Вы находитесь на странице: 1из 42

Universidade Federal Fluminense

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL DE VOLTA REDONDA EEIMVR ENGENHARIA MECNICA TRANSMISSO DE CALOR II

Transmisso de Calor 2

Projeto de Sistema de Ar Condicionado

Alunos: Emanuelle B. de Mattos Hernandes Corra Moreira Lus Everaldo Santana Marques Pedro Henrique da Silva Ferreira Rafael de Castro Lecca Ferreira
1

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

1. Resumo
Este trabalho visa analisar a viabilidade econmica da implantao de um dos trs tipos de sistema de refrigerao: ar condicionado Convencional, Split e Evaporativo num hotel de mdio porte, de projeto civil realizado pela prpria equipe. Os trs mtodos de refrigerao foram avaliados levando-se em conta parmetros como potncia, carga trmica e custo de implementao.

2. Introduo
Refrigerao a ao de resfriar determinado ambiente de forma controlada, tanto para viabilizar processos, processar e conservar produtos (refrigerao industrial ou comercial) ou efetuar climatizao para conforto trmico (ventilao e sistemas de ar condicionado). Para diminuir a temperatura necessrio retirar energia trmica de determinado corpo ou meio. Atravs de um ciclo termodinmico, calor extrado do ambiente a ser refrigerado e enviado para o ambiente externo. A refrigerao no destri o calor, que uma forma de energia. Ela apenas o move de um lugar no desejado para outro que no faz diferena. Em termos de conforto, as aplicaes do ar condicionado tm com fim proporcionar um ambiente interior cujas condies de mantenham relativamente constantes, dentro dos padres que ofeream mais conforto s pessoas, apesar das variaes das condies meteorolgicas exteriores e das cargas trmicas interiores Para a eficiente climatizao de um ambiente, necessrio realizar o projeto de um sistema de refrigerao, especificando o aparelho do tipo e potcia mais adequados para a aplicao desejada.

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

3. Fundamentos Tericos 3.1. Resfriamento Evaporativo

O condicionamento de ar por resfriamento evaporativo um mtodo ambientalmente amigvel e energeticamente eficiente, que utiliza gua como fluido de trabalho e pode ser uma alternativa econmica aos sistemas convencionais de ar condicionado em muitos casos. Esse processo possui como principal caracterstica o fato de ser mais eficiente quando as temperaturas so mais elevadas, ou seja, quando a necessidade de resfriamento maior para o conforto humano. Alm disso, o aumento da umidade benfico em regies secas e, em outras regies, com a umidificao, o ar insuflado deixa de causar o desconfortvel ressecamento da pele e mucosas do corpo que os sistemas convencionais proporcionam.

O resfriador de ar possui um ventilador que aspira ar externo atravs de um painel evaporativo especial, sobre o qual a gua circulada continuamente por uma pequena bomba. A gua que evapora reposta por uma bia que mantm nvel constante no reservatrio. O painel evaporativo do resfriador composto por camadas de papel kraft de alta qualidade, ondulado, poroso, impregnado com uma resina que lhe confere grande rigidez e durabilidade. Uma vez coladas, as camadas formam blocos ou colmias de rea superficial muito grande, que oferecem baixa resistncia ao fluxo de ar. O resultado um equipamento de grande eficincia compacto, simples, durvel e de baixa manuteno que produz ar limpo de excelente qualidade, no saturado e resfriado em at 12C abaixo da temperatura do ar externo. 3

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

Figura 1.1.1 Esquema do funcionamento do resfriador evaporativo.

Reduo de Temperatura
A reduo de temperatura (diferena entre a temperatura de entrada e sada do ar no resfriador evaporativo), obtida com o processo de resfriamento evaporativo, depende fundamentalmente da umidade relativa do ar. Quanto mais baixa a umidade relativa maior a reduo de temperatura obtida. Em grau menor, a reduo de temperatura depende tambm da temperatura de entrada e da presso baromtrica, que por sua vez depende da altitude local. A Tabela 1 mostra a reduo de temperatura do ar prevista para o resfriador de ar evaporativo em funo da umidade relativa do ar para temperaturas de ar de 25C , 32C e 37C. Para outras temperaturas de entrada do ar o diferencial de reduo de temperatura pode ser facilmente interpolado.
Temperatura de entrada do ar Umidade Relativa (%) 30 40 50 60 75 25C 32C 37C

Reduo de temperatura (C) 8,5 9,5 11 7,0 8,0 8,5 5,5 6,5 7,0 4,5 5,0 5,5 2,5 2,5 3,0

Tabela 1.1.1 Reduo de temperatura do ar em funo da umidade relativa do ar para diferentes temperaturas 4

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

Atravs desta tabela pode-se constatar que a reduo de temperatura obtida no resfriador evaporativo depende muito mais da umidade relativa do que da temperatura de entrada. A temperatura resultante no ambiente depende da carga trmica, da vazo e temperatura do ar insuflado. Normalmente o resfriador evaporativo dimensionado para que a temperatura no ambiente fique de 2 a 5 C acima da temperatura de sada do resfriador. A Figura 1.1.2 mostra a variao da temperatura do ar de sada do resfriador evaporativo sobreposta ao grfico da temperatura externa e umidade relativa tpicos de uma sequncia de dias tpica do vero.

Figura 1.1.2 temperatura do ar de sada do resfriador evaporativo sobreposta aos temperatura e umidade relativa de cinco dias tpicos de vero.

grficos de

Como a umidade relativa varia ao longo do dia de modo inverso variao da temperatura, o resfriador evaporativo consegue obter a maior reduo de temperatura justamente nas horas mais quentes do dia e principalmente nos dias mais quentes, quando h maior necessidade de resfriamento. O resfriador evaporativo atenua significativamente o pico de temperatura, que ocorre entre as 10 horas e 17 horas, porque trabalha com temperatura de sada prxima temperatura de bulbo mido, que varia pouco ao longo do dia. O processo auto-regulado por um termostato natural, que no permite que a temperatura ultrapasse a temperatura externa do incio da manh.

3.1.1.

Vantagens do Resfriamento Evaporativo


5

Universidade Federal Fluminense Baixo consumo eltrico At 9 vezes menos que ar condicionado convencional Ecolgico

Transmisso de Calor 2

No utiliza qualquer tipo de gs. Resfria o ar atravs da evaporao da gua Ar 100% renovado O ar insuflado no retorna ao equipamento O ambiente pode ficar aberto No necessrio fechar portas nem janelas Requer pouca manuteno Seus componentes so de alta qualidade e grande durabilidade Baixo custo Tanto operacional como de manuteno Equipamento porttil (Opcional) Pode ser transportado para vrios locais Opcionais Grelha direcionadora e filtro de ar Resfria o ar insuflado em at 12 C Resfriamento pelo processo evaporativo

Requisitos para um bom funcionamento de sistemas de resfriamento evaporativo


So basicamente dois os requisitos para o bom desempenho dos resfriadores evaporativos: A no ser que se deseje apenas elevar a umidade do ambiente, o ar que sai do resfriador evaporativo no deve recircular pelo equipamento. Na configurao ideal, ele embutido em uma parede. Assim, o equipamento aspira sempre ar externo e gera uma presso positiva dentro do ambiente o que tambm facilita a renovao de todo o ar interno. Quando necessrio instalar o equipamento dentro do ambiente, ele deve ser posicionado em frente a uma janela, porta ou outra 6

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

abertura para o exterior. O equipamento tambm pode ser utilizado para produzir uma regio de conforto trmico pontual ao ar livre ou dentro de grandes ambientes. A troca contnua do ar ambiente por ar resfriado fundamental para manter as condies de conforto trmico no ambiente. Assim, o ar produzido pelo resfriador evaporativo deve ter sada adequada do ambiente. O ar deve percorrer toda a regio a ser climatizada e encontrar sadas naturais (portas, janelas ou outras aberturas com rea compatvel com a vazo de ar produzida), situadas em locais apropriados. Quando as sadas naturais forem insuficientes ou inexistentes, devem ser instalados exaustores. A localizao correta das aberturas naturais ou dos exaustores fundamental para se criar o padro de circulao de ar desejado no ambiente.

4.2.

Sistema Split

O sistema de condicionamento de ambiente mais indicado para reas de pequeno porte (inferiores a 70 m) o sistema Split. Este sistema apresenta as seguintes vantagens: Pode ser instalado em tetos, paredes no interior, sem precisar utilizar as janelas; Na parte interna, s haver um ventilador e evaporador, ficando as partes barulhentas (compressor e condensador), em reas de servio ou no telhado; Com isso consegue-se um nvel de rudo muito baixo. Todavia em locais de grande pblico ele no indicado, pois no faz renovao de ar. necessria a instalao de exaustores de acorde com a norma NBR-6401, que fornece calor sensvel e latente liberado pelas pessoas em Kcal/h. Podemos tambm, usar o sistema Multi Split quando desejamos refrigerar locais onde existem vrias salas, ou seja, um condensador para atender vrios locais com volume de refrigerante varivel (VRV).

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

4.3.

Sistema Convencional

A finalidade do ar condicionado extrair o calor de uma fonte quente, transferindo-o para uma fonte fria. Isto possvel atravs do sistema evaporador e condensador. No aparelho de ar condicionado existe um filtro, em forma de lenol, no qual passa o ar antes de ir para o evaporador, o que permite eliminar umidade e impurezas.

4.3.1.

Componentes

a) Ventilador
Em um aparelho de ar condicionado existe o ventilador eltrico, para forar a passagem do ar. Comumente, utiliza-se um motor com eixo duplo, sendo numa extremidade, colocado um ventilador do evaporador e noutra o ventilador do condensador.

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

b)

Grupo Refrigerador (Ciclo do Fluido Refrigerante)


O compressor 1 bombeia o fludo frigorgeno atravs do sistema e o ncleo de uma

unidade de ar condicionado. Antes de passar pelo compressor, o fludo frigorgeno um gs com baixa presso. Devido ao compressor, o gs ganha presso, aquece e fli em direco ao condensador. Ao chegar ao condensador 2 o gs com alta temperatura e presso liberta o calor para o ar do exterior e transforma-se num lquido arrefecido. O lquido, que mantm uma presso alta, passa por uma vlvula de expanso 3, que reduz a presso do fludo frigorgeno. Assim, a temperatura desce e fica abaixo da temperatura do espao refrigerado. Daqui resulta um lquido frigorgeno de baixa presso. O lquido frigorgeno de baixa presso fli at ao evaporador 4, onde absorve o calor do ar do interior da diviso atravs dum processo de evaporao, tornando-se mais uma vez num gs de baixa presso. O gs fli mais uma vez em direco ao compressor e o ciclo recomea.

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

c) Termostato
Tem por finalidade manter o ambiente temperatura desejada, interrompendo somente o funcionamento do compressor, deixando o ventilador funcionando como circulador e renovador do ar. O bulbo do termostato deve ser colocado em contato com o ar ambiente que aspirado pelo ventilador.

5. Clculo de Carga Trmica


Denomina-se carga trmica ao calor (sensvel ou latente), geralmente expressa em BTU/h, ou kcal/h, a ser fornecido ou extrado do ar, por unidade de tempo, para manter no recinto as condies desejadas. Esta quantidade de calor calculada para duas condies, de modo a nunca termos situaes de desconforto trmico nas pocas crticas do ano.

10

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

As cargas trmicas devem ser calculadas individualmente para cada um dos recintos e consideradas as condies mximas para perodos diferentes (vero e inverno). Para o vero devem ser calculadas separadamente as cargas de calor sensvel e de calor latente a serem compensadas pelo resfriamento e desumidificao do ar. Devem ser calculados o calor sensvel decorrente da transmisso pelas paredes, pisos, tetos, vidros, pela radiao solar sobre os vidros e paredes externas bem como coberturas. Tambm deve ser calculado o calor latente e sensvel decorrente das pessoas, da infiltrao do ar pelas janelas e portas, pelo ar exterior admitido no condicionador de ar para fim de renovao e por equipamentos existentes no ambiente. Deve-se calcular, tambm, o calor sensvel correspondente a transmisso das paredes dos dutos e tubulaes, a carga de energia eltrica dissipada na iluminao dos recintos, caso haja presena de reatores o calor produzido por esses deve ser computado. Para o inverno, devem ser calculadas as cargas de calor sensvel e de umidificao a serem compensadas pelo aquecimento e umidificao do ar. Deve-se calcular o calor sensvel decorrente da transmisso pelas paredes, pisos, tetos, vidros, infiltrao do ar exterior pelas portas e janelas, pela admisso de ar exterior no condicionador para fim de renovao. Os valores considerados para as cargas trmicas de iluminao e dos equipamentos no inverno foram os mesmos do vero. Essa carga trmica pode ser introduzida no recinto a condicionar por: Conduo; Insolao; Iluminao; Pessoas; Equipamentos; Infiltrao.

5.1.

Carga Trmica devida Conduo

Nos clculos de carga trmica do ar condicionado, usa-se o coeficiente U, mais fcil de ser obtido, medindo-se a temperatura do ar em ambos os lados da superfcie. Esse coeficiente chamado coeficiente global de transmisso de calor e definido como o fluxo de calor por hora atravs de um m2 de superfcie, quando a diferena entre as temperaturas do ar nos dois lados da parede ou teto de um grau centgrado. 11

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

Onde: Q = fluxo de calor em kcal/h; A = rea em m2 U = Coeficiente global de transmisso de calor em kcal/h m2 C
T = diferena de temperatura em C

5.2.

Carga Trmica devida Iluminao

Como qualquer equipamento eltrico as luminrias tambm emitem calor, e a potencia dissipada em W/m dada em funo do nvel de iluminao, essas normas so provenientes da NBR 6401, segundo a qual obtm a potencia dissipada, que posteriormente deve ser passada para kcal/h em funo do nvel de iluminao em LUX, e para o nosso caso consideraremos que o nvel de iluminao ideal para todos os recintos.

12

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

5.3.

Carga Devida Insolao Calor sensvel

Para a estimativa de carga trmica, ser importante saber o horrio de utilizao da dependncia e fazer o clculo para a incidncia mxima do sol. Embora se conhea com certa preciso a quantidade de calor por radiao e conveco oriundos do Sol, a parcela que penetra nos recintos no bem conhecida, e todas as tabelas existentes do uma estimativa satisfatria para os clculos na pratica do ar condicionado.

5.3.1. Transmisso de calor do sol atravs de superfcies transparentes (vidro)


A energia radiante oriunda do Sol incidente em uma superfcie transparente subdivide-se em trs partes: Uma que refletida (q1); Uma que absorvida pelo vidro (q2); Uma que atravessa o vidro (q3).

A parcela q3 que penetra no recinto a que vai nos interessar nos clculos da carga trmica.

5.4.

Carga Trmica devido as Pessoas

Tambm chamada de carga de ocupao. proveniente do calor devido ao metabolismo do homem e funo da temperatura interna do ambiente, do sexo da pessoa e do nvel de atividade. Este trabalho foi baseado na tabela 12 da NBR 6401 (Calor liberado por pessoa em Kcal/h) para escritrios, hotis, apartamentos e universidades.

13

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

5.5.

Carga Trmica devido aos Equipamentos

Os motores eltricos, bem como computadores, fornos, ou qualquer outro equipamento, quer dentro do recinto, em qualquer ponto do fluxo de ar, adicionam carga trmica ao sistema devido s perdas do equipamento, ou seja, deve-se levar em conta o rendimento da maquina j que o percentual que no foi aproveitado pela mesma justamente o que vai gerar carga trmica para o ambiente, e essa perda emitida em forma de calor deve ser retirada pelo ar condicionado, a carga trmica emitida por equipamentos (em kcal/h) obtida conforme NBR6401.

14

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

5.6. Transmisso de calor do Sol atravs de superfcies opacas


As paredes, lajes e telhados transmitem a energia solar para o interior dos recintos por conduo e conveco, segundo a frmula:

Onde: Q = Fluxo de calor (kcal/h) A = rea (m) U = Coeficiente global de transmisso de calor (kcal/h.m.C) Te = Temperatura do exterior em C Ti = Temperatura do interior em C T = Acrscimo ao diferencial de temperatura em C

15

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

5.7.

Carga Trmica Total

Conhecida a carga trmica devida conduo, insolao, dutos, pessoas, equipamentos, infiltrao e ventilao, e adicionando-os, temos o somatrio de calor sensvel e calor latente a retirar (ou introduzir) do recinto para obter as condies de conforto desejadas. Somando ambos, temos o calor total. Como medida de segurana para atender s penetraes eventuais de calor no recinto, acrescentamos mais 10% aos clculos. Normalmente desejamos o resultado em toneladas de refrigerao, por isso dividimos p 12000 o total de BTU/h, por 3,52 o total de KW ou por 3,024 kcal/h. Fator de Converso: 1kcal/h = 3,967929BTU/h Tabela : Condies de conforto para o Vero (para indivduos em atividade moderada) NBR 6401 Recomendvel Mxima Finalidade Local TBS (C) UR (%) TBS (C) UR (%) Conforto Residncias Hotis Escritrios Escolas 23 a 25 40 a 60 26,5 65

Tabela: Condies de Conforto Para Inverno NBR 6401 TBS (C ) UR (%) 20-22 35-65

5.8.

Condies Climticas de Volta Redonda

Latitude: 2231'23" Longitude: 4406'15" Altitude: 390 m Presso atmosfrica: 0,9 atm Temperatura (mida): 27 C 16

Universidade Federal Fluminense Temperatura Mxima Anual: 38,0 C Temperatura Mnima Anual: 16,5 C Temperatura mdia: 24 C Umidade Relativa do ar: 77%

Transmisso de Calor 2

5.9.

Escolha do Sistema de Ar Condicionado

Para dimensionamento adequado do ar condicionado temos que levar em conta vrios fatores: Tamanho da sala ou escritrio; Altura do p direito (distncia do solo ao teto); Nmero de portas e janelas; Se as janelas recebem sol direto, da manh ou da tarde; se h cortinas/persianas nas janelas; se os vidros ficam sombra; Nmero de pessoas que ocupam o recinto; Se os aparelhos eltricos trabalham em regime contnuo; qual a capacidade de cada um (potncia). Para facilitar a escolha do modelo ideal (convencional, evaporativo ou split) usamos o roteiro de clculo denominado Clculo De Carga Trmica. Aps os devidos clculos estaremos seguros na escolha do melhor sistema de refrigerao visando, alm da viabilidade do projeto, tambm o custo/benefcio.

6. Ambientes 6.1. Dormitrio

17

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

6.2.

Trreo

18

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

7. Clculos
Consideraes: U = 2,29kcal / h.m 2 C foi usado todas as vezes que o clculo envolvia paredes internas. Para paredes externas o valor do Coeficiente Global de Transmisso de Calor dado por: U = 2,59kcal / h.m 2 C . 2 J para o vidro, o valor assumido foi de U = 5,18kcal / h.m C . O T da relao Q = AxUxT assume valores diferentes para diferentes valores encontrados para a variao de temperatura entre a temperatura externa e interna. Se essa variao for diferente de 9,4C, acrescenta-se o que exceder esse valor. Por exemplo, se a temperatura exterior for 35, e a interior, 25C, soma-se 0,60C aos valores dados da tabela. Para paredes exteriores e vidros nas paredes exteriores contamos com um T = 9,4 C . Como a diferena de temperatura neste caso era 11C, somamos 1,6 aos valores para

19

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

paredes exteriores e vidros nas paredes exteriores (9,4C+1,6C = 11C) e para paredes divisrias e vidros nas paredes divisrias - paredes do interior (5,5C+1,6C = 7,1C). Observao: Todos esses valores no so estimados e sim retirados das tabelas constantes nos livros de Hlio Creder Instalaes de Ar Condicionado e da NBR-6401.

7.1. 7.1.1.

Para o Dormitrio Para o Quarto


Altura da parede: Janela: Basculante: rea do quarto:

rea da parede 1: Parede: Janela: rea da Parede 1: rea da parede 2: Parede: Basculante: rea da Parede 2: rea da parede 3: (Parede Interna: Corredor) rea da parede 4: (Parede Interna: Corredor) rea da parede 5: Parede: Porta: rea da Parede 5: (Parede Interna: Corredor) (Parede Externa) (Parede Externa)

20

Universidade Federal Fluminense rea da parede 6:

Transmisso de Calor 2

(Parede Interna: Quarto) rea Total: rea da parede externa: rea da parede interna: rea da porta: rea das janelas (vidros): Para as paredes externas:

Para as paredes internas:

Para os vidros:

Para a porta:

Calor pela conduo:

21

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

Carga trmica isolao: Considerando a pior situao de insolao para o vero (ms de dezembro) s 14h. Pelo vidro: Usando Tabelas 3.5 e 3.6 do livro Instalaes de Ar Condicionado, 6a Edio, Hlio Creder. Quarto 1: Basculante (W): Janela (S):

Parede 2 (W): Parede 1 (S):

Quarto 2: Basculante (W): Janela (N):

Parede 1 (N): Parede 2 (W):

Quarto 3:

22

Universidade Federal Fluminense Basculante (E): Janela (S):

Transmisso de Calor 2

Parede 1 (S): Parede 2 (E):

Quarto 4: Basculante (E): Janela (N):

Parede 1 (N): Parede 2 (E):

Vamos dimensionar o ar condicionado de cada quarto segundo o quarto de maior carga trmica que o Quarto 2. Carga trmica devido s pessoas: Metabolismo de um homem adulto: T conforto: Calor sensvel: Calor latente: Calor total: 23

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

*Norma: Calor devido aos equipamentos: Aparelho eltrico/KW: calor sensvel

valores em KW: 1 aparelho de som 3 em 1: 0,080 1 aquecedor de ambiente: 1,550 1 barbeador: 0,010 1 chuveiro eltrico: 3,500 2 escovas de dentes eltrica: 0,050 x 2 = 0,100 1 ferro eltrico automtico: 1,000 1 frigobar: 0,070 2 microcomputadores: 0,120 x 2 = 0,240 2 nebulizadores: 0,040 x 2 = 0,080 1 rdio relgio: 0,005 1 secador de cabelos pequeno: 0,600 1 secretria eletrnica: 0,020 1 tv em cores - 29": 0,110 1 vdeocassete: 0,010 1 vdeogame: 0,015 total: 7,37

Carga trmica devida a iluminao: rea do quarto: Quarto: Incandescente: LUX-500 Potncia: Banheiro: Incandescente: LUX-150 Potncia: Quarto:

24

Universidade Federal Fluminense Potncia dissipada: Banheiro: Potncia dissipada:

Transmisso de Calor 2

Infiltrao:

Ar pelas frestas: Porta (bem ajustada):

Janela e Basculante (bem ajustada):

Carga Trmica Total:

Convertendo para BTU/h, sabendo que 1 kcal/h = 3,968321 BTU/h:

7.2. 7.2.1.

Para o Trreo Para a Cozinha


rea da Parede 1: (Parede Interna)

rea da parede 1:

rea da parede 2: Parede: 25

Universidade Federal Fluminense Porta: rea da Parede 2: rea da parede 3: Parede: Basculante: Porta: Para paredes internas:

Transmisso de Calor 2

(Parede Interna)

Para vidros:

Para porta interna:

Para porta externa:

Calor pela conduo:

Carga trmica devido a insolao: Cozinha: 26

Universidade Federal Fluminense Janelas (S): Portas (S): Parede (S):

Transmisso de Calor 2

Carga trmica devido s pessoas: Metabolismo de um homem adulto: T : Cozinha: Calor sensvel: Calor latente: Calor total: (Trabalho Leve)

Calor devido aos equipamentos: valores em KW: 1 afiador de facas: 0,020 1 aquecedor de mamadeira: 0,100 3 cafeteiras eltricas: 0,600 x 3 = 1,800 1 grelha (churrasqueira): 3,800 1 espremedor de frutas: 0,065 2 exaustor fogo: 0,170 x 2 = 0,340 1 exaustor parede: 0,110 3 facas eltricas: 0,220 x 3 = 0,660 1 fogo comum: 0,060 1 fogo eltrico 4 chapas: 9,120 2 fornos resistncia grande 1,500 x 2 = 3,000 2 fornos microondas: 1,200 x 2 = 2,400 2 freezers: 0,130 x 2 = 0,260 1 fritadeira eltrica: 1,000 2 geladeiras 2 portas: 0,130 x 2 = 0,260 1 grill: 0,900 1 iogurteira: 0,026 2 lavadoras de louas: 1,500 x 2 = 3,000 3 liquidificadores: 0,300 x 3 = 0,900 1 moedor de canes: 0,320 2 multiprocessadores: 0,420 x 2 = 0,840 4 panelas eltricas: 1,100 x 4 = 4,400 27

Universidade Federal Fluminense 1 pipoqueira: 1,100 1 sorveteira: 0,015 2 torradeiras: 0,800 x 2 = 1,600 total: 37,59

Transmisso de Calor 2

Carga trmica devido iluminao: rea do cozinha: LUX-150 Potncia: Total: Em kcal: Infiltrao de ar: Ar pelas frestas: Porta: Quantidade: 6 portas

Basculante: Quantidade: 4

Pela porta quando abre: Porta vai e vem dupla: Quantidade: 10 pessoas

Carga Trmica Total:

Convertendo para BTU/h, sabendo que 1 kcal/h = 3,968321 BTU/h: 28

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

7.2.2.

Refeitrio
rea da Parede 1: (Parede externa)

rea da parede 1:

rea da parede 2: Parede: Basculante: Janela: rea da Parede 2: rea da parede 3: (Parede externa) rea da parede 4: Parede: Basculante: Porta: rea da Parede 4: rea total: rea da parede externa: rea da parede interna: rea do vidro ext.: rea da porta int.: Para paredes externas: e (tab.) (Parede interna) (Parede externa)

29

Universidade Federal Fluminense Logo: Para paredes internas: e Logo: Para vidro: e Logo: Para porta: e Logo: Com isso, a Carga Trmica Total por Conduo ser:

Transmisso de Calor 2

Carga trmica devido insolao: Refeitrio: Janelas (N): Janelas (E): Janela (S): Parede (N): Parede (E): Parede (S):

30

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

Carga trmica devido s pessoas: Metabolismo de uma pessoa adulta:

Calor sensvel: Calor latente: Calor total:

Na tabela, considera para um hotel Logo: Calor devido aos equipamentos:

, com isso, na rea til teremos 35 pessoas.

valores em KW: 3 abridores: 0,135 x 3 = 0,405 1 aparelho de som 3 em 1: 0,080 1 cafeteira eltrica: 0,600 1 geladeira 1 porta: 0,090 2 tv's em cores - 29": 0,110 x 2 = 0,220 2 videocasstes: 0,010 x 2 = 0,020 total: 1,415

Calor devido ao alimento: Alimento: Calor devido iluminao:

31

Universidade Federal Fluminense rea de cozinha: e

Transmisso de Calor 2

Infiltrao de ar: Ar pelas frestas: Porta: N portas:

Janela: N janelas:

Basculante: N basculantes: 2

Porta vai e vem abre: Porta dupla: N pessoas:

Carga Trmica Total:

Convertendo para BTU/h, sabendo que 1 kcal/h = 3,968321 BTU/h: 32

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

7.2.3.

Recepo
Parede: Porta: rea da Parede 1: (Parede Externa)

rea da parede 1:

rea da parede 2: Parede: rea da Parede 2: rea da parede 3: Parede: Porta: rea da Parede 3: rea da parede 4: Parede: rea da Parede 4: Para paredes externas: (Parede Interna) (Parede Interna) (Parede Interna)

Para paredes internas:

33

Universidade Federal Fluminense Para vidros:

Transmisso de Calor 2

Para porta:

Calor pela conduo:

Carga trmica devido a insolao: Como na recepo, as paredes so menores (h = 1m), para o clculo da insolao o mesmo foi incluso no clculo da insolao no hall. Carga trmica devido s pessoas: Metabolismo de um homem adulto: T : Recepo: Calor sensvel: Calor latente: Calor total: (Trabalho Leve)

Calor devido aos equipamentos: valores em KW: 2 computadores (computador+impressora): 0,180 x 2 = 0,360 1 rdio relgio: 0,005 1 secretria eltrica: 0,020 1 tv em cores - 18": 0,070 total: 0,455

34

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

Carga trmica devido iluminao: rea da Recepo: LUX-150 Potncia: Total: Em kcal: Infiltrao de ar: Ar pelas frestas: Porta: Quantidade: 1 portas

Janela: Quantidade: 1

Carga Trmica Total:

Convertendo para BTU/h, sabendo que 1 kcal/h = 3,968321 BTU/h:

7.2.4.

Escritrio
Parede: Porta: rea da Parede 1: (Parede Externa)

rea da parede 1:

rea da parede 2: 35

Universidade Federal Fluminense Parede: Porta: rea da Parede 2: rea da parede 3: Parede: Porta: rea da Parede 3: rea da parede 4: Parede: rea da Parede 4: Para paredes externas:

Transmisso de Calor 2

(Parede Externa)

(Parede Interna)

(Parede Interna)

Para paredes internas:

Para vidros:

Para porta:

36

Universidade Federal Fluminense Calor pela conduo:

Transmisso de Calor 2

Carga trmica devido a insolao: Escritrio: Janela 1 (N): Janela 2 (W):

Parede 1 (N): Parede 2 (W):

Carga trmica devido s pessoas: Metabolismo de um homem adulto: T : Escritrio: Calor sensvel: Calor latente: Calor total: (Trabalho Leve)

Calor devido aos equipamentos: valores em KW: 1 aparelho de som 3 em 1: 0,080 2 computadores (computador+impressora): 0,180 x 2 = 0,360 1 frigobar: 0,070 1 microcomputador: 0,120 1 rdio relgio: 0,005 37

Universidade Federal Fluminense 1 secetria eletrnica: 0,020 1 tv em cores - 18": 0,070 1 vdeocassete: 0,010 1 vdeogame: 0,015 total: 0,75

Transmisso de Calor 2

Carga trmica devido iluminao: rea da Escritrio: LUX-150 Potncia: Total: Em kcal: Infiltrao de ar: Ar pelas frestas: Porta: Quantidade: 1 portas

Janela: Quantidade: 2

Carga Trmica Total:

Convertendo para BTU/h, sabendo que 1 kcal/h = 3,968321 BTU/h:

7.2.5.

Hall

rea da parede 4: 38

Universidade Federal Fluminense Parede: rea da Parede 4: rea da parede 5: Parede: Porta: rea da Parede 5: rea da parede 9: Parede: Porta: rea da Parede 9: Para paredes externas:

Transmisso de Calor 2

(Parede Externa)

(Parede Externa)

(Parede Externa)

Para porta:

Calor pela conduo:

Carga trmica devido a insolao: Hall (+ Recepo): Janela 1 e 2 (N): Janela 3 e 4 (W):

39

Universidade Federal Fluminense Porta 1 (N): Porta 2 (S): Parede 1 (N): Parede 2 (W): Parede 3 (S):

Transmisso de Calor 2

Carga trmica devido s pessoas: Metabolismo de um homem adulto: T : Hall: Calor sensvel: Calor latente: Calor total: (Trabalho Leve)

Calor devido aos equipamentos: valores em KW: 2 bombas aqurio grande: 0,010 x 2 = 0,020 1 cafeteira eltrica: 0,600 total: 0,620

Carga trmica devido iluminao: rea da Hall: LUX-150 Potncia: Total: Em kcal:

40

Universidade Federal Fluminense Infiltrao de ar: Ar pelas frestas: Porta: Quantidade: 3 portas

Transmisso de Calor 2

Carga Trmica Total:

Convertendo para BTU/h, sabendo que 1 kcal/h = 3,968321 BTU/h:

8. Custo de Implementao
Foram utilizados os modelo de ar condicionado Split 80000BTU/h Gree Piso Teto de R$6090,00 cada; climatizador Evaporativo Eco Brisa 12000 BTU/h de R$1350,00 cada; e ar condicionado Convencional Consul Frio 30000 BTU/h de R$2599,00 cada.
Quantidade de ar condicionado por ambiente Cozinha Refeitrio Recepo Escritrio 2 1 1 1 13 7 1 2 6 3 1 1

Tipo de ar condicionado Split Evaporativo Convencional

Por Quarto 1 5 2

Hall 1 4 2

Total 7 32 15

Tipo de ar condicionado Split Evaporativo Convencional

Por Quarto 6090,00 6750,00 5198,00

Preo de ar condicionado por ambiente (R$) Cozinha Refeitrio Recepo Escritrio Hall 12180,00 6090,00 6090,00 6090,00 6090,00 17550,00 9450,00 1350,00 2700,00 5400,00 15594,00 7797,00 2599,00 2599,00 5198,00

Total 42630,00 43200,00 38985,00

41

Universidade Federal Fluminense

Transmisso de Calor 2

9. Concluso
Conclumos que o dimensionamento dos sistemas de ar condicionado leva em conta vrios fatores, esses devem ser pesquisados para que seja realizado um clculo mais prximo da realidade e que a escolha do tipo de sistema de condicionamento de ar no seja sub-dimensionado e nem sobre-dimensionado, assim prevenindo a ineficcia do sistema e/ou gastos excessivos. Vimos que o sistema convencional o mais vivel economicamente para o projeto, mas devemos levar em considerao que o sistema Split, embora um pouco mais caro, apresenta uma vantagem em relao ao Convencional, que neste tipo de sistema as partes que produzem rudo ficam fora (lado externo construo) do ambiente, promovendo um conforto muito maior para os hspedes.

10. Referncia Bibliogrfica


www.jpmaquinas.com.br/como-funciona-resfriador-de-ar.php http://pt.wikipedia.org/wiki/Volta_Redonda CREDER, Hlio. INSTALAES DE AR CONDICIONADO. 5 ED. LTC, RJ.2004 http://pcc261.pcc.usp.br/Carga%20T%C3%A9rmica%2006-00%20internet.pdf http://jumk.de/calc/intensidade-luminosa.shtml http://pt.bestconverter.org/unitconverter_energy.php www.natureba.com.br NBR 6401 - Instalaes Centrais De Ar Condicionado Para ConfortoParmetros Bsicos De Projeto

42

Вам также может понравиться