Вы находитесь на странице: 1из 7

Lista de Exerccios de termoquimica 01 - (UEPG PR) A respeito das equaes abaixo, assinale o que for correto.

I) H 2 (g ) + 1 2 O 2 (g ) H 2 O (l) II) HgO (s) Hg (l) + 01. 02. 04. 08.


1 2 O 2 (g )

H = 285,8kJ H = +90,7 kJ

Na reao I, a entalpia dos reagentes menor do que a entalpia dos produtos. A reao II apresenta H positivo, ou seja, ela espontnea. Quando 1 mol de HgO(s) absorve 90,7 kJ, ocorre decomposio. A reao I exotrmica.

02 - (FUVEST SP) Quimicamente falando, no se deve tomar gua ..................., mas apenas gua ................... . A gua .................. inmeros sais, por exemplo, o cloreto de .................., o mais abundante na gua do mar. Em regies litorneas, ameniza variaes bruscas de temperatura, graas sua capacidade de armazenar grande quantidade de energia trmica, o que se deve ao seu alto .................... . Na forma de suor, sua evaporao abaixa a temperatura do corpo humano, para o que contribui seu elevado .................... . Completa-se corretamente o texto, obedecendo-se a ordem em que as lacunas aparecem, por: a) pura, potvel, dissolve, sdio, calor especfico, calor de vaporizao. b) de poo, pura, dissolve, magnsio, calor especfico, calor de vaporizao. c) destilada, potvel, dilui, sdio, calor de vaporizao, calor especfico. d) de poo, destilada, dissolve, magnsio, calor de vaporizao, calor especfico. e) pura, destilada, dilui, sdio, calor de vaporizao, calor especfico. 03 - (UCS RS) Atletas que sofrem problemas musculares durante uma competio podem utilizar bolsas instantneas frias ou quentes como dispositivos para primeiros socorros. Esses dispositivos normalmente so constitudos por uma bolsa de plstico que contm gua em uma seo e uma substncia qumica seca em outra seo. Ao golpear a bolsa, a gua dissolve a substncia, de acordo com as equaes qumicas representadas abaixo. Equao 1: CaCl2s gua Ca2+(aq) + 2Cl(aq) H = 82,8 kJ/mol Equao 2: NH4NO3(s) gua NH4+(aq) + NO3(aq) H = +26,2 kJ/mol Se um atleta precisasse utilizar uma bolsa instantnea fria, escolheria a bolsa que contm o a) CaCl2(s), pois sua dissociao inica exotrmica. b) NH4NO3(s), pois sua reao de deslocamento com a gua deixa a bolsa fria. c) CaCl2(s), pois sua dissociao inica absorve o calor. d) NH4NO3(s), pois sua dissociao inica endotrmica. e) CaCl2(s), pois sua reao de dupla troca com a gua deixa a bolsa fria. 04 - (UMG) O cloreto de sdio, NaCl, um composto inico, solvel em gua. Sua dissoluo pode ser assim representada: Dissoluo do cristal: NaCl (s) Na+(aq) + Cl-(aq) Esse processo tambm pode ser representado, formalmente, em duas etapas: I) Dissociao do cristal : NaCl(s) Na+(g) + Cl(g) H O II) Solvatao : Na(g) + Cl(g) 2 Na+(aq) + Cl(aq) Considerando-se essas etapas da dissoluo do cristal, CORRETO afirmar que, a) na etapa da solvatao dos ons do cloreto de sdio, ocorre liberao de energia. b) na gua pura, as interaes entre as molculas so mais fortes que as interaes entre os ons no cristal. c) na soluo de cloreto de sdio, as molculas de gua estabelecem ligaes de hidrognio com os ons sdio.

d) na etapa da dissociao do cloreto de sdio, a energia do retculo cristalino liberada. 05 - (PUC RJ) Considere a seguinte reao termoqumica: 2NO(g) + O2(g) 2NO2(g)
H = -13,5 kcal / mol de NO

e assinale a alternativa falsa. a) A reao exotrmica. b) So libertados 13,5 kcal para cada mol de NO (g) que reagir. c) A entalpia padro de formao do O2 (g) diferente de zero nas condiespadro. d) A reao de oxidao do NO (g) pode ocorrer no ar atmosfrico. e) Nenhuma das alternativas falsa. 06 - (VUNESP SP) Em uma cozinha, esto ocorrendo os seguintes processos: I. gs queimando em uma das bocas do fogo e II. gua fervendo em uma panela que se encontra sobre esta boca do fogo. Com relao a esses processos, pode-se afirmar que: a) I e II so exotrmicos. b) I exotrmico e II endotrmico. c) I endotrmico e II exotrmico. d) I isotrmico e II exotrmico. e) I endotrmico e II isotrmico. 07 - (UNIFOR CE) Durante o ciclo hidrolgico natural a gua muda constantemente de estado fsico e de lugar. Entre os fenmenos que ocorrem esto: I. derretimento de icebergs II. formao de gotculas de gua na atmosfera a partir do vapor III. formao de neve IV. dissipao de nevoeiros Dentre esses fenmenos, so exotrmicos SOMENTE a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV 08 - (UFAC) A reao: H2 (g) + O2 (g) H2 O (L) exotrmica porque: a) absorve calor b) libera oxignio c) higroscpica d) perde gua e) libera calor 09 - (MACK SP) Fe2O3(s) + 3C(s) + 491,5 kJ 2Fe(s) + 3CO(g) Da transformao do xido de ferro III em ferro metlico, segundo a equao acima, pode-se afirmar que : a) uma reao endotrmica. b) uma reao exotrmica. c) necessrio 1 mol de carbono para cada mol de Fe2O3(s) transformado. d) o nmero de mols de carbono consumido diferente do nmero de mols de monxido de carbono produzido. e) a energia absorvida na transformao de 2 mols de Fe2O3(s) igual a 491,5 kJ . 10 - (UFOP MG) O cido clordrico um importante cido industrial, e uma das etapas de sua obteno representada pela seguinte equao qumica:
H 2(g) + Cl 2(g) 2HCl (g)

Considere a seguinte tabela de valores de energia de ligao:

Substncia H 2(g) Cl 2(g) HCl (g)

Energia de ligao (kJ/mol) 436,0 243,0 432,0

Com base nessa tabela, pode-se afirmar que a entalpia de formao do HCl(g), em kJ/mol, de: a) 247,0 b) 123,0 c) 247,0 d) 92,5 11 - (UNIFEI MG) Considerando os dados de entalpia de ligao abaixo, o calor associado (kJ/mol) reao:
CH 4 (g) + 4 Cl 2 (g) CCl 4 (g) + 4 HCl
(g) ,

presso constante, dever ser :

(C H = 414 kJ/mol, H Cl = 431 kJ/mol, Cl Cl = 243 kJ/mol, C Cl = 331 kJ/mol) a) b) c) d) + 420 kJ/mol + 105 kJ/mol 105 kJ/mol 420 kJ/mol

12 - (UNIFESP SP) Com base nos dados da tabela: Ligao Energia mdia de ligao (kJ/mol) OH 460 HH 436 O=O 490 pode-se estimar que o H da reao representada por: 2H2O(g) 2H2(g) + O2(g), dado em kJ por mol de H2O(g), igual a: a) + 239. b) + 478. c) + 1101. d) 239. e) 478. 13 - (PUC RJ) Dadas as energias de ligao (estado gasoso) abaixo H - H, H = + 104 Kcal/mol H - F, H = + 135 Kcal/mol F F, H = + 37 Kcal/mol O calor (H) da reao H2(g) + F2(g) 2HF(g), em Kcal/mol, ser igual a: a) - 276 b) -195 c) -129 d) - 276 e) 129 14 - (UFG GO) Determine a entalpia de formao de cido clordrico gasoso, segundo a reao representada pela equao: H2 (g) + Cl2 (g) 2HCl (g) Dados: H2 (g) 2H (g) Cl2 (g) 2Cl (g) o = 436 kJ/mol H Ho = 243 kJ/mol HCl (g) H (g) + Cl (g) Ho = 431 kJ/mol

Indique os clculos. 15 - (UFRRJ) Desde a pr-histria, quando aprendeu a manipular o fogo para cozinhar seus alimentos e se aquecer, o homem vem percebendo sua dependncia cada vez maior das vrias formas de energia. A energia importante para uso industrial e domstico, nos transportes, etc. Existem reaes qumicas que ocorrem com liberao ou absoro de energia, sob a forma de calor, denominadas, respectivamente, como exotrmicas e endotrmicas. Observe o grfico a seguir e assinale a alternativa correta:

a) b) c) d) e)

O grfico representa uma reao endotrmica. O grfico representa uma reao exotrmica. A entalpia dos reagentes igual dos produtos. A entalpia dos produtos maior que a dos reagentes. A variao de entalpia maior que zero.

16 - (FUVEST SP) A dissoluo de um sal em gua pode ocorrer com liberao de calor, absoro de calor ou sem efeito trmico. Conhecidos os calores envolvidos nas transformaes, mostradas no diagrama que segue, possvel calcular o calor da dissoluo de cloreto de sdio slido em gua, produzindo Na+ (aq) e Cl-(aq).

Com os dados fornecidos, pode-se afirmar que a dissoluo de 1 mol desse sal a) acentuadamente exotrmica, envolvendo cerca de 103 kJ. b) acentuadamente endotrmica, envolvendo cerca de 103 kJ. c) ocorre sem troca de calor. d) pouco exotrmica, envolvendo menos de 10 kJ. e) pouco endotrmica, envolvendo menos de 10 kJ. 17 - (Unimontes MG) O diagrama de entalpia a seguir representa os calores envolvidos na reao de obteno de dois xidos de cobre, a partir deste metal e do oxignio.
2Cu(s) + O2(g) -169 kJ -310kJ 2CuO(s) Cu2O(s) + 1/2 O2(g)

Analisando-se esse diagrama, a variao de entalpia, H o (kJ), para a reao


Cu 2 O(s) + 1 / 2O 2 (g ) 2CuO (s) , igual a

a) b) c) d)

+141. 479. 141. +310.

18 - (UESPI) Observe o grfico abaixo.

1. O grfico corresponde a um processo endotrmico. 2. A entalpia da reao igual a + 226 kcal. 3. A energia de ativao da reao igual a 560kcal. Est(o) correta(s): a) 1 apenas b) 2 apenas c) 2 e 3 apenas d) 1 e 3 apenas e) 1, 2 e 3 19 - (UFTM MG) O grfico apresenta os valores de entalpia para uma reao genrica X + Y Z + W, em duas situaes: na presena e na ausncia de catalisador.

Os valores da energia de ativao na presena do catalisador e o tipo de reao quanto liberao ou absoro de calor so, respectivamente, a) 30 kJ e endotrmica. b) 50 kJ e endotrmica. c) 50 kJ e exotrmica. d) 110 kJ e endotrmica. e) 110 kJ e exotrmica. 20 - (UEPG PR) Considere a representao grfica da variao de entalpia abaixo.

Entre os processos que ela pode representar figuram: 01. a fuso da gua 02. a vaporizao da gua 04. a oxidao da gordura

08. a combusto da gasolina 16. o preparo de uma soluo aquosa de NaOH, com aquecimento espontneo do frasco 21 - (UMG) A variao de energia ocorrida na queima de um mol de lcool combustvel corretamente representada pelo grfico:

TEXTO: 1 - Comum questo: 22 Parece claro que o desenvolvimento tem gerado um gasto considervel de energia (especialmente das formas que incrementam gs carbnico na atmosfera). E tudo foi alavancado quando, na Inglaterra, entre 1760 e 1800, a mquina a vapor foi aperfeioada, exigindo uma demanda maior de carvo mineral (substituindo o carvo vegetal), tambm utilizado na fuso de minrios de ferro. Uma das primeiras inovaes metalrgicas da poca foi a fuso de minrio de ferro (hematita) com carvo coque*. Isso levou produo de ferro batido de alta qualidade, o qual comeou a ser empregado na fabricao de mquinas, na construo civil e nas ferrovias, substituindo a madeira. *Ao ser queimado junto com o minrio, o carvo coque tem por finalidade produzir CO para a reao (equao abaixo) e fornecer o calor necessrio para essa reao ocorrer.
Fe 2 O 3 + 3 CO 2 Fe + 3 CO 2

22 - (UFPEL RS) Assinale a alternativa com as palavras que completam corretamente as lacunas do texto abaixo. Pelas informaes contidas no texto, possvel concluir que a reao representada pela equao ..............................., e que o smbolo significa .............................. . a) exotrmica; luz b) exotrmica; calor c) endotrmica; calor d) endotrmica; luz e) endotrmica; fotlise GABARITO: 1) Gab: 12 2) Gab: A 3) Gab: D 4) Gab: A 5) Gab: C 6) Gab: B 7) Gab: C 8) Gab: E 9) Gab: A A reao endotrmica, isto , ocorre com absoro de energia (491,5 kJ/mol Fe2O3). 10) Gab: D 11) Gab: D

12) Gab: A 13) Gab: C 14) Gab: Aplicando os clculos pela Lei de Hess temos que : Ho = -91,5 kJ/mol 15) Gab: B 16) Gab:E 17) Gab: C 18) Gab: E 19) Gab: B 20) Gab: 28 21) Gab: A 22) Gab: C

Вам также может понравиться