Вы находитесь на странице: 1из 2

FACCAT FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA Nome:Karina Roduit Disciplina: Psicologia da Educao Professora: Maria de Ftima Reszka Ficha de leitura

a Artigo: Bullying: refletindo sobre violncia escolar e convivncia social Autoras: Claudia Cristina Nantal e Maria de Ftima Reszka (2009, 16 p.) Percebe-se que, na correria do dia a dia escolar, pouqussimo tempo dedicado solidariedade entre os membros de uma comunidade escolar, e grande parte dos processos interpessoais a que so expostos em sua vida cotidiana, muitas vezes, passa despercebida. (p.6) Os alunos refletem na sala de aula o que vivenciam fora dela. Diversas teorias dividem o aluno em aspectos cognitivos, sociais e emocionais, mas na prtica, esquece-se que uma criana no pode ser dividida. Quando est na escola ela no somente parte cognitiva, o que est sentindo ou sentiu, o que comeu antes de sair de casa, a briga dos pais em casa, a surra que levou da me, o irmo que o ignora, os pais que no acompanham seu crescimento e dentre outras situaes, tambm influenciam na aprendizagem, no comportamento que o aluno apresentar durante as 5 ou 12 horas que estar na aula. O educador muitas vezes esquece-se desses detalhes e os contedos didticos vo se sobressaindo, deixando de lado o trabalho de socializao, solidariedade e afetividade que deve ocorrer acima de tudo. A sala de aula uma miniatura da sociedade, um grupo de pessoas com pensamentos diferentes que devem conviver juntas num perodo de tempo. Para um bom andamento das atividades imprescindvel que se saiba conviver, respeitar o outro, saber seus direitos e deveres e as conseqncias de cada ato. o papel do professor observar o comportamento de seus alunos e a relao com os colegas, professora, funcionrios, demonstrar que a cada erro pode desculparse, corrigi-lo. Educa-se pelo exemplo, no ter significado nenhum para o aluno os ensinamentos de boa convivncia da professora se ela mesma no os pe em prtica, o relacionamento professor-aluno a base de tudo e deve ser construdo em cima da confiana, da verdade e do afeto. Professores sentem-se perdidos, saudosos dos velhos tempos onde sua autoridade no era questionada, e os alunos esto sem saber como lidar com a liberdade que tanto ambicionam. Nessa luta pelo poder, os conflitos se instalam, e a agressividade e a violncia fluem.(p.8) A sociedade atual est em crise devido ao encontro de geraes totalmente opostas: os pais que vieram de uma educao rgida e autoritria e, por isso, do liberdade total a seus filhos. As crianas, adolescentes e jovens no sabem o que fazer com tanta liberdade, perdem-se por no ter algum que as norteiem, que diga No, que lhe expliquem que h direitos e deveres. Tudo o que se ouve falar Os pais no educam seus filhos, no do limites, deixam eles fazerem o que quiserem e colocam toda a responsabilidade pra escola.

Deve-se avaliar tambm que esses pais no tiveram infncia como as crianas de hoje, a maioria comeou a trabalhar cedo, no ganhavam brinquedos modernos e nem os conheciam. Eles erram querendo acertar, alm disso trabalham o dia inteiro e no pouco tempo que veem os filhos no querem enche-los de limites e de lies de moral. A escola por abrigar em pequenas salas grandes grupos desses filhos consegue ter uma maior visualizao das conseqncias desse excesso de liberdade que expressam-se na indisciplina, no desrespeito, desmotivao, agressividade, violncia, bullying. Os alunos e professores chocam-se, pois ambos almejam o poder, o professor por ter perdido sua autoridade, respeito a sua profisso pela parte da sociedade ao longo do tempo e o aluno pela sensao de poder tudo causada pela liberdade excessiva.

Вам также может понравиться