Вы находитесь на странице: 1из 11

FORNO SOLAR ALTERNATIVO E ANTIPOLUIDOR PROFESSOR LCIO GALVO E NATURALISTA JOS ALBANO FORNO SOLAR VOC AINDA VAI

TER O SEU
O forno solar no novidade. Existem vrios tipos, do artesanal ao industrializado. Nosso objetivo, no entanto, divulgar um modelo de forno solar barato, simples e que utiliza alguns materiais reciclados que, ao invs do destino ser os lixes, podero ser reutilizados de forma racional e produtiva. Como exemplo destes materiais poderemos citar: caixas de papelo, cabos de vassoura, jornais, revistas, sacos plsticos e placas metlicas. Qualquer pessoa que tenha um mnimo de habilidade com ferramentas bsicas (como martelo, serrote, tesoura) poder montar seu prprio forno. Com o forno solar alternativo, o cozimento utiliza a luz do sol como fonte de energia. uma forma de economizar na queima de combustvel fssil (GS BUTANO), diminuir a derrubada de rvores para a formao de carvo vegetal, ajudando assim a proteger o planeta e os indivduos atividades. Inventado na Sua, em 1767, pelo naturalista Horace de Saussure, o forno solar levou sculos para ser difundido pelo mundo. Sua evoluo deu um passo decisivo com a utilizao de caixas de papelo e o uso de plsticos por duas pesquisadoras americanas, Brbara Kerr e Sherry Cole. responsveis pelo cozimento tero mais tempo livre para atuar em outras

O QUE O FORNO SOLAR


O forno solar alternativo consta de uma caixa de papelo de, no mnimo, 35 por 45 cm, por no mais que 20 cm de fundura, sem tampa, forrada de papel alumnio, contendo no fundo uma chapa de metal pintada de preto, apoiada sobre pequenos calos de madeira. Sobre essa chapa so colocadas as panelas, tambm pintadas de preto, e com tampas de encaixe para reduzir a sada de vapor. Essa caixa colocada dentro de uma outra caixa de papelo, maior e mais

funda (7 a 10 centmetros para cada lado e para baixo), toda forrada com material isolante trmico como jornal picado, l de vidro, algodo grosso, palha seca ou material similar. Esse conjunto de duas caixas (uma dentro da outra) coberto com duas camadas de plstico transparente, sendo a primeira presa com grampos, ou tachinhas, a uma moldura quadrada de sarrafos, ou cabos de vassoura, formando uma tampa, e a segunda, a sobre-tampa, maior, cobrindo a caixa inteira, (a parte de cima e os quatro lados), fixada por um elstico. A camada de ar entre a tampa e a sobre-tampa se mantm uniforme graas ao barbante ou fio de arame, que cruza a moldura de madeira da tampa criando um apoio para o elstico da sobre-tampa que tende a ficar flcido no calor do sol. (Essa forma de cobrir o forno solar difere do modelo americano e resulta de uma adaptao mais adequada posio mais alta do sol nas latitudes do nordeste do Brasil ou em outras regies do pas).

APROVEITAMENTO DA LUZ SOLAR O semi-rido nordestino definido, na maioria das vezes, como uma regio seca e "castigada pelo sol". irradiao solar constante e intensa atribuda parte das mazelas dos que ali vivem. No entanto, a maioria dos nordestinos, assim como grande parcela da populao brasileira, carece de um conhecimento bsico e considerar o sol como um recurso natural fornecedor de energia limpa e gratuita. muito fcil verificarmos tal situao.Basta observarmos o quanto baixo ndice de aproveitamento da energia solar no pas. Um projeto que se beneficia dessa energia abundante e antipoluidora, divulgada pela caatinga nordestina o forno solar alternativo construdo e aplicado pelo Qumico Ambiental Lcio Galvo (Professor da UECE) e o Naturalista Jos Albano. Alm de aproveitar o sol abundante em vrias regies do pas, o forno solar reduzir a destruio da caatinga para a produo de lenha. O forno solar alternativo transforma a irradiao solar em calor para o preparo de alimentos. Dados fornecidos por outros pesquisadores indicam que 30% da madeira retirada da caatinga transformam-se em lenha. Este fato foi facilmente constatado em algumas localidades visitadas onde foram executadas as oficinas. "Utilizando o fogo solar, ser possvel economizar at 55% dessa lenha", garantem alguns pesquisadores.

Por necessitar de sol constante e em abundncia, o forno no elimina o uso de gs e lenha. Como tambm no tem baterias ou outras formas de acumuladores de energias, no h como cozinhar em dias chuvosos e noite. A falta de recursos que possibilitem o armazenamento de energia justificada pela necessidade de fornecer um produto economicamente vivel para as populaes carentes do interior do pas e nas zonas metropolitanas dos grandes centros urbanos.

Forno solar alternativo de caixas de papelo, com capacidade para quatro panelas colocado sobre carrinho para facilitar o transporte e a posio em relao ao sol.
O forno solar alternativo dentre outras vantagens, no produz chama, diminuindo as possibilidades de acidentes como queimadura por crianas ou qualquer outro usurio. Queimaduras s ocorrero se a pessoa tocar a vasilha aquecida, algo que se aprende a no fazer ainda na infncia. O tempo de cozimento de alimentos mais demorado no forno solar alternativo. Porm uma das grandes vantagens, que compensa em muito essa desvantagem, ser o tempo que o individuo ter para executar outras atividades inclusive para se qualificar profissionalmente, j que no ficar muito tempo preso ao fogo tradicional. E outra vantagem a conservao de uma maior quantidade de nutrientes nos alimentos, pois o aquecimento lento no degradando algumas molculas nutricionais. Entretanto, um obstculo real para aceitao do forno o cultural. "Modificar hbitos difcil", no primeiro contato o forno causa estranheza e descrena, que so facilmente

desmistificados aps o trabalho de conscientizao e as explicaes, nas oficinas executadas por ns, sobre os benefcios ao meio ambiente e as vantagens econmicas e sociais que o uso do forno agrega. Como o sol essencial, as pessoas tero que cozinhar fora das casas. O forno solar alternativo essencial para que ele seja adotado pela populao brasileira. A idia do uso da energia solar no novidade. Nem mesmo a utilizao para aquecer uma descoberta: os vikings ateavam fogo s velas das embarcaes inimigas utilizando um equipamento refletor da luz solar. Existem diversos modelos de fornos solares, a maioria do tipo caixa quente, que tem um compartimento fechado, como um forno, onde os alimentos so colocados. a temperatura mxima atingida fica em torno de 160 o que garante o cozimento. Em pases como a China e a ndia, o uso dos fornos solares mais difundido, estima-se que nesses pases existam 100 mil unidades em uso. (Hebert Frana)

Feijo branco cozido num forno solar pequeno, para uma panela.

Forno solar do tipo "caixa quente", feito com duas caixas de papelo cobertas com duas folhas de plstico.

Alguns dos material para confeco de um forno solar do tipo caixa quente
1- Material recolhido para reciclagem e reaproveitamento: Caixas de papelo de tamanhos variados (GRANDES, MDIAS E PEQUENAS) Jornal velho ou revista ou l de vidro ou estopa ou algodo grosso ou retalhos de pano ou palha Sacos plsticos ou sacolas tipo supermercado (MAIS OU MENOS 20) Sarrafos de madeira de 1,5 x 2,5 cms. ou similar (CABOS DE VASSOURAS) Rolhas de cortia ou pedao de cabo de vassoura Tira de borracha de cmera de ar de carros Chapa de metal (QUE CAIBA DENTRO DA CAIXA MDIA)

2- Material a serem adequiridos por emprstimo ou no comprados: Cola plstica branca 1 litro Rolo de papel de alumnio Pregos finos de 3 cm ou similar (percevejos) 2 metros de plstico transparente incolor de 1,40m de largura e 0,15 ou 0,20mm de espessura

3 metros de arame ou fio de nylon mdio Uma lata de tinta preta fosca para alta temperatura, em aerosol Um litro de tinta ltex de parede, de qualquer cor (CASO QUEIRA PINTAR O FORNO. NO NECESSRIO LEVAR NA CONSTRUO DO FORNO)

Tachinhas de sapateiro n 1 ou 2 Lixa para madeira n 80 Lixa para metal n 220 ou 250 Panelas pequenas cor preta (S PARA QUANDO FOR COZINHAR)

3- Ferramentas: Lpis ou caneta Alicates (grande e de bico fino) Furadeira com broca fina Pincel chato mdio ou rolo pequeno - Serrote - Tesoura grande - Martelo - Tesoura para metal em folha

- Rgua - Estilete

Alm das vantagens da utilizao em si, usar um forno solar alternativo tambm significa estar cooperando com a preservao da natureza, reciclando materiais que provavelmente se tronariam lixo, o uso de uma fonte gratuita, renovvel e inesgotvel de energia (A ENERGIA SOLAR) e ao mesmo tempo, reduzindo a dependncia dos combustveis fsseis (gs) e dos recursos florestais (lenha e carvo) que provocam desmatamento e cuja queima contribui para o aquecimento do planeta, o conhecido "Efeito Estufa". As associaes podem, tambm, utilizar o forno solar para adquirir CRDITOS DE CARBONO como uma nova modalidade de arrecadao financeira. PORQUE USAR UM FORNO SOLAR? 1 - Vantagens para o usurio: - Equipamento barato e fcil de fazer e usar. - Economiza gs butano, carvo e lenha, sobrando mais dinheiro para a compra de alimentos.

- Reduz o trabalho de cozinhar: toda a comida colocada no forno ao mesmo tempo e no precisa ser mexida ou vigiada durante o cozimento, pois no queima e deixando o usurio livre para outras atividades. - Menos trabalho lavando panelas, pois a comida no queima, no seca e no gruda. - Pode ser construdo pequeno e leve, possibilitando seu transporte para uso no local de trabalho e/ou lazer. - Promove mais sade, pois a comida cozinha lentamente e a temperaturas mais baixas, preservando os nutrientes. - Reduz as doenas nos olhos e nos pulmes causadas pela fumaa resultante da queima de lenha na cozinha. - No causa incndios nem queimaduras. - Pode ser usado com segurana at pelas crianas. - Produz comida mais saborosa pelo cozimento mais lento, (mais tempo para incorporar os temperos) e pela reteno do vapor e do aroma em panelas fechadas no espao fechado do forno. - Possibilita pasteurizar a gua e o leite para o consumo da famlia, reduzindo o risco de diarria, nusea e vmitos provocados pela contaminao. - Possibilita fazer conservas e desidratar frutas e sementes, aumentando sua durao. - Possibilita a fabricao artesanal de fornos para venda assim como a restaurao, conserto ou reforma de fornos usados. - Possibilita ao usurio promover cursos ou oficinas para ensinar a fazer e usar fornos solares, uma fonte de renda ainda inexplorada e de grande potencial de crescimento. - Possibilita fazer e vender, sem custo de combustvel, pes, bolos e biscoitos assados ao sol, aumentando as fontes de renda da famlia. - Pode ser til como material didtico em projetos de feiras de cincias nas escolas pblicas e particulares. - Possibilita o uso em outras tarefas como a esterilizao de instrumentos, derretimento de ceras ou parafina, tingimento de tecidos e outros. - Possibilita a utilizao, em dias nublados, como ambiente trmico, para completar o cozimento de alimentos fervidos em fogo convencional, pela capacidade de manter o calor por muito tempo.

- Promove a participao pessoal do usurio na campanha mundial pela preservao do meio ambiente. 2 - VANTAGENS PARA O MEIO AMBIENTE - Possibilita grande reduo no uso de combustveis fsseis como gs butano ou querosene que poluem a atmosfera e que vo se esgotar. - Possibilita grande reduo no uso de combustveis renovveis como a lenha e o carvo que poluem a atmosfera e contribuem para o desmatamento com suas conseqncias graves para o meio-ambiente como a eroso e o empobrecimento dos solos, a poluio das guas, a reduo das chuvas e da oxigenao do ar e o avano do processo de desertificao. O forno solar no dispensa totalmente o uso do fogo tradicional, pois voc vai precisar, de vez em quando, preparar ou aquecer um alimento de manh, ou noite, fazer um caf, ou cozinhar em dias de chuva. Tambm no possvel fazer frituras no forno solar. COZINHANDO COM O FORNO SOLAR ALTERNATIVO possvel cozinhar tudo no forno solar: arroz, feijo, verduras, carne, frango, peixe, batatas, pes, bolos, etc. (A nica coisa que no pode ser feita fritura). Em geral o cozimento mais eficiente se faz em panelas mdias ou pequenas, de preferncia panelas rasas em vez de fundas, sempre pretas ou de cores escuras e com tampas. Panelas de ferro fundido ou de barro, mesmo sendo escuras, demoram mais a cozinhar por causa da espessura das paredes. Panelas leves e de metal fino so, pois preferveis. (Na ausncia de tampas adequadas, as panelas podem ser cobertas com lminas de vidro, com as bordas lixadas para impedir cortes acidentais). Um volume maior de comida dentro de uma panela grande cozinha mais lentamente. Por isso, para fazer um quilo de feijo, por exemplo, melhor dividi-lo em duas panelas menores, com meio quilo cada. Existe um tempo mnimo de cozimento mas no existe limite de tempo mximo pois a comida no queima, no gruda no fundo das panelas, no fica seca, esturricada, pois as tampas mantm a umidade dentro das panelas e do espao interno do forno. Por isso, possvel preparar, juntos, vrios tipos de alimentos, mesmo que tenham tempos de cozimento diferentes. O horrio ideal para o uso do forno solar vai das 8 da manh s 3 da tarde, aproximadamente, e o tempo de cozimento da maioria dos alimentos vai de 2 a 5 horas. O feijo um dos alimentos mais demorados para cozinhar no sol; por isso, alm de pernoitar de molho na gua, recomenda-se o

aquecimento at a fervura no fogo convencional e a colocao no forno solar, j quente, o mais cedo possvel.

esquerda, batata doce, cortada em rodelas, numa panela simples, de alumnio pintada com tinta fosca em aerosol. direita, arroz com cenoura e batata inglesa numa panela preta de esmalte por fora e teflon por dentro.
A regra universal que garante o sucesso no forno solar alternativo : coloque a comida para cozinhar cedo e no se preocupe se ela vai cozinhar demais ou queimar. (Essa regra vlida para quase tudo, mas o tempo excessivo pode prejudicar verduras verdes, que podero ficar muito moles, alm de perderem a cor verde, ou biscoitos, pes e bolos, que podero ficar muito secos ou duros). EM GERAL COZIMENTO DE GROS: adequado colocar de molho em gua morna na noite anterior, assim usa-se menos gua no preparo de arroz, feijo, ervilhas, lentilhas, e outros gros j que grande parte do vapor fica dentro da panela. BAIO-DE-DOIS Pode colocar o feijo com arroz e todos os temperos que voc usa. Inclusive pode colocar logo a carne de sol e o queijo para cozinhar junto. NO PREPARO DE CARNES: Carne, peixe ou frango no precisa de gua, pois a prpria umidade dos mesmos auxilia no cozimento. Basta temperar como de costume e colocar dentro da panela fechada com tampa. Assim, tambm, no cozimento de ovos no h necessidade de uso de gua.

OUTROS ALIMENTOS: Frutas, batatas, cenouras, beterrabas, chuchu, inhame, macaxeira, abbora, corta-se em fatias finas, coloca dentro da panela fechada com tampa e sem gua. Batatas e cebolas pequenas podem ser cozidas inteiras. Para tudo mais vale a regra:Pedaos menores cozinham melhor e mais rpidos do que pedaos maiores. SECAGEM DE GROS: Embora a funo principal do forno solar seja cozinhar alimentos, possvel tambm us-lo para SECAR OU TORRAR GROS COMO GERGELIM OU AMENDOIM, usando assadeiras ou tabuleiros sem tampa. Para a umidade dos gros poder escapar, preciso levantar uma ponta da sobre-tampa e levantar tambm uma ponta da tampa, apoiando com um pequeno calo de madeira, um lpis, por exemplo. O forno solar tambm serve para pasteurizar a gua, eliminando a forma mais comum de infeco intestinal que a gua contaminada. PURIFICAO DE GUA: Pode ser utilizado para pasteurizar gua. Pasteurizar no o mesmo que ferver: a gua estar purificada se for mantida a pelo menos 65 graus centgrados por, no mnimo, 20 minutos. Para tanto, necessrio colocar a gua em recipientes fechados (GARRAFAS DE VIDRO OU METAL) e deixar dentro do forno solar, j aquecido previamente, por 3 horas. PREPARO DE BOLO, PES E BISCOITO: O forno solar alternativo particularmente til no preparo de pes e bolos que consomem muito gs butano. BOLOS: No caso dos bolos, pode-se usar os tipos pr-misturados venda nos supermercados (basta lembrar de usar um pouco menos leite, para que a mistura fique menos lquida, e usar uma panela untada e com uma tampa em vez das formas convencionais). PES E BISCOITOS: Siga suas prprias receitas. Mas os mais fceis so os que levam fermento qumico (para bolos) em vez de fermento biolgico, de ao mais lenta. O fato de o vapor escapar menos em panelas fechadas, combinando com o cozimento lento, a temperaturas mais baixas, aumentam o valor nutritivo dos alimentos e reala o sabor dos

temperos resultando numa comida deliciosa apesar de possveis diferenas na cor, no sabor e na textura dos alimentos cozidos na lenha ou no fogo a gs. Alm da economia de gs butano ou de carvo ou lenha, a grande vantagem do forno solar a economia de tempo: uma vez colocadas s panelas dentro do forno, ao sol, entre 7:30 e 8:00 horas da manh, no preciso mexer, adicionar gua ou controlar o tempo para no queimar. Com isso, possvel sair de casa ou se ocupar com outros afazeres at a hora do almoo quando tudo estar cozido, quente e pronto para a mesa. E nem preciso ter sol pleno: num dia parcialmente nublado, possvel usar com sucesso o forno solar desde que o sol brilhe por pelo menos 20 minutos em cada hora. (O isolamento trmico nas tampas e nas paredes e no fundo, entre as caixas, garante a permanncia do calor durante a passagem das nuvens.) E se o cu nublar totalmente durante o tempo de cozimento, ao chegar a casa possvel completar o processo em alguns minutos no fogo a gs ou no fogareiro de carvo ou fogo a lenha. O baixo custo e a simplicidade da fabricao tornam possvel ter mais de um forno na casa, para maiores quantidades de comida ou maior flexibilidade no preparo das refeies. Uma questo que preocupa os novos usurios do forno solar alternativo a questo das receitas para o preparo dos alimentos. A regra : use suas prprias receitas e temperos, fazendo pequenos ajustes no tempo ou na quantidade de gua dentro das panelas. CONTATOS Aqui no Cear, onde a luz solar intensa , o Professor Lcio Galvo(UECE) e o fotgrafo e naturalista Jos Albano, vm divulgando a confeco e utilizao de um forno solar bastante adequado para as regies prximas da linha do equador, onde o sol incide de maneira direta sobre a superfcie, ou seja, o sol a pino. Aprenda a fazer e utilizar seu forno solar. Caso pretendam entrar em contato, ligue para (85) 9992-9083 ou 30877959 ou

galvo_lucio@hotmail.com e jalbanobr@yahoo.com.br.

Вам также может понравиться