Вы находитесь на странице: 1из 21

EVALDO MARTINS DE SOUZA GABRIEL HOSKEN PEREIRA DA SILVA

TRABALHO DE INTRODUO AOS SISTEMAS LGICOS

BELO HORIZONTE UNIVERSIDADE FUMEC 2008

EVALDO MARTINS DE SOUZA GABRIEL HOSKEN PEREIRA DA SILVA

TRABALHO DE INTRODUO AOS SISTEMAS LGICOS

Trabalho apresentado disciplina de Introduo aos Sistemas Lgicos, do Curso de Cincia da Computao, da Universidade FUMEC FACE. Perodo: 2 Professor: Leonardo Ribas

BELO HORIZONTE UNIVERSIDADE FUMEC 2008

NDICE

INTRODUO ................................................................................................................ 4 CI CMOS de Alta Velocidade .......................................................................................... 5 CI CMOS 74HC00 ........................................................................................... 6 CI CMOS 74HC02: .......................................................................................... 6 CI CMOS 74HC76: .......................................................................................... 7 CI CMOS 74HC191: ........................................................................................ 7 CI CMOS 74HC4028: ...................................................................................... 8 AMPLIFICADOR OPERACIONAL ............................................................................... 8 AMPLIFICADOR OPERACIONAL 324: ....................................................... 9 AMPLIFICADOR DE POTNCIA 546 .......................................................... 9 CI TEMPORIZADOR ...................................................................................................... 9 TRANSISTORES ........................................................................................................... 10 DIODOS ......................................................................................................................... 12 RESISTORES................................................................................................................. 14 CAPACITORES ............................................................................................................. 16 Capacitores Cermicos ................................................................................... 17 Capacitores Eletrolticos ................................................................................. 17 LEDs ............................................................................................................................. 18 FOTOS DO PROTOBOARD..........................................................................................19 CONCLUSO ................................................................................................................ 20 BIBLIOGRAFIA ............................................................................................................ 20

INTRODUO

O presente trabalho apresentado tem como finalidade mostrar o funcionamento de um projeto que combina um circuito de OR e um circuito de NOR bem como descrever as caractersticas e finalidades de alguns dispositivos eletrnicos usados na parte prtica do trabalho que a montagem do Projeto 356: Driver de LEDS por 4 chaves, da disciplina Introduo aos Sistemas Lgicos e mostra de forma resumida algumas informaes sobre diversos dispositivos como resistores, transistores, diodos e outros.

CI CMOS de Alta Velocidade CIs (Circuitos Integrados) digitais so um conjunto de resistores, diodos, capacitores e transistores fabricados sobre o mesmo substrato de material semicondutor (geralmente, silcio), cuja denominao comum chip. Os chips so encapsulados em invlucros de plstico ou cermica, com pinos metlicos para conexo dos CIs com outros dispositivos.

CIs CMOS de Alta Velocidade

A classificao das famlias dos CIs varia. A famlia CMOS, usada no projeto 356 (Driver de LED por 4 chaves) divide-se em vrias subfamlias conforme o quadro abaixo:

As subfamlias CMOS de alta-velocidade so 74HC e 74HCT. Uma entrada de um CI CMOS em flutuao pode aquecer o CI e danificar os circuitos internos do chip. Assim, todas as entradas de CIs CMOS devem ser ligadas ao nvel ALTO ou BAIXO, ou a sada de outro CI. A tenso medida em uma entrada CMOS em flutuao varia em funo do rudo presente, causando uma oscilao na tenso de sada do CI. O consumo de potncia da famlia C-MOS 2,5nW por porta na verso 74HC, caracterizando-se em mais uma grande vantagem desta famlia. Alguns parmetros da famlia CMOS 74HC: 1. Alimentao: Esta famlia permite para as sries 4000 e 74C operar na faixa de 3V a 15V, para a verso HC de 2V a 6V. 5

2. Tempo de atraso de propagao: 8ns para uma freqncia de clock mxima de 55MHz na famlia HC e HCT. 3. Potencia dissipada: O consumo de potncia da famlia C-MOS (com Vdd=5V) da ordem de 1nW por porta na srie 4000 e 2,5nW por porta na verso 74HC. A famlia CMOS sensvel eletricidade esttica, recomendando-se assim que alguns cuidados sejam tomados ao manusear os componentes para que no venham a ter sua camada de xido destruda e o componente danificado permanentemente. Nas verses mais recentes dessa famlia existem diodos de proteo que visam evitar a ao da eletricidade esttica, mas mesmo assim, recomendado cuidados no manuseio dos componentes. CI CMOS 74HC00: Como dito anteriormente, trata-se de um CI de alta velocidade. um CI que possui 4 (quatro) portas NAND com 2 (duas) entradas em cada, por isso chamado de CI NAND. Neste CI o sinal de sada ser trocado dependendo dos nveis dos sinais da entrada.

Portas CI NAND

CI NAND 74HC00

CI CMOS 74HC02: Outro CI de alta velocidade. Este CI conhecido como CI NOR por possuir quatro portas NOR com duas entradas cada. Para que haja uma sada com nvel baixo, basta que uma ou ambas as entradas tenha nvel alto.

Portas CI NOR CI NOR 74HC02

CI CMOS 74HC76: Chamado de CI FLIP-FLOP possui em seu interior dois circuitos flip-flop independentes. Ao pulsar na entrada, a sada do CI alterada.

Portas CI FLIP FLOP

CI FLIP FLOP 74HC76

CI CMOS 74HC191: Tambm chamado de CI Contador, este CI conta os nmeros de pulsos aplicados na entrada e depois os envia para a sada. Ele faz essa contagem no modo binrio, podendo fazer tambm de forma crescente ou decrescente.

CI CONTADOR 74HC191

Portas CI CONTADOR

CI CMOS 74HC4511: Este circuito integrado chamado de CI Decodificador BCD para decimal. Ele mostra no display de 7 (sete) segmentos os nmeros decimais normais que ele decodificou das entradas BCD. Um 'display de 7segmentos' constitudo por um arranjo de diodos emissores de luz (LEDs), o display tpico possui um diodo para cada segmento. Os leds no arranjo podem ser conectados como catodo-comum (common-cathode) ou anodo-comum (common-anode). No display tipo catodo-comum todos os catodos dos leds so conectados a 0V .Os segmentos individuais so acesos aplicando-se uma tenso positiva no anodo do led do segmento desejado. Para o display anodo-comum, todos os anodos so curto-circuitados e ligados em Vcc= 5V. Ento, um segmento individual pode ser aceso pela aplicao de 0V no catodo do led do segmento selecionado.

Portas CI DECODIFICADOR

CI DECODIFICADOR BCD 74HC4511

CI CMOS 74HC4028: Outro circuito integrado decodificador que tambm decodifica as entradas BCD em nmeros decimais normais.

Portas CI DECODIFICADOR BCD PARA DECIMAL

AMPLIFICADOR OPERACIONAL Os amplificadores Operacionais (AmpOp) so dispositivos de acoplamento direto, de alto ganho, que usam realimentao para controle de suas caractersticas. Eles so hoje encarados como um componente, um bloco fundamental na construo de circuitos analgicos. Internamente, so constitudos de amplificadores transistorizados em conexo srie, que usam realimentao para controle de suas caractersticas. Eles so hoje encarados como um componente, um bloco fundamental na construo de circuitos analgicos. Internamente, so constitudos de amplificadores transistorizados de conexo em srie.

AMPLIFICADOR OPERACIONAL 324: O LM324 um CI com quatro amplificadores operacionais independentes e o circuito usa dois com a numerao dos pinos idntica.

CI AMPLIFICADOR OPERACIONAL 324

Portas CI AmpOp

AMPLIFICADOR DE POTNCIA 546: O LM546 usado para amplificar o sinal da freqncia de udio. O sinal de freqncia possui uma freqncia audvel.

CI TEMPORIZADOR Chamado de CI 555 serve para criar um circuito temporizador. O 555 um circuito integrado (chip) utilizado em uma variedade de aplicaes de temporizao ou como multivibrador. O temporizador 555 um dos mais populares e versteis circuitos integrados jamais produzidos. composto por 23 transistores, 2 diodos e 16 resistores num chip de silcio em um encapsulamento de 8 pinos duplo em linha (DIP). O 555 tem trs modos de operao: Modo monoestvel: nesta configurao, o CI 555 funciona como um disparador. Suas aplicaes incluem temporizadores, detector de pulso, chaves imunes a rudo, interruptores de toque, etc. Modo astvel: O CI 555 opera como um oscilador. Os usos incluem pisca-pisca de LED, geradores de pulso, relgios, geradores de tom, alarmes de segurana, etc. Modo biestvel: o CI 555 pode operar como um flip-flop, se o pino DIS no for conectado e se no for utilizado capacitor. As aplicaes incluem interruptores imunes a rudo, etc. Curiosidade: o nome "555" foi adotado em aluso ao fato de que existe uma rede interna (divisor de tenso) de trs resistores de 5kohm que servem de referncia de tenso para os comparadores do circuito integrado. Estas especificaes aplicam-se ao NE555. Outros temporizadores 555 podem ter parmetros diferenciados dependendo do uso a que se destinam (uso militar, mdico, etc).

Tenso de alimentao (VCC) Corrente de alimentao (VCC = +5 V) Corrente de sada (mxima) Dissipao de potncia Temperatura de Operao

4.5 at 15 V 3 at 6 mA

Corrente de alimentao (VCC = +15 V) 10 at 15 mA 200 mA 600 mW 0 at 70C

CI TEMPORIZADOR 555

Portas CI TEMPORIZADOR

TRANSISTORES O transstor (ou transistor) um componente eletrnico que comeou a se popularizar na dcada de 1950 tendo sido o principal responsvel pela revoluo da eletrnica na dcada de 1960, e cujas funes principais so amplificar e chavear sinais eltricos. O termo vem de transfer resistor (resistor de transferncia), como era conhecido pelos seus inventores. 10

O processo de transferncia de resistncia, no caso de um circuito analgico, significa que a impedncia caracterstica do componente varia para cima ou para baixo da polarizao pr-estabelecida. Graas a esta funo, a corrente eltrica que passa entre coletor e emissor do transstor varia dentro de determinados parmetros prestabelecidos pelo projetista do circuito eletrnico; esta variao feita atravs da variao de corrente num dos terminais chamado base, que conseqentemente ocasiona o processo de amplificao de sinal.

Alguns tipos de transistores

Transistor PNP: O transstor PNP (lgica positiva) formado por duas junes PN na sequncia PN-NP. formado por trs cristais de silcio, sendo dois P e um N (PNP). A tenso, no transistor PNP, mais alta no emissor, mdia na base mais baixa no coletor. A polarizao deste tipo de transistor o contrrio do NPN (lgica negativa).

11

Transistor NPN: O transstor NPN formado por duas junes NP, na sequncia NPPN. Formado por trs cristais de silcio, sendo dois N e um P(NPN). Fica com tenso mais alta no coletor, mdia na base e mais baixa no emissor. A tenso s um pouco maior que a do emissor (no mximo, 0,8 V a mais).

DIODOS O diodo o mais simples dispositivo eletrnico semicondutor existente e de ampla aplicao na rea de eletrnica e composto de cristal semicondutor de silcio ou germnio numa pelcula cristalina cujas faces opostas so dopadas por diferentes gases durante sua formao. A palavra diodo est relacionada aos "dois eletrodos" presentes no dispositivo. Sua construo consiste basicamente na formao de uma juno metalrgica P-N. Quando em operao a regio de depleo aumenta ou diminui de acordo com a polarizao do dispositivo, ou seja, ocorre a variao da altura da barreira de potencial, obtendo-se um funcionamento semelhante ao de uma chave, e sendo por isso bastante utilizado em circuitos eletrnicos.

DIODOS

12

DIODO RETIFICADOR 1N4001

DIODO DE GERMNIO DIODO DE SILCIO

DIODO DE SILCIO 1S2473

13

Obs: O diodo zener um tipo de diodo especialmente projetado para trabalhar na regio de avalanche, ou seja, na regio de ruptura de tenso reversa da juno PN. O diodo zener pode funcionar polarizado diretamente ou indiretamente. Quando est polarizado diretamente, funciona como outro diodo qualquer. No conduz enquanto a tenso aos seus terminais for inferior a 0,5 V (diodo de silcio) e a partir desta tenso comea a conduzir, primeiro pouco e depois cada vez mais depressa, sendo no linear a curva de crescimento da corrente com a tenso. Por esse fato, a sua tenso de conduo no nica, sendo considerada de 0,6 ou 0,7 V. Um diodo vulgar polarizado inversamente praticamente no conduz. Existe uma pequena corrente inversa, chamada de saturao e devida unicamente gerao de pares de eltron-lacuna na regio de carga espacial, temperatura ambiente. No diodo zener acontece a mesma coisa. A diferena entre os dois tipos de diodo que, no diodo convencional, ao atingir uma determinada tenso inversa, cujo valor depende do diodo, este aumenta bruscamente a conduo (avalanche) e a corrente elevada acaba por destruir o diodo, no sendo possvel inverter o processo, enquanto no diodo zener, ao atingir uma tenso chamada de zener, o diodo aumenta a conduo sem se destruir e mantm constante a tenso aos seus terminais. Existem vrias tenses de zener (uma para cada diodo) como, por exemplo, 5,1 V e 6,3 V. Quanto ao valor da corrente mxima admissvel, existem vrios tipos de diodo. O valor indicado o da potncia. Por exemplo, existem diodos zener de 400 mW, alm de outros valores. O valor da corrente mxima admissvel depende desta potncia e da tenso de zener. por isso que o diodo zener se encontra normalmente associado com uma resistncia em srie, destinada precisamente a limitar a corrente a um valor admissvel. RESISTORES Os resistores so elementos que apresentam resistncia passagem de eletricidade. Podem ter uma resistncia fixa ou varivel. A resistncia eltrica medida em ohms. O "retngulo" com terminais uma representao simblica para os resistores de valores fixos na Europa incluindo o Reino Unido; a representao em "linha quebrada" (zig-zag) usada nas Amricas e Japo. Existem muitos tipos de resistores utilizados na eletrnica, porm em sua grande maioria so pequenos demais para se escrever o valor no corpo do mesmo. Desta forma, os fabricantes utilizam de um cdigo de cores, que informa o valor do resistor. Os resistores menores ainda, que so soldados diretamente na superfcie da placa, nem sempre tm o valor impresso no seu corpo, sendo necessrio recorrer ao manual tcnico do equipamento para saber o valor correto.

14

Alguns tipos de resistores

Como ler um resistor de 4 faixas: Para ler um resistor de 4 faixas coloridas deve-se prestar ateno ao seguinte: h uma cor que est mais prxima do extremo. Esta a primeira cor a ser considerada na leitura A primeira cor deste extremo representa o primeiro dgito do valor. A segunda cor representa o segundo dgito. A terceira cor representa o fator multiplicativo. Por exemplo: Marrom = 1 Preto = 0 Vermelho = 2 O valor deste resistor ser 1000 onde os dois ltimos zeros so referentes ao fator multiplicativo, ou seja, a quantidade de zeros ao final do valor. Como ler um resistor de 5 ou 6 faixas: Quando o resistor de preciso, apresenta 5 faixas coloridas. Como a ltima faixa destes resistores normalmente marrom ou vermelha, pode haver uma confuso a respeito de onde o lado certo para iniciar a leitura, j que a primeira faixa que representa o valor do resistor tambm pode ser marrom ou vermelha. Sendo assim, a exemplo do resistor de 4 listras coloridas, o melhor fazer observar a faixa que est mais prxima do extremo do resistor. Esta ser a primeira faixa, por onde se deve iniciar a leitura. Outra dica verificar a faixa que est mais afastada das outras. Esta a ltima faixa de cor. A leitura nestes resistores semelhante dos resistores com 4 cores, mas adicionada mais uma cor no incio, fazendo existir mais um algarismo significativo na medio. Assim, os trs primeiros dgitos so os algarismos significativos, o que confere maior preciso na leitura. O quarto o elemento multiplicador. O quinto dgito a tolerncia e o sexto dgito (quando existir) far referncia ao coeficiente de temperatura, ou seja, como a resistncia varia de acordo com a temperatura ambiente. Este ltimo valor dado em PPM (partes por milho).

15

Abaixo temos uma tabela com o cdigo de cores dos resistores:

Abaixo, os detalhes de um resistor de filme de carbono (carvo):

CAPACITORES Capacitores ou condensadores so elementos eltricos capazes de armazenar carga eltrica e, conseqentemente, energia potencial eltrica. Podem ser esfricos, cilndricos ou planos, constituindo-se de dois condutores denominados armaduras que, ao serem eletrizados, num processo de induo total, armazenam cargas eltricas de mesmo valor absoluto, porm de sinais contrrios. O capacitor tem inmeras aplicaes na eletrnica, podendo servir para armazenar energia eltrica, carregando-se e descarregando-se muitas vezes por segundo. Na eletrnica, para pequenas variaes da diferena de potencial, o capacitor pode fornecer ou absorver cargas eltricas, pode ainda gerar campos eltricos de diferentes intensidades ou muito intensos em pequenos volumes. Abaixo alguns tipos de capacitores:

16

Capacitores Cermicos: consiste de um tubo ou disco de cermica de constante dieltrica na faixa de 10 a 10.000. Uma fina camada de prata aplicada a cada lado do dieltrico. Este tipo de capacitor caracterizado por baixas perdas, pequeno tamanho e uma conhecida caracterstica de variao de capacitncia com a temperatura.

Capacitores Cermicos

Capacitores Eletrolticos: consiste de duas placas separadas por um eletrlito e um dieltrico. Este tipo de capacitor possui altos valores de capacitncia, na faixa de aproximadamente 1 at milhares de . As correntes de fuga so geralmente maiores do que aos demais tipos de capacitores.

Capacitores Eletrolticos

17

LEDs

O LED um diodo semicondutor (juno P-N) que quando energizado emite luz visvel por isso LED (Diodo Emissor de Luz). A luz no monocromtica (como em um laser), mas consiste de uma banda espectral relativamente estreita e produzida pelas interaes energticas do eltron. O processo de emisso de luz pela aplicao de uma fonte eltrica de energia chamado eletroluminescncia. Em qualquer juno P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, prximo juno, ocorrem recombinaes de lacunas e eltrons. Essa recombinao exige que a energia possuda por esse eltron, que at ento era livre, seja liberada, o que ocorre na forma de calor ou ftons de luz.

Alguns LEDs

18

FOTOS DO PROTOBOARD MONTADO

19

CONCLUSO

20

BIBLIGRAFIA

http://200.19.92.57/wschui/cix/cmosb.htm
http://www.fortunecity.com http://www.lsi.usp.br/~roseli/www/psi2307_2004-Teoria-7-AmpOp.pdf http://www.electronica-pt.com http://www.clubedohardware.com.br http://www.mspc.eng.br http://pagesperso-orange.fr http://www.cyberconductor.com http://www.cardoso-modelismo.com http://www.eletropecas.com http://eletronicos.hsw.uol.com.br http://reprap.org http://colegioweb.com.br http://eletrohoo.com.br http://eletronica24h.com.br http://inovacaotecnologia.com.br http://multitecmed.com.br http://radioamadores.net http://www.longvideo.com.br http://www.feiradeciencias.com.br http://www.areaseg.com http://www.teletronica.kit.net http://www.ricciardirc.com.br http://www.dsee.fee.unicamp.br

21

Вам также может понравиться