jurisdicional at que seja atingida a real necessidade daquele que busca o Poder Judicirio, qual seja o cumprimento da obrigao, a entrega do bem da vida e no somente o mero reconhecimento por parte do Estado, da existncia de uma obrigao no cumprida. O antigo modelo de processo, era finalizado no momento em que o Juiz, reconhecia a existncia de uma obrigao. Tal reconhecimento era insuficiente pois por sua vez no dava ao autor da ao a satisfao de seu direito plenamente, mesmo que ganhasse a ao no teria naquele momento a obteno do bem da vida pleiteado, mas apenas a certeza de que seu pedido era justo e que o ru efetivamente tinha que cumprir a obrigao descrita na petio inicial. O mtodo antigo impunha ao credor o nus de movimentar dois processos para s ento obter a sua satisfao plena ou seja a entrega do bem da vida ou o cumprimento da obrigao. Para tanto havia o processo chamado Processo de Conhecimento em que se desenvolvia a cognio que permitia o reconhecimento de ter havido ou no leso ou ameaa a direito para somente aps ser iniciado um novo processo chamado de Processo de Execuo onde o Juiz, diante de um ttulo judicial determinava a concretizao, a realizao do que havia sido reconhecido no processo anterior. Como j observado no capitulo 1 esse modelo comeou a ser adotado a partir do sculo XIX, foi incorporado ao nosso ordenamento e se arrastou at a chegada da lei 11232/05. Apenas para demonstrar o entendimento daquela poca, transcrevo agora trecho da obra de Liebman23 traduzida por Dinamarco:
A funo jurisdicional consta fundamentalmente de duas espcies de atividades, muito diferentes entre si. (...) Na cognio a atividade do juiz prevalentemente de carter lgico: ele deve estudar caso a caso, investigar os fatos, escolher, interpretar e aplicar as normas
23

LIEBMAN, Enrico Tlio. Manual de Direito Processual Civil Trad. DINAMARCO, Candido Rangel 3 Ed v1, Rio de Janeiro Forense, 1983.

34

legais adequadas, fazendo um trabalho intelectual, que se assemelha sob certos pontos de vista, ao de um historiador, quando reconstri e avalia fatos do passado. O resultado de todas estas atividades de carter ideal, por que consiste na enunciao de uma regra jurdica que, reunindo certas condies, se torna imutvel (coisa julgada). Na execuo, ao contrrio, a atividade do rgo prevalentemente prtica e material, visando produzir na situao de fato as modificaes aludidas acima. pois, natural que a cognio e a execuo sejam ordenadas em dois processos distintos, construdos sobre princpios e normas diferentes, para a obteno de finalidades muito diversas. (LIEBMAN por DINAMARCO, 1983)

O pensamento acima, que

descreve serem as finalidades da cognio e

execuo muito diversas, demonstra o entendimento antigo da lei em que o rigor das formalidades imperava sobre a existncia do homem. A impresso obtida ao ler esse texto no ano de 2010 era de que o homem fora feito para o direito e no o direito para o homem. O objetivo daquele que procura a justia ver satisfeita a realizao de seu direito, pouco importando o mtodo, desde que esse seja lcito e principalmente CLERE. Aos operadores do direito sim cabe analisar todo o contexto de como o direito se realiza, mas a populao que em geral no composta por operadores do direito, a obteno do bem da vida o mais importante da prestao jurisdicional. O antigo texto do artigo 162 pargrafo primeiro do Cdigo de Processo Civil 24 dizia: Sentena o ato pelo qual o juiz pe termo ao processo, decidindo ou no o mrito da causa. Com essa redao, o entendimento existente era de que a sentena encerrava, punha fim ao processo, sendo assim adotado o critrio da finalidade para definir a sentena, em um ensinamento da poca, o Professor Dinamarco 25 refora esse entendimento ao dizer: Efeito processual mais profundo que esse o de por termo ao processo. No direito Brasileiro, alis a sentena legalmente definida com base nesse seu tpico efeito processual. (DINAMARCO, 2002, p 267) Esse entendimento, h muito vinha sendo questionado pela doutrina que entendia que a sentena no encerrava o processo, mas sim finalizava o
24

BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010. 25 DINAMARCO, Candido Rangel.Litisconsrcio. 7 So Paulo: Ed Malheiros, 2002 pg 267

35

procedimento em primeiro grau de jurisdio. Tal entendimento era sustentado pelo fato de existir a possibilidade de recorrer fazendo com que esse processo encerrado continuasse s que agora no segundo grau de jurisdio e assim sucessivamente at o esgotamento dos recursos. Outra parte da doutrina, interpretava a sentena pelo critrio do contedo entendendo que a sentena era o ato do Juiz que tem por contedo as vrias hipteses contidas nos artigos 267 e 269 do Cdigo de Processo Civil. Tanto em uma ou outra forma de interpretar o antigo pargrafo primeiro do artigo 162 do Cdigo de Processo Civil, certo era que a sentena estava limitada ao reconhecimento da obrigao, sendo impossvel ao Juiz, fazer com que o bem da vida fosse efetivamente entregue ao autor da ao. Cita-se um exemplo para melhor compreenso do antigo sistema. Suponha que Joo Miguel tenha conseguido um emprstimo de Antonio Carlos no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Transcorrido o prazo para o pagamento, Antonio Carlos no conseguiu receber sequer um real. Inconformado, procura a justia para poder receber o valor emprestado. Inicia-se assim um processo de conhecimento. Aps os vrios atos do processo chegado o momento do Juiz proferir sua sentena. Caso tenha sido efetivamente demonstrado que razo assistia a Antonio Carlos, o Juiz se limitar a reconhecer a existncia desta divida, ou seja esse momento inicial no daria a Antonio Carlos a possibilidade de efetivamente receber, pegar o seu dinheiro, mas to somente reconhecer que a dvida realmente existia. Para poder efetivamente receber o valor que lhe devido, teria que ajuizar outro processo, o chamado processo de execuo. Apenas com a sentena de execuo que Antonio Carlos poderia efetivamente receber seu dinheiro, realizando o seu direito de tanto tempo atrs. A morosidade deste modelo fez com que no raras vezes os autores de ao viessem a falecer sem conseguir efetivamente realizar seu direito, o qual s conseguia ser efetivado muitos anos aps a morte pelos herdeiros do autor da ao.

36

Alguns doutrinadores sustentam que mesmo antes da vigncia da lei 11232/05 o conceito de sentena do pargrafo 1 do artigo 162 do Cdigo de Processo Civil no era exclusivamente uma forma reconhecer a existncia de um direito sem contudo realiz-lo. Citam os casos de sentenas de reintegrao de posse que no apenas reconhecem a existncia do direito, como determinam que se realizem atos executivos para a restaurao do direito violado, ou ainda os casos de ao de despejo. Nestas aes, a sentena no encerra nem mesmo a fase vinculada ao primeiro grau de jurisdio. Para esses doutrinadores essas sentenas tem um carter diverso das tradicionais sentenas proferidas em processos de conhecimento pois no so o fim do processo, mas uma fase muito importante. O novo texto do artigo 162 pargrafo primeiro do Cdigo de Processo Civil 26 diz: Sentena o ato do juiz que implica alguma das situaes previstas nos artigos 267 e 269 desta lei. Com o novo texto legal pode-se afirmar que o critrio do contedo o novo critrio de sentena estipulado pela lei 11232/05. Esse novo texto no restringe excessivamente o conceito de sentena como o anterior. Ter ou no aptido para extinguir um processo no mais um critrio caracterizar se est ou no diante de uma sentena. O critrio da sentena no a nica inovao da nova lei, mas apenas o primeiro passo para se demonstrar um novo conceito de processo e de sentena. Um novo conceito de processo pois o objetivo do novo processo no apenas o da cognio, mas sim o da realizao do direito como ser demonstrado em breve. Um novo conceito de sentena que no mais pe termo ao processo, mas sim uma sentena que passa a ser uma das etapas de um processo que s ser realmente finalizado quando da efetiva realizao, concretizao do bem da vida pleiteado. adequado para se

26

BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

37

Logicamente que a realizao desse bem da vida, no apenas em favor do autor, caso contrrio no haveria que se falar em julgamento. Em geral neste trabalho cientfico os raciocnios tem sido desenvolvidos com pensamento de que aquele que ajuza a ao efetivamente tem razo em suas argumentaes, todavia podemos deparar, o que no raro, com autores que acabam derrotados em suas proposies. Assim, se o autor for o vencedor da ao, obter do ru o bem da vida pleiteado, se for o ru o vencedor da ao, esta ser julgada improcedente gerando a coisa julgada material, conseguindo o ru a realizao de seu direito tambm. Com o novo conceito de processo, o Juiz no pode afirmar que o processo encerrou-se ou que j prestou sua atividade jurisdicional aps proferir a sentena como era previsto no antigo artigo 463 do Cdigo de Processo Civil27 Ao publicar a sentena de mrito, o juiz cumpre e acaba o oficio jurisdicional, s podendo alterla: O novo artigo 463 tem o seguinte texto: Publicada a sentena o juiz s poder alter-la: A novidade em torno do artigo 463, demonstra o final da diviso Processo de Conhecimento e Processo de Execuo a lei agora oferta ao cidado a possibilidade de alcanar a realizao de seu direito em um nico processo. Antigamente a inrcia judicial era quebrada com a petio inicial e sua prestao jurisdicional acabava com o reconhecimento do direito. O novo ordenamento faz com que a prestao jurisdicional seja estendida at o momento da efetiva realizao do direito. Neste novo modelo, as atividades chamadas de cognitivas e de execuo passam a ser apenas fases de um nico processo que funde essas atividades. No h mais que se falar em processos distintos, surge ento a figura do processo sincrtico, trazendo maior celeridade ao processo e atendendo aos ideais de Mauro Cappelletti sobre o acesso a justia.

27

BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

38

O novo modelo visa atender exatamente o anseio daquele que se socorre da justia para a resoluo de seus conflitos, a realizao do direito de forma justa e clere. De nada adianta ser favorecido com uma sentena se esta no o traz a realizao do direito pleiteado. Saber que ter de ingressar com nova ao para essa realizao frustrante. Nesse sentido Tassus Dinamarco28 comenta:
O processo, instrumento do direito, no pode ser maior que o prprio direito, pois ningum vai a juzo discutir o processo em si mesmo; as genunas cautelares visam, em verdade, a preservao, atravs do processo, do prrpio interesse buscado, de direito material e no do processo pelo processo. (DINAMARCO)

Com a nova lei, aes como a que impe o cumprimento de dever de fazer ou no fazer, a obrigao de entregar coisa e a obrigao de pagar, passam a funcionar de modo mais clere, tendo o autor da ao a possibilidade de obter o bem da vida pleiteado em um nico processo. Reforando esse conceito em que a sentena no pe termo ao processo o artigo 475 foi aumentado, garantindo outras providncias mesmo depois de proferida a sentena, acabando com o binmio Processo de Conhecimento e Processo de Execuo. Nessas aes, onde a execuo do direito reconhecido na sentena realizada no mesmo processo so denominadas aes executivas lato sensu. Para esses doutrinadores, dentre os quais podemos destacar Jos Miguel Garcia Medina, Marcelo Lima Guerra a sentena o pice da investigao da existncia do direito j que proferida aps a etapa de cognio plena e exauriente e declara o direito o qual sequencialmente realizado por meio dos atos executivos. 3.2 Recurso Adequado a Nova Sentena

28

DINAMARCO,

Tassus.

Alguns

apontamentos

sobre

nova

liquidao

de

sentena.

Disponvel

em<HTTP://jus2uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9554 > Acesso em: 17JUL10.

39

Como j demonstrado no item anterior o conceito de sentena foi alterado pela lei 11232/05 quando foi dado novo texto aos artigos 267, 269 e do pargrafo primeiro do artigo 162, todos do Cdigo de Processo Civil. A partir da inovao legal, a sentena perde sua caracterstica tradicional de encerramento de processo, de fim da prestao jurisdicional e passa a ser encarada apenas como uma fase, uma etapa a ser superada no transcorrer do processo. Todas essas alteraes, reforam o novo modelo processual adotado nas chamadas aes executivas lato sensu. O conceito de sentena deixa de ser analisado pelo critrio da finalidade, em que a sentena pe fim ao processo e passa a ser analisado pelo critrio do contedo o qual entende que a sentena o ato do Juiz que tem por contedo as vrias hipteses contidas nos artigos 267 e 269 do Cdigo de Processo Civil. O advento do Cdigo de Processo Civil de 1973, trouxe grandes inovaes em relao ao seu antecessor de 1939, principalmente na questo referente aos recursos. Estabeleceu-se os tipos de recursos e a quais decises eram eles cabveis. O artigo 513 do Cdigo de Processo Civil29 categrico Da sentena caber apelao.. Na mesma linha o artigo 522 Das decises interlocutrias caber agravo.... Por essa sistematizao, no havia que se analisar a deciso pelo critrio do contedo, mas to apenas pelo critrio da finalidade. Se a finalidade do ato era por fim ao processo, caberia apelao. Se a finalidade do ato era apenas emitir um despacho interlocutrio, caberia o agravo.

29

BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

40

A soluo que parecia perfeita na teoria do cdigo, no se comprovou na aplicao prtica da lei e em muitas vezes vrias foram as dificuldades para conseguir identificar se estava diante de uma sentena ou de uma deciso interlocutria. Por essa razo, tanto a doutrina quanto a jurisprudncia entenderam adequada a utilizao do princpio da fungibilidade recursal para nos casos em que houvesse dificuldade de decidir qual recurso utilizar, o juiz receberia o recurso que efetivamente teria sido interposto, tudo visando a garantia do contraditrio e da ampla defesa. Se j era em muitos casos rdua a tarefa de identificao do recurso adequado, agora trata-se de tarefa herclea diante da nova redao do pargrafo primeiro do artigo 162 do Cdigo de Processo Civil, pois como j dito neste trabalho, a sentena no mais encerra a prestao jurisdicional, e sua anlise deve ser feita pelo critrio de seu contedo em relao aos artigos 267 e 269 do Cdigo de Processo Civil. Diante do novo conceito de sentena, pode-se dizer que ela apenas um despacho interlocutrio, sendo cabvel o agravo? Ou pode-se dizer que trata-se de sentena e por este motivo o recurso cabvel o de apelao? Se analisada a sentena pelo critrio de seu contedo em relao aos artigos 267 e 269 do Cdigo de Processo Civil teramos que entender ser cabvel a apelao. Todavia, se for levado em considerao que a atual sentena no mais finaliza o feito dentro do primeiro grau de jurisdio, essa poderia ser interpretada como ato interlocutrio sendo cabvel o agravo. J que a lei 11232/05 sinaliza que sua vontade para diferenciao de atos interlocutrios das sentenas a utilizao do critrio do contedo, esqueceu o legislador de alterar os artigos 513 e 522 do Cdigo de Processo Civil.

41

No se pode deixar de lado ao analisar esse dilema, o esprito da lei 11232/05. Seu objetivo como vem sendo demonstrado ao longo deste trabalho dar celeridade a realizao do direito do cidado que busca a justia. Esse modelo de ao executiva lato sensu no permite a discusso do processo pelo processo, mas sim a satisfao do bem da vida almejado. Tanto que o processo passa a ser nico desde o momento em que h a quebra da inrcia do Poder Judicirio at a efetiva satisfao do direito do autor, aps o reconhecimento deste. Dessa forma, no se pode corromper to nobre ideal de resgate da credibilidade do Poder Judicirio que passa a oferecer sua prestao judicial de maneira mais clere, com a discusso de mtodos processuais e as possveis chicanas que podem ser criadas com essas discusses, sempre visando prejudicar a realizao do direito. Como j foi dito, no se pode esquecer que o direito foi feito ao homem e no o homem para o direito e a lei 11232/05 ratifica esse pensamento, no sendo admissvel o prejuzo a realizao do direito em homenagem a discusses meramente processuais. Assim, enquanto no h uma adequao dos artigos que regem os recursos aqui cabveis, em homenagem a efetividade do direito, objetivo maior da lei 11232/05, bem como atendendo aos princpios constitucionais do contraditrio e da ampla defesa, bem como o princpio do devido processo legal, que no podem ser negados ao ru, o melhor caminho a seguir o da utilizao do princpio da fungibilidade dos recursos, buscando sempre a soluo mais clere dos conflitos.

3.3 Liquidao de Sentena

Para deixar claro a extino do ento processo de execuo, tomou o legislador da lei 11232/05 o cuidado de realocar alguns dispositivos do Cdigo de Processo Civil. Assim foram transportados dispositivos previstos no Livro II para o novo captulo IX, denominado Da liquidao da sentena. Dessa feita, foram

42

revogados os artigos 602 a 611 do Cdigo de Processo Civil. O que antes era liquidao de sentena alocado na parte do cdigo destinada ao processo de execuo, passa a ser agora apenas mais uma fase do novo modelo de processo. A finalidade da liquidao quantificar o valor da obrigao a ser adimplida pelo devedor aps o reconhecimento desta obrigao por meio da sentena. Nos casos de obrigao de entregar coisa, no h necessidade de liquidao pois tais circunstncias foram reguladas pelo artigo 461-A do Cdigo de Processo Civil. Os artigos 475-A a 475-H do Cdigo de Processo Civil regulam o funcionamento desta liquidao, estabelecendo os mecanismos para estabelecer o valor da obrigao. Como o processo agora nico, no existe mais a necessidade de citao do devedor como previa em alguns casos o j revogado artigo 603 do Cdigo de Processo Civil. Agora o artigo 475-A30 em seu pargrafo primeiro aduz: Do requerimento de liquidao de sentena ser a parte intimada, na pessoa de seu advogado. Essa substituio da citao pela intimao, apenas refora o conceito do processo sincrtico. Para melhor reforar este entendimento, necessrio se faz definir cada um desses conceitos. A citao, definida no artigo 213 do Cdigo de Processo Civil31 o ato pelo qual se chama a juzo o ru ou o interessado a fim de se defender. J a intimao prevista no artigo 234 do Cdigo de Processo Civil32 o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa. Como descrito acima, a citao remete a idia de um novo processo, enquanto que a intimao remete a idia de cincia de um ato do processo j
30

BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010. 31 BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010. 32 BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

43

existente. Se estivssemos tratando de um novo processo, novas formalidades teriam de ser cumpridas como por exemplo a expedio de novo instrumento de mandato ao advogado. Como se trata de intimao, aquela antiga procurao do inicio do processo suficiente, j que este processo ainda est em curso. A mensagem aqui deixada pelo legislador da lei 11232/05 a de que no haver cortes ou rupturas no transcorrer do novo modelo de processo. Esse processo uma vez iniciado ser finalizado somente aps a realizao concreta do direito, sendo a fase de liquidao apenas a ocasio da quantificao deste direito. Desta forma, no h mais campo para qualquer dvida ou discusso doutrinria quanto a denominao da liquidao, se processo, procedimento ou incidente, fica claro que apenas uma fase como j acima declarado, em que a ateno do juiz e das partes est voltada a encontrar dentro do amplo contraditrio o valor da obrigao a cumprir, viabilizando assim seu cumprimento, independentemente de ser esse voluntrio ou forado.

3.4 Cumprimento da sentena

A Lei 11232/05, introduziu no Cdigo de Processo Civil, o Captulo X no Ttulo VIII do Livro I, o qual tem por objetivo disciplinar o cumprimento de sentena nas aes executivas lato sensu. Este novo captulo trouxe a insero dos artigos 475-I a 475-R no Cdigo de Processo Civil, concretizando a mais significativa alterao do cdigo nos termos da lei 11232/05, qual seja, a sentena condenatria que antes era executada em um novo processo, passa a ser executada no mesmo processo. Incontroverso que muitas das regras existentes nos artigos 475 e suas respectivas letras (principalmente no tocante as letras I a R), foram na realidade transportadas dos extintos artigos 603 a 611 do Cdigo de Processo Civil, todavia, muitas inovaes tambm foram inseridas no novel Capitulo X, principalmente pelo

44

fato da unificao dos antigos processos de conhecimento e de execuo em um nico feito. Em que pese ser possvel em um primeiro olhar, dizer que essas regras do Capitulo X serem destinadas a qualquer tipo de sentena, quando se analisa com mais profundidade o texto legal, percebe-se que na realidade o legislador quis sistematizar o cumprimento das sentenas que determinam o pagamento em dinheiro (pagar quantia) como se l no artigo 475-I do Cdigo de Processo Civil. claro que em homenagem ao contraditrio e a ampla defesa, no se pode impedir o uso dos fundamentos previstos nas letra I a R do artigo 475 no cumprimento de outras sentenas como por exemplo a impugnao, prevista nos artigos 475-L e 475-M a qual pode ser invocada no cumprimento de sentenas de obrigao de fazer ou no fazer, porm, o artigo 461 do Cdigo de Processo Civil, se mostra pertinente as sentenas que impem o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer e o artigo 461-A afeto ao cumprimento de sentena que obriga entregar coisa (e no quantia), o que refora o pensamento de que o Captulo X realmente destinado ao cumprimento das obrigaes de entrega de quantia. O entendimento dessas caractersticas do Captulo X, alimentado pela prpria previso do artigo 475-I do Cdigo de Processo Civil que os casos de cumprimento de sentena de quantia certa sero realizados conforme os artigos do novo Captulo. Inclusive o pargrafo segundo do referido artigo, autoriza a realizao do direito referente a parte lquida enquanto no h a liquidao da outra parte, tudo em conformidade com a celeridade que a lei 11232/05 impe ao processo no intuito de satisfazer o direito, o bem da vida daquele que procura solucionar seus conflitos perante o Poder Judicirio.

3.5 As Novidades do artigo 475-J

45

Como vem sendo comentado durante todo este trabalho cientfico, o novo modelo de processo imposto pelas alteraes do Cdigo de Processo Civil, principalmente as alteraes da lei 11232/05, visa a satisfao, a realizao do direito daquele que se socorre da justia para a resoluo dos seus conflitos. No modelo do Cdigo de 1973, para obter a satisfao de um direito, o cidado que procurava a justia tinha que enfrentar dois processos, um primeiro processo, chamado processo de conhecimento em que a justia iria reconhecer a existncia desse direito e um novo processo, chamado processo de execuo na qual a justia promoveria a efetiva satisfao desse direito. Esse modelo sempre imps ao credor o nus de esperar a satisfao do seu direito. Sempre preocupado com uma execuo injusta, o legislador preferiu deixar o direito do credor sempre para o futuro, e era o credor quem tinha que aguardar a realizao de seu direito enquanto o devedor aproveitava-se das vrias ferramentas processuais para no exercer o cumprimento de sua obrigao, adiando-a por muitos e muitos anos. Tal modelo fez com que houvesse perda de credibilidade da eficcia do Poder Judicirio pois a morosidade para a realizao do direito era imensa. Certa vez, tecendo comentrios sobre a funo social do processo, o Mestre Olvdio Batista 33 disse:
Segundo se diz, se a funo do processo h de ser verdadeiramente instrumental, dever ele ser concebido e organizado de tal modo que as pretenses de direito material encontrem, no plano jurisdicional, formas adequadas, capazes de assegurar-lhes realizao especfica, evitando-se, quanto possvel, que os direitos subjetivos primeiro sejam violados para, s ento, merecer tratamento jurisdicional, concedendo-lhes a seu titular, as mais das vezes, um precrio e aleatrio sucedneo indenizatrio. (SILVA, 1998, p 126)

Como pudemos observar nas palavras de Ovdio Batista, ao credor, sempre foi imposto o nus excessivo de sofrer a violao do direito e depois de novamente sofrer uma agresso ao seu direito ao enfrentar to moroso sistema judicial para obteno do seu bem da vida.

33

SILVA, Ovdio Arajo Batista da. Curso de Processo Civil: Processo de Conhecimento. Volume1. 4 Ed So Paulo: Revista dos Tribunais, 1998. pg 126.

46

O novo modelo legal, previsto na lei 11232/05, vem combater exatamente essa segunda agresso ao direito, a agresso que era praticada pelo sistema judicial e seu modelo desatualizado de processo, agora o cidado ao ter seu direito violado por um terceiro, no ter que enfrentar um processo que tambm viole esse direito, mas muito ao contrrio, ter um processo que facilite a realizao de seu direito. Neste sentido a nova lei no s oferece um processo mais clere, especialmente por ser nico, como tambm impe ao devedor, medidas coercitivas compelindo-o ao cumprimento da obrigao. Essas inovaes, materializadas no artigo 475-J do Cdigo de Processo Civil, pacificam a atual unio das aes de conhecimento e de execuo em um nico feito ao executiva lato sensu, bem como impem medidas coercitivas para o cumprimento de sentena. No de hoje que o Cdigo de Processo Civil, estipula medidas coercitivas para o cumprimento de sentena. O artigo 733 em seu pargrafo primeiro impe a restrio de liberdade como forma coercitiva cumprimento da prestao de alimentos. A novidade da lei 11232/05 o uso dessa coero para o cumprimento de sentenas que condenam ao pagamento de quantia certa. Sobre essa nova caracterstica do cdigo, destaca-se o artigo 475-J do Cdigo de Processo Civil34 que prev a medida coercitiva imposta para o cumprimento da sentena, como pode-se ler: Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou j fixada em liquidao, no o efetue no prazo de quinze dias, o montante da condenao ser acrescido de multa no percentual de dez por cento... Essa medida coercitiva caracteriza a sentena como executiva lato sensu pois independente da vontade o Juiz ou do credor, a lei fixou a medida que impe ao devedor o pagamento de multa em caso de no cumprimento da sentena.
34

BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

47

Pode se dizer da independncia de vontade do Juiz ou do credor neste caso pois essa multa no ser facultativa, ou seja no h a possibilidade de uso da discricionariedade do Juiz para aplicar ou no a medida coercitiva, sua presena no texto legal impede qualquer tipo de valorao neste sentido, no podendo o Juiz sequer estipular a porcentagem da multa pois esta j est presente no texto do artigo 475-J do Cdigo de Processo Civil. Pelos mesmos motivos, no h que se falar na necessidade de requisio do credor para a instituio desta multa ao devedor que no cumpre a sentena aps o prazo de quinze dias. Incide neste caso, conforme defendido por Medina35, o princpio da tipicidade das medidas executivas em que a norma jurdica quem estabelece quais medidas devem incidir no caso bem como o modo de atuao de tais medidas. Atendendo esses ideais de mecanismos para o cumprimento das obrigaes, Humberto Theodoro36, comentando os pensamentos de Proto Pisani diz:
No pensamento de Proto Pisani no necessrio que a sentena prepare uma execuo forada para ser havida como condenatria; basta que formule a regra concreta a ser observada por quem violou ou ameaou o direito de outrem. Essa injuno ditada em face do causador da crise de cooperao que justifica e explica a condenao ser cumprida pelo ofensor do direito subjetivo alheio. A atividade jurisdicional no fica, portanto limitada ao acertamento de direito e obrigao, entra a predispor remdios tendentes a permitir a ulterior intromisso do rgo judicial na esfera jurdica do condenado, invaso essa que poder assumir o feitio de verdadeira execuo forada ou medidas coercitivas de vrias modalidades, todas, porm, tendentes a provocar o cumprimento da prestao definida no acertamento condenatrio. Como o vencido pode no realizar espontaneamente a prestao que lhe cabe, e como a sentena no apenas um parecer, mas um comando de autoridade, reconhece-se que lhe corresponde a funo de fonte da execuo forada. O condenado no poder impunemente abster-se de cumprir a condenao, pois o rgo judicial, diante do definitivo acertamento da situao jurdica dos litigantes, tomar, em satisfao do direito reconhecido ao credor, as providncias necessrias para forar a realizao da prestao definida na sentena. (THEODORO JUNIOR, 2006, p 126 a 127)
35

MEDINA, Jos Miguel Garcia. Execuo Civil. Teoria Geral- Princpios fundamentais. 2 ed. So Paulo: RT 2004.

36

THEODORO JUNIOR, Humberto, As novas reformas do Cdigo de Processo Civil Rio de Janeiro: Forense, 2006, pginas 126 127.

48

Caso o devedor cumpra apenas parte da obrigao ou seja, no efetue o pagamento total a multa ir incidir somente sobre o montante no pago, ficando isento da multa referente ao valor efetivado. importante esclarecer que o executado no intimado a pagar ou nomear bens a penhora pelo fato da existncia da multa, a multa exerce a ele apenas a coero para o cumprimento da sentena. Para a realizao de atos de expropriao, necessariamente dever haver requisio do credor como ser comentado mais adiante neste trabalho cientfico. Outro detalhe a ser ressaltado que a imposio de multa prevista no artigo em comento no tem o condo punitivo, mas meramente coercitivo, assim tem a doutrina entendido que nada impede ao Juiz, se entender conveniente, aplicar a multa prevista no pargrafo nico do artigo 14 por violao do inciso V do mesmo artigo, tudo do Cdigo de Processo Civil, multa essa que tem o condo de punir. Conforme comentado a multa prevista pelas inovaes da lei 11232/05, reforam a caracterstica de ao executiva lato sensu, ou seja a sentena imediatamente executiva dado ao carter coercitivo da multa. Todavia, caso no haja o cumprimento da sentena, mesmo com a coero que a lei impe para que isso seja feito, para a prtica de atos de expropriao, haver a necessidade de requerimento do credor conforme a segunda parte do caput do artigo 475-J do Cdigo de Processo Civil37 ...e, a requerimento do credor e observado o disposto no art 614, inciso II, desta lei, expedir-se- mandado de penhora e avaliao. Assim, quando se fala em expropriao, a sentena passa a ser vista no como executiva lato sensu, mas sim como condenatria com possibilidade mediatamente executiva, j que no necessrio outro processo para a promoo da execuo. Ressalta-se que existe a necessidade da emisso de vontade do credor em requerer penhora dos bens do devedor para satisfazer seu crdito. A nova redao do cdigo fez questo de frisar esse entendimento ao trazer no artigo 475-J do Cdigo de Processo Civil38 o seguinte texto: No sendo
37

BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010. 38 BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

49

requerida a execuo no prazo de seis meses, o juiz mandar arquivar os autos, sem prejuzo de seu desarquivamento a pedido da parte. Tal mandamento demonstra que no pode o Juiz de oficio determinar os atos de expropriao. Entretanto caso no haja a requisio do credor, no poder este posteriormente culpar a justia pela no satisfao de seu direito. Neste caso a execuo fica prejudicada pela sua inrcia e no por um morosidade do sistema. Caso o devedor mesmo aps a coero legal, no tenha cumprido a sentena, havendo a requisio do credor, d-se inicio aos atos de expropriao, interessante destacar o teor do pargrafo terceiro do artigo em questo que diz: O exequente poder, em seu requerimento, indicar desde logo os bens a serem penhorados39. O texto legal aponta que cabe ao credor, ora exeqente a indicao dos bens a penhora e no o executado. Tal medida facilita a fase de execuo pois permite ao exeqente indicar bens que possuam mais liquidez. Outra medida que agiliza essa execuo o fato de ser permitido ao exeqente estimar o valor dos bens indicados a penhora, sendo que se o executado concordar com esses valores, fica dispensada a necessidade de avaliao. Tal entendimento tem sido colocado pela doutrina que utiliza de analogia do artigo 684 do Cdigo de Processo Civil para embasar a tese. Caso no tenha o exeqente estimado valor dos bens indicados, caber ao Oficial de Justia proceder a avaliao dos bens e caso este no tenha conhecimento especializado para tal, dever o Juiz nomear avaliador que em breve prazo deve apresentar o laudo. Todas essas medidas aqui descritas, demonstram os cuidados que o legislador teve ao editar a lei 11232/05 no sentido de melhor adequar a prestao jurisdicional nos casos de cobrana de quantia certa. Essas medidas em muito foram teis para o cumprimento dos ideais de acesso a justia de Mauro Cappelletti, bem como trazem a populao o resgate da credibilidade no Poder Judicirio.

39

BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

50

A acelerao do processo, sem prejuzo aos princpios do contraditrio e da ampla defesa, so marcas da modernizao do Poder Judicirio que busca atender o atual estgio de evoluo da nossa sociedade. Passa a justia por meio deste novo modelo a valorizar muito mais o direito positivo, que realmente interessa ao cidado do que o direito processual, que no raras vezes mal utilizado sendo apenas mote para a dificuldade da efetiva realizao do direito. Com as providncias adotadas, cria-se um novo marco na justia brasileira, pois deixa de ser a justia formal distante da realidade da populao e torna-se um justia real, apta a resolver os conflitos da sociedade de acordo com as leis de nosso pas, minimizando os efeitos da justia privada a qual muitas vezes o cidado tinha que se socorrer por no ter acesso a justia estadual.

3.6 Outras novidades do artigo 475

Como j amplamente debatido em fases anteriores desse trabalho cientfico vrias foram as alteraes trazidas pela lei 11232/05, no sentido de simplificar a realizao do direito. Dentre essas medidas a juno da fase de cognio e execuo em um nico processo que geraram a ao executiva lato sensu. No possvel comentar as inovaes sem contar um pouco sobre o funcionamento anterior do processo. O legislador do Cdigo de Processo Civil de 1973, alterando a sistemtica do cdigo anterior, optou por estabelecer o mesmo procedimento para execuo tanto de ttulos judiciais quanto de ttulos extra judiciais. Desta forma, a execuo de sentena seguia os mesmo trmites para as duas modalidades (execuo de ttulos judicial e extra-judicial). A diferena estava baseada apenas nas matrias que poderiam ser argidas pelo executado nos embargos a execuo.

51

No sistema de 1973 com o processo autnomo, haviam dois caminhos para o recebimento de um crdito (satisfao de um direito). O primeiro seria o caminho do portador de um ttulo executivo extra judicial que teria que ingressar com uma ao de execuo daquele ttulo. Por bvio ao emissor daquele ttulo, que agora figurava como ru era dado o direito de exercer o contraditrio e a ampla defesa antes que o ttulo fosse efetivamente pago. O segundo e mais triste caminho, seria daquele portador de um ttulo executivo judicial pois esse mesmo tendo seu direito reconhecido no processo de conhecimento, teria que ingressar com a mesma ao de execuo daquele que possua um ttulo extra judicial. Pode-se dizer que o caminho era triste pois iria obrigar o autor a passar novamente por todas as fases de um processo, desde uma nova intimao, at mesmo a nova oportunidade de discusso do direito, com novas oportunidades ao devedor de exercer o contraditrio e a ampla defesa, impondo ao autor da ao que busca a satisfao de seu direito um nus desnecessrio de repetio de atos. O novo modelo, buscando a celeridade de efetividade do processo, fundiu as antigas aes de conhecimento e de execuo, tornando desnecessrio o ajuizamento de ao de execuo em um processo autnomo, a partir da nova lei basta apenas requerimento do autor para iniciar a execuo sendo que toda a defesa que poderia ser oposta pelo demandado em relao ao direito objeto da sentena dever ser discutido no curso da nica ao, ou seja antes da sentena. Com o novo modelo, no h mais oportunidade de cognio sobre a existncia de direito substancial, no sendo cabvel ao Juiz rever os fundamentos da sentena. Assim os artigos 475-L e 475-M ambos do Cdigo de Processo Civil, no possuem a natureza jurdica de ao de conhecimento, mas apenas incidente realizado no curso da execuo.

52

Tais mecanismos trazidos pela lei 11232/05 visam promover maior celeridade e efetividade do processo. A partir de ento a impugnao agora prevista no artigo 475-L do Cdigo de Processo Civil pode versar sobre um nmero reduzido de causas em relao ao que previa o antigo artigo 741 do mesmo cdigo. Nessa mesma esteira o artigo 475-M do Cdigo de Processo Civil, extingue o obrigatrio efeito suspensivo da impugnao de execuo, antes presente no pargrafo primeiro do antigo artigo 739 do mesmo cdigo. Durante a vigncia do artigo 739, no cabia ao Juiz analisar a convenincia ou no do efeito suspensivo. Tal impossibilidade gerava descontentamento para ambas as partes. A esse respeito Wambier40 cita:
Estes fenmenos imprescindibilidade de segurana do juzo e efeito suspensivo automtico dos embargos -, no entanto, geram situaes insatisfatrias, tanto para o exeqente quanto para o executado. Isso porque tal situao foi estabelecida de modo abstrato pelo legislador, que criou uma estrutura fechada e rgida que no admite que a ponderao entre os bens em jogo seja realizada de acordo com as necessidades reais da causa. (WAMBIER, 2006, p 158)

Atualmente cabe ao Juiz atribuir tal efeito, mas somente nos casos em que ao executado houver perigo de grave dano de difcil ou incerta reparao. Assim somente quando necessrio ser concedido o efeito suspensivo, gerando celeridade e maior critrio para ser concedido o efeito suspensivo. Tais medidas de maneira alguma visam prejudicar o exerccio do contraditrio e da ampla defesa, apenas limitam o abuso do uso desses princpios, trazendo maior efetividade ao processo. Buscam responder adequadamente aos anseios da sociedade que exige um processo justo porm rpido.

40

WAMBIER, L. R.; WAMBIER, T. A.A.; MEDINA, J. M. G.Breves Comentrios Nova Sistemtica Processual Civil 2. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, pg 158.

53

CAPTULO 4: DA APLICABILIDADE DA LEI 11.232/05 NOS PROCESSOS ANTERIORES A SUA VIGNCIA

4.1 Aplicabilidade nos processos anteriores a lei 11232/05

Como j discorrido no captulo dois deste trabalho cientfico, o incio de vigncia de uma lei est condicionado aos mandamentos de normas de superdireito como o Decreto Lei 4657/42, Lei de Introduo ao Cdigo Civil (L.I.C.C.).

54

O artigo primeiro da L.I.C.C.41 regula o prazo para vigorar as leis em nosso pais com o seguinte texto: Salvo disposio contrria a lei comea a vigorar em todo o pas 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente publicada. No caso da lei 11232/05, seu artigo 8 diz:Esta lei entra em vigor 6 (seis) meses aps a data de sua publicao , assim em que pese a existncia da regra geral, a lei 11232/05 passou a viger seis meses aps sua promulgao. Certo que a L.I.C.C.42 prev que a nova lei revoga a lei antiga conforme o seu artigo 2:
Art 2 No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. 1 A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. 2 (...) 3 Salvo disposio em contrrio a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia.

Por essa norma de superdireito fica claro que a lei 11232/05, a partir de sua entrada em vigncia, revogou alguns artigos do Cdigo de Processo Civil e criou outros artigos. Diante de tais fatos surge a seguinte questo: Aplica-se a lei 11232/05 aos processos anteriores a ela? Para poder responder tal questionamento necessrio antes citar o artigo 6 da L.I.C.C.43:
Art 6 A lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. 1 Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou.
41

BRASIL, Lei de Introduo ao Cdigo Civil, Decreto Lei 4657/42. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010. 42 BRASIL, Lei de Introduo ao Cdigo Civil, Decreto Lei 4657/42. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010. 43 BRASIL, Lei de Introduo ao Cdigo Civil, Decreto Lei 4657/42. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

55

2 Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo pr-fixo, ou condio preestabelecida inaltervel, arbtrio de outrem. 3 Chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso judicial de que j no caiba recurso.

O artigo 6 fala sobre o ato jurdico perfeito o direito adquirido e a coisa julgada. A Constituio de 198844 tambm refere-se ao tema em seu artigo 5 inc XXXVI a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. Segundo as normas auto explicativas acima citadas, a lei passa vigorar surtindo novos efeitos a partir da data de seu vigor, sendo proibido o efeito retroativo ou seja a nova lei no pode rever as decises da lei anterior sob pena de ferir - o ato jurdico perfeito, ou seja aquele que foi realizado segundo as normas de seu tempo, - o direito adquirido ou seja aquele que j foi efetivamente conquistado, - a coisa julgada, ou seja caso prtico que j foi alvo de apreciao por parte do Poder Judicirio e que j teve seu trnsito em julgado. Com esses apontamentos fica claro que de acordo com nosso ordenamento jurdico, os processos finalizados antes da entrada em vigor da Lei 11232/05 no podem por ela ser analisados. 4.2 Aplicabilidade nos processos em curso no inicio da vigncia da lei 11232/05

inevitvel que na data de incio de vigncia da nova lei existam processos que tenham sido iniciados sob a gide da antiga lei. Tal fato ocorre por que no desafio das relaes sociais surgem lides a cada instante. Ningum pode escolher o dia em que vai sofrer um acidente de carro, ningum consegue saber que dia vai depositar um cheque sem fundos ou o dia que vai deixar de receber de seu devedor a parcela de uma dvida. Os conflitos so inerentes a vida humana e esta vida no

44

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 5 Ed. So Paulo: Saraiva 2010.

56

pode esperar pelas leis processuais. Certo que as leis devem servir aos homens e no os homens as leis. Diante desses fatos, vrios eram os processos que encontravam-se em andamento no dia 24 de Junho de 2006. Ser que sobre eles incide a lei 11232/05. A resposta sim e no. Em nosso modelo legislativo deparamos com o critrio tempus regit actum ou seja o tempo rege o ato. Assim, os atos praticados na vigncia da lei anterior no podem ser alterados todavia os novos atos a serem desenvolvidos no processo sero regidos pela nova lei. Com tal postura, protege-se o direito adquirido e o ato jurdico perfeito e a coisa julgada processual. Moacyr Amaral45 prefere explicar o fenmeno baseando-se no isolamento dos atos e situaes processuais, esclarecendo que a lei nova deve respeitar os atos processuais j realizados e disciplinando os novos atos processuais. Ocorre que a lei 11232/05 fundiu os conceitos de processo de conhecimento e de processo de execuo, assim o que antes era desenvolvido em dois processos autnomos passou de acordo com a nova lei a ser desenvolvido em um nico processo. Como agir em tais circunstncias? O mestre Humberto Theodoro46 explica:
As aes de execuo de sentena iniciadas antes da vigncia da lei 11232/05 prosseguiro at o final dentro dos padres da actio iudicati prevista no texto primitivo do Cdigo. As sentenas anteriores que no chegaram a provocar a instaurao da ao autnoma de execuo submeter-se-o ao novo regime de cumprimento institudo pela lei 11232/05, mesmo que tenham transitado em julgado antes de sua vigncia. (THEODORO JUNIOR, 2006, p 125)

45

SANTOS, Moacyr Amaral Primeiras Linhas de Direito Processual Civil vol.1 24 Ed. So Paulo: Saraiva 2008. THEODORO JUNIOR, Humberto. As novas reformas do Cdigo de Processo Civil Rio de Janeiro: Forense, 2006. pg 125.

46

57

Com os ensinamentos acima, possvel compreender que os casos em andamento tiveram vrios desfechos de acordo com o momento que enfrentavam conforme ser exemplificado para melhor entendimento. Caso 1: No caso em questo o credor j tinha seu direito reconhecido por sentena proferida ao final do processo de conhecimento e ingressou com o processo de execuo para a realizao de seu direito no momento em que a lei 11232/05 ainda no estava em vigor. Neste caso seu processo teve continuidade no modelo de execuo antigo ou seja dois processos para finalmente alcanar a realizao do seu direito. Caso 2: Neste caso o credor j tinha seu direito reconhecido por sentena proferida ao final do processo de conhecimento, todavia ainda no tinha ingressado com a ao de execuo. Nesta poca inicia a vigncia da lei 11232/05 e por esse motivo aplica-se o novo modelo legal, sendo descabido nova ao para a execuo. Seguir-se- o previsto no artigo 475 e suas letras para a realizao do direito no mesmo processo que ser sincrtico, ou seja a execuo no demanda nova ao.

CONCLUSES

CRTICAS

Aps o estudo cientfico da lei 11.232/05, critico a necessidade de existncia dos artigos 475-L e 475-M. Tais instrumentos acabaram por oferecer um ltimo

58

mecanismo empregado pelo devedor como forma de retardar a satisfao do direito do credor. Ainda que o legislador espere a boa f e o empenho de todos operadores do direito para alcanar a almejada celeridade processual, certo que os devedores sempre querem um prazo a mais para cumprir com suas obrigaes. A regulamentao deste incidente de execuo pode ser vista por alguns devedores como meio de garantir esse prazo extra que obstaculiza a imediata satisfao do direito do credor. Na minha forma de analisar descabida a regulamentao desse incidente pois outras aes como ao de despejo e as possessrias funcionam sem essa regulamentao sem que isto permita cerceamento de defesa. Todos atos que possam atrasar a execuo so contrrios aos propsitos da lei 11.232/05 e portanto dispensveis.

PROPOSTAS LEGISLATIVAS Conforme demonstrado, o novo conceito de sentena no est relacionado com a extino do processo, mas sim o ato do Juiz que tem por contedo as vrias hipteses contidas nos artigos 267 e 269 do Cdigo de Processo Civil, assim, deveria o legislador esclarecer adequadamente qual o tipo de recurso aplicvel, se agravo ou apelao, levando em considerao as conseqncias de cada um deles, bem como seus efeitos (suspensivo ou no). Tal medida traria maior transparncia aos atos processuais, evitando discusses desnecessrias que geram procrastinaes indevidas.

CONCLUSO FINAL

O antigo processo de execuo baseado no Cdigo Napolenico ,h muitos anos, vinha demonstrando seu descompasso com as necessidades da nossa sociedade. O cidado credor era, envolvido em verdadeira chicana processual e

59

assistia sua vida passar sem conseguir ver seu direito satisfeito, enquanto o devedor usufrua de quantia que no lhe era cabida. A utilizao de dois processos como forma de promover a realizao do direito, poderia ter alguma lgica na poca em que se atribuiu a execuo de ttulo judicial as mesmas caractersticas da execuo de ttulos extra judiciais. Ocorre que em plena era da informtica, onde a temtica social a acelerao das rotinas dirias pelo uso das redes de comunicao virtual, imaginar um instrumento moroso e repetitivo humanamente impensvel. Como debatido no primeiro captulo deste trabalho cientfico, a actio e a actio iudicati tiveram sua origem ainda no direito Romano e eram estendidas at os dias atuais. Esse ultrapassado modelo, que impunha desnecessrio sofrimento ao credor ao obrig-lo vencer dois processos autnomos para s ento realizar o seu direito, gerava descontentamento, inconformismo e perda de credibilidade do Poder Judicirio, alm de obstaculizar o acesso a justia. Muito sbia, em que pese no indita a postura do legislador ao fundir, como era no direito medieval os dois processos em um nico chamado processo sincrtico, em que a fase cognitiva e executiva so realizados dentro de uma nica etapa de prestao jurisdicional (ao executiva lato sensu) em que se resgata o officium iudicis. Tal medida alm de gerar celeridade ao processo e a satisfao do direito recupera a credibilidade do Poder Judicirio que h muito vem sendo desgastada pela sua burocracia e morosidade. A lei 11.232/05, sem dvida nenhuma revolucionou o sistema processual no tocante a execuo de sentenas de obrigao por quantia certa. A criao do novo Captulo X no Ttulo VIII do Cdigo de Processo Civil, modernizou o processo e facilitou a execuo de obrigao por quantia certa, oferecendo ao cidado o resgate da imagem do Poder Judicirio como Instituio apta a resolver seus conflitos de maneira clere e eficaz. Em resumo, as positivas medidas adotadas pela 11.232/05 contribuem para a facilitao do acesso a justia, que passa a ser no apenas um rgo destinado a resoluo de conflito dos abastados, mas tambm dos mais humildes aproximando-

60

se cada vez mais do real conceito de democracia e pacificao social, atendendo aos preceitos da Emenda Constitucional 45 no tocante a acelerao da prestao jurisdicional e a razovel durao do processo agora previsto no artigo 5 de nossa Constituio.

REFERNCIAS ALBUQUERQUE, Leedsnia Campos Ranieri de. O abuso do direito no processo de conhecimento. So Paulo: LTR, 2002. ALVIM, Arruda. Manual de Direito Processual civil vol.1. So Paulo: Revista dos Tribunais. ______. Manual de Direito Processual civil vol.2. So Paulo: Revista dos Tribunais.

61

ALVIM, Jos Eduardo Carreira. Alteraes do Cdigo de Processo Civil. Rio de Janeiro, Ed Impetus, 2004. BEDAQUE, Jos Roberto dos Santos. Direito e processo Influncia do direito material sobre o processual 2 Ed So Paulo: Malheiros 2001: BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 5 Ed. So Paulo: Saraiva, 2010. BRASIL, Cdigo de Processo Civil. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva, 2010. BRASIL, Lei de Introduo ao Cdigo Civil, Decreto Lei 4657/42. Obra Coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos e Luiz Eduardo Alves Siqueira. 61. Ed. So Paulo: Saraiva, 2010. BUENO, Cssio Scarpinella. A nova etapa da reforma do Cdigo de Processo Civil, vol 1. So Paulo: Saraiva, 2006. CAMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil 6 Ed, Rio de Janeiro: Lmen Jris, v 1, 2001. CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant Acesso Justia p 11 e 12 Braslia Editora SAFE, Traduo de CASTRO, Ana Clia. DINAMARCO, Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo. So Paulo Ed Malheiros, 2005. ______. Litisconsrcio. 7 So Paulo: Malheiros, 2002 . ______. Teoria Geral do Processo. 18 ed So Paulo: Malheiros 2002. GRECO FILHO,Vicente. Direito Processual Civil Brasileiro vol 3. So Paulo: Saraiva.

62

LIEBMAN, Enrico Tlio. Manual de Direito Processual Civil Trad. DINAMARCO, Candido Rangel 3 Ed v1, Rio de Janeiro Forense, 1983. MARINONI, Luiz Guilherme. Teoria Geral do Processo 3 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais. ______. Execuo 3 Ed. So Paulo: Revista dos Tribunais. ______. Processo de Conhecimento 3 Ed. So Paulo: Revista dos Tribunais. MEDINA, Jos Miguel Garcia. Execuo Civil. Teoria Geral- Princpios fundamentais. 2 ed. So Paulo: RT 2004. MONTESQUIEU, Charles Louis de. O Esprito das Leis 4ed. Rio de Janeiro: Editora Martins 2005. RIBEIRO, Ludmila. A emenda constitucional 45 e a questo do acesso a justia.Revista Direito GV 8 Ed. So Paulo Dez 2008. SANTOS, Moacyr Amaral Primeiras Linhas de Direito Processual Civil vol.1 24 Ed. So Paulo: Saraiva 2008 SILVA, Ovdio Arajo Batista da. Curso de Processo Civil: Processo de Conhecimento. Volume1. 4 Ed So Paulo: Revista dos Tribunais, 1998. THEODORO JUNIOR, Humberto, As novas reformas do Cdigo de Processo Civil Rio de Janeiro: Forense, 2006. WAMBIER, L. R.; WAMBIER, T. A.A.; MEDINA, J. M. G. Breves Comentrios Nova Sistemtica Processual Civil 2. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

Вам также может понравиться