Вы находитесь на странице: 1из 3

Ateno, Vou deixar este material como Resumo de Aulas.

Trata-se um Resumo dos principais tpicos que veremos em Macroeconomia.

Resumo - MACROECONOMIA
MACROECONOMIA: a parte da teoria econmica que estuda os agentes econmicos em seu conjunto. Tem como objetivo principal determinar os fatores que interferem no nvel total da renda e do produto de uma economia. CONTABILIDADE NACIONAL: um mtodo de mensurao e interpretao da atividade econmica realizada durante um determinado perodo de tempo. PRODUTO: a soma dos valores monetrios de todos os bens e servios finais produzidos por um pas num determinado perodo de tempo. RENDA: a soma das remuneraes feitas aos fatores da produo empregados no processo produtivo durante um determinado perodo de tempo, ou seja, o total dos salrios, aluguis, juros e lucros. PRODUTO INTERNO BRUTO - PIB: a soma dos valores monetrios dos bens e servios finais. PRODUTO INTERNO BRUTO a preos de mercado (PIBpm): a soma dos valores monetrios dos bens e servios finais, computando-se os impostos indiretos e subtraindo-se os subsdios PRODUTO INTERNO BRUTO a custos de fatores (PIBcf): a soma dos valores monetrios dos bens e servios finais, subtraindo-se os impostos indiretos e somando-se os subsdios. o Produto Bruto a custo de fatores menos a parcela correspondente depreciao.
PRODUTO INTERNO LQUIDO: PRODUTO NACIONAL LQUIDO: o Produto Interno

RENDA PESSOAL: a Renda Nacional menos os lucros retidos pelas empresas, os impostos diretos das empresas (imposto de renda) e as contribuies feitas previdncia social, mais as transferncias do governo, ou seja, as despesas com inativos, pensionistas, salriofamlia e outros benefcios pagos pela previdncia social mais os juros pagos. RENDA PESSOAL DISPONVEL: a Renda Pessoal menos os impostos diretos pagos pelas pessoas, ou seja, o imposto de renda. DISTRIBUIO INTER-REGIONAL DE RENDA: a forma como a renda nacional de um pas, num determinado perodo de tempo, distribuda entre as regies desse pas. RENDA PER CAPITA: a renda de um pas, por um perodo de tempo, dividida pelo nmero de habitantes do pas. DISTRIBUIO FUNCIONAL DE RENDA: a forma como a renda de um pas, num perodo de tempo, distribuda entre os fatores de produo trabalho e capital. SERVIOS DE CONSUMO: so as despesas feitas pelas pessoas com servios prestados por outras pessoas ou equipamentos, com vistas satisfao de suas necessidades. LEI DE SAY: a oferta cria sua prpria demanda.
PRINCPIO DA DEMANDA EFETIVA: o nvel do produto

determinado pela demanda.


AGENTES ECONMICOS:

Lquido a custo de fatores menos a renda enviada ao exterior. Tambm denominado Renda Nacional Lquida.

governo e resto do mundo.

trabalhadores, empresrios,

MOEDA MOEDA:
todo objeto que serve para facilitar as trocas de bens e servios numa economia. como os recebimentos e pagamentos no so sincronizados, as pessoas precisam reter moeda para pagar suas despesas.
DEMANDA DE MOEDA PARA TRANSAES: PRECAUO: refere-se quela parte da renda das pessoas retida para fazer frente a imprevistos. DEMANDA DE MOEDA POR

ser aplicada em ttulos fica retida, pelo fato de a taxa de juros estar baixa e as pessoas aguardarem sua elevao para comprar ttulos.
OFERTA DE MOEDA: a quantidade de moeda que o

governo resolve emitir, num determinado atravs das autoridades monetrias.

perodo,

ocorre quando aquela parcela da renda das pessoas que poderia


DEMANDA DE MOEDA PARA ESPECULAO: MERCADO MONETRIO: onde se encontram a oferta e

TAXA DE JUROS DE EQUILBRIO: determinada no mercado monetrio, onde a oferta de moeda se iguala sua demanda.

MERCADO MONETRIO
CRDITO DE CONSUMO: concedido s pessoas para que

a demanda por moeda e se determina a taxa de juros de equilbrio.


CRDITO: a troca de um bem, ou a concesso de uma

elas possam adquirir bens de consumo.

CRDITO PARA O ESTADO: o crdito que o governo

quantia de moeda, pela promessa de pagamento futuro.


CREDOR E DEVEDOR: so as pessoas envolvidas na

utiliza para as despesas de investimento ou consumo.


CRDITO A CURTO PRAZO: o crdito cujo perodo para

operao de crdito. A primeira a que empresta a quantia em moeda, sob a promessa de receb-la no futuro. O devedor a pessoa que deve pagar o emprstimo.
CRDITO DE PRODUO: concedido s empresas para

pagamento inferior a cinco meses.

CRDITO A MDIO PRAZO: o crdito cujo perodo para

pagamento superior a cinco meses e inferior a cinco anos.


CRDITO A LONGO PRAZO: o crdito cujo perodo para

que elas faam frente s despesas decorrentes da produo, como as despesas de investimento ou giro.

pagamento superior a cinco anos.

SISTEMA FINANCEIRO
SISTEMA FINANCEIRO: o conjunto de instituies

privadas e pblicas que transferem recursos dos agentes superavitrios para os deficitrios.
INTERMEDIAO

FINANCEIRA: o processo de transferncia de recursos dos agentes superavitrios para os deficitrios, realizado pelo sistema financeiro. SPREAD: a diferena entre a taxa de juros cobrada pelo

servios sobem quase que diariamente. Os empresrios defendem seus ganhos repassando o aumento de seus custos para o consumidor, atravs da elevao do preo de seus produtos. Por outro lado, os donos de imveis tm propriedades valorizadas, enquanto os profissionais liberais podem aumentar seus honorrios quando quiserem. 2. Sobre a balana comercial: com a inflao, os preos dos bens e servios produzidos internamente tendem a ficar mais caros que os importados fazendo com que as pessoas aumentem suas compras de mercadorias importadas, o que causa um dficit na balana comercial. A alta taxao desses produtos uma forma de o governo evitar esse desequilbrio. 3. Sobre as expectativas: num processo inflacionrio, incertezas dos empresrios a respeito de suas taxas lucros futuras fazem com que diminuam investimentos, reduzindo a capacidade produtiva sistema econmico. as de os do

sistema financeiro dos agentes deficitrios e a taxa de juros para aos agentes superavitrios. Constitui a remunerao do sistema financeiro.
INFLAO: processo em que h um aumento contnuo e

generalizado nos preos dos bens e servios produzidos em uma economia.


MEDIDAS DA INFLAO: a inflao medida atravs de

nmeros-ndices, sendo que os mais importantes so o ndice de Custo de Vida (ICV), o ndice de preos por Atacado (IPA), o ndice de Construo Civil (ICC) e o ndice Geral de Preos (IGP).

CONSEQNCIAS DA INFLAO:
1. Sobre a distribuio de renda: os trabalhadores saem perdendo, pois seus salrios so reajustados periodicamente, ao passo que os preos de bens e

INFLACO DE DEMANDA: causada pelo aumento da demanda, significando que h um excesso de procura dos bens e servios.

POLTICA MONETRIA:

POLTICA MONETRIA
INDEXAO: o reajuste do valor das parcelas dos contratos, como salrios, aluguis, prestaes, pela inflao do perodo passado. INRCIA INFLACIONRIA: a resistncia que os preos de uma economia oferecem s polticas de estabilizao que atacam as causas primrias da inflao. CONFLITO DISTRIBUTIVO: a disputa entre trabalhadores e empregados, tentando aumentar sua participao na renda. Os trabalhadores lutam por aumentos de salrios. Quando obtm, os empresrios repassam esse aumento para os preos. Como resultado, a inflao no diminui, mesmo se eliminada suas causas primrias.

so medidas adotadas pelo governo que visam reduzir a quantidade de moeda em circulao na economia. POLTICA FISCAL: so medidas do governo que objetivam diminuir a demanda atravs da carga tributria. INFLACO DE CUSTOS: tem origem na oferta de bens e servios. causada pela elevao dos custos de produo, repassados para o consumidor atravs do aumento do preo do produto. Um fator agravante o controle do mercado, atravs do monoplio ou oligoplio, que permite aos empresrios obterem lucros extraordinrios atravs do aumento dos preos dos seus produtos.

MACROECONOMIA ECONOMIA INTERNACIONAL


TEORIA DAS VANTAGENS COMPARATIVAS: diz que os pases devem especializar-se na produo de bens que possuem vantagens comparativas, para troc-los por bens produzidos nas mesmas condies em outros pases. Dessa maneira, aumenta-se o nvel de bem-estar dos pases envolvidos no comrcio internacional. BALANO DE PAGAMENTOS: o registro contbil das transaes de um pas com outros pases num determinado perodo. TAXA DE CMBIO: o preo das moedas estrangeiras em termos de moeda nacional. MERCADO DE DIVISAS: onde se encontram a oferta e a demanda por divisas, que determinam a taxa de cmbio. SISTEMA MONETRIO INTERNACIONAL: o conjunto de regras que define o padro dos pagamentos internacionais. TAXA FLUTUANTE DE CMBIO: taxa de cmbio que determinada no mercado atravs da oferta e demanda de divisas.

MOEDA
MOEDA: Qualquer objeto que sirva como meio de troca em um sistema econmico; MOEDA METLICA: moeda cunhada em metal precioso que trazia impresso o seu peso. Atualmente, so cunhadas em metal no precioso, trazendo impresso o seu valor.

quantidade de ouro expressa no documento. Atualmente, a moeda emitida pelos bancos centrais de cada pas. MOEDA-ESCRITURAL: Foi criada pelo sistema bancrio. Emprestavam os valores acima do lastro do sistema bancrio.

PAPEL-MOEDA: surgiu com a emisso de recibos pelos cunhadores, e assegurava ao seu portador uma certa

ENCAIXE: O Banco Central determina uma porcentagem que podem ser emprestada sobre os depsitos efetuados em um banco. 2

MOEDA FIDUCIRIA: Moeda que tem curso obrigatrio, por Lei, em um pas. No Brasil a Moeda Fiduciria o Real - R$. originalmente introduzida no sistema bancrio como depsito em um dos bancos componentes do sistema. PADRO-OURO: sistema monetrio em que o papelmoeda emitido pelas autoridades monetrias tem uma relao com a quantidade de ouro que o pas possui. Atualmente, no mais seguido. [Foi encerrado em 1973]. PRINCIPAIS FUNES DA MOEDA Intermedirio de trocas; Medida de valor; Reserva de Valor; Liberatria; Padro de pagamentos diferidos; Instrumento de poder. Intermedirio de Trocas: Esta funo permite a superao de economia de escambo e a passagem economia monetria; Medida de valor: a utilizao generalizada da moeda implica na criao de uma unidade-padro de medida pela qual so convertidos os valores de todos bens e servios; Reserva de valor: outra funo exercida pela moeda, pois pode servir como uma reserva de valor, desde o momento que recebida at o instante em que gasta por quem a detenha.

passiva. Esta particularidade da moeda d-se o nome de: poder liberatrio. Padro de pagamentos diferidos: medida que a moeda tem, sob garantido do Estado, o poder de saldar dvidas, sendo ademais, uma medida de valor, ela torna, automaticamente, padro de pagamentos diferidos. Esta funo da moeda resulta de sua capacidade de facilitar a distribuio de pagamentos ao longo do tempo, que para concesso de crdito ou de diferentes formas de adiantamentos. Caractersticas essenciais da moeda. As caractersticas mais relevantes da moeda, estudada desde Adam Smith so as seguintes: Indestrutibilidade e inalterabilidade; Homogeneidade; Divisibilidade; Transferibilidade Facilidade de manuseio e transporte. Indestrutibilidade e inalterabilidade: A moeda deve ser suficientemente durvel, no sentido de que no destrua ou se deteriore com o seu manuseio. Alm disso Indestrutibilidade e inalterabilidade so obstculos sua falsificao, constituindo-se, em elementos de fundamental importncia para a confiana e a aceitao geral da moeda. Meios de pagamentos.- Base monetria. M1 - Papel-moeda em poder do pblico + os depsitos a vista (nos bancos comerciais); M2 - M1 + ttulos federais; M3 - M2 + depsitos de poupana; M4 - M3 + depsitos a prazo.

Poder Liberatrio: o poder de saldar dvidas, liquidar dbitos, livrar seu detentor de sair de uma posio

Bibliografia consultada BACEN Banco Central do Brasil: http://www.bcb.gov.br BOYES, William & MELVIN, Introduo Economia. So Paulo : tica, 2006. BRASIL: Ministrio da Fazenda: http://www.fazenda.gov.br BRASIL: Ministrio do Desenvolvimento e Comrcio Exterior: http://www.desenvolvimento.gov.br EQUIPE DE PROFESSORES DA USP. Manual de Economia, So Paulo : Saraiva, 3. Ed., 1999. FUNDAO Getlio Vargas: www.fgv.br PASSOS, Carlos Roberto Martins e NOGAMI, Otto. Princpios de Economia. So Paulo : Pioneira, 2001. VASCONCELLOS, Marco Antnio Sandoval de e GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. So Paulo : Saraiva, 2000. ROSSETI, Jos Paschoal. Introduo Economia. 18. ed., So Paulo : Atlas, 2000. SOUZA, Nali de Jesus de. (org.). Introduo Economia. So Paulo : Atlas, 1996. TROSTER, Roberto Luis e MORCILLO, Francisco Mochn. Introduo Economia. So Paulo : Makron Books, 1999. VASCONCELLOS, Marco Antnio Sandoval de. Economia - Micro e Macro, So Paulo : Atlas, 2000. WONNACOTT, P.& WONNACOTT, R. Economia. So Paulo : Makron Books, 1994.

Вам также может понравиться